Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A Volta Por Cima de Hyoran

Hyoran comemora gol do Atlético contra o Atlético-GO (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Ricardo Galuppo

O golaço de Hyoran contra o Goianiense, foi uma pintura. Na meia-lua, ele matou no peito uma bola devolvida pela defesa adversária e dali mesmo a disparou para o fundo das redes. Foi um chute forte e preciso que, além de abrir caminho para uma vitória importante, mostrou o tamanho do mal que a cornetagem pode causar ao Galo. 

Se Jorge Sampaoli tivesse dado ouvidos às opiniões impertinentes e cansativas dos que exigiam a exclusão no meia do elenco, teria sido condenado ao degredo um atleta decisivo. E o time estaria privado de um jogador aplicado, que tem crescido neste momento em que cada jogo se tornou uma final. Mas, não. O careca parece ter encontrado a posição mais adequada para o estilo do jogador e Hyoran, muitas vezes dado como uma carta fora do baralho, mostra seu valor na sequência que pode nos levar ao título.

Tudo bem: o desempenho de Hyoran deixou a desejar em determinados momentos da competição. Mas nada do que ele fez naquele momento dava aos corneteiros o direito de tratá-lo como trataram. A cornetagem, apenas para efeito de registro, se manifesta no momento em que a implicância com um determinado jogador se sobrepõe ao direito de criticar uma má atuação. Diante dela, nada que o sujeito faz em campo é suficiente para reduzir a fúria dos que o criticam apenas porque não conseguem viver sem pegar no pé de alguém. O corneteiro é, antes de tudo, um chato. Ele diz querer o melhor para o time quando, na prática, quer apenas chamar atenção para si mesmo. Pronto, falei!

TÍTULO DESCARTADO

Todo atleticano tem o direito de se irritar com as más atuações do time. Todos nós podemos e devemos criticar e cobrar atitudes diante das falhas bisonhas e dos erros infantis de marcação que resultaram em gols bobos ao longo do campeonato. Gols que nos custaram a perda de uma liderança que poderia ser folgada a esta altura. O que ninguém pode, porém, é fechar os olhos para a evolução de um clube que, a nove partidas de encerrar sua participação do campeonato, briga pelo título num momento em que, em jornadas passadas, fazia contas para não ser rebaixado. 

O Galo está no páreo e lutará até o fim. Não importa o que digam os que andaram jogando a toalha e descartando antes da hora as possibilidades de conquista do título deste ano. E, nessa jornada, Hyoran tem cumprido um papel fundamental. Ele realmente não foi brilhante em oportunidades que teve nas rodadas iniciais do campeonato. Mas nunca foi um jogador que merecesse ser, como foi, tratado como a Geni da música do Chico Buarque. 

Jogando um pouco mais adiantado — como tem sido escalado por Sampaoli nas partidas mais recentes — ele se tornou peça fundamental não só na armação como, também, na conclusão de jogadas. Os gols que marcou na vitória sobre o Coritiba, três rodadas atrás, e na partida do último domingo encantaram pela beleza e pela precisão dos chutes — um recurso fundamental para furar as retrancas que os adversários acostumaram a armar contra o Galo. 

BOMBA SANTA

Outro ponto importante: a batida do pênalti contra o Bragantino, no lance final de uma partida que o Galo time perdendo por falhas bobas, revelou o sangue frio de um atleta capaz de jogar com seriedade e de preencher uma lacuna do atual elenco. Hyoran é um bom chutador. Com um pouco mais de treino e perseverança, ele pode se aperfeiçoar ainda mais esse fundamento e entrar para as galeria dos jogadores atleticanos que batem na bola com força e colocação. 

No Atlético, mais do que em qualquer outro clube do planeta, ele tem a chance de tomar lições importantes com um ídolo que fez de seus chutes espetaculares e precisos uma fonte inesgotável de alegrias para a massa. Estou falando, é claro, de Éder Aleixo de Assis, o Bomba Santa de Vespasiano. 

Ainda falta muito para a boma de Hyoran se tornar tão santa quanto a de Éder — que, nesse quesito, alcançou o que poucos jogadores alcançaram. Com ele em campo, o adversário pensava três vezes antes de cometer uma falta contra um atleticano. Os escanteios a favor do Galo eram comemorados pela torcida como se fossem pênaltis. Hyoran ainda não fez seu gol olímpico com a camisa alvinegra, embora tenha estado perto dele umas duas ou três vezes. Éder cansou de fazer os dele. 

https://camisadoze.net/eder-o-louco/
https://camisadoze.net/eder-o-louco/
GOL OLÍMPICO

O primeiro dos gols olímpicos que ele marcou com a camisa do Galo foi contra o Fluminen-C, do Rio de Janeiro. A partida valia pelo Brasileirão de 1980, aquele que meses depois nos seria tirado pelo apito desonesto de José de Assis Aragão. Mas, quando o juiz não entrava em campo com a intenção de reforçar o time adversário e deixava o jogo correr, o Galo mostrava por que era o melhor do Brasil e Éder se destacava como uma das peças mais importantes daquela máquina. 

O lance do gol contra o Fluminen-C é inesquecível. Logo no início da partida, como menos de cinco minutos de jogo, o lateral esquerdo da equipe carioca, jogando diante de sua torcida no estádio do Maracanã, mandou com displicência a bola para a linha de fundo. O escanteio deveria ser batido do lado direito do ataque atleticano. Éder, que estava na extremidade oposta, atravessou o campo, ajeitou a bola, se posicionou e bateu. A bola subiu, fez uma curva discreta, caiu subitamente e foi morrer no fundo das redes do time da casa. 

O lateral esquerdo do Fluminen-C que jogou para escanteio uma bola que poderia ter saído pela lateral pagou o preço pela própria arrogância. Daquele dia em diante, mandar a bola pela linha de fundo e dar a Éder a chance de cobrar o escanteio passou a ser um recurso extremo de qualquer defensor dos adversários do Galo. Se o corner tivesse que ser cobrado da esquerda, Éder batia fechado e criava oportunidades incríveis de gols para seus companheiros. Se fosse pela direita, ele batia em direção ao gol e várias vezes balançou as redes em lances como esse. 

A questão, aqui, não é saber quem foi o melhor chutador da história do Atlético—tema de textos publicados em oportunidades anteriores. Muitos jogadores de talento superior demonstraram essa habilidade. Nelinho foi outro deles. Oldair, Ziza (ponta esquerda do time de 1977) e, mais recentemente, Otero e Cazares cumpriram esse papel. De Ronaldinho Gaúcho, nem é necessário falar muito: falta com ele em campo era um momento de desespero para os adversários. A questão não é essa. 

O que interessa é dizer que Éder está no Galo, como membro da comissão técnica permanente,  e pode orientar Hyoran no momento que todos os grandes chutadores do futebol consideram decisivos para suas carreiras: os treinamentos. Nelinho não ia embora para casa, depois do treinado, antes de dar pelo menos cem chutes para aperfeiçoar a potência e a direção de suas batidas. Éder, também. 

Depois que os companheiros deixavam o campo, ele permanecia no gramado e dava quantos chutes fossem necessários para alcançar sua meta. Ele tinha o hábito de pendurar uns cinco ou seis pneus na traves, em alturas diferentes. E não ia embora enquanto não conseguisse fazer pelo menos cinco bolas passar por cada um deles. Fazia isso de posições e de ângulos diferentes e, assim, aperfeiçoava o seu talento nato. 

Não sei se Hyoran desenvolveu algum hábito como esse nem conheço a rotina de um jogador que chegou ao clube numa temporada em que os treinos fechados reduzem as possibilidades de se avaliar um jogador. Mas ele tem tudo para se firmar como um dos maiores chutadores do futebol brasileiro. Se quiser isso, a dica que dou é: converse com o Éder. Se existe alguém capaz de ensinar esse fundamento a alguém, é ele. Ponto final.  

48 thoughts to “A Volta Por Cima de Hyoran”

  1. MANERA AÍ SR. GALLUPO .
    QUERER COMPARAR HYORAN COM ÉDER É MAIS DO QUE FORÇAR A BARRA.
    UM JOGADOR QUE MELHOROU NAS ÚLTIMAS PARTIDAS JÁ SER COMPARADO COM OS NOSSOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS É
    “CORNETAGEM” DAS PIORES.
    VAMOS TORCER PARA QUE HYORAN CONTINUE EVOLUINDO.

  2. boa tarde Eduardo e massa e ricardo Galuppo. sou corneta queira não os verdadeiros atleticanos neste blog. sou corneta quando o treinador. jogadores. diretor e presidente merecer e pronto. mas respeito os comentários dos amigos e os verdadeiros atleticanos.ja critiquei o Hyoran muitas vezes e não rependo mas a tempos que ele esta jogando muito e agora merece elogios. agora acredito eu 7.5 milhões por 50 por cento do passe é muito caro pela idade se não for meu engano Hyoran ja tem 27 anos. lembro bem que o Nathan peladeiro estava jogando muito antes de ser comprado e depois que foi comprado e se contundiu simplesmente não esta jogando nada.amanhã teremos uma pedreira pela frente e espero eu que sampaoli não entra com 10 zagueiros para segurar empate. vai galooooo.

  3. Boa tarde xará e amigalos! Quer ganhar o título brasileiro? Então que o GALO deixe de ser freguês do Grêmio em em Porto Alegre. Já se vão 7 jogos sem que isso ocorra. 2 empates e 5 derrotas. Falando em Eder Aleixo, quem dera se os atacantes atuais do GALO jogassem 10% do que ele jogou. Foi o melhor ponta esquerda que mundo já viu….

  4. Boa tarde a todos!
    Acredito que 95% da torcida do Galo já cornetou o tal Hyoran , sempre o achei um jogador mediano ,porém taticamente muito aplicado,acho que em nada se parece com o holandês famoso embora eu não o tenha visto jogar,mas me faz lembrar um outro holandês chamado DIRK KUYT que era bem,mas bem melhor que o Hyoran e não era nenhum craque ,entretanto tinha uma aplicação tática muito interessante en todos os clubes por onde passou inclusive na ORANGE . Críticas e elogios dependem da opinião de cada um e todos devem ser respeitados, e aos que tentam calar os cornetar digo lhes: o Galo é paixão e não razão.
    Saudações Atleticanas

  5. Parece até inversão de valores. A corneta estridente, furiosa, chata reclama que quem a critica está ‘enchendo o saco’. Ora, mas e os estridentes, furiosos e chatos, não estariam? Chumbo trocado, rapaz! Só não vale pedir arrego ao dono do blog, hein?

    Mas já que ‘encheu o saco’, vamos parar de falar ‘corneta’. Gostei da sugestão do Kley: ‘opiniões persistentes’. Vamos tucanar a corneta, kkkkkk.

    Porque o direito a opinião é sagrado, mas para ser persistente tem que alugar o ouvido alheio. E essa é a diferença da corneta para a opinião: a persistência. Precisa ficar repetindo a mesma ladainha todo dia, toda hora? Que saco!

    Diz o Galuppo: “O corneteiro é, antes de tudo, um chato. Ele diz querer o melhor para o time quando, na prática, quer apenas chamar atenção para si mesmo. Pronto, falei!”

    Matou a pau! O corneteiro não quer exercer o seu direito de ter opinião. Ele exige também o direito de ter razão. E até que o mundo o compreenda e se modifique conforme suas opiniões, ele continua, como um menino birrento, repetindo as mesmas coisas.

    Tem razão, Galuppo: o corneteiro é, antes de tudo, um chato! Um chato carente. Que precisa ficar chamando a atenção o tempo todo. Isso sim é que já deu. Que já encheu o saco!

  6. Boa tarde amigos do Galo. O nosso elenco é bom e pode render muito mais, basta que o grupo tenha como objetivo único o título do Brasileirão. Se superar o Grêmio, o NOSSO GALO ficará mais forte e acreditará mais na possibilidade do título. Os Deuses querem que NOSSO GALO seja campeão, que cada jogador, membro da equipe técnica e torcedor acredite mais na força do grupo.

    1. concordo!
      o galo, até agora, negou fogo, na hora do “vamu Vê”!
      Esse é de novo, outro novo momento, a hora de mostrar que quer e pode ser campeão!
      Espero que na quinta estejamos aqui eufóricos, entusiasmados, pois dessa vez nosso galo decidiu!!!
      Confesso que estou um pouco receoso, sei lá se traumatizado ou se tentando me proteger de nova decepção!
      Na final contra o olimpia, fui ficando é bebado mesmo, qdo o Leonardo Silva fez o 2o derradeiro, já tava tão bebado que comemorei direto até os pênaltis!
      Depois daquele gol aos 42 min. do 2o tempo, sabia (como todo bebado) que o titulo estava ganho! Agora não bebo mais, fico então com o receio mesmo!
      ou será que tenho que voltar a beber?
      Abraço

  7. Estão cornetando os cornetas. A situação do Hyoran faz lembrar a do Nathan, cujo futebol sumiu. Acho que Nathan custou uns 23 milhões , não sei se por 100% dos direitos. Então o Hyoran vale mais ou menos o mesmo valor. Será que vale a pena pagar os 7 milhões por 50% dos direitos. Vai que acontece igual ao Nathan.
    E o Éder, virou uma versão de Candinha dentro do Galo? Não será intriga contra ele?

  8. Caros,

    O momento ñ é de FUTRICA, infantilidades e adolescências. FUTEBOL É JG PRA HOMEM!: AQUI e Agora é rumo ao TITULO, o objetivo SEMPRE deve ser esse, A PONTA da tabela: rapaziada & etc, recomenda-se: NÃO oscilar em RECAIDAS! Isso é coisa do lado de lá!

    Ó, vai no gol é o MÃO de ALFACE mesmo, taolkey? goleirim MEQUETREFE, viu sô!; Lateral direita tá osso, um é MARIAno e o outr Gugufla, ô carai; Ô Sr Barata, seu corneteiro barato, ZAGA é Réver (GRANDE ZAGUEIRO, dos maiores, e Alonso Jr! Ces q tão querendo?, O Anjinho dos Adversários, Gabrielzim da Base? o bunda gorda do japonês Bueno? É brincadeira?

    …uma hr o ALLAN MALUCO acertar um passe ou um chute… …. … bem no ângulo do Mão de Alface. Oh jogadorzim q busca sempre a jogada mais complicada, falsa categoria e rompantes de entregador de rapadura…saudades do Pierre, viu, sô! Cabeça de Área se num for bom demais é feijão y arroz y PT y PQP!…

    …Graças a Deus q tem quem prá jgar no lugar do Jair feijoada!…Dálhe FRANCO!

    Meio campo é Hyoran, mais qq 2 acima e Vargas fechando o terço, o quarto, ou sei lá o q…o chileno tá muito bem, tem movimento e a qq pode acontecer alguma coisa… MATADOR ñ é! Aliás, alguém já providenciou SAL GROSSO prá nossa NOVE? Depois q o KONE y PIPOKA vestiram aquela camisa, sei ñ viu! …conheço um PAI VÉI dos bons, mas ele só acredita no$ Meninin$ aqui y agora!

    NOSSO ATAQUE É BOM pelos lados e qnd chega com muita gente pelo meio: o negócio é PERNA prá fazer o balanço nos 90 e por isso o time OSCILA…y oscila pq corre e ñ tem PEÇA de reposição a altura e ñ pq os OUTROS times oscilam tb, ora bolas, Sr. Mané!

    Qq alteração q o NOSSO Rinus Michels pensa é um Deus nos acuda! REFORÇOS, porra MECENAS! Obs deslocada: Ô Meninins & Cia, de ôlio na sequência…REFORÇOS de peso e de categoria, prá ONTEM e pro AnoQue Vem!…Hj em dia AQUI E AGORA é com esse TIME q NÓS vamos…VAMOS GALO!!!

    Torcedores do AnoQVem será q são mesmo? Oh! Turminha ATOA, viu sô!

    (…) … … … (…)

    Enquanto isso, existe um grande clube na cidade:

    Curtia MEMES e RESENHA do CAMto do NOSSO GALO, Flávio Venturini, poeta do Lado de Lá, gente finíssima, citado; mas uai, esqueceram?, cadê O SKANK?, ninguém citou?, aposentou a INSOSSA “É uma partida de futebol”?;…sera SKANK estragado?, saiu de campo no helicóptero junto com o FALA ZÉ?, …ja num tão fazendo a cabeça de mais ninguém?

    Poizé: Enqto curtia uma BOLA, pensado futuro, POA, etc. y anoQvem, trombei numa esquina e assomou uma multidão em polvorosa e em peso…observei pela condição dos PÉS da galera q ela tava vindo da freguesia do BARRO PRETO!

    Produzia um alarido só, frenético. Bandeiras mil de tudo qnt é democracia (ibís, ypiranga, botafogo, náutico, nenC, remo, xport, figueira, Ypyranga de Minas chorando abraçado com Yale, viu-se até pavilhão do velho palestra…vi tb ali no meio até coelhinho, disfarçando solidariedade…apontava multidão vindo de tudo qnt é latitude, do Norte, do Sul, do Leste e, principalmente do OESTE, sem falar as bandeira das nações da sigla, tal CRB, CSA, e outras)…

    …e o UNíSSONO ecoou, até parecia um bando de CORNETEIROS atoa, a bem da verdade:

    FICA! FICA! FICA!

    A bem da verdade tb, ouvia-se, vindo da longínqua china delas, um corim baixim, dissonante: um AME-O ou DEIXE-O sem vergonha nenhuma! (repetidas x), …ninguém ouvia!

    …logo veio o abafado e fortalecido FICA FICA FICA!.. e na sequência, SUBINDO réréré, o pavilhão vaidoso foi visto, TREMULANTE no meio da multidão pra baixo, cabuloso como ninguém e como nunca, e o professor 7×1 puxando a SENTENÇA imperiosa:

    “Se é para o bem de TODOS e felicidade geral da NAÇÃO, estou pronto! Digam ao povo q FICO!”

    PRA CIMA, NOSSO GALO!

    Abs!

    1. VIANA , citado , permito-me :

      Rever é, sem dúvida, um grande zagueiro , acho que 1.90 de altura, por aí .

      Quanto ao futebol , PRA MIM e me dou esse direito , ele é HORROROSO!!!

  9. Bom dia a todos!
    Dias atrás tivemos um texto aqui intitulado “Ame-o ou Deixe-o”, em alusão ao treinador.
    Hoje temos um texto falando, entre outras coisas, do rapaz que foi execrado (inclusive por mim), enaltecendo suas qualidades.
    Em ambos, há uma mensagem “subliminar” : Parem de criticar, ou melhor, cornetar!
    Prezados: Querer cercear o sagrado direito da opinião é um pouco demais.
    Quer queiram, quer não, quer gostem, quer não, as opiniões NUNCA serão unânimes:
    “Toda Unanimidade é burra.” Rodrigues, Nelson.
    O GALO sempre foi e sempre será a razão da nossa paixão futebolística, independente de estarmos intimamente ligados às notícias dos bastidores do Clube ou apenas com o rádio de pilha, “capinando” nossos lotes por aí.
    Quem não “cornetou” o cara que atende pelas alcunhas de “Bruxo”, R49, R10, quando chegou aqui, e que saiu como um dos nossos maiores ídolos, que atire a primeira pedra.
    Ninguém é mais ou menos Atleticano que ninguém.
    SOMOS TODOS CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    Ufa…
    Sobre o post de hoje?
    O Hyoran, no momento, tem mostrado compromisso e comprometimento com o GALO. Mais do que muita estrela indicada pelo Treinador. Por isso merece sim respeito!
    Sobre o JS? “Marketeiro” demais, mas dizem que marketing pessoal é tudo né…
    Pra mim, vencendo os jogos, pode continuar fazendo o seu showzinho que agrada tanta gente…
    Saudações.

      1. Ou o manual da cornetagem sadia? Um livro de auto ajuda, aprenda a cornetar com civilidade! Diferenças entre a boa e a má cornetagem, um reflexão sobre os de opinião persistente!

        1. Essa foi impagável caro Amigalo Rogério Pacelli: “Cornetar com civilidade!”
          Cornetar não, manifestar uma “opinião persistente”.
          E Viva a corneta nossa de todos os dias!!

  10. Bom dia!
    No momento estou contente com o time. Ganhamos domingo, dominando amplamente as ações no primeiro tempo, 3 belos gols, sendo um golaço, etc e tal. Mas…eu sou corneta. Não me arrependo de ter cornetado Elias, Otero, Fábio Santos, Ricardo Oliveira, entre muitos outros e de NUNCA TER ACEITADO PATRIC VESTINDO A CAMISA DO GALO. Isso foi um sacrilégio, uma blasfêmia. E se a gente não corneta, um peladeiro desse, não fica “apenas” 10 anos, mas se aposentam e ainda consegue um emprego vitalício.
    Sou corneteiro e ninguém vai calar minha corneta.

    1. GALO ROBERTO ,

      #DireitodoCorneta .

      Se hoje descemos a lenha nada mudará
      o nosso sagrado direito de comemorar o
      que quer que queiramos no futuro .

  11. Por falar em opiniões persistentes…
    Passando aqui para lembrar as eternas viuvas do Casáres, com todo respeito, que por quase 4 anos, ficou atormentado todos nós (o Casáres, não as viuvas),
    ontem, a “fiel” torcida do curintias, experimentou, pela 1a vez, o que é confiar que ele fará diferença, numa decisão ou em um jogo decisivo! SUMIU EM CAMPO, como SEMPRE fez nesses anos de Atletico!
    Semana que vem fará um golaço, contra um Goias ou o Ceará, de novo com o devido respeito a esses clubes!
    ahh… não se preocupem os paulistas…no campeonato local contra talvez o Novohorizontino fará um gol magistral…até a próxima decisão ou jogo decisivo, qdo novamente sumirá!
    Também é possível que chegue bebado na concentração em algum momento desses!
    Mas não se preocupem, haverão um monte de novos admiradores do brilhante jogador, esperando que ele seja o comandante do time faça a diferença!
    Aqui ainda ha gente a lamentar sua saída…
    Talvez sejam os mesmo que ja crucificaram o Hyoran, condenaram Natan, agora escolheram o Everson pra Cristo e estão de olha no Vargas!
    Adoro o Galo e a nossa torcida, mas tem umas picuinhas que…

  12. Eu considero o Hyoran, atualmente, o melhor jogador do Galo. Tem sido um jogador importante atuando defensivamente onde cobre lacunas deixadas pelos volantes e zagueiros do Galo, auxilia o ataque sendo, atualmente, o melhor armador de jogadas do time além dos belos gols que tem marcado. Sua evolução no Galo é indiscutível e ele se tornou jogador essencial ao time. Uma espécie de motorzinho.

    Teve um jogo contra a Chape aqui no Indepa 0x0 ou 1×1, em que ele jogou muito bem e foi até cogitado para ser contratado pelo CAM. O Alexandre Mattos, sempre atento às coisas do Galo, correu e o contratou para o Palmeiras, igual ocorreu com o Ricardo Goulart. Lá ele não agradou e virou bancário, depois carta fora. Veio parar aqui. Pois bem, o Hyoran está com 27 anos, então, não é uma “jóia” mais. Se fizer um contrato de dois anos com o Galo, deixa de ser interessante para o mercado. Como investimento, então, ele não servirá. Como jogador, poderá ser ainda muito importante para nós, desde que continue “evoluindo” e fazendo as boas partidas como agora.

    No entanto, há a questão: O Hyoran é isso tudo mesmo? Vale artigos com loas ao seu futebol? Vale insinuações maldosas a quem o criticou quando não estava jogando nada? Vale comentários elogiosos de todos nós? Ou será só um foguetinho de festas esperando um novo contrato? (Me desculpe, BARATA, não resisti).

    Eu acho que ele vale e ainda valerá bastante para nós. Acho que ele está tentando superar a si mesmo e considerando as devidas proporções, encontrou no Galo um ambiente de recuperação tal qual aconteceu com o Bruxo. Basta ver a sua sincera alegria quando marca um gol.

    1. PAULO SILVA ,

      Hyoran é o que é !
      Um jogador que entra em campo e executa o seu mister com dedicação e responsabilidade e que tem as suas qualidades .

      Jamais irei julgar alguém sobre o que o motiva a exercer bem a sua profissão ( ah! , ele faz assim por conta daquilo )

      Como jogador de futebol exercendo o seu papel com seriedade e honrando seus compromissos é o que me basta como torcedor .

      E como torcedor e embriagado pelo futebol não me furto a apoiar , xingar , cornetar , exteriorizar minhas emoções no tocante ao atleta DENTRO DE CAMPO .

  13. O Galo nunca teve uma chance tão real de ser campeão brasileiro.
    Dos 9 jogos restantes, só Grêmio e Palmeiras na última rodada (entre G6). Os demais adversários são jogos que o Galo tem plenas condições de vencer, dentro ou fora de casa.
    Será que os jogadores tem a dimensão do que representa esse jogo contra o Grêmio? A Diretoria tem essa noção? É jogo daqueles DECISIVOS que podemos lembrar por décadas. Vencendo o Grêmio, o próximo é o Vasco e depois o Santos que deve vir com reservas. 9 pontos agora leva o Galo a liderança. Vamo que vamo… NÓS ACREDITAMOS!!!

  14. Acho que o futebol poderia caminhar para contratos por produtividade.
    O caso do Hyoran é só mais um exemplo.
    Já o Bolt não teria recebido praticamente nada.

  15. Pra começar , essa história de “corneta” já deu
    o que tinha que dar , já encheu o raio do saco.

    A vida inteira foi assim e assim será para todo
    o sempre .

    Houve “cornetagem” monstro contra Tostão
    em 70 , quando diziam que jamais poderia
    jogar com Pelé , a imprensa do eixo “babava”
    babas de gado no pasto

    Agora , aproveitar o momento do HYORAN
    ( defendido desde o início por mim ) e ficar
    tecendo loas pro técnico que “acreditou” no
    moleque é puro oportunismo pra atacar os
    “cornetas”

    Acreditou porcaria nenhuma , HYORAN se
    impôs , pois em momentos outros o Mago
    o sacou do time sem explicações .

    O garoto SEMPRE jogou muita bola , talvez
    uma jornada ou outra tenha ido mal .

    Onde estava o senhor GALUPPO lá atrás ,
    quando a “cornetagem” contra o moleque
    corria solta ?
    Veio aqui defender o seu futebol ?
    Eu O FIZ , senhor GALUPPO .
    E naqueles momentos eu não O vi fazê-lo.

    Agora , depois que a VERDADE se impõe ,
    vem em defesa do jogador , ” que JAMAIS
    deveria ter sido tão criticado”, e blábláblá

    Deixem os “cornetas” em paz !
    São milhões de técnicos , todos com suas
    próprias razões , seus desejos .

    Larguem dessa história de querer colocar
    cabrestro nas pessoas .
    Deixem-nas com suas convicções .

    E , por último mas não menos importante
    faça a defesa que quiser do maior técnico
    do mundo , o que melhor dirige o time da
    ocasião quando trepado em uma árvore ,
    que eu não tenho nada com isso .

    Agora , usar do momento do HYORAN no
    time para vir cutucar o CORNETA , aí não .

    Pra cima de mim não , violão !

    1. Grande AmiGalo BARATA. Agora sou eu a dizer que gostaria de ter a sua verve para mostrar a esses profetas do acontecido ou lanternas de popa que cornetagem é coisa de quem entende os fatos do momento e não fica esperando acontecer para “reportar”. É como você diz: É tão fácil elogiar o elogiável. Até eu, o corneteiro, estou fazendo isso agora.

      Quanto aos elogios ao treinador “atarzanado” é puro jabá. Um abraço.

    2. Prezado Barata. No jogo decisivo contra o São Paulo, o Hioram não foi escalado no time titular e muito menos entrou durante a partida….. Só para registrar eu torço e muito pelo sucesso do Sampaoli e do nosso Galo. Acredito na Vitória contra o Grêmio, mas os analistas de desempenho devem alertar o técnico que o Pepê vai tentar usar a velocidade em cima do Guga é Rever e que o Diego Souza é muito eficiente no jogo aéreo. Espero que o Sampaoli encontre alternativa para anular isto. Eu penso que o modelo usado no jogo contra o Flamengo seria o ideal ( três zagueiros) . E o Vargas vai desencantar contra seu ex-time. A conferir

      1. DOMINGOS SÁVIO ,

        muito bem lembrado a NÃO escalação
        do Hyoran no jogo contra o São Paulo .

        Será que o melhor técnico do mundo
        tinha mesmo planos para o Hyoran ou
        foi FORÇADO a admitir que precisa de
        seu futebol ?

    3. O Barata está muito nervoso. Para tentar acalmá-lo vou citar outro ataque dos sonhos: Júnior Brasília, Bendelak, Tobi e Dedé de Dora… só não lembro de qual time era esse ataque… coisas da idade… muita idade!!!

      1. TEOBALDO ,

        nervoso nada , ‘tô igual pinto no lixo .
        Falar de bola é a melhor coisa do mundo .

        Quanto a esse ataque aí parece até coisa
        de folclore , não é mesmo ?

  16. Ricardo Galuppo definiu brilhantemente: “O corneteiro é, antes de tudo, um chato. Ele diz querer o melhor para o time quando, na prática, quer apenas chamar atenção para si mesmo.”

    Fecha a conta e passa a régua!

    Avante, Galo!! Vamos ganhar esse Brasileiro!!

  17. Bom dia,

    Muito boa a homenagem do texto de hoje ao Hyoran, realmente ele esta fazemdo por merecer.
    Aos corneteiros também fica mais uma lição, ou seria que ele só melhorou porque foi cornetado?
    Aos não corneteiros, fica a interrogação. Será?
    Quanto a corneta, o Eder Aleixo é outro que vira e mexe é lembrado efusivamente por eles, então eu digo o seguinte, de tantos e tantos eis que temos notícias de trabalhar disto ou daquilo no Galo, qual é o único que vemos bater seu cartão todos os dias e em todos os jogos? Pois é, muitos creio que só aparecem no dia do pagamento.
    O gol é de fato o lance mais importante do futebol, mas ele trás a realidade a tona mas também mascara o conceito de muitos torcedores, jogador que o faz quando chega ao clube, Já logo cai nas graças da torcida e dai para frente tem carta branca para jogar mal, não marcar e voltar andando das jogadas de ataque (Keno), outros por estarem em seca já são questionados (Vargas), temos que possuir olhar mais técnico do jogador e menos emoção, para assim cometermos menos injustiças. Depois de tudo o dito, ainda tem a tal da sequência e ritmo de jogo.
    Quem não há tem tem deve ser nenos cobrado.
    Grande terça feira a todos!

    1. WELLINGTON E SOUZA ,

      excelente observação sobre o Keno e
      sobre o Vargas .

      O Keno é o craque DENOREX , aquele
      parece mas não é .

  18. Bom dia Galupo. Bom dia a todos. Vestindo a carapuça de chato, em nome da civilidade eu vou me abster de adjetivar quem usa os espaços na mídia para de forma recorrente blindar técnicos, jogadores e dirigentes de críticas e cobranças de uma torcida que está a cinqüenta anos na fila do Brasileirão, e que sabe que o Galo só disputa o Brasileirão, que assiste o time fazer partidas sem a Gana de um campeão, como fez contra o São Paulo; que vê o técnico escalar Calebe no jogo decisivo contra o São Paulo; que assistiu uma escalação terrível contra o Fortaleza. O que a torcida quer são escalações coerentes, empenho dos jogadores nas partidas e o título deste Brasileirão. Elogiar o Hioram agora é fácil, mas o Barata o defendia quando todos os crucificação e o Barata nos chama a atenção pelas falhas do Rever não por implicância ou chatice mas com fundamentos faticos. Eu acredito e torço pelo galo. Mas que o Sampaoli jogou pontos fora que podem nos custa o título por escalações equivocadas isto é realidade. A respeito da participação do Eder nos treinamentos, é cediço que o Sampaoli não permite a pessoas que não fazem parte da comissão técnica que ele trouxe este tipo de interferência. E para as viúvas do Cazares, a participação dele no jogo do Corinthians ontem mostrou o acerto do Sampaoli neste aspecto. Me lembrei do jogo da final da copa do Brasil no Mineirão.

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      Excelente texto !
      Não por ali ter sido lembrado por você ,
      mas pela qualidade da argumentação .

      Sobre o Réver , já que não existe outro
      a escalar (prefiro o Gabriel) , que possa
      se encontrar uma outra situação que
      não seja a sua saída da área

      Deixe ele lá , na sobra , arruma pra ele
      um banquinho para ele subir na bola
      “alçada” (que termo lindo) , alguém da
      “análise de desempenho” tem que se
      virar , mas deixar do jeito que ‘tá fica
      complicado , é um Deus nos acuda !

  19. Hyoran – guardada as devidas proporções da habilidade, técnica e corneta -, é o Patric da nova era.

    Uai, mas como Éder vai ajudar Hyoran se Sampaoli, com a bomba não tão santa, o chutou da equipe?
    Então é mentira que Éder vazava informações internas para seus amigos da imprensa (Salve, Breno Galante) por isso teve uma discussão calorosa com o Técnico e pode ser chutado do CAM?
    Pensei que hoje Éder trabalhasse com o Time “sparring”. É claro que com toda sua vivência e experiência pode agregar muito, mas se opta por tumultuar fazendo intrigas que volte ao seu lugar nas fotos da parede, na história. Ou, quem sabe, encerre sua carreira de auxiliar técnico no Barro Preto. Pronto, falei!

    1. Querida Lucy 10.
      Viu como é bom ter você aqui?
      Agora você calou a boca do babão.
      Não vale a pena discutir com jabazeiro.
      Deixe pro VIANA que é expert nisso.

  20. Bom dia Eduardo, Ricardo Galuppo, atleticanas e atleticanos que como eu gostariam de saber quanto vale o Hyoran. Eu sei quanto o Hyoran custará ao CAM caso ele seja adquirido em definitivo. R$ 7,5 milhões de reais. Para quem pagou cerca de dez milhões pelo Vargas a menos de um mês dele ficar livre no mercado e ser contratado de graça e pagou mais de trinta milhões pelo Zaracho para não o ver jogar nem quando entra em campo, esse preço do Hyoran é micharia. Mas, a questão não é preço. É valor. Preço eu estou vendo que não significa nada em termos técnicos.

    Um tal de Bolt tinha um alto custo salarial e nenhum custo-benefício. Quer dizer, era caro e não valia nada. Então fica a minha dúvida. Vargas e Zaracho ou Hyoran? Se considerarmos o que jogam esses três aqui no Galo, o xará do Cruyff vale mais que os outros dois juntos. No entanto o seu preço é cinco vezes menor que o dos dois. O Galo tem três analistas de desempenho e pelo que ouvi dizer, o novo diretor de futebol que agora é chamado de executivo de futebol quer mais analistas e mais análises imediatas para poder convencer os mecenas quando quiser contratar alguém.

    Qual teria sido a análise que redundou na contratação do Zaracho? E a do Vargas? E a do Mariano? E as de todos esses encostos que estão no elenco e nem são listados para a reserva? Será que haverá uma análise para a contratação do Hyoran quando o seu contrato terminar? Dizem que os contratados são pedidos do treinador que exige e não abre mão, senão vai embora. Então, para que três analistas de desempenho? Só para analisar atuações em jogos e treinos? E de que adianta tais análises se só entra em campo quem o treinador quer?

    Eu fui um dos maiores críticos do Hyoran no início do campeonato. Cornetei muito e não me arrependo, pois, ele não estava jogando nada mesmo. Só entrava em campo para me fazer raiva. E como eu gosto de frisar aqui, eu comento o momento do Galo. A mim o passado não interessa a não ser pelo conteúdo histórico, e nem o futuro porque não sou adepto da mãe Dinah, embora reconheça que entre nós, aqui no blog tem alguns com o dom da premonição. O Galo que eu comento é o Galo daqui e agora. Por isso estou interessado no valor do Hyoran porque ele se tornou, no momento, o melhor jogador do Galo.

    Então, quem puder, me diga: Quanto vale o Hyoran?

    Uma ótima terça-feira para todos os atleticanos do planeta, verdadeiros ou apenas corneteiros como eu.

    O GALO ESTÁ VIVO, BEM PERTO DO TÍTULO E DOIDO PARA APRENDER A JOGAR FORA.

    1. Só para contextualizar, e não polemizar, o preço do Hyorran é 15 milhões. O valor citado (7,5 milhões) é para adquirir 50% do famigerado “direito econômico”, que é diferente do outro famigerado, o “direito federativo”. Quanta bagunça…

      1. ObriGalo, Teobaldo. Informação importante, Mas, com R$ 7,5 milhões o Galo já pode ficar com ele. O problema é que pela idade ele deixa de ser interessante como investimento e os “outros” 50% se perderão. Só para contextualizar e não complicar, 50% do futebol atual dele vale mais que os dois gringos.

    2. Querido Paulo Siilva, não entre nesta esteril briga de cornetas e chapas brancas. Atenha se aos seus comentários lucidos e pertinentes , voce que sempre nos brinda com sua inteligencia e sagacidade(esta doeu, vai ser puxa saco deste tanto). Amigo, quem frequenta futebol a decadas sabe da existencia da corneta, tão necessaria no ludopedio. Releve, vamos falar deste jogo de amanha, cujo sonho unico deste imortal de merda é atrapalhar nossa vida e entregar a rapadura pro ex time da serie A, agora lotado e sedimentado na B, fazendo historia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *