Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com o apoio da Massa, voltamos a sonhar

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Ao que pude sentir, acordamos no propósito sugerido no post de ontem. Unanimidade, considerando que é burra, felizmente não foi o caso. Entretanto, por maioria e numa pequena amostragem, diria que tanto os mais confiantes quanto os receosos acordaram que o nosso objetivo é único. Refiro-me aos Atleticanos, sem levar em consideração a opinião de infiltrados que adormeceram na lixeira.

Reforço que, ao meu entender, a paralisação deverá ser benéfica ao Galo. Contratações promissoras já foram confirmadas; algumas igualmente interessantes especulações estão na ordem do noticiário. E mais, como registrou ontem o “LuGalo”, apesar de algumas divergências, o momento é de apoiar as ações da diretoria, sem perder o senso e o direito às eventuais críticas.

Ao que sinto, depois de seis meses – mais apanhando que comemorando -, a direção começa a dar sinais de busca de entendimento com a Massa. Até entendo que, embora a intenção seja – evidentemente – a melhor, tanto o presidente quando o diretor de Futebol têm dificuldade diante do microfone. Foram infelizes, mas nos últimos dias e com os nomes anunciados, sinalizam que podemos sonhar com dias melhores ainda na temporada.

Contratados e o prazo de seus compromissos com o Galo são demonstrações de que o planejamento – ainda que tardio – chegou à sede de Lourdes. Que venham outros, talvez ainda mais três, para compor o elenco e buscar o objetivo traçado.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Até o momento, aos trancos e barrancos, foram 12 jogos. Cinco como visitantes e sete na condição de mandante. Entre eles, dois clássicos mineiros. Assim, significa que saímos quatro vezes e recebemos seis times de outros estados. Teoricamente, era esperada uma melhor pontuação. Algo beirando 80% de aproveitamento. Teoricamente, entretanto!

Perdemos três partidas. Vasco, Flamengo e Sport. Relembrando cada uma delas, foram nove, talvez sete, seis, cinco, quatro ou que sejam apenas três imperdoáveis pontos atirados na lixeira. E os empates com São Paulo e Chapecoense: mais quatro desperdiçados que podem fazer muita falta ao final do Brasileiro.

Entretanto, vencemos fora de Belo Horizonte o Atlético-PR e o Coelho, como visitante. Normal o segundo deles, mas os paranaenses sempre foram osso duro para o Galo. Ainda superamos – em Belo Horizonte – Vitória, Corinthians, raposinha soberba, Fluminense e Ceará.

Nosso ataque está um massacre. Marcou 24 gols, sendo que Roger Guedes – nove vezes – marcou mais que muitos times na competição. Em compensação, sofremos 17 tentos, números absurdos para quem busca título.

Como estou querendo dar mais um voto de confiança na direção, já havia proposto isso num determinado momento, quero crer que vamos fechar essa casinha na defesa e ainda amplificar nosso ataque arrasador. Se manquitolando e cheio de percalços estamos na vice-liderança, imagino que se melhorarmos temos muitas chances.

Juntos, chegaremos lá!

37 thoughts to “Com o apoio da Massa, voltamos a sonhar”

  1. Caros,
    Aqui é Galo!
    É possível pacto com alvinegros do “ano q vem vai” e idólatras de estádios…Afinal tem sido assim, enquanto continuarmos a apoiar cartolas medíocres e q só enxergam o próprio umbigo. No fim, acho q uma hr podemos convencer essa organizada ILUDIDA de q somos um clube GIGANTE, ñ precisamos ficar admirando o jardim alheio…
    2º lugar ou 20º é a mesma coisa…HJ 47 anos, mañana 48. Que viver verá: QUEREMOS O BR18, o mais urgente!
    O pacto deve ser feito sobretudo com alvinegros do “mal”, os q querem ver o bem do clube AGORA! Queremos um time cruel, malvado, inclemente com os adversários…Queremos o BR18.
    Chega de paçoqueiros do bem e entregadores de rapadura bonzinhos. Chega de JABAZEIRO!
    O atleticano ñ faça pactos com JABAZEIROS! É preferível o MERCENÁRIO!
    Obs.: 7, fi, ñ cometa insanidade. Nosso treinador hj é o Largo. O único q pode colocar o Galo no rumo da conquista do Br18, à exceção do Largo, q faz excepcional trabalho capaz de fazer sangrar (o alvinegro tem q sentir o sangue pulsar)…é o largo do Cuca (um dos maiores professores de todos os tempos, Libertador)…
    Hasta la vitória, QUEREMOS O BR18!
    GALO SIEMPRE!

  2. Minha seleção é o Galo.

    Ter 17 gols tomado faz jus ao time com Patric, Gabriel e o Fábio Santos.
    Quem defende Patric no time só pode ser Maria.

    Treinar o time com Emerson, Leo Silva ou Maidana, Bremer, Juninho.

  3. Gaaaaaalllloooooooo! Paciência? Que nada. Que haja paz e ciência. 1000 vezes Abel Praga não!! Deixa o Largui pardal aí, da forma como está, pardalzando vez em sempre (mantendo patric de titular, cazares de 10, não mesclando a zaga pra testar alguém no lugar do gabriel); é hora de aproveitar esse intervalo da copa pra colocar a cabeça do elenco focada e manter a ponta para uma possível conquista do BR, , em não vacilar, em não inventar, em voltar a jogar no mineirão, e a contratar o 10 que venha pra ser o maestro do Galão das galáxias!

  4. Bom dia!
    Belas e acertadas palavras!

    Não precisamos de treinador! Abel não…nuncaaaaaaaaaaaa!!!
    Volta Emerson! Sai Patric!
    Precisamos de um Leo Silva mais novo!
    Precisamos de um LE que saiba marcar, que antecipe bem as jogadas e que quando for à linha de fundo saiba cruzar. Portanto, Fábio Santos não serve.

  5. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Como tudo fica ruim sem ver o Galo jogar, principalmente logo agora que o time começa a dar liga e já briga pelas primeiras colocações.
    Todavia, essa parada acaba sendo positiva.
    Permitirá ajustar ainda mais o time com a chegada dos novos reforços.
    Momento ideal também para ajustar a nossa defesa, que até aqui, tem tido um desempenho pífio, de time que luta para não cair.
    Todos vêm um único culpado, Patric. Mas o “buraco é mais em baixo” , como diz o ditado popular. Na minha opinião, toda linha de quatro vai mal.
    Se não chegarem reforços para a defesa, dificilmente será realizado o nosso sonho de ser campeão.
    Vamos lá 7C, enquanto há tempo.
    Saudações Atleticanas e um bom domingo a toda Massa.

  6. Bom dia, Eduardo e demais Amigalos. Um mês sem jogo do Galo é muito sofrimento. Depois vem dezembro e teremos mais um mês até começar o mineiro. Difícil essa abstinência. Mas agora quero destacar sua fala acima, VOCÊ ESCREVEU:

    sofremos 17 tentos, números absurdos para quem busca título. Como estou querendo dar mais um voto de confiança na direção, já havia proposto isso num determinado momento, quero crer que vamos fechar essa casinha na defesa e ainda amplificar nosso ataque arrasador.

    DE fato. Isso eu sempre falei. Vi o Galo ser o primeiro campeão brasileiro em 71. Na época eu tinha 12 anos. E de uma coisa eu sei, enquanto o Galo não tiver uma defesa que preste, eu sinto que não vou voltar a ver o Galo campeão novamente, não nessa vida. Claro que milagres acontecem, mas eu prefiro não esperar por milagres. Prefiro acreditar que um dia o Galo vai ter uma administração inteligente e responsável. Que Enxergue que o Galo precisa de defesa sólida. Isso significa Patrick como quarto reserva, Léo Silva como terceiro reserva e Gabriel como segundo reserva. E que os titulares sejam bons, claro. No primeiro jogo pós-copa o Galo sai para pegar o Grêmio. Não sei o resultado final, mas acredito que o Galo irá tomar gol primeiro por falha ou Patrick, ou do Léo Silva ou do Gabriel, nessa ordem. Saudações atleticanas.

  7. Bom dia! Há coisas que só conseguimos perceber quando acabadas. E no caso do futebol a maioria só é capaz de perceber o bom trabalho quando a bola balança a rede e as vitórias acontecem. Se a diretoria tivesse feito todas essas mesmas coisas que fez, que agora estão começando a serem reconhecidas como planejamento, e os resultados não tivessem colocado o time na segunda posição do campeonato, o discurso da maioria seria que não há planejamento, etc. etc. Pois bem, em que pesem os erros (cometidos assim como em todos os clubes), as ações da diretoria tem dado bons indícios de um planejamento de longo prazo. Podemos não ganhar nada, mas ela está fazendo a coisa certa. Primeiramente, de forma coerente, deu um voto de confiança a Osvaldo de Oliveira, que tinha tirado o time das últimas posições do campeonato brasileiro de 2017. Não deu certo. Imediatamente começaram a corrigir os erros e mudaram o perfil das contratações, dispensaram jogadores, inclusive contratados pelo tão aclamado Maluf. Os deslizes do presidente e a posição de soberba ao comentar as eliminações, sobretudo na Sula, são dignos de crítica… e sigamos assim, críticos. Mas é recomendável que as nossas avaliações se baseiem um pouco mais no conjunto dos fatos e não apenas nos resultados. O time campeão de 2013 foi montado aos poucos. Tivemos Jonilson como volante e outros jogadores que não tinham a menor condição de vestir a camisa do Galo. Aos poucos foram chegando Rever, Leo Silva, Tardelli e Ronaldinho. O erro da gestão de futebol no Galo é não saber fazer a renovação gradual. Espera esgotar todas as energias de uma safra para iniciar a produção da outra. Por isso estamos hoje começando praticamente do zero. Por isso, hoje não temos zaga… porque a substituição do Leo Silva não foi providenciada. E a responsabilidade disso não é do 7C. Não estou aqui para defender o presidente, inclusive porque o considero autoritário, mas sim para que não condicionemos o apoio da torcida exclusivamente aos resultados.Isso é postura de cliente. Somos torcedores do Galo! Abraços

  8. O problema deste técnico é que ele não barra o Patrick, Fábio Santos, Gabriel e Casares, nem que seja para parar extrema unçâo. Precisamos ainda de um bom zagueiro.

  9. Bom dia Eduardo, Domingos e demais participantes do blog.
    Sobre a defesa não há mais o que falar! Os intocáveis Gabriel e Patrick! Porque o Emerson não tem uma sequência de jogos? Certamente ele não é pior que o patrick! E os demais zagueiros, será que são piores que o Gabriel?
    Sobre as contratações vc utilizou o termo “promissoras”. Pois bem ao meu sentir fica dificil de pensar em titulos, pois não sabemos no que elas se transformarão.
    Sobre o técnico já passou da hora de efetivar o Larghi e, deixar de falar em Cuca e demais desempregados.
    Torcer sempre mas sem perder a caoacidade de julgar!

  10. Bom dia amigos do Galo. Não que seja imprescindível, mas a vinda de um TÉCNICO com a experiência do Abel, pode representar que os garotos da base serão melhor trabalhados e terão mais oportunidade. Ele também pode ser importante para a evolução profissional do Thiago Larghi, que já demonstrou sua capacidade como treinador.

  11. Bom dia Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo. Eu também vou dar uma trégua contra a diretoria. Más temos continuar a cobrar reforços e tirar do time alguns jogadores e dar chances a outros que não tem chances. Vou apoiar até o fim e cobrar também empenho.etc.ficar 1 mês sem o jogo do galo é osso.vai galooooooooooo.

  12. amigos Bom Dia.nestes dias sombrios sem jogo do Galo(estou me lixando para a seleção)acho que seria uma boa o Abel no Galo.o Tiago me irrita com a insistência com jogadores que estão mal tecnicamente e alguns mal escalados.Patrick na lateral é um erro.o Fábio Santos há muito tempo vem fingindo que marca e também não sai.o meio de campo só joga com o Adilson pois o Blanco vai para o ataque e lá não resolve nada,Alias depois que foi contratado seu futebol caiu.e venho batendo na mesma tecla:temos que jogar com dois volantes fixos senão vamos tomar gols de contra ataque em todos os jogos.estes dois contratados acho que darão certo pois jogar menos que o cazares atualmente é impossível.e para melhorar a zaga é preciso testar outros zagueiros,o que o interino não faz.mas como acontece há 61 anos,o Galo tem meu apoio incondicional,independente de quem manda ou joga.

  13. SOMOS MAIS DE 8 MILHÕES DE FANÁTICOS TORCEDORES PELAS CORES PRETO E BRANCO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, O PRIMEIRO E ÚNICO GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
    ATLETICANO NÃO ABANDONA O TIME, SEMPRE ESTÁ PRESENTE AOS ESTÁDIOS LEVANDO SUA CAMISA, O MANTO SAGRADO A PAIXÃO PELO GALOOOOOOOOOOOOOOO.
    A CADA DIA CRESCE OS CONSULADOS DO GALOOOO PELO BRASIL E NO MUNDO, TODO DIA É FUNDADO UM NOVO CONSULADO, OS MAIS DE 8 MILHÕES DE APAIXONADOS ATLETICANOS TEM EM SEU CORAÇÃO A MARCA DE CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, UMA VEZ ATÉ MORRER

  14. Bom dia Xará e Amigalos!!!
    Já estou com saudades de ver meu galo jogar!!! Acaba logo copa!!!! Concordo plenamente com vc Xará, mas acho que neste período deveríamos discutir alguns itens:
    1- Pq não jogamos no Mineirão????
    2- Como está a nossa base??? Qual a real função do Marques e demais ex atletas???
    3- Dívida do cone com o galo???
    4- Construção do estádio??
    5- Nossa real situação financeira???

    Bom domingo a todos!! Aqui é só Galo!!!

  15. um absurdo!
    Uma infâmia!
    Insuportável!
    Mais de um mês sem nada, nenhum jogo do galo!
    Pior do que no final do ano!
    Tem só esse torneizinho, na russia, nesse meio tempo, pra gente suportar essa falta!
    Um atleticano não pode suportar uma abstinência dessas!
    Como vamos suportar?
    Nem treinamentos!
    Não vou resistir…

  16. Bom dia Canto do Galo!
    Estamos com uma dúvida de quem será o técnico do Galo- Thiago Larghui continua? Ou já tem outro técnico contratatado?-.
    Se o Thiago sair agora acho que será ruim- vem trabalhando com o grupo e parece ter a confiança da maioria dos jogadores. Acho que haveria uma quebra do trabalho e resultados conseguidos até o momento.
    Dos técnicos desempregados- Luxemburgo, Celso Roth, Cuca , Felipão , Abel e outros-, penso que apenas o Abel nos serviria, pois sabe trabalhar com jovens e parece ser muito transparente e leal, além de sua experiência.

      1. Então Ricardo, essa dúvida não precisavamos ter. Bastava a Direção ter anunciado que o Thiago está efetivado, mas se não fez , fica parecendo que estão em dúvida. Em relação ao Cuca o episódio do mundial pesa um pouco. Quanto ao Abel
        o Kalil já disse que foi um dos técnicos mais corretos com quem trabalhou.
        Minha preferência é o Thiago, que além de um bom trabalho, tem um pouco de superstição, da minha parte, pela coincidência de ser um treinador novo, como foi Telê Santana no título de 71.
        Se vier o Cuca, tudo bem, estaremos apoiando de qualquer forma.

  17. Sonhar é essencial.
    Sem sonhar e acreditar no sonho não se chega a lugar algum.
    Muitas vezes é preferível não falar dos problemas do time e da diretoria e exaltar o desejo de vitória e o título.
    Isso gera energia na massa e no time.
    E tem dado certo.
    Veja só quem imaginaria que o Galo estaria hoje em segundo lugar no brasileiro ?
    Por isso eu digo : Galo ganha este título que estamos esperando a décadas.
    Galooooooooo.

  18. Bom dia massa e Guru. Disse tudo Guru, a hora é de apoio, inclusive ao contestado diretor de futebol a quem aqui atibui uma campanha intitulada #FORA ALEXANDRE JADEU. Se é para o bem do clube, que deixemos de lado as rusgas com a diretoria e juntos vamos olhar pra frente e ir em busca do mesmo objetivo que é o tão sonhado segundo título Brasileiro. Cobrar sim, mas ser coerente nas cobranças e dar crédito e tempo à diretoria. Temos que entender que as contratações que estão chegando, necessitarão de um tempo e adaptação. Devemos também parar de pré-julgar jogadores como tenho visto alguns aqui sobre Denilson, ao dizer que é reserva do Vitória. Enfim é esperar da diretoria principalmente coerência, haja vista que com a dança de técnicos, vários renomados estarão livres pós-copa (Felipão, Cuca, Abel Braga , etc) e na minha opinião, a diretoria deve além de prestigiar o interino, lembrar dos nãos que tomou desta gente, quando o time mais precisava.

  19. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos que se sentem confortáveis durante esse período de descanso provocado pelo torneio de verão russo. Muito bem Eduardo. Juntos chegaremos lá. Aliás, cheguei há alguns dias a escrever um comentário sobre o LuGalo e suas ponderações positivas. Deixei de lado por causa dos xerifes de pensamento que rondam o blog e fazem um monte de pareceres indigestos. Mas, não há dúvidas de que o nosso comportamento deve ser esse por você proposto. Outros amiGalos e amiblogs já mostraram isso e penso que doravante teremos um pouco mais de respeito às diversidades do pensamento. Afinal, somos humanos, Atleticanos e por isso diferentes.

    Um bom domingo para todos nós e sucesso para o time suíço contra o time da cbf.

  20. Bom dia massa, é isso mesmo o momento é de dar trégua para direção, lotar o horto em todos os jogos pois só assim obrigaremos essa diretoria a levar os jogos para o Mineirão alem do mais pra uma torcida com mais de 8 milhões colocar vinte mil no horto não é nada de extraordinário e sim obrigação de quem aumeja comemorar um título que não vê a 47 anos, bora Gaaalooooo, bora massa.

  21. Bom dia a todos. Imagino que possamos falar da defesa do time do Galo. Temos uma das piores. Embora muitos dos gols sofridos, também originaram em bolas perdidas pelo meio ou o ataque. E agora estamos contando com um bom padrão de jogo e esquemas mais confiáveis, influência do jovem técnico muito promissor. Meu ponto de vista recai sobre as falhas individuais e consequentemente na qualidade técnica dos nossos jogadores. Gostaria de mais uma contratação pra brigar de forma igual com o LE. Não precisamos de improvisações. Na zaga e LD, penso já contarmos no elenco com os jogadores necessários. Em tempo, o menino do Vitória será uma boa sombra ao Adilson, nada de Galdezani, de primeiro volante. Com o Larghi, precisa sair bem com a bola, além de proteger a área. #VOLTABR18!

  22. Bom dia Eduardo. Em relação a nossa defesa penso que escalar o Patrick como lateral inviabiliza totalmente sonhar com disputa de título . Esse jogador é uma nulidade na parte ofensiva e comete erros bisonhos na parte defensiva. Na zaga Maidana e Juninho me causam desconfiança por não conseguirem desbancar o Gabriel. Na minha opinião a substituição qualificada de Patrick e Gabriel é um imperativo para aumentar nossa possibilidade de disputar esse titulo

    1. Bom Dia, Eduardo ,Amigos e especialmente Domingos.Ninguém consegue barrar o Gabriel simplesmente porque não jogam.o treinador é teimoso e burro.voltou com o Patrick e deu no que deu.o cazares está mal há muito tempo e não sai.e na minha opinião temos que jogar com dois volantes á frente da zaga.plantados,senão acontece o que aconteceu contra o urubu:os dois volantes estavam na área e o emersom marcando dois atacantes.

      1. Concordo com você Rogério, vejo o Thiago Larghi insistindo com o Gabriel e o Patric, não sei o porque desta teimosia, ambos são responsáveis por falhas grotescas que tiraram pontos importantes do NOSSO GALO. Porque o Thiago não dá oportunidades reais ao Emerson e ao Juninho? Está mais que provado que a zaga com Gabriel e Patric está entre as mais vazadas do campeonato.

      2. Amigo vc tem inteira razão inclusive em relação ao Cazares. Eu suspeito de que a escalação de Cazares e Gabrei atende a interesses de empresários. Como disse o Kalil em entrevista à Fox: Nos torcedores só sabemos de3% do que acontece no futebol

      1. Patric não dá! Precisamos reforçar essa campanha!
        Concordo também com Rogério Camilo. Precisamos de dois volantes plantada pra proteger essa zaga.

    2. Bom dia Eduardo, Domingos e demais participantes do blog.
      Sobre a defesa não há mais o que falar! Os intocáveis Gabriel e Patrick! Porque o Emerson não tem uma sequência de jogos? Certamente ele não é pior que o patrick! E os demais zagueiros, será que são piores que o Gabriel?
      Sobre as contratações vc utilizou o termo “promissoras”. Pois bem ao meu sentir fica dificil de pensar em titulos, pois não sabemos no que elas se transformarão.
      Sobre o técnico já passou da hora de efetivar o Larghi e, deixar de falar em Cuca e demais desempregados.
      Torcer sempre mas sem perder a caoacidade de julgar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *