Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com que time eu vou

Essa é a prosa em toda roda, entre Atleticanos e não Atleticanos, tendo em vista as ausências do Galo para o jogo de amanhã. E o ônus dessa situação já chegou antes mesmo, uma vez que em função de possuir apenas um zagueiro disponível, o sub17 perdeu para o Grêmio por goleada. Sem o lateral esquerdo Pascini, suspenso; a defesa ainda teve a ausência do capitão Vitão, que pode ser utilizado pelos profissionais no clássico mineiro.

Sobre o jogo, que vi sem a atenção devida, o primeiro gol (que falha goleirão) logo no início deu uma brochada dentro e fora do campo. Tem quem reclame, com razão, de uma falta não marcada antes da jogada a favor do Galo. Também achei, mas nada justifica aquela saída atabalhoada do goleiro. O time segurou até o lateral esquerdo ser expulso (atuava no lugar do jogador suspenso), na cobrança da falta o segundo, logo depois o terceiro. Antes da expulsão houve uma penalidade a nosso favor, ignorada, que em nada alivia o resultado. Derrota por 4 a 1.

Entretanto, considerando que sábado será no estádio do Galo e com a Massa, em se tratando de base tudo é possível. Para sonhar com o título, precisamos vencer por três ou mais gols de diferença. Se três, penalidades; acima, a conquista. Acho difícil, mas nada é impossível para o Galo. Se não chegar ao título, em nada desmerece a boa campanha dos meninos na competição. Quase desacreditados, asseguraram vaga na fase classificatória e superaram flamídia e Paranaense, ambos fora de Belo Horizonte. E, o melhor, mostraram boas possibilidades de aproveitamento próximo de alguns nomes promissores dessa garotada sub17. Sigamos!

Se Vitão não viajou, fica evidente a possibilidade de ser lançado amanhã na partida. Fico dividido, pois gosto do que ele já demonstrou na base (campeão sul-americano com o time brasileiro), mas com receio pela importância desse confronto. Daí me vem as lembranças que ainda consigo puxar na memória. Não me lembro quais eram os zagueiros do Galo na ocasião, mas para um mesmo jogo como o de amanhã, fomos ficando sem alternativas. Daí, durante a semana, se discutia a utilização de um entre dois meninos da base. Lima e Leandro Castan disputavam a vaga. Chegou no dia do jogo, não sei por qual razão, ambos foram lançados e se destacaram. Formaram a zaga do Galo por tempos atuando juntos.

Fosse só a questão defensiva, mas junto dela também o meio de campo. Assim como Alonso, que serve ao time paraguaio; Alan Franco, pelo Equador nesses amistosos sem sentido. Pior foi Iván Román, pelo Chile que sequer vai na Copa do Mundo, está com a mão quebrada. Ontem até ouvi que ele pode atuar mesmo assim, no mínimo estranho. Completando os desfalques da defesa, Lyanco e Vitor Hugo, contundido e suspenso respectivamente. Restou Ruan Tressoldi, que pode ter a companhia de Vitão ou mesmo Saravia como zagueiro – quem sabe até Caio -, com Natanael do lado direito e Arana na esquerda. Com que roupa eu vou, resolvo na hora; mas com que time, só o Sampaoli pode decidir.

No meio, além de Fausto Vera, restam Menino e Scarpa. O Igor Gomes (editado pra evitar conflito bomdespachense), assim como Vitor Hugo, foram precisa e curiosamente contemplados com o terceiro cartão amarelo. Só de pensar que neste jogo com o Sport, vários jogadores pernambucanos fizeram lances faltosos e disciplinares piores, sem ser advertidos posso pensar sim que o árbitro foi seletivo. Restando, portanto, três vagas quais entre esses cinco a seguir? Bernard, Hulk, Biel, Dudu ou até o Rony? O treinador tá sofrendo, a Massa também, mas em jogos assim costuma acontecer resultados surpreendentes. A mais ou a menos! A aguardemos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

14 thoughts to “Com que time eu vou”

  1. Bom dia, Atleticanos. Os zagueiros do palmeiras que eu gostaria de ver no Atlético seriam Gustavo Gomez ou Murilo, que são os titulares. Fuchs é reserva, e de ex reserva do palmeiras já estamos cheios no nosso elenco meia bomba. SAN

  2. Bom dia Avila.Bom dia a todos, em especial ao destemido Toninho de Juiz de Fora, que ontem aplicou uma carraspana até no blogueiro (kkkk Rindo ate 2050). o Sub 17 borrou com força! A falha do goleiro no primeiro gol, a expulsão do zagueiro, com o segundo gol em decorrência da falta que gerou a expulsão foi a pá de cal. De positivo, a atuação do lateral direito e o indio ( que dizem ter faltado a um treino do profissional). Indio poderá ser um novo NETO? Cuidado rapaz! e ai Eder Aleixo, voce podia conversar com o Indio. E os psicólogos do Galo? Para finalizar, este Paulo Bracks, acha que com um Oficio iria conseguir liberar jogador de seleção? Faz oficio e divulga, apenas para mostrar que tá trabalhando? Paulo Bracks, não nos trate como idiotas! Lá em Juiz de Fora, eles dizem: O bom cabrito não Berra! Pare de jogar para a galera. Se houvesse intenção de liberar os jogadores, o Menim teria ido a CBF e junto com o Presidente da Entidade poderia, nos bastidores, ter realizado gestões junto aos Presidentes das Federações Equatoriana e Paraguaia para liberar o Alan Franco e Alonso. MIORA PAULO BRACKS. Viu Toninho sobrou carraspana até para o Paulo Bracks, o que não tenha a menor relevância, pois sou apenas um amargurado.kkkkk

    1. Pois é…a carraspana corre solta por aqui…rsssss. Sobre o jogo de ontem….fiquei vendo o Mosquito e pensando: Muita gente pedindo o menino no time titular…mas com aquele físico o que será dele quando enfrentar um gustavo gomez, um fabricio, um tiago silva, mercado e kanemann do gremio. Afff….Tem de maturar mesmo o garoto.

  3. Salve Massa e Guru

    Vc foi cirúrgico Ávila.
    O problema não é lançar Vitão, que se falhar ouvirá os mesmos comentários dos engenheiros de obras prontas, depois do jogo infeliz de ontem do sub 17, falando que o time é uma merda e só tem bagre.
    O problema é lançar Vitão, tendo como meio campo Falso Vera e Gabriel Sonolento Menino pra proteger a zaga. Vai estourar tudo la atrás no garoto com certeza.
    E pode piorar, se Sampaoli resolver voltar com Hulk e Bernard juntos, ai que ninguém vai marcar neste time.
    Bem é o que o que eu acho.

  4. NO SUB 17, ACHEI QUE O NOSSO GOLEIRO DE 1,95 DE ALTURA FALHOU NOS TRÊS PRIMEIROS GOLS DO ADVERSÁRIO.NO PRIMEIRO SAIU CATANDO BORBOLETA E SE FERROU, NO SEGUNDO COM A ALTURA QUE TEM , TERIA QUE FICAR NO MEIO DO GOL ATRÁS DA BARREIRA, POIS A DISTÂNCIA DA FALTA PARA O GOL DAVA PERFEITAMENTE PARA ACOMPANHAR O TRAJETO DA BOLA E TENTAR A DEFESA. FICOU IMÓVEL. E NO TERCEIRO GOL DA DISTÂNCIA QUE FOI O CHUTE DEMOROU UMA SEMANA CAIR.MAS TUDO BEM. SÃO JOVENS E TÊM UM GRANDE FUTURO E ESES ERROS SÃO FÁCEIS DE SE CORRIGIR.E OS DESFALQUES DO VITÃO NA ZAGA E DO LATERAL ESQUERDO FORAM AUSÊNSIAS MUITO SENTIDAS POR TODO O TIME.QUANTO AO JOGO DE AMANHÃ CONTRA O LADO DE LÁ, APESAR DE TODOS OS DESFALQUES,(ALGUNS SERÃO REFORÇOS)VOU PELA MÍSTICA DA CAMISA E A FORÇA DA TORCIDA ALVINEGRA ,ACREDITO PIAMENTE NA VITÓRIA.ANTES DE MAIS NADA, OBRIGADO AO PARAGUAI POR NÃO TER LIBERDAO O ALONSO.

  5. Não há favoritos entre Galo e CSA mineiro, embora, claro, sejamos muitos superiores ao time do Barro Preto, a começar pela contabilidade de vitórias a mais ao longo da história. Aliás, incontáveis foram os jogos nos quais aquele bem pior na classificação impunha ao favorito derrotas humilhantes. Assim espero que ocorra amanhã, não necessariamente a ponto de humilhar, bastando um 1×0. Por falta de Torcida é que não será!

  6. Bom dia.

    O GALO até tentou a liberação dos jogadores Alan Franco e Jr Alonso para o jogo de amanhã, mas não obteve sucesso.
    Creio que os atletas também não queriam ser liberados, pois querem se manter no grupo que vai disputar a copa.

    Em novembro tem outra data fifa e no ano que vem, copa do mundo, o que sugere que vamos continuar com esses desfalques em todas convocações.
    Diferentemente de contusões e suspensões, isso é uma coisa que pode ser prevista, não é diretoria?

    Abraço.

  7. Caros Ávila e Atleticanos ! Não vou defenestrar os garotos do sub dezessete, mas a atuação do goleiro e da defesa foi simplesmente pavorosa. Difícil de reverter o resultado, se considerarmos e fragilidade do sistema defensivo do time. Poderá até fazer os três ou quatros gols no grêmio, mas dificilmente ficará sem levar gols. Achei a postura tática do time bem ruim; parece que não tem técnico no sub dezessete.
    Por outro lado, o que me preocupa mais é a situação do time principal, ainda mais com os desfalques na defesa, embora a titular não seja grande coisa Não podemos perder para o rival, a fim de que não volte a desconfiança e se perca o ritmo de recuperação para fugir da degola. Saudações Atleticanas

  8. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    Onde se lê Igor Rabello, lê-se Igor Gomes…

    A propósito, a zaga contra o BBB perfeitamente poderia ser FUCHS e IGOR RABELLO…

    Tanto um quanto outro foram errada e precipitadamente liberados e agora a falta deles será gritante…

    O ponto aqui não será chorar a morte da bezerra, mas enfatizar os muitos erros da Diretoria de Futebol com interferência perversa no campo de jogo…

    E nesse imbróglio dos tantos erros cometidos a contratação de um zagueiro lesionado no alto da temporada, e com partidas decisivas em curso, não pode ser esquecida…

    RUAN TRESSOLDI chegou lesionado e está claramente fora de ritmo, estando com potencial muito alto de espanar e entregar a paçoca amanhã, a conferir e sigamos…

    Assisti ao 4 a 1 GRE pelo SUB-17 ontem e a goleada decorreu muito em cima de dois erros no início da partida que explicam o placar dilatado; no primeiro gol houve falha bisonha individual do goleiro na saída de bola pelo alto; a seguir ocorreu o segundo gol gremista no lance da expulsão do zagueiro canhoto numa carrinhada por trás que deixou o GALINHO nas cordas…

    Com dois a zero no placar no início da partida, por falhas individuais, a goleada se impôs pelo fato de o GALINHO continuar atacar sem muitas preocupações defensivas. Se o treinador tivesse fechado o Time poderia o resultado terminar mais favorável no placar…

    Em todo o caso achei a meninada valente, boa de bola, com disposição, alma e raça e estimo que esse SUB-17 tem tudo para ser uma geração de ouro…

    No jogo da volta tudo pode acontecer…

    EU ACREDITO!!!

    1. Oh Ernest miora, o Avila escreveu Igor rabelo no lugar de igor Gomes, só para verificar se estamos prestando atenção no texto e reclamou da arbitragem do Sub 17 para “taiar” o sangue da turma que não aprecia as suas carraspanas nos sopradores de apito.

    2. Prezado Ernest, me permita discordar, principalmente qto ao Igor Rabello. O atleta tem meu respeito pois foi campeão com nossa camisa, mas é um jogador fraco, lento, péssimo no jogo aéreo, mesmo sendo alto. Rabello era o atleta mais antigo do elenco, foi reserva desde 2019 com TODOS os treinadores que passaram por aqui. Já está na reserva tbm no Fluminense, e lá vai permanecer. Me surpreende torcedor do Galo que teve 6, 7 anos pra perceber que se trata de um atleta de nível baixo, agora lamentando a saída dele. Fuchs pediu pra sair, pois estava na reserva do tbm fraco Lyanco e viu no Palmeiras oportunidade de jogar (mas tbm é reserva lá). Se fosse contratado hj, seria mais um refugo reserva do palmeiras, como tantos outros que temos no nosso elenco (Rony, Menino, Caio Paulista e outros). SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading