Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Aproveitamento 100% sem convencer

São três jogos, sob o comando do Coudet, com igual número de vitórias. Preguei aqui e por onde pude debater sobre o início de temporada, defendendo que o mais importante seriam as experiências e o treinador conhecer o elenco, muito acima de eventuais resultados. Pois bem, para nossa felicidade, foram testes com vitórias. Sofridas, todas, mas que nos colocam na liderança do grupo e – como diria um jornalista flamenguista como eu aqui Atleticano com assento em defesa do seu time – na coliderança com o América.

Verdade é, que pelos critérios da competição, cabe ao coelho a primeira colocação e ao Galo a segunda posição geral do mineiro. Faltam ainda cinco jogos para cada equipe, inclusive o confronto direto com o próprio eventual líder do campeonato. Ontem, em Brasília, pelo estadual, o time do coelho mais uma vez comprovou ser a segunda força do futebol mineiro. Foi, ao que me parece, a quinta vitória consecutiva da avacoelhada sobre o antigo adversário. Que segue sem vencer qualquer time brasileiro da série A, como trouxe um meme ontem, desde que aquela estudante de arquitetura e urbanismo assegurou que a Arena do Galo não seria construída. Aquela moça que ganhou 15 minutos de visibilidade e depois nem sei se conseguiu concluir o curso. Não creio!

Sobre a partida e o time do Galo, que é o que nos interessa, esse confronto com o Ipatinga foi ainda pior que as duas primeiras frente a Caldense e Tombense. Em comum, a vitória e um futebol longe da tradição Atleticana. Em que pese, como até fiz coro, viver início de temporada e fazer laboratório para a temporada. Porém, com todo respeito, já a partir da próxima rodada – contra o Democrata de Sete Lagoas e com a presença da Massa – o time tem de mostrar melhor qualidade.

As experiências foram feitas, nas três partidas iniciais e ontem o treinador lançou todos aqueles que ainda não haviam atuado. Entre eles, ao que venho acompanhando, o Ademir, Paulo Henrique e Rever, além dos dois atacantes – Vargas e Sasha – nada produziram. O chileno, depois das substituições, até apareceu melhor no jogo. A quantidade de escanteios mal cobrados e os erros nas conclusões, denunciam que os treinamentos – sempre fechados – não priorizam esses fundamentos. Ademir, a exemplo do ano passado, errou gol feito.

O adversário, estreando na temporada e reestreando na primeira divisão, só começou a atacar no final do primeiro tempo, depois de o Galo errar tudo embora dominando a partida. Com isso, ao voltar para o segundo tempo, em dois momentos – no primeiro salvo pelo Everson e no outro por ter o atacante errado o gol – o Galo poderia ter perdido o jogo e os pontos. Entendo que, já na volta do intervalo, o treinador deveria ter feito duas ou três alterações. Só as fez com a segunda etapa em andamento e colocou em risco dois preciosos ou até os três que conquistamos.

Que venham os próximos jogos do mineiro, sendo que já na quarta-feira, o treinador deve mostrar a cara do time para a temporada. Logo depois vamos ter um jogo que já foi clássico em Minas Gerais, que o adversário reemergente, começa a correr perigo de não se classificar para a fase decisiva do estadual. Isso coloca a partida como de risco, pois para essa gente vale mais que o título da temporada. Remember 2021. Perdemos o jogo do turno e até o presidente de lá entrou em campo e deu volta olímpica. No final deu Galo campeão!

Enfim, vencemos, mas agora chegou o momento de convencer. Que assim o time e treinador o façam já na próxima partida pelo estadual. Sobre a arbitragem dos dois principais jogos da rodada, antecipo que foi um vexame. Lá na capital federal, ao que vi – ainda que sem envolver com o confronto – o juiz merecia ser punido. Na nossa partida, em que pese a esdrúxula tentativa em querer justificar que a segunda e terceira substituições do Ipatinga, foram simultâneas, não foram mesmo.

Com isso, o time do Vale do Aço paralisou em quatro oportunidades o segundo tempo para promover alterações. Erro grosseiro da arbitragem, que agora vai defender a teoria já anunciada. Erraram feio! Juiz e quatro árbitro. Cuca, na segunda passagem pelo Galo, fez algo menos escandaloso e foi proibido de promover a substituição. Enfim, assim caminha o apito. Amanhã farei outras considerações.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Aproveitamento 100% sem convencer”

  1. Bom dia caro Eduardo . Realmente acho que não entendo nada de futebol . Qual a necessidade de testar Ademir , hyoran e Sasha ? Já sabemos o resultado , são péssimos . Poderia se testar jogadores novos e alguns da base . Essas tranqueiras ninguém quer ver mais no time do galo . E os principais times do Brasil estão jogando com os titulares , fazendo alguns revezamentos , e o galo não tem time ainda . Depois irão falar que o time tá desentrosado . Abs

  2. Boa noite pessoal,
    Não estou gostando nada nada deste início de temporada do glorioso, o sistema tático preferido do Coudet ( 4x1x3x2 ) não me parece compatível com nossos atletas de meio campo, uma vez que para implantar esse sistema, é imprescindível que os 3 jogadores de meio, além do volante, sejam muito competitivos e saibam marcar e armar com eficiência.

    A meu ver, não é nosso caso, os 3 primeiros jogos mostraram claramente, 2 gols em 3 jogos, meio campo aberto em contra golpes dos adversários, Éverson sendo exigido além da conta nos 3 jogos! Estamos falando de Campeonato Mineiro!!! É preocupante, Coudet não pode ser inflexível, não experimentou um único minuto jogar com dois volantes de contenção.

    Uma cornetada de leve.

    Abs.

  3. Vi nesse jogo(?) Galo x Ipatinga pela primeira vez a bola artilheira.
    Depois de tantas lambanças, Ademir, mais uma vez, foi brilhante nesse quesito, a bola simplesmente cansou de tanta incompetência e “tomou” uma atitude para apagar o zero a zero do placar. Notei claramente que ela, a bola evidentemente, driblou o muito bom goleiro do Ipatinga e correu para ser abraçada pela rede. Dependesse apenas do fraco chute do Rubens o goleiro deles poderia até ser eleito o melhor em campo, mas pela novidade a bola foi brilhante marcando o gol da vitória.

  4. O time do nosso GALO vai melhorar muito em questão de tempo, é a tal paciência que precisa ser acionada por parte da torcida pois estamos no começo de temporada que vai ser muito longa.

    O Coudet está conhecendo cada característica dos jogadores e em breve vai ter o time ideal na cabeça.

    Foram até aqui 3 jogos vitoriosos sem convencer mas são vitórias que dão moral pro time com todos tendo chances de jogar.

    Só pra constar e não usando isso como desculpas mas os gramados interior afora estão absurdamente mal tratados, uma várzea total.

  5. boa tarde Eduardo e massa. mas um xou de horrores deste treinador e jogadores. até quando vamos atulerar Ademir. sascha. Paulo Henrique. Vargas.Hyorran. simplesmente peladeiros de várzea . começo a enxergar o dudamerda e EL Turco no comando do galo. não vejo nada diferente do galo 2022 este time sem Hulk não joga nada. os fiscais do blog não vá gostar mais com este treinador fraco não vamos a lugar nenhum não venha esta de jogadores reservas. o péssimo Hyoran não larga o time de jeito nenhum e Nathan pescador não tem uma chance. ainda é muito cedo mas este treinador ainda não mostrou porque apareceu no galo aliás diferença dele que berra o jogo todo.a massa atleticana do Vale do aço não merecia esta pelada do final de semana. vai galooo.

  6. Prezado GB, ótimo domingo

    Você está coberto de razão, existe torcedores que não conseguem entender o obvio, terceiro jogo apenas, campo não tão bom, calor de racha e time sendo testado com jogadores diferentes em cada partida e aparece “torcedores” para criticar. A esses “torcedores” aconselho a assistir jogos de outros regionais e apontar apenas um que está jogando o fino da bola, mesmo os times que mantiveram os técnicos e grande parte do elenco.

    A cada dia me convenço mais da chatice desta torcida, em vez de apoiar o clube, incentivar os jogadores, fazer o GNV, ficam enchendo o saco com comentário idiotas.

  7. Paulo Henrique, Hyoran, Ademir e Sasha, não tem como deixar no plantel. Vargas, só serve para substituição, no segundo tempo. Mas é muito salário para pouco retorno. O Ademir não encaixa no estilo de jogo do Coudet e não faz gol, quando tem a oportunidade. Agora, este Sasha deve ter muita peixada na diretoria, nunca jogou nada.

  8. Bom dia. Muita calma gente…tem um pouco mais de um mês de trabalho. Da pra notar os jogadores todos com musculatura travada sem ritmo de bola. Sempre foi assim todo início de temporada, principalmente aqui em Minas q o campeonato é muito fraco, os jogadores jogam travados até pelo esforço da pré temporada, q não existe, e para evitar lesões. Da minha parte, esperar uma evolução em meados de março. Carabobo é obrigação mesmo com o time travado, mas o milionários da Colômbia é pedreira, aí tem q estar bem pra esse jogo. Pra mim, jogos q valem é depois do carabobo, e as finais do mineiro, enquanto isso, vamos na paciência, esperar a evolução do sistema de jogo e tbm dos jogadores individualmente. É tudo novo, técnico e sistema de jogo… saudações.

  9. Bom dia, Eduardo e Massa.
    A postagem hoje, variou legal! rsrsrss
    Sobre o jogo, começou bem, atacando com precisão, penetrando com facilidade a defesa do Ipatinga, mas as finalizações desastrosas. A começar pelo “tradicional perdedor de gols”, o Ademir. Tá complicado mesmo o rapaz. Ou treina mais, ou vai ser sacado do time e do banco. Ainda no primeiro tempo, as fragilidades foram expostas e o Ipatinga só não tomou conta do jogo porque não tem time. A produção do Galo foi para o espaço e não fosse o esforço do Rubens, os pontos iam para o espaço.
    Realmente, o período de experiência já está no fim. Próximo jogo tem que mostrar entrosamento porque após, na segunda, o outro lado da Lagoa vem com sangue nos olhos, por estar em risco de não participar da segunda fase do campeonato. Sobre o Paulo Henrique, ataca bem, mas é uma nulidade na defesa. Melhor voltar com o Carlos Daniel, que ontem enfrentou um dos caras mais aguerridos do Galo, o Rubens. E, na minha opinião, não foi mal.
    E sobre o jogo do América, realmente, comprovou ser o segundo time de Minas. E espero que, depois dele venham o Athletic, e o Democrata. Kakakakaka
    Um momento que antes do jogo do América foi de “raiva”, mas após o jogo, de rejubilo: sem o meu conhecimento, o sogro do meu filho levou o meu neto de 6 anos para o estádio “para ele ver o crugayro”. Podem imaginar o meu júbilo com a “volta pra casa” do sogro sem noção, né! Kakakakakaka

  10. Bom dia!
    O respeitadíssimo blogueiro disse que o Galo vai jogar diante da Massa, na próxima partida, mas ontem o time jogou sim, diante da Massa. Volto a dizer que Ipatinga é o maior reduto de atleticanos do interior mineiro e foi sim, um desrespeito com o torcedor que pagou a bagatela de cem reais pra ver um amontoado em campo e não poder ver Hulk, seu ídolo, que não foi poupado de jogar no pasto de Muriaé. Planejamento zero.
    De qualquer forma, gostei do time no início do jogo, e até do PH que foi bem à linha de fundo, mas depois mostrou que é um péssimo marcador. O time estava indo bem até o Ademir perder aquele gol feito, numa bela enfiada de bola de Sasha, que por sua vez não fez mais nada em campo. Ademir não sabe finalizar, não sabe cruzar, é muito fraco fisicamente e pra piorar, o professor pardal coloca o cara jogando de meia. Acho que é melhor sem meia e sem chuteira, tipo peladeiro clássico.
    Réver esbanjou categoria na chapelaria e no lançamento de um verdadeiro camisa 10, ao lançar Vargas, que só joga em fim de contrato, ainda falando de Réver, esbanjou simpatia com os torcedores antes de entrar pra o ônibus, Rúbens provou mais uma vez que é infinitamente melhor que Dodô, enfim, foi mais um péssimo jogo do coletivo. Estamos sendo salvos pelos resultados magros e pelas defesas de Everson. Tá demorando demais pra ver a “mão do treinador”, que tem uma voz menos enjoada que a de El Turco e dá um show à parte na beira do gramado gritando em espanhol e gesticulando. Cá pra nós, embora o resultado final de Sampaoli não tenha sido dos melhores, mas o inicial foi nítida a diferença pra os demais entregadores de camisa.

    1. Bom dia xará e amigalos! Também vi um amontoado de jogadores pra lá e pra cá! E a tão falada evolução? Onde ela se encontra?
      Após as três primeiras atuações do GALO deu pra concluir que o time ideal é o seguinte: Hulk, Hulk, Hulk Hulk e Hulk, Hulk, Hulk, Hulk, Hulk, Hulk e Hulk.
      Libertadores está aí…… batendo na porta….

  11. Bom dia! Peço desculpas aos mais otimistas, mais não estou assistindo nenhuma novidade no “badalado” por muitos, na performance do Sr. Eduardo Coudet, muito pelo contrário, está mais para o compatriota “El Turco.”. Quero estar errado! Pois: “o tempo é o senhor da verdade.”

  12. Caros,

    Jogo morno e preocupante.

    Certo, desnecessário jogar as cartas na mesa logo de cara…PONTO!

    Mas as temos, um às?

    Notem:

    NOSSO GALO, o dos atleticanos chapa quente, precisa de um centroavante…alguém tem q dizer ao Coudet, ao Caê Rô, aos Mecenas e ao Coelho q o NOSSO GALO é isso: um Matador, um Centroavantão, um homem do Front mais 10, sempre foi assim.

    Os clubes “clássicos” do futebol brasileiro tiveram um 10 de referência como seu grande jogador, Rei Pelé, q Deus o tenha, o protótipo desse tipo de jogador. O Porco, Ademir da Guia, Corintians, Rivellino e assim vai…outros tiveram em outras posições, é FATO! Garrincha, O moedinha azul, tostão, Dinamite, o J Bala do mequinha, etc.

    No NOSSO caso, o Forte do Galo, o q carateriza NOSSO GALO historicamente é um ataque forte, mas sempre com um GRANDE CENTROAVANTE na linha de frente.

    Ah, mas os outros clubes tb tiveram grandes centroavante!

    Sim, mas o NOSSO GALO também teve grandes MEIOCAMPISTAS de alta estirpe, nem vou citar o maior de todos, R10!

    NO NOSSO GALO, o Cara SEMPRE é o CENTROAVANTE!

    Nosso maior ÍDOLO de todos os Tempos n por acaso é um centroavante e é o também o REI; o segundo maior tb é centroavante e é o DIABO LOIRO, o maior matador de raposinhas da história (26 gols no clássico); o terceiro maior também é centroavante e é 9 x 2 e é Mario de Castro; o quarto maior ÍDOLO Nosso é o Maravilha 71…depois tem um pilha de grandes centroavantes, uns de primeira linha, outros bons coadjuvantes…

    HULK não é esse cara (gosto de comparar com Tardelli, q também não era O Cara, na minha opinião)

    Tardelli foi o principal jogador de FRENTE e o Galo não venceu na boa campanha de 2009…qnd Tardelli foi um a mais compondo, com um Centroavante nato, JÔ, Tardelli e NOSSO GALO venceram!

    Tá certo, tá no início, é Campeonato Mineiro, jogo treino, etc…mas HULK ñ tem com quem dividir a responsabilidade de decidir GRANDES JOGOS, não creio q Paulinho, bom jogador, seja o Cara.

    O time no Geral é mediano, na minha opinião, as contratações q chegaram comparando com os q sairam são de jogadores medianos e o time foi enfraquecido e não fortalecido…para o Brasileiro, acho difícil, mas pode surpreender num mata-mata.

    Coudet hablô em intenção de jogo definida, mas a única definição q tô vendo é q, jogo sim, jogo não, O FUMACINHA vai tá por ali, cada vez mais com moral prá dizer q não é o único MEDÍOCRE do plantel…q JOGADORZINHO. O q fizeram? Trocar o Bom e Eficiente Saverino, matador de Urubu e de Porco, por esse coelhinho ENGANADOR?

    E pra terminar com esse papo, eu só queria me CONFESSAR, só sendo um:

    …”como diria um jornalista flamenguista como eu”…

    Foi em “Aproveitamento 100% sem convencer”, e foi em 05.02.2023!

    Abs!

    1. Aproveitando este domingo sem jogo do Galo, lhe faria duas considerações. Específicas a vc e suas investidas.
      1) se insistir, como no post anterior que cortei muita coisa e ainda assim passou mais que devia, vou repetir ano passado. Ignorar seus posts. Aqui falamos do nosso time e não de política, ainda que haja alguma convergência.
      2) quanto à sua pretensa piadinha com o blogueiro, fruto de sua própria projeção de imagem, fica ainda mais explícita sua intenção em tumultuar, longe de interagir.
      Dito isso, se insistir, o tratamento do ano passado deverá se repetir. Explicando, ignorar seus comentários e provocações. Ainda que, como em alguns poucos, tente se adequar ao espírito do espaço. Tá dito!

  13. Bom domingo amigalos. Que jogo horrível. Eu costumo em minha mente dar notas sem compactuar com comentaristas que ouço dizerem nada com nada, mas meu caro Eduardo ontem para mim dentro de suas funçoes só tiveram nota acima de 5, o Everson, Rever, Nathan(quem diria) e Otávio, os demais nada produziram. Ademir pelo amor de Deus, vc chegou cara a cara com o Goleiro, com o goleiro já caído você teve tempo para dar um toquinho por cima desse que para mim foi o melhor em campo ontem, o goleiro do Ipatinga, Ademir gol igual a esse não se perde. Nosso time tem um elenco mais fraco do que o de 2021, poucos desses reservas que jogaram ontem na minha opinião tem condiçoes de entrarem em uma partida e mudarem o jogo ou decidirem uma partida. A melhor contratação que vi até o momento foi do Igor Gomes. Esperemos, teremos muito que correr atrás de Palmeiras, e Flamengo nossos maiores rivais na temporada.

  14. Exigir futebol vistoso nesse início é complicado. Jogos em campos ruins, calor de rachar, pouco tempo de entrosamento, etc. Ainda é cedo pra procurar chifre em cabeça de cavalo.
    Estou completamente tranquilo. Acredito que iremos evoluir bastante na temporada. Muita gente no DM, muita gente ainda buscando a melhor condição física e técnica. Treinador acabou de chegar e está implantando sua filosofia.

    Sobre o jogo, primeiramente nota 10 para a torcida do Vale do Aço, eles não decepcionam!
    Criamos várias chances, o goleiro adversário foi o melhor em campo, faltou caprichar nas finalizações.
    Não podemos esquecer que o time do Galo foi quase todo reserva.
    Enfim, na minha opinião foi um bom teste para a sequência do ano.

    A última observação que gostaria de fazer é a seguinte: o número 2 do Ipatinga, Carlos Daniel, é da base do Atlético e atuou bem ontem. Será que ele é pior do que Paulo Henrique, contratado junto ao Juventude? O departamento de análise poderia responder…

    Saudações! GAAAALOOOOO

    1. Prezado GB, ótimo domingo

      Você está coberto de razão, existe torcedores que não conseguem entender o obvio, terceiro jogo apenas, campo não tão bom, calor de racha e time sendo testado com jogadores diferentes em cada partida e aparece “torcedores” para criticar. A esses “torcedores” aconselho a assistir jogos de outros regionais e apontar apenas um que está jogando o fino da bola, mesmo os times que mantiveram os técnicos e grande parte do elenco.

      A cada dia me convenço mais da chatice desta torcida, em vez de apoiar o clube, incentivar os jogadores, fazer o GNV, ficam enchendo o saco com comentário idiotas.

  15. Bom dia. A continuar c esse jogo pelo meio, teremos sérias dificuldades em durar bloqueios de times que vierem jogar fechados em BH. Time embolado pelo meio. O PH pode pedir p sair. Estamos sem lateral direito p o momento é sacrificar edenilson na lateral e sacanagem. Igor Gomes tb não me parece ser aquele meia que vai criar a jogada fatal. E o tal do Ademir? Kkkkk pqp, péssimo finalizador, quanto mais jogando pelo meio. Pode emprestar, vender, doar.
    Ainda precisamos de reforços. Contratar mal da nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *