Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Paixão à distância

Hoje é dia do depoimento apaixonado do Wellington. Nascido Atleticano sofre – como qualquer um de nós se sentiria – estando longe da capital dos mineiros. O blog fica em festa com a manifestação do significado deste espaço para todo Torcedor, daqui e longe da Cidade do Galo.

Wellington Ernestino de Souza

Sou natural de Belo Horizonte, nascido no Bairro Padre Eustáquio, aos pés do aeroporto Carlos Prates, em 1963.

Por força do destino, meu pai se mudou para o interior, João Monlevade, aos meus nove anos. Ele, um torcedor fervoroso do Atlético-MG, meu ídolo, me fez a sua imagem.

Sempre estive ligado ao futebol. Na infância e adolescência como praticante, e como pai de atleta também, desde que meu filho tinha seis anos de idade.

Durante toda minha vida, o Galo sempre foi minha segunda paixão – a primeira reservada a minha família – e tudo relacionado me interessa.

Minha adolescência foi marcada pela geração de 1980 e 1981. Aquele timaço que tanto deu alegria aos Atleticanos, também me marcou, como a todos nós, com aquelas histórias amargas, vividas por personagens que me recuso a escrever seus nomes neste momento do meu relato.

Já adulto, experimentei momentos extasiantes na época de glória mais recentes, nos anos 2012, 2013 e 2014.

Justamente em 1979 retorno a Belo Horizonte para completar meus estudos durante alguns anos, e, quando me sobrava uns trocados no bolso, ia acompanhar meu time jogar no Mineirão.

No ano de 1985 recebi uma proposta de emprego no estado de São Paulo, onde estou até hoje, morando em São Vicente.

Minha história com relação ao Atlético é de amor à distância, sou tão apaixonado que acompanho tudo sobre o Galo, e encontrei neste blog o ambiente favorável para estar envolvido mais ainda com minha paixão.

AmiGalos diversos, pensamentos diversos, mas que convergem sempre para o mesmo lugar, somos todos Clube Atlético Mineiro.

O mais interessante é que depois que passei a frequentar este blog não consegui mais me segurar em determinados momentos com relação a este amor à distância, e nos últimos seis meses me vi saindo de São Paulo para ir a Belo Horizonte apenas para ver meu time jogar.

Havia muitos anos que só acompanhava os jogos em Santos e no ano passado arranquei daqui, 700 km de carro, para assistir a Semifinal da Sul-americana e recentemente o último clássico.

A todos os Atleticanos desde espaço, peço desculpa por não saber me expressar tão bem quanto vocês, minha área de atuação nunca foi um setor que me forçasse a escrever e a falta da escrita enferruja muito.

Agradeço a todos e especialmente ao Eduardo por esta oportunidade.

Abraços!

*fotos: 1) arquivo pessoal; 2) Bruno Cantini/Atlético

15 thoughts to “Paixão à distância”

  1. Boa tarde a todos do Blog!
    Lendo esse depoimento puro e emocionante de nosso amigo Wellington, me senti encorajado a deixar algumas palavras a todos os amigos desse grupo. Moro em Porto Velho/RO e sou daqui mesmo, apaixonado pelo Galo como todos os amigalos que por aqui deixam suas opiniões. Sou leitor assíduo do blogueiro e de todos aqueles que constantemente desfilando seus textos muito lúcidos, notadamente a musa Lucy, Paulo Silva, Galo Roberto, Wellington e demais amigalos. Mesmo à distância, sempre acompanhei o Galo aqui em RO e na Copa do Brasil de 2010, fui até Rio Branco-AC de carro acompanhar o jogo Juventus X Galo, num percursso de 1.000 Kms’s, ida e volta, e para minha felicidade maior, o Galo venceu por 7×0, salvo engano, com 5 gols do Obina.
    Um abraço a todos, espero estar presente junto com meu filho de 10 anos, Galo como nós, em BH na inauguração de nossa casa, se Deus permitir.

    1. Muito Obrigado Gelson Gomes,
      mais um amigalo a distância, que bom saber que mesmo não sendo da terrinha possui o nosso Galo como time do coração.
      Seja bem vindo, o espaço é democrático.
      Abraço.

  2. Bom dia Wellington, Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    mais uma história de paixão e amor pelo nosso Galo… Como já disse, elas se confundem, convergem… para quem ama não existe distância… Em breve estaremos todos juntos no estádio que é nossa segunda casa, comemorando outra vitória do nosso Galo e mais que isso, celebrando o quanto é bom estar vivo e ao lado do que amamos!!!!!!
    Li aqui no uai que torcedores do Atlético poderão desenhar modelos de camisas para a equipe…. Achei a ideia sensacional, até que enfim uma dentro desse departamento de marketing tão omisso!!!! Embora ainda não esteja aberto para envio, na própria reportagem apareceram algumas sugestões muito legais do atleticanos Vitor Lima, Felipe Souza e Creisson Fernandes… Sei que apareceram muitas ainda… O Eduardo poderia entrar em contato com o Fidusi, quem sabe ele nos brinde com um modelo do nível daquele sensacional símbolo que ele criou para a CarioGalo????
    Bem atleticanos e atleticanas que tem talento para a arte de desenhar (eu, infelizmente, não tenho), mãos à obra!!!!! Tarefa de confinamento!!!! Já pensaram o Galo jogando com uma camisa que foi desenhada por vocês????
    abraços em todos atleticanos e atleticanas em todos os cantos do Brasil e do mundo…
    A luta e a esperança contra a pandemia, continua, não podemos esmorecer….

  3. […]”A todos os Atleticanos desde espaço, peço desculpa por não saber me expressar tão bem quanto vocês “[…] Nem é preciso,prezado! Por mais que seja longa a jornada,que
    seja dura a caminhada,com o GALO no peito e na alma, no grito e nas palmas, todos nós somos Atleticanos e a gente se entende,as vezes…rsrs
    Belo depoimento,um abraço Alvinegro e vivas ao GALO! SAN

    1. Muito Obrigado José Roberto,

      Sou muito fã dos seus comentários, você é sem duvida um Amigalo que engrandece muito este espaço.
      Abraço.

  4. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu ficam maravilhados com essas emocionantes histórias de autêntica atleticanidade.

    Bom dia WELLINGTON ERNESTINO DE SOUZA, parabéns por ser atleticano e nos dar a alegria de conviver conosco neste blog que de tão aconchegante para nós parece mais um ninho que um canto.

    Os teus textos são sempre agradáveis e mesmo quando críticos sabem guardar o respeito ao oposto. Ser atleticano é isso, saber usar a distância como uma régua para medir o seu amor ao Galo.

    Para você sua família especialmente e para todos os AmiGalos que vivem aqui conosco desejo uma sexta-feira feliz e um fim de semana cheio de alegra.

    1. Muito Obrigado, Paulo Silva.

      Sempre menciono minha vontade de conhecer mais e mais sobre nosso Galo e os seus comentários são sempre muito bem feitos, sempre acrescentando algo a nossa Atleticanidade.
      Abraços.

  5. Querido Wellington, é com muita alegria que leio a sua história. Você representa milhões de Atleticanos espalhados por Minas e pelo mundo. O torcer não tem barreiras geográficas.
    Saiba que é um dos colegas de Blog de quem mais gosto de ler os comentários. Atento, participativo, aparece quando perde e quando ganha. Elogia, e sabe criticar sem desmerecer o Galo e nossa Torcida. Sobretudo é respeitoso com os colegas, mas sabe dá boas repostas aos abelhudos. Adoro.
    De fato, esse Blog – e seu Maestro De Ávila – tem o poder de inflar nossa Atleticanidade.
    Um abraço

    1. Bom dia,

      Muito obrigado Lucy, aprendo muito sobre o Galo lendo seus comentários, estão sempre entre os melhores.
      São os meus preferidos.

    2. Caro Wellington, como é bom ser atleticano. Estamos sempre em boas companhias. Assim como eu, que moro em Brasília, você também residindo em São Paulo, nos blinda coma sua atleticanidade. Belo exemplo de amor e paixão pelo glorioso Atlético Mineiro. Um carinhoso abraço.

      1. Muito Obrigado ANGELOML,

        Compartilhamos deste amor a distância, meu pai me disse quando sai da minha casa para vir para São Paulo, “Quando se gosta de verdade a distância aproxima” .
        Me foi dito com relação ao meu namoro, mas, serviu realmente quanto aos meus amores, minha esposa e meu Atlético.
        Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *