Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia agitado na Cidade do Galo

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

A necessidade de resultados, paralelamente à exiguidade do tempo, determinaram ações no Galo que buscam efeito – ainda que tardio – de recuperação na temporada. Eliminado precocemente das Copas do Brasil e Libertadores, aliado a uma fraca campanha no Brasileiro, a diretoria decidiu ontem pelo desligamento de André Figueiredo do cargo de superintendente de futebol profissional.

Em torno de dois meses no cargo, ele vai retornar às categorias de base. Sua passagem pela função vinha sofrendo resistência pelo grupo de jogadores, embora essa informação tenha sido contestada pela diretoria do clube. Durante seus poucos dias à frente desta missão, em nada contribuiu para o Galo sair do marasmo da temporada.

Naquela ocasião que assumiu o cargo, circulou informação de que jogadores, como Leonardo Silva e Victor, teriam reagido à decisão do presidente em confiar o cargo a Figueiredo. Não daria muito crédito a tal informação, não fosse a rápida e providencial nota do capitão, descartando o fato.

Ao meu entendimento, a divulgação desta nota acabou confirmando que existia resistência entre os profissionais. Sua curta passagem e os pífios resultados como as eliminações das duas Copas, reforçam que o período foi conturbado e necessitava ação efetiva.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Circula que também Carlinhos Neves, que já colocara o cargo em disponibilidade, também estaria na lista de liberações do Galo. Que o universo conspire a favor dos oito milhões de Atleticanos, provocando a volta do bom futebol e resultados, caso outras eventuais mudanças venham a ocorrer. Reafirmo, entretanto, que quando a cabeça não funciona, a tendência dos membros é de total e absoluta atrofia.

E mais, para aqueles poucos que reclamam às criticas feitas à direção, que saibam de duas situações. O antagonismo entre os que criticam e os outros que elogiam não credencia a parte contrária a taxar a outra de qualquer adjetivo. O blogueiro mesmo, aqui neste nosso espaço, já foi chamado de “chapa branca” e agora, por pessoa próxima à administração do Galo, num encontro casual, de jogar contra. “Você é mesmo Atleticano?”, indagou o pseudo porta-voz.

Defendo-me, bem como a muitos Atleticanos, pelo nosso sagrado direito de concordar ou discordar. Mesmo não conformando com ações administrativas, técnicas e até de jogadores, claro que torço por todos darem certo. Nem o momento sofrível que os três pilares (diretoria/comissão técnica/jogadores) vêm nos sufocando, me faz menos Atleticano. Suporto tudo isso, com a mesma resignação histórica que aprendi nessa condição de Atleticano raiz. Tampouco cedo às tentativas de provocações de adversários, acham que vou me curvar a quem se acha no direito de avaliar nossa Atleticanidade. Em nada abala minha paixão Atleticana.

A propósito dos nossos adversários de Minas Gerais, como não poderia ser diferente, fui alvo de centenas de mensagens e memes ontem. Daqueles que tenho a liberdade de brincar, lia e alguns até respondi. De outros, deletava sem abrir. Basta conferir no telefone. Recebi também muitas reações de Atleticanos à final inédita da Copa do Brasil. Aos curiosos sobre o que penso destas duas partidas, informo que não tenho lado nesta decisão. Sem opção. Um vai perder e vai me agradar.

Além disso, uma das mensagens de WhatsApp me fez recordar dos meus primeiros tempos de Belo Horizonte. Naquele início da década de 70, onde na república se disputava quantas namoradas conseguiu arregimentar entre uma e outra ida a Araxá, um dos meus colegas, debochando, sustentava ter saído com quatro diferentes e ia sair com a quinta. Perguntou-me se eu tinha “faturado” alguma naquele período. Respondi que só uma, que gerou uma provocativa e continuada zoação. Só que a única era exatamente a oficial dele próprio. Então, a similaridade que vivo nessa competição com a minha condição daquele período, foi que ganhei exatamente de quem entendia estar tripudiando. Vida que segue!

62 thoughts to “Dia agitado na Cidade do Galo”

  1. Olá Eduardo,
    Dificil de enternder…uma equipe top com craques do neipe de Ronaldinho e Cia, campeão de libertadores e copa do brasil, de uma hora para outra se encontra todo esfacelado. Um ataque com 3 jogadores de frente, vulgos matadores,
    todos acima de 33 anos, lentos e pesados.Outras situações q me envergonha, o trabalho que o Ronaldinho prestou ao clube, colocando na posição top no mundo, dá o cano no cara na hora de pagar; o Vitor, salvando o time a todo momento, não paga ao Grêmio também. Só que uma hora terá de pagar, Se Roger tinha algumas virtudes, era no mata mata, dispensa o cara na hora das decisões, o brasileiro já estava perdido naquela altura, as copas seriam as salvações. Agora pegou todos os amadores(estagiários) do clube e lhes deram cargos de confiança, de time top à outra vez na série B, aquele plantel comum que começou a temporada e que enchiam a boca p falar melhor elenco, também está se desfazendo. Que presidente é esse?…o Kalil tem que voltar lá na cidade do galo e mostrar esse tal de Nepomuceno como faz.

  2. Impressionante ! Como um atleta com pouco mais de um metro e meio consegue ser dispensado por uma ,duas e na terceira vez se torna tão valioso chegando a ser a maior negociação de um clube trazendo ao mesmo uma fonte d renda capaz d sanar boa parte de uma divida q dificilmente seria caso não fosse dispensado por varias vezes e com apenas uma declaração nas redes sociais consegue ser mais poderoso q o proprio mandatário ???
    Figura essa q não é de quadrinhos mas o pequenino bom d bola pode ate ter sido infeliz em suas declarações mas deixou grande parte dos seus torcedores super felizes
    Dê a Cezar o q é de Cezar ,mas a figura carimbada na moeda mostra o poder de um imperador ilustrado virtualmente ,utopia
    Como se fosse uma moeda sem valor atirada na lata d lixo e após um tempo sendo descoberta e essa mesma moeda se transformando em relíquia,uma moeda da sorte com super poderes capaz de transformar um principe em sapo ,um cartola cheio de ego em apenas um homem sem opinião própria facilmente sendo manipulado pela mídia … ora bolas
    O poder das cifras.
    Money talks !
    Saudações!
    Aqui é galo pow !

  3. Boa sorte @domenicobhering . Que o CAM obtenha a paz necessária externa e internamente, para entrar nos trilhos e espantar de vez esta zica q vem nos enchendo os pacovás …sucesso irmão ! GALO

  4. Caros,
    Sobre chapas…
    Ñ acredito q o Barba Branca aí acima seja verdadeiro chapa branca, até confessar o contrário. O autêntico chapa branca é fácil de perceber pelo categórico e frouxo estilo de escrever (toda mão), é maldoso, quase anti-atleticano, lambe-bolas, pois centra toda sua energia em depreciar a torcida. “A culpa é da torcida, pois…”, vejo escrito. Se o clube contrata, indicado por Deus sabe quem, e o camarada faz papelão, ñ rende, suga os cofres e da estrutura do clube, passa dois três anos na sombra do DM ou na mordomia da Academia e a torcida cobra ou mesmo é indiferente à situação, a culpa é dela, pois ela deve apenas e somente incentivar (vestiu a camisa, né?), até q o pulha abandone o clube, e vá pra o méxico q o pariu. Para o chapa puro sangue, a torcida tem a função exclusiva de apoiar, cantar o hino e pagar a mensalidade de sócio. O chapa branca carimbado e tarimbado leva ao pé da letra o chavão “torcida única”, como se dá cabeça de 10 milhões fosse possível o pensamento único, invariavelmente da obrigação do apoio incondicional. Isso ñ existe em lugar nenhum e é hipocrisia ñ admitir. Ás vezes até o próprio amor a ou de Deus é condicionado pelos donos da fé, por exemplo, ao pagamento do dízimo e outras solicitações, e aí sim, corre-se o risco do único autêntico e verdadeiro Barba Branca lá no alto ficar Antigo Testamento, bravo. Na realidade, o verdadeiro e autêntico barba branca é uma farsa e fica sem o q dizer nesses momentos de ação, pois ele nem reconhece crise, invenção de venezuelanos islâmicos infiltrados. Talvez nem sinta tristeza pelo momento do CAM. E repetirá o bordão: “A culpa é da torcida”, como se ñ fosse parte dela…
    Obs.: Kalil deu certo depois de mais de 20 anos dentro do Clube pq aprendeu como ouvir a torcida. Aprendeu tb q nem tudo podia ser atendido a todo momento. Porém é fato, a sua maneira o Bocarra dialogava com o torcedor. Hj o CAM tá sob uma direção canhestra, infeliz e comprovadamente…
    Obs.: prá mim o Clube é a torcida, o q permanece, ninguém individualmente sendo mais ou menos q o outro…as administrações passam.
    Obs.: alguns querem abrir a caixa preta do CAM, exigindo transparência. Ora, clube de futebol é como se fosse Estado Mínimo, ali dentro ñ cabe a torcida, a população cidadã. Percebem?

    1. Caro Viana, faço um som com minha fender stratocaster, lendo seu texto psicodélico, cheio de verdades e mentiras,e como dizia uma sábio das antigas: não tem certo nem errado, todo mundo tem razão, o ponto de vista é que o ponto da questão! SAN

  5. Boa tarde Eduardo e atleticanos!
    O meu comentário hoje é curto e grosso: se o nosso presidente Nepomuceno for ouvir sempre a bipolaridade de parte da torcida, daqui há pouco não haverá treinador, preparador físico, diretor de futebol e nem jogadores para jogar o restante do brasileirão. A hora é de união de todos para que o Galo possa reagir, sair dessa zona perigosa e depois tentar o G-6. Deixam as mudanças para quando for resolvido os problemas do time, pois o que importa para nós torcedores no.momento é ver o Galo ressuscitar, permanecer na série A e quem sabe ainda uma vaguinha na libertadores. A nossa torcida tem que parar a partir de agora, a ficar pedindo mais mudanças, pois isto só tumultua um ambiente que já tá tumultuado e desgastado. Vamos apoiar até o fim e no encerramento do brasileiro, com.o time, se Deus quiser na série A e com a vaga garantida ou não na libertadores, exigir as mudanças radicais para o ano de 2018.

  6. Boa tarde, Eduardo e amiGalos. Fica claro para mim, após essa decisão que eu acredito ter sido acertada de mandar o André Fidgueiredo de volta para a base, que o presidente está mais do que perdido. Esse ano de 2017 foi o ápice da ineficiência dele, erros consecutivos tiraram um time que tinha tudo para ganhar muitos títulos dos trilhos, contratações erradas, demissões estranhas, falta de transparência com a torcida, perda do controle sobre os comandados, tudo isso contribuiu para gerar esse momento péssimo que o clube vive.

    Torço muito para que esse resto de ano seja o mais proveitoso possível para que não só nos afastemos do Z4 mas também que o time consiga alcançar o G6, ainda acredito ser perfeitamente possível. Quanto ao Domênico Bhering, que tenha muita sorte, garra, confiança e competência em seu trabalho para que o time se saia melhor do que foi até agora.

    Saudações alvinegras a todos.

  7. Muito à vontade após o anúncio da efetivação do Domenico Bhering. Pronto. Resolvido o assunto. E para encerrar em definitivo a questão, da minha parte gostaria de pontuar que apesar de gostar demais do Bernard (quem, Atleticano, não gosta?), eu pessoalmente não gostei da impostação dele… Ah, por que disse contra seu preferido? Não. André não era meu “preferido”. Meu preferido é o CAM. Apenas não via o por que de tanta cizânia contra ele. E digo que o Bernard a meu modo de ver errou, foi desonesto, porque culpar alguém por tê-lo dispensado quando menino é no mínimo ingenuidade… Bernard é pequeno demais, era pequeno demais. Impróprio para o exercício do profissionalismo sim: esta a impressão que passava a todos. Ninguém tem bola de cristal. Um dia eu disse à minha mulher: “Preste atenção neste menino do Galo! O Bernard é um colosso e ele é menor que o Gabriel!”… Gabriel é nosso sobrinho, e na época, 2013, tinha treze anos… Imaginemos o Bernard quando tinha treze… Repito que ninguém tem bola de cristal… A história registra que quando Garrincha chegou ao Bota em 53, o time pra variar em má fase, alguns jogadores vendo de longe a aproximação daquele cara de pernas tortas comentaram entre si: “Credo! Quando a fase é ruim até aleijado aparece!”… O que há de mais nisso? Estranho seria se dissessem uns para os outros: “De joelhos todo mundo! Vejam quem está chegando! Sera bi campeão do mundo, um dos maiores fenômenos da bola!”… Nós somos apenas humanos. Demasiado humanos. Não somos sobre humanos. Ah, o Cafu também falou! Falou. E eu também falo: já li que Telê Santana no São Paulo pôs Cafu de castigo pra aprender cruzamentos… Ora, já profissional, ainda não sabia este fundamento! Imaginem Cafu menino, chegando ao Galo, que boi de botas não era… Menos, Cafu… Eu só quis dizer isto mais por desencargo interior. Por estas e outras aplaudi tanto a postura do Jemerson… Mas eu não estou querendo ter razão: talvez não a tenha… Mas se o Galo continuasse com ele eu não estaria desatinado como percebo muitos na Torcida… O certo é que estou, ao que parece estamos todos tranquilos e tranquilizados: viva Bhering! Viva o Galo!
    PS.: Obrigado, Eduardo!… Você sabe porque estou agradecendo…
    Saudações Atleticanas

  8. O dito popular já nos ensina: “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.
    Naquele momento, entendi como necessária a saída do Levir, mas a escolha pelo Aguirre foi uma errada. Marcelo não tinha como continuar, mas contratar o Roger era muito arriscado, e depois, sua saída, inevitável. Mas trazer o Micalle é persistir nesse conceito equivocado de “modernização”.
    Assim como entendi a Diretoria não contratar novo Diretor de futebol em respeito a situação de saúde do Maluf, creio que a mesma errou ao não se programar para a inevitável sucessão. Quando chegou o momento, optou por uma solução inócua, incompetente, péssima. Se louvável a dispensa, reprovável a indicação do Dhomenico. Ainda que não haja dúvidas quanto a postura correta e idônea do ex-diretor de comunicação, é duvidosa, eu diria que absolutamente contestável, sua capacidade de assumir tal cargo. O Presidente insiste em desconsiderar necessária a experiência como requisito para ocupação do cargo. Mais uma vez, delega função importantíssima a quem nunca trabalhou na função. Fica explícito que, novamente, trocou por trocar, jogou para a torcida. E, ao meu ver, mais que a dispensa do antigo diretor, a torcida pedia a contratação de um profissional. Nepomuceno optou por “mais do mesmo.”

  9. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Não há motivos para comemorar o retorno de André Figueiredo à Base. O tumor foi extirpado, mas o câncer continua.
    Minha preocupação se aguçou ainda mais. Fica claro que o nosso Presidente, além de inexperiente, mostra-se também muito confuso e sem rumo, colocando em sérios riscos a instituição Atlético Mineiro. Continuamos à deriva.
    Nepomuceno deveria vir a público e relatar o que de fato motivou a destituição de André Figueiredo de sua funcão.
    Deveria colocar tudo às claras. Quando o mesmo foi promovido à Diretor de Futebol, o Presidente fez uma coletiva enaltecendo as suas qualidades que o credenciavam ao cargo.
    E agora, um pouco a mais de dois meses o cara não serve mais? Tudo continua muito obscuro e o Clube fica exposto à críticas e conclusões equivocadas, fomentando e aprofundando ainda mais a crise. Aí surgem os pseudo repórteres plantando notícias arbitrárias e sem responsabilidades.
    Fica evidente que aí tem o dedo dos jogadores que não o suportavam mais. Os mesmos foram decisivos à sua saída. É o Presidente cedendo às pressões de jogadores e de nós Torcedores.
    O fato positivo é que o Presidente agiu rápido e já “convocou” Domênico Bhering para ocupar de forma provisória o cargo de Diretor de Futebol.
    Domênico tem um bom trânsito entre os jogadores. Respira as coisas do Atlético há mais de 17 anos; é experiente e muito querido por todos. No momento, ninguém melhor que ele para tentar colocar a casa em ordem.
    Que esta solução caseira seja o ponta pé inicial para que os resultados dentro do campo comecem a aparecer, minimizando assim, esse inferno astral que vivenciamos.
    Como bom Atleticano, a paixão continua a mesma. Torço para que esse novo esquema de Micale com Valdívia no time titular dê certo e que as vitórias voltem a ser costumeiras. Estou até acreditando que o Clayton será a solução… é mole?
    Vamos subir, GAAALOOO!

  10. Oba! Agora simmmmmm. O nosso velho diretor de comunicação Domênico Bhering assume a diretoria de futebol. Tudo resolvido!! Pelo menos a diretoria ouviu a nossas preces. A fila andou galera, mais um para moermos.

  11. Boa tarde!
    Acabei de ver que o Domenico Bhering vai assumir até o final da temporada a função do AF. Sei que não é sua área, mas, parece que tem um bom relacionamento com os jogadores e isso é muito bom!
    Gostei muito dele numa entrevista dada à Rádio Itatiaia há alguns dias atrás.Vai dar certo. Sinto que A FASE VAI MELHORAR! As energias estão mudando e, isso, é, EXTREMAMENTE IMPORTANTE!
    Vi também que o BELLETTI colocou em seu TWITER, hoje, o escrito abaixo;
    “A título de esclarecimento, informo que meu contrato com o Coritiba FC termina em dezembro desse ano (2017)”. Quem sabe o GALO o procura para ser o nosso DIRETOR. Seria excelente!

  12. Eu jurava q tu ia deixar a prefeitura ou a presidência do galo, Sr. Nepomuceno, mas achou mais um bode expiatório, mais um para raio.

    Se o Senhor ler o que escrevi sobre sua presidência, verás q sempre preguei, paciência, fé e muita ponderação e racionalidade nas críticas, mas, quer saber a verdade, cansei.

    Ver essa oportunidade de ganhar outra Copa do Brasil, inferior a de 2014, onde tinha corinthians com uma defesas assombrosa e uma rabuda bi campeã brasileira, perdemos a chance de despachar mais um vez um trio de outro, botafogo, flamengo e as rabudas. Sem falar q era só passar pelo grande J. Uistermén, q estaríamos em estado de graça, era só o time ter querido uma pouco mais, era só o planejamento ter sido um pouquinho mais ousado, bem pensado, era só a presidência ter tudo um pouquinho mais de dedicação e não dividir funções e ficar copiando e colando o que Kalil fez.

    Perder o homem do futebol do kalil, também não ajudou em nada a esconder a sua ineficácia e total falta de pulso e visão de futebol.

    Confesso q a morte do Willy Gonzer, o maior narrador do Brasil, q faz parte do imaginário de toda massa não está ajudando em nada a ter um pouco mais de paciência com sua incapacidade de pelo menos ter o mínimo de personalidade.

    Resumindo: ou dá ou desce, o cargo de presidente do galo não pode mais ser um passatempo de secretário da prefeitura.

    Precisamos de alguém q realmente se empenhe em reconstruir o time do galo.

  13. Vitor, Marcos Rocha, Léo, Gabriel e Fábio santos. Adilson, Blanco e Cazares. Luan, Valdívia e outro qualquer (que não seja Fred nem He man)

  14. Sem querer Bernard marcou um golaço de placa pro Galo! Já foi tarde aprendiz de diretor, e leve consigo toda comissão técnica o presidente, e vários protegidos seus que fingem jogar bola.
    Robinho, Fred, Marrone, Roger Bernardo, Felipe santana, Clayton, Alex Silva, Geovanni e mais um bocado por lá.

  15. Acabei de escrever que não falaria mais de André Figueiredo… Mas não me contive! Desculpem, AmiGalos!… Mas eu estava e ainda estou bastante entalado… Então aí vai:
    “Muito bem, Jemerson!!!… Meu ídolo! Meu garoto! Vou lembrar até e registrar o apelido carinhoso que você tinha ou tem na base: Kubu!!!… Parabéns, Kubu!!!
    Não estou com vontade de ter razão. Mas além de apreciar o nome André Figueiredo, sem querer semear polêmica (o que vale pra nós se escreve em sigla CAM), desde pequeno nunca gostei de ver alguém espezinhado… Pra encerrar, “Abraço forte, Jemerson, gente nossa, menino nosso! Deus continuando te abençoar…”

  16. Não quero mais falar de André Figueiredo. Nem a favor nem contra, que ele já não é prioritário naquele que é prioritário pra todos nos, o Clube Atlético Mineiro.
    Só não vou me esquecer de que ele tem história no Clube, de suor, títulos e dedicação exemplar… Estou dizendo isto de propósito para lembrar a mim mesmo que meu fígado repudia veementemente Gilberto Silva, e aos AmiGalos eu não preciso dizer o porquê… Estou falando este nome, hoje podre pra mim, porque ele foi ventilado no blog… e onde tem fumaça há fogo…
    Preciso falar agora uma coisa do Fred. E neste precisar dizer uma coisa acabei me lembrando de duas: ainda no Rio, quando ele era para mim o que tinha sido desde que surgiu, e só foi deixar de sê-lo quando envergou nosso manto __ uma persona non grata __ teve o ridículo desplante de propor o fim do Campeonato Carioca… Aproveitando o gancho do momento, vou tomar emprestado sua então ridícula colocação e propor da minha parte o fim da Copa do Brasil… Isto mesmo… Que final é essa? Um torneio com uma final assim merece ser extinto. Uma final entre a máfia e representantes da capital do crime significa o colapso da civilização…
    E nós, Amigos Atleticanos, somos tão grandes, na glória e no trágico, que os contendores, ao invés de pensar nos seus compromissos, como sempre se encontram pensando diuturnamente no Galo, as duas torcidas trocando mensagens se tratando por “maiorais”… Marias e urubus, que ridículo foi esse, vocês duas passando recibo de dependentes e secundárias: quem vocês estão querendo cutucar é exatamente o maior adversário de vocês duas, do qual vocês não se esquecem nem nos seus momentos de êxtase… Somos grandes na glória e no trágico. Há aqueles que mesmo em momentos de glória são grandes no ridículo…
    Mas, voltando ao Fred, que nos deu a clara impressão de ter forçado o terceiro amarelo no último jogo, eu quero escolher a segunda hipótese que me vem. A primeira é aquela que a maioria de nós está remoendo: folgar no fim de semana vindouro. A segunda é esta: quem sabe, pensando no jogo contra o Palmeiras, quando ele estará deveras cem por cento, ele tenha forçado a advertência (que forçada ele por força foi), se forrando assim a um jogo que será duro e catimbado e no qual ele, Fred, ainda não no ideal, correria riscos de se lesionar e/ou vir a ser excluído daquela partida que precisa se tornar o ponto de nossa arrancada definitiva… Pode ser assim. Prefiro pensar assim.
    Também não quero mais falar de Rafael Carioca, nem bem nem mal… Estou quase nem me lembrando mais de quem se trata… Meu time ideal, de agora em diante: Vítor, MR, LS, Gabriel (ou FS ou Mateus Mancini) e Fábio Santos (meu ídolo: cuidado com o que falem dele aqui no blog!), Adilson, Gustavo Blanco, Elias e Cazares; Luan (Valdívia) e Fred (Robinho)… Já falei que gosto de time sem centro avante fixo…
    Tinha outra coisa para dizer mas me esqueci no momento. Depois eu lembro.
    Saudações

      1. Eu não posso em sã consciência abrir mão do Fred, Tércio… Ele jogando bola, marcando sua presença na área, integrado ao espírito, é ele mais dez… O cara sabe fazer gol… Agora, se quiserem dispensá-lo e trazer o Jô ou voltar com o Pratto, o Tardelli, aí é outra conversa… Abraço e saudações!

  17. Bom dia, amiGalos! É isso aí, Eduardo! O melhor travesseiro é a consciência tranquila! Vc defende bem nosso melhor patrimônio depois de Deus e da família que é o Galo! A Constituição protege a liberdade de expressão, se não querem ser criticados, que tomem tenência e administrem melhor esse Galo largado desde a saída do Kalil. Tenho a esperança de ao menos não sermos rebaixados e ano que vem mudar e reformular tudo para recolocar o Galo na trilha dos títulos além de Estadual e Flórida Cup ou seja das Grandes Conquistas! Quanto à final da CB, que empate o pior rsrsr, são dois fregueses e rivais, mas pra não ficar em cima do muro e pela arrogância após a semifinal, prefiro que o time do dançarino “dance” sem música…

  18. _ Definitivamente o “CAM”_ qdo digo CAM [tanto q está entre aspas],me refiro às pessoas q estão a sua frente_ se perde a cada dia q nasce neste 2017. Parece q estão com saudades, e/ou, não se lembram da era negra que parecia ter sido estirpada p/sempre da vida Alvinegra.Tempos sem rumo,tsunami à vista e com uma certeza, este poço não fundo,lamentável o que estão fazendo com o CAM,lamentável! Ainda corre na boca miúda que tem até diretor märïä declarado,infiltrado em nossas fileiras …aí é prá acabar! Eu não duvido q tenha,pois pulitiCU, vende até a mãe em benefício próprio… que vergonha! _Devagarzinho vão enlameando novamente, um Clube q levou anos para ser limpo…. Parabéns aos envolvidos[!],como disse um chegado de longa data num chá com torradas ontem: “desta vez não tem märÿprëss na parada não,está vindo de influenciadores das redes sociais que se dizem mais “atleticanos” do que realmente o são . Estes aos poucos, vão convencendo a nossa torcida a sucatear com o CAM de um modo que jamais pensei ver…” concordo com ele e digo mais , preparemo-nos,o que vai aparecer de fofocas e notícias inverídicas nos próximos dias, vai ser uma enxurrada e o filtro terá de estar bastante afiado … Saudações … GALO

  19. Fred e Robinho podem ir embora… Muito investimento e nenhum retorno.
    Elias, ainda acredito, mas com uma melhor preparação física.
    Fora Carlinhos Neves, ultrapassado!
    Felipe Santana, Alex Silva, Roger B, Erazo (ainda no Galo?), Yago, Otero, Pablo, devem encabeçar a lista de dispensas.
    Micale não é técnico para o Galo. Já disse 1000 X. Contrata logo o CUCA.
    Eder Aleixo ou Luizinho como Diretor. Cerezo como auxiliar técnico.
    Bernard e Tardeli de volta.
    Por que não começar o planejamento para 2018 agora? Quero ver ainda nesta vida o Galo campeão BR.
    A demissão do AF mostra, mais uma vez, este presidente está totalmente perdido.

  20. Acho que pelo que Bernard no Twitter, o Figueiredo devia pegar seu banquinho e sair de mansinho. Quem sabe ele não pode acabar dispensando mais alguns Bernards ???

  21. Bom Dia! A demissão de outro “aprendiz” demorou! A bem da verdade nem deveria ter assumido o cargo. Há pouco tempo, discutimos sobre a “bipolaridade” do Atleticano. Será que todos estão satisfeitos com os atuais “aprendizes” que estão administrando o Clube, contrações feitas, comissão técnica, jogadores, colocação na tabela do CB. Acredito que não! Sobre a venda de parte do Shopping e, construção do estádio tenho parecer contrario. haja vista, no meu entendimento, o projeto é MAIS POLITICO ELEITORAL, DO QUE TÉCNICO! Muito embora, contrariando uma “minoria” será aprovado! Depois é aguardar uma “Ação Civil Pública” do Ministério Público, para investigar interesses, custos, aplicação dos R$ 250 Milhões.

  22. Bom dia Eduardo e amigos atleticanos.
    Eu sinceramente não me iludo com essa notícia do desligamento do André do time profissional. Acho que foi mais pra amenizar a pressão depois das declarações do Bernard e pressão da torcida. O problema continua parcialmente. Primeiro por causa da proximidade dele com o Micale e Giacomini e segundo pela ausência de um diretor de futebol de verdade para o lugar que ele “deixou”.

    Nos resta torcer para que essa decisão pelo menos melhore o clima no grupo e que os jogadores correspondam em campo.

    Erros de planejamento deixaram o Daniel com problemas encardidos pra resolver. Contratou um treinador inexperiente para um grupo cheio de medalhões, não equilibrou devidamente o elenco e agora as consequências estão batendo forte… fruto de decisões equivocadas, que desencadearam outras decisões equivocadas. Mas esse ciclo precisa ter fim! Qualquer um que entende o mínimo de futebol sabe que não dá pra recuperar o bom momento do Galo apenas com boa vontade. Precisamos de um diretor de futebol experiente (e que entenda do assunto) e um treinador experiente e vitorioso. Com isso, já facilita a montagem de um elenco equilibrado e que tenha o perfil do Galo; o que é fundamental!

    Vejo que essa situação toda saturou a relação do torcedor com Fred e Robinho. Ambos têm qualidade, mas não aguentam mais o ritmo do futebol atual. Ou seja, pro ataque, só cabe um deles. Sou mais negociar os dois e investir no Valdívia e no Blanco, que são jogadores jovens, com vigor físico e em busca de conquistas na carreira. De quebra, tentaria o retorno do Tardelli. O Elias é outro que não correspondeu, não deu certo. Acho mais fácil também negociá-lo do que fazer malabarismos para encaixá-lo no time.

    Eu gostaria muito de ver as seguintes mudanças pra 2018:
    – Cuca
    – Um um diretor de futebol experiente para o time profissional
    – Um diretor para a base que tenha identificação com o clube e que entendam de futebol (por ex… Euller, Cerezo)
    – Contratações que sigam o perfil do futebol que provou ser vitorioso no Galo nos anos recentes.

    Pra esse ano, quero apenas os 47 pontos e que os tombos (desclassificações) de 2017 sirvam de lição pro Nepomuceno ter mais humildade e melhor critério nas escolhas.

    Saudações alvinegras!

  23. Bom dia avinegros e Marias enrustidas que não saem de nosso blog (afinal ainda somos educados)
    Ufa!!!! Conseguimos de novo. Mostramos que somos ouvidos e que existimos. Cara!! Temos mesmo força nesta merda de mundo atleticano!
    Bom, da minha parte vou fazer uma prece para que no ano que vem, a diretoria que vier seja surda (mas não muda). Não quero mais achar que a diretoria do meu time fica ouvindo a torcida e que dá trela para o monte de merdas que falamos (e olha que produzimos toneladas por semana).

    Se deus ajudar, ano que vem teremos uma equipe para dirigir o time e nós poderemos voltar a exercer nosso papel de torcedor, onde eu posso falar a barbaridade que eu quiser sem alterar os rumos do planejamento que a nova diretoria vai impor.
    Papai do céu ajude o galo a eleger um novo presidente competente e que assuma o que faça e, principalmente, faça direito.
    Graças aos céus, mandaremos todos este medalhões e pernas de pau embora e ….. contrataremos mais um monte deles (a não ser que algum de nós saiba onde os diferentes estão escondidos) e no início aplaudiremos de pé e depois moeremos todos, pois este é o novo papel da torcida atleticana (e me incluo sem dó).
    Meu anjinho da guarda fazei com que, como torcedor, possa voltar a me preocupar apenas com os jogos e títulos e esqueça estas coisas mundanas de eleições de presidente, escolha de diretores, shoppings e afins.
    Amém!

  24. Bom dia, Eduardo e amiGalos. Você ser questionado da sua “atleticanidade” é lamentável. O bom é que seu blog deve estar sendo lido por muitos da administração. Espero que os conselheiros barrem essa do aprendiz de presidente querer dilapidar o patrimônio do Galo. Ele diz que o estádio não vai custar nada ao Galo. Ué, então, de quem é o Diamond? Se você vende uma casa e compra um carro como dinheiro da venda, você vai dizer que o carro saiu de graça? Que não gastou nenhum centavo para comprá-lo? Esse é o argumento simplista desse suposto presidente. E por que essa pressa toda? Seria o estádio usado como palanque para se eleger prefeito? E ajudar o Kalil ser governador? Eles podem ser o que quiserem ser, mas não a custas do patrimônio do Galo.
    Espero que você continue com este espaço aberto a todos nós, atleticanos, que irão sempre criticar a má gestão, como é a atual, e apoiar as boas gestões, que um dia virão.
    No mais, é torcer para o Galo não ser rebaixado mais uma vez, pois infelizmente é isso que esse aprendiz de presidente arrumou para o Galo.

  25. Primeiro fechamos com Robinho com parte de salários pagos pela Dryworld.Aumentamos o salário do Pratto com a promessa da mesma empresa de ajudar no pagamento dele.

    Então emprestamos Carlos.Depois,Clayton.E aí promovemos o diretor de base para o profissional
    Agora,pedimos Carlos de volta.Repatriamos Clayton.E devolvemos o diretor para a base.

    E é essa mesma diretoria que quer fazer o negócio das Arábias vendendo 50% do Diamond para construir o estádio?Alguém aí confia mesmo na capacidade administrativa e na palavra deles?

    1. Primeiro fechamos com Robinho com parte de salários pagos pela Dryworld.Aumentamos o salário do Pratto com a promessa da mesma empresa de ajudar no pagamento dele.E a Dryworld nos deixa na mão e não podemos fazer nada,pois as promessas foram apenas “de boca”

      Então emprestamos Carlos.Depois,Clayton.E aí promovemos o diretor de base para o profissional
      Agora,pedimos Carlos de volta.Repatriamos Clayton.E devolvemos o diretor para a base.

      E é essa mesma diretoria que quer fazer o negócio das Arábias vendendo 50% do Diamond para construir o estádio?Alguém aí confia mesmo na capacidade administrativa e na palavra deles?

  26. Quarta-feira eu mudei da música “com o Grêmio onde o Grêmio estiver” para “uma vez framengo, sempre framengo”, que se dane o histórico, ele é rival, o zerim é cliente VIP

    1. Como o proprio jogador do seu time disse que o maior rival de vcs é o framengo(kkkkkk) não seria Flamengo?(então vão torcer pro maior rival?. Aqui em Minas não tem comparação entre os dois viu Daniel, a distancia é muito grande, então arrume um rival fora daqui mesmo.

  27. Caro Rabino!! Deve-se aproveitar a possível dispensa do tal venerável, idolatrado e semideus “Carlinhos Neves” e trancar definitivamente a tal ACADEMIA, onde a turma dos come quietos gostam de enrolar e gastar o tempo.
    Coloquem esse bando que mancha a história do CAM treinar no campo em dois períodos, tirem as mordomias deles, como a ACADEMIA, onde só engrossam braços e estufam peitos. Jogador de futebol tem que treinar no campo, sempre com bolas ao lado. O grande Yustrich fez de vários jogadores baixinhos exímios cabeceadores, porque treinavam vôlei de cabeça todos os dias. Cansei de matar aulas para assistir treinos do Galo no Independência, onde Yustrich iniciava os treinamentos às 7 horas da manhã.

  28. Bom dia, o momento é oportuno para a diretoria fazer uma alto critica e concertar os erros que aconteceram este ano, para que em 2018 a massa atleticana tenha mais alegria; começando por um diretor de futebol a altura do GALO e com a chegada deste diretor fazer o planejamento para que nao ocorra os mesmo erros deste ano, que é para ser esquecido, pois nao aconteceu nada de bom, SUGESTÕES: Muricy Ramalho, Leão, Rodrigo Caetano, Marca Aurelio Cunha, Cerezo, Gilberto Silva, Frederico Bolivar. o que vc acha destas sugestoes?

  29. Eduardo bom dia, não sei pra que todo esse estardalhaço do time azul calcinha, ano passado também estavamos na final da CB e brigando pelo Brasileiro sem contar que nos últimos anos ganhamos titulos que eles tem mais de 15, 20 anos que não passam nem perto, então, nesse longo período um dia acontece de chegar a uma decisão. E que não se esqueçam do Estudiantes, River Plate, GALO os carrascos das meninas no Marião. Quanto ao GALO penso que devemos é chegar aos 46 pts. e se for o Cuca mesmo ja planejar planejar 2018. Mostrando a ele quem tem contrato longo, quem termina o contrato no fim da temporada e discutir reforços. Como disse anteriormente não é todo ano que vamos disputar titulos afinal do outro lado ha um adversário que também o quer e talvez tenha trabalhado melhor, é aprender com os erros. Saudações Alvinegras.

  30. Eu já estou preocupado é com 2018. Não se sabe quem vai ser o presidente, quem será o diretor de futebol, quem será o técnico (Micale vai até o fim do ano). Como planejar o ano que vem?? Um dos grandes problemas do Roger foi pegar um plantel sem os jogadores ideais para implantar seu estilo de jogo. Isto já deveria estar sendo pensado. Muita gente fala aqui sobre a falta de planejamento. Em qualquer grande empresa o planejamento de um ano começa geralmente no meio do ano anterior. O estagiário deveria ter pelo menos a grandeza de se colocar fora da eleição para que se possa eleger, talvez por consenso, um presidente para recolocar o Galo onde estava antes dele assumir. Ele teve a chance dele e não teve competência para brilhar, que dê lugar a outro. De novo coloco a pergunta mais importante sobre o estádio: o contrato com a empresa construtora e o seguro garantia será firmado antes ou depois da venda do shopping???

  31. A torcida pediu…..ele saiu….vamos ver se saida de dirigente consegue influenciar tanto o futebol do galo em campo…..

    Para mim, os principais culpados ainda estão lá: jogadores sem espírito atleticano, só para citar os dois maiores:
    -ROBINHO: o cara fica um turno inteiro sem marcar gol, e perde um na pequena área contra Jorge wilstermann
    -FRED: o cara é expulso contra cruzeiro, contra o botafogo e machuca contra o jorge wilstermann. Nos dois ogos mais importantes, não contamos com ele…pelo contrário

    1. A falta de um diretor experiente com um presidente amador nos fez ir ao fundo do poço, porque o Maluf, apesar de fazer a contratação do Roger Bernardo, ficou muito tempo em tratamento e já não acompanha o Galo como de costume, o Fred respeitava o Maluf, agora um presidente frouxo que não pune jogador por displicência, aí meu amigo falta mais que comando, Micale já mostrou a que veio barrando os medalhões, mas falta jogadores de qualidade, agora em pensa nos 46 pontos e planejar 2018

    2. Se me permite Gustavo, só acrescentando, o Fred ainda tomou, por querer, o 3º cartão amarelo contra o fluminense. Provocou para folgar no domingo.

  32. Caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, o presidente só corrigiu um dos inúmeros erros que cometeu na temporada… Que o planejamento para o próximo ano comece já, com a escolha de um nome capaz de conduzir o futebol do Galo. Sugeri o Gilberto Silva, mas devem existir outros nomes capazes.

  33. “(…) acham que vou me curvar a quem se acha no direito de avaliar nossa Atleticanidade.”

    São os que na completa falta de argumentos, de explicações e incapazes de constestar fatos, partem pro ataque na tentativa de desqualificar o interlocutor.

    O que surpreende é ainda ter torcedor que consiga defender essa diretoria ou certos jogadores.

    “Ah mas o Nepomuceno apesar de só fazer cag… no futebol é bom na administração do clube.

    É msm?
    Então diga-nos pq?

    Alguém pode pontuar algo no trabalho do Nepomuceno que melhorou a gestão administrativa do clube?

    O que ele fez que tenha mudado pra melhor em relação ao Kalil?

    A verdade é que o paraquedista nunca passou de um auxiliar adminsitrativo da equipe de trabalho do Kalil e foi colocado como vice e posteriormente como presidente pelo grupo do banqueiro conselheiro.

    #FORANEPOMUCENO!!!

    #ACORDAMASSA!!!

  34. Bom dia Eduardo,
    As coisas estão se complicando no Galo, sinto um planejamento fraco, um Presidente que está perdido, a torcida pressionando sempre por mudanças, medidas essas que nem trazido nenhum efeito positivo ao Galo.Necessitamos sim de um Diretor de Futebol competente, que tenha influência, conheça bem o mercado e tenha respaldo, mas achar esse profissional não é nada fácil, não existe esse profissional sobrando no mercado.Minhas sugestões de nomes: Belleti ( muito inteligente,capaz, respeitado no meio do futebol, e tá com sangue nos olhos, entende a alma atleticana) ,Muricy( experiente e conhece de bola, mas acho ele pouco com as coisas de Minas Gerais) e Gustavo Vieira( executivo ex São Paulo, conhece muito bem o mercado).
    A torcida também me preocupa muito, não existe um discurso unido, uma convicção, apenas a preocupação em ter razão em suas respectivas opiniões, a mudança de treinador na véspera dos dois mata mata foi trágica mais uma vez, e a própria torcida , sem generalizar é claro, é incapaz de reconhecer isso….um jogo decisivo na quarta, se contrata um treinador que chega na segunda da China, dá dois treinamentos,e já chega sabendo pela força das redes sociais, que a torcida quer que mude a forma do time jogar, a volta do “Galo Doido” e perde daquela maneira ridícula pro fraco Botafogo, e a desclassificação para o time boliviano, não precisa nem comentar, apesar do time ter tentado, foi muito incompetente.Temos que encontrarmos força, união nesse momento para tentarmos brigar por esse G6 ainda,senão a temporada de 2018, todos estamos muito preocupados, espero que o planejamento para 2018 seja feito com correções,se pense em contratar jogadores mais jovens, com vontade vencer, que vão entender o espírito do Galo,sugestões de nomes Raphael Veiga (meia canhoto, reserva do Palmeiras, muito bom de bola) Carlos Eduardo( Goiás), Juninho ( Bahia ),….futebol hoje exige velocidade e dinamismo,te m que se procurar um zagueiro de bom nível para formar dupla com Gabriel, Léo Silva ainda joga em bom nível, mas não para ser o titular de toda temporada, não tem como aguentar…..o papel do Leo para 2018, deverá ser parecido com o do Gilberto Silva em 2013, liderança, aglutinação de grupo, e sempre que precisar, pronto para jogar….enfim deixe eu terminar, senão teríamos assunto até amanhã……..e que o time do Galo dê uma resposta melhor, para aliviar um pouco a angústia da Massa, abraço.

    1. Ele disse que era colega, não amigo. Mas furou o olho do mesmo jeito. Nosso “anciâo” querido já varreu e puxou o rodo. Bons tempos, heim? rsrs

  35. Bom dia, Eduardo! Que afirmação desnecessária e idiota que seu conhecido, do conselho, lhe fez. Fala pra ele q vc resenha para 8.000.000 de 9ALUXOS e 9ALUXAS. E que eles tem a obrigação de serem transparentes com essa multidão. Quanto a essa final, pra mim é igual o comentário da Dilma: quem ganhar vai perder; quem perder vai ganhar; quem ganhar não vai ganhar, vai perder; quem perder, vai ganhar; ninguém vai ganhar, todo mundo vai perder. É isso. Nem vejo esses jogos.

  36. bom dia Eduardo e massa.quando um clube e comandado por um presidente amador,e diretor estagiário dar e nisto,o estagiário vez de demitir estagiário diretor de futebol mandou de volta para base,este presidente estagiário simplesmente destruiu o k kalil contruiu,eu quero meu galo de volta,quero estes estagiários fora do galo,so vergonha e decpeçao com estes amadores que comandam o galo,so espero 45,46 pontos e fazer uma limpeza no nosso amado galo,daqui a pouco aparece uns dizendo que a torcida tem culpa da demissão do estagiário diretor futebol,rsrs,reage galo,vai galooooooooooooooooooooooo.

  37. Caro Eduardo, causa perplexidade a noticias de que um pseudo porta voz\a do clube venha questionar os bloqueiros quanto a ser verdadeiramente atleticanos. Pelo que parece , esse sujeito é que não deve ser Atleticano. os bloqueiros manifestaram suas opiniões criticas sobre o planejamento do futebol, as ações inócuas da diretoria e a qualidade do futebol do time por motivos mais do óbvios: proximidade do Z4 (risco enorme de segunda divisão), campanha desastrosa, eliminações vexatórias na copa do Brasil e libertadores. Exatamente por sermos atleticano, não podemos ficar indiferentes e passivos com esse estado atual de resultados pífios.
    Aliás, por ter pessoas do perfil desse pseudo porta voz, a diretoria do clube demonstrou toda capacidade de não enxergar setores fracos do time e realizar contratações temerárias que levou o Galo a esse estado caótico.
    Embora resida em Brasília e apesar da diretoria atual, vou aderir ao programa sócio torcedor, pois nos Atleticanos de verdade, com a nossa aguerrida torcida, não deixaremos a peteca cair e faremos o possível para agigantar o nosso Clube Atletico Mineiro e elevá-lo ao patamar dos grandes vencedores com grandes feitos no futebol. Saudações Atleticanas e bom final de semana

  38. Bom dia. A bomba estourou, a pressão foi enorme e o clamor da torcida finalmente foi ouvido, o aspirante a diretor de futebol saiu. A pá de cal, acredito, foi a declaração de nosso ex-atleta Bernard. Também, como justificar que o cara mandou embora o jogador mais valioso do clube em toda sua existência? Como se não bastasse, dizem que o cara se indispôs justamente com os únicos jogadores que ainda desfrutam de alguma confiança junto à torcida. Azar da categoria de base, que ainda tem de absorvê-lo. Aliás, foi de lá que ele foi catapultado para o profissional, porém não consigo ver por qual razão, já que nossa base, em relação à várias equipes de menores recursos, não revela jogadores como deveria. E não venham me falar de títulos, porque o objetivo da base é para revelar jogadores, e título é somente consequência, e não o principal. Cabe agora ao outro, aspirante a presidente, se redimir, e se for experto, contratar alguém com tarimba para o cargo. Quem sabe este acontecimento, já não é o início da reorganização das várias coisas erradas existentes hoje no clube?
    Muito sensata e precisa sua colocação sobre aqueles que extrapolam em suas contra críticas quando estas ocorrem, ao invés de usar de argumentos convincentes para que a parte contrária possa refletir, preferem simplesmente o caminho do escárnio. A estes devemos ignorar, pois se acham mais atleticanos que os demais. Meu apoio à instituição Atlético Mineiro é incondicional e eterno, porém necessariamente, não preciso apoiar integralmente àqueles que lá estão.

  39. Bom dia Eduardo e amigos do blog!
    Eduardo ganhar do cruzeiro é muito bom, mas eu preferia está disputando títulos.
    Se não fosse a incompetência da diretoria e a teimosia do Roger com certeza estaríamos na final.
    Por parte da diretoria faltou um diretor de futebol um zagueiro xerifao, um camisa 10 e um atacante velocista por parte do Roger faltou colocar o envelhecido time titular para treinar e jogar só uma vez por semana esse era o caminho.
    O burro do presidente mandou o Roger embora na hora errada, trouxe o Micale que não inspira confiança, deu moral ao André Figueiredo que é cheio de problemas com os jogadores, enfim estamos rumando nem sei pra onde, espero é conquistar os 45 pontos logo, quem sabe uma vitória contra a macaca para acalmar os ânimos!
    Saudações

    1. Pablo, eu credito que o André Figueiredo logo será desligado co Galo.
      Fica difícil continuar com ele no clube, principalmente depois das declarações do Bernard.
      Quanto ao novo diretor de futebol, eu sugiro um craque do Galo como o Reinaldo ou Paulo Isidoro ou Toninho Cerezzo.
      Lanço a campanha para trazer o Bernard de volta.
      Ja pensaram Bernard e Valdivia jogando com o Luan ? trio infernal.

      1. Castor, também quero o Bernard de volta de preferência junto com o Tardelli.
        Sai Robinho e Fred entra Bernard e Tardelli.
        Se o Valdívia voltar apresentar o futebol de 2015 com certeza vai ser titular sim, imagina Bernard, Cazares, Vadívia e Tardelli, com o Luan de banco como talismã e para entrar botando fogo no segundo tempo.
        Lembrando que o Valdívia foi mais uma burrada do nosso presidente pagou 1.5 milhão por um empréstimo até maio de 2018, já que pagou essa dinheirama toda por um empréstimo que fosse pelo menos até dez de 2018, afinal se ele for titular do time corre o risco de sair no meio da temporada por um contrato mal feito.

      2. Castor, boa tarde!
        Domênico Bhering (Diretor de Comunicação) irá ocupar o cargo de Superintendente de Futebol provisoriamente. Espero que dê certo e boa sorte a ele e a todos nós.

        1. Pablo e Jandir:
          Eu dei a ideia de um ex-jogador para diretor de futebol, mas a escolha do domênico me parece bem acertada. Todo nosso apoio da torcida a ele.
          Agora Bernard e Tardelli, mais Cazares e Valdivia juntos seria infernal sim.
          Seria o 2018 dos sonhos.
          É só fazer contato com eles .
          Tenho certeza que Bernard e Tardelli estão muito inclinados a voltar por vários motivos, mas principalmente por saudade da massa, deste calor humano que lá fora não tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *