Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atento nas duas competições

Amanhã é dia importante e decisivo para o Galo na temporada. Vencer o Ceará pelas circunstâncias do Brasileirão e como motivacional para a segunda partida da semifinal com o Del Valle na Sul-americana. Não podemos sequer admitir resultado diferente que somar três pontos. Sigo, como venho insistindo, confiante nas duas frentes. Ainda que uma seja de título e a outra em busca de subir na tabela de classificação. Culpa nossa! Tivéssemos sido mais intenso, especialmente depois da paralização e nesse segundo turno, não estaríamos nesse ambiente tão constrangedor.

De olho no futuro, temos de ser otimistas nesses próximos jogos, sendo terça pela Sula e amanhã com a sequência depois no BR. Pela competição continental, em busca de uma vitória simples, se confirmada depois só pensar na partida única do dia 22 de novembro em Asunción Del Paraguay. Já no campeonato nacional, vencer o Ceará, vai aliviar e seguir na sonhada reabilitação. Faltam 12 pontos para s provável linha de corte de 45, em 10 jogos – vale dizer – 30 pontos em disputa. Desse total, seis deles no nosso estádio e quatro vezes fora de Belo Horizonte. Aparentemente bem viável sonhar com os dois objetivos.

Nossa situação, ainda que delicada no Brasileirão, sugere confiar e acreditar que na próxima temporada permaneceremos na elite. Tudo isso que estamos convivendo tem relação com a instabilidade pós Copa do Mundo de clubes. Foram 16 jogos. Desse total nove derrotas, quatro empates, apenas três vitórias. E mais, entre esses confrontos, resultados inexplicáveis perante a Torcida Atleticana. Derrota para o Grêmio e empates com Santos, Juventude e um clássico mineiro. Só nesses jogos foram nove pontos atirados pelo ralo. O mais sério. Lanterna do returno. Dez jogos com seis derrotas, três empates e uma única vitória. Seis pontos em 30, agora precisamos do dobro disso.

Diante dessa realidade, sonhando com um bom final de ano para a Massa, entendo ser fundamental nossa presença amanhã e terça-feira pra jogos decisivos na atual temporada. Sou otimista, ainda que a realidade não sugira e até leve alguns ao desanimo, porém acredito que vamos fechar 2025 com motivos para festejar. Tem gente, daquela grama aparente, que insiste em desprezar ao nosso time e acaba contaminando que não está vacinado. Imagina o seguinte: faturamos a Sula e seguimos na série A. Para aquele chato e dono do jardim ao lado, o que restou? Nada além de uma flor que igualmente vamos ter em nossa plantção. Só que entre elas dois títulos, um assegurando vaga na Libertadores e o outro hexa estadual.

Antes de fechar a resenha de hoje, vale sim projetar como podemos chegar à decisão da competição. O resultado no Equador deve sim ser muito considerado pelo Atleticano. Fomos prejudicados, ainda assim, chegamos ao empate frente ao líder do campeonato equatoriano. Além da penalidade mal assinalada, que o juizinho teve a chance de se redimir e insistiu na borrada, ainda deixou de marcar a nosso favor noutro lance em cima do Hulk. A volta será com a nossa casa cheia, creio que com chance até de quebrar o recorde de público do estádio do Galo. O vice-lider do campeonato do Equador, LDU (15 pontos a menos que o Del Valle), ontem massacrou o Palmeiras pela semi da LA por 3 a 0. Valorize o Galo!

Parecia que daria dois brasileiros na final da Libertadores, agora sei … não, pode ser argentino e equatoriano. O Racing, vendeu caro a derrota por 1 a 0 para o flamídia e agora vai decidir no seu alçapão a vaga. E no nosso caso, confiante que estou no vaga, ontem o Lanus abriu dois a zero, ao final o Universidad do Chile conseguiu chegar ao empate. Em caso de o Galo confirmar a vaga, um deles será o adversário da final. Os chilenos estão distantes praticamente iguais aos Atleticanos. São 2100 km de Santiago e 1800 de BH é a distância até Assunção. Já os argentinos do Lanus estão colados no pais vizinho. Tudo ainda é especulação, na próxima semana definem as duas finais das duas competições. Aqui somos todos Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Atento nas duas competições”

  1. Boa tarde!
    “Fracassei em tudo fiz na vida… detestaria estar no lugar de quem me venceu”( Darcy Ribeiro).
    Quando um jogador que foi tão importante na história de um clube, como o Reinaldo foi, e fala essas coisas que falou, só confirma que ele preferia estar no lado SUJO da história.
    Talvez se ele estivesse no lugar do Aragão ou o rato, ele teria feito o mesmo, ou pior do
    que esses caras fizeram.
    Agora (talvez) a terceirizada do flamidía o abrace, quem sabe?
    Porque entre a nossa torcida ele perdeu a admiração de muita gente.

  2. EU ACREDITO. Carrego comigo este ¨lema¨ já há muitos e muitos anos, e não será agora que deixarei de acreditar. O que me preocupa e falo sempre é com a teimosia do Sampaoli em mudar o time todo jogo. Nós não temos elenco prá isto. Por isso o chamo de jumento e doido varrido. Já está mais que provado em campo que temos alguns(?) jogadores que não rendem absolutamente nada. Até o final da Sula, que tenho certeza que iremos conquistar e do Brasileiro, escale um time e vá até o fim do ano com ele. Será que é tão difícil assim?? Pode jogar com três zagueiros, desde que o Alonso não seja um deles. Coloque uma linha de cinco no meio, mas sem o Natanael e muito menos sem o Menino na lateral direita. Porque com este, mata o Scarpa, que tem que jogar alí. E o Igor Gomes, manda ele pescar. Na frente Dudu e Hulk. Rony e Biel é dá chance, e muita, pro azar. VAMO LÁ MEU GALÃO DA MASSA

  3. Bom dia!

    O time chileno jogou ontem em casa com os portões fechados, por causa da confusão acontecida na argentina.

    Caso ele se classifique para a final, será que a conmebol vai liberar ingressos para os chilenos no Paraguai?

    Abraço.

  4. Salve Massa e Guru

    Um dos assuntos dominantes ontem, foram as declarações de Reinaldo, que, ao querer fazer média como os cariocas, acabou jogando no lixo a idolatria e o título de ídolo, que muitos tinham por ele.
    E detalhe, a aversão foi motivada não pelo fato dele vestir a camisa de nosso ex rival local, mas de manifestar sua vontade de jogar no verdadeiro rival para qualquer atleticano.
    Reinaldo com toda a sua experiência, foi infantil e morreu pela boca, mesmo sabendo que uma declaração daquelas, geraria polêmica e repercussão negativa junto à massa.
    Aliás sobre ser ídolo há a seguinte definição:
    “Ser ídolo é ser uma pessoa admirada, amada ou venerada por muitos devido às suas qualidades, realizações, caráter ou influência positiva”
    Assunto polêmico, para mim, por mais que eu admire o Rei, falta nele as realizações e influência positiva, para que seja considerado o maior ídolo do Clube, características que vejo em Hulk, o qual considero o maior ídolo do clube.
    Sei que muitos vão ser contrários ao meu gosto, e respeito as opiniões divergentes, mas fato é que estamos em crise até em relação à ídolos, pois os nossos estão no momento de contestação, inclusive o próprio Hulk.
    Eder, ninguém sabe o que faz no clube, Vitor altamente contestado como dirigente a ponto de pedirem sua cabeça, Reinaldo falando merda e o próprio Hulk numa fase ruim em campo.
    Que fase!!!!
    Ainda sobre Hulk, ontem ao ver o vídeo abaixo entendi um dos motivos de sua má fase. Antigamente ele tinha com quem jogar.

    1. Prezado JBHGalo, quem conhece o Reinaldo, não idolatra! Dentro de campo foi fenomenal! Uma referencia futebolística, até para o Romario. Mas paro por aí. A vida privada das pessoas é inviolável. Referência fora de campo: Padre Torga, por agraciar Eduardo de Ávila com três livramento. Falta aceitar o 4 livramento, que é o mais importante pois terá o condão de ser um divisor de águas na história do Galo e da nação brasileira. Fica a dica Eduardo de Ávila!

  5. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Considerando que fui nomeado porta voz dos pessimistas, em Minas, o rival tem chances reais de conquistar pela sétima vez a Copa do Brasil e a vaga na Libertadores no Brasileiro. Se isso acontecer e o Galo ganhar a Sula e garantir permanência no Brasileiro, a comemoração nossa vai ser mais sem graça do que dançar com a irmã. Agora se o Galo cai para a série B e perde a Sula aí vai ser cruel. Então EU estou torcendo para o Corinthians na Copa do Brasil e que o Galo faça de forma exitosa a sua parte! Se não ganhar de Ceará em casa, aí merece cair! Meu placar Galo 3×0 .

    1. Caro DS….como dizia um narrador….acho que sou Colíder do pessimistas…rsss. Tenho sempre dito que enxergo o futebol de maneira diferente (não quero dizer certa). Mas veja bem – vc e os demais – que coisa interessante esse tal de futebol. O Atlético está uma draga, é fato. É fato também que o time do Cruzeiro está encaixado (temos que reconhecer). No entanto os DOIS estão a 2 jogos de garantir a ida à fase de grupos da LA. Se isso acontecer vai ter gente aqui já dizendo de uma possível final entre os dois….kkk mas que não seja na AMRV, claro.

    2. Meu caro, tão amigo do Eduardo e não segue o bom exemplo dele. Aqui é Galo, *orrrraa! Pouco importa a turma de lá, se vão ganhar, se vão se classificar ou se vão se danar, que é que eu desejo. Aqui o que me interessa é só o Galo, portanto se ganharmos a Sula e não cairmos, vou comemorar sim e dançando com a minha gostosa mulher e não sem graça ou sem não sei o quê, toma tenência!

  6. Em relação à Sulamericana existe um detalhe que vem passando despercebido. O título, além da premiação em dinheiro, vaga na Libertadores (facilita o planejamento além de obrigar, em tese, o investimento) e possibilidade de ganhar a Recopa (mais dinheiro e mídia), AINDA SOMA PONTOS NO RANKING DA CONMEBOL, o que pode ser fator decisivo para que um time se classifique para o tal “Super Mundial de Clubes da Fifa”, que dá mais dinheiro e mais mídia. O Olímpia do Paraguai quase chegou lá por esse critério, lembram-se? Portanto, vamos VALORIZAR antes de desdenhar da tal “Série B da Conmebol”. Além do exposto, em qualquer disputa, é melhor GANHAR do que perder. É o que penso, o que não tem a menor importância. Sigamos…

  7. Também estou confiante na SA e muita esperança de que não seremos rebaixados. As contas do blogueiro são animadoras. Por falta de Torcida não será, porque também acredito que, a começar por amanhã, vamos lotar a Arena, levando o time pra frente. Com todas as realidades presentes, algumas desanimadoras pelo histórico deste 2025, eu ACREDITO, uma vez que, como sempre, pra nós tudo foi e é muito difícil, em especial com os apitadores! Aqui, é Galo enquanto vivermos!

  8. REINALDO

    “REI, REI, REI, REINALDO É NOSSO REI” (MASSA)…

    REINALDO disse na Rádio Tupi do RJ, no programa do Luiz Penido (“O Classificadásso…”), que queria jogar no VARmengo…

    “…Todo jogador gostaria de jogar no Flamengo. Eu tive essa oportunidade em 1981 mesmo. Quase acertamos com o Flamengo, mas naquela ocasião não tinha a lei do passe. A gente era preso ao clube, não podia sair, tinha um contrato, e o Atlético não deixou que eu viesse. Já tinha até conversado, até acertado, mas o Atlético não quis fazer a transação”…

    O assunto rendeu nas mídias sociais e grande parte da Torcida Atleticana repudiou a declaração que terá sido no mínimo infeliz…

    REINALDO tentou se explicar, para mim em vão: “Um jogador profissional, ao longo de sua trajetória, pondera diversas questões ao fazer suas escolhas: o desafio esportivo, a estrutura oferecida pelo clube, a convivência com os companheiros, e, claro, o reconhecimento financeiro (que, na minha época, estava longo dos valores atuais). É natural considerar as oportunidades”…

    Penso que um ídolo, do tamanho de REINALDO NO ATLÉTICO, deveria ter evitado essa declaração que deve fazer estragos na reputação dele junto a Torcida que o idolatra…

    REINALDO foi juvenil…

    Fato!!!

    Em todo o caso, para mim, o que não tem a menor importância, REINALDO foi e continua o maior jogador (o mais técnico, o mais genial) da História Atleticana…

    REI, REI, REI…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading