Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Agora faltam quatro jogos para cada equipe


Interessante! Se me perguntasse qual ou quais desses jogos adiados seria empate, sem medo de errar diria que seria FluminenC x São Paulo e Flamídia x Bragantino, apesar desse segundo ter sido providencial. Afinal uma era a única partida totalmente sem interesse na tabela de classificação e a outra uma teórica igualdade de forças. Tanto que a cbf tratou de adiar para a finalidade que é conhecida, ainda assim esperava a igualdade. Pois que, finalizados e agora todos os concorrentes com as mesmas quatro partidas até o final, assistimos os empates entre csa/mg x Vasco e Fortaleza x Botafogo.
Com esses resultados, clube algum agora – teoricamente – leva vantagem no que se relaciona ao número de pontos em disputa. É bem verdade que a tabela da reta final, caprichosamente, mostra caminhos menos espinhosos para Flamídia e Palmeiras. O primeiro recebe Galo e Cuiabá, saindo para pegar o América (em Uberlândia) e São Paulo na rodada final. O outro vai pegar Fortaleza e csa/mg fora de casa e recebe América e Fluminense. Enquanto isso, nós enfrentamos concorrentes diretos. Recebemos Grêmio e São Paulo e saímos para jogar com Flamída e Bahia.
Grêmio terá Galo (f), Goiás (c), Vasco (c) e fecha com o Fluminense (f). Bragantino enfrenta Internacional (f), Fortaleza (c), Coritiba (c) e Vasco (f). Por fim o Botafogo, líder folgado do turno e virtual campeão Brasileiro, joga com Santos (c), Coritiba (f), csa/mg (c) e Internacional (f). O time da estrela solitária, ao que estamos assistindo, entre os seis sai de candidato ao título para grande chance de ser um dentro do G6. Falo pelo retrospecto recente das equipes. Quem diria! Entre os demais, as maiores chances de título são para o Palmeiras, porém qualquer dos seis mencionados – inclusive o Botafogo – podem triunfar nessa reta final. Imagine, qualquer um entre esses, vencer as quatro partidas recentes. Não me deixem sonhar! Ah, Galo, aquelas escorregadas! Melhor nem lembrar e nem pensar.

Nosso próximo e determinante compromisso será depois de amanhã. Se vencer o Grêmio podemos avançar para o G4, que a meu juízo, seria a grande meta dessa temporada. Pouco? Sim, muito pouco para um elenco tão caro e qualificado quanto é o nosso. É sim um bom plantel, contaminado por dois fatores que provocaram essa condição que estamos vivenciando. Envelhecido e desequilibrado. Em determinadas posições, mesmo entre jogadores que vem atuando, a diferença técnica com outros é perceptível. E noutras faltam opções de banco. Com isso, idade avançada e falta de homogeneidade técnica, estamos pagando um alto preço na disputa pelo título.
Os jogos da rodada 35 começam hoje com Corinthians x Bahia. Esse e dois amanhã – sábado -, aparentemente não entram na agenda do Atleticano. Paranaense x Vasco e Fluminense x Coritiba. Os dois primeiros confrontos têm interesse para a turma de baixo, embora o time do Paraná seja o único que ainda pode ameaçar alguma equipe do G6. São exatos seis pontos que o separa do sexto colocado – agora o nosso Galo -, mas três vitórias a menos sugerem alguma tranquilidade. Relativa, pois se ocorrer sequência de maus resultados, joga por terra essa afirmação.
Já no domingo, serão seis jogos e na segunda o jogo que encerra a rodada. Além de Galo e Grêmio, ainda Botafogo x Santos, São Paulo x Cuiabá, Internacional x Bragantino, Fortaleza x Palmeiras, América x Flamídia. Na segunda, dois candidatos à segundona, se enfrentam. Em Goiânia vamos ter Goiás x csa/mg. Ao final de toda essa rodada, seguramente, vamos poder ter melhor avaliação sobre os três agrupamentos. Vale dizer: G4, G6 e Z4. Na parte de cima, com os seis times bem encaminhados, possivelmente um ou outro sinalize pela vaga direta e outros no complemento dos times brasileiros na pré Libertadores. Igualmente, a possibilidade de encaminhar o próximo parceiro de América e Coritiba no descenso. É reta final e o campeonato está embolado e emocionante, tanto aqui em cima quanto lá em baixo.
*fotos:

24 thoughts to “Agora faltam quatro jogos para cada equipe”

  1. Alguém ai duvida que Hulk tomará um gancho para não jogar contra o Flamerda?
    A arapuca tá armada, ainda mais agora que as chances de título destes vagabundos aumentou.
    Pois é Hulk, este será o resultado da lambança que vc fez!

    1. Ta incorporando o vitimismo do barbudo aí ne? Para vocês o falidão nunca perde por erros próprios não. Hipócritas. Time fracassado, a vida toda se passando de vítimas e se calam quando são favorecidos

      1. Vai ler, já te sugeri, Freud. Talvez vc se encontre, desde que tenha um cadinho de discernimento. Não tem se notabilizado neste quesito. Ler aquilo que desagrada é masoquismo, caríssimo.

  2. Boa tarde Eduardo e massa. Repito o brasileiro de 2023 foi um dos mais fácil das décadas. O foguinho estava com a taça na mão ai os porcos pegou a liderança aí ja era. A Galo vamos ficar outra vez no cheirinho por incompetência do Gaga 7×1 e bois cansados. Uma equipa que ressuscita defuntos na arena menin não tem cacife para ganhar nada. Aliás a libertadores para esta fraca diretoria já é milagre eles pensam muito pouco. Aff. O meu pesadelo de 2024 vamos que atulerar o mesmo diretor de futebol que teve lata de renovar com um jogador velho e DM. E pra piorar o Gaga 7×1 também e seus bois cansados. Rsrs. Triste realidade. Ok nos resta é torcer e muito não temos outra saída meu sangue é preto e branco. Vá Galooooo.

  3. Terminado o capitulo da imoralidade do adiamento dos jogos , que poderiam perfeitamente , serem jogados , em tempo habil e sem demora , dentro das semanas das rodadas , fica o “cheirinho”no ar , da patifaria orquestrada da cbfdap#$@s , pra favorecer sua cria dileta , e marcando , meticulosamente , seu jogo em atraso na vespera de pegar os tres pontos garantidos , o coelho lanterna verde. Um embalo conveniente e providencial para o arranque rumo ao tirulo. O que dói é o silencio ensurdecedor dos outros clubes, como se nada fossem com eles. Que teoria da conspiração mais dificil de ser manjada , não ? Mais claro impossivel, somente um cego ou um tapado não enxerga. Apesar de tudo, SIGAMOS. Chances de titulo : porco gordo, parmera , que tem um calcanhar de Aquiles : permite que porco magro suje sua água. Flamidia : na batalha pra salvar um ano igual ao da selecinha , “forças ocultas”do futebol (na minha humilde opinião , mais claras e visiveis que um raio de sol ), em união , a tv lixo e comandados , o braço armado do trabalho em “campo”, do trabalho sujo , var, juizes, assistentes, e a força tarefa cbf , atuante neste proposito desde a decada de oitenta , dia e noite, sem parar. ontratempo : tem dias que simplesmente não jogam e perdem jogos faceis. O bragantino , um fogo de palha que está durando e perde o gás na reta de chegada , o gremio imortal , cujo mantra é entregar a rapadura de forma épica e gloriosa , o cavalo paraguaio da estrela solitaria na testa, aquele que tem o fogo que se apaga , distribuidos ate a sexta colocação , não interessa a ordem. E, por fim, nosso galào da massa , levantador de defunto , tirador de time em crise , correndo por fora como um azarão , já detentor do único título da temporada : salvador do csa de Minas de disputar pela quarta vez a B. Sigamos, a sorte está lançada

  4. Não quero ser o Arauto da Má Notícia. Já basta uma maria que conheço que parece ter prazer em só dar notícia ruim no entorno. O cruzeirense é mesmo negativo e pessimista por natureza. Mas, sinceramente, meu amigos, não vejo possibilidade de o Galo ser campeão. Contar com os outros é acreditar em esperança. Quando criança montaram um campeonato da escola. Fui integrado em um dos vários times. Começamos a treinar e estávamos indo até bem. Na reunião de escolha do nome, a primeira opção fazia referência a um filme de sucesso da época. Mas na votação escolheram “Esperança F. C.”. Saí do time no mesmo dia. Ficou em último lugar no campeonato. Até uma criança entende isso. Esperança é algo meramente cultural e social. O time não é homogêneo. Achar que vai ter uma virada milagrosa na última hora, e que os times estáveis e homogêneos vão oscilar justamente no momento em que estão embalados, na minha opinião, parece esperança. Sonhar é algo que se faz à noite, na horizontal. Realizar é para ser feito de dia, na vertical, com determinação e vontade. Faço votos, porém, que em algumas semanas essa minha conclusão se prove totalmente equivocada e que algum amiGalo, com a cordialidade de sempre, venha me dizer: “é… sua previsão estava errada”. Terei enorme satisfação em ser contraditado.

  5. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Respeitosamente, discordo: Bahia x Corinthians tá na agenda do atleticano. Sou Baea….. E o Rubens Menim, podía mandar o homem da mala branca ir até Uberlândia. Porco magro é que seja a água. O Homem da mala pode ir a Cuiabá, Fortaleza, Coritiba. Esses times aí, se receberem uma visita do Homem da Mala branca, irão complicar a vida de muita gente. Oh Barata, nessa época de pix, ainda existe o Homem da mala branca? Você que já jogou bola, sabe da existencia do Homem da mala branca ou é apenas uma lenda?

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      a “mala branca” é o estímulo do BEM, se assim podemos dizer .

      Ela sempre existiu , em todas as categorias , em todos os torneios .

      Mas , pior que “mala branca” é quando os dirigentes pagam bicho para seu próprio time tentar se classificar depois de os jogadores entregarem a paçoca no decorrer da competição .

      Aí é a “mala da vergonha” , do insulto , da escárnio .

      Credo ! , hoje eu ‘tô que ‘tô .

  6. A volta da imprensa na Cidade do Galo foi muito comemorada pelos profissionais respectivos que desde a pandemia de COVID 19 em 2020 deixaram de acompanhar os treinamentos e isso em alguma medida dificultava a divulgação de notícias Clube no dia a dia…

    E as primeiras notícias do “in lôco” foram essas…

    “(…)

    … eram três times de oito jogadores de linha: um sempre fora. Mariano participou…

    … Pavón marcou um belo gol depois de limpar a marcação e chutar colocado…

    … Arana também marcou em chute cruzado com a perna esquerda…

    … Hulk foi outro que balançou as redes…

    … Cristiano Nunes, preparador físico, o tempo inteiro orientava: ‘Pressiona, pressiona’, e era um dos mais ativos…

    … Felipão, mais contido, acompanhava na beira de campo…”…

    O padre TORGA gostava de dizer aos ginasianos do Dom Bosco em Araxá, durante os jogos escolares, “que o treinamento não é nada! Vontade é tudo e vontade é agir!”…

    O problema do time é o que falou o ÁVILA, “envelhecido e desequilibrado”…

    Além disso, o problema maior: a falta de vontade, falta de raça, falta de entrega e falta de aplicação dos BC…

    Resumindo: o time é envelhecido, desequilibrado e frouxo…

    Ainda sobre a volta da imprensa na Cidade do Galo, uma questão:

    “ESSE TIME TREINA?!!!”…

    1. Oh Ernest, lembra do lendario Padre Torga, alertando que o mestre é o a referencia dos alunos? Se a Diretoria fala que o G4 é um objetivo. Se o técnico repete esse mantra, o que esperar dos jogadores? Eu lembro em 2021, o discurso era: vamos, vamos ganhar o Brasileiro! Cada jogo, era encarado como uma decisão! Os Quatro Rs, precisavam de tirar o Galo da fila. Esse ano, na janela de junho, não contrataram ninguém. Ganhar o Brasileiro não era a vontade dos donos do Galo. Os jogadores não são bobos. Agora eu não vou comemorar classificacao pra Libertadores. Se os donos do Galo quiserem ganhar o Brasileiro, iam na cidade do Galo e estabeleciam um ” bicho gordo” para esse time vencer os 04 jogos. Sim eles podem! E mandavam o homem da mala branca viajar! Sim eles podem! Mas eles querem? Você tá vendo mobilização para esta reta final?

    2. ERNEST ,

      lembra do CAFU quando se referia ao TELÊ ?

      E do DARIO relembrando YUSTRICH ?

      Pois é !
      Os jogadores hoje treinam em “simuladores” .

  7. Salve Massa e Guru

    E não é que o dinossauro não gostou de ser chamado de ultrapassado?
    Ué, mas ele não disse que não ouve a torcida?
    O futebol covarde praticado hoje pelo time, era o mesmo quando ele começou sua carreira no Grêmio lá em 1987, ou seja, há 36 anos atrás. Isto não é ultrapassado, então o que é?
    Ninguém vai tirar de Felipão o seu histórico de conquistas e o nome que tem no futebol até mundial, mas definitivamente ele não tem o perfil de técnico que o Galo precisa, até porque a covardia nunca esteve em nosso DNA.

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Quem almeja libertadores não pode escolher adversários. Para mim, quanto mais difícil for o adversário, mais condições temos de triunfo. Um empate com o flamerda e Bahia, e vitórias contra o Sao Paulo e Palmeiras, com certeza nis assegura vaga direta na libertadores. Pelos jogos que tenho assistido, nenhum time está jogando esta bola toda. Temos condições é só o Felipão não inventar!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Sr Ângelo permita-me uma pequena correção!
      Falta ao GALO enfrentar na sequência: grêmio (c) – mingau (f) – são paulo (c) e fechamos nossa participação frente ao bahia (f),qdo espero estarmos com o “objetivo” proposto pelos donos_ como pensam pequeno,MDC!_ concluído e neste jogo colocar o aspirante em CAMpo p gente testar uma coisa.
      Forte abraço!

  9. palmeiras – max. 74 pts
    bairro carioca – max. 73 pts
    mingau da terceirizada – max. 72 pts
    bragantino – max .71 pts
    GALO chega a 69 pts no max .Teria que ter um novo 2009 e como os deuses do futebol ñ são lá de colocar farinha no nosso pirão,pelo contrário,retiram ; sigamos na busca do objetivo _que é bem chinfrim, frise-se ,pelo tamanho do nosso GALO_ e ele passa em reforçar o nosso pirão nos próximos dois confrontos. Um deles é fazer o para-casa bem feito no próx. fim de semana,o outro é pregar a mutamba sem dó no nosso inimigo nº 1 lá no maracangalha. Difícil? É! Impossível? Não! Basta o desbigodado de coração azulado _q tbm é preto,azul e branco. O cara tem duas paixões,frente a uma delas fez feio e a outra vem aí,a ver!_ deixar de ser amarradinho e não querer dar uma de reinventar a roda q já ajuda. Prá cima meu GALO querido!
    OFF: Essa demora em marcar a data do julgamento do Hulk me lembra o do REInaldo em 1977 e tbm o do Dinho em 2012 . Não existe semelhança, é q o modus operandi dessa gente é o mesmo desde sempre,a ver!

  10. Se ganharmos do Grêmio no domingo, acho que a nossa situação melhora bastante, na perspectiva de entrarmos no G-4, confirmando as previsões de muitos entendidos de futebol que previam serem os mais fortes, por causa dos elencos mais caros, o Galo, Flamídia e Pameiras. E, revendo o histórico deste campeonato do corrente ano, é de se lamentar que o Galo tenha perdido excelentes oportunidades, vez que poderia estar em bem melhores condições na classificação, inclusive sendo campeão. Faltou pulso durante o certame, sem dúvida alguma! Agora, no entanto, não adianta chorar o leite derramado. É torcer para ficarmos no G-4, porque no G-6 reputo como certo. E, finalmente, que bons ventos soprem para o nosso lado ano que vem!

  11. Bom dia. Preparemos o espírito, pq o stjd fará a parte dele, tirando nosso super herói de algumas partidas ou todas. Que ele será o exemplo de punição, isso não tenho dúvida, mas que ele foi inocente ao fazer o gesto e dar a justificativa que a comissão de arbitragem estava precisando, tb não tenho dúvidas.
    Mais uma vez, quem sai perdendo é o clube e a torcida. Com os pontos perdidos de forma bisonha e agora eles tem a faca e o queijo na mão p detonar o galo. Facilitamos tudo p eles, depois do episódio com o daronco.
    Precisamos de mais maturidade, rejuvenecer o time e ter banco. Mariano, Patrick e edenilson no elenco não trás bons motivos p sonharmos em 2024. Essa diretoria precisa acordar.

  12. Não tem um comentário desse cidadão, que tente terceirizar culpados para os fracassos do Atlético. Nesse caso, atribui o jogo adiado do Flamengo a isso. E nós jogos adiados do Atlético outrora? Essa vitimização não faz bem para o clube, o Atlético nunca perde pelos erros.

    1. Não entendo uma pessoa que se acha tão sapiente (ou seria só um sapo?), perder tempo lendo um idiota como o blogüeiro.
      Pois esse imbecil que te faz perder seu precioso tempo, ainda que te contrariando, seguirá até o início de dezembro te proporcionando tamanha irritação. Relaxe! Tente ser feliz. Terceirizar frustração só aumenta a dor da incompetência.
      Vai ler Freud. Lhe será muito mais útil e proveitoso, caro prates oliveira.

      Ah! Da próxima vez, sugestão, releia e edite. Ajuda a perceber que faltou um NÃO e evita o corretor induzir a erro onde não tem acentuação.

        1. Enquanto destilava seu ódio, mais um gol do Bahia. E marcado, advinha, pelo Ademir. E teve mais um. Cuidado. Cuide da sua grama, tente sair desse infortúnio que te incomoda. Como cidadão mineiro, sua situação me causa preocupação, mas longe desse comportamento típico de quem atira pedras para buscar visibilidade. Se esforce para se mostrar por méritos e não por reações que expõem seu desconforto. Leia um bom texto, esse aqui está contaminado aos seus olhos. Se cuide, criança birrenta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *