Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Descrédito e desconfiança no futebol brasileiro

Nunca neguei, tem tempos que falo sobre isso, que a cbf como um todo e a televisão destruíram o futebol no país que já foi chamado de o melhor do mundo. Sem dados científicos, apenas por feeling, o torcedor brasileiro não confia na confederação brasileira de futebol e tampouco se ocupa com a selecinha do brasil. A cbf e tv tem interesses de ordem comercial que superam a paridade entre os clubes que disputam as competições no Brasil. Diante disso, o time da cbf, diferente de décadas anteriores, não representa o brasileiro. Nas últimas copas do mundo, isso ficou evidente. A eliminação do caça níquel copa América, comprovou novamente esse desamor pela camisa canarinho.

E interessante, ao meu perceber, que tempos atrás éramos alguns Atleticanos abandonando esse barco de devoção a selecinha. Depois outros Torcedores do Galo também, fruto de toda a putaria dessa instituição contra o nosso Galo. É inegável, embora adversários nos tachem de chorão e até mesmo alguns que se dizem Atleticanos assumam essa posição de comodismo. O que me chama a atenção nos tempos atuais é o fato de essa insatisfação estar se generalizando. Aqui em MG, observem, Atleticanos torcendo para não convocar jogador do Galo. Adversários reclamando de eventual ausência de craque do seu time. Um tal Pereira. E até noutros estados, a apatia com esse selecionado de empresários também foi contaminada.

Como aqui é só Galo e cada um que trate de seus problemas, vamos a algumas situações que justificam essa brochada com o outrora melhor futebol do mundo. A cbf, desde a confecção das tabelas – inclui se aí sorteios suspeitos de mando de campo -, juizada da pior qualidade técnica e em certos casos passíveis de investigação que são aliviados pela casa e pelo stjd, outro apêndice dessa engrenagem. O resultado disso é um único. Descrédito. Convocações da selecinha, desde tempos atrás, com fortes indícios de conchavos de seus representantes. Taí. o resultado. Sete a um foi um capítulo dessa promiscuidade, aliada a perder Copa América dentro de casa para a Argentina e agora a eliminação nas quartas de finais.

Bem feito! Coisa boa! Diria eu menino lá em Araxá, quando era vitima de injustiça por parte de algum amigo ou até superior na escola. Reagia lá, imagina agora já na melhor idade. Mais ainda. Pra ficar em reduzidos registros vou pular Aragão e seu comparsa Rosa Martins, que deram o primeiro título brasileiro ao flamídia; Wright, o maior de todos que assegurou ao mesmo time avançar na Libertadores; Simon, que fingiu não ver uma penalidade na sua cara; Resende, mineiro que prejudicou ao Galo em várias jornadas até numa decisão de título nacional e agora é comentarista na rádio do dono do nosso time. E outros como Lima Henrique, Claus, Sampaios e Daronco. E o Zé Pereira, esse merece capítulo especial. Um  premeditado juizinho que “inocente” vem se notabilizando em busca dessa condição de odiado pela Massa.

Pois bem, num vapt vupt, volto lá no ano de 2012. Ronaldinho Gaúcho, em jogada brusca, nem foi advertido em campo. Pois o rigoroso stjd o denunciou e o relator – flaminguista confesso – conseguiu a punição providencial do jogador numa partida importantíssima. Naquela temporada, que merece registro – rodada a rodada – a cbf e seus árbitros foram construindo a conquista do título para o FluminenC. Pois agora, na primeira rodada, em dois lances o soprador de apito favoreceu o Corinthians no empate sem gols. Fagner, fez penalidade e por pouco inutiliza Zaracho para o futebol. As imagens, como em 2012, não foram utilizadas. Procurem pesquisar sobre o relator daquele processo e o que o destino lhe reservou. Aqui se faz, aqui se paga, tem gente gagá nos dias de hoje fazendo vídeos. O mesmo que me chamou de gagá e quis me intimidar também tá nas redes, pergunta pro véio.

Em 2022, o tal valentão Daronco, que fingiu não ter visto penalidade em favor do Galo e contra o São Paulo, tentou intimidar o Hulk no gramado. Não foi a primeira vez, mas a última, esse sujeito sumiu da nossa vida. Mas segue aprontando por aí, ao lado de outros similares. Denunciado pelo Galo, apesar de o áudio da ameaça não ter sido divulgado, o sujeito foi condenado a pagar cestas básicas. UAI. Pagar por que? Então o stjd puniu em razão de ter sido verdade o fato. Se sim, era caso de exclusão. Mas… E agora, o tal Zé Pereira – esse tem ciúme do Hulk – por qual razão ainda desconhecida, mas morre de inveja do nosso ídolo. Denunciado pelo Galo teve – por obra e graça de decisão de stjd – o beneficio do arquivamento. Foi ouvido! Comédia, e o contraditório? E as denuncias do mala John Textor, arquivadas sem muita explicação. E na derrota recente. Tava um a zero contra, penalidade clara, não marcada pelo árbitro e endossada pelo VARgonha. E querem que acredite na lisura! Vá se phu…! Vergonha!

É por essas e outras maracutaias que o futebol brasileiro acabou desde as gestões teixeira e seguintes. Todos impedidos e que deram sequência através de seus vices. Vergonha continuada. Desde teixeira, passando por marin, del nero, caboclo e agora ednaldo – que conta com os préstimos do péssimo seneme -, essa desconstrução do futebol nacional. Teve de tudo e ainda não esclarecido, desde depósito em nome de filha menor até assédio. Aqui nos nossos campeonatos – sempre favorecidos – os clubes do eixo RJ/SP. Eventualmente um ou outro que participe direta ou indiretamente do conluio. Como destruir o clube dos 13 em troca de reconhecimento de título. É o fim!

*imagens: arquivo do blog

29 thoughts to “Descrédito e desconfiança no futebol brasileiro”

  1. Fala sério, a gente numa situação ridícula no campeonato, acho que nunca na historia tomamos tantos gols e tão poucas partidas, omissão, falta de planejamento, base ruim, um descaso total com o feminino que chega a ser ofensivo, uma saf alienada que tomou o galo para si na mão grande, um presidente banana, um estadio mais do que caro e que não funciona, a proximidade de uma disputa de libertadores e copa do brasil (brasileiro já era) e a discussão deste blog é arbitragem, confabulacoes, teorias da conspiração, bla bla bla de 100 anos atras e para tocar neste assunto chato, nojento e desgastado se começa com seleção brasileira como desculpa. Dá um tempo, eu torço pro galo, eu sou atleticano, eu tô cagando para a cbf, seleção, stjd , globo e outros tipos de câncer que consome o futebol. Esse assunto de soprador de apito já deu.

  2. EDUARDO PORQUE VC NÃO FALOU AI NO TEXTO QUE EM 2021 O ATLÉTICO FOI O TIME MAIS BENEFICIADO PELA CBF DO ENTÃO VICE CASTELLAR NETO?? O TIME Q MAIS COBROU PENALTIS EM UMA UNICA EDIÇÃO DO BRASILEIRÃO E O VAR SENDO A FAVOR NA MAIORIA DOS LANCES?? PORQUE SÓ CITA A CBF DE MANEIRA NEGATIVA QUANDO O TIME ESTA NESSA AREIA MOVEDIÇA SEM ESPERANÇA DE MELHORIA??

    1. Questão de ponto de vista, caríssimo. Em 2021, todos os lances foram penalidades, houve até que não fosse marcado. Pra não alongar, Claus (reincidente) foi até chamado pelo VAR e não assinalou um que decidiria o título uma rodada antes do jogo com o Bahia. Foi em Goiania contra o Atlético GO.

    2. Foi beneficiado onde, Maria?
      Cite os lances de erro em benefício do Galo.
      Houve um pênalti mal marcado, na derrota para o Fortaleza no mineirão. Tirando esse todos os outros, e alguns mais, foram legítimos.

      Por que não fala dos títulos ganhos no tempo do benecy no Cruzeiro? No fundo você sabe que nenhum título ganho pelo Cruzeiro enquanto Benecy esteve no clube, tem a menor validade.
      A única admissão ao vivo e gravada de compra de juízes.
      Sem contar os Perrela, que todo mundo sabe o quanto são inocentes né.

      Outra coisa, como assim sem esperança de melhoria? Tá muito emocionado. Estamos jogando com 15 desfalques, e com 4 jogadores de grande nível chegando.
      Até vocês que passaram 3 anos na série B estão com perspectiva de melhoria, após anos sendo menores que o América.
      Não fale bobagens. Daqui a pouco seu time volta a realidade. Seu frouxo

    3. Quem muito ataca a chance de ser Penalty é muito grande. E seu muralha na final da copa do Brasil deu aquele pulinhos mandracrecontra o CSA de Minas, e fora o contraque do santos e faltava 1 minuto na semi, voçê deve ser da TV lixo.

  3. Boa tarde MASSA!

    Depois de ler a resenha de hoje e dar pitaco nos comentários de alguns 9ALUXOS, vamos lá.

    A maracutaia sobre o 9ALO, pra mim, tem origem em duas situações: vitória de 2 x 1 sobre a Seleção Brasileira e CAMpeão em 71, em cima desse bostafogo.

    Isso matou de raiva a ditadura, cblixo, grobú, etc. Depois disso foi ladeira abaixo sempre pode. Vide o REI em 77, punido com suspensão no final do campeonato. Daí pra frente sabemos o que aconteceu e acontece até hpje.

    Nunca torci contra a SB, nem torço. Sou muito mais 9ALO, do que seleção. Mas daí torcer contra, é um paço muito longo que eu não consigo dar.

    Sds Alvinegras.

    BBBOOOORAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

  4. Salve Massa e Guru

    Como sempre certeiro Guru, mas o único antídoto que vejo contra esta quadrilha é termos um elenco (e não só time) qualificado para ganhar jogos. Hoje infelizmente e com a conivência e omissão de quem dirige o Galo, isto é impossível.
    Segundo o PVC houve um acordo entre Flamerda e CBF, para que não fosse convocados Gerson e Pedro. Alguma novidade?
    Falar e protestar contra estes pilantras é salutar, mas minha prioridade é o meu quintal e te confesso que há tempos não ando tão desanimado.
    Mas sigamos na saga, afinal: AQUI É GALO P#@!

  5. Bom dia!
    Desde os meus 18 anos, lá em 1990 que eu não torço pra essa corja cbf e asseclas.
    Quando o Canídia driblou o Taffarel eu me levantei e comecei a pular de alegria, depois do Maradona deixar um monte de brasileiros no chão.
    Saudações Atleticanas!

      1. Curiosamente não, meu amiGalo, Márcio.
        Sofri pra caramba em 82 com quase 10 anos e depois em 86, de lá pra cá não sofri um minuto sequer por causa dessa selecinha safada .
        Saudações Atleticanas!

  6. Cbflixo e globolixo são inimigos se fato do glorioso Clube Atlético Mineiro. Disso não tenho dúvidas. O problema é o fogo amigo. É inadmissível que o senhor Márcio Rezende seja comentarista da radio Menin. É inadmissível que Menin e companhia apóiem e aceitem os termos impostos pela cbflixo e globolixo. Foi vergonhoso ver a Arena MRV dando espetáculo de luzes em preto e vermelho num jogo contra o flalixo. ABSURDO!!
    Quanto ao time, achei o COMENTÁRIO DO ERNEST BEM PERTINENTE.

  7. Bom dia.

    Eu creio que em relação ao VAR, os times deveriam ter direito a fazer um desafio, durante a partida, igual funciona no vôlei e no tênis, caso se sinta prejudicado em um lance específico.

    Ou seja, não podem ficar esperando se o VAR chamará ou não o árbitro, no caso de uma penalidade clara, como foi contra o time do good game.

    Abraço

  8. Texto impecável, somente verdades que povoam 0 subconsciente do torcedor brasileiro , não somente do atleticano e o jogam a torcer contra , muito contra esta seleção de iniquidades , conchavos, tramóias e favorecimento de alguns, que todos sabem quem são , em detrimento e até perseguição de outros times ,fora do eixo , pelos canalhas desta entidade. A expulsão de Hulk , contra o Palmeiras e o penalte, clarissimo , contra o botafogo , com a criminosa ausencia de consulta ao var , estampam esta patifaria , escancara , para o mundo , como é gerido nosso futebol. E na fifa, silencio total . Eles sabem o que acontece aqui . Omissão , medo de bater de frente com esta putaria , com esta entidade patrocinada por casa de apostas. O consolo é ver que quanto mais aprontam , mais caímos no ranking mundial e a rede de tv que os apoia sempre , vai pro mesmo caminho , caminhom que esperamos , sem volta

  9. O Palmeiras está negociando com o Bragantino um jogador de nome Jhon Jhon (21anos) você conhece? É reserva do Palmeiras. Valor da negociação: U$ 4.800.000. Enquanto isso Savinho (17 anos na época) hoje na seleção brasileira foi vendido por U$ 6.500.000 . E fica a pergunta: aonde que entra a (in)competência gerencial ?

    1. Boa tarde!

      Não se esqueça, o 9ALO ainda detém 20% de seu passe. Onde e qdo o 9ALO iria conseguir vender Savinho por mais do que 5 mi de qq moeda?

  10. Ontem, finalmente, um canal esportivo de relativa audiência, detonou os dirigentes da CBF. Pena que só agora, porque, se fosse antes – e não existisse mídia comprada para abonar tantos ladrões -, as coisas no futebol brasileiro poderiam estar diferentes. Mas, não adiante chorar o leite derramado, embora cause tanta revolta na gente. É torcer para, quem sabe, as coisas melhorem e, consequentemente, o nosso Galo brilhe sem interferências malignas de fora do gramado!

  11. De cima dos meus quase 72 anos e acompanhando futebol e o nosso Galo, assino embaixo amigo Eduardo. Saudações atleticanas desde o Rio Grande do Sul.

    1. Prezados Atleticanos vamos falar a verdade. Vide 2021. Com jogadores formando uma equipe que joga bola não tem maracutaia que prospere. Mas com plantel com jogadores como Igor Rabelo, Alan Kardec entre outros ( a lista é grande ), estaremos sempre à mercê desses marginais. Não temos equipe. Somos um plantel MAIS OU MENOS. Péssimo

    2. Acabei de postar. Tenho 80 anos. primeiro campeonato que assisti e ganhei ( campeonato mineiro de 1952 ). Assisti tudo. Vibrei, sofri e estou sendo humilhado por colegas palmeirenses e flamenguistas, entre outros, e a verdade é que nosso PLANEJAMENTO em 2024 foi um DESASTRE, mas ainda ´podemos aspirar algo. Precisamos desembolsar 4 R’s. Será????????

  12. ÁVILA,

    A questão cbf, nessa altura do campeonato da vida atleticana, parece pequena, mas não é…

    Ao contrário, os impactos dos malfeitos na vida do CAM são gigantes e enormes em termos de prejuízo esportivo para a Instituição…

    Assino contigo a postagem de hoje e estico assunto no dia a dia da vida do Atlético que está de ponta cabeça…

    Vamos ao ponto…

    MATEUS MENDES, EVERSON E A CRISE

    Dois dos três gols que o Mateus Mendes tomou contra o Botafogo foram indefensáveis. Já um me pareceu defensável nem tanto, normal nem tanto, uma bola difícil de pegar nem tanto…

    Comparativamente, tanto os gols que o MM vem tomando quanto os gols que o Everson vinha tomando, são incrivelmente da mesmíssima maneira…

    Contudo, fosse o Everson o goleiro e aiaiai…

    A TOIÉ (Torcida Organizada Inimigos do Everson) já cairia de pau no cara, sem dó nem piedade, para elegê-lo o culpado pelas derrotas…

    Como o tempo é o senhor da razão, agora parece claro que nem o Everson nem o Mateus Mendes são os culpados pelas derrotas do Time que espanou, sejamos sinceros…

    Está claro, como a luz do meio-dia, que o buraco atleticano é mais embaixo e o problema alvinegro definitivamente não está nos goleiros…

    Convenhamos todos que o Elenco Atleticano se comprovou curto e desqualificado…

    E claro, os tantos gols tomados, por falhas mais coletivas gerais, típicas de Time desequilibrado, acabarão sempre estourando no colo dos goleiros e daí o aiaiai e erro de diagnóstico em curso no “a culpa é do goleiro”…

    Não é não!!!

    Pior ainda do que o Elenco meia-boca será entender que outros motivos graves e concorrentes, ainda não percebidos, poderão ser a causa de tantas derrotas por goleadas, algo incomum na história do Clube…

    Que negócio é esse de Time Alvinegro passivo e sem raça em campo?!!

    No Atlético, desde sempre, Time ruim revertia maus momentos com raça e entrega em campo, sempre foi assim…

    Porém, há algo estranho acontecendo e alguma sabotagem dos jogadores a priori estará acontecendo, não sejamos inocentes…

    Ou o grupo rachou por algum motivo ainda não sabido publicamente…

    Ou os jogadores estão sabotando a própria Torcida, a modinha que pega no pé injustamente de alguns atletas, como JEMERSON que saiu daqui corrido, o EVERSON excessivamente criticado, daí essa camaradagem de trincheira dos caras que estão rebelados por ações interpretadas como injustas pelo grupo…

    Ou os jogadores estão fritando o MILITO pelas invencionices e pardalices do treinador que andou “queimando” toda a zaga com essa história de eleger um protegido e compatriota seu, um volante, o Bataglia, como o melhor zagueiro do Time, o que pode ter potencial para rachar o grupo e o vestiário…

    Ou outra treta que o Torcedor desconhece e que ainda não veio ao conhecimento do público…

    Em todo o caso, a mim me transparece que os jogadores estão fazendo uma espécie de greve e tiraram o pé, daí a letargia do grupo em campo e dá-lhe goleada para qualquer adversário…

    Como dirá o Padre Torga, nesse mato tem kuei, tem raposa, urubu, menos GALO!!!

    Aí tem…

  13. Os presidentes da CBF estão se lixando com Campeonato Brasileiro e para os clubes. Eles ganham dinheiro com grandes verbas de publicidade e com tudo que cerca a Seleção Brasileira. Os clubes que são desunidos que não conseguem montar uma liga independente que é o sonho da CBF. O Menin mesmo mandou o Sérgio Coelho muda e de liga por interesses financeiros. A arbitragem é ruim para todos os clubes porque não é profissional. O desinteresse da torcida pela seleção é porque os jogadores disputam torneios fora do país e cada vez vão mais cedo para a Europa, não havendo identificação com os clubes. Análises míopes levam a conclusões erradas.

  14. Bom dia!

    Achei muito conveniente a separação dos assuntos feita pelo Eduardo ontem e hoje. Para que uma justa reclamação sobre a arbitragem não fosse confundida com muleta pelo mau resultado, o Eduardo, surpreendentemente, nada comentou sobre ela ontem. E hoje relembra os malfeitos da Casa Bandida do Futebol (CBF), comentando, de passagem, o pênalti claríssimo no jogo contra o Botafogo que nem o árbitro, nem o VAR viram.

    Mas meu comentário é para lembrar da forma malandra que essa gente usa para camuflar seus malfeitos. A lenga-lenga geral é que ‘a arbitragem é ruim mesmo’ e que ‘erra para todos os times’. E tome estatística para confirmar as afirmações. O problema é que o diabo mora nos detalhes…

    Reclamar do pênalti ontem, faria os jornalistas torcedores que infestam os jornalões e as TVs, mas se pretendem imparciais, alegarem ‘pois é, mas contra o Galo teve um pênalti para o flamengo que não foi marcado’. Verdade. Mas é assim que essa máfia age. O flamengo (e outros queridinhos) vivem sendo ‘prejudicados’ pela arbitragem desde que tais ‘erros’ não modifiquem o resultado da partida (vitória/empate/derrota). E depois é ajudado em lances que fazem toda a diferença para os queridinhos da CBF.

    E no domingo, aquele era o pênalti ideal para não ser marcado por essa corja. Estava na cara que ‘não veriam’ o pênalti claríssimo. De uma só tacada prejudicaram o Galo que, apesar de não jogar bem e estar em inferioridade numérica, poderia empatar o jogo naquele momento e, ao mesmo tempo, tiraram argumento de John Textor, uma vez que o seu time tinha sido ‘ajudado’, embora em um jogo cuja superioridade técnica e numérica dispensaria qualquer tipo de ‘ajuda’.

    Com esses dois lances, não prejudicaram o flamengo contra o Galo, prejudicaram o Galo contra o botafogo e ‘ajudou’ o botafogo quando ele nem precisava disso, para lhe tirar seus argumentos.

    Pode parecer coincidência. Mas é só prestar atenção como o flamengo (e outros queridinhos) são ajudados em suas dificuldades e ‘prejudicados’ quando isso não lhes causa danos.

    Isso posto, cabe a nós fazermos nossa parte. É muito dolorido quando o time está bem, fazendo sua parte e sendo prejudicado por essa corja. Mas quando não faz o dever de casa, aí nem adianta reclamar de arbitragem. Se não fazemos por merecer, não tem porque reclamar, mesmo quando prejudicado, como foi no jogo contra o botafogo.

  15. Na minha opinião, aquela que não tem a mínima importância, prevalece a máxima: “Meu time ganhou, o juiz é um santo; meu time perdeu, o juiz é um demônio”. Entretanto, tal fato não isenta o blogueiro da OBRIGAÇÃO de continuar metendo a ripa na corja que domina o futebol brasileiro.

  16. Hi…. hoje foi dia do chorôrô de sempre. Além da semelhança dos uniformes somos ao lado do Botafogo os mais chorões do Brasil. Não sei até que ponto isso faz bem ao clube, porque se o time joga, não há juiz capaz de nos parar. O Internacional por exemplo, perdeu um brasileiro por erro de arbitragem, e não vemos os colorados nesta choração sem fim. Pelo contrário, tocaram a bola pra frente, ganharam 2 libertadores e 1 mundial. Enquanto isso, em Minas Gerais, é choro dia sim, dia também, por fatos ocorridos há mais de 40 anos! Acho que já deu né.

    1. Equívoco seu sobre os colorados naquela maracutaia a favor do Corinthians. Reclamam e com propriedade contra o árbitro mineiro que decidiu 3 brasileiros, um contra o Galo.

      1. Pra mim, caro Eduardo, esse seria um comentário pra ir direto pra lixeira. Esse negócio de “já deu” é próprio de maria.

  17. A CBF é uma entidade privada, notadamente corrupta, suja e que de forma alguma, representa o nosso Galo. Sempre nos prejudicou e eu sempre torci contra essa corja. O uniforme da cbf representa o que há se pior nesse país. Nós, Atleticanos, por obrigação moral, devemos sempre torcer pelo fracasso dessa entidade maligna. A CBF deveria ser uma empresa pública, com sede em Brasília, com regras e requisitos definidos para assumir qualquer cargo por lá. Para trabalhar, seja como administrativo ou como o responsável pelas tabelas, deveria ser feito concurso público. Sei que esse desejo é utópico, então, sigo com minha corrente pra trás, que a seleção da cbf perca sempre de 7 a 1. GALO SEMPRE! SAN

    1. Concordo com quase tudo, Barros. A exceção se faz à frase “A CBF deveria ser uma EMPRESA PÚBLICA, COM SEDE EM BRASÍLIA…”. Fazendo uma analogia, medíocre talvez, vale destacar que o Congresso Nacional situa-se em Brasília e seus ocupantes são escolhidos por nós. E diversas empresas públicas estão por lá também, patrocinando a corrupção às nossas custas. Em todo caso, nunca perca a sua capacidade de se indignar. Abraços!

      1. Boa tarde!

        Ia fazer o mesmo comentário. Desejar que seja uma empresa pública com sede em Brasília, é sair do espeto e cair na brasa. Nesse caso é sair de um antro, para entrar em outro.

        Sds Alvinegras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *