Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Devagar com o andor

Foto: Bruno Cantiini | Atlético

Por Roberto Caldeira

Ihhh… Lá vem esse Galo querendo nos fazer acreditar! Apesar do sufoco, bastaram duas boas vitórias na força, na raça e com o apoio da Massa, pra mudar o nosso humor. Mesmo sabendo que esse Galo é emocionante e oscilante, é difícil não querer acreditar de novo…

E pra encher ainda mais de esperança o Atleticano, que nunca desiste, domingo têm clássico contra o freguesão predileto que vive cheio de vaidade. Estão se achando com esse time mais ou menos que só ganha e se classifica jogando na retranca e com ajuda velada da arbitragem. Como disseram por aí, parece que está surgindo um novo Corínthians.

Mas contra o Galo, a gente sabe que eles sempre tremem. E não adianta extorquir nossa torcida com ingresso caro, pois a Massa vai cantar de Galo no salão de festas, como sempre. É medo que chama isso, né…

Porém, mesmo lutando contra meu coração, fico receoso de me encher novamente de esperanças com esse Galo. Vai que… O time está se reencontrando e se consolidando em boa posição na tabela. Domingo pra mim é jogo favorito, afinal será contra nosso maior freguês, que sempre treme e que vai estar cansado e desfalcado. Mesmo assim não dá pra confiar…

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Esse Galo Bipolar versão 2018 já nos pregou algumas peças esse ano. Quando todo mundo tinha certeza que era dia de golear, empatava com o Vasco. Por isso, acho melhor não criar muitas expectativas pra não passar raiva de novo.

Mas o coração atleticano sempre bate mais forte. Considerando que teremos todos os titulares à disposição, que Gabriel e Patric terão excelente atuação e que o freguesão deve escalar um time alternativo, a gente já começa a se animar e pensar no G4. E como se não bastasse, já vislumbramos o Urubu no outro domingo em pleno Maracanã. Ê Galo…

Nada como uma semana após a outra. Quando menos se espera, vem duas vitórias suadas e a oportunidade batendo novamente à nossa porta. E aí Galo? Vai perder mais essa chance?

Mas vamos com calma, com os pés no chão. Que cada jogo seja encarado como uma decisão. Chega de fazer projeções, pois é aí que mora a frustração. Mas como disse na semana passada, eu só queria que o Galo fosse, na maioria das vezes, o Galo desses últimos jogos. O que a Massa quer é ver o Galo jogando com muita raça pra vencer! Essa é a nossa história, nosso DNA, está em nosso hino!

Vamos aproveitar essa oportunidade, Galo! Vai que conseguimos salvar esse ano que já era considerado perdido. Difícil acontecer isso? Claro que sim… Mas não impossível!

Vamos Galo!

Lutar, lutar, lutar, com toda nossa raça pra vencer!

36 thoughts to “Devagar com o andor”

  1. Estou esperando que o LE atual comece a fazer parceria com Patric e Gabriel. Deixa dois moleques fortes nas laterais. Quando se acalmarem, serão o sustentáculo da defesa. Aí dá pra jogar com um volante de marcação.

  2. É a segunda vez este ano que o rival coloca time reserva conosco este ano . É um desrespeito conosco e com o clássico . O galo tem a obrigação de ganhar, uma vez que eles vão com time reserva.

  3. Boa noite Galonáticos:
    E mais:
    Acreditar no título do BR 18 prá nós, atleticanos, tem de ser obrigação!!!!
    Esse time só pega no tranco, então vamos fazer a nossa parte e empurrar o Galão V8, hora!!!!

  4. Oi Eduardo, Caldeira e Amigos, bom dia!
    Falou tudo Caldeira. Como o Galo é Galo, sempre é bom ficar com o pé atrás, mas estou confiante em mais uma vitória.
    Clássico se decide é na RAÇA, é o que espero do time em campo.
    Mudando de assunto, como são amadores e retrógrados os dirigentes de futebol aqui em Minas. Era jogo para lotar o Mineirao, com torcidas divididas.
    Ficam nesse ranço danado e o único prejudicado é o Torcedor. Além disso, tramam uma guerra nos bastidores, o que faz somente aumentar ainda mais a rivalidade entre os dois clubes.
    Rivalidade sadia é dentro do campo na disputa da partida palmo a palmo.
    Rivalidade nas arquibancadas torna-se muito perigoso, colocando inocentes em risco.
    Acorda, gestores medíocres.
    Saudações Alvinegras,

    1. Caro Jandir, concordo quando vc diz dos gestores medíocres. Porém, por questão de justiça tava tentando achar algum comentários seu na época do outro clássico. Sem querer defender o outro lado…agora é facil falar em mineirão dividido quando o 7C não quis abrir mão de joga no Indepa. Vamos ser justos sem deixar de torcer pelo nosso bem!

  5. O Galo deveria aproveitar esses momentos e estraçalhar com o rival. Nos nossos momentos de fragilidade elas nos aplicaram sonoras goleadas. Quando estamos por cima, vai lá, faz uns 2×0 e aí começa a tocar bolinha de lado. Se fizer 3×0 acha que o jogo acabou. Devia alguém chegar lá e falar para meter gol enquanto puder! Clássico é como se fosse o primeiro jogo de um mata mata. tem que fazer o maior placar possível. Será que esse elenco atual entende isso?

  6. Caros,
    Grande ídolo alvinegro recente, contestado com razão, diga-se, o argentino Dátolo chegou no clube em 2014, num time cheio de excelentes meiocampistas. Foi deslocado para lateral esquerda pelo Nonsense PA. Ganhou moral com a saída de R10 e fez uns dois excelentes jgs na campanha de 2014. Depois, parceiro de Guilherme Newell’s Old Boys, virou sócio do DM alvinegro, até q foi pego no Galeão tucanano dólares no sinistro e ganhou passe libre prá terra do francês Carlos Gardel, onde hj vive feliz prá sempre…Antes desse The End, entretanto, Dátolo, antecedente e professor do TAndrade no quesito enceradeira, já pronunciava em bom português a frase mágica antes dos jgs decisivos contra a freguesia eterna e da CdoB14: “CLASICO NO SE JUEGA, CLASICO SE GANA”.
    Obs.: nosso time atual, no geral, ñ peca por falta de raça e sim por falta de futebol. Negócio bom é aliar os dois. Porém, domingo SÓ A VITÓRIA INTERESSA.
    Obs.: Credo Cruz: o líder da Organizada LuluZeira de DNA Duvidoso já veio cedo pro CantodoGalo com a lenga lenga desmobilizadora “se vier outro resultado… oh meu Deus Oh Céus, é apenas uma partida de futebol, Libertadores é lucro, buá buá buá”. E tem atleticano q vê nesse FARSANTE sem vergonha nenhuma um alvinegro. Toc toc toc, “de verdade”….
    Prá cima, Galo! Ô mariposa, ô mariposa, tô com saudade da…(fala ñ q a OLDD fica descontrolada)
    GALO SEMPRE!

  7. Esse negócio de o rival vir com time reserva bla bla bla não muda nada… jogo muito difícil e todo cuidado é pouco… raça na ponta da chuteira e sangue nos olhos… já vimos várias vezes o time favorito tomar sufoco e perder, portanto, que o nosso GALO entre concentrado e com fome de bola… e que o treinador tenha sabedoria para escalar e leitura do jogo na hora de substituir!!!!!!!!!

    Obs.: é impressionante o tão pequenos que são estes dirigentes de futebol do rival quando se trata de tentar tumultuar um jogo desta grandeza… ingresso caro, não pode bandeira e daqui a pouco vão querer proibir a MASSA de tirar a camisa… mal chegou a hora e já estão tremendo (kkk)… um bando de idiotas, maricas e frouxos!!!!!!!

  8. Post sensato, Parabéns!
    Liberta é lucro?? Vamos parar com isso, liberta é obrigação com este nível técnico horrível que está o BR18, temos der parar de achar que não cair é lucro, que sula é lucro, que liberta é lucro… SOMOS TODOS ATLETICANOS e queremos sempre ser CAMpeões de qqer torneio até no cara e coroa vamos gritar GALOOOOOOOOOOOOOOOOOO se ganharmos… Tenho 40 anos e todo ano é esta ladainha , isso ou aquilo é lucro…Ano que vem vai… Sem jogar pedras mais também precisamos parar de acreditar em contos de fada com final feliz sempre para o ano seguinte…
    Vencer o clássico é obrigação!
    Jogar com raça é obrigação!
    Amar este manto sagrado que vestes no campo é obrigação!
    Buscar sempre todos os TITULOS que disputar é obrigação!
    Porque a MASSA sempre apoia e sempre apoiou nos piores momentos, mais sem perder o discernimento e a razão!
    GALO SEMPRE e saudações aos Atleticanos de TODAS AS MATIZES!

    1. Isso aí meu caro Fabrício!!
      É só seguir nosso hino, o mais belo de todos (vencer..vencer..vencer esse é o nosso ideal), queremos o BR18…ESSE TEM Q SER O IDEAL!!!!
      Domingo…tem tremedeira no MARIÃO…Vai GALOOO!!!
      Abraço a todos os Atleticanos!!

  9. Seria uma boa oportunidade para pegar os dedinhos delas e devolver ao lugar que elas acham mais confortável. Já tivemos outras, mas deixamos escapar.

  10. Mais um excelente texto, Roberto Caldeira, parabéns. Permita-me ressaltar a bela imagem escolhida para ilustrar o Blog hoje. O Bruno Cantini com suas lentes mágicas conseguiu captar em uma criança toda a raça de um autêntico Galo Doido, e ainda na mesma foto a alegria de uma humilde e LINDA senhora respirando Preto e Branco! O Galo é pra todos, é de todos, é NOSSO!
    #PaixãoDoPovo

  11. Bom dia a todos Atleticanos,

    Excelente texto.
    Estamos no aguardo de domingo, um bom jogo, que o galo entre com o espírito de vitória e muita raça. Que os 3 pontos venha para manter acessa a nossa chama.
    Abraços a todos.

  12. Domingo será dia de tomar umas boas brejas, com a bandeira do Galão ao lado e acreditar que iremos continuar nesta sequência. Cada vitória é uma conquista. Espero que os jogadores do Galo entrem com sangue nos olhos. Bica eles, Gaaaaaaaaaaaloooooooooooooooo!

  13. Bom dia aos Atleticanos de Verdade, obrigação de vitória, sim, se quiser sonhar com o Titulo. Obrigação de vitória por ser time reserva do lado das MARIAS não, porque subestimar qualquer adversário mesmo sendo nosso freguesão azul calcinha não faz parte do nosso repertório. Quanto ao post, confiar e entender que trata-se apenas de uma partida de futebol entre dois times e cada um querendo a vitória. Sensatez para para saber que em caso de Vitória, ótimo e se vier qualquer outro resultado nada de caça as bruxas e de terra arrasada. Libertadores é lucro, Titulo acredito por que aqui é GALO. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

      1. Boa tarde aos Atleticanos de Verdade, para um time que foi montado e remontado e que no começo do campeonato era apontado como rebaixado aqui no blog pelos pseudos, voce não acha que uma vaga na Libertadores é lucro?

        1. E mais, quem tudo quer tudo perde, e depois vem os pseudos pro blog descarregar suas frustações futebolisticas e pessoais. Saudações aos Atleticanos de Verdade.

        2. LUGALO
          Concordo. Eu mesmo achava que a nossa briga seria para não cair.
          Agora, o que sobrou é brigar por uma vaga na Libertadores, esse será o nosso maior “título” da temporada. Pelo tamanho do Galo é muito pouco.
          Saudações,

      1. Calma pseudos, sou só um Verdadeiro Atleticano que acha a vaga na Libertadores lucro se voces não acham não se importem comigo, não tenho esse poder todo que me conferem. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

        1. Não adiantou o Eduardo fazer um posto especial pra vc falando do uso desses termos “atleticano de verdade e pseudos atleticanos”… Como nosso Guru bem disse, cada um torce pro Galo do jeito que acha que tem que ser. Se é otimista ou pessimista é problema de cada um. Isso não te faz” atleticano de verdade” e nem faz de outro um “pseudo atleticano”. Eu sou extremamente otimista, acho que vamos ganhar o Brasileiro 2018 e nem por isso me acho mais atleticano que ninguém. Pense nisso

  14. Vamu, Gaaaaalllloooo, colocar as marias em delirius tremens mais uma vez. O zerinho à esquerda é o time do rabo (preso). Espora afiada pra sodomizar a rapunzel.

  15. Bom dia Caldeira. Bom dia a todos. Muito lucido seu post. Se houver empenho de todos podemos vencer sim. O retorno do chara sera muito importante. Eu penso que o meio deveria ser Adilson Ze Wellisson Luan e Cazares. ELias podera ficar no banco. Esse jogo se ganha com intendidade na marcação. Mas enfim é so um palpite.

  16. O Frëgüësãö, no histórico do clássico joão x maria, tem 36 derrotas como saldo dos embates (204 vitórias do GALÃO, 168 vitórias do Crüzëirö e 133 empates).

    Se eu fosse o 7C, consideraria cada vitória um título, poria um nome em cada troféu e mandaria as taças do TORNEIO JOÃO E MARIA para a Sala de Troféus em Lourdes.

    Acaso se mantenha a escrita no próximo jogo, com o GALÃO vencendo mais uma, o nome para o troféu seria TRËMËDËIRÄ.

    Que treme, treme…

  17. É verdade vamos devagar com o andor.
    O time rival vai com o time reserva.
    E a gente sabe que jogador reserva quer mostrar serviço.
    Mas eu sou mais Galo.
    Acho que vamos ganhar de 2 X 0.
    Pra cima deles Galo meu amor.

    1. Bom dia Rogério, Bom dia Massa
      No Domingo , só um resultado é aceitável……… A VITÓRIA
      A torcida , cansada de promessas , com um time meio boca , jogadores sem compromissos e diretoria incompetente , não espera outra coisa.
      Vamos que vamos
      Um dia de muita luz, saúde e alegrias a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *