Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Definidos os concorrentes ao título mineiro

Com a primeira colocação praticamente assegurada – ao que se apresenta – nas semifinais pegamos a Caldense com a quarta colocação já definida. Isso pois, para o Galo perder a liderança ao final da última rodada – frente ao mesmo time de Poços de Caldas – teríamos de ser derrotados e um dos outros dois classificados CSA/MG e Athletic de São João del Rey vencer respectivamente Patrocinense ou Vila Nova. Além disso, tirar uma razoável diferença no saldo de gols. Quase impossível!

Sendo assim, essa catástrofe não acontecendo, então – com a primeira partida na condição de visitante – se não for em Poços de Caldas, pode ser em Pouso Alegre, conforme vem sendo especulado. Já na outra semifinal, ainda sem definição de quem terá a vantagem da segunda colocação e – consequentemente – da ordem de mando de campo, deverão se enfrentar o CSA/MG, que busca sua refundação, e o Athletic da terra de Tancredo Neves. Que, diga-se, era confessamente americano e o coelho não conseguiu vaga nas finais do mineiro.

Lá na ponta de baixo, desesperadamente, estão URT e Pouso Alegre que enfrentam Democrata de Valadares e Uberlândia. O time do triângulo –vive entre o céu e o inferno – pois ainda corre risco, afinal uma vitória simples do adversário, será suficiente para ser superado pelo próprio time do sul de Minas pelos critérios de desempate. Se vencer, pode até entrar na zona intermediária e disputar a taça Inconfidência. Além de vencer tem de contar com derrota do Democrata ou Tombense.

Também a Patrocinense tá no meio dessa zona perigosa. Trocando em miúdos, para a disputa da taça Inconfidência, estão definidos apenas o Vila Nova e América, ainda que teoricamente com melhores chances o Democrata e Tombense, correndo por fora o Uberlândia. Os outros todos – Patrocinense, URT e Pouso Alegre – brigam para não cair. Dois deles serão rebaixados e o outro fica no limbo. Não cai e tampouco segue na disputa pelo título do troféu consolação.

Parece um samba do sujeito doido, mas é a realidade, porém o que nos interessa é Galo. Sendo assim, seguem minhas considerações depois dessa rodada, qual minha expectativa e como estou percebendo desde o meu pensar até pelo que ouço em minhas andanças pela vias públicas da Cidade do Galo. Existem, sem ter um medidor científico – em menor número -, Atleticanos que colocam fé no El Turco. Justificam pelo início de Cuca, ano passado, confiando que o treinador ainda conseguirá dar um padrão de jogo ao time. Com o ex-comandante, na mesma ocasião – é fato – existia muita desconfiança. E deu no que deu!

Pois que, na contramão dessa expectativa, acredito que em números supostamente mais expressivos, Torcedores muito preocupados com a diferença do futebol que a equipe mostrou ano passado e o que estamos assistindo nas mãos do argentino. Eu mesmo, era do primeiro grupo, agora já tenho um pé nessa desconfiança. Ontem e em dias anteriores expressei exaustivamente sobre esse clima de tensão no meio da Massa.

Dito isso, caro Mohamed, serão apenas mais quatro possíveis jogos para ajustamento da equipe. E mais, depois de 11 partidas – sendo dez pelo campeonato estadual – podíamos ter feito muito mais experiências com jogadores promissores como Vitor Mendes, Guilherme Castilho – ambos chegaram de empréstimos com ares de revelação -; ainda Neto – esse boto muita fé –; Matheus Mendes; Calebe; Sávio – que quando parecia desinibir deixou de ser utilizado, por uma suposta venda que nunca se concretiza; além dos dois Felícios. Posso até estar sendo cruel e tremendamente equivocado, mas Fábio Gomes, especialmente depois da infantil expulsão, e Tchê Tchê não terão lugar na equipe Atleticana.

Ao que sinto e também percebo entre Atleticanos com os quais sempre tenho conversado, poderia fazer duas afirmações para nosso bom debate. Já se foram quase 60 dias, aproximadamente dois meses, de trabalho e não podemos afirmar que a equipe está pronta para competições do nível da Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. Outra. Com jogadores alternativos – isso, reservas mesmo – o auxiliar técnico Lucas Gonçalves no ano passado conseguiu muito melhores resultados que quando a equipe foi assim escalada por El Turco.

Tá na hora de despertar essa passividade à beira do campo e – assim como Cuca demonstrava – fazer o time voltar do vestiário diferente da morosidade que estamos assistindo em cada primeiro tempo. Com ou sem alterações na equipe, preferencialmente com modificações pontuais, onde jogadores demonstram que não estão no seu dia, ou tarde, ou noite. Aqui é Gaaalooo, Mohamed, a torcida mais chata do Brasil, po##@!

*imagens: 1, 2 e 3) Superesportes; 4) Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Definidos os concorrentes ao título mineiro”

  1. Entendo que o pessoal está meio estressado, estamos liderando o mineiro, temos o melhor time, o técnico está começando um trabalho, vamos dar um voto de confiança a ele. Nosso Galo lindo vai ganhar este título com um pé nas costas. Como dizia minha avó: “vai Galo!!!

  2. Boa tarde para todos!
    Acabo de abrir o portal Hoje em Dia e pra minha surpresa na pagina de esportes existem 10 reportagens:
    2 do SUPERCAMPEÃO ATLÉTICO
    2 Do Coelho que disputa a Libertadores
    e pasmem! 6,isso mesmo 6 do Lulu da Pomerânoa azul que disputa a série B pelo terceiro ano seguido. É meus amigos….

    1. Amigalo Reinaldo

      Até que enfim tenho um companheiro para reclamar deste portal. Venho chamando a atenção para isto há tempos. Este portal é uma pouca vergonha em termos de isenção, inclusive tem as chamadas diárias dos postes do tal de Dalai Lama e nenhuma deste espaço aqui.
      O estagiário tá cumprindo direitinho o papel de colocar as Marias em holofote.

  3. Dos grandes times brasileiros que vão brigar por algo em 2022, o que têm o Treinador mais fraco é o nosso CAM, fato!!!!!

    Posso e quero estar muito enganado mas do jeito que se apresenta, o “TURCO” não têm capacidade de treinar um time da envergadura e poderio como esse que temos hoje!!!!!

  4. Bom dia! Fora o 4-2-4 que deixa um meio de campo despovoado e um buraco entre o ataque e o meio, este técnico insiste nas substituições absurdas. Invariavelmente coloca o Tchê Tchê, em detrimento ao Otávio, que fez um jogo muito bom e não entrou mais. Não coloca o Neto, ou o Castilho. Escala mal, demora a enxergar o jogo, e as substituições são obvias. Tira a Ademir, coloca o Savarino, tira o Savarino e coloca o Ademir. Tira o keno põe o Vargas ou Dylan. Tira o Vargas e põe o Nacho, quando o problema do time é o esquema. Era para ter ganho todas as partidas do Mineiro, mesmo com os reservas, tamanha a disparidade de elenco. Mas estamos dando mole. Ganhar o Mineiro contra estas babas é mole. Quando o caldo engrossar, com este meio de campo “Avenida”, aí é hora de sofrer contra os Jorge Wilstermans da vida………

  5. Olá amigos da bola!

    Treinador bom para mim, é aquele que coloca o time para ser agressivo, para jogar em velocidade, para marcar pressão, time ligado tempo todo, time wue toca bola em alta velocidade, que faz inversão de jogadas, que tem repertório de jogadas ensaiadas… Esse cara é bom treinador!

    São casos do uruguaio do Cruzeiro, do Vitor Mendes do Corinthians, Vojvoda do Fortaleza etc!

    Mohamed é péssimo!….. Acorda presida/Menin

    Time dele, Mohamed, não marca alto, muito lento, uma preguiça em campo, muita ligação direta, ridículo!

    Fora Mohamed…….

    Não entendo porque os endinheirados do Galo, não conseguem trazer treinador de perfil agressivo!

    Cara!… Basta se informar

    Detalhe!

    Como disse um amigalo aqui:

    Treinador do Corinthians, fez segundo jogo apenas!

    É perceptível a diferença positiva!

    Time anteriormente com o retranqueiro Silvinho, jogava para trás. Hoje, voa em campo. Sufoca adversário, marca pressão, joga em velocidade, sempre ligado….. Isso é bom futebol amigos!

    Uma pena, Galo ter excelente elenco porém péssimo treinador!

  6. O GALO DA NA IMINÊNCIA DE SER DESCLASSIFICADO? ATÉ PARECE PELA CHORADEIRA GERAL. GENTE! SOMOS LÍDERES. O TIME NÃO ESTÁ JOGANDO BEM, MAS ESTÁ GANHANDO. ISSO É QUE INTERESSA. ADEMAIS, CONTRA NÓS TODO MUNDO QUER JOGAR. ATÉ AS MARIE. MAS NO FINAL COMO FOI? DIGO ISSO MAS ACHO SALUTAR A PRESSÃO DA TORCIDA. EL TURCO ESTÁ NUM PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AO QUE PARECE NUNCA DIRIGIU UM TIME DE PRIMEIRA LINHA.

  7. Bom dia Massa e Guru

    A cornetagem ao trabalho do Turco corre solta e por mais que eu queira dar crédito ao técnico, há coisas na equipe que não dá mais pra aguentar. A insistente escalação ou entrada de Tchê Tchê, as falhas constantes da defesa, mesmo que com jogadores diferentes, o buraco no meio campo e principalmente a passividade do treinador na beira do campo, quando o time está jogando mal, são coisas irritantes.
    Vamos virar esta chave “El Turco”!

  8. Bom dia,

    Quanto a classificação do Mineiro, observemos que os dois pênaltis assinalados para o CSA-MG foram cirúrgicos, um apenas não o colocaria em segundo lugar.
    serão 3 jogos seguidos contra a Caldense, overdose de Caldense.
    Meus sentimentos quantos ao treinador é igual ao redator com tendência a preocupação.
    O que mais me deixa preocupado é realmente a falta de ousadia e convicção para colocar os jogadores da base e pouco renomados em campo.
    Sinaliza que ele se teve trabalho quanto ao conhecimento do elenco, não teve o mesmo trabalho quanto ao conhecer o torcedor.
    Farei algumas ponderações sobre outras equipes e seu desempenho em campo, é claro que estaduais a parte e dificuldades ou facilidades que não levo em consideração.
    Santos, demitiu o Carile com excelente desempenho em percentual de aproveitamento, alegação: falta da equipe apresentar evolução tática.
    Santos, com a admissão do Bustos jogou 2 vezes, empate contra Flu-PI e derrota para Palmeiras, apesar dos 10 dias de trabalho a torcida saiu de campo satisfeita e comemorando a clara evolução demonstrada pelo elenco “limitadíssimo”.
    Corinthians, apresentando grande evolução tática e começando a refletir em números de gols.
    Flamengo, sinceramente o cariocão consegui ser de pior nível do que o Mineiro e as vitórias não significa nada, porém, dizem os comentaristas que a equipe começa a entender o que o treinador quer deles.
    Atlético-MG – Estamos sofrendo nitidamente pela falta de competividade e desinteresse dos jogadores, a isso acrescento os péssimos gramados.
    Somado a tudo a isso temos ainda o fato dos jogadores estarem nitidamente seguindo o ditado do R10, “Quando está valendo, tá valendo”.
    Porém, a falta de oportunidade a jogadores como já foi relatado pelo Ediuardo, a passividade na lateral do campo, a dificuldade nas alterações durante o intervalo e também o baixo número das mesmas em jogos, aliado também as mesmas que nunca altera o esquema de jogo e apenas troca seis por meia dúzia, preocupa e muito.
    O desaparecimento da equipe fixa do Galo também esta claro.
    Aquele jeitinho de bom moço para mim é falta de culhão para encarar de frente uma equipe campeã.
    Podemos sim, na força do elenco nos tornarmos campeões do Mineiro e ainda chegarmos longe nas competições nacionais e libertadores, mas não sinto firmeza de que o treinador terá domínio do vestiário no momento que precisar e necessitar desta liderança.
    Sem contar que começa a incomodar que o mesmo dá oportunidades diferentes aos estrangeiros, começo até a gostar do limite quanto a utilização deles.
    Por fim digo que um treinador pode trazer ganhos enormes financeiros e competitivos ao clube, mesmo não sendo simpático como o Sampaoli, haja visto o elenco que ele ajudou a montar e mudar de patamar, outros que trás os títulos que também acrescentam financeiramente a pesar de não revelar ninguém como o Cuca, agora vendo este inicio de trabalho do El Turco, não vislumbro nem uma coisa nem outra, veremos!

    Boa semana a todos!

  9. Se você erra na escolha do maestro, não tem como uma orquestra acertar na sinfonia!
    infelizmente, parece que escolhemos o maestro errado…
    Estão usando a comparação com o tempo e os números do cuca no ano passado, mas tem uma diferença fundamental:
    – o cuca tinha que montar um time, o Hulk ainda não tinha lugar, o Keno estava se adaptando!
    O turco pegou tudo prontinho e da só desarrumando a olhos vistos!

  10. A gente não precisa de um bolo pronto pra perceber se ele esta indo bem ou não!
    O cheiro ta bom,
    o crescimento ta bom,
    a cor ta boa!
    Da sinais!
    Esse time do Atletico da sinais, claros, de que o bolo (time) ta desandando!
    A saída de bola é ruim (piorou muito),
    o meio campo sumiu (piorou muito),
    não tem jogadas e isola a bola pra frente,
    Praticamente todos, todos, os jogadores rendem menos!
    Precisa esperar pra antever que não esta dando certo?
    O cheiro ta ruim,
    a consistencia ta ruim…
    Qual jogo o Galo fez esse ano que te convenceu?
    Depois de um ano maravilhoso parece que vem um…

  11. Que choradeira , crendeuspai !

    Fiquem tranquilos , daqui a pouco o HULK assume a escalação , o ZARACHO volta , o MÔ vai pro banco ( como o MANSO foi ) e teremos a mesma situação do ano passado , OU SEJA , os NOSSOS CARAS em campo resolvem a parada , seja no 4.2.4 , no 4.3.3 ou no 9.1 .

    O elenco é o mesmo , não há o que temer .

    Em tempo :
    23:59
    O cara tem um arsenal de variações táticas
    O cara nos deu um nó tático no Horto
    O cara é ótimo de grupo
    00:00
    FORA , MOHAMMED !

    É PRACABÁ !!!

    1. Exatamente a mesma choradeira que vc e mais uns tinham com o Cuca e ele ganhou praticamente tudo, faltando a Libertadores! Então, se chorarem, mas o Turco ganhar os títulos, no fim todos nós estaremos satisfeitos como no Natal passado!

  12. Bom dia,

    Aos pessimistas:

    Vou escalar o melhor time do Brasil, e não me importam as críticas!

    1-Everson
    2-Nathan Silva (Lateral direito)
    3-Godin
    4-Alonso (se chegar)
    5-Alan
    6-Jair
    7-Ademir
    8-Nacho
    9-Zaracho
    10-Hulk
    11-Savarino

    Desconsiderem a numeração, esta é só para efeito de ordenamento.

    Quanto aos reservas, são altamente bem vindo para a 2ª etapa, para pegar os adversários cansados, os quais seriam titulares em qualquer clube da série A.

    Portanto, previsão de muitos títulos em 2022, sendo os principais, Brasileirão e Libertadores.

    Acreditem quem quiser.

    “Somente sendo um pra saber”

  13. Bom dia Amigalos!

    A questão atual é: esse time do Turco afinal, vai ou não dar liga? Quem acha que não, olha para o desempenho até aqui, projeta o futuro e não vê nada de bom acontecendo. Quem acha que sim, lembra do time do Cuca nesse momento do campeonato e crê numa melhora gradativa. Quem tem razão? Provavelmente ninguém, ou ambos, parcialmente.

    Em primeiro lugar, temos que reconhecer que campeonato mineiro, infelizmente, não é parâmetro. Os próprios jogadores não jogam no limite pois há uma temporada pesada pela frente. E jogar para o gasto tem sido suficiente. Então é possível esperar melhoras no time, sim. Por outro lado, nessa altura do campeonato, o Cuca estava sendo muito mais cobrado que o Turco. A necessidade de ganhar um título de expressão jogou pressão no Cuca. Atualmente, parece que essa pressão diminuiu ou acabou e ficamos apenas ‘torcendo’ para dar certo. Isso costuma dar errado!

    O Turco não é o Cuca. Primeiro ponto. O argumento que nesse momento o Cuca também patinava, não é válido. Do contrário, porque ter mandado embora o Dudamel e não esperar por resultados melhores no decorrer da temporada?

    Vamos interpretar a diferença de Dudamel para o Cuca e depois comparar com o Turco. O Dudamel logo de cara já mostrou que não iria dar certo. Chegou fazendo uma série de mudanças culturais intempestivas e ganhando a irritação do elenco. Quem estava lá dentro sabia disso. Não dava para continuar. Com o Cuca foi diferente. Apesar do problema pontual com o Hulk, tudo se organizou bem e o elenco ‘comprou’ o trabalho do Cuca.

    Com o Turco, aparentemente, o elenco também está satisfeito. Os problemas detectados com o Dudamel não apareceram na gestão do Turco. Por outro lado, o Galo está hoje, muito menos intenso que o Galo do Cuca no mesmo período. Isso é fato! Ano passado, faltava encaixar o time que ao menos estava tentando. Hoje o Galo é um time preguiçoso, talvez fruto da pouca pressão feita ao Turco pela diretoria/torcida e dele, Turco, aos jogadores, que, ao ver sua postura passiva à beira do campo, entra no mesmo ritmo dele.

    Ainda dá para fazer correção de rota? Dá! Mas primeiro precisa ter vontade verdadeira de ganhar! Fome de vitória e de título! Isso não é só na teoria, precisa aparecer de verdade na prática. Segunda coisa, precisa dar uma injeção de ânimo no Turco. O ritmo dele influencia os jogadores. Preguiça chama preguiça. Desânimo chama desânimo. Motivação chama motivação. O time precisa mostrar serviço, motivação, vontade de ganhar. Pressão alta, marcação forte, imposição no jogo. Nada da passividade que estamos vendo ultimamente. O adversário percebe isso e cresce pra cima da gente. Aí depois fica difícil de dominar.

    Como já disse antes, torço para o Turco dar certo no Galo. Mas sua postura passiva não tem agradado. Galo é paixão, é movimento, é garra, é luta. Ou o Turco entende isso e se adapta ou vai acabar sendo dispensado e atrapalhando toda a temporada do time. A fase classificatória do Mineiro acabou. A mudança tem de ser agora. Que a Diretoria fique atenta aos sinais. Melhor mudar enquanto é tempo, ainda que só a postura, do que sacrificar toda a temporada. É o que penso.

  14. Pra Lugalo, basta o Galo existir. Já eu, prefiro o Galo existindo bem.
    De qualquer forma fico muito feliz quando o Lugalo aparece porque é sinal que o Galo vai bem. Afinal ele só aparece aqui “na boa”…kkkkk

  15. Bom dia a todos!
    A promessa de utilizar o campeonato mineiro como laboratório não passou de uma promessa. Pouco ou quase nada se viu dos jogadores da base. Alguns, na minha visão mereciam e ainda merecem mais oportunidades, cito o Calebe, Vitor Mendes e Castilho. Para esta última rodada escalaria o Calebe no meio jogando ao lado do Nacho, Otávio e Jair. No segundo tempo ainda poria o Castilho. O momento ideal para testar os jogadores da base é agora contra os adversários menos qualificados. O time do CSA/MG, embora tenha uma situação financeira muito difícil, está repleto de jogadores da base jogando o campeonato mineiro. Um desses jogadores deu muito trabalho aos nossos time no clássico e ele tem a mesma idade do Sávio. Ainda é tempo, Turco, faça alguns testes que a massa está querendo ver e pare de escalar o time com 4 atacantes e dois meias. Essa escalação já foi comprovada 10 vezes que não funcionou.

  16. Bom dia para todos!
    Esse turco tá me parecendo um “presente de grego”.
    Alô MORRAmedi!!! Os mexicanos estão com uma saudade danada d’ocê sô!

  17. Bom dia!
    Todo início de temporada a diretoria vem com aquela conversa de aproveitar a base. Aí vem um treinador que não entende bulhufas de Galo e faz um cata cata de jogadores inexperientes e coloca em campo. O resultado disso é que sem entrosamento fica um jogo feio e o tal treinador chega a conclusão que os caras não estão prontos, quando o inteligente a fazer, seria ele colocar um ou dois garotos entrando no time com os titulares, como faz o São Paulo, flalixo, curica, etc. Enquanto esses citados times ganham fortunas nas vendas dos seus garotos, o Galo faz negócios horrorosos com seus ativos.
    Esse Turco tá numa marcha lenta ou mesmo ré terrível.
    #Galorompecomglobolixo

  18. Mesmo com a fragilidade dos adversários o título está em risco. O Turco não conseguiu mostrar nada, não tem esquema de jogo, não tem jogada ensaiada, não tem coragem e sua passividade a beira do campo está sendo transferida aos jogadores, sem falar no ridículo esquema 4x2x4.
    Do jeito que a carruagem está indo, em breve estaremos no mercado em busca de um técnico.

  19. Bom dia, todos! Se o mineiro serve como laboratório, o nosso não funcionou. Não tivemos nada de novidade, nenhum nome que poderia surgir para nos dar mais esperanças neste ano. Queria muito ter visto o Castilho, Neto e Vitor Mendes junto com o time titular. Mas esses só entraram no “”junta a junta” do Turco. Contra a Caldense novamente será o “junta a junta” e a partir daí não tem jeito, será o titular em todos os jogos. Trocar o técnico agora não dá mais, então é torcer que muitos atleticanos, como eu, estejamos enganados e que o Turco esteja no caminho certo. Faço questão, sim no título mineiro. Será a quarta taça consecutiva que vamos levantar, média de uma por mês. Não me lembro de um feito assim aqui em Minas.

  20. Estou num desânimo absurdo, cada jogo que passa o time PIORA MAIS, ao invés de evoluir. E o El Burro, continua insistindo nesse esquema 4-2-4.

  21. Bom dia!
    Se não sumirem com este protótipo de técnico chamado de El turco podem esquecer títulos para este ano vai passar em branco pq esta supercopa não vale nada…

  22. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O técnico do Corinthians, no segundo jogo, já mostra a que veio: exigência de pressão após perda de bola, velocidade nos passes e com 24 minutos de jogo fez uma substituição. Atitude não falta. Esse turco assisti um time em campo fazer troca de passes numa lentidão absurda, os jogadores não fazendo pressão na marcação de saída de bola, em completa preguiça. O primeiro tempo do Galo foi um desrespeito aos torcedores que compareceram ao estádio. Mas isto é, na minha opinião, resultado do planejamento: o próprio turco disse que a prioridade é a Libertadores. Então esse time vai ser essa preguiça nos demais campeonatos? Penso eu que uma desclassificado para a Caldense poderia ser ótimo, pois ficaríamos livre desse argentino fake, pois a passividade dele com a preguiça do time em campo é inaceitavel. Se perdermos o Mineiro, o Rodrigo Caetano, busca o Cuca para o resto da temporada e ai poderemos disputar o Brasileiro, copa do Brasil e Libertadores. Alonso já tá voltando. Volta o Cuca também e mandem esse indolente Técnico pras cucuias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *