Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Assim caminha o futebol

Minha cisma com armações, a cada novo momento, vem sendo aguçada exatamente por ações que alimentam e até sustentam minhas “absurdas” – aqui por vezes questionadas – teorias da conspiração. Jamais e em tempo algum, que me lembre, os incontáveis prejuízos por “erros” de juízes em desfavor do Galo foram admitidos pelos “especialistas” – sejam eles comentaristas ou mesmo dirigentes da arbitragem – ao longo de décadas. Entre esses, alguns, que já foram algozes do nosso time em jogos do passado. Eles pararam de soprar apito, mas continuam azedando Atleticanos, seja na chefia de Departamento de Arbitragem (federações e cbf) ou mesmo com um microfone – dentro de casa e pela TV –, via de regra, em lances que provocam e irritam a Massa.

Vejamos. O atual chefe da arbitragem mineira, numa atitude inusitada gravando vídeo – estilo self – para criticar eventual penalidade que colocaria em risco nossa classificação à final do mineiro que começa no sábado. A meu juízo, uma escancarada e providencial pressão, no seu subordinado escalado para apitar o primeiro jogo da decisão. Provocação deliberada! Antes de entrar no escolhido, vale lembrar, esse incauto dirigente da arbitragem – quando ainda apitava futebol – foi o responsável por uma virada que o Galo tomou nos minutos finais de uma partida com o Valério. Foi o primeiro jogo daquela SeleGalo, nosso time vencia por 2 a 1, terminou em 3 a 2 para o time de Itabira. Nos minutos finais com dois gols irregulares. Uma penalidade inexistente e o outro num escandaloso impedimento.

Agora vamos ao árbitro designado para sábado, que antes de o jogo iniciar, já é pressionado pelo chefe. O escolhido, em sorteio onde no pote contém selecionados nomes, vai apitar o terceiro clássico na mesma competição. Só para registro de lembrança, minha memória ainda é razoável, foi ele que na quinta rodada mediou o antigo clássico mineiro e no início da partida deixou de dar uma penalidade a nosso favor, sequer solicitando a intervenção do VAR. Como se não bastasse, no outro primeiro jogo das semifinais, foi ele também – junto do VAR – quando o América – nosso adversário – vencia por 2 a 0, não marcou, depois alertado assinalou, em seguida cancelou (não deu, deu e desdeu) uma quase providencial penalidade contra o coelho. Vai daqui minha preocupação antecipada quanto ao que pode acontecer nessa final do mineiro.

Por outro lado, sem deixar as preocupações históricas que carrego nessa existência e expostas acima, começamos também a pensar nas competições que se iniciam ainda neste próximo mês de abril. Como já dissemos aqui, além dos dois jogos que decidem o título estadual, ainda vamos ter dois pela Copa do Brasil, outros dois pela Libertadores e as três primeiras rodadas do Brasileirão. Neste último, é fundamental uma boa arrancada para sonhar com o título nacional que foi nosso em 2021. Vasco, aqui; Santos, lá e Paranaense, também em Belo Horizonte serão nosso aquecimento e esses confrontos sinalizarão sobre as pretensões do Galo.

Paralelo a isso, ainda vamos receber o Libertad – do Paraguai – na abertura da competição continental. Na sequência da Libertadores, lá em Curitiba, com o mesmo Paranaense. Interessante será no dia 18, sendo que – pela terceira rodada do BR em data a ser anunciada – recebendo o mesmo time em Belo Horizonte. Deve ser dia 29 ou 30, fechando esse maluco mês de um jogo a cada três dias. Fundamental, como no Brasileirão, vencer em casa e fora – na pior das hipóteses – empatar. Melhor é vencer lá e cá.

Fechando a resenha de hoje, de acordo com o sorteio de ontem na cbf (aquele que tem quem afirme que as bolinhas têm temperatura – quente e fria – providenciais), vamos encarar o Brasil de Pelotas em busca de avançar na Copa do Brasil. E a danada da bolinha, como sempre, “determinou” que decidimos fora de casa. Que sequência de “azar”. Quente ou fria? O adversário, conhecido como Índio Xavante, eliminou nas fases anteriores o Cordino, do interior do Maranhão; depois a Ponte Preta, de Campinas/SP. Nessa competição, a exemplo do Brasileiro de 2021, também fomos campeões e buscamos o tri em ambas. Que assim seja!

Em tempo: perdi o sono durante boa parte da noite e, em função desse desconforto que me causa desconfiança nas federações e confederação, fiz uma pesquisa curiosa. Vou checar os dados e posto às 13h13m, em complemento às informações e sugestões de não confiar nos sorteios. Seja de confronto, árbitros e – especialmente no caso – sobre mando de campo. 

*imagens: 1 Pedro Sousa/Atlético; 2 extraída da TV

22 thoughts to “Assim caminha o futebol”

  1. Boa tarde amigos do Galo. Certamente, se o doutor Lázaro Cândido, ainda estive no Jurídico do NOSSO GALO, esta Nota Oficial da Ouvidoria da FMF, não ficaria sem uma resposta adequada.
    Totalmente inapropriada e contrariando a opinião dos mais renomados comentaristas de futebol do Brasil, esta Nota Oficial da Ouvidoria da FMF, precisa ser questionada oficialmente. Penso, como torcedor que sou, que a elaboração e divulgação deste documento, pode ter o objetivo de colocar em dúvida a classificação do NOSSO GALO para a final do Mineiro.

  2. Bom dia,

    Tive a mesma interpretação desta atitude, que para mim foi um recado ao árbitro, não custa lembrar que nosso time sofreu 2022 inteiro com aquele papo de marcação de pênaltis em 2021, quando ninguém falou o quanto foi em 2022, equipes tiveram 14 pênaltis e foram rebaixadas e agora vem com essa, maldade pura.
    Quanto ao sorteio, mando de campo do Galo não foi sorteado e sim invertido quanto ao mando do rival, ou seja, eles jogando o segundo jogo em casa e nós fora, essa é a regra do jogo, só não se aplica quanto as demais equipes.
    Ao ter 3 equipes do mesmo estado não tem como manter para todos essa inversão, só para mesma praça e no caso maior rivalidade.
    Me assusta a maratona de jogos x a diminuição no número de jogadores do elenco.
    Em Abril fomos beneficiados com menos viagens 5 em casa + 1 contra América e apenas 2 fora.
    Em Maio já divide 4 em casa 3 fora, porém em junho até agora apenas um jogo em casa, podendo aumentar se passarmos na Copa do Brasil, a única vantagem é que haverá outra famigerada data FIFA.
    Janela de transferência fechando e tudo indica que continuaremos sem novidades de contratação, que seja a oportunidade tão esperada pela base.
    Isaac, Cadú, Hiago, Yan Felipe e Gabriel Santos, esse último estamos recebendo vários elogios pela qualidade dele, volante quando precisamos tanto e ainda artilheiro, 2 gols quando nossos volantes não sabem nem o que é isso.
    Boa sorte para eles.
    Moro fora de minas e amanhã será um dia especial, pois irei a BH e aproveitarei para conhecer a nossa Arena.
    Boa quinta a todos!

  3. Bom dia Eduardo! Brilhante como sempre. Tenho uma opinião formada sobre porque nunca mais vamos ganhar uma copa! A CBF está dominada por presidente e diretores de caráter e passados no mínimo duvidosos. O tal comentarista de arbitragem da Itatiaia foi um dos juízes mais venais e polêmicos do futebol brasileiro. Que o digam Galo, Internacional e Santos. Hoje pousa de autoridade comentando aquilo que sempre interpretou de acordo com interesses escusos. A tal Libra, como já postei aqui antes, tem o Kléber Leite e o tal Sveiter como mentores. Só por isso, pelo passado dos dois, eu não assinaria nenhum contrato onde estivessem envolvidos. Isso sem falar na famigerada Globo, que sempre defendeu os interesses do eixo Rio-SP, em detrimento do resto. Como dizia Milton Nascimento, ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil não vai fazer deste lugar um bom país. Então é continuar a luta, para que mudanças de filosofia e pensamentos possam mudar a realidade de nosso futebol….

  4. “Atlético vence Caldense com ‘renascimento’ de Jô, lance polêmico e conquista o Mineiro 2015” (Fonte: Superesportes)

    “Atlético x Athletic: FMF vê erro decisivo a favor do Galo e afasta árbitro” (Fonte: Superesportes)

    “Galo pode se isolar como 4º maior campeão estadual” (Fonte: Superesportes)

    Parabéns aos ENVOLVIDOS !…
    (Depois ficam falando do Flamengo, do Fluminense e do Corinthians…)

  5. GALO x Coelho vão fazer uma final de Mineiro onde o futebol vai ficar em segundo plano… o JUIZ e seus BANDEIRAS, além do VAR, serão as maiores atrações dos jogos… ops, já ía esquecendo do quarto árbitro… haja saco pra aguentar tanta babaquice!!!

    Essa FMF é um LIXO!!!

    OBS.: e a bolinha do nosso GALO lá na CBF??? Essa é a mais batizada de todas, fato!!!

  6. Subserviência é f0#@! O mínimo q se esperava da turma q por hora ocupa a cadeira ali no nº 1516 da Av. Olegário Maciel sería logo após a fala desastrosa do sujeito da “comichão” de arbitragem pedir o seu afastamento por desídia,falta de credibilidade e imparcialidade no caso. Fala essa em meu entendimento, fatalmente irá refletir nas tomadas de decisão do assoprador de latinhas,q já não é lá essas coisas, dentro de campo. Daí o que o pessoal faz? Vai lá endossa a ideia do sujeito, dá o dito pelo ñ dito e pede arbitragem da fmf p privilegiar a mesma. Certinho! Depois ñ reclama,daí a Inês já é morta como aconteceu com aqla “mãozada na cara” q o Allan levou lá no Maracangalha e resultou em gol q nos custou a nossa passagem p ás 4ª de final da CB de 2022. Prá essa aí tudo normal,sem perda sem ganho,nem um pio dos q hj vêem o que querem e acham pêlo em ovo. Só q a opinião desses sabichões do nada,o gato enterra na areia todos os dias e o só futebol míngua. Os dados p melar a 4ª conquista seguida do GALO vem sendo lançados, mas quem deveria se ligar nos sinais se finge de leitão p mamar deitado.
    Looding…
    Saudações Atleticanas

  7. Bom dia Avila, Bom dia Ernest: De concreto, o Galo não vai fazer nada. Só discursos e parolagem. No Brasil, o futebol é só um recorte da sociedade. Sinceramente, com a folha salarial do Galo, com a vantagem de dois resultados iguais em dois jogos, a obrigação do Galo é ganhar esse campeonato, com ou sem erro de arbitragem. Lembra do jogo contra o Santos, no Brasileiro de 2021:O Juiz deixou de marcar dois pênaltis é jogando muita bola vencemos o jogo. Prezado amigo, futebol brasileiro é um ” reinado do rabo preso”. De onde surgiu a dívida de um bilhao é meio do Galo. A venda do Shopping não era para pagar divida onerosa é livrar o Galo de pagamento de juros? A ARENA MRV não seria a redencao financeira do Galo com lucro de 100 milhões ano? Eu só espero que os quatro Rs, tenham a hombridade de comprarem essa SAF do Galo, directamente, pelo preço que for justo. Não precisam de usar de investidos para adquirirem o Clube.

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      Essa revisão do lance da arbitragem pela Ouvidoria da Federação é uma excrescência.

      A Ouvidoria que tomasse providências para exigir apuração dos fatos, caso existisse indícios de malfeitos e coisa do tipo.

      Agora a Ouvidoria proceder revisão do lance interpretativo e vir a público com Nota Oficial é ato disfuncional e fora de qualquer propósito justo.

      Nada a ver…

      Casuísmo que prejudica a Instituição Clube Atlético Mineiro…

      Absurdo total!!!

  8. Desculpe meu Guru, mas hoje, assim como vc fará, necessitei fazer um comentário adicional.
    Ontem um colega de espaço chamou a atenção para as propagandas vindas de várias partes, tentando plantar terror na torcida.
    São matérias relativas a dívidas, esta do Pênalti não marcado para o Atlhetic, dúvidas e dívidas sobre a Arena MRV, dívida André Cury e principalmente noticias sobre a SAF.
    mesmo sabendo das dificuldades financeiras que o clube vem passando, nós torcedores não podemos entrar na pilha desta gente mal intencionada.
    E para vcs terem uma ideia toda vez que vem a tona o assunto prisão de Robinho, ele aparece na mídia com a camisa do Galo. Ora o cara jogou no Santos 10 anos e no Galo só dois, porque ele não aparece com a camisa do time que mais jogou?
    E o problema dele ocorreu quando ele jogava na Turquia, porque não aparece a matéria com a camisa do clube que estava jogando?
    estou relatando estas coisas, só para alertar aqueles torcedores que entram na pilha desta gente e ficam desesperados.
    Na maratona de jogo que teremos a partir de sábado o que o clube e principalmente mais precisa é do apoio de nossa gente, da Massa.
    #Bora lá apoiar o Galo gente?

  9. Bom dia! A FMF faz muito tempo não representa os interesses dos Clubes de Minas Gerais. Nossos times, em competições nacionais, são constantemente prejudicados por arbitragens tendenciosas, porém, em momento algum presenciamos qualquer atitude dos mandatários da Federação Mineira de Futebol. Silêncio e subserviência total aos desmandos da CBF e TV, na verdade, trata-se de um “puxadinho” familiar que nada contribui com o crescimento e progresso do Futebol Mineiro, vide a imensa desorganização desse fraco campeonato. Nada supreso com esse incoerente posicionamento da FMF. Não era lance interpretativo? Então porque punir o árbitro?

  10. Bom dia!
    A diretoria do Galo também é culpada. Afinal o ameriquinha queria arbitragem de fora e o Galo queria prestigiar a mineira. Agora aguenta. Essa fmf também é um lixo e merece todo o desprezo

  11. Bom dia xará e amigalos!!!
    É isso aí Gurú!!!!!!!!!!! A bandalheira continua! Que “sorte” tem o sempre “protegido” CBFLA! Sabem onde o queridinho da Confederação Brasileira de Falcatruas vai decidir a vaga da próxima fase da Copa do Brasil???? Em casa no Maracanã….vejam só que “sorte”….Enquanto isso o GALO….

  12. Bom dia Massa e Guru

    Para mim esta idiotice e mal-caratice da tal ouvidoria, é apenas cortina de fumaça para encobrir as diversas safadezas, incompetência e até ações mal intencionadas da FMF.
    Foram jogos em estádios sem estrutura, invasões de campo, o imbróglio Ipatinga x Betim, clássico na segunda feira, jogos em horários esdrúxulos, juízes mal escalados e outras bizarrices sob o comando deste bando de vagabundos.
    Nossa diretoria no próximo ano precisa por a pica na mesa e não aceitar mais este tipo de coisa, pois somos o maior de Minas e carro chefe deste campeonato rural meia boca.
    Campeonato este, que já não deveria mais fazer parte do calendário, mas em respeito aos torcedores do interior, vem sobrevivendo.
    Só não enxerga quem não quer ver e a FMF está torcendo fervorosamente para que o Meleca ganhe este ano, pois a hegemonia do Galo incomoda essa gente.
    Quanto ao Juiz de sábado, precisamos ignorá-los e passar o carro por cima do melequinha.

  13. Bom dia, todos! Gente, que bagunça está o futebol brasileiro e sul americano. Ficamos 15 dias sem futebol, sendo que alguns times ficaram ou ficarão mais de 1 mês de folga, e agora vamos ter que encarar uma verdadeira maratona. A Commebol e CBF deixam para fazer os sorteios das copas às vésperas dos jogos prejudicando a preparação logística das equipes. Além disso, vejam só, O Galo seria o único time brasileiro que poderia jogar tanto na terça, quanto na quarta da semana que vem, aí eles marcam o jogo na quinta, menos de 48 horas para o jogo contra o América. Agora terão que adiar o jogo para o domingo, decisão que até este exato momento não foi oficializada, lembrando que esta final já poderia ser decidida no próximo sábado. Aí eu pergunto, e o torcedor, principalmente do interior, que havia se preparado para ir ao jogo no sábado de aleluia, aproveitando o feriado? Queria, se possível, que o nobre blogueiro falasse depois sobre esse assunto.

  14. Eduardo e Canto do Galo,

    Estranha, muito estranha, estranha mesmo, a Nota Oficial da Ouvidoria da FMF que reconhece “erro do árbitro” que apitou Galo x Athletic em 18 de março pela Semi do Estadual.

    “A ação do goleiro da equipe do Atlético-MG foi considerada por esta ouvidoria como faltosa. O referido atleta, ao disputar a bola, e após chutá-la, abre o braço em um movimento não natural para a jogada e faz um movimento desvinculado com a ação da jogada, vindo a acertar o rosto do adversário de maneira temerária”.

    A Ouvidoria ainda destacou que Everson deveria ter sido punido com cartão amarelo. Já o árbitro Felipe Fernandes de Lima foi afastado das atividades e irá passar por uma reciclagem.

    A estranheza se dá pela forma inusitada com a qual a tal Ouvidoria chegou nessa conclusão se o lance é interpretativo e soberano do árbitro. Seria de se perguntar:

    A partida vai ser anulada?

    Quem foram as pessoas da Ouvidoria que analisaram o lance novamente?

    Essas pessoas são árbitros de futebol que analisaram o lance em processo investigativo formal dentro da entidade?

    O árbitro foi ouvido e dado a ele o direito de se explicar no princípio do contraditório e dentro de uma apuração aberta, pública e transparente, eis que foi punido e mandado para a geladeira?

    A estranheza é total com essa tal Nota Oficial da Ouvidoria da FMF. Nunca antes na história do futebol, ao que eu me lembre, a entidade se posicionou para desdizer lances da arbitragem que são interpretativos e soberanos.

    Há algo de podre no Reino da Dinamarca…

    Por quê justamente em jogo do Atlético e antes da final do Mineiro?

    A FMF não poderia aguardar a Final e se posicionar sobre todos os erros de arbitragem da competição com propósito de buscar a melhora do produto e a valorização da marca “Campeonato Mineiro”?

    A entidade vai se posicionar doravante, com Nota Oficial, em todo “erro de arbitragem”?

    Se o Atlético não se posicionar sobre essa estranha Nota Oficial da Ouvidoria da FMF, ao menos a Torcida deveria:

    E qual deveria ser a posição da Torcida:

    Exigir o fim dessa Ouvidoria da Federação pelo esdrúxulo e desnecessidade de sua existência. E de quebra solicitar à direção do CAM que a partir do próximo ano o Clube dispute o Rural com o Sub 20, caso a FMF não acabe com essa Ouvidoria.

    Antes que essa Ouvidoria desvalorize a história e a tradição do Atlético, melhor será o Clube desvalorizar a entidade que deveria buscar o fortalecimento de seus filiados e da própria competição como produto que tem potencial de muita valorização.

    Mas como a Nota Oficial veio para retaliar o Galo melhor será o Atlético partir também para retaliação da entidade na premissa da reciprocidade de tratamento e de que chumbo trocado não dói.

    Guerra é guerra!!!

    1. Caro Ernest, boa tarde.
      ” Nunca antes na história(…) ”
      ” algo de podre no Reino da Dinamarca…”
      Concordo totalmente com vc.

  15. Eu nem vou comentar ou incomentavel. Prefiro me ater a falta de organização de quem comanda o futebol do Galo, onde vamos jogar o primeiro jogo da libertadores sem ter um atacante de fato no banco e sem um volante de fato no banco. O jogo com o coelho , cá pra nós, se jogar não vai ser árbitro que vai fazer milagre, só tem que jogar o que se espera de um time que pretende chegar na final da libertadores.

  16. Bom dia ( boa madrugada). Sobre arbitragem, achonque falta ao GALO, ser mais firme e exigir árbitro de fora. O GALO tá muito manso. Tem que mostrar pelos meios existentes as orquestragens feitas por essa federação. 2023 começou mais cedo e vamos novamente embolar as datas das competições c essa loucura de jogos e jogos importantes, tudo uma zona.
    Reitero meu post de ontem c relação a esse André Cury, esse câncer que está dentro do GALO. Tem que tirar essa merda daí, pagar o que é de direito e pronto. Ele gosta de aparecer c aquela cara de Ku, ganhando mídia. Gostaria tb de saber se o diretor e presidente que fizeram essas negociações c ele não serão punidos. Uma impunidade absurda. Crime. E aquelas merdas que ele colocou no clube? Não jogaram e ainda levaram dinheiro do GALO. Não vai pagar por isso não? Fdp.

    1. Olha o infarto, amiGalo Schettini, cuidado com esse coração Atleticano! Rsssss! A solução você já deu: “pagar o que é de direito e pronto”. Eu nem discuto se o tal André Cury tem direito, mas para mim é sintomático o fato dele ganhar TODAS na justiça. E ele ganha TODAS de TODOS OS CLUBES. Assim sendo, paguem logo o cara (se tivermos dinheiro) ou façam um acordo descente com ele com as devidas garantias (se ele aceitar, naturalmente) e vamos em frente! Até lá vamos ter de aguentar essa ladainha sem fim. Abraços!

      1. Coração de atleticano e forte amigalo Teobaldo. Mas não dou conta desse cara tirando cada vez mais dinheiro do GALO e nínguem faz nada. Coisas obscuras no castelo de Lourdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *