Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia seguinte, Conmebol e Caixa

Enfim, depois de três jogos em apenas sete dias, o Galo finalmente teve um descanso. Os jogadores, merecidamente – apesar dos resultados pífios dessa mini maratona -, só voltam aos trabalhos na tarde de hoje no CT de Vespasiano. E também nós, Torcedores que pagamos a conta – financeira e emocional -, desse momento de instabilidade do time Atleticano na temporada.

Ontem, por onde andei, o sentimento dominante era o mesmo do blogueiro. Uma mistura de alívio e comemoração com desconfiança e insegurança. A vaga na fase de grupos da Libertadores, como disse um ex-presidente, era obrigação. Pois, por pouco, não fosse o Felipão consertar – ainda que parcialmente – o erro em deixar o Igor Gomes de fora (Edenilson não tem merecido), a vaga teria ficado pelo caminho.

Ouvi – não foram poucos – Torcedores reiterando sua fé na recuperação do time nas mãos do treinador Felipe Scolari. O experiente e multi campeão tem crédito junto à Massa. Afinal, campeão mundial de seleções, da Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Até mesmo na Europa foi vitorioso. Felipão e o Galo tem uma grande oportunidade de resgatar o belo futebol do time que encantou o Brasil em 2021. Ainda confio no elenco, que ficou sem comando após aquelas conquistas.

É bem verdade, basta comparar os nomes – 21 e 23 – que foram muitas mudanças. Entre os que saíram, qual deles tem se destacado noutro time? Nenhum! Da mesma forma, aqueles outros que chegaram a partir daquele momento, ainda não despontaram aqui na nossa equipe. E temos bons valores, que precisam ser lapidados por um treinador que tenha liderança dentro e fora das quatro linhas. É aí, salvo melhor juízo, que depositamos nossa esperança no Felipão. Serão apenas dois jogos e semana toda de treinamento. América e Corinthians, ambos com a presença do Atleticano.

Paralelo a isso, ontem a Conmebol liberou o áudio dos lances cruciais do jogo em Assunção. Parece que aquela entidade faz escola na cbf. A escandalosa penalidade, não marcada pelo juiz e VAR – ambos argentinos – foi espertamente omitida pela entidade. Me fez lembrar, ano passado, quando a arbitragem aqui do Brasileirão, escondeu o áudio que Daronco ameaçava o Hulk.

Lembrando que o atual chefe da arbitragem brasileira foi o comandante desse departamento na Conmebol. Coincidências! Ah! Não podemos esquecer que no caso do Daronco, o Galo entrou com uma representação e o stjd – dominado por cariocas e paulistas – optou por punir em cestas básicas o juizeco. Era caso de banimento.

E pra fechar a resenha, despreocupado sem pré e pós jogo, um registro. Hoje, à noite -19h – estarei presente junto a amigos e muitos Atleticanos na outorga do título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte ao radialista e deputado estadual Mário Henrique Caixa. A indicação é do vereador doutor Célio Froes, que em sua justificativa, destaca os relevantes serviços prestados à capital mineira pelo mandato parlamentar do Caixa. Ainda, por seu desempenho na comunicação esportiva, sendo o maior radialista e narrador de todo o Brasil. Parabéns, Caixa, agora nosso conterrâneo dessa Cidade do Galo, que atende pelo codinome de Belo Horizonte.

*imagens: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) extraída da TV; 3) Hober Caminhas

36 thoughts to “Dia seguinte, Conmebol e Caixa”

  1. Há quanto tempo eu querendo me ver livre da enceradeira Allan e essa porcaria desse flamengo mulambo não presta nem pra levar…que novela interminável. Foi vendido ou não foi, caramba?

  2. Caros amigalos, a folha salarial do Galo é incompatível com o elenco que tem,a discrepância é muito grande, 18 milhões jogados fora,Vargas, Dodô,Rever, Patric, Pedrinho, Saraiva,Alan Kardec, todos esses são dispensáveis,se forem dispensados farão falta nenhuma,no entanto a economia aos cofres do clube serão grandes

  3. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu devem um agradecimento ao elenco do Galo e ao seu treinador pela classificação às oitavas de final da Libertadores 2023.

    Foi fácil ficar criticando a péssima partida jogada pelo time do Galo. Quanta bizarrice em campo. Mas o que nos faltou foi reconhecer o esforço de todos os envolvidos no jogo que apesar das circunstâncias lutaram pela glória eterna.

    Portanto, resta agradecer a cada jogador que esteve em campo pelo esforço dispendido, ao treinador que mesmo sem conhecer bem o elenco soube fazer mudança precisa na hora certa e um especial agradecimento à diretoria do CAM que apesar de todas as dificuldades bem conhecidas, não desanima e nem mede esforços para engrandecer nosso Galo, o time mais amado do mundo.

    MUITO OBRIGADO A TODOS. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO AOS QUE TRABALHAM PARA ENGRANDECER NOSSO GALO PARA
    QUE POSSAMOS SEMPRE PAGAR O PREÇO DO AGRADECIMENTO.

    1. Gonzaguinha, que bom lê-lo aqui. Sua interseção fez-me lembra a fantástica composição “Comportamento Geral”. Abraços, querido!

  4. Bem, se não acontecer algo assombroso e fora do normal, ficaremos assim na Libertadores:

    POTE 1: Racing, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Del Vale, Boca Jr, Atlético-PR e Olímpia

    POTE 2: Flamengo, Nacional (Uru), Bolívar, River Plate, Argentinos Jr, Deportivo Pereira (Ven) Atlético e Atlético Nacional (Col)

    Não estou vendo nenhum bicho-papão no POTE 1, mas se eu pudesse escolher seriam, pela ordem: Atlético-PR, Internacional, Fluminense, Olímpia, Palmeiras, Boca Jr, Del Vale e Racing

  5. O Atleticano não têm muita escolha nesse momento e cabe a cada um acreditar (ou não) que vai dar certo ainda em 2023 com o FELIPÃO… eu vou na toada do EU ACREDITO por mais um tempo!!!

  6. JOSÉ ROBERTO , TEOBALDO , ORTIZ

    A resenha de vocês sobre a QUALIDADE TÉCNICA do ORTIZ e o que ele deixou de legado para a criançada crescer em devoção ao CAM foi muito boa .

    Eu não poderia deixar de entrar na prosa , intrometido que sou .

    Hoje em dia os “analistas de desempenho” ( como são considerados os torcedores atuais ) tratam essa história de goleiro “jogar com os pés” como uma grande NOVIDADE do futebol PÓS MODERNO representado pelo Sampaolli , que EXIGE essa capacidade do guarda-metas em seus times .

    Com certeza essa turma NUNCA ouviu falar de HIGUITA e de ORTIZ (do arqueiro atleticano só falam daquele desastre, nunca comprovado) .

    Pois eu JAMAIS vou esquecer do quanto o futebol era agradável de se ver , com ele em campo .

    No.jogo contra o Vasco , aquele do chapéu do REINALDO no ABEL , teve um lançamento pro ataque vascaíno que ORTIZ cortou fora da área com uma matada no peito pra depois “sair jogando” .
    ( se eu estiver errado ao descrever este lance tendo o Vasco como adversário , me corrijam )

    Ah ! futebol , como era tudo tão mágico …..

    p.s.
    Após o jogo , dei uma carona pro ORTIZ , que aguardava alguém que não apareceu para buscá-lo

    A conversa foi incrível , sobre o que ele vivia aqui no ATLÉTICO

    1. Você demorou a se intrometer no assunto. Fiquei acessando a resenha mais alguns dias pra ver se você ia se manifestar e nada! Sobre o legado do Ortiz, é impossível não lembrar da grande quantidade de crianças entrando no gramado com o time, todas elas com uma faixa apache na cabeça e o bermudão até os joelhos, modas também lançadas pelo gringo. Além de tudo o cara ainda era um grande marqueteiro; um típico fanfarrão argentino. Fico imaginando como seria sentar com o cara para resenhar, tomando um vinho… certamente ouviria estórias fantásticas. Abraços, Barata, e valeu pela lembrança!

    2. Boa tarde José Eduardo! Este jogo frente ao vasco foi em 1976 e realmente aconteceu essa “matada” no peito,lance várias vezes repetido pelo Ortiz,mas quem destruiu com o jogo foi o Cafuringa ali pela direita. No lance do chapeuzinho, o Cafuringa sofreu um pênalti,levantou-se ,trouxe a bola p a perna esquerda,ajeitou p a direita e cruzou p o Reinaldo q chapelô” o Abel e fuzilou as redes do Mazzaropi. Que legal o sr. dar carona ao Ortiz e nem faço ideia do prazer dessa resenha pós jogo com ele. No jogo em q fui mascote,faltaram-me as palavras de tão feliz estava e tbm o qto fiquei impressionado com o tamanho dos pés dele_chuteira 45 rsrs_. Tempos bons e melhor ainda tê-los vivos na memória,isto não tem preço!
      Forte abraço Grato pela menção e pela leitura.

  7. Bom dia Massa e Guru

    Felipão já jogou pra galera ao reafirmar que não pedirá reforços. Pronto, ganhou o elenco, o vestiário e amenizou a pressão sobre a diretoria e os 4Rs.
    Agora precisa cair na realidade e pedir urgentemente um meia, dois laterais direito e um atacante pelas pontas, pois caso contrário irá morrer abraçado com seus pupilos.
    Precisa tb urgentemente corrigir as bolas aéreas que tem sido nosso tormento e razão dos gols sofridos.
    Confio no treinador,mas convenhamos,Felipão tem muito trampo a fazer, pois precisa recuperar a equipe tecnicamente, psicologicamente e fisicamente.

  8. Bom dia a todos.
    Vamos dar um tempo para Felipão consertar alguns furos. Esperar que Hulk, com um descanso, volte a ser fundamental. Orientar o Mariano para ficar na lateral e não no meio da zaga e treinar pular na bola aérea. Conversar com Zaracho e descobrir o que acontece com ele. Enxergar que Edenilson não está funcionando. Treinar chutes a gol para o Paulinho. Mandar Pavon driblar, ir linha de fundo e cruzar. Treinar o Everson a sair do gol nas bolas altas e lembrá-lo que pode pegar com a mão.
    Não ter sofrimento domingo contra América, que está perdendo para todo mundo e não engrossar contra o Galo. Depois amassar o Gambá. Se trazer o Alan Franco seria bom. Ele sempre teve mais altos do que baixos. Creio que teve pouca oportunidade na sua passagem. Arrumar um lateral direito. Dar algumas chances aos garotos da base. O Galão pode melhor muito ainda. Rezemos.

  9. Bom dia, todos! Também estou nessa turma do alívio, comemoração, desconfiança e insegurança. Mas sempre com o Galo. Sou do interior, Montes Claros, e estive em BH nesta semana e passei perto da Arena pela primeira vez. Meu Deus, que coisa linda, que felicidade. Por isso é que reitero minha confiança na direção, apesar dos pesares, e nos 4Rs. Dívidas, todo mundo tem, inclusive os outros clubes. A raiva e sofrimento que tenho pelo Galo é bem diferente dá que eu tinha na década de 1990 e anos 2000. Hoje eu sofro porque o time está longe do líder do brasileirão, antes eu sofria porque o time estava próximo do último colocado. Hoje eu sofro porque o Allan está indo embora, antes sofria porque o Mexerica chegava para ser a solução. É isso aí, bola para frente, títulos acho difícil este ano, mas a confiança e o amor pelo Galo segue firme no coração.

  10. Bom dia Eduardo e massa. Classificamos mais foi um sofrimento terrível. Com péssimo futebol. Etc. Agora é treinar de dia e noite e acertar esta zaga furada. Meio campo e ataque morto. O Hyorran contudiu melhoras e volta mais forte. Está comenbosta é igual a cbflixo só nos prejudica. No final do ano o Galo precisa urgente fazer uma limpeza neste elenco aposentados e milionários. Comecar com este péssimo director de futebol é responsável por enxer o Galo de refugos.etc. acorda diretoria fraca. Vá Galooooo.

  11. Bom dia!
    O lado racional não me deixa ter grandes expectativas com esse elenco. Temos a conta do chá para termos um time titular que pratique um futebol razoável e acredito que o Felipão tenha capacidade de conseguir isso. Se tínhamos alguma chance de título era na copa do Brasil, mas o Coudet chutou o balde. Hoje, quando olhamos para o banco , existe uma diferença técnica gigante em relação a 2021. Só vejo Igor Gomes, que não deveria ser banco, e Rubens que podem agregar tecnicamente. Os demais, Saravia, Edenilson, Patrick, Vargas, Réver – com todo respeito por sua trajetória-, Dodô são jogadores que parecem estar na descendência em suas carreiras . Ainda tem Alan Kardec e Pedrinho que jogaram muito pouco. Esse elenco do Galo não vale uma folha salarial de 18 milhões.
    A novela Allan continua, mais uma trapalhada da direção que não deveria abrir negociação com os urubulinos. Se o jogador ficar será um problema para administrar, ou diretoria dobrará o seu salário? Acho que o Allan já ganha muito bem , errado é pagar 800 mil para Vargas e outros salários exorbitantes para jogadores que entregam muito pouco ao clube. Gastam mal o dinheiro que o clube não tem condições de bancar, pela dívida que possui.
    O lado da paixão pelo Galo, com toda carga emocional que nos faz ser irracionais, quando vê o time dentro de campo, me faz sempre acreditar que ganharemos, como se tivéssemos uma seleção imbatível. Começou o jogo é vai pra cima deles Galooo…

  12. Fomos roubados pela arbitragem, VARlenada…mas vamos tentar olhar o “copo meio cheio”. Se o pênalti claríssimo fosse marcado e o Hulk nessa fase horrorosa perdesse aí seria mais pedrada

  13. Salários do Vargas, Saravia, Pedrinho, e Dodô pra economizar.

    Voltar com o Alan Franco e Neto pra volancia.

    Contratar dois titulares para a LD e um camisa 10.

    Olho na janela de transferências e bora buscar o caneco.

  14. Como um bom mineiro, sou desconfiado e o mesmo vale ao treinador. Parece que o time não quer jogar. Não há omo seguir, sem trazer sangue novo e com a cara do galo. Eu espero que dê certo e torço por isso, mas vou esperar p ver.

    1. Miguel

      O Galo armado pelo Lucas Gonçalves jogou muita bola contra o Fluminense lá. Não venceu, empatou porque Fábio pegou tudo!

      Tudo depende do esquema. Com o retranqueiro Felipão vai ser isso aí, time sonolento, esperando, só vai pra cima depois que leva gol.

      É muita burrice dessa diretoria. Tinha que deixar o Lucas Gonçalves até o fim do ano, pelo menos, Com Lucas e seu esquema ofensivo, teríamos muitas chances de conquistas.

      Com o péssimo Felipão não acredito.

      Apenas minha opinião, é como vejo o futebol. Mas, vamos torcer.

  15. Relativamente ao jogo contra o LIBERTAD e a posição de FELIPÃO sobre a partida, bem fez o treinador em afirmar que o importante era a classificação. E emendou FELIPÃO: “(…) Agora é outro campeonato. Nós tínhamos que classificar”…

    FELIPÃO está corretíssimo, mesmo com alguma parte da Torcida a exigir DESEMPENHO apenas no segundo jogo sob comando do treinador. Contra o FLU quem dirigiu foi LUCAS GONÇALVES.

    Penso que parte da Torcida está demasiadamente exigente e com cobranças excessivas em cima do desempenho do time. Em apenas seis dias o ATLÉTICO fez três jogos difíceis fora de casa e o mais importante foi conseguir a classificação para a próxima fase do Continental.

    Ótimo!!!

    De mais a mais, FELIPÃO assumiu um grupo que não foi montado para ele e sem pré-temporada. Ele está consertando avião em pleno voo, porém e mesmo assim, parte da MASSA já vê o treinador como ultrapassado, “7 a 1”, que não vai conseguir pôr esse time pra rodar, o professor é reativo, retranqueiro, aiaiai, meu Deus do Céu e Nosinhora!!!

    Putz, que canseira…

    Como a Torcida do ATLÉTICO, ou melhor, alguma parte ruidosa dela, da banda chata ou banda mole, como queiram, está mimizenta, infantilizada, birrenta, ácida, tóxica, hater e insuportável…

    Ô lôco!!!

  16. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS,

    HYORAN teve ruptura de ligamento do tornozelo “d”. Embora grave, não haverá necessidade de cirurgia. Com a lesão de HYORAN e saída de ALLAN para o FLA, estimo necessário o retorno de ALAN FRANCO para reforçar o elenco, a despeito de o FELIPÃO declarar que o GRUPO tá fechado.

    ALAN FRANCO, quando de sua primeira passagem pelo GALO, teve bons e maus momentos, todavia apresentou desempenho que o credencia a retornar para a Cidade do Galo.

    Fato!!!

  17. Felipão já tem cartão de crédito e os relevantes serviços prestados (quais são tais servos?) por um deputado estadual que o fazem merecer o título de cidadão honorário de Belo Horizonte… parafraseando um certo filósofo, é prACABOU!!!

    1. Ô , TEOBALDO !

      Adotarei daqui pra frente esta alusão aos seus comentários .

      Não é preciso dizer mais nada mesmo , não é verdade ?

    2. A pressão sobre o HYORAN foi tão grande que o garoto acabou se lesionando .

      E o lance , ou lances , porque foram dois , da contusão se deu/deram por força da marcação que ele exercia na frente da área , naquela ajuda inglória , porque jamais admitida pelos “analistas de desempenho” , que sabem tudo de bola , conhecimento adquirido nos “games” que devem lhes servir de aprendizado .

      Ou então , ouvindo esses verborrágicos comentaristas nas transmissões , intragáveis em seus comentários alucinados .

      Sobre esses , quem pode falar com propriedade sobre a insignifância deles são jogadores como ROMÁRIO, ALEX ….. ( jogaram pouca bola esses daí ) .

      Enfim , recupere-se logo , HYORAN .

      1. Hyoran fará muita falta, era um dos melhores jogadores do Galo esse ano. Espero que Igor Gomes ocupe a vaga e não Edenilson. É engraçado como alguns jogadores são massacrados mesmo estando bem (Hyoran) e outros são louvados, Everson por exemplo não entregou a paçoca dessa vez, ainda bem, mas por pegar um chute do meio campo já foi novamente elevado a semi-Deus. É praca…..

  18. Bom dia!
    Se Felipão for honesto consigo mesmo, com sua consciência, com certeza irá descobrir valores e irá sempre escalar o que tiver de melhor no plantel do Galo. Mas se estiver envolvido nas maracutaias de empresários que destruíram o futebol brasileiro (Brasil 2×4 Senegal, Brasil 1×7 Alemanha…), aí, pode esquecer. A corrupção é um câncer que destrói tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *