Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Balanço desse início de temporada

Nem preciso repetir sobre o que penso do campeonato mineiro. Na verdade, os estaduais da atualidade nem de longe se comparam com os daqueles anos dourados até a década de 80. A partir dos anos 90, gradativamente, as disputas regionais vêm perdendo sua relevância e até mesmo seu valor. As rivalidades nacionais, entre clubes de diferentes unidades da federação, são muito maiores que as domésticas. No caso mineiro então, a hegemonia e a diferença entre o Galo e os demais concorrente é gritante.

Por isso, sempre insisto, vencer esse estadual em nada acrescenta, entretanto se perder a cobrança do Torcedor Atleticano será sempre desconfortável à diretoria, comissão técnica, elenco e até mesmo entre a Massa. Em síntese é uma pré-temporada de luxo, em que o regulamento – constantemente alterado – tem interesse em oportunizar times menores de alguma aspiração em termos estaduais. Ano passado, com aquele famigerado jogo único da final, agora com três chaves e partidas entre clubes de grupos diferentes. Improvisações que não privilegiam o bom futebol.

Mas, como arranjo para a temporada que será longa e o Galo envolvido com o Brasileiro e Copa do Brasil, além – claro – da busca de vaga para a fase de grupos da Libertadores, serve para o treinador fazer experiências e conhecer o elenco Atleticano. Buscar o entrosamento, vide Hulk e Paulinho. Como são seis, por enquanto, caras novas, o Coudet tem promovido experiências que poderão ser úteis no “quando da tá valendo, tá valendo”. São os casos da utilização do Edenílson e até Patrick como alas, conforme ocorreu com o primeiro nas duas partidas e com o outro no último domingo. Creio, e ontem até foi confirmado, que o Galo ainda pode trazer um lateral direito e outro zagueiro.

O lado preocupante dessa competição, até o momento, está relacionado aos campos de jogos e as constantes alterações na tabela. Mais de dez jogos, entre alterações de horários, datas e até de local, já foram remanejadas pela FMF. Algumas a pedido dos próprios clubes e outras a mando da televisão que dá ordens no futebol brasileiro. Enquanto isso, o melhor futebol do mundo, passa de duas décadas sem mundial. É o preço dessa subordinação.

Sobre os locais das partidas, ontem, ao participar da live do Breno Galante, fiquei chocado com as imagens exclusivas do gramado onde o Galo enfrentou e venceu o Tombense. Pela TV, no momento da partida, já estava denunciada a falta de condições para uma partida de futebol profissional. Campos de várzea têm piso muito superiores ao estádio de Muriaé. É inadmissível que a FMF tenha aprovado a realização de futebol profissional naquele gramado.

Fosse mais séria a fiscalização, seria caso de intervenção e afastamento de quem autorizou jogos naquele local. Enquanto isso, se não ocorrer algo urgente, segue o campeonato sem saber se com Ipatinga ou Betim e o Galo pegando o América no dia seguinte que retornar de importante compromisso pelo mata-mata da Libertadores. Vergonhoso!

Por falar em vergonha, essa agora é uma cobrança ao nosso próprio Galo, hoje 31 de janeiro de 2023 vence o prazo para a última alteração de entrega do Manto da Massa. Sou uma das vítimas dessa lambança. Tendo adquirido em 12 de maio do ano passado, venho convivendo com o adiamento sem fim da entrega das três camisas (filha, pessoa amiga e minha) adquiridas pelo GNV da primeira. Via de regra envio e-mail cobrando a entrega.

A resposta padrão, recebida ontem à tarde às 17h30, informava – a exemplo de outras tantas anteriores – sobre o reajuste do prazo. Em mensagens anteriores, terceirizando a responsabilidade, atiravam nas costas da confecção. Ora, comprei isso pelo programa Manto da Massa, em nada tenho com a confecção mal contratada, e ontem informaram que ”ainda não há registro de rastreio para o envio de seu pedido”. Até tentei falar no marketing do Galo, mas sem retorno. Uma vergonha!

Em tempo: registar o pesar deste espaço para falecimento do Atleticano José Lino de Souza Barros, um dos grandes ícones da imprensa mineira, um cara que foi a cara do rádio e do jornalismo em toda sua existência. Vá em paz, caro Zé Lino!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Balanço desse início de temporada”

  1. Como encarar um ano que temos pela frente sem um goleiro de nível internacional e um meio campo criativo, inteligente, estilo Nacho ou Everton , do flamengo?

  2. Ola Torcida do Galo
    Inicio de temporada, treinador novo, temos que ter cautela, mas algumas coisas nos deixa apreensivo.Edenilson na lateral e Hyoran no meio de campo, porque não fazer o contrario, Ja que quer o Hyoran, põe ele na lateral direita e Ednilson no meio.Contratado de peso, vai quebrar galho na lateral, P.Henrique não teve tempo de suar a camisa, e foi sacado. lembrando aqui que o Guga teve todas as oportunidades para provar que não tem bola jogar no Galo.Assisti todos os jogos do Galo na copinha, os laterais reservas é melhor que os titulares.Tô muito otimista e esperançoso esse ano, e vamos ganhar títulos Importantes.

  3. Boa tarde! Independente do assunto, ou até mesmo de um simples jogo de futebol sou muito crítico, até mesmo com minhas atitudes pessoais. A respeito do CAM, muito embora, contrariado a própria mídia, não estou notando nada de novo no time do CAM. Muito menos no nosso treinador. Alguns detalhes importantes: o empresário do Calebe, deve ter enorme influência no CAM. Ao contrário do empresário do Natan (meia). Ou deve haver algum desentendimento, entre o sr. Rodrigo Caetano, com o jogador e empresário. O Natan – até o final do contrato – é um patrimônio do clube. A respeito do treinador, ao que parece, tem sem jogadores preferidos. Acho um absurdo o Diretor de futebol – com anuência da diretoria -, atender às suas demandas. Espero estar errado em minhas avaliações.

  4. Concordo com as observações do blogueiro democrático. Porém, de uma coisa gostei do Coudet: debaixo de chuva, sem frescura de capinha pra se proteger, suou camisa na beira do gramado, cobrando duro do time, pouco antes do segundo gol. Isso sim, cobrar na hora certa, debaixo ou não de chuva ou sol. Não é aquele gringo, que gesticulava o tempo todo e foi campeão de cartões vermelho e amarelo, reclamando de juiz. Pra mim, técnico que reclama muito de juiz deveria ir para a Comissão de Árbitros.

  5. Bom dia!
    Quero falar da LD do Galo. Em que Edenilson tem acrescentado naquele setor? Não vai à linha de fundos, não cruza e tem jogadas perigosas adversárias saindo por alí. Ora bolas, isso o PH pode fazer. Isso é a autenticidade de professor pardal. Por que não dar mais oportunidades à promessa de 26 anos? Responde aí Caetano!

  6. O EDENILSON NA LATERAL É UM DESPERDÍCIO , DAQUELE QUE PODE SER UM ÓTIMO MEIO DE CAMPO , ESSA É A SUA POSIÇÃO E ALI DEVERIA SER ESCALADO….
    O PAULO HENRIQUE JÁ ESTÁ PROVADO FOI UMA APOSTA ARRISCADA , POIS NÃO TEM FUTEBOL PARA SER TITULAR NO GALO….
    PORTANTO , PRECISAMOS DE UM LATERAL DIREITO……
    MAS , É IMPRESSIONANTE , COMO ESSA CATEGORIA DE BASE DO ATLÉTICO NÃO CONSEGUE REVELAR SEQUER UM LATERAL PARA SER TITULAR…….
    HÁ DÉCADAS , ESSA NOSSA CATEGORIA DE BASE É IMPRESTÁVEL…..
    MAS , VAMOS LÁ , ACHO QUE TEMOS TIME PARA DISPUTAR TÍTULOS.
    O VARGAS EM FORMA É UM EXCELENTE JOGADOR , O PROBLEMA É A INCONSTÂNCIA DO VARGAS , NÃO CONSEGUE MANTER O BOM FUTEBOL POR MUITO TEMPO , OSCILA MUITO.
    MAS , EU ACREDITO , VAI DEPENDER DO TÉCNICO COUDET , FAZER ESSE TIME JOGAR……. A BOLA ESTÁ COM ELE.

  7. BOM DIA A TODOS……….
    BOTAFOGO , CRUZEIRO E BAHIA VIRARAM “SAF” , MAS NESSE ANO LUTARÃO NA PARTE DE BAIXO DA TABELA , PARA NÃO CAÍREM PARA SÉRIE B……………
    ISSO COMPROVA DEFINITIVAMENTE , QUE ESSE NEGÓCIO DE “SAF” NÃO PASSA DE UM GRANDE ENGÔDO…………
    QUAL EMPRESÁRIO DESSE PLANETA VAI INVESTIR EM UM CLUBE PARA TOMAR PREJUÍZO????????.
    ORA , É EVIDENTE , QUE NENHUM …… TODOS ELES QUEREM GANHAR MUITO DINHEIRO , E PARA ISSO PRECISAM TER ELENCOS BARATOS , DISPUTANDO DO MEIO DA TABELA PARA BAIXO.
    IRÃO INVESTIR NA BASE , COM A ÚNICA FINALIDADE DE VENDER JOVENS JOGADORES COM 17/18 ANOS………
    JÁ O PROFISSIONAL , O INVESTIMENTO , SERÁ BAIXO , SÓ PARA MANUTENÇÃO.

    1. O balanço é só vergonha e páginas policiais, só notícias de penhora, dívidas , calotas, salários atrasados, não compra do shopping, jogadores ganhando salários estratosféricos e jogando nada , os 4 nada mentindo como sempre , SAF virando piada , aventureiro que nunca viu futebol sendo o principal comprador do Atlético, e ainda tem uns MANÉ que apoia esses caras que jogaram o clube na segunda divisão, deve ser por que estão com saudades de lá.

    2. Prezado amigo de espaço

      Vc não está de todo errado quando fala que o interesse da SAF é a descoberta de novos talentos para futuras vendas, até porque realmente isto é que dá lucro. Mas por isto mesmo, a SAF do Galo será diferente, pois a administração do futebol ficará sob nossa tutela e não do investidor.
      Respeito sua opinião, mas pergunto: se não for a SAF o que poderá manter o clube com o nível de endividamento atual?
      Lembre-se que não é todo clube que tem um Rubens Menin e mais os 3 R´s, injetando dinheiro como acontece no nosso.

  8. Bom dia Eduardo, estou na mesma situação que vc, só que uma situação inusitada. Fiz uma compra no meu GNV para 3 mantos (meu e dos meus filhos), no dia seguinte comprei outro para minha esposa (mesmo gnv, mesmo endereço de entrega), e 2 dias depois fiz outra compra para o meu cunhado, mesmo cenário anterior. Recebi o manto do meu cunhado em Novembro (último a ser comprado), o da minha esposa em Dezembro (segunda compra) e a primeira compra está na mesma situação da sua. Surreal um negócio desses, um clube com grandes pretensões não pode ter um serviço com esse nível de amadorismo.

  9. Bom dia Massa e Guru

    Ei pessoal vamos fazer um racha no próximo sábado? Esta frase digna das peladas de fim de semana, cabe muito bem neste arremedo de campeonato. É muito amadorismo!
    E ainda tem atleticano (será?) que ainda critica o time e já está jogando a toalha, dizendo que não vamos disputar nada neste ano.
    Para estas aves agourentas, sugiro ver quanto o Vasco, o Bahia, o Bostafogo entre outros gastaram e mesmo assim, hoje seus elencos ainda estão há anos luz do nosso.
    Eu prefiro acreditar e estou confiante, principalmente porque a fase do jogar com o nome parece, ter acabado e jogador acomodado e que não se dedicar, com certeza ficará de fora do time.
    Tô pagando pra ver.

    1. É claro que não são Atleticanos, amiGalo JBHGALO! Os dois manés (essa palavra está na moda) só entram aqui para tumultuar e divulgar matérias depreciativas para tentar fazer onda. E teve um artista que reclamou que o Galão só ganhou da Caldense e do Tombense… ora, se nós jogamos contra Caldense e Tombense, nós deveríamos ter ganhado de quem? Abraços!!!

  10. Bom dia xará e amigalos!

    Espero que nas próximas partidas do GALO já tenhamos um esboço de qual será o time titular de Eduardo Coudet ou seja, cada jogador na sua real posição sem invenções mirabolantes…..

  11. Bom dia amigos do Galo. O atual elenco do NOSSO GALO é mais qualificado e consistente que o elenco de 2022, sabemos que o trabalho do novo técnico está apenas começando, mas logo logo terá que mostrar resultados condizentes com a qualidade dos jogadores. As contratações de jogadores foram boas e as saídas necessárias e corretas, continua faltando uma política que traga resultados para as categorias de base do clube, que não revela ninguém. Um clube com a estrutura do CAM ser eliminado da Copinha pelo Água Santa, evidencia o descaso e incompetência da diretoria com as categorias de base e exige mudança geral.

  12. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    E o “Estilo Coudet”?

    Intensidade?

    4-1-3-2? 4-1-4-1?

    Ou o velho 4-4-2?

    Rodagem, minutagem e variações táticas?

    Jogadores curingas? Meia de lateral? Lateral de zagueiro? Meia de ponta?…

    Sei não…

    Edenilson, na lateral, ensejou na perda de um meia dos bons a troco de um lateral ruim. O cara cometeu dupla falha no lance do gol da Tombense. De início, Edenilson tomou uma bola nas costas e tentou em vão tirar de calcanhar, para, a seguir, fazer a linha burra que não resultou em impedimento do adversário que fez o gol validado pela arbitragem…

    Outra esquisitice tática foi sacar Jemerson para a entrada do Ademir e trazer o Dodô para o lugar de Jemerson…

    Ô lôco!!!

    E por falar em Dodô, este chegou a se lançar de ponta em parte da partida. Isso terá sido decorrente de variação tática do treinador ou Dodô agiu de iniciativa na situação?

    E por falar em pontas, parece que Coudet não gosta do 4-3-3 que de há muito é utilizado pelo Atlético num formato de jogo do agrado da Massa.

    Tudo bem que ainda é cedo para conclusões precipitadas sobre o time atleticano na temporada 23, mas Coudet vai dando mostras que pode ser fã de carteirinha do “pardalismo”.

    Será que o professor é pardal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *