Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Derrota mais que merecida

E que não me abala, dando sequência ao título. Todo Atleticano queria vencer, ou a grande maioria – existem aqueles que acham sempre um motivo para dizer que tá tudo errado -, mas segue de olho é na reta final das duas Copas. Afinal, estamos por quatro jogos, rumo ao paraíso. Isso, caso o Galo conquiste as duas, se nenhuma o inferno pode esperar que vai ser um final de ano melancólico. Está nas mãos do treinador e elenco a dosagem do astral dessa reta final de temporada.

Se conquistar as duas ninguém vai reclamar dos empates e até derrotas com time da zona do rebaixamento. Se conquistar apenas uma – no caso a CB -, será uma leve atenuante. Sendo a Libertadores então, creio que será muito festejada, afinal estamos na décima vez nessa competição em 12 anos e conquistamos em 2013, ano da primeira dessa série. Vale dizer, Copa Libertadores tem a cara do Galo. Nesse caso, indo além valendo duas participações nos próximos mundiais de clubes.

Pois que, para chegar nesse paraíso – glória eterna e terceira CB (2014/2021) em 11 anos e lembrando que numa delas (2016) fomos vice – a distância são quatro jogos decisivos. Na continental, a segunda partida de volta frente ao Ríver Plate, com considerável vantagem. Sem soberba, condição que não combina com o Galo e Atleticanos da gema. Superando, esperamos, a batalha final possivelmente num clássico brasileiro. Já na Copa do Brasil, jogo lá e depois jogo cá, com o flamídia. Time queridinho da mídia do eixo e da própria organização do torneio. Com fé e na base do “eu acredito” vamos encarar esses obstáculos.

Ah! Lá vem o blogueiro com essa teoria da conspiração. Me dirão alguns conformados e que desconhecem o que nós já idosos vivemos com essa gente que manipula e faz maracutaia tem mais de meio século. Hoje nem vou requentar o assunto e as mazelas, mencionando tão e somente fatos do presente. A grande imprensa, aquela que faz e desfaz com as cabeças das pessoas e inclusive elevou o flamídia à condição de maior torcida brasileira, já alinhavou a pregação para a final da CB. Os cariocas são favoritos. Se o jogo final fosse lá, já antecipariam a grande comemoração. Como a bolinha traiu a esse grupelho, agora já contam e comentam que o time da mídia deve fazer o resultado na ida e vir a BH cumprir tabela. Vagabundos!

Diferente da arrogância dessa gente, que conta até com cornetarista não Atleticano e que provoca nossa Torcida sistematicamente – com espaço aqui em MG -, seguimos com humildade e confiança nessas conquistas. E foi essa motivação que ontem deu para sentir que a derrota para o Internacional não doeu tanto quanto os adversários de muitas outras camisas gostariam. Ao final não houve vaias ou reclamações e ainda as resenhas na saída da Arena só tratavam dos próximos jogos nas Copas.

Quanto ao jogo, que merece curto espaço na prosa de hoje, diria que o mistão do Galo fez duas boas partidas quando foi acionado. Na vitória sobre Bragantino e empate com o Fortaleza lá. Nessa segunda até era para também ter vencido, mas ficamos com um ponto. Mesma pontuação que o Palmeiras ontem frente ao mesmo time do Ceará em casa conseguiu. Com dois gols de penalidades muito reclamadas pelo time do Fortaleza. O mesmo Palmeiras que venceu um time alternativo do Galo com duas penalidades. Ontem, ao que li e ouvi, também o flamídia teve penalidade mandrake. Expulsão de jogador, ao estilo lançado pelo Zé Pereira, dois amarelos em sequência. Nós tomamos gols também de pênaltis nos jogos com o Vasco e Internacional. Ontem o tal Marcelo Lima Henrique chegou a marcar outro, invalidado pelo var. Isso a tv bobo não mostra. Acobertam a maracutaia! Merecemos voltar para casa sem pontuar, que terça-feira seja tudo diferente. Assim como nos dias 3 e 10 de novembro e quem sabe também 30 do mesmo mês. Que assim seja!

*foto: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Derrota mais que merecida”

  1. O que se tira da derrota de ontem???

    Que temos jogadores nesse plantel que não servem nem pra reserva e isso está escancarado pra todos verem.

    Vamos torcer, confiar e acreditar que o time titular vai fazer a parte que lhe cabe e trazer pra cidade do GALO, os canecos das Copas.

  2. No jogo de ontem, posso dizer que a vitória do inter foi mesmo merecida. Algo, porém, restou claro: gramado com poças de chuva, embora atípicas evidentemente, após período de 172 dias sem chover em BH. A bola simplesmente não rolou por um bom tempo, que daria até para o Galo virar o jogo. Bato na madeira por três vezes, para que no dia 10 de novembro, possamos festejar com uma grande vitória sobre o Flamídia, com um gramado à altura DO GALO! Mas, contudo, todavia, mesmo perdendo ontem, a alegria da minha neta de 7 anos foi imensurável com seu “batizado” de atleticana roxa na ARENA: entrou alegre e saiu mais FELIZ , cobrando que “quero vir no próximo jogo do Galo ” vovô!

  3. O gramado da Arena MRV é simplesmente o pior da série A. Como conseguiram fazer um serviço tão ruim num estádio que custou 1 bilhão de reais?
    Semana passada caiu o dobro da chuva de ontem em São Januário e o jogo fluiu normalmente.
    Isso é uma vergonha.
    E pra quem afirma que não existe ponto cego é porque nunca ficou no anel superior.

    Sobre o jogo, impossível fazer qualquer comentário, pois não entendo nada de polo aquático.

  4. Ops voltando aqui só pra mais um pitaco:

    Venda a pontuação no comentário do amigalo Ernest, tenho notado que Milito, mesmo que timidamente e em jogos do time considerado reserva, vem dando chance pro tal Paulo Vitor.
    Em nenhum dos jogos que este jogador jogou ele foi no mínimo regular, sempre horroroso. Cerca Lourenço, horroroso nos passes e sem nenhum destaque.
    Não está na hora de ao invés dele, Milito dar oportunidade pra outro, como Vitinho ou até Robert?
    Ah! E no meu comentário anterior Falei de Vargas, Kardec e Fucks e esqueci Igor Gomes. Como é fraco este cara. Tomara que tenha um lugar reservado pra ele na barca.

  5. Salve Massa e Guru

    Nem dormi esta noite preocupado com o resultado de ontem. Só que não.
    Do jogo, ou do polo aquático jogado ontem, o destaque foi Rubens que fez uma partidaça.
    Em contrapartida a agua toda que caiu deve ter sido São Pedro chorando de ter de ver Vargas, Fucks e Kardec em campo.
    Ainda bem que a barca já está estacionada na porta da cidade do Galo. Que venha dezembro logo e nos traga títulos e nos livre deste encostos.
    Volta pro Mar oferendas!!!!

  6. Bom dia xará e amigalos. Derrota previsível a de ontem no gramado de polo aquático da Arena MRV. O que dá frio na espinha do atleticano é a distância de apenas 6 pontinhos do Z4. Mas a Glória Eterna e a Copa do Brasil estão logo ali. E o Sr.Marcelo de Lima Henrique continua o mesmo. E a arbitragem brasileira a mesma porcaria se sempre. Ontem os “operados” da rodada foram Fortaleza e Juventude. Que o GALO coloque suas barbas de molho na final contra o classificadaço…

  7. “Olho no lance”! Tomando emprestada a lupa do saudoso Silvio Luiz para aplicar num mesmo detalhe que antecedeu os dois primeiros gols do Inter. Na cobrança de lateral que originou a jogada do pênalti e também em cobrança de outro lateral que desembocou no segundo gol, o executor do lance manual, avançou descaradamente umas quatro passadas largas para adiante do ponto em que a bola havia saído, nas barbas do Juizão e dos próprios jogadores do Galo, facilitando a infiltração vantajosa na área , na “esperteza” da cobrança de lateral.

    1. Caro Jorge, concordo com o exposto, mas a falha fatal nos dois gols foi do péssimo Bruno Fuchs. Para quê aquele pênalti desnecessário? Entra na frente do cara, joga o corpo, menos dar um pontapé sem direção. E no segundo gol, que falha no tempo de bola. Se esse jogador jogasse metade do que ele acha que joga, estaríamos resolvidos na zaga. Ainda bem que o empréstimo termina no final do ano.

      1. Meu caro

        Pior é que o clube irá ficar com este jogador e tentará o reempréstimo. Este cara é 80 ou 800, joga uma partida boa e depois umas 10 ruins.
        E o Rômulo nunca teve nova chance.

  8. Bom dia, Atleticanos, o resultado jogo de ontem era esperado, tanto pelo time alternativo escalado, qto pela desmotivação pelo brasileiro. Mas, de qualquer forma, esses jogos devem servir como base pra formação do elenco ano que vem. Por exemplo, é notório pra mim que precisamos de pelo menos 2 zagueiros pro ano que vem. O trio Fuchs, Rabello e Lemos, é fraquíssimo, nenhum tem condições sequer de compor o elenco. Que venha a terça feira e que todo o elenco já tenha tomado conhecimento sobre o episódio da final da conmebol de 1995. Foco, seriedade e muita raça o jogo todo. Sem vacilar um minuto sequer. GALO SEMPRE. SAN

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Derrota na conta do Bruno Fulks. Fez um pênalti tosco e falhou nos outros dois gols. Depois do jogo uma triste notícia, o jogador disse que vai ficar no Galo, pois existem cláusulas contratuais que desconhecemos, ou seja, deve ter atingido números de jogos que impõe a sua aquisição. Tamos lascados!
    Pior que a obrigação contratual de comprar o Fucks é pensar que vamos ter de aguentar o Agonia nas pernas por mais três longos anos, pagando-lhe um milhão e cem a cada trinta dias. Mais de 50 milhões custará ao Galo o pífio futebol do Bernard. Em compensação, 2025, teremos o alívio de ficar livres do Vargas, Mariano e deste inútil centrovante Kardec. Peço vênia ao Ávila, para apontar aquela estranha expulsao do jogador do Cruzeiro, com menos de um minuto. Aquilo precisa de uma investigação. Essas apostas trazem muitas suspeitas. Quem apostou e ganhou com aquele cartão vermelho, naquelas circunstâncias deveriam ser monitorados. É como dizia Padre Torga: só sei que nada sei, mas desconfio de muita coisa…

  10. Bom dia!
    Ontem o time do Galo começou bem a partida. Rubens pela esquerda (que fez uma bela jogada, entrando na área, batendo seu marcador e chutando na trave, jogada essa que ia resultar no pênalti bem convertido por Vargas) e, principalmente Alisson pela direita. Mas infelizmente nós já tínhamos levado dois gols bobos, o primeiro, um pênalti infantil de Fuchs…pra resumir meu comentário, não gostei do Fuchs, não gostei do Kardec e não gostei daquele uniforme. Que camisa horrorosa!
    Não entendi porque Kardec ficou o tempo todo. Eu teria sacado esse ex jogador nos primeiros vinte minutos da partida. Não parava uma bola nos pés dele.
    Estou muito P da vida com a derrota do Galo diante da sua torcida. Foi desrespeito.
    Mas…o que nos interessa mesmo é terça feira.
    Vamu Galooooo!

  11. CAM 1 x 3 INTER – NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO-GE:

    Kardec 1,5
    Fuchs 1,7

    Paulo Vítor 2,8

    Alisson 3,6
    Igor Gomes 3,8

    Saravia 4,4
    Lemos 4,4
    Caio Maia 4,9

    Everson 5,0
    Otávio 5,2
    Rabello 5,3
    Vargas 5,3

    Rubens 7,7

    Considerando a FIAD (Ficha Individual de Avaliação de Desempenho), viu-se:

    Péssimo dos Péssimos (de 0 a 0,9): ninguém;

    Horríveis (de 1 a 1,9): Kardec e Fuchs;

    Fracos (de 2 a 2,9): Paulo Vítor;

    Desempenho insuficiente (de 3 a 3,9): Alisson e Igor Gomes;

    Desempenho inferior (de 4 a 4,9): Saravia, Lemos e Caio Maia;

    Podia jogar mais (de 5 a 5,9): Everson, Otávio, Rabello e Vargas;

    Corresponderam (de 6,0 a 6,9) ninguém;

    Boa atuação (de 7,0 a 7,9): Rubens;

    Ótima atuação (de 8,0 a 8,9): ninguém;

    Excelente atuação (9,0 a 10,0): ninguém;

    Piores em campo: Kardec, Fuchs e Paulo Vítor.

    No 1’T, em condições normais, o Time até teve boa atuação e poderia ter tido um resultado melhor não fossem as falhas individuais de Fuchs que comprometeram…

    No 2’T, por causa do temporal, o gramado da AMRV ficou impraticável…

    A Direção deve decidir hoje pela troca do gramado em razão da base da segunda metade do campo onde atuou o Alvinegro ser de argila, o que será a causa-raiz do comprometimento da drenagem que não funcionou…

    Que se troque, então, o gramado natural para mitigar o problema e não comprometer tanto o desempenho do Time doravante, como aconteceu ontem…

    E a solução para o problema parece que virá de forma definitiva com a troca do gramado para o sintético, o que está prometido para o final do ano…

    Faltando ainda oito rodadas para o fim do BR 24 e com o CAM distante a dez pontos do G6 não me parece que o Time vá conseguir pontuação suficiente para participação, via Brasileirão, na LA25…

    Além da grande distância para o G6, ainda há partidas muito difíceis por disputar (Goianiense, FLA, BOT, SP, JUV, VAS e CAP)…

    E aí é que tá!!!

    Caso não sobrevenha nenhuma conquista de alguma das Copas, babau participação do CAM na LA 25…

    A conferir…

    1. Ernest, olha a que ponto chegamos: torcer para participar de libertadores em 2025? Desculpe mas estamos há dois jogos de conquistar a Libertadores de 2024. Estamos a dois jogos de ganhar a Copa do Brasil de 2024.

      Ah, mas é se não ganhar nenhuma das duas vamos ficar fora da Libertadores de 2025? E daí? Já tivemos até na série B. Ah mais aí teremos menos dinheiro no cofre? PROBLEMA DOS DONOS DO CLUBE.

      Se não participar da Libertadores de 2025, foquem em ganhar o Brasileiro de 2025. Simples assim….

      E quer saber. Vi o jogo do Botafogo contra o Bragantino, temos plenas condições de vencer, como vencemos River, Fluminense, etc…

      O flamengo ganhou do poderoso Juventude com pênalti roubado e expulsao injusta do Nene , quando estava 3×2.

      Onde está o EU ACREDITO?????

  12. Bom dia a todos, vim a BH para evento de família e aproveitei para ir ao jogo. Realmente o gramado tem a qualidade dos aptos MRV, os caras não sabem fazer nem a drenagem decente do negócio, surreal!!! Quanto ao jogo, não dá para avaliar nada com uma lagoa daquela, vamos para cima do River

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *