Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Avançar em terras do adversário

Dentro dessa estratégia de viajar com antecedência, o Galo já seguiu ontem para Curitiba, levando a bordo a liberação do Arana para esse confronto. Como tenho a cbf, e tudo relacionado a ela, com os dois pés atrás, diria que essa liberação do lateral foi mais uma obra dessa gente do eixo. Primeiro, punição ao jogador, para depois liberar através de efeito suspensivo. É convicção pessoal, toda minha, não estou sugerindo ser seguido. Apenas que o meu cachimbo já entortou a boca.

Diante disso, como havia afirmado, o Rubens não será utilizado pelo esquerdo defensivo. O que pode, se perguntar ao Torcedor, fazer do garoto da base a melhor opção para o meio de campo. Não contando com Bataglia, Alan Franco, Zaracho e até Hyoran, o treinador poderia lançar Otávio, Rubens e Pedrinho. Na defesa, sem Rabelo e Lemos, creio que vai de Mariano, Fuchs, Jemerson e o anistiado Arana, além do goleiro Éverson.

Dentro do conservadorismo que o momento e o próprio futebol sugerem, o ataque de Pavón, Hulk e Paulinho. Ele levou um atleta a mais que o número que poderá utilizar, 11 + 12 suplentes, acredito que o Gabriel Delfim – goleiro – será o cortado. Com isso, entre as principais opções de banco, Felipão teria à sua disposição seus dois jogadores de confiança – Edenílson e Patrick – que são sempre utilizados durante as partidas. Até o indolente Vargas, defendido pelo diretor Rodrigo Caetano, ao que intuo como sendo uma preparação para seu relançamento.

A meu gosto, evidentemente que isso vai depender do andamento da partida e mesmo de compromissos futuros, alguns meninos da base podem começar a merecer oportunidade e minutagem. Estão na capital do Paraná os recém promovidos Rômulo (zagueiro), Paulo Vitor e Alisson (meio-campistas) e Cadu (atacante). Quero acreditar que Felipão já pensa em começar a oportunizar, ou melhor, dar chance (essa expressão lembra Celso Roth, xispa) a esses garotos para aproveitamento na próxima temporada. Afinal, SAF não vai queimar dinheiro e deixar a folha chegar a quase 20 milhões mensais para reservas improdutivos e de luxo.

O adversário de amanhã, ocupa a sétima colocação com 33 pontos e nove vitórias, em caso de vitória simples do Galo superamos os paranaenses na tabela. Estamos na nona colocação e temos 30 pontos, oito vitórias. A questão é que o saldo de gols, critério seguinte para desempate, hoje é exatamente os mesmos seis para cada. Vencendo, empatamos em ponto, número de vitórias e vamos superar no saldo. E seguir pontuando é fundamental à intenção de participar de mais uma Libertadores.

Depois do Paranaense, vamos ter dois jogos em casa, Botafogo e Cuiabá. Ambos, como a cbf não tem critérios, sábado à noite nos dias 16 e 23 próximos, sempre 21h, para seguir lutando por este ideal. Interessante, ontem uma matéria de “No Ataque”, aqui do UAI, confirmou o que eu já havia reclamado. Sem que tivesse feito esse balanço, afirmei que a cbf é seletiva junto com a tv em definir horários e datas de jogos. O Galo já jogou dez vezes em 21 rodadas em sábado à noite. Vai a 12 quando completar a 24ª rodada. Metade dos jogos em sábado noturno. Para comparativo, o queridinho Flamídia apenas cinco vezes; enquanto Palmeiras, São Paulo, Fluminense e o líder Botafogo em seis oportunidades cada deles. Assim caminha a cbf, vamos pra cima deles Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Avançar em terras do adversário”

  1. Nas redes sociais ( grande ??? imprensa eu não leio ) tem muito perfil que trata das coisas do time do Menin .

    Alguns lá dizem que o R MÓR confia no Sérgio Coelho para “modernizar” o futebol do clube .

    O que seria exatamente essa coisa de MODERNIZAR O FUTEBOL ?

    Alguma coisa mudou que não seja buscar jogadores , infantis ainda , para que possam desenvolver seus dons futebolísticos e serem lançados assim que suas qualidades sejam reconhecidas ?

    E/ou também buscar valores fora do clube que despontam em outras praças ?

    Ou modernidade significa comprar atleta que jogue na China , no Japão ou que dispute o SAUDITÃO ?

    Sei lá …

  2. “Fortaleza faz história na Sula contra Galo; análise”. Hoje, capa do G1. Diabéisso? Entrei pra conferir, matéria de Fortaleza, assinada por Beatriz Carvalho,sobre a passagem ontem do Fortaleza para a semi da Sula. E porque tacaram o Galo no meio disso? 01) Confusão com os mascotes, já que o Fortaleza jogou foi com o América; inadmissível seja por displicência ou viagem. 02) De propósito , vou sacanear e colocar o Galo na manchete pra bombar o feito do Fortaleza. 03) Pitaram um bagulho estragado. Passado um tempo, corrigiram: “Fortaleza faz história na Sula contra Coelho; análise”. Aqui e acolá é Galo, sô, prestatenção!

    1. Certamente, JORGE, é matéria sendo escrita por inteligência artificial ou pelo estagiário de plantão…

      No jogo do GALO contra o SANTOS pedi a IA do meu navegador um panorama do partida inaugural da ARENA e na resposta veio que o NACHO era o destaque do ATLÉTICO que iria a campo…

      E veja que nem foi o estagiário, mas sim a famosa e tão propalada IA que tanto vem causando sensação pelo mundo afora…

      A propósito, um adendo: não é que na ALEMANHA já teria templos nos quais o Sacerdote é a Inteligência Artificial…

      Ô lôco!!!

  3. O jogo de sábado é na LIGGA ARENA, enquanto os dois subsequentes serão na ARENA MRV. Os meus sinceros agradecimentos aos patrocinadores que investem no futebol… investem para obter lucros, o que é muito compreensível, afinal de contas, não existe almoço grátis.

    Boa estória que li ontem no quintal gerenciado por nós, Atleticanos: “Identifiquei diversos pontos cegos na ARENA MRV. De qualquer ponto que eu ficava não conseguia enxergar o estádio do CSA-MG…

    1. Caro Teobaldo

      Show! E ainda tem atleticano entrando nesta pilha e no mimimi.
      Mas ninguém e principalmente a imprensa maldida que gosta de lacrar comentou a festa feita pelo cadeirante na área destinada a eles acompanhando a cantoria da organizada. Um show!
      Quando existe inclusão social não deveria ser dado destaque?

  4. Enquanto o Galo tiver esse frangueiro no gol. O Rodrigo sacana na direção e esses 4 bois cansados (V; E; P e K) no elenco. Não adianta sonhar com time competitivo nem que seja treinado pelo Guardiola.
    Sempre Galo, mas sem alienação.

    1. Já disse e volto a comentar: esse goleiro é fraco, parece que joga em time pequeno, faz muita cera, principalmente quando faz uma defesa fica simulando dor. Não sabe sair jogando e fica atrasando o contra ataque.

  5. ISEPPE

    Tem um campeonato rolando aí cujos jogos são mostrados em vídeos e neles eu vejo o moleque a fazer gols de todo jeito , como já disse aqui .

    Perna direita , esquerda , de perto , de longe , no rebote , na tabelinha , em jogada individual driblando a zaga toda , já fez “gol que PELÉ não fez” , e ontem eu vi um gol de falta que tem a marca “Ronaldinho” : por baixo da barreira , mesmo com um cara deitado atrás .

    Aí os caras dizem que precisam “monitorar” a evolução do garoto para não “queimá-lo” no time de cima , e a torcida aceita essa balela e pede freneticamente CADU , ALLYSON ( esse por conta de um lançamento no melê que resultou em gol ) .

    Sinceramente ?
    Tem qualquer coisa errada que não está certa .

    É PRACABÁ !

    1. BARATA,

      O pouco que vi do ISEPP aponta para um jogador fora de série, craque, fenomenal…

      Que o garoto consiga vingar e que o ATLÉTICO saiba fazer essa transição que poderia estar acontecendo, a despeito do momento ruim da equipe e da mudança de CNPJ do time…

      E sua intuição tem tudo a ver, há algo de errado sobre…

  6. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Jogo no sábado se o Galo ganha é muito legal, agora quando perde, atrapaia a noite de sono e o domingo também. Mas, na minha opinião, vamos ganhar e partir rumo ao título. O Botafogo já começou a ratear, sendo eliminado na Libertadores. Vai que engata uma serie de 08 partidas sem vitória. Eu sou seguidor da filosofia do Padre Torga: o impossível é aquilo que demora um pouco mais a acontecer. Aquí é Galo!!!

  7. Salve Massa e Guru

    Confesso que meu otimismo pós a semana fantástica que tivemos, caiu só de pensar que o dinossaurico técnico pode e deve optar por Edenilson no lugar do melhor jogador do time atualmente.
    E para piorar vamos ainda ter que confiar no nada confiável Otávio ao seu lado.
    Olha será muita adrenalina por torcedor atleticano e recomendo a todos renovar o estoque de Rivotril.
    Mas sigamos. Quanto aos horários de jogos, pergunto:
    Onde está a diretoria para chutar a porta e questionar o critério de marcação de horários de jogos?
    E para fechar ontem RC disse que Vargas nunca esteve tão focado quando no atual momento.
    Pergunto ao RC: quer enganar quem cara pálida?
    Manda este jogador pro colo do capeta!

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Um jogo indigesto contra o “genérico” . Os desfalques, com certeza, deverão impactar no desempenho e os reservas, por melhores que sejam, não substituem os titulares à altura. Não tenho dúvidas de que o Felipão irá priorizar o Edenilson na vaga do Bataghia, até porque o Galo vai jogar fechadinho por uma bola. No mais, acredito que o time seja o por você escalado. Um empate, para mim, já será um bom resultado. Vamos acreditar…
    Hoje e sempre, galo!!!

  9. rodrigo caetano e vargas mais meia duzia de jogadores caros e improdutivos , trazidos por este pessimo diretor , que desmanchou o time de 2021 . Chegou a hora da verdade para esta saf , se vao ter continuidade no clube, afrontando a torcida , sangrando os cofres do galo , ou as mentiras pos 2021 continuarao a ser contadas

  10. Prezados, bom dia! Tbm não quero Celso Roth novamente no comando do Galo, mas acho justo relembrar que ele, qdo aqui esteve, com times bem mais modestos que o atual, fez campanhas muito melhores, em resultado e em desempenho, do que o atual enganador (Felipão). SAN

  11. Gostei da meiuca com Otávio, Rubens e Pedrinho. E queria ver o Paulo Vítor em ação…

    Como FELIPÃO é bem cuidadoso com a BASE, para não queimar garotos, conforme assim falou na última entrevista pós-jogo, ele deve mandar a campo Otávio, Edenilson e Pedrinho…

    O jogo é duríssimo e qualquer resultado é possível…

  12. Bom dia!
    Gostaria de ver Rubens na meiuca ou até mesmo Patrick. Não gostaria de forma alguma ver Edenilson e Vargas em campo.
    Tô achando que Hulk levará o terceiro amarelo e vai ficar de fora contra o bostinha, na Arena do TEOBALDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *