Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Amanhã será o grande dia

Passei o feriadão inesperado recebendo vídeos de amiGalos que já estão em Assunção. Quando marquei meu pacote não me ocorreu sobre essa nova data vermelha na folhinha, com isso acabei até induzindo algumas pessoas para esse bate e volta, inclusive minha primogênita que aderiu ao mesmo roteiro de viagem. Com isso, vamos levantar três da manhã e fazer checkin logo as cinco horas para embarcar oito e chegar lá 10h40m. E tudo no vapt vupt, almoço num shopping e de lá para o estádio, ao final direto para o aeroporto. Mas vai valer à pena! Eu acredito!

Sinto daqui uma inveja sadia e gostosa de quem foi com folga para mais essa aventura com o nosso time do coração. Até tentei alterar e antecipar, não para compras, sim para participar desse congraçamento e festa Atleticana em terras estrangeiras. Já fiz algumas. No próprio Paraguai, Uruguai, Argentina, México e – claro – no Marrocos. Já ganhei e já perdi, mas o importante é que vivenciei toda essa emoção que a Atleticanidade sugere e permite ao Torcedor. Toda final tem sabor especial e dessa vez não será diferente.

Ano passado, por razões pessoais, não pude ir ao Monumental naquele jogo com o Botafogo. Mesmo derrotado como fomos, adoraria ter ido para sentir essa atmosfera que só o Galo consegue proporcionar aos seus seguidores. Atleticano é diferente. A cada foto ou vídeo que recebo, percebendo o astral em terras paraguaias, me bate esse sentimento. “Porque não fui antes?” No meu (nosso) caso de bate e volta será tudo muito rápido, mas curtido com a mesma intensidade daqueles que foram antes e de outros que irão acompanhar de longe essa decisão. A responsabilidade do elenco é enorme. Fazer esses milhões de Atleticanos espalhados pelo mundo festejar mais um título para a nossa galeria de troféus.

E é com esse sentimento que imagino que os escolhidos por Sampaoli entrarão em campo amanhã lá em Defensores Del Chaco. Estádio com mais de 100 anos, inaugurado em 1917 e que abriga 42 mil torcedores, foi palco de grandes e históricos jogos. Me lembro das eliminatórias de 70, quando o Brasil venceu por três a zero. Eu era muito novo, mas me recordo que o jogo foi tenso e o placar só foi aberto com um gol contra de zagueiro paraguaio. Já o Galo em 1972, na nossa primeira participação em Libertadores, não conseguiu superar Olímpia e Cerro, nem lá no Defensores e nem cá. São Paulo, vice em 71, também era do mesmo grupo. Foram seis jogos com cinco empates e uma derrota (para o Cerro nesse mesmo estádio). No confronto com o Olímpia até a polícia bateu nos nossos jogadores e o juiz terminou pelas expulsões dos dois lados. Memória ainda tá boa.

Na final da Libertadores de 2013, nessa eu fui, perdemos de dois a zero. Teve gol mal anulado nosso, Tardelli, Cuca sacou Ronaldinho que saiu de campo P da vida. No jogo de volta, todos conhecem a história. E é esse o sentimento que percebo na Massa, tanto de quem já foi e vejo pelas imagens quanto de quem ainda vai ou irá acompanhar pela tv, rádio ou como for de onde for. A confiança é muito grande. Incomodados que se ajeitem no sofá, ontem um invejoso me abordou na rua e reclamou que teria dito aqui numa postagem da semana que será “A Grande Conquista.” Sim, será, desde que confirmada. Atleticano não conta vitória antes da hora. Que o digam os torcedores do Racing nesta mesma competição e decisão do ano passado.

E é assim que eu vou ao encontro do time e da Massa que já está fazendo a festa lá em Assunção. Vencer é e sempre será o nosso ideal, mas o Galo é muito mais que isso. Não é por acaso que vamos ser maioria e bater o recorde de torcedores numa final em campo neutro da Sula em Assunção, lotando Defensores Del Chaco com mais de 20 mil Atleticanos. Isso incomoda, eu sei! E outra, entre esses milhares, um grupo a mim muito especial. Através do Instituto Galo, ônibus levando ex-jogadores e torcedores símbolo dessa nossa Atleticanidade para assistir a final. Vou reproduzir o texto recebido do amiGalo Paulo Vilhena sobre essa ação social e o vídeo está no link. “Quem deu a vida pelo Galo dentro ou fora do campo, sendo lembrado, valorizado, reconhecido. Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas no meu coração já é campeão. Te amo, GALO!”

*fotos: 1) Redes Sociais; 2) Canal do André Repsold

10 thoughts to “Amanhã será o grande dia”

  1. O time que acho que Sampaoli escalará amanhã é esse: Everson, Saravia, Vitor Hugo e Alonso; Igor Gomes e Alexsander; Rony, Bernard, Arana e Dudu; Hulk. Não e o meu time preferido, mas diante das opções disponíveis, do esquema que Sampaoli mais usou, com 3 atrás, 2 volantes, uma linha de 4, com Arana e por dentro e um centroavante, acho que serão esses os escolhidos. Rony disputa vaga com Scarpa, jogando aberto pela direita, e não com Hulk. Acho que Rony sairá jogando, porque marca mais. Pode ser tbm, que Fausto Vera jogue no lugar de Alexsander ou Igor Gomes. Assim penso. GALO SEMPRE! SAN

  2. Bom dia,

    Não podemos deixar de falar que se o Galo não for campeão a culpa é exclusivamente da diretoria que teimou em não contratar um volante durante todo o ano.
    O que não servia no passado recente, amanhã será a única opção,(Fausto Vera) e se o treinador teimar em não colocá-lo a situação pode ficar péssima.
    Igor Gomes e Alexsandro já vimos o que acontece, é defesa descoberta e uma série de faltas próximas da área.
    Vou torcer para o treinador ser sensato e não escalar essa dupla.

  3. Bom dia xará e amigalos. Grande Guru!! Desejo uma excelente viagem a você e a todos os torcedores que tiveram condições de acompanhar nosso GALÃO em mais uma final seguida internacional. Que nossos jogadores joguem com sangue nos olhos. GALO sempre foi um time brigador e intenso. É um jogo difícil mas temos condições de superar o bom time do Lanus e levar o caneco pra BH. Vamos que vamos Guru!!!!

  4. Vencer, vencer, vencer este é o nosso ideal! Eu ACREDITO sim e, com muita esperança, vou gritar bastante, após o apito final: é CAMPEÃO!!!, ou seja, sem cantar vitória antes! Já quanto ao equívoco do blogueiro democrático, por não se atentar para o feriado de ontem, pode estar tranquilo que, quando estiver de volta, no trajeto e desde que chegar aqui, o clima que vai assistir é de UMA FESTA TOTAL E DIFERENTE DE OUTRAS VEZES ANTERIORES! Aqui, é Gaaalooo enquanto vivermos!

  5. Salve Massa e Guru

    Sei que muitos não gostam e não sem razão, de lembrar a final da liberta no ano passado, mas por mais que doa, este passado precisa ser lembrado. E por quê?
    Porque é preciso entender as razões de nosso insucesso no passado, para que tenhamos sucesso no futuro.
    Dito isto, hoje temos no comando do time, Jorge Sampaoli, polêmico, exigente e acima de tudo inquieto.
    E esta inquietude que me deixa confiante numa vitória, pois foi justamente isto que nos faltou na final do ano passado, quando fomos omissos e passivos quando o jogo estava a nosso favor.
    Que venha o Lanus!
    #Vai pra cima deles Galoooo!!!!!

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      LANUS VAMOS LEVANTAR MAIS UM CANECO. BOA VIAGEM E ÓTIMO RETORNO COM A CONQUISTA DA SUL-AMERICANA.
      HOJE E SEMPRE, GALO!!!

  6. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    O REGULAMENTO DA SULA 25 traz dois aspectos interessantes para a FINAL com potencial para interferir na estratégia pelos treinadores…

    Se Lanús e Atlético terminarem empatados após os 90 minutos, a partida terá PRORROGAÇÃO de 30 minutos extras, com dois tempos de 15 minutos cada…

    Se o empate persistir após os 30 minutos da prorrogação, o CAMPEÃO será decidido na DISPUTA DE PÊNALTIS…

    Importante lembrar que a regra da prorrogação se aplica apenas à Final disputada em jogo único…

    Em todas as outras fases eliminatórias (Playoffs, Oitavas, Quartas e Semifinais), em partidas de ida e volta, o critério de desempate se dava pela soma dos placares no agregado e, ainda no empate, a decisão passava direto para os pênaltis, sem prorrogação…

    Além disso, haverá a possibilidade de uma sexta substituição durante a prorrogação…

    Mamãe me acode!!!

    Estimo uma grande possibilidade de a partida terminar empatada no tempo normal, seja pelo Alvinegro ser o segundo time que mais empata no Brasileirão, seja pelo bom sistema defensivo do Lanús conhecido como “Muro Granate”…

    O melhor para o Atlético seria liquidar a fatura no tempo normal sem a necessidade de passar pela PRORROGAÇÃO. Tudo pela falta de profundidade no Elenco cujo banco de reservas pouco resolve e costuma piorar o Time quando acionado…

    Em todo o caso, terminando a PRORROGAÇÃO empatada a partida será decidida nos pênaltis…

    Será que Hulk, Scarpa, Igor Gomes, Dudu e Everson, e segue relação, serão o quinteto escolhido por Sampaoli para as cobranças das penalidades?!!

    Hajaaa Coraçãooo!!!

    1. Na minha opinião Hulk deveria começar na reserva. Entrar no segundo tempo com gás para o segundo tempo e caso necessário prorrogação. Com a confirmação da contusão do Alan Franco: Everson, Tressoldi,Vitor Hugo, Alonso, Arana, Fausto Vera, Alexander, Igor Gomes, Bernard, Dudu e Roni. HULK E SCARPA, OPÇÕES PARA O SEGUNDO TEMPO e caso necessário a prorrogação. A mina é o lateral direito do Lanus( zagueiro improvisado). Dudu e Arana poderão deitar por ali! A conferir..

    2. Ernest meu caro

      Não quero nem saber de pênaltis, mas se tiver, ficarei preocupado porque, certamente se Sampoli fizer as substituições costumeiras com certeza uns Hulk não será um dos batedores. Outra observação na sua lista, é que Dudu não é batedor de pênaltis e nunca foi no Palmeiras. Então substitua ele por Areana ou Jr. Alonso em sua lista. Abs

    3. Bom dia,

      Bem lembrado e pensando nesta possibilidade creio que o Hulk e Scarpa seria para o segundo tempo e batedores de pênaltis seria Hulk, Scarpa, Everson, Arana, Alonso e se precisar, G. Menino e Fausto Vera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading