Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A temporada está recomeçando para o Galo

Alguns me chamam de excessivamente otimista, outros que exagero nas cobranças e reclamações contra cbf/tv, quem me conhece sabe o quanto minha Atleticanidade supera tudo isso e que defendo nosso time em qualquer rinha. Pelo Galo não tenho racionalidade, até porque os que nos prejudicam – mencionados acima – também são irracionais e prejudicam o futebol brasileiro. É o que fazem cbf/tv ao privilegiar interesses do eixo, consequentemente, matando o outrora melhor futebol do mundo em doses homeopáticas.

Sem entrar nessa celeuma, vou tentar me ater ao bom jogo de ontem, nossa vitória e mais três pontos em busca da recuperação no Brasileirão. Com duas reestreias em casa e uma outra nova contratação, o Galo começou a partida dono da situação. Chegou a marcar um gol, a meu juízo, mal anulado pelo bandeira e seguiu martelando até tirar o zero do placar. Naquela altura, pelo escalte (scout para os analistas malas) do jogo tínhamos 63% contra apenas 37% de posse de bola.

E tinha de ser do atleta referência desses tempos recentes do Galo. Do time de 2021, quando conquistamos quase tudo, foi ele – Hulk – artilheiro do Brasileiro (19) e da Copa do Brasil (8) conquistadas. Restam daquele elenco ainda jogadores, entre os quais Arana, Éverson, Igor Rabello, Mariano, Rubens, Zaracho, Franco, Vargas e Alonso – em seu segundo retorno -, admitindo que titularidade além do ídolo também para o lateral e zagueiro que atuam do lado esquerdo.

Esse tento, que abriu o placar, teve – de pé em pé – Paulinho e Scarpa até chegar na cabeça do Hulk. E foi dele também o segundo gol. Dessa vez numa bobeada do sistema defensivo, começando com o vacilo de um jogador que atende por Praxedes, deixando o ídolo – frente a frente – com o goleiro que nada pôde fazer. Só não entrou com bola e tudo, parafraseando Jorge Ben Jor sobre Fio Maravilha, porque teve humildade em gol. No primeiro tempo, pelo apresentado, poderia ter sido três, quatro ou mais. Teve gol – reafirmo – mal anulado e outro que a bola pode ter entrado. Em ambos sequer houve checagem do var. Nada que espante.

Veio o segundo tempo e foi tenso. O time, ao que pareceu, optou por segurar o placar. Há quem defenda esse comportamento, a meu ver, um tanto kamikaze. Mesmo com dois gols de vantagem, vai que o adversário marca e cresce na partida. Quase todo rebote caia nos pés de vascaínos. Felizmente não aconteceu, mas a tendência seria de reação e intimidação da nossa equipe. A opção foi por contra ataques, nem sempre produtivos, que me deixou com um olho no relógio e outro no gramado. Só relaxei depois de entrar na prorrogação. Vencemos!

Pra não dizer que não falei dessa gente. Teve gente que gostou e até elogiou Rafael Claus, inclusive entre nossos jogadores. Não gosto dele, não gostei ontem, como não aprecio a arbitragem brasileira. Fraca e tendenciosa. E a bola de carrinho do Alan Franco que foi salva pelo Paulo Henrique. Vi uma imagem com ela toda ultrapassando a linha. A tv mostra diferente, assim como aquelas linhas de impedimento. Não confio nessa rede de televisão. Afirmo com toda convicção. Se o gol que anularam fosse contra o Galo, teria sido validado. A bola fez a trajetória em cima da linha. Se esse segundo lance fosse em favor dos cariocas, teria sido dado o gol.

E, por fim, Hulk foi perseguido o jogo todo sob a má vontade do Claus em marcar. Ele, como seus parceiros Daronco, irmãos Sampaio, agora o Zé Pereira e outros, são useiros e vezeiros em prejudicar ao Galo. Aos 36 minutos do segundo tempo, Hulk foi puxado pela camisa, ainda assim avançou e acabou calçado, pois o incauto mandou o jogo seguir. Assim como os lances de gols, se fosse contrário ao Galo, teria sido marcada a falta e um cartão amarelo ou até vermelho. É assim que as coisas funcionam. Enquanto isso, o futebol no Brasil segue descendo a ladeira.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

27 thoughts to “A temporada está recomeçando para o Galo”

  1. Boa tarde Eduardo e Atleticanos. no jogo de ontem o time demonstrou uma certa evolução no futebol, em termos defensivos. No meio campo ainda vejo problemas , o que ficou evidente após o cansaço do Bernard. Ainda vejo o atual técnico com muita desconfiança e bastante limitado.
    Quanto ao arbitro, parece sofrer de miopia, principalmente quanto o lance envolvia o Hulk, faltas claríssimas não foram marcadas . e quanto ao lance do gol do Bernard, creio que se fosse a favor do CBfla não seria anulado de forma alguma , pois até invenção de regras para pênaltis estranhos e inusitados estão surgindo do nada para justificar os pênaltis para esse time asqueroso. E agora cadê o Ze Penaltizinho, mais conhecido como M.C.P, para criticar os penais inventados a favor do seu asqueroso time. Saudações Atleticanas

  2. Boa tarde MASSA!

    Faltou um comentário sobre o melhor em campo.

    Eu não, vi nem ouvi, só ouvi falarem. Disseram que os corneteiros da tal tv lixo, elegeram o tal de charrete, vinagrete, do vascaindo como o melhor em campo.

    Que jogo esse povo assistiu? Aqui em casa os melhores em campo foram: Hulk e Otávio.

    Isso por que o super-herói marcou dois gols, do contrário seria Otávio unânime.

    É impossível não escolher quem marca dois gols como o melhor em campo.

    Se isso realmente aconteceu, só posso dizer que esse povo é lixo mesmo.

    BOOORRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

  3. Bom dia MASSA!

    Parece que o time vai encorpar. Ontem já houve uma melhor entrosação. Pelo jeito Fausto Vera será o titular do técnico, com Saravia indo para o banco. Complicado, mas se der certo, fazer o quê, né!

    Como diz o Nobre Guru, o que importa é o bem do 9ALO. O resto relevamos.

    Bernard, é diferenciado. Creio que não saí mais.

    Falta no Hulk, esquece, isso não irá acontecer mais. Nem se quebrar, sair sangue, vão marcar alguma falta próxima a área. Se for no meio do campo, marca. Pois do contrário fica descarado demais.

    Vamos que vamos. Precisamos de pelo menos mais duas vitórias para começar a aproximar do pessoal da libertadores. Ainda assim torcendo para tropeços de quem está na nossa frente.

    Fácil? Não. Difícil? Sim. Mas o que não é difícil na vida do 9ALO. Daqui a pouco aqueles pontinhos vão começar a fazer falta.

    Bora continuar a lutar.

    BOOORRAAAA 99AAAALLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

  4. QUE VENHA AS COPAS!! E QUE O GALO NÃO NOS DECEPCIONE SAN LORENZO E CRB COM TODO RESPEITO SÃO FRACOS POR TANTO É QUARTAS DE FINAL NAS DUAS.

  5. Bom dia!
    Vitória GIGANTE sobre um time do eixo que vinha de 4 vitórias seguidas.
    Lemos à caminho do São Paulo, será que o tricolor paulista aceitaria Igogomes de gruja?
    Lá ele é bem adaptadinho.

  6. Uma coisa eu sei. Depois que Otávio se machucou, o time desandou. O cara voltou e o meu Galão já está invicto há 3 partidas…kkkkkk
    Galooooooooo!!!

  7. Quando o nosso CAM é prejudicado e sacaneado pela milícia do futebol, quase nada falam na mídia do eixo, aliás, somos chamados de chorões pelas reclamações.

    Quando o outro time da cidade é prejudicado como dizem que foi, as reclamações são pertinentes e o choro é compreensível e válido.

    Depois dessa de Sábado a noite, onde dizem que o Palmeiras foi beneficiado, alguns babacas de plantão, que se intitulam jornalistas imparciais mas que todo mundo sabe, são flamenguistas, estão alvoraçados em dizer que o campeonato é sujo, manchado e que o time BBB foi roubado em SP blá blá blá.

    Vejam a que ponto chegamos, flamenguistas chamando o brasileirão de sujo e manchado… kkkkkkkkkk… esses babacas são mesmo uma piada (de muito mal gosto).

  8. Ontem vimos o HULK, em maiúsculas mesmo. Quando o homem toma porrada, e continua correndo mesmo com um zagueiro pendurado nele, em vez de parar e reclamar, é que quer jogo. Dei risada, e vi que ia dar risada até o fim do jogo.
    Trem entrou nos trilhos. Saiam da reta.

  9. [•••]”Pra não dizer que não falei dessa gente.”[•••] Caro!
    E o carioca_ + um _ o tal de Yuri Elino ,q foi o dono da latinha no jogo cortinas 1 x 1 GALO na abertura do brasileiro? Aquele q ñ expulsou o fagner_ minúsculo como deve ser_ em uma entrada criminosa no Zaracho, inventou uma nova regra no sábado p.p.,ao deixar um jogador da macaca campineira 16 min. em campo com DOIS cartões amarelos e por pouco ñ aplicou um terceiro. Nenhuma linha ou comentário dessa gente q kga regra qdº está com um microfone em mãos.Por isso, temos sim que expor as “gafes”,vamos dizer assim_ ROUBALHEIRA seria + apropriado, mas em respeito ao espaço,vamos medir as palavras_ dessa gente é todo dia e sempre q puder, além de ruins de serviço,são mal intencionados com toda certeza.
    Qtº ao jogo! 3 pts devidamente acomodados na algibeira e ontem GALO fez o q todos pediram frente ao juventude,controlou o jogo ,fez o resultado e não se expôs em momento algum. Prá quem dizia q iria fazer um baile em nosso Terreiro, tomar 2 no lombo e ainda dançar com a tia foi o que restou. Aqui não bacalhau,aqui não! Aqui é GALO ,po##@!

  10. Bom dia xará e amigalos!
    GALO mandou no primeiro tempo e administrou na etapa final. Otávio foi um monstro defensivamente. Ganhou todas e já garantiu a titularidade. O único jogador que ainda está devendo neste ano é Paulinho. Este jogador não mantém regularidade e está destoando dos demais jogadores de frente. É uma situação para Milito resolver com bastante calma e prudência. Será que Paulinho está sacrificado no esquema deste treinador? Apesar do retorno dos desfalques e das estreias o GALO precisa de um atacante. Hulk é o Hulk mas é jogador sempre caçado em campo e precisa dividir a artilharia. Que venham os gambás!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Boa vitória. Mas aquela segunda bola que sempre caia do pé do adversário deve ser revisto o posicionamento, o Vasco que é limitado. Falando sem clubismo, o gol só Bernardo a bola de fato fez a curva por fora, já a do Franco a bola entrou, basta ver a posição da chuteira do zagueiro que tirou, uma falta clara no segundo tempo na entrada da área sobre o Hulk e o árbitro fingiu de bobo, o Hulk até elogiou o Árbitro ao fim da partida, mas isso claro pq ganhamos, senão seria diferente, não foi de todo ruim o árbitro mas sabe fingir de bobo conforme o conveniente. Acho que um ajuste naquele rebote da segunda bola e o time pode ter vitórias mais tranquilas.

  12. Bom dia, Atleticanos! Ótimo resultado e uma excelente partida do time. Os desfalques fizeram muita falta, mesmo que alguns sem visão não reconheçam isso. Que partida fez o Otávio, jogou quase de lateral esquerdo e foi fundamental pro resultado. Penso que com a saída do fraco Lemos para o SP, nosso elenco tem todos os jogadores em condições de jogar com qualidade. O elenco robusto vai ser necessário. Melhor ainda foi a declaração do Milito dizendo que não vai priorizar competição. Isso aí, temos que almejar tudo! Boa semana pra todos. SAN

  13. Hulk . nosso idolo super herói , abandonando o famigerado cai cai , caçado em campo, como sempre , debaixo da vista daquele incompetente e vagabundo juiz, focando em fazer o que faz melhor : jogar bola . Fausto Vera se adaptando , logo ,logo irá compreender que a predileção de Milito , por volantes de contenção , tem uma condição : terão que jogar , não somente se defender , preste atenção em um aí do seu lado : Otávio , indo pra categoria de monstro. Desarma e joga , defende e ataca. Paulinho muito bom, Scarpa idem, Alonso bem, Bataglia bem. Este Lyanco vai ser muito bom. Arana, Lyanco , Alonso , Saravia ; as peças se juntaram , o doce será mexido. Sigamos

  14. Toda vitória será incensada, fazendo aqui colagem da obra teatral de Nelson Rodrigues. Hulk reclamou com razão , sem razão, errou, acertou, guerreou e guardou duas na casinha. Segundo gol com requinte de agonia, a chance clara demais na entregada do adversário , mas que carecia da conclusão acertada da jogada e ele trata de avançar e o zagueirão chegou e quase desarma e o goleirão também chegou esbarrando e o gelo de toda uma geleira congelando a expectativa do gol. Proteger a bola,
    blindar o lance com seu vigor físico e habilidade técnica é marca do cara. Dezoito minutos iniciais do segundo tempo o Galo encaixotado mais por passes defeituosos e/ou afoitos nas retomadas de bola, lembrando mesmo desentrosamento. Melhorou depois e soube acomodar os três pontos no embornal. Otávio , monstro, Bernard, Paulinho auxiliando no combate defensivo, Scarpa , Fucks, um Galo vivo.

  15. Sinto-me confortado com a manchete do texto do blogueiro democrático, porque aqui neste espaço previ, bem no início do mês, que a partir do dia 10/15 de julho o Galo iria deslanchar, com a volta dos jogadores do departamento médico, chegada dos novos já contratados e ouros que seriam, como efetivamente foram e talvez serão. Está aí o time com uma nova cara chegando, sendo que nesta segunda fase que se iniciará confio que será outra história. Ainda ACREDITO que serão, no mínimo, dois títulos. Pode ser excesso de otimismo, mas não nos esqueçamos de que para nós tudo foi sempre muito difícil! Vamos torcer acreditando!

  16. Ontem , se goleassemos e ganhassemos de meio a zero , com o time jogando mal , seria satisfatorio , pela necessidade urgente, urgentíssima de pontuarmos. Não foi isto que aconteceu , os deuses do futebol ouviram nossas preces e nos brindaram com uma apresentação , no primeiro tempo, com o futebol na sua vibe mais pura , sua beleza, encantamento e fascínio. Uma marcação viril, sem ser desleal, um sincronismo brutal em desarmes , com um ou mais na cobertura , distribuindo a jogada , sem perda de tempo , verticalizando o jogo : cada um sabendo e prevendo o que faer das jogadas, uma EQUIPE em campo. Organização , muito empenho e luta , de todos . Nada de retranca , ferrolho , marcação alta. Simplesmente marcação , eficaz e solidaria . Milito e jogadores
    , parabens , foi pra isto que voce veio, Milito. O segundo tempo , pela intensidade do primeiro foi mais lento, explicavel pelo forte cansaço , mas sempre no controle , empatar ou levar virada, ontem , era proibido. Agora , sim , podemos dizer que entramos no campeonato , com aquela entrega de ontem , não vejo , sinceramente . algum time que possa nos superar. Futebol, esporte fascinante , com o galo jogando daquele jeito , então , é tudo de bom. Nota negativa somente pra este pessimo e tendencioso juiz , que carrega, descaradamente sua aversão pelo nosso time. Tendencioso e fraco.

  17. Vitória fundamental do Galo, devolve a confiança e a tranquilidade na continuação do campeonato, primeiro tempo muito bom, poderíamos ter feito mais gols,o gol do Bernardo foi bem anulado, agora fiquei na dúvida no lance do Alan Franco,o ângulo da câmera não foi conclusivo, gostei muito do Otávio disparado o melhor em campo, achei o Fausto Vera jogador bem comum,se fosse bom o Corinthians não liberava,no segundo tempo o time recuou muito, deu a bola pro Vasco mas não teve competência nos contra ataques,tem treinar esse modelo de jogo, vamos na fé

  18. Eduardo
    Como vc escreveu ao ver o segundo gol do Hulk , me lembrei da música Fio Maravilha de Jorge BenJor
    “ Hulk maravilha nós gostamos de vc, Hulk maravilha faz mais um pra gente ver “
    Galo dominou
    O Galo voltou

  19. Salve Massa e Guru

    Ufa 3 pontos!
    Se no primeiro tempo tivemos um futebol vistoso, agressivo e empolgante o segundo foi a lá Felipão.
    Assim como meu Guru, não gosto deste tipo de jogo e acho que ele deveria ter sido usado em partidas passadas quando faltou elenco, agora encorpado, não acho legal, mas enfim, vencemos.
    Aliás, sobre este esquema reativo esperando o adversário, seria bom se tivéssemos contra ataques, mas nossos jogadores lá de trás abusaram de erros de passes, alguns bisonhos, por sinal e o cara que seria nossa ligação, infelizmente saiu.
    Todos os reforços foram bem e melhoraram demasiadamente o time, mas o Bem 10 é simplesmente fera e parece que nunca saiu daqui para jogar em outros lugares.
    Agora voltando Zaracho e Arana, não queria estar na pele do Gabi para escalar este time.
    Eta problema bom hein Gabi!!!!!

  20. CAM 2 X 0 VAS

    Nota dos Jogadores pelo Público – GE:

    Paulinho 7,2
    Saravia 7,3
    Fausto Vera 7,5
    Alan Franco 7,7
    Bernard 7,7
    Fuchs 7,8

    Mateus Mendes 8,0
    Bataglia 8,0
    Alonso 8,2
    Scarpa 8,4
    Hulk 8,9

    Otávio 9,1

    Ps: sem nota (Lyanco, Paulo Vitor e e Vargas)

  21. Bom dia!
    O gol de Bernard foi mal anulado e aquela bola de Alan Franco entrou. E Hulk foi caçado em campo sob a complacência dessa porcaria de juiz.
    OTÁVIO NÃO PODE SAIR DESSE TIME. O CARA JOGA DEMAIS!
    GALOOOOOOO!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *