Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Delirius da velha guarda

Ontem, como previa, passei boa parte do dia em resenhas com Atleticanos na faixa dos enta e bem acima de meio século nas arquibancadas. Gente que acompanha o Galo e não se entrega e sonha com os tempos de Mineirão lotado apertando a PM para empurrar torcida menor e abrir espaço no cimentão. Torcida que bateu recordes, sem usar do expediente de rodar roleta, com a intenção de fraudar público. Que suportou nos anos 60 apenas dois títulos estaduais, até chegar em 1970 e reassumir o protagonismo histórico do futebol mineiro, para no ano seguinte – 1971 – comemorar o primeiro campeonato brasileiro de futebol entre todos os clubes nacionais. Que sofreu com as maracutaias da cbf, contando com a juizada e tribunal seletivo, para impedir que o Galo comemorasse mais conquistas.

Torcedor que anda descrente com os rumos do futebol, especialmente quanto ao nosso time do coração, já que os tempos são outros e o romantismo daquela ocasião não existe mais. Consequência disso pode ser comprovada nos salários exorbitantes de jogadores que recebem – mencionando aleatoriamente – vencimentos mensais de 1,1; 1,6; 1,7 milhão sem entregar absolutamente nada em campo. Pode até ocorrer, com esse perfil, quem sequer briga por titularidade. Acomodação absoluta! Nada contra, por mim o profissional pode até receber 1,8 milhão ou mais, desde que se empenhe e lute pela camisa que defende. Que tenha história para contar depois de seguir para outro lugar ou mesmo encerrar sua carreira.

Na nossa época, com muito menos recursos, os clubes – evidentemente também o nosso – tinham elenco que vestia a camisa e brigava em campo defendendo as cores da equipe. Atualmente até as camisas não seguem mais o padrão histórico, motivado pela venda surgem uniformes totalmente contraditórios, como aqui já assistimos o Galo com camisa preta e amarela e até preta e rosa. Pode? Ou melhor, phode? Nessa nova realidade e atrelado a tudo isso, esse modelo novo saf de gestão ilude o maior patrimônio, o Torcedor, que se torna a maior vitima dessa situação. Qual entre nós, Atleticanos ou não, caiu no canto da seriema, confiando numa nova realidade que não veio e desconfiamos que não será entregue para nossa geração vivenciar tudo aquilo que foi anunciado e prometido.

Foto: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2020/01/28/noticia_atletico_mg,3832295/atletico-recebera-296-milhoes-em-3-anos-por-venda-de-parte-do-shopping.shtml

Me prendendo agora, tão e exclusivamente no nosso time do coração, estamos condenados desde as conquistas de 2021 a seguir dando crédito e mais crédito à essa mudança gerencial, percebendo o time – ano a ano – perder todo a força de reação no gramado. Daquele elenco, restam Éverson, Alonso (que foi e voltou duas vezes), Arana e Hulk. O goleiro mantém a performance, os demais – em que pese seus valores ao longo dos tempos, não são mais os mesmos no gramado. O capitão Hulk, sentindo o peso da idade e de carregar o elenco nas costas, já não tem a força do incrível super herói. Saíram vários e a reposição perdeu de longe em qualidade, causando uma indiscutível queda de todo o time. Que já não tem, quando dos tempos de vacas magras, a raça e a garra do vingador. Ao contrário, um monte de acomodados esperando o quinto dia útil do mês seguinte.

Tínhamos um shopping, que virou cinzas, alienado para a construção de um capricho – Arena – dos dois maiores investidores que agora são donos e buscam o equilíbrio financeiro. Como? Se as contratações seguem equivocadas e com custo altíssimo. O elenco atual, muito mais caro que o de 2021, é infinitamente pior que o daquela ocasião. Agravando nossa crise por resultados, sofremos sistematicamente, convivendo com esse desequilíbrio orçamentário. Até hoje não sei, ou melhor nada sabemos, sobre os aportes sugeridos naquele momento de crise de relacionamento entre sócios majoritários, imprensa e Torcida do Galo. Fato é que nos jogos nada mudou. Ontem até me atrevi em postar o balanço, altamente negativo, dos resultados dos jogos do Galo nas competições que ainda sonhávamos. Hoje, terça-feira, dia 16 de setembro, confesso que meu desejo único é o de permanecer na série A em 2026. Me basta, pois o receio de tragédia vem contaminando até Atleticanos mais otimistas.

Por fim, conforme foram as pautas das resenhas selecionadas ontem, é sentimento forte nos veteranos de décadas ao lado do Galo pela volta da Associação sem gestores e investidores capitalistas. A maioria queixa do fato real, tínhamos um shopping e depois 49% dele, totalmente transferido para o Grupo Multiplan. Sem ele, temos agora uma Arena que nem tem o nome de Estádio do Galo, afinal vivemos a era business, que em quase nada tem beneficiado ao carro chefe que mantém essa paixão em evidência. O Torcedor Atleticano. A divida assumida, ao que parece, bate com o custo da construção desse capricho dos acionistas majoritários.

Sem entrar em argumentos que já utilizei aqui, como o desdém por assumir o Gigante da Pampulha, a mais interessante sugestão que ouvi ontem entre meus parceiros de antiguidade Atleticana foi que deveriam devolver a Associação para a Massa, ficando com a Arena e aluguem para os shows anunciados em alto e bom som por ocasião do convencimento ao Torcedor. Quanto ao Clube Atlético Mineiro, de volta ao seu grande e maior patrimônio – Torcedor -, poderia até alugar aquela casa para jogos intermediários. Independência em partidas com pouco apelo e Mineirão para grandes confrontos. Até porque, nesses dois estádios, o aproveitamento do Galo em campo é infinitamente superior que nessa nova casa. Ah! E com divida zero. Afinal o passivo é praticamente igual ao custo da obra, orçada inicialmente em 400 e poucos milhões que passou de um bilhão. Assim, justos e contratados, todos sairiam ganhando, felizes e vitoriosos.

*imagens: 1) divulgação; 2) UAI/EM

15 thoughts to “Delirius da velha guarda”

  1. O time é o retrato da SAF. Sem compromisso com o torcedor e o futebol, incompetente, dissimulado. O futebol que jogamos não é digno de confiança. A SAF tem toda minha desconfiança. Estamos lidando com mercenários, no campo e na sala refrigerada.

  2. HOJE SIM, É A VOTAÇÃO DA DILUIÇÃO DO PERCENTUAL DA ASSOCIAÇÃO DE 25% PARA 10%. JÁ VI COMENTARIOS AQUI NO BLOG, QUE ISSO NÃO IMPORTA PARA A ASSOCIAÇÃO…. TÁ BOM …. SE NÃO IMPORTASSE, OS DONOS NÃO ESTARIAM ATRAS DESSES 15%. SERGIO COELHO DISSE QUE NÃO MUDOU DE IDÉIA , E É CONTRA ESSA MUDANÇA…. COMO ERA CONTRA , O GALO SAIR DO FORTE FUTEBOL E IR PARA A LIBRA. VEREMOS O QUE OS CONSELHEIROS DECIDIRÃO . A PRESSÃO É MUITO FORTE.

  3. Bom dia prezados amigos,

    Nessa resenha de ontem, parece que rolou muito saudosismo do bom e velho Mineirão. Eu fico pensando como o torcedor atleticano é forjado nas grandes dificuldades da vida né. O que os 4 R’s fizeram com o galo não tem explicação, acredito que a intenção tenha sido boa, mas parece houve muitos equivocos administrativos tanto para a construção da ARENA MRV quanto para a gestão de futebol pós títulos de 2021. Em relação a nova casa do galo, como bem disse o nosso blogueiro, orçado inicialmente por 400 milhões, conseguiram superar a casa do 1 bi. Sem contar a venda do Shopping, que imagino ser um empreendimento muito lucrativo, se tivessem construído a arena, sem se desfazerem do Diamond Hall, beleza, ok, estariam endividados, mas teriam como liquidarem a divida atraves do patrimônio do Atlético, a acredito que nem precisariam de se desfazer. Quanto a péssima gestão do clube em relação a compra e vendas dos atletas, o clube não conseguiu fazer bons negócios. Veja o Savarino, Keno, Zaracho, Rubens mais recentemente. E contratou quem que chegou e se destacou? Talvez o Scarpa, mas que anda devendo a massa atleticana. Então, acredito que quiseram comprar barato e não estão dando resultados. Eu chego a conclusão que investiram muito na Arena e esqueceram de investir no mais importante que o futebol. Lembrando que a diretoria dizia que iriam trazer pelo menos mais 4 jogadores do nível do Hulk. Abraços e tenham uma boa semana. Boa recuperação Eduardo, você não mediu esforços para ver o time no domingo contra o Santos e saiu de lá muito chateado. Lembrando, Lyanco tem que focar no campo e parar de querer mostrar graças para a torcida.

  4. AH SE TODO ESSE DINHEIRO DO SHOPPING FOSSE VOLTADO PARA CONTRATAÇÕES PONTUAIS E CONTINUÁSSEMOS NO MINEIRÃO!! ESTARÍAMOS HJ DESDE 2021 EM LUA DE MEL. AGORA É TARDE…

  5. Bem escrita a opinião do competente cronista. O CAM esta jogando uma pá de cal no seu maior patrimonio, a Massa. P.S. Bem lembradas as mutretas do outro lado da lagoa sobre ”recordes” de público. E o falecido Benecy Queiroz levou para o tumulo muita coisa…um abraço a todos.

  6. O PRESIDENTE SÉRGIO COELHO É OMISSO , AUSENTE E MUITO FRACO , NÃO TEM CAPACIDADE DE COMANDAR UM CLUBE DA GRANDEZA DO ATLÉTICO……
    SEUS DIRETORES , BRUNO MUZZI , PAULO BRACKS E VÍTOR , ALÉM DE UM DEPARTAMENTO CHAMADO “CIGA” , SÃO IMPRESTÁVEIS E NÃO ACERTAM UMA , É SÓ ERROS E DESACERTOS , CONTRATAÇÕES MAL FEITAS E EQUIVOCADAS ……
    O ATLÉTICO PRECISA SE LIVRAR DESSES IMCOMPETENTES E DESPREPARADOS SE QUISER ALMEJAR DIAS MELHORES .
    NÃO DÁ MAIS PARA CONTINUAR COM ESSA GENTE QUE VEM AFUNDANDO O CLUBE EM DÍVIDAS E FRACASSOS EM CAMPO.

  7. Salve Massa e Guru

    Segundo Breno Galante, o clube agora está sob ocomandode Rafael Luxento, Paulo Bratts e Bruno Muzzi.
    Tá explicado então, o porque do clube está esta draga. Estamos nas mãos de três patetas e justamente na hora em que mais precisamos de comando, diante de um elenco que a cada dia mais ganha muito e joga pouco.
    Sampaoli em 10 dias detectou o que Cuca e este trio de patetas junto com Vitor, não conseguiram ver nos oito meses anteriores : o elenco está rachado, a preparação física um fiasco e jogadores acomodados aceitando passivamente os resultados negativos, ou seja, os jogadores estão no comando do clube.
    A pergunta que fica: quem irá cobrar destes jogadores, se temos no comando monges tibetanos, incompetentes e bananas?
    E para ilustrar as bizarrices cometidas pelos 3 patetas ,temos um contrato de 3 anos pra Dudu, 8 milhões do dólares na compra do júnior Santos, demos 5 milhões de dólares em Fausto vera, mandamos embora Fucks e trouxemos Victor Hugo, trouxemos um zagueiro ex reserva do São Paulo machucado. Não trouxemos um volante em 3 janelas.
    Parabéns trio de patetas, aliás quarteto, já que Victor tb faz parte da trupe.
    Os jogadores tem o comando que merecem!!!!

  8. A VENDA DO SHOPPING , QUE ALIÁS MUITO MAL FEITA , FOI O INÍCIO DA DEFINITIVA DERROCADA FINANCEIRA DO ATLÉTICO……..
    A LOUCURA DESSES MENIN EM CONSTRUIR UM ESTÁDIO , CUJA ÚNICA FINALIDADE ERA SE UTILIZAR DO ATLÉTICO PARA O APROVEITAMENTO DE UM TERRENO IMPRESTÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS , FOI MAIS UM ERRO .
    ESSES MENIN SÓ TEM COMETIDOS ERROS EM SÉRIE DESDE QUE ASSUMIRAM ESSA SAF.

  9. Eduardo só agora a mídia vem falando que o elenco tá rachado.
    Lógico que tá rachado isso é claro e mais uma vez CULPA DA DIRETORIA sabe por quê contrata Rony e Junior Santos dois pé de rato ganhando mais de 1.5 milhão por mÊs quem vai ficar satisfeito????
    São essas contratações BIZONHAS e caras dessa PÉSSIMA diretoria que RACHARAM O ELENCO.
    Me explica pra quê contratou esse BIEL??? Arana jogando só com o nome, Alonso lento igual uma tartaruga e não sai do chão na bola aérea, péssimos reservas igual Caio Paulista e Vitor Hugo, PÉSSIMAS E CARAS CONTRATAÇÕES É MUITA CAGADA DESSA DIRETORIA!!!
    De brinde ainda ganhamos a PÉSSIMA CONTRATAÇÃO DO DUDU!! Tem que ter elenco rachado mesmo essa DIRETORIA SÓ FAZ MERDA!!

  10. Bom dia xará e amigalos. Esqueçam a Sul-americana. Esse grupo de jogadores descompromissados que a SAF chama de “elenco” vai ter que vencer 50% dos jogos restantes da Série A para não repetir o pesadelo de 2005. Alguém acredita que o GALO vai vencer o Botafogo no Rio?????? Então o desleixo da SAF em contratações pífias e caras está mostrando sua cara agora.

  11. O VESTIÁRIO RACHADO

    ARANA, na zona mista no pós-Santos, perguntado pelo BRENO GALANTE de “qual será o maior desafio para o Atlético hoje”, respondeu “… quando a vitória não vem não pode criar desconfiança no companheiro…”…

    Bingo!!!

    Lendo nas entrelinhas, o ARANA, sem dizer dizendo, disse que o vestiário atleticano está rachado…

    No Programa BAND NEWS NA ÁREA de ontem, Heverton Guimarães defendeu a tese de VESTIÁRIO RACHADO…

    Para HG, a situação atleticana “… é muito grave e que o grupo tá fechado é o cacete, tá fechado coisa nenhuma…”…

    HG reforçou as palavras de Arana e disse “que tem jogador que tá andando pro clube, andando em campo; ninguém corre pra ninguém, ali a verdade é essa, tem um monte de jogador com antipazinha um do outro…” …

    Concluiu HG, não aliviando para a Direção nem Cuca, que o problema agora será dos jogadores que “não estão cumprindo o seu papel” e que “Sampaoli terá a difícil missão de corrigir esse problema”…

    Na crise dos salários atrasados, quando explodiu o motim dos jogadores, LYANCO e SCARPA se ofenderam pelas mídias sociais, de forma gravíssima, evidenciando o racha no vestiário, mas que passou batido quando os salários foram acertados no outro dia…

    Bom lembrar que LYANCO escreveu na sua rede social, ao lado de uma foto sua com a camisa do Atlético, “FAMÍLIA?! JAMAIS… UMA VEZ GALO…” …

    SCARPA se ofendeu com a publicação do zagueiro e deu em LYANCO de bate-pronto: “INCRÍVEL COMO TEM OS APARECIDOS NESTE MEIO KKK. AQUI A GENTE É DE VERDADE ÍDOLOOOOO. SEM FAZER MÉDIA, SEM PUXAR SACO DE NINGUÉM E SEM FINGIR SIMPATIA”…

    E SCARPA não deixou barato e ainda reforçou a postagem com um emoji de nojo…

    Ô lôco!!!

    Convenhamos que a chegada de Sampaoli era para ter mudado o futebol do Time, mas não mudou, o que deixa claros indicadores de racha do elenco com potencial de mergulhar o Atlético na Série B…

    E agora, fazer o quê?!!

    Pra agora a ALTA DIREÇÃO tem que enxergar o problema. Se não conseguir ver isso vai continuar errática, perdida, dando varada n’água e comendo barrigada…

    Enquanto isso a tendência é de piora. A começar na Bolívia pela derrota que pode acontecer de forma acachapante e cruel, de dois pra subir…

    Antes de melhorar ainda pode piorar muito…

    Acorda, Rubens Menin!!!

  12. Pra mim, TUDO que aqui é comentado pelo blogueiro democrático, começou ali, exatamente na venda do shopping. Estava desenhado, e não creio tanto, para ter o desfecho dos tempos atuais. Lembro aqui os dois detalhes estranhos, por ocasião da venda da primeira metade, a meu ver, sem total transparência: 1) a campanha midiática para convencer o Conselho autorizar a venda; 2) que alguém dissera, à mesma época, em alto e bom som, a heresia de “que se shopping fosse um bom negócio, o Barcelona teria uns 4 ou 5”. No entanto, bem logo após a venda dos outros 49%, iniciou-se a obra do quarto piso luxuoso e que está lá pra quem quiser ver. “Foi um ótimo negócio a venda”…Daí pra frente, foi SAF, etc., etc., sendo que, até hoje eu duvido que alguém da MASSA saiba a realidade sobre tudo, pela falta de transparência. Até creio que a intenção de uma SAF pode ter sido boa, tanto para a massa quanto para os criadores, mas, bem pensada e sopesada, para a hipótese de que, se não der certo, não se perde nada e a torcida, principalmente a dos tempos do campo do Sete de Setembro, que se f…!

  13. Bom dia Prezado Eduardo e Massa Atleticana.
    Agora morando em BH depois de 52 anos em Volta Redonda-RJ.

    Pois é eu desde antes de iniciar a construção da Arena eu já defendia usar o nosso Salão de Festas, o Mineirão, e continuar com todo o patrimônio. Mas fui vencido inclusive aqui nos comentários dos AmiGalos. Vejam onde chegamos num belo sem saída. O que me impressiona mais é que os Velhinhos do Conselho do CAM não tomam atitudes. É muito triste assistir a tudo isso.

    Aqui é Galooo p****, agora em BH morando em frente a Arena.

    1. Se não me engano os velhinhos do conselho devem aprovar hoje a possibilidade de redução do percentual da instituição na SAF. Só o Galo e o mar trazem os mortos de volta.

  14. Bom dia!

    Olhando a realidade de frente, não vejo como o treinador fazer mudanças em termos de jogadores, para a próxima partida.

    Da relação dos atletas que viajaram, as novidades para mim, seriam as escalações de Bernard, Caio Paulista,Biel,
    e Ivan Roman, o restante são os mesmos que estão sempre jogando ou entrando durante os jogos. Muito difícil né?

    Continuo achando que esse negócio de Hulk, Cuello, Roni e Scarpa jogarem juntos ao mesmo tempo, fragiliza a marcação no meio campo, como foi no primeiro tempo contra o Santos.
    O time melhorou no segundo tempo, graças é claro pela expulsão do adversário com 2 minutos de jogo.

    O treinador mostra que não conta com o João Marcelo e o amigo do Domingos Sávio.

    Então a perspectiva para amanhã, é ficarmos cruzando bolas para o Hulk, Roni, Jr Santos, Dudu cabecearem ou um chute de fora da área, o que é pouco provável.

    Talvez seja melhor ficar no delírio da velha guarda.

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading