Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Amanhã não posso, tem Galo

Depois de uma semana, vivendo e convivendo, sem o Galo em campo finalmente voltamos a sentir o doce sabor de acompanhar o jogo que será em Goiânia. E, se nos últimos dias o ambiente andou quente com informações e contrainformações, que têm o único interesse em desestabilizar a boa relação time/torcida na quinta o xará de Goiás – nosso adversário da rodada – sapecou o São Paulo pela Copa Sul-Americana.

Diferente de alguns amiGalos, tanto pessimistas quanto otimistas, vejo com naturalidade esse confronto no acanhado estádio do adversário. O local, conhecido como Castelo do Dragão, tem capacidade para apenas 12 mil e 500 torcedores. Mas, como todo estadinho, é uma arapuca aos visitantes. Ano passado, na partida que Claus – deliberadamente – deixou de marcar penalidade clara a favor do Galo, fomos derrotados por dois a um de virada.

A situação desse jogo de amanhã é totalmente diferente daquela oportunidade. Na ocasião, o Galo liderava o Brasileiro e caminhava firme para consolidar a conquista, enquanto agora apenas lutamos por uma vaga no G4. O xará goiano, ano passado, no meio da tabela estava acomodado. Agora, além de ter colocado um pé na final da Sul-Americana, no Brasileiro luta desesperadamente para fugir do rebaixamento.

Essa condição antagônica, tanto para o nosso time quanto para o adversário da rodada, faz que o confronto seja tenso às duas equipes. A vitória é fundamental para nosso time avançar na busca da vaga na Libertadores, já para os goianos por fugir do Z4, Um empate será fatal para ambos. Como aqui o que nos interessa é Galo, dentro daquele princípio que cada um que cuide dos seus problemas, que o xará priorize a Sula. É o que quero.

Disse acima sobre os pessimistas e otimistas. Os primeiros, ontem até ouvi e li, já demonstram temor pois o time goiano – que mudou de treinador – venceu com propriedade o São Paulo. O segundo grupo, noutra vertente, está animado acreditando que irão priorizar o jogo decisivo com os paulistas que vale vaga para a grande final. Não quero saber de nada, quero o meu Galo em pé! Se vêm com titular ou reserva, se a cabeça tá no medo do Z4 ou da vaga na finalíssima, meu desejo é trazer três pontos.

Para tanto, depois de mais uma semana de treinamento, a exemplo das duas anteriores, quando criamos expectativa favorável e conseguimos apenas um entre seis pontos, o que se espera é uma única condição. Comprometimento e precisão nas conclusões de chutes à meta adversária. Se essa conjugação acontecer, o Atleticano poderá sim ter certeza da vitória e da reação em busca da vaga para a Libertadores. Caso contrário, com todo respeito, a reação é imprevisível.

Se virem Cuca e seus comandados!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Amanhã não posso, tem Galo”

  1. É, o GALO não é para amadores mesmo. É muito barulho. O GALO tem dono. No final das contas, sabemos que esses donos é que vão decidir os caminhos do clube, podemos e devemos até espernear. Tá tudo dominado? rádios, tvs, blogs, governos… Dentro de campo, momento propício para o CUCA colocar gás novo nesse time, SAUDADES DO CHÊ CHÊ GUEVARA, ALLAN FRANCO, BOB DYLAN, HYORAN, NATHAN PESCADOR, SAVARINO, até mesmo uma chance para o NETO, CALEBE e RUBENS seria interessante. Pasmem, conforme o noticiário, parece que vem o ex_jogador RÉVER no meio de campo. Com JAIR e RÉVER no meio de campo vamos atacar e defender com velocidade e não tem pra ninguém… CUCA e sua PANELINHA. Morre abracadinho. Não larga o osso. Esse jogo tem uma característica: o atl. de Goiás, mesmo em casa, joga fechado, é contra-ataque e velocidade. Entendeu CUCA? Precisa de gás, pulmão, preparo físico, não precisa escalar os BOI CANSADO todos juntos.

  2. Bom dia!!!

    Entre tantas notícias sobre o GALÃO, gostei do comentário do AmiGalo CARLOS LIMA…

    Ele fala de modelo e conceito da SAF-CAM…

    Aliás, esse será o momento de discutir à exaustão o modelo da SAF que se quer implementar…

    O CAM vive um momento divisor de águas e isso é o que importa agora…

    Depois da decisão tomada difícil será dar meia-volta-volver…

    O que o CARLOS LIMA expõe no primeiro comentário da crônica de hoje vai de encontro justamente ao que importa agora: o modelo de SAF e o conceito daquilo que se deseja implantar…

    De minha parte gostei do que ele falou.

    Claro, vou amadurecer a ideia com mais leituras e informações sobre para alcançar convicção…

    Bom acompanhar isso com o espírito desarmado e buscando o bem da Instituição Atlético Mineiro…

  3. Resumo da ópera: vamos gastar quase 1 bilhão de reais para ter um estádio com 45.000 assentos. Destes 15.000 serão cadeiras cativas por 15 anos. Ou seja, quase 1 bilhão de reais para um estádio com 30.000 assentos para a massa em geral (incluindo os sócios). Ou seja, o torcedor normal, num jogo importante, só por muita sorte conseguirá um ingresso neste novo estádio.

    Enquanto isso… o Cruzeiro pode levar o Mineirão, um estádio padrão FIFA com 62.000 assentos, por 400 milhões de reais.

    Tirem suas próprias conclusões.

    1. A minha conclusão: nem de longe você sabe o que está falando (ou digitando). É apenas um repetidor de falácias e nada mais. Está repetindo o que ouve, como um papagaio, sem ter o menor embasamento ou noção do significado do que seja um Contrato de PPP; as penalidades; os cuidados que a LEI exige para a coisa pública; os danos para o estado que uma quebra de contrato dessa natureza pode significar para futuras tentativas de se fazer novas PPP”s… enfim, você é apenas mais um especialista de porra nenhuma que, por trás de um pseudo anonimato fica defecando pelo teclado.

  4. Então o Galo formalizou uma proposta por Rodinei… então o Galo está tentando trazer uma “revelação” de 24 anos da Ponte Preta de segunda divisão pra substituir Zaracho…se eu fosse o pai ou empresário de Neto, Rubens, Calebe…eu tiraria esses garotos dessa barca. Diretoria e comissão técnica incompetente!!! Vão ser ruim de serviço assim lá na pqp!!!

  5. ACABOU………..
    NÃO ACREDITO EM MAIS NADA QUE VEM DESSES 4 R E DESSA DIRETORIA , POIS PERDERAM COMPLETAMENTE A CREDIBILIDADE………..
    ESSA TAL DE S.A.F. É PARA FECHAR A TAMPA DO CAIXÃO DO GALO………
    CANALHAS………………….

  6. Bom dia!
    Pois é, o Eduardo Batista chegou colocando ordem na casa do Dragão. Já o amado e idolatrado Cuca, até agora não mostrou a que veio. Dizem que vai entrar com Rever no meio campo. O Neto nem é cogitado. Diz o professor que os caras estão sem confiança. Se esses marmanjos que ganham um milhão por mês estão sem confiança, imagina eu. Amanhã vou assistir o primeiro tempo e depois vou rezar.
    Quero terminar homenageando o amiGalo Bruno Barros, meu parceiro de comentários.
    Fora Caetano!
    Kalixo nunca mais!

    1. Além de poeta e ingrato é idiota também, você e o nada são a mesma coisa, nunca fez nada pelo clube e vai continuar sem fazer , a inveja é uma merda né Roberto,você é a cara da torcida deste clube que fica menor cada vez que torcedor igual a você abra a boca , saudações ao maior presidente da história KALIL.

  7. Bom dia massa e Guru

    Eu como autêntico atleticano, confesso que estou de crista baixa. Sinceramente, nem nos antigos tempos quando não tínhamos time, estrutura e perdidos em dívidas me senti tão desmotivado e com a auto estima em frangalhos, fruto não só do que vem acontecendo dentro de campo, mas também fora das quatro linhas.
    Mas, este corpo não me pertence e preciso buscar forças para sair desta amargura. Seria muito bom se amanhã mais do que qualquer jogador, a camisa entrasse em campo e nos resgatase destes momentos.

    Assim espero

  8. Torcer, torcer, torcer esse é o nosso ideal… enquanto isso a casa vai caindo, a desolação e a indignação toma conta dos Atleticanos, preocupados e humilhados ao saber da maior dívida de um clube no Brasil, de venda de patrimônio e saber que o elenco não tem como ser reforçado. Projetos e sonhos desfeitos. Arena MRV nos está afundando e não temos como culpar arbitragens, CBF e nem o VAR. Parece que a motivação foi ferida de morte, lamentavelmente. Entendo o esforço do blogueiro para tentar manter um bom astral, tarefa difícil e necessária e é de se admirar esse esforço. Quando substituímos a razão somente pela paixão, ainda assim fica muita decepção e desesperança.

  9. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA…….
    QUANTO AO JOGO DE AMANHÃ SÓ A VITÓRIA NOS INTERESSA , POIS PRECISAMOS , APESAR DE TUDO , LUTAR DESESPERADAMENTE PARA UMA VAGA NA LIBERTADORES……
    MAS , A PAUTA PRINCIPAL DO MOMENTO É A DRAMÁTICA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO NOSSO GALO……….
    NOS ÚLTIMOS ANOS O NOSSO GALO FOI COMPLETAMENTE SAQUEADO , POR IRRESPONSABILIDADES , NEGÓCIOS MAL FEITOS E LESIVOS AOS COFRES DO CLUBE…………..
    O QUE VEIO À TONA AGORA , É ASSUSTADOR , INCLUSIVE TRANSFORMOU EM ASSUNTO NACIONAL…………
    ESSA TURMA QUE AÍ ESTÁ FEZ DO GALO UMA TERRA ARRASADA…………
    O TAL DO CEO DA ARENA , BRUNO MUZZI , DISSE ONTEM QUE JÁ TOMOU EMPRESTADO NOS BANCOS 230 MILHÕES , E PRECISA TOMAR MAIS 240 MILHÕES SÓ PARA TERMINAR O ESTÁDIO , CASO CONTRÁRIO AS OBRAS PODEM SER PARALISADAS.
    ESSE TAL DE BRUNO MUZZI , PRECISA SER AFASTADO IMEDIATAMENTE DESSE CARGO……….
    CADÊ O TAL DO CONSELHO DELIBERATIVO.??????????
    ATENÇÃO——– A ARENA QUE SERIA DO GALO , NÃO É MAIS , POIS ESTÁ COMPLETAMENTE HOPOTECADA NOS BANCOS , E 100% DA RENDA DO ESTÁDIO SERÁ DESTINADA AOS BANCOS , FICANDO O ATLÉTICO SEM NENHUM CENTAVO………….
    VEJAM A GRAVIDADE DESSA SITUAÇÃO……..
    E , PARA PIORAR , O DINHEIRO DO SHOPPING SUMIU…………
    DESCULPE NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , NÃO VAMOS TAPAR O SOL COM A PENEIRA , COM ESSE FUTEBOL MEQUETREFE QUE O NOSSO GALO ESTÁ APRESENTANDO , O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE PASSA A SER O CAOS INSTALADO POR ESSA DIRETORIA……

  10. Será que o Neto pode ter uma chance amanhã ?

    Ele , Caleb e Rubens .

    Bom pra gente distrair um pouco , porque do jeito que lá vai está insuportável .

  11. Surgem boatos que o pessoal encarregado de modelar a SAF do Galo estaria com uma idéia genial, que estão chamando informalmente de SAF Imobiliária. Seria uma montagem muito inteligente que se puder ser feita dentro das normas do SAF seria nao só a salvação mas a redenção do nosso Galo. É uma mistura de SAF, Fundo Imobiliário e securitização de dívidas. Muito complexa e mas viável e começaria pelo adiamento da venda do restante do shopping.
    Seriam criados dois pacotes interessantes para oferecer, um pacote imobiliário (realty pack) que contabiliza o shopping (350 mi), a Arena (900 mi) e a cidade do Galo (100 mi) num total de 1,350 bilhões (valor de nossa dívida total aproximadamente). Outro pacote seria o de investimento que engloba o plantel de jogadores principal e base (500 milhões) e o capital intangível que tem a torcida como base refletindo no valor financeiro de: patrocínio em camisa, valores de cotas de transmissão, licenciamento de produtos, possibilidades de franchises, premiações, etc., que foi avaliado em 700 milhões no mínimo, o que faria um pacote de 1,2 bilhões (Intangible Assets). Teríamos uma SAF com valor final de 2,550 bilhões (muito próximo do que pensam os mecenas). O Clube continuaria com a sede social e os clubes recreativos.
    Haveriam três grupos de sócios: o CAM(associação), os investidores de capital e o estratégico.
    Os sócios investidores seriam os atuais credores (bancos, agentes, jogadores com passivo trabalhistas), inclusive os mecenas que receberiam ações da SAF em proporção às suas dívidas e haveriam contratos de saída, que no futuro poderia habilitar a venda destas participações inclusive com lucros, tendo preferências os sócios CAM e estratégico nesta ordem
    O CAM teria uma participação acionária menor, entre 10 e 20% mas junto com os investidores de capital teriam a preferência na distribuição dos lucros, inclusive para pagar os credores que não quiserem aderir.
    Já o sócio estratégico seria responsável pelo investimento financeiro inicial para criar um colchão financeiro para pagar eventuais punições da FIFA, acertos com dinossauros que devem sair do clube ,pagamento dos salários em um período inicial e mesmo algumas compras para reposição do elenco. A ideia é um investimento inicial de 250 milhões e parcelas anuais de no mínimo 150 milhões para os próximos três anos, totalizando no mínimo 700 milhões. As participações de cada grupo de sócios ainda seria apurada pela auditoria das dívidas e acordos que tem que ser feitos, mas a ideia é que a gestão será feita por um conselho de administração proporcional aos investimentos de cada grupo, mas com a inclusão de goldem shares (ações com direito a veto) específicas. Exemplos: poder de veto do sócio estratégico nos assuntos de futebol e o mesmo para o CAM em assuntos em venda de patrimônio. A administração do dia a dia do futebol seria do sócio estratégico.
    O GALO manteria seu patrimônio intacto, ficaria livre de toda(ou a maior parte) de sua dívida onerosa, ganharia uma administração técnica de nível mundial afastada dos meandros atuais e receberia investimentos excelentes para se consolidar como uma das 3 potencias do futebol nacional.
    Isto está encontrando forte reação de grupos internos no clube, inclusive isto estaria por trás das falas do presidente em que diz que o clube deveria manter o controle.
    Um dos estudos que estão sendo feitos engloba a possibilidade de o sócio investidor ser um clube de mesmo patrocinador da camisa/material esportivo (Adidas) e a criação de uma franquia nacional dos dois clubes para venda destes materiais, inclusive com a possibilidade de inclusão de novos esportes como o vôlei e futsal.
    Outra ideia é usar a base para atrair novos talentos de todo o continente sulamericano para formar jogadores que inicialmente começariam no Galo, além do intercambio de jogadores tanto das bases como do profissional, através de empréstimos.
    Vamos torcer para que a razão prevaleça

    1. O elenco do Atlético tem que ser negociado no OLX .

      Tirando 2 ou 3 , ninguém tem valor de mercado .

      Por que atrair jovens no “continente”
      se o Santos , há 3 meses , reuniu mais de MIL infantis em Guaxupé ?

      São dúvidas motivadas pelo seu texto , nada mais .

      Sem polêmica !

    2. Caro Carlos Lima, são muitas condições para vender um clube endividado! Na minha humilde opinião quem compra algo, alguma coisa quer controlar tudo, comprar tudo de porteira fechada, patrimônio, administração, tudo, ou alguém vai colocar milhões de dinheiro em um clube de futebol e deixar esses dirigentes administrarem o que aplicou? Quer dizer que querem revelar jogadores nas categorias de base? Mas porque não tiveram essa idéia genial antes? Alguns meses atrás o clube teria suas contas sanadas em um prazo de cinco anos e seria um dos maiores clubes do mundo. Agora querem vender esse jóia rara? Somente inocentes para continuarem acreditando nessas lorotas.

      1. Boa noite.

        Sou cruzeirense e espero não me desconsiderem.

        Vivemos um inferno de 2020 até a venda SAF. Esperávamos bilhões de um sheik, na pura utopia. E quando vendemos, foi um valor muito aquém do esperado. Mas por sorte foi para uma Marca forte, pois Ronaldo é reconhecido mundialmente e é sempre vantajoso qualquer investidor associar a ele.

        Ok, por fim parece estar dando certo. O cara cortou tudo, mandou medalhões embora e montou um time no orçamento da série B.

        Mas por qual motivo venho aqui dizer isso?
        Pois bem, diante de tanta roubalheira passamos, foi um alívio entregar 90% para o cara. Exatamente porquê seria o fim da corrupção no clube. E principalmente tirar o mando dos dirigentes incompetentes. Exatamente porquê eles comandavam e roubavam, fora continuar com as despesas acima das receitas, planejamento incabível para a recuperação financeira.

        Agora o clube tem dono e o ponto principal é que o cara não vai roubar deles mesmo. Sanando a corrupção, principal ponto que acaba com os clubes.

        Visão de lucratividade e para isso é necessário, com os pés no chão, ir investindo gradualmente e aumentando o valor da marca.

        Não vejo outro caminho para o Atlético que não seja, primeiramente arrumar um investidor que tome conta, afastando o poder de decisões dos dirigentes.

        Difícil é que endividado, tal qual o Cruzeiro, não temos como valorizar os bens a serem vendidos, sem chances de barganhar. Vide o Shopping, vendido por metade do valor de 1 bilhão, número que era sempre avaliado a pouco tempo.

        Pensem, a urgência é tirar o clube dos dirigentes e afastando chances de falcatruas.

        Boa sorte para vocês.

        Saudações celestes para o irmão Alvinegro.

        Rivalidades devem estar somente dentro de campo.

        Independente do que aconteça, futebol deve ser tão somente Alegria e nada mais. Senão não há razão de ser.

        Não adianta chorar leite derramado, mas tão somente buscar soluções.

        Mãos a obras!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *