Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A desconstrução de um projeto vencedor.

Foto: Bruno Cantini

Por José Roberto

“O homem é do tamanho do seu sonho”.

A máxima de Fernando Pessoa foi uma das citações que embalaram o discurso de posse do presidente do C.A.M. O sonho da massa atleticana é a conquista do Campeonato Brasileiro, mas confesso que ainda não descobri qual é o do presidente.

Todo Clube que pretende conquistar algo grande, precisa ter um projeto – uma filosofia de jogo bem estruturada – e, principalmente, fazer com que este projeto tenha continuidade.

Filosofias de formação e de estilo de jogo, processos de treinamentos bem definidos, política desportiva e financeira do Clube são alguns dos pilares para que um projeto bem pensado leve o Clube a alcançar os objetivos traçados.

Independente de sua dimensão ou estatuto, existe a necessidade de que o Clube esteja estruturado e organizado a nível diretivo e ainda que seus diretores saibam dar continuidade aos projetos que serão implementados na Instituição que representam.

Para o desenvolvimento do próprio Clube é necessário haver formação específica para seus dirigentes, sejam eles amadores ou profissionais. Esta formação de dirigentes profissionais trará uma melhoria significativa ao Clube, sob a pena de que aqueles que não se capacitarem, não sobreviverão pela simples incapacidade e falta de condições em gerir um processo complexo como é o futebol atual.

Como anda o projeto do Galo?

Exemplo claro é o que temos vivenciado no C.A.M. Saímos de um projeto vencedor e de conquistas para um recomeço do ponto “zero”. Tudo em função da falta de continuidade de um modelo de gestão que vinha dando certo ou por puro amadorismo e falta de preparo ocorridos na gestão do Sr. Daniel Nepomuceno. Aliás, o Clube vem sofrendo com este efeito “ioiô” há muito tempo. Ao C.A.M falta a continuidade, talvez pelo imediatismo, ou ainda, pela falta de sequência nas questões ligadas à gestão do Clube.

No apagar das luzes, em dezembro de 2015, foi quebrada a continuidade de todo um projeto bem estruturado que havia sido implementado no Clube. Aquele, que fazia com que ele saísse do lugar comum que o haviam colocado durante décadas.

A instabilidade e o imediatismo de pensamento do mandatário na época, desmontaram a estabilidade de um projeto que vinha sendo vencedor e  ainda tinha muito o que acrescentar ao Clube.

A Libertadores da América, a Copa do Brasil, a Recopa Sul-Americana conquistadas, que elevaram a Instituição a outro patamar, deram lugar a campanhas pífias.

Estávamos prontos para conquistar o tão sonhado Bicampeonato Nacional, mas a coisa não andou. Poucos ajustes no time seriam necessários, diga-se! Tínhamos um modelo de jogo definido, um time bastante equilibrado e boas opções de banco. Tínhamos, também, Levir Culpi, piadista nato que liderava o elenco com maestria.

A dor de um projeto partido ao meio

Para se ter uma noção do quão danosa foi a quebra na continuidade do projeto, em um ano e meio, foram demitidos quatro técnicos: Levir Culpi, Diego Aguirre, Marcelo Oliveira e Roger Machado. Cada um tinha plano de jogo totalmente diferente do outro, mas nenhum deles agradou ao comando e no perfil  dos jogadores que tinham à disposição.

O mandatário também se deu ao luxo de passar adiante jogadores essenciais à sustentação do time. Dois exemplos para não alongar muito:

1-  Rafael Carioca

Não sujava o calção, mas não errava um passe e todo o meio de campo girava em torno dele.

2- Lucas Pratto

Baita jogador com a cara e o perfil do C.A.M., que foi colocado de lado por conta da vinda de um “kone” mequetrefe que até hoje dá prejuízo ao Clube.

Falando nisso, “cadé” os 10 milhões da multa do mané? Não vão cobrar não?

Grandes investimentos e nomes de peso no elenco não foram o suficientes e o sonho do mandatário não passou de ilusão. A irregularidade no ano de 2017 foi a derrocada final. Nos momentos decisivos, veio a decepção e uma coleção de fracassos.

Do time herdado que precisava de poucas peças de reposição, a continuidade passou longe e o gigante que havia sido despertado, que havia vencido tudo que era possível em seis anos, agora terá de recomeçar tudo novamente. Um prejuízo imensurável para um Clube que era disparado o mais estruturado, organizado e melhor do Brasil.

Como ter continuidade num projeto vencedor, se no séc. XXI, em trinta e duas oportunidades, houve troca de técnicos, cada um com um perfil diferente do outro? Como ter continuidade num projeto se a cada seis meses existe a necessidade de se trocar o treinador? Em todo momento de dificuldade, vem alguém e aborta o projeto inicial.

Precisamos recriar uma filosofia de jogo e uma identidade dentro do Clube que se perdeu pela má reformulação do elenco, pela troca insana no comando técnico do time e pela falta de dedicação e comprometimento dos nossos dirigentes na aceitação do projeto.

É preciso pensar no Clube como um todo antes de definir o que é melhor para ele. Trabalho ruim e continuísmo ou montagem de time bom com filosofia e plano de jogo bem definidos? Fico com a segunda opção! Saudações.        

46 thoughts to “A desconstrução de um projeto vencedor.”

  1. Sinceramente, o time é a cara de seu líder maior, o presidente! Escolheu mal seu diretor de futebol: GALLO. Esse indivíduo ganhou o quê como treinador? Nada. Medíocre. Fez péssimas negociações para o Galo. Trouxe jogadores de categoria duvidosa, pelo menos até agora não mostraram nada: Thomaz Andrade (Esse nem o América quis)? Davi Terans (Nunca joga)? Denilson (5 anos de contrato?) e o camisa 10? Cazares? Esse ninguém quer comprar. Faz um jogo bom e 20 ruins. E o técnico? Aliás aspirante a técnico, está perdido. Não consegui ninguém melhor pra treinar o time? Ou é o diretor Gallo que acumula a função e o Larghi continua sendo assistente? Sinceramente é difícil ver um vitorioso VIRAR UM TIME PERDEDOR, POR CONTA DE UMA GESTÃO PERDEDORA! É muita decepção! Era pra sermos o primeiro colocado do Brasileirão, ou pelo menos estarmos brigando pelo título, se não fossem os erros bizonhos do time em campo e do treinador na escalação do time. Cada vacilo!
    Abraço a todos!
    Aqui é Galo!!

  2. Adilson renovou até dezembro/2020. Maravilha….. pra ele, obviamente. Agora vamos pagar esse cara algo próximo de 300 pilas por mês para ele jogar uma e ficar quatro fora, ou seja, vai atuar em 20% dos jogos. Multiplicando o salário por 5 resultará num custo direto igual a 1,50 milhas por mês. Acrescentando os encargos (20%, por baixo, considerando que nem tudo é em carteira) o Galão vai gastar com ele algo próximo de 1,80 milhas por mês. O nosso PlanejUmento para 2019 continua muito bom…

  3. Na minha opinião nunca vamos ter um projeto vencedor baseado em Thiago Larghi, Elias, Cazares e Ricardo Oliveira, todos enganadores e não são confiáveis, sempre PIPOCAM nas decisões!!
    Tomara que eu queime língua e essa turma do amendoim consiga algum título de expressão vou ficar na torcida mas com os dois pés no chão pois não confio nessa turma.
    Saudações!!

  4. Boa tarde a todos!
    SENSATO!! Esse é o adjetivo que, pra mim, sintetiza o excelente texto de hoje.
    Parabéns José Roberto..
    TRANSPARÊNCIA! Como mencionou o colega AlbertoMTC.. É o que falta à diretoria do CAM em relação ao “projeto” para 2019 e em relação a tantos outros assuntos que ainda permanecem obscuros..
    E repito aqui a pergunta feita pelo Zegalo – Uberaba: Qual o projeto pro CAM 2019?

  5. Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo José Roberto,Eu já comentei aqui a tempos o único culpado foi o Nepomuceno que acabou ok kalil deixou pronto,É por favor vice de brasileirão e vice na copa do Brasil não vale nada foi no comando do Nepomuceno,simplesmente o Nepomuceno trouxe um montes de peladeiros e velhos e cones e enxeu o galo de dívidas. A pior das contratações foi o cone Maria.e falar no cone Maria aonde está os 10 milhões que mico desta diretoria atual,aliás esta mesma diretoria doaram o pratto para os bambis. Na minha opinião o carioca não faz falta nenhuma era outro preguiçoso que nem a roupa se sujava. Espero também que o Thiago não seja treinador para o ano que vem,que venha um treinador que põe estes jogadores a jogarem e põe estes peladeiros no banco de reservas. Vai galooooooo.

  6. Boa Tarde, me desculpem as palavras, vou até abreviar:
    P.Q.P
    Parece até que eu estava do seu lado quando você redigiu esse texto!
    Eu falo isso frequentemente! Exaustivamente!
    Só faltou falar que boa parte dessa culpa pode-se agregar a radio Itatiaia e seus interesses próprios!
    A demissão do Levir Culpi, a saída do Marcos Rocha, a contratação de Roger Machado dentre varias e varias outras situações são 100% de responsabilidade dessa radio!

    Acredito eu que toda aquela estrutura montada para aquele time campeão, foi um preço muito alto, e ficaria sim insustentável de se manter. Mas não era necessário se desfazer de tudo como foi feito!
    Estive eu pessoalmente conversando com Rever, que deixou muito claro o seu descontentamento com a nossa diretoria, com a forma que foi dispensado e de certa forma até acelerada a sua liberação. Como se não fosse o Rever, nosso capitão!
    Nem vou render muito não, você já disse praticamente tudo hoje!
    Agora é pensar em 2020, caso o planejamento de 2019 seja bem feito!

  7. Caros,
    Quem manda apareceu e agora tem ordem de mudar o discurso. O recado foi dado, viu LuLLuZeiros! É prá obedecer, seus manadas!…essa a problemática, ñ a única. De fato, 7 tem se revelado: ñ tem estofo, firmeza e caráter suficientes, prá ser presidente do nosso Clube. Ñ “entender de futebol” é algo q ñ deveria ser negligenciado pela torcida. Deveríamos ter ligado o sinal alerta qnd dessa declaração. Como é possível?…É claro q a LüLLüZëïrä e a facção OLDD da torcida, ou seja, a Organizada Lulu de DNA Duvidoso, vão sempre encher o saco com a melancólica ladainha e a matemática OTIMISTA deles: soma AnoQVem + austeridade e saneamento de contas + estádio redentor + Oh céus contra ventos e tempestades + num sei o q + é = foda-se, quero é ver o copo cair prá gritar Galo. A facção OLDD é uma comédia e tomaram conta do pequeno Horto, junto com a cooptada e outrora aguerrida Galoucura…Um presidente ñ entender futebol ñ é a mesma coisa de ñ saber o q é um impedimento, um tiro de meta, um 4-3-3 ou 4-4-2 q o valha…ñ, um presidente q declara, cheio de vaidade, q ñ entende de futebol vai tomar caneta, drible e chapéus por aí, com o perdão do palavrão, das “raposas velhas” do velho e sujo futebol…Ter um presidente q ñ entende de futebol é um tremendo equívoco e a interferência do Kalil, por q motivos sejam, é salutar. Alguém tem botar ordem na bagunça …Tem q ter HIERARQUIA, ou seja, respeito ao Clube.
    Obs.: O grande mentor do time q assombrou a América na 1ª metade da década foi o Sr. Alex Stival. Levir, como tenho visto, deixou muita viúva, mas o fato é q com ele o time começou a entrar em decadência…o cara é um preguiçoso e chegou aqui todo PIADA, o q agrada muito no Circo…Se for prá trazer ou Levir ou o pesadíssimo Abelão, fiquemos com o Largo, com a condição de superar a fase Estagiária da carreira e afinar o discurso com uma mentalidade, A VENCEDORA!
    GALO SEMPRE!

  8. Pelo visto o KALIL não resistiu a mais uma entrevista desastrosa do Larghi e o chamou na responsabilidade… o que deveria ter sido feito pelo 7C foi feito pelo atual Prefeito de BH… como podemos ver e ratificando o que já disse aqui, falta comando ao nosso CAM, fato!!!!!!!!!

  9. Oi Eduardo, José Roberto e Amigos, bom dia!
    Se o arquiteto desse projeto para 2019 for o Alexandre Tadeu, já era. Com certeza estamos lascados novamente.
    Primeiro, ele não vê os interesses do Clube e sim, de empresários loucos para a desova de apostas e refugos.
    Segundo, ele é incompetente para ocupar essa tão desafiadora função.
    Vejo 2019 na mesmice. Dizem que o planejamento já está pronto. Com certeza, deverá ser modesto e sem ambição.
    Transformaram o Galo em um time pequeno e comum.
    Time e Títulos? Talvez, somente capacitado para competir no Rural.
    Nas demais competições, continuaremos participando como meros coadjuvantes.
    Saudações Alvinegras,

  10. Bom Dia a todos! Já comentei que os projetos “políticos eleitorais” do Sr. Daniel Nepomuceno que até, acredito ter sido arquitetado pelo Sr. Alexandre Kalil. Que abriria mão da reeleição, e lançaria o “pupilo” ao cargo de Prefeito. Tendo a sua gestão no CAM plataforma eleitoral. Todavia a deficiente gestão do Sr. Nepomuceno à frente do CAM, o projeto foi para o lixo. Inclusive a sua reeleição a presidência do CAM. Quanto as decisões equivocadas do Sr. Nepomuceno, vou citar outras 4: 1ª) Rever, ao que parece, não moveu “uma palha” pela sua permanência; 2ª) Levir Culpi desligado, por que queria mantém pessoa ligada à família na comissão técnica; 3ª) A demissão do Cuca; 4ª) projeto eleitoral: Arena MRV e disputa da a Série “B” do Mineiro (outro vexame.) Ou seja marketing político.

  11. Futebol é jogo, ou seja, sujeito sempre ao acaso. Porém, para ficar no passado recente, sem considerar outros resultados ridículos que tivemos neste campeonato, imaginem se o Galo não tivesse empatado com o Vasco, reservas do Corinthians e reservas do Cruzeiro. Estaríamos a 2 pontos do líder hoje. Concordo com o Kalil: falta MENTALIDADE VENCEDORA e AMBIÇÃO. O time deixa de ganhar de times horríveis e o técnico diz que jogou bem. Haja paciência!

  12. Infelizmente parte da infraestrutura do clube construída na gestão do kalil foi se desestabilizando aos poucos graças a gestão pífia do comandante anterior… Acredito no trabalho do 7C pelo que vem sendo empenhado até então.. finanças, construção de estadio.. um trabalho a ser desenvolvido a longo e a curto prazo por quem comanda o clube.
    Saudações ao meu Galaum, eu acredito demais!!!

  13. Indo na toada do texto, acredito eu, deve-se manter Thiago Largui para a próxima temporada. Todos sabem da limitação do time titular e da carência do elenco com peças de reposição. A única mudança que se faz necessária para o próximo ano é o discurso arrogante do Presidente, que seria poupado de várias críticas se tivesse admitido que a situação financeira delicada do clube impede que o Galo brigue por títulos este ano; o Diretor de Futebol que não faz jus ao nome; e a contratação de peças pontuais para o elenco, o que certamente depende da segunda opção, que é um diretor de futebol competente.

    Queria só reforçar o apoio ao atual treinador que, apesar de todos os seus defeitos na escalação e nas substituições (defeitos que devem sim ser cobrados e criticados), tem tirado leite de pedra desse elenco com um futebol mais vistoso e bem jogado do que outros candidatos ao título, ainda que esses momentos sejam clarões e falte constância a establidade ás atuações do elenco. Ainda acredito ser o treinador bastante promissor e merece, sim, continuidade. Isso se tiver jogador também.

  14. Caro Ávila, Você foi cirúrgico em seu comentário. De fato, não vemos um projeto bem planejado e com boas projeções para o futuro. O Kalil, na última gestão, deu asas aos nossos sonhos; contudo, com a saída dele, seguida, principalmente, do afastamento – doença e falecimento – do Eduardo Maluf (este foi o maior erro do Nepomuceno, não promoveu a substituição, deixando sobrecarga para o técnico) tudo foi para o buraco. Atualmente, vemos algo semelhante: diretor inexperiente, time fraco, técnico sob experiência. De qualquer forma, quero acreditar que algo maior nos espera – que toda esta agonia tenha um propósito maior por trás. Grande abraço e que venha o nosso estádio a tempo de comemorarmos grandes glórias, ainda em vida!!!

  15. Bom dia xará e amigalos!!!!!!!!! Como sempre disse tudo nesse texto meu guru!!!!!!!!!!! Concordo também com o que disse o amigalo Afrânio José Esteves dos Reis de que a Diretoria atual ACEITA resultados ruins e desempenhos pífios do time do GALO sem cobranças….Se faz parte do projeto renovar o contrato do pseudotécnico Thiago Larghi!!! Quanto aos reforços irão esperar o mês de janeiro pra começar a “especular”…..como sempre…..Aí os concorrentes chegam na frente e sobram os REFUGOS pra nós….

  16. E daí? De que adianta ficar remoendo o passado? Não tem o que fazer, já se foi………….
    Que tal pensarmos no time do GALO? Somente no time e deixar o restante pra diretoria.
    É muito mimimimimimimimi. Choração sem fimmmmmm. Chega!!!
    Vamos incentivar o time! É isso que temos e é com isso que vamos!
    AQUI É GALO PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Olha, quando o Kalil vem com uma declaração dessas alguma coisa acontece e, na minha opinião, o técnico não continua em 2019, ainda bem. Acho até que o técnico para o ano que vem já está escolhido e não foi anunciado por questões óbvias. Espero que este nome seja Abel. Não obstante, sugeri ontem que o Éder comandasse o time como interino nestes últimos 11 jogos e o TL reconduzido a auxiliar, o Corinthians fez isso, por que não? QQ técnico que assuma o time em 19 tem que vir com a consciência da pressão dos 48 anos e sabendo da cobrança que sofrerá. “Se não ganha há 47 anos porque tem que ganhar este ano?” Isto NUNCA pode ser aceito como justificativa, é até ofensivo. Planejamento, novo treinador e novo diretor de futebol. Reforçar a zaga, LE, um armador e o Tardeli.

  18. Bom dia aos que realmente são atleticanos e frequentam o blog. Pelo que sei Levi foi o técnico depois da CB e depois não levou o GALO a conquista nenhuma, inclusive sendo eliminado no Indepa pelo Atlético Nacional da Colômbia, no dia 30/04/2015, vencendo o jogo até os 43 min do segundo tempo ao invés de segurar o resultado e ir pros penaltis, abriu o time e sofreu o empate. Além de ter dispensado o Extra Terrestre R10. 90% da Torcida pediu sua cabeça, após o vice BR/2015. Os outros técnicos Aguirre, RM e Marcelo Oliveira, talvez o melhorzinho foi o Marcelo Oliveira e todo mundo também pediu sua cabeça e a dos demais. Sem saudades nenhuma do RM, Thiago Larghi se formos olhar muito melhor que ele com um elenco menos qualificado. Aguirre sem comentário, perdeu um Mineiro pro América. Rafael Carioca, todos pediam sua saída, agora faz falta? Pratto, esforçado apenas, parece um corcunda. Quem viu ontem o River só foi ele sair e entrar um jogador mais técnico e novo no seu lugar que o time se encontrou e venceu bem o Indepiendente. Falam em projeto citando exemplos que a própria torcida queimou, não é todo dia que surge um R10 batendo a sua porta, pegando um técnico azarado que nunca tinha ganho nada, que perdeu 5 partidas consecutivas, tomou uma goleada do rival e mesmo assim contra toda a torcida segurou esse técnico e aí sim, não digo nem projeto, digo coragem do kalil de segurar a onda e impor sua vontade. Pergunto aos projetistas qual o projeto que voces querem? Se o Thiago Larghi ficar voces vão abraçar suas idéias, mesmo nas derrotas? Se vier o Levi e não conquistar nada, vocês vão acreditar no seu projeto? Voces apoiariam o projeto do 7C e do Gallo? Cada um tem sua opinião, penso que se o Thiago Larghi rever alguns dos seus conceitos como escalação e substituição poderia sim fazer parte desse projeto. Agora se for outro estarei torcendo da mesma forma, o que não dá é pra ficar aqui criticando tudo e todos, o erro do Nepomuceno foi ir na onda da torcida que a qualquer insucesso abandonava suas convicções e não teve um mestre de obras ja que o Maluf estava doente e não tinha forças para ajudar. Quem tem que se impor é o 7C como fez o Kalil em 2011 bancando seu projeto, porque se depender da torcida, cada um tem o seu. Saudações Alvinegras aos que realmente são Atleticanos e frequentam o blog.

    1. Lugalo.
      Para se escrever é preciso pensar. Para se escrever bem é preciso pensar bem.
      Pesquise quem eta o tecnico do GALO em 2014 nas conquistas da copa do Brasil e da Recopa.
      Vc é um autêntico desinformado!
      Forte abraço!

    2. Com a devida venia levir ganhou a copa do Brasil e a Recopa. E foi demitido apos ser vice brasileiro pq nao coadunava com os propositos do presidente de trazer medalhões e endividar o clube. Com levir Fred e Robinho dificilmente seriam contratados9

      1. O pior analfabeto funcional é aquele que não quer entender, após a conquista da CB ele continuou como técnico e não ganhou mais nada, aliás a Recopa omiti por um lapso, mas se desdenham das conquistas recentes como Libertadores e CB, e Mineiro não vale nada, tamos quites quanto a RECOPA. Para quem critica tanto, VOCE SO DEVE DIZER ALGUMA COISA SE O QUE VOCE FOR FALAR FOR MAIS IMPORTANTE QUE O SILÊNCIO. Saudações Alvinegras aos que realmente são Atleticanos e frequentam o blog.

        1. Lugalo,
          Para se escrever é preciso pensar. Para se escrever bem é preciso pensar bem.
          lapso não é sinônimo de IGNORÂNCIA!
          Boa noite!

  19. BOM DIA.
    NEPOMUCENO derrubou o time e 7C parece querer jogar a pá de cal.
    SE 7C NÃO DEMITIR O IMCOMPETENTE
    E DESPREPARADO VENDEDOR ALEXANDRE gallo ; pode anotar ; estaremos ferrados
    Esse sujeito não tem capacidade para comandar um time da grandeza do C.A.M.
    PLANEJAR COMO META A SER CONQUISTADA NO ANO A CLASSIFICAÇÃO PARA LIBERTADORES É UM ESCÁRNIO E DESRESPEITO COM O TORCEDOR.
    ELIAS PRECISA SER DISPENSADO E R.O. PRECISA TER UM CONCORRENTE DE VALOR NA SUA POSIÇÃO.
    ESSES DOIS NÃO TEM A ALMA E O ESPÍRITO VENCEDOR DO GALO.
    ANO DE 2018 FOI JOGADO NO LIXO.
    CLASSIFICAÇÃO PARA LIBERTADORES NÃO É NENHUM MÉRITO.

  20. Bom dia AmiGalos
    Ontem sonhei com os olhos abertos.Isso mesmo,foi um sonho que espero seja premonitório.Assisti o jogo do River contra o Independiente e me emocionei com a torcida do River.Transportei nossas bandeiras e camisas para lá.Vi nosso caldeirão fervendo.Escutei nossos cânticos de apoio ,de ufanismo e de guerra.Vi,nesse sonho acordado,nossa arena lotada empurrando o time.O espírito de um time campeão precisa ser”alimentado” pela torcida.Voltando a nossa realidade,com a nossa espetacular torcida que com mágoas e desenganos vem apoiando este frio time ,acho que nosso caldeirão seria um divisor de águas.Seremos maiores,seremos gigantes,com 50.000 guerreiros espartanos cantando e assim empurrando a equipe.Todos juntos.Infelizmente teremos de combater interesses de torcedores adversários,corroídos pela inveja e despeito ,em cargos de decisão nas agências ambientais protelando e adiando o início das obras do nosso estadio.Mas,Deus é grande e veste o manto.Nao vai nos abandonar.Vamos Galo, fé e força.

  21. Bom dia Eduardo, José Roberto e Atleticanos, como dito pelo José Roberto acima, um projeto vitorioso foi quebrado pelo imediatismo e instabilidade de pensamento do então mandatário do clube a partir do final de 2015. O que era para se ter como continuidade de projeto era o que levou o GALO a sua maior conquista da história, mas que estamos vendo é um projeto, se é que ele existe, obscuro em que nem a torcida consegue entender ante a passividade e desinteresse da diretoria com os rumos do futebol do time. Uma diretoria que se contenta em ver o Atlético como mero participante de campeonato e que uma sexta posição, em um campeonato de nível tão ruim, está de bom tamanho, não pode se rotulada como detentora de um projeto de reconstrução para alcançar um projeto vencedor.
    Ontem o Marcelo Alvarenga deixou uma questão: se o time do GALO é ruim? Ponderamente, entendo que o time, em comparação com os times de ponta neste campeonato, pode ser considerado mediano. Não vejo nos elencos de Internacional, do asqueroso carioca e do São Paulo elencos superiores ao do Galo. Porém, temos uma ampla desvantagem em relação a estes times, pois a diretoria parece se omitir ou ser indiferente diante dos desempenhos pífios do time e a atual Comissão Técnica foi incapaz de:
    a) dar um padrão de jogo ao time;
    b) não conseguiu equilibrar os setores do times;
    c) não conseguiu dar organização tática à equipe;
    d) escala mal e insiste com jogadores que não estão atravessando boa fase;
    e) erra sistematicamente na leitura de jogo do adversário e realiza substituições equivocadas.
    Um dos diferenciais entre o Atlético e os demais times de ponta é que as diretorias desses times não aceitam resultados ruins e realizam cobranças e tomam atitudes para mudar o panorama, mas no Atlético tudo fica do mesmo jeito, independente de o time fazer partidas ridículas como as contra o rival e o asqueroso carioca na qual levou um gol logo de cara e outro de cabeça um sujeito anão perto dos dois zagueiros do GALO.
    Diante dos resultados de 2018 e do futebol instável que o time atual apresenta e das deficiências da atual Comissão Técnica, só resta ao torcedor esperar mudanças que tragam o Atlético ao que realmente merece que é ser protagonista dos campeonatos que disputa e não ser um mero participante. Saudações Atleticanas

  22. Bom dia JR, massa e Guru.
    A reconstrução que vc almeja JR, parece que já começou lá pelos lados da Cidade do Galo, se vai dar certo são outros detalhes. Digo isto porque todos sabem que Kalil continua sendo o mandatário do clube, ou alguém ainda tem dúvida? A declaração dele, contra a postura de nosso técnico deu indícios de que só uma vaga na liberta poderá salvar o ex-interino da degola. Aliás, TL tem se destacado pelas más substituições escalações erradas e declarações infelizes, e a última foi a pá de cal. Confesso que eu até torcia pra ele, mas a teimosia e o apego a figurões que estão afundando o time, acabaram por coloca-lo em xeque à frente do time. Creio que seu substituo já está escolhido, e só não foi apresentado porque, teria que começar o trabalho num final de temporada. Espero que além do técnico outras mudanças aconteçam, principalmente na defesa, porque é uma vergonha termos tomado 33 gols em 27 jogos. As mudanças poderiam começar no gol. O que acham?

    1. Bom dia JBGalo. A reposição de bola do vitor e o posicionamento em cobranças de faltas sao irritantes. Hoje a reposição de bola é fundamental e nesse aspecto nao assistimos qq evolução. Mas nao vislumbro intenção de mudanças no gol. Alexandre galo terá um desafio enorme: primeiro em arrumar time para os emprestados que retornam no fim de ano(carlos capixaba hiuri e segue relação).segundo: arrumar negócio para Patrick Gabriel Maidana Denilson Edinho e varios jogadores que contratou e nao vingou. Encontrar um centroavante, um armador e pelo menos dois zagueiros de qualidade. Mas só de saber que Thiago Larghi nao continua renasce a esperança.

    2. jBGalo,
      Bom dia! Infelizmente eu não concordo que vc diz que o novo técnico já está escolhido para nova temporada.
      Primeiro porque não vejo bons nomes para a função e segundo o amadorismo desta diretoria jamais faria isso!
      Infelizmente meu xara com sobrenome do nosso time é um perdedor junto com um Presidente que não é da área! Não deslumbro um final feliz este ano e muito menos um 2019 com vitórias maiúsculas!
      O menos pior é que não estou aí na cidade pra escutar buzinaço a cada derrota do Galo e vitoria das smurfettes!

  23. Bom dia José Roberto e amigos! Você foi preciso! A gestão do Nepomuceno foi arrasadora! Existe uma expressão para descrever alguém que ninguém sabe como exerce um cargo de importância numa empresa. É a “tartaruga em cima da árvore”. Ela está lá, mas ninguém sabe como foi parar lá em cima. Tive a oportunidade de acompanhar de perto a elevação da tartaruga ao topo da árvore, pois vi acontecer a política de bastidores para fazê-lo aparecer. E o guindaste foi, infelizmente, o Kalil mesmo. Tem certas pessoas que são ungidas. Começou vice-presidente e exerceu mandato de vereador por suplência. Aproveitando o mote do Ronaldinho, foi “descoberto” ao conceder-lhe o título de cidadão honorário. Acabou eleito para o segundo mandato e tornou-se presidente. Se tivesse ficado quieto, como vereador, não ia passar atestado de incompetência. Mas foi se meter a ocupar cargo de executivo, deu no que deu. Assinou o atestado e com muito louvor. Pois sua passagem foi devastadora.

    1. E Neponuceno será Senador da República, pois, usando a mesma tática que usou na Câmara Municipal, é suplente de um candidato que levará uma das vagas ao Senado.

  24. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia José Roberto!
    “Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Dessa diretoria É!
    Mais um banho de lucidez! Creio que alguns frequentadfrequentadores desse espaço democrático terão um “colapso nervoso”. Concordo INTEGRALMENTE!
    Sempre escrevi que o futebol começa em Lourdes e se realiza em Vespasiano.
    Vivemos de puro amadorismo em nossas diretorias. Se analisarmos friamente, o modelo atual de amadorismo sempre foi a tônica no GALO! Presidente não entende de futebol (palavras dele), o diretor de futebol é um ex técnico fracassado !
    O resultado esta exposto: mais um ano sem ganhar sequer o mineiro; 47 anos na fila; “maravilhosas contratações(cansei de citar nomes dos inúteis contratados); falta TOTAL DE TRANSPARÊNCIA!
    Qual é mesmo o planejamento de 2019?
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

    1. Bom dia Alberto, diante dos comentários que você tem registrado neste espaço juntamente com os de outros Atleticanos com a mesma visão critica, penso que estamos substituindo a inércia da Diretoria atual e dando condições a ela para enxergar as deficiências estruturai existente na equipe e algumas soluções para melhorar o desempenho do time e fazer as mudanças necessárias para retomar o caminho das conquistas.
      Como diz o ditado: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Abraços

  25. Bom dia!
    José Roberto e Amigos, imaginem se o Galo estivesse levando esse BR18 com mais duas competições em andamento (BR18, CB e Liberta).
    Não dá nem para imaginar, o que demonstra que o time é ruim dentro de um elenco muito limitado tecnicamente.
    Como o Atlético tem tudo para conquistar uma vaga para a Liberta19, a pergunta que fica é se temos time e elenco para tanto?
    Não é uma resposta realista.
    Então, caro José Roberto, outra pergunta a ser feita: Qual o Projeto CAM 2019.
    Com o atual elenco uma desclassificação prematura é o que vislumbro.

    1. Devemos dar Graças à Deus de estarmos na 6a. colocação, pois não apresentamos futebol para ter vaga em uma Libertadores. Se classificarmos, será como o Vasco este ano, uma vergonha. Se não mudar a mentalidade deste Presidente, melhor participar o mínimo possível. O cara deve ver só campeonato de automobilismo, q o filho participa, não deve ver os jogos. Não é possível, que alguém não enxergue o péssimo futebol, como no jogo contra Gremio, Corinthians, Vitória, Bahia, Cruzeiro, etc. O time, está na média, mas o treinador é muito fraco, é um testa de ferro do Gallo, que é quem escala. Deixaram os técnicos medianos como Jair Ventura e Zé Roberto irem para outros clubes e os de ponta, como o Cuca também. E agora?
      Se na minha empresa tivesse um funcionário com o desempenho sofrível que este treinador desempenha, estava na rua a muito tempo, desde a desclassificação da Copa do Brasil. Fora Larghi. Fora Gallo.

  26. Bom dia José Roberto.perfeita análise. Bem vindo ao clube . Mas ontem tivemos boas notícias: renovacao de Adílson e o indicativo de que o contrato de Thiago Laghi nao sera renovado. E melhor ainda pretendem reforcar a defesa e contratar um armador. Espero que contratem jogadores para resolver o problema. Mas a insistência em repatriar Tardelli nao me agrada. Y

    1. Pq Tardelli não? Se ele vier e jogar 10% do que jogou em 2014, principalmente na Copa do Brasil, onde faltava comer a bola e nos deu o título. Ele auxiliava na marcação, na armação de jogadas, fazia gols. Tá certo de que já se passaram alguns anos, mas como eu disse se jogar 10% doql que jogou em 2014, joga mais que RO, Elias e Cazares juntos.
      Acredito que o erro foi demitir Levir Culpi ao fim de 2014 e pra mim a volta dele seria o melhor pro Galo. Mas se for continuar com o TL como técnico, precisa reforçar a comissão técnica, com um auxiliar mais experiente e tarimbado (já disse que o Éder Aleixo seria esse nome), pra sentar no banco e auxiliar na organização do time e nas substituições.

      1. E digo mais, ainda acho que apesar de ter sido o nosso melhor zagueiro nos últimos anos, o Leonardo Silva deveria ser o diretor de futebol, substituindo o Gallo. Ele é o capitão, tem liderança e o respeito dos jogadores, além de ser jogador e experiente no futebol.
        Se não for fazer parte da Comissão Técnica, caso seja contratado outro técnico, que sempre traz sua comissão técnica completa, o Éder Aleixo poderia auxiliar o Léo Silva como gerente de futebol, ou até sendo outro diretor de futebol. Os bambis tem 3 diretores, todos ex-jogadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *