Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Correr atrás do risco mal calculado

A opção por oportunidades para a garotada jamais será questionada, mas as escolhas de jogadores rodados para essa experiência foram imperdoáveis. Colocar lateral de qualidade discutível, zagueiro de temporada única e atacante que desconhece o caminho do gol, ensejaram os dois resultados amargos nas primeiras rodadas.

Agora presenciamos, a exemplo do ano passado, embora com duas rodadas de antecedência a necessidade premente de pontuar na tabela da competição. Brincaram com a sorte, resta agora correr contra o tempo e buscar a reação fundamental ao primeiro lugar do grupo. No nosso chaveamento, os sinais da necessidade em vencer é clara. Afinal, fazer dois míseros pontos frente a Betim e North é algo impensável. O primeiro pela segunda vez na divisão principal e o outro debutando nessa condição.

Para hoje, apesar do fraco desempenho do adversário, a Tombense já se tornou clube de tradição no futebol mineiro. Disputando a série C do Brasileirão, recentemente decidiu o estadual com o nosso Galo. Ano a ano, temos passado por dificuldades para enfrentar essa equipe. Em 2024, ficamos num empate por um gol em Belo Horizonte no turno. Ano passado, vencemos as duas pelas semifinais (2 a 0 cada), mas lembro que fomos o segundo do grupo liderado pelo gavião carcará na fase classificatória.

Quanto ao jogo de hoje, nem pensar em tropeço. Vencer ou vencer! Pelo desenho do chaveamento, podemos intuir que no grupo B vamos ter dois classificados. Não é afirmação e sim projeção, afinal faltam cinco rodadas e para alguns ainda seis jogos. Porém é onde os concorrentes estão com melhor desempenho até o momento. Três lutando na parte de cima. Na C, seguramente a mais fácil de todas, a liderança está distante dos demais concorrentes.

Ao que temos acompanhado pelos setoristas, que nem tem acesso às dependências do treinamento (legado maldito da pandemia), vamos ter estreias hoje na Arena do Califórnia. Quase certo que Lodi e Minda mostrem suas versões para a Massa. Além deles, já estão liberados pelo BID, Maycon mas em estágio de treinamento aquém dos dois mencionados. Temos ainda aguardando legalização Preciado e Vitor Hugo (volante) este ainda mais atrasado. Que regularizem logo e me achem ainda zagueiro, volante e centroavante.

Sendo assim, creio, que Sampaoli poderá mandar a campo o time com Éverson; Ruan. Vitor Hugo, Alonso e Lodi; Franco, Gomes e Bernard; Minda, Hulk e Dudu. Não seriam as minhas escolhas, mas arrisco pelo que venho ouvindo e lendo. Iria com Vitão e não Alonso. Também com Alexander e Scarpa ou mantendo Iseppe entre os titulares. Lá na frente, mil vezes Hulk, sem pensar em Rony. E ainda o Coello por qualquer dos lados. Se fosse para manter a birra com o super herói, optaria por Cauã Soares. É como penso, o que – segundo o Teobaldo (bem lembrado ontem pelo Domingos Sávio sobre seu sumiço) – não tem qualquer importância. Ganhar o jogo de hoje, vitória simples, assegura a liderança da nossa chave.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

11 thoughts to “Correr atrás do risco mal calculado”

  1. HULK

    O Domingos Sávio, na sua postagem dele de hoje, bateu um escanteio e foi lá e cabeceou, ou seja, perguntou e respondeu sobre o HULK:

    “(…) Hulk será banco ou titular nessas partidas? Fosse eu o Sampaoli, titular nos quatro jogos. Aí o rendimento em campo iria falar por si!”…

    Na minha desimportante opinião, no imbróglio de HULK versus SAF, torci para o jogador compor a barca e ir para o FLU. Pra mim o ciclo do jogador se encerrou, mas reconheço o valor dele na história atleticana como um dos quatro mosqueteiros do CAM de todos os tempos (DADÁ, REI, BRUXO e HULK)…

    E a MASSA, o que pensa?

    Estimo que a maioria deseja ver o HULK sequenciar a carreira e terminá-la no Atlético com direito a estátua e título de maior jogador do Atlético de todos os tempos…

    Para outra parte menor da Torcida, entre a qual me incluo, HULK já deveria ter montado no porco e ido para o FLU, e tchau e obrigado…

    Bom destacar que HULK é grande ídolo, excepcional atleta, um profissional exemplar e que agrega muito ao Atlético a sua presença no CAM…

    Mas tem aquilo, um jogador nunca será maior que o Atlético, a despeito da idolatria de ídolos por parte de Torcedores que parecem torcer mais para um jogador do que para o Clube do coração…

    Fazer o quê?!!

    Marília Mendonça, a cantora que deixou muitas saudades, cantava em versos esse sentimento de amor ou ódio que costuma definir a alma humana mais emocional…

    Para os que acham que Hulk já deveria ter se aposentado, Marília Mendonça dirá: “Infiel, de quem é a culpa? Se o seu chute subiu e a bola não voltou pro chão?”…

    Para os Hulketes, Marília Mendonça cantará: ““Você não vale nada, mas eu gosto de você!”…

    E VIVA O GALO!!!

    1. Oh Ernest, o que você acha dos dois filhos do Hulk, depois de passarem pelas categorias de base do Palmeiras e do Hibrachina, serem contratados para jogarem na base do Galo? Será que foi por meritocracia ou porque os caras tem bala na agulha? Porque nao vingaram no Palmeiras e Ibrachina? Responde ai…

  2. O craque do time vai fazer 40 anos e não vejo nenhuma necessidade de usá-lo no campeonato mineiro ou mesmo sul americana. Preservá-lo pra que entre descansado em 38 rodadas do brasileirão e a copa do Brasil das oitavas em diante. Ele entraria 100% fisicamente até o fim do ano. Respeito a opinião do colunista, mas é o que penso.

  3. Bom dia a todos os amiGalos. Creio que hoje vai ser um jogo bastante sinalizador para o que virá pela frente, embora, claro, não decisivo. Porém, com os resultados dos quaro jogos citados pelo amiGalo Domingos Sávio – América, CSA, porco e Grêmio -, vai dar pra ver se baixou um Santo na “cabeça de ovo” do garnizé e ele se segure (o que, infelizmente, não creio…) ou arrume as suas malas, sob pressão da Massa, sem levar a grana da multa pesada que deve existir, já que, se for mandado embora, que arque com ela quem fez a m…., dessa nova contratação!

  4. Bom dia Eduardo e a todos! Quando vejo sua possível escalação, me dá até frio na barriga! Aguentar Alonso, Igor Gomes e Bernard de novo, e talvez até o Rony, é de doer o coração. Em que planeta Alexsander e Scarpa são piores que este dois? E desde quando Alonso é jogador para time de qualidade? Só no planeta Sampaoli! Haja coração! Mas vamos lá…

  5. Salve Massa e Guru

    No último jogo, o abestado do estagiário a jogador abriu a boca para enaltecer Rony e ainda de quebrar, deu uma carraspana na torcida.
    Alguém precisa falar com este sem noção que o jogador que ele tanto exaltou, só não foi embora, porque o Santos não topou pagar uma grana por esta ameba.
    Se o cara fosse realmente esta coca cola toda, estaria disponível para sair?
    Triste, mas fato é que o cabeça de ovo casou com a dupla Rony e Jr Santos e enquanto ele estiver por aqui, vamos ter que aguentar estes dois além do horroroso Natanael jogando na meia.
    Enquanto isto, se a escalação sugerida pelo escriba acontecer, vamos de 3 zagueiros contra o todo poderoso Tombense.
    E os reforços? Volante e centroavante?
    Chegaram depois do carnaval, afinal como disse um amigalo aqui ontem, a diretoria neste momento deve estar preocupada com o Galo da Madrugada.
    Haja paciência!!!

  6. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. América, Cruzeiro, Palmeiras e Gremio: esses quatro jogos que teremos seguidos serão um grande vestibular para alguns jogadores e para o Sampaoli. Hulk será banco ou titular nessas partidas? Fosse eu o Sampaoli, titular nos quatro jogos. Aí o rendimento em campo iria falar por si! E o Bernard? E o Scarpa? E o Alonso? E o Roni? E o Júnior Santos? E o Reiner? Esses caras em 2026 irão continuar na mesma tiriça de 2025?

    1. Amigalo DS

      A males que vem para o bem, esta sequência pesada com certeza vai separar os homens dos meninos, ou seja, será o vestibular do elenco atual.
      Se tomarmos vareio de bola, a diretoria vai correr para contratar e vai acabar com este passo de tartaruga que estão hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading