Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Contusão, contratações e base

Lucas Candido Florida Cup

Como se não bastasse mais um dia sem qualquer novidade, a primeira contusão séria do ano foi do Lucas Cândido. Além de ser sua terceira lesão, o jogador, que tem apenas 23 anos de idade, é volante. Exatamente a posição mais crítica para o início da temporada. O Torcedor, que vem desde a semana passada esperando a fumacinha branca para a posição, agora dorme com outro desfalque.

Dias atrás, eram sete nomes avaliados e discutidos para essas eventuais duas vagas no time Atleticano. Entre eles, os preferidos pela massa, Elias, Fernando Gago e Lucas Leiva. Outros menos cotados ainda completavam a extensa lista. Sendo especulações ou sondagens, fato é que a posição é nossa maior carência. Uma boa contratação seria a sinalização de grandes conquistas na temporada.

Elias, certamente o preferido entre todos, a meu juízo, vem sofrendo resistência familiar. Não é a primeira vez que o pai do jogador, sondado pelo Galo em outra oportunidade, ganha visibilidade para dar pitaco na negociação. Tempos atrás, na administração Kalil, o jogador esteve próximo do Galo. O pai descartou na ocasião.

Agora, da mesma forma, quando seu nome começa a ganhar força e – ao que parece – com a negociação adiantada, novamente aparece o senhor seu pai para desmentir o entendimento. Das duas, uma: ou o Galo, por meio da diretoria, passou mel na boca do Torcedor naquela época e agora (afinal não houve desmentido) ou esse senhor é um antiatleticano. Se for a segunda e o Elias acabar sendo contratado, ao contrário dos pais de muitos jogadores que passaram por aqui, esse não terá lugar no meio da massa. Cara chato!

Outro nome de destaque, embora esteja parado faz algum tempo, é o do argentino Fernando Gago. Em que pese a sua inatividade, o Torcedor coloca fé na sua recuperação. Entretanto, ao que soube, o jogador teria feito uma pedida salarial fora da realidade brasileira e do Galo. Ontem, um amigo do blog enviou de mensagem lembrando um nome que, especulado, anda fora do noticiário: o chileno Claudio Baezza, de apenas 23 anos. Li pouco a seu respeito, mas quem acompanha o futebol sul-americano garante que seria um grande reforço. Que os anjos e os Deuses olhem para o nosso lado, nas pessoas do presidente Nepomuceno e do diretor Eduardo Maluf.

Leonan Florida Cup
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Uma matéria interessante, publicada no UAI, revela que, do nosso elenco atual, 14 jogadores vieram das categorias de base do Galo. Certamente a publicação agradou em muito à direção Atleticana, especialmente os responsáveis pelas divisões das categorias. Entretanto, como já dissemos aqui, não podemos falar em revelações.

Como muito bem disse recentemente um futebolista com raízes no Galo, revelar jogador não é apenas promovê-lo para o time principal. Jogador para ser considerado literalmente “revelação” é aquele que quando é promovido vira titular e até é lembrado em convocações. Assim como foi Bernard, Marcos Rocha e Jemerson, num passado recente.

Ocorre que, especialmente a minha geração, aprendemos a conviver com safra de três a cinco revelações por ano. É muito pouco o que a realidade atual vem brindando ao grupo titular. Já tivemos time formado com oito jogadores da base. Atualmente são apenas dois. Insisto, é pouco!

Em tempo: sobre a interdição do Independência para grandes jogos, vou me reservar para comentar depois. Em principio, tenho cá minhas duvidas. A quem realmente interessa a medida? Depois de cinco anos, sem qualquer fato que justificasse, o local passou a ser inadequado? Estranho demais!

 

24 thoughts to “Contusão, contratações e base”

  1. Neste final de janeiro e férias , sem futebol ( leia-se Galo), com trinta dias de especulações improváveis e chatas, sem contratações dignas até agora, e muito bla, bla, bla , a realidade bate á nossa porta : sem bons zagueiros , um só bom volante (Carioca). O resto tá de bom tamanho ; um treinador que trabalha , bons jogadores do meio pra frente , diminuição da barca , esperança de dois ou tres nomes de impacto , que devem chegar antes da copa do mundo na Rússia , se Deus quiser. Vamos dar pitacos.
    Pitaco um : Teoria da conspiração 1 : Roger foi instruído pela diretoria para elogiar carlos , para aguçar interesse de clubes em contratá-lo.
    Além de fazer sentido, não tem nada de errado , faz parte do futebol. Até agora, tá dando certo , dois times se interessaram : Vitória , que quer voltar
    prá série B e Inter , que quer por lá permanecer.
    Afinal o Atlético não desbravou sete mares e geleiras com um navio cheio de grana pelo andre balada ? E o claiton ? Até o FBI e CIA ajudaram na mega operação que foi a sua contratação, na madrugada de Floripa , com helicópteros , cães farejadores , roteiro digno de Holliwood.
    Teoria da conspiração 2 : Caso indepa. Estranho, muito estranho, num período sabático de futebol, esta conclusão desproposital e sem nexo.
    Conclusão óbvia : O GALÃO DA MASSA está sendo convocado a mandar seus jogos em seu salão de festas e eventos, com mais assiduidade , sob
    pena do mesmo se transformar num elefante branco , este é o medo deste governo cansado de arcar com o rotineiro prejuízo .
    Jogamos onde queremos, na hora que queremos , somos o dono do espetáculo , somos o protagonista.
    Agora, um pergunta que fica no ar , para os colegas atleticanos : porque não vemos um empenho em insistir na contratação de Fernando Gago, volante do Boca , empenho igual com arouca e marlone, dois amebas e por altíssimos preços ? Porque não insistir com este jogador de nível altíssimo , que sabe jogar futebol , diferenciado de outros volantes? Porque não fazer um sacrifício um pouco maior se a busca é por custo/benefício?
    Fernando Gago, Carioca, Elias, Cazares , Robinho , servindo a um centroavante goleador (um será vendido) , na sombra , Maicossuel, Otero , Luan . É covardia .

  2. Boa tarde, massa!!!! Sinceramente não acredito que essa proibição dos grandes jogos do Galo no horto será mantida, o jurídico já pediu a revisão do laudo e como dito no texto do blog, até hoje não houve qualquer fato dentro ou fora do estádio que enseje essa medida. Único fato que pode explicar tal medida seria influencia política ou financeira. Isso ai vamos aguardar!!! Galoooo!!!

  3. Aos cornetas Elias vem, zaga a meu ver ta boa, quanto ao indepa governo quebrado, TIMECO que joga lá só prejuízo é esse governo quebrado tem que pagar, obrigando o GALAO a salvar aquele elefante branco e ainda usando a PM. Porque não obrigam a ventosa, morro das pedras e cafezal a não terem movimentação suspeita depois das 22 hrs? Esse é o nosso Brasil, garanto que o GALÃO vai jogar no salão de festas quando quiser, querem apostar?

  4. Lucas candido machucado é reforço e vamos jogar em outros estadios menos no Marião porque já começou a roubalheira.

  5. Embora não esteja em foco hoje no blog, gostaria de protestar com o descaso e deboche com que nós, Marias, temos sido tratadas aqui por conta de vocês insistirem em insultar nosso rival os tratando por Marias, com se esse nome fosse sinônimo de alguma doença. Existem milhões de Marias em Minas, no Brasil e no Mundo, certamente nenhuma é atleticana, até porque não seriam aceitas. Vale lembrar que o Cruzeiro está de portas abertas. Vamos para onde nos aceitam.

    1. Querida Maria, boa tarde. Não é bem assim como você diz. Tem muitos milhares de Marias atleticanas. Outro dia mesmo uma delas postou aqui no blog. É uma felizarda que vive num paraíso preto e branco junto com três guerreiros do Galo. Se você é Maria de verdade não precisa se sentir ofendida. As marias que nós zoamos aqui e em qualquer lugar são marias de purpurina. O seu protesto já demonstra que você tem tudo para ser uma grande atleticana se ainda não é. Aqui nós adoramos e respeitamos as Marias de verdade como nossas mães, esposas, filhas, irmãs e você também. Vem pra cá ser feliz com a gente, vem. Um abraço e um carinhoso beijo.

  6. Que novela chata esta contratação do Elias. Quase em fevereiro já, a temporada findou em 07.12. É muito devagar esta Diretoria, um sono profundo… Olha, não precisa ser gênio para ver que o elenco é desequilibrado. Só o Carioca como volante, só o Cazares como armador, falta um zagueiro de qualidade. Agora vejam quantos atacantes de lado e quantos centroavantes! Isto mesmo, este planejamento precisa ser revisto. Uma folha cara dessas e não ter peças de reposição pode ser fatal, como vimos ano passado. Anos após ano, os mesmos erros.

  7. Boa tarde Eduardo e demais atleticanos,
    Concordo plenamente com o comentário do Pablo, o elenco do galo continua desequilibrado e o que mais me impressiona é que no galo os erros se perpetuam, não são corrigidos, a diretoria parece que não aprende. O setor mais importante de um time é o meio de campo e o galo só tem dois jogadores para o setor ( acreditem ) Rafael Carioca e Cazares, o restante são atacantes ou defensores. muitos comentaristas dizem que o ataque ganha jogos mas defesa ganha campeonatos e eu concordo, nossa defesa continua precisando com muita urgência de mais um zagueiro que chegue para ser titular ao lado de Filipe Santana. Acredito que se chegarem Elias, Baeza, Roger Bernado ( apesar de meu grande sonho seria o Gago) e um zagueiro para vestir a camisa e ser titular o galo vai muito forte para a temporada. Um abraço a todos.

  8. Eduardo, acho que é muito dinheiro investido num jogador como o Elias, 4 mi de Euros + salários de 300.000/mês. Será que não há outras opções igual a ele?

    Essa contusão do Lucas Cândido foi de matar sua carreira. O que será que esta acontecendo? Será que nosso DM esta falhando nos diagnósticos, na recuperação, etc.? Vide 2016. Era um jogador promissor. Creio que chegaria a seleção brasileira, mas infelizmente com mais essa contusão é fim de carreira.

    Base: Não me empolgo com o que subiu. E para o futuro estamos a pé com que há. Haja vista o que nos mostrou recentemente nossas categorias. A sub 15 levando balaio, sub 17 passou da 1a fase da copinha; mas convenhamos não mostraram nada; sub 20 mostrou o que o Aguirre reclamou no ano passado: a base não sabe nada de fundamentos de futebol.

    PS.: Continua o problema dos e-mails, hoje ao abrir o comentário estava o nome e e-mail do Marcos Viana. Pelo jeito Eduardo, se vc reclamou, não te deram ouvidos ou não conseguiram resolver este problema.

    SDS ALVINEGRAS. VAMÚUUUUU 9AALÔOOOO……………

  9. O pai do Elias, assim como muitos outros, será “convertido” pela mais fanática torcida do Mundo! Vindo o Elias e o Baezza que, pelo que andei sondando, é muito bom jogador, acho que resolveremos a questão do “volante” e teremos uma equipe realmente qualificada para grandes conquistas. Fica aqui, nosso apoio ao Lucas Cândido que já provou ser bom jogador. Quando à proibição a jogos no Independência, já é hora da PM parar de dar vexame e provar que tem competência para administrar grandes eventos e garantir o Direito de ir e vir de qualquer Cidadão. Competência tem! Falta querer fazer!

  10. Eduardo esse período de pré temporada é muito chato, muita especulação e muitas dúvidas.
    Como torcedor quero ver meu time sempre ganhando e conquistando títulos e para isso tem que ter planejamento e sabedoria.
    Ano passado sofremos com a montagem do elenco e escolha errada de treinadores, esse ano contratamos um bom treinador mas que vai precisar de tempo para implantar sua forma de trabalho o Grêmio só foi conquistar um título após mais de um ano do Roger.
    Com relação a montagem do elenco ao meu ver continua os erros do ano passado e os reforços foram pouco para o que precisamos.
    E para piorar por falta de planejamento total o Pratto já disse que não quer ir para China e times europeus não vão pagar o que o Atlético pede, provavelmente vai ficar e ele ou o Fred vai ter que ficar no banco, isso é um Problemão técnico e financeiro que o Roger vai ter que administrar.
    Desde do ano passado ficou muito EVIDENTE nossas carências, um zagueiro, um volante e um meia e o que foi feito até agora??
    Zagueiro Felipe Santana (parado a 6 meses)
    Volante Roger Bernardo só para Julho, e ainda saiu o Donizete e o Urso
    Meia Ninguém e ainda saiu o Datolo
    O próprio Roger já percebeu que temos um elenco totalmente desequilibrado, tentou colocar o Robinho pelo meio, mas ali ele não rendeu o esperado, tentou escalar Pratto, Robinho e Fred Juntos e não deu certo, tentou o Luan de volante mas parece que também não deu certo e ele vem escalando o jovem Yago, o trabalho dele ele vem fazendo mas e a diretoria???
    Temos um meia só, nosso camisa 10 o Cazares
    Temos um volante só o Carioca
    E temos 6 atacantes de lado de campo Luan, Clayton, Robinho, Otero, Maicosuel e Hyuri
    E temos 4 Centroavantes Pratto, Fred, R.Moura, Carlos
    São 10 jogadores onde no máximo 6 já estava bom, do jeito que está fica difícil até do técnico administrar são jogadores caros muito ego para administrar sem falar na folha de pagamento do Atlético que deve ser uns 10 milhões por mÊs altíssima!!!
    Vejo a diretoria tentando trazer o Elias ok, se vier ótima contratação, ótimo reforço mas ele ganha 500 mil por mês tem que vender esse excesso de atacantes também.
    Tem que equilibrar esse elenco e não vejo a diretoria propor trocas, ou negociar algum jogador pelo preço justo e dar opções ao Roger.
    O Internacional foi rebaixado e tem o Volante Rodrigo Dourado o meia Valdivia dois ótimos jogadores que se encaixariam muito bem no Galo, hora do bom diretor de futebol propor uma troca.
    Olhem quantos meias perdemos para nosso adversários, perdemos o Guerra para o Palmeiras, o Tiago neves para o Cruzeiro, o Vagner para o Vasco o Montijo para o Botafogo.o Clayton xavier para o Vitória, o Diego para o Flamengo etc
    Galera o Roger não vai fazer milagre, temos bons jogadores que não se encaixa, temos jogadores sobrando e jogadores faltando e não é de hoje, 2016 ficou evidente nosso elenco desequilibrado e até agora NADA FOI FEITO!!!
    Alerta!!! Nosso rival tem o time mais equilibrado que o nosso, e fizeram duas ótimas contratações se reforçando ainda mais o zagueiro Caicedo e o meia Tiago neves, só lembrando no returno do Brasileirão ano passado o Cruzeiro ficou em 5 lugar e o Galo em 8 oitavo, se nada for feito vamos ficar atras do nosso rival de novo.
    Eduardo e amigos do blog além desse problema técnico de falta e sobra de jogadores me preocupa muito a saúde financeira do Atlético são salários altíssimos e ainda tem o cano da DryWorld a esperança era a venda do Pratto e até agora nada, só espero que essa bomba não estoure deixando dívidas milionárias…
    Meu desabafo foi feito agora é torcer e esperar, saudações galera!!!

    1. Pablo, respire! Respire! Tenha calma Colega. Controle a respiração, deixa a adrenalina baixar. Recobre a noção do tempo e espaço. Respire!
      Deixe a Diretoria trabalhar. Pode ter certeza de que eles entendem as situações financeiras do clube, entendem de mercado, conhecem o elenco que possui.
      Calma!

  11. Engraçado a torcida cobrar revelação de jogador. Quando estes entram no time no primeiro erro são crucificados e acabam brilhando em outros gramados. Exemplos de Lincoln e Mancini que eram constantemente vaiados. Que base consegue revelar jogador desse jeito?

  12. Fico pensando como anda o emocional e psicológico do jovem Lucas Candido, em um curto espaço de tempo três contusões sérias. Tudo indica que precisará de muito apoio. Outro assunto é sobre a notícia que saiu na imprensa, dois dias atrás, dando conta que o CAM vai criar um time B, com comissão técnica dedicada, com o objetivo de manter em atividade (disputando jogos) os jogadores que estouraram a idade de permanecer nas divisões de base e ainda não fazem parte do grupo de profissionais. Isso poderá contribuir muito com a continuidade da formação dos jovens atletas. Tomar que seja viabilizada essa ideia.

    1. Antonio, bom dia. Vários clubes da Europa têm time B e disputam campeonatos dessa categoria. É uma continuação do treinamento e aperfeiçoamento dos jogadores da base. Aqui no Brasil e especialmente no Galo, já tivemos os “aspirantes”.

  13. Jornal Record de Portugal:”ELIAS TAMBÉM VAI VOLTAR AO BRASIL
    Atlético Mineiro vai receber internacional brasileiro
    Elias também vai voltar ao Brasil

    De saída do Sporting para voltar ao futebol brasileiro está também o médio Elias. Como Record noticiou na sua edição de ontem, o internacional brasileiro, de 31 anos, está na iminência de ser confirmado no Atlético Mineiro. Elias deve render aos cofres leoninos uma verba a rondar os 2,5 milhões de euros, mais 1 milhão dependente de objetivos. Nesta segunda passagem por Alvalade, Elias fez 16 jogos e 2 golos.”
    Ps: Nepomuceno, o que vc está esperando pra twittar?…..tá osso esperar….outra coisa, Tardelli oficialmente desligado do time chinês…..tá negociando com o Galo…..o problema é que agra o Daniel tem qe vender o Pratto…..

  14. Caro Eduardo, infelizmente acho que pro Lucas Cândido já deu, aconteceu a mesma coisa com o Tchô, grande promessa da base, mas as constantes e seguidas contusões acabaram com seu futebol. Quanto aos reforços, assisti o jogo Boca Juniors x San Lourenço e vivi o Gago jogar, está recuperado e seria um grande reforço. Quanto à interdição do nosso campo só pode ser palhaçada de “burrocratas” que nada intendem de futebol e de gente que não quer trabalhar. Ou então tem “segundos” interesses por trás disso. Galo X Sport é jogo de risco? Quando houve qualquer em briga nesse jogo? e Galo x Atlético PR? e contra os argentinos? Disputamos semi final de Libertadores lá e foi tudo tranquilo…. O Galo não pode deixar isso barato. O Galo joga no salão de festas sim, mas quando quiser e quando achar interessante e não por imposição. Já que o laudo apenas “recomenda”, então devemos falar que: tudo bem, mas vamos continuar jogando onde acharmos melhor e ponto final.

  15. ….bom dia!!!….depois dessa interdição do Indepa (eu acho bom), comecei a enxergar melhor as coisas……começa fazer sentido o clássico com divisão de torcidas….não sou adepto a “teorias da Conspiração”, mas em se tratando de Brasil ,não podemos duvidar de nada…..esa pressão pro Galo jogar no Mineirão me parece que o governo do estado está tentando salvar a sua filha, Minas Arena…..

  16. Torço muito para que o Lucas Cândido possa se recuperar e poder jogar seu futebol, mas esta sendo muito infeliz na sua carreira de atleta já que é a sua terceira cirurgia de ligamento de joelho, agora espero que não venham aqui e comesse a detonar o departamento médico do galo, pois essa é uma infelicidade do jogador.

    1. Fabrício, eu tenho dito aqui repetidas vezes que o Lucas Cândido é um bom jogador e que precisava perder o medo de se contundir novamente. Parece que o receio dele tinha procedência. É uma pena, pois, dificilmente haverá recuperação.

  17. Pimentel quer forçar o Galo jogar no Mineirão. Está claro pois usa laudo da PM
    Todo mundo sabe que se o Mineirão dá prejuízo quem paga a conta é o governo mineiro, até porque o time que o usa também dá calote na administradora do estadio

    1. Estes critérios da PM são muito subjetivos. Acredito que o único jogo obrigatoriamente no Mineirão seria aquele contra o nosso rival.
      Lucas Cândido se machucou sério.
      Ja fiquei de orelha em pé.
      Que Zica é esta meu Deus ?
      2016 não termina nunca ?
      vamos acender um incenso todo dia na Vila Olimpica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *