Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia de reconciliação!

Sim, oportunidade melhor não pode existir aos jogadores do Galo para trazer de volta a confiança do Atleticano no elenco. É, sem dúvida, a maior rivalidade entre os times brasileiros ao longo da história do futebol nacional. Nascida nos anos 80, por obra de “erros” grotescos da arbitragem em favor dos cariocas, esse clássico mexe com as duas apaixonadas torcidas. Parte dos Atleticanos foram ontem até a Cidade do Galo levar seu apoio e foram recebidos pelo elenco. Foi uma manifestação pacífica e de demonstração de confiança.

Se o Flamídia, segundo estatísticas, detém a maior torcida do Brasil – evidentemente pelo massacre da mídia em torno das cores vermelha e preta -, o Galo é o time fora do eixo que ganhou nos tempos recentes títulos expressivos no futebol nacional. Basta dar um recorte nas duas competições. Foi o Galo, tirando RJ e SP, quem conquistou Brasileiro e Copa do Brasil. Até na Libertadores, com exceção do Grêmio (2017), entre os brasileiros do eixo, ao lado de argentinos e um colombiano (Atlético Nacional/2016), foi o Galo que levantou o troféu.

Pois é, são verdades incontestáveis, que incomodam muito a torcedores mineiros com dor de cotovelo e provoca reação na Avenida Luiz Carlos Prestes. Refiro ao lugar onde está a cbf, depois de ter passado pelas ruas Victor Civita e da Alfandega. Em qualquer desses endereços, a ação inescrupulosa dominou e possibilitou ao adversário de hoje construir sua história. Suja, diga-se! E tem diretorzinho desse time que reclama a ausência de batedor da PM para furar sinal de trânsito quando vem jogar em BH. Soberba!

Por tudo isso, aliado à extrema necessidade de reação na temporada, os jogadores do Galo têm hoje a oportunidade de reconquistar a fé, a esperança e a confiança do fiel Atleticano. Vencer o Flamídia, além de somar três preciosos pontos, vai motivar – elenco e Torcedores – para a partida mais importante da temporada. Será pela Libertadores, na próxima quarta-feira, frente ao Palmeiras. Então, jovens e maduros profissionais sob a batuta do Felipão, usem toda sua força e sua raça para reverter o desânimo que vem contaminando a Massa.

Ainda assim, com alguns jogadores em débito no gramado – onde tem entrado e pisado sem demonstrar vontade e/ou comprometimento -, chegou o momento de mostrar a que vieram para vestir a camisa do Galo. Esse time carioca, que se vangloria de conquistas – como BR e Libertadores dos anos 80 e o mundo todo reconhece como aconteceu – sempre estará atravessado na garganta do Atleticano. Até quem não tinha nascido, basta recorrer às imagens daqueles dois jogos – final do BR e Serra Dourada, pela Libertadores – que a dor e a revolta reacendem.

É hoje o dia! Se o Flamídia vem com titulares, reservas, time alternativo, sub isso ou sub aquilo, pouco importa, temos de vencer. Nem me ocupo com jogador ou treinador – esse que passou por aqui, só não tendo sido campeão no Galo, por descuido com a pandemia -, temos que jogar para ganhar. Vencer, vencer, vencer sempre foi nosso ideal. Hoje mais que nunca! A rivalidade, não disse guerra, sugere a doação de cada jogador escolhido pelo treinador para começar a partida. Ao que imagino: Éverson; Saravia (Mariano deverá ser guardado para o jogo da Libertadores), Lemos, Rabelo e Arana; Otávio, Bataglia, Zaracho e Igor Gomes; Pavón e Hulk. Prefiro assim, embora sempre defenda três atacantes, mas Paulinho só depois que voltar a jogar o que sabe. Tá merecendo banco. Que venha o Flamídia, aqui é Galo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

27 thoughts to “Dia de reconciliação!”

  1. O time está melhorando! Concordo que o Everson não pode tomar um gol como aquele, após esse lance o time sentiu e o adversário tem qualidade. Hulk há muitos jogos não acerta nada, nem passes! Tá na hora de começar a avaliar sua inquestionável titularidade.

  2. Creio o time agora jogando com mais objetividade, parou com as bolas irritantes tocadas pra traz, saraiva pra mim melhor em campo, Paulinho o que fez o gol, teria de ser trocado, Hulk o diferente não acertou 1passe, e Everson não pode tomar um gol daqueles no canto q estava, arana ficou estático, ARRAS CAETA o diferente deles, decidiu. O tal do Gerson voltou a jogar bola. Não faltou empenho, os velhos cansaram. Mas apesar da dolorida derrota, o time num todo melhorou.Felipao demorou pra mexer. Creio passaremos pelos porcos… Se jogarmos pouco melhor que ontem. SDS,

  3. PEDRINHO TEVE O SEU CONTRATO RENOVADO RECENTEMENTE , GANHANDO 800.000,00 , COMO UM JOGADOR DESSE PODE FICAR NA RESERVA , SE
    ELE NÃO TEM CONDIÇÕES DE SER TITULAR NESSE TIME , NEM SEQUER DE ENTRAR NO JOGO , PRÁ QUÊ RENOVOU O CONTRATO ??
    TÁ TUDO ERRADO…..
    COMO UM GOLEIRO TITULAR TOMA UM GOL DE FALTA , COM A BOLA CHUTADA NO MESMO CANTO EM QUE ELE ESTAVA??
    FUI A FAVOR E ELOGIEI A CONTRATAÇÃO DE FELIPÃO , MAS A COISA ESTÁ FICANDO INSUSTENTÁVEL……

  4. Eu comecei acreditar que 7×1 ultrapassado e burro ias ter a primeira vitória mais não. Eo frangueiro não faz um milagre que timeco safado este do Galo. Hulk chorão deveria mofar no banco de reservas. Série B está na porta. Aff.

  5. UM TIME SEM PREPARO FÍSICO , SEM BANCO DE RESERVAS E SEM UM GOLEIRO QUE FAÇA A DIFERENÇA………
    ESSA É A NOSSA TRISTE REALIDADE……
    O TIME CANSOU NO SEGUNDO TEMPO , ABRIU O BICO E SE ACOVARDOU A FALTA FOI COBRADA EXATAMENTE NO LUGAR ONDE ESTAVA O EVERSON , QUE SIMPLESMENTE ENGOLIU UM FRANGO……….
    MAIS UMA VERGONHA………
    SE NÃO HOUVER UMA MUDANÇA DRÁSTICA , CORREMOS O RISCO DE SER REBAIXADO……..

  6. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 17/38 – Flamengo (casa) – Ganhar do nosso maior adversário interestadual pode ser um divisor de águas.

    Será difícil, principalmente se vacilarem na marcação de Arrascaeta. É o cérebro do Urubu.

    Nosso maior trunfo é o Horto lotado. A Massa será o motor turbo do time.

    Não aguentamos mais ver o querido Galo na 2ª página da tabela.

    Nossos pontos perdidos: 12 (casa) e 15 (fora), num total de 48/114 pontos disputados. Ganhar na raça e voltar a ser temido, Gaaloôô!

  7. Bom dia Eduardo e massa. O flamerda é favorito mas futebol ganha dentro de campo. Eles tem 3 jogadores ou mais para cada posição enquanto o Galo cada vez mais fraquecido.culpo está péssima diretoria fraca que acabou com o Galo de 2021. Nos brigamos para não cair e talvez uma sul-americano para ano que vem. Parabéns aos envolvidos que acabou com aquela equipa espectacular de 2021.aff. acorda SaF. Acorda 7×1 ultrapassado. Vá Galooooo.

  8. Caros,

    Primeiro: Q a urubulândia tenha a PIOR das RECEPÇÕES por aqui e se lembrem de como nos recebem lá!! |Olho por olho, dente por dente e PNC do urubu! PT!

    Feitas as homenagens, do NOSSO LADO q WANDERLEA fique em casa hj, não saia do bordel, era só o q faltava! Sujeito OTÁRIO esse Vanderlea, viu, Sô! … Tomara q venha pro jg o braço curto., é menos acintoso!! (No mais é aquilo > hj em dia é assim e TUDO pode no CAM deles!)…

    A MEIÚCA tem q tá povoada e inspirada! Não podemos perder esse setor em QUANTIDADE pq QUALIDADE ali n temos. É CATIMBAR ali…FATO!.

    PARABÉNS À GALOUCURA e outras tantas ORGANIZADAS q mais uma vez FOMOS à Porta do CT Cobrar RESPEITO e FUTEBOL!! Enquanto isso…

    Chegou o dia e a hora. Hj Ñ é TEMPO de outra coisa senão de LUTA, GUERRA, CORAÇÃO na PONTA DA CHUTEIRA, porrada nos carasW$#¨&!!! pt… Hj é dia de recuperar o q este time NUNCA nos ofertou na temporada: PERSONALIDADE, DISPOSIÇÃO, e prá fecha a papo, q tenham o mínimo de RESPEITO à SOCIEDADE ANÔNIMA de Futebol Anônimo q paga seus ALTÍSSIMOS SALÁRIOS!

    PRÁ CIMA, GALoooOOOOO!!!

  9. Galo X urubu mexe com o noticiário do país inteiro. É jogo grande, histórico, cheio de polêmicas.
    Nesses momentos o apoio da torcida faz diferença e os craques aparecem. Tenho a impressão que Hulk vai mostrar sua categoria mais tarde.
    Precisamos recuperar a confiança.

    Na próxima quarta teremos o jogo mais importante do ano.
    Portanto, uma boa vitória hoje é fundamental para elevar a confiança.

    A Galoucura passou a mensagem ontem. Achei interessante o diálogo com os atletas, eles estão cientes. Vamos pra cima!

  10. Bom dia, todos! Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro deveria ser no Mineirão com mais de 60 mil pessoas, domingo às 16 horas em TV aberta ara todo o Brasil. Infelizmente, será ao contrário. Isso mostra um pouco do amadorismo que vive o futebol brasileiro.

  11. O FLAMENGO:

    O G4 do BR23, na 17ª Rodada, a duas rodadas faltantes para o fim do turno, assim se encontra: BOT (40), GRE (29), FLA (28) e PAL (28).

    O CAM (13º) tem 21 pontos, numa colocação exatamente equidistante do G4 e da ZR numa distância de 7 pontos.

    Contra o GRE, na Arena GRE, o FLA colocou o GRE na roda que não viu a cor da bola. Numa das substituições no 2ºT saíram de uma vezada só Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique e entraram Pedro, Cebolinha e Allan. A força de elenco do FLA fez e faz a diferença…

    O treinador é Sampaoli que ajustou o time e vai bem no comando técnico da equipe que pratica um futebol robusto, convincente e de plena recuperação.

    Time provável:

    Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

    David Luiz e Airton Lucas são desfalques; Gerson, que estava suspenso, volta a equipe.

    O FLA é favorito e o CAM zebra. Se o FELIPÃO armar o time como no jogo do GOIÁS e atuar na marcação baixa, esticando bolas no Hulk e tentando sair em contra-ataques num time que já é muito lento, aí as chances são bens baixas de um empate.

    Se armar o time como no jogo contra o GRE, avançando a marcação para encurtar os espaços e pôr o time com dois volantes e três atacantes, aí se poderá pensar em alguma chance de vitória.

    Bom lembrar que o ATLÉTICO está há oito partidas sem vitórias e com o time praticando um futebol pobre e com os caras sem aplicação, sem alma, sem coração, sem raça e sem espírito de matar ou morrer.

    Mesmo diante de todas as dificuldades pelo momento muito ruim do time, tenho a sensação que hoje o ATLÉTICO vence.

    Em alguma medida, a mim me pareceu que a preleção do JOSIAS/GALOUCURA pros caras ontem no CT mexeu com os brios da rapaziada que voltou pra dentro da Cidade do Galo com a cabeça um trevo e cheia de marimbondos…

    EU ACREDITO!!!

  12. Bom dia xará e amigalos! Ganhar do Flamídia, CBFLA ou do queridinho da Confederação Brasileira de Falcatruas é afirmação e obrigação! GALO vem de péssimas atuações e um triunfo hoje mesmo por um placar magro será uma prova de que temos time para seguirmos na Libertadores e chegar no G6 ou G4 do Brasileirão. Tirar 3 pontos do Urubuzento vai dar ânimo para o jogo da próxima quarta-feira. Os jogadores do GALO (principalmente os preguiçosos) poderiam ler os excelentes textos do Gurú Eduardo de Ávila e Fred Melo Paiva. Dizem tudo e mais um pouco sobre o que significa vencer o jogo de hoje….
    Meu time seria: Everson, Fuchs, Lemos, Igor Gomes e Arana, Otávio, Battaglia e Zaracho, Alisson, Alan Kardec e Hulk. E olho no “árbitro” Gabriel Barbosa.

    1. Mais importante hj jogar bem, quiçá algum moleque da base seja uma grata surpresa, e uma arma contra os porcos( único que ainda temos chance este ano,) . Bora galo

  13. Bom dia Massa e Guru

    Se quem viu de perto nosso calvário, indo a todos os nossos últimos jogos,em Minas e fora, quando tivemos resultados pífios, ontem foi dar apoio ao elenco, como nós que as vezes usamos o teclado somente para criticar, podemos ficar de fora?
    Sensacional a presença da organizada e principalmente a presença dos jogadores.
    Espero que este combustível extra seja suficiente para fazer o time jogar, que não seja na bola, mas na raça.
    Como diz aquele filósofo contemporâneo que vestiu o nosso manto 49:
    AQUI É GALO P#@!

  14. Acho a maior bobagem esta história de “maior clássico do futebol brasileiro”. Moro no Rio e posso afirmar… os caras estão cag* ndo e andando pra gente.

    1. Se eu nunca tivesse ido ao RJ, jamais percebido a provocação e não ido ao Maracanã em jogos com o Flamídia, ficaria acuado e seguiria sua sugestão. Porém, vou sempre e sei o que digo. Urubu é incompatível com o Galo. O que nos difere é que os cariocas são sim, por décadas, privilegiados pela tv e cbf. Já o Galo escaldado, segue na briga contra os podres poderes. Enfim, cada um sabe da sua dor, sem acomodação ou dissimulação.

    2. É o que vocês sempre dizem. Coisa de carioca fresco. Narizinho empinado, mas tudo o que acontece no Galo vocês gostam de repercutir. São fregueses e cansaram de tomar goleadas do Galo. O classificadaço gosta de apanhar do Galo, de 3 de 6 e de 4.

    3. Talvez isso seja verdade ( não duvidando da sua opinião) , isso é claramente pela vergonha de ter quase todos os “títulos” ganhados no ROUBO.
      E muitos deles roubados do CAM.

    1. BARATA,

      Moro longe de BH, mas estou para ir aí por esses dias. Indo a Capital gostaria de tomar um café com o ÁVILA, o DOMINGOS SÁVIO, TEOBALDO, ÂNGELO e tantos outros do CANTO DO GALO, sendo isso possível para uma resenha sobre o CAM.

      Sendo você, BARATA, uma figurinha carimbada do CANTO DO GALO, claro que sua presença é indispensável.

      A despeito de uma ou outra rusga minha contigo aqui no BLOG, tenho por você, sincera e honestamente, muita admiração e respeito, principalmente pelo modo combativo que você adota para defender a INSTITUIÇÃO.

      Mesmo que por vezes eu não tenha concordado contigo acerca de alguma questão, te admiro pelo seu profundo conhecimento do ATLÉTICO e modo de ver o futebol que sempre me levou a refletir acerca do seu pensar.

      É isso…

    2. Oh Barata, eu pago o Café, o Avila tem o meu telefone, vamos comemorar o duplete da semana, vitorias sobre o Urubu e o porco,e o seu retorno aos comentarios do blog, na quinta-feira? No Diamond? Só marcar.

  15. Prefiro pensar nas vezes em que sapecamos esse time, inclusive com 6 a 1. Teve 4 a 1 e depois 4 a 1 denovo kkkk. Eles devem toda a sua fama a globolixo de tv. Tem um dos mais cretinos jogadores da atualidade, que condiz c o time. Enfim, tem o que merecem.
    Quero o galo focado hj. Com garra e determinação em vencer. Não quero nem empate.
    Gostei da postura da galoucura ontem. Fazer pressão, tirar os acomodados da zona de conforto, inclusive medalhões,mas sem violência, com as justas cobranças que nos torcedores temos o direito de fazer.

  16. Bom dia Avila, bom dia a todos. Eu tô desconfiado que o Avila mandou uma mensagem subliminar para o Barata, com o título deste post de hoje. Penso eu, que com uma vitória do Galo hoje, em cima do time do treinador do pé de manga e se possível por 1×0 com gol contra do Alan( já que o Hioran ainda está no Departamento médico), ai a pirraça vai para as cucuias e o Arlindo Orlando volatara correndo para os braços da mulher amada. 1×0 Galo, gol contra do Alan. Eu acredito!

  17. Bom dia, Atleticanos. Volto a dizer, se Felipão entrar com Lemos e Igor Rabello na zaga, dois jogadores extremamente lentos, contra o veloz ataque dos mulambos, correremos seríssimos riscos. Eu iria de Fuchs e Jemerson. Além de melhores tecnicamente, são mais velozes (principalmente o Jemerson). SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *