Quero crer que estamos no bom caminho. Ao que vi, embora até o momento apenas quatro jogos (ainda em pré-temporada), percebo mais que um time se encorpando, mas uma mudança de comportamento do elenco em campo. Credito isso ao Levir, ao Marques e à diretoria Sette/Lásaro. E fui critico, com exceção do Lásaro, de todos os outros.
O treinador em passagens anteriores e episódios que minha condição indiscutível de Torcedor me permite, como no caso do QI de alface do Ramon, para ficar apenas num dos fatos. O diretor de futebol, por receio de uma eventual falta de experiência para o cargo, que – salvo melhor juízo – tem se mostrado diferente. Já o presidente pelos arroubos e arrogância, além da insistência com um incompetente diretor de futebol no ano passado. Todos estão se mostrando diferente nesta temporada. Que assim continuem!
Amanhã, sábado, diante do Guarani de Divinópolis e outra vez com um time alternativo – desde que não seja aquele amontoado que foi a Tombos – temos todas as condições de chegar a mais uma vitória. Com isso, consolidar nas primeiras colocações em busca da vaga e vantagens no mata mata decisivo do Mineiro. A prioridade, claro, é a partida de terça no Uruguai pela Copa Libertadores.
Na partida frente à URT de Patos de Minas, com todos os titulares disponíveis, deu pra sentir o gosto em assistir a um time organizado taticamente no gramado. Victor quase não teve trabalho. Patric e Fábio Santos estiveram bem, sendo que o primeiro deu lugar ao estreante Guga. O jovem contratado começou discreto e muito tímido, mas ao final da partida deu sinais de evolução.
A zaga esteve firme, diria que Maidana me surpreendeu, apesar de ter sido expulso quando a partida já estava decidida. Expulsão a meu juízo injusta. O árbitro, embora peque por falar demais, vinha sendo até razoável (melhor que muitos da FMF), até que cometeu essa “palhaçada” ao dar o segundo cartão amarelo alegando indisciplina por ter “chutado a bola para o alto”. Ora, ora, quem estava lá viu que isso ocorreu na sequencia da jogada. Outro que “borrou”. Refiro ao juiz. Quanto aos gols, reclamados pelo time do interior, corroboram que a safra da arbitragem é péssima. Já Igor Rabelo está consolidado e é dono da posição. Os demais disputam a outra vaga. Rever, Leo Silva e Maidana. Como li outro dia, agora não é mais “Torres Gêmeas”, temos um condomínio.
No meio de campo o destaque fica para Jair. Não apenas pelo lindo gol que fez, desde a construção da jogada até a conclusão numa linda “cavadinha”, mas pelo todo de sua partida. Diferente de sua estreia, quando entrou afoito e com o jogo em andamento, Jair foi perfeito. Desarmou, armou, driblou (muitas jogadas desconcertantes nos adversários) e me lembrou de Gilberto Silva. Estiloso, defende e ataca com a mesma eficiência. Seus companheiros Elias e Cazares, tanto criticados, estão se transformando em peças fundamentais no esquema do treinador Levir Culpi.
Luan é Luan, embora tenha cá meus receios com sua condição física, é o Menino Maluquinho que enlouquece o Torcedor. Chará, que continua devendo pelo que já mostrou, ficou melhor do lado direito e foi brindado com o gol que fechou a goleada. E Ricardo Oliveira, que já detonamos aqui, parece estar redescobrindo sua missão. É gol! Cinco já marcados em apenas três jogos. Leandrinho, que entrou em seu lugar, parece ter lugar cativo para Levir. Mas para o Torcedor sua vaga é junto com Nathan. Disponibilidade. Não por falta de oportunidades. Teve muitas.
Saltei um nome, propositalmente, para falar ao final. Neto, um garoto de apenas 16 anos, que entrou no lugar do nome do jogo, Jair. O menino (da camisa 46), a exemplo de Reinaldo, lançado no time principal com idade ainda para juvenil – hoje sub-17 -, não deixou a Torcida lamentar a substituição do Jair. Mostrou personalidade e muita bola. Enquanto esteva na sua posição trocou passes e descia para o ataque com desenvoltura. Quando da expulsão do Maidana, chamado a fechar a zaga, mostrou a mesma eficiência, não deixou o Atleticano ter calafrios nas poucas investidas do time patense. Foi uma partida que Jair se notabilizou e Neto se revelou.
“Eu acredito é na rapaziada , Que segue em frente e segura o rojão, Eu ponho fé é na fé da moçada, Que não foge da fera e enfrenta o leão, Eu vou à luta com essa juventude, Que não corre da raia a troco de nada, Eu vou no bloco dessa mocidade, Que não tá na saudade e constrói, A manhã desejada”
Com esses versos de Gonzaguinha, que emprestou inclusive o título do post, concito aos amiGalos a colocar fé na temporada que está se iniciando. Façamos nossa parte, que eles (diretoria, comissão e jogadores) façam a deles. Apoiaremos e, se necessário, vamos cobrar.
*fotos: Bruno Cantini, Atlético
Boa tarde Eduardo.
Acredito na rapaziada também. ; MENOS EM ELIAS E PATRIC. COM ESSES DOIS TEREMOS MUITOS DISSABORES , COMO SEMPRE FOI DESDE A CHEGADA AQUI DOS DOIS.
O BUNDA DE TANAJURA NÃO MARCA NEM ARMA. É um fator que Atrapalha o time.
Com mais um centro avante e um VELOCISTA acho que estaremos prontos.
O NETO SERÁ TITULAR ESSE ANO. O moleque leva jeito.
Boa tarde; acho que o Levir pretende colocar o time reserva, na libertadores, porque só utiliza o time A ou o time C, no campeonato mineiro.
Não entendo porque não deixa os reservas jogarem.
Não se iludam com o pastor, se pegar uma zaga mais ou menos não faz nada.
Tardelli é muito bem vindo, desde que não seja por um salário astronômico. Lembrando que tem 33 anos e não foi convidado mais por times Chineses.
Boa tarde, Eduardo e demais amiGalos! Estou sentindo muito falta das publicações diárias do espaço mais atleticano do planeta, mas entendo a decisão do escriba, uma vez que com saúde não se brinca, é um tesouro inestimável e deve ser sempre prioridade! Isto posto, à exceção do junta-junta ou cata-moleques que foi a Tombos, tb estou mais esperançoso com relação ao time do Galo na temporada, especialmente nos campeonatos que mais almejamos que são Libertadores e Brasileiro! Mesmo assim, tomara que venha Tardelli, pois RO apesar de estar melhor, por enquanto, do que em 2018, precisa de uma sombra e acho que esta não deve ser o promissor Papagaio! Não devemos nos preocupar com o salário de Tardelli, que será pago pelo BMG e não acredito que isto vá influenciar o elenco, pois R10 recebia bem mais do que os outros e era a cereja do bolo mesmo! Apesar do falatório injusto e arrogante do pai e da novela chata de transferência, acho que a torcida, para o bem do time, deve parar com essa palhaçada de Fora Elias! Isso não ajuda em absolutamente nada, a não ser pilhar o time, dividi-lo e desviar o foco que deve ser sempre o coletivo e os títulos! Gostando ou não de Elias, o time tem um técnico e bom dessa vez e se ele decidiu escalá-lo, deixemos para cobrar apenas no fim dos jogos e mesmo assim somente se der errado, o que ainda não aconteceu; já que Elias não estava no junta-junta que deu vexame em Tombos! Torcedor não tem que escalar o time, cada um no seu quadrado e ponto final! Outra coisa, fomos prejudicados nitidamente contra as marias e apesar de termos sido beneficiados contra a URT, isso não foi decisivo para nossa vitória, já que anulando os nossos gols e validando o deles, ainda assim teríamos ganhado de 2 a 1. Já contra as marias, se nos fosse dado o pênalti que o juiz não quis ver em cima do Rabelo, teríamos ganhado o jogo também de 2 a 1, considerando que apesar do falso pênalti marcado em cima do Cone, houve outro de verdade pra elas que não foi marcado. Em suma, a arbitragem é e sempre foi fraca, mas times que querem ser campeões passam por cima dela, como fizeram Palmeiras, Grêmio e até o rival quando foi campeão brasileiro.
Boa Tarde,
Compartilho desta mesma esperança do Galo 2019.
Ficaria bem mais fácil se hoje anunciarem o Tardelli como “Tá,Tá,Tá, Tardelli é do Galo”.
Favas contadas também será a devolução dos emprestáveis, Nathan e Leandrinho no meio do ano, e a volta do Otéro.
Ainda caberia o Romero e mais um lateral esquerdo.
Aí sim o elenco estaria preparado para competir por tudo em 2019.
Temos que ter esperança, vejo o trabalho do Marques no caminho certo.
Que venha está terça que não chega.
Boa Tarde camaradas…continuo achando ruim o novo layout do uai, as coisas ficaram mais escondidas, mas deixa pra la o importante é o Galo. Tirando a loucura do investimento no Chara que não vale e nem vai valer o que foi investido e da falta de reposição para a lateral esquerda, o resto ta indo bem. Patrick é criticado mas sinceramente não o vejo como o ponto fraco do time, ele tem altos e baixos como todo mundo, só que a galera acostumou de pegar ele pra cristo e o contratado Guga não é nada além do patric não, vi jogar varias vezes no Avai, é coração e alma e só, só que leva a vantagem de ja não ter ‘ainda” a torcida no pé.
Boa tarde meu amigo temporão, saudações!
Até aqui o q vemos é uma pré temporada bem pensada,como deve ser, o q leva-nos crer haver um planejamento em andamento. Qdo as coisas são feitas da forma correta ,tem tudo p dar certo. Nas duas oportunidades q o time A_ ou aquele q poderá vir a ser,já q no futebol não há verdade q dure 1 min_ .se apresentou foi p atropelar. No mais sigo o relator e Gonzaguinha é “sacanagi” …abs e #GALOsempre
Em tempo: assim como aconteceu no domingo p.p.,seria de bom tom q nosso mandatário viesse a público demonstrar sua repulsa na “ajudinha marota” em dois tentos irregulares a nosso favor e a anulação de gol legítimo do adversário. C.A.M não precisa deste tipo de compensação, a reclamação no crássico foi legítima ,sem contar q este tipo de procedimento dá margem p o crubista arrotar ainda mais…fikadica.
Bom dia Eduardo e massa. Acredito na rapaziada,mas não acredito no Fábio Santos. Elias. Patrick e Ricardo Oliveira. Aliás o Ricardo Oliveira faz gols em equipes de 3 divisão e pipoca contra equipes melhores. O luan está devendo muito deste que falaram em embora para os gambás. Jair estreou como titular e fez um golaço. Cazares outro foguete molhado e esta devendo muito. O Emerson foi vendido o meu medo que o Levir continua colocando o patrick de titular e espero que venha o Tardelli para nosso ataque ficar melhor. Ok vejo que não teremos um 10.9.6 para reforçar a equipe. Vai galoooooooo.
Bom dia Massa Atleticana!
Gostaria de, inicialmente, externar o prazer em ter novamente vossos comentarios em nosso dia a dia. Seja bem vindo.
Quanto ao desempenho da equipe, não desmerecendo nem menosprezando a URT, considero que é obrigação do Galo ganhar jogos como estes. Só a estrutura e condições oferecidas aos atletas os colocam em patamar diferenciado, fazendo com que tenham de mostrar que são mesmo top.
No mais é acreditar que 2019 se desenhe melhor que nossas expectativas expostas no final de 2018 nos possibilitando aposentar o desfibrilador.
Finalizando, antenho meu mantra cotidiano diário do dia a dia: PelamordeDeus, elias (com e minusculo mesmo) nãããããããããoooooooooo!!!!!!!
Saudações alvinegras.
Se as informações forem verídicas sobre os valores para repatriação de Tardelli, sou totalmente contra. Acho que esta Diretoria já aprendeu que não deve fazer loucuras. O Tardelli é ídolo, gosta do clube, tem o respeito da Massa, tudo isso conta sim, até a página 3… O que vale mesmo é o din din… Será uma ótima contratação se vier a ser concretizada e notícias apontam que está próximo, DESDE que seja um por salário mais compatível com a realidade do clube, quem sabe pela metade do que está pedindo. Vejamos…
Bom dia.
Eduardo, e o Tardelli será que vem???
Torço que sim, mais ao mesmo tempo tenho receio do alto salario em relação ao resto do time. Isso pode prejudicar o rendimento de alguns…
Belo texto , Eduardo , como voce , acreditamos num ano melhor , hoje lemos da possivel chegada de Tardelli , que acredito, somará muito. A mudança de atitude é visivel , a indolencia, o conformismo dando lugar a luta, a raça, a gana de vencer, ausentes em 2018 , o pior ano do resto de nossas vidas, atleticanamente falando. Suplicamos a Levir que ocupe todo seu tempo em preparar nosso time, coisa que ele sabe fazer e fugir de invencionices , de mimimi com imprensa. Chará , deve estar consciente de que precisa evoluir mais, um jogador veloz que possue habilidades nos dribles, tem que render mais, muito mais para o time , tem que ser letal, efetivo e nao simples coadjuvante.
Ricardo Oliveira , fechar a boca e se concentrar em fazer gols e não errar gols feitos , precisa de uma sombra , ao que parece, já providenciado. O atleticano sonha com o retorno de Blanco, meu Deus , como é bom ver este menino jogar, tiro o chapeu para esta diretoria, tão justamente malhada por todos nós, esta contratação foi espetacular. Jair mostrou , com seu desconcertante drible e golaço de cavadinha, que nos atleticanos não valorizamos apenas carrinho e raça, fomos mal acostumados com craques como Luizinho , Eder Aleixo ,Lola(jogava muito), Cerezzo , o fabulos REI, e uma constelação infinta de craques , que fizeram historia no Galo e no futebol mundial.
Bem vindo Jair, mostre sua irreverencia e classe ao mundo , vá com Tardelli, Cazares , Vitor , Rabelo e Rever colocar nosso time em seu lugar de direito , lugar que nos pertence , protagonismo no futebol.
Bom dia, Eduardo e Massa atleticana!
Sem dúvidas deu gosto de ver o time em campo, correndo, marcando, agredindo…bem diferente do time comandado por Larghi com aqueles toques irritantes para os lados e para trás. Apesar dos dois gols ilegais a nosso favor e de um mal anulado contra nós, o time foi bem e agradou.
Pelo que fiquei sabendo do treino de ontem, o Galo de sábado vai entrar com Réver, Leo Silva, Guga, José Wellison, Vinícios, Bolt e outros. Se for assim, dá até pra animar.
Bom dia Mestre Eduardo, muito bem colocado seu comentário. a esperança é que a diretoria consiga montar um elenco a que se possa chamar de time de futebol , pois no ano passado tínhamos um amontoado de jogadores. Em 2018, o time conseguiu a proeza de realizar praticamente todas as partidas horrorosas e sem vontade, à exceção de umas três. Ainda é necessário ajustar muita coisa; não temos um elenco com todas as peças com a qualidade que o Atlético merece, e se considerarmos o banco de reservas a aflição aumenta e muito. Esse campeonato mineiro, a meu ver, serve apenas para demonstrar quem não tem condições mínimas de ficar no elenco. Por um Atlético cada vez mais forte e qualificado. Saudações Atleticanas
Nobre blogueiro, 2019 já dá mais esperanças. Levir sabe como montar um time que dá liga. Porém, sempre há mudanças. Porque, a necessidade de vender talentos para sanear as contas pode dificultar nosso ano. Emerson já foi. Não sei se o Maidana irá. Espero que o Neto, Bruninho e outros da base não irão agora, e a preços de banana em fim de feira.