Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem aceita esse joguete – que essa gente joga todas as cartas no covil deles. Clube fora destes dois estados, via de regra, são desdenhados em favor do interesse comercial que matou o futebol brasileiro. Nesse inferninho, onde usam e abusam da pilhagem aos interesses dessa intenção, dois times mineiros são tratados de forma diferenciada pela dupla cbf/tv e pela imprensa paulista e carioca.

Enquanto o Galo, símbolo de luta e que tem uma Massa resistente, foi e é – historicamente – sacaneado por essa gente, outro clube de BH goza de boa intimidade com os gabinetes dessa desordem. Essa aproximação surgiu num acordo de cavalheiros, quando foi tentado – através do Clube dos 13 – implementar medidas moralizadoras e a organização dos campeonatos sem a entidade máxima do futebol que ficaria por conta da seleção brasileira. Nesse acordão entrou até reconhecimento de título, que depois desandou e até nós viramos tri campeões com uma conquista com maior número de jogos que aquele do objeto da negociata.

Mas essa gente não se importa com nada que seja a bem do futebol brasileiro recuperar seu prestígio de único país do mundo em todas as copas e penta campeão mundial. Para a tv o que vale é faturamento com anunciante e não paridade dentro de campo. Afinal, Rio de Janeiro e São Paulo – juntos ou separadamente – somam mais receita financeira que a soma dos demais estados. E assim as coisas seguem. Dane-se a equidade. Dane-se até o time amarelinho, que deixou de ser seleção e virou selecinha. Soccer is business.

 

Para não reprisar sobre a dor da injustiça que carrego na alma e coração, não pelo fato de alguns reclamarem dessa repetição do blogueiro, mas por economia de texto vou em dois jogos recentes. Ambos com cariocas. Primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil com o flamídia. Foi penalidade e o Klein afinou ou é reclamação de perdedor. A meu juízo foi e claríssima, mas a diferença de um gol colocaria a pretensão alcançada em risco. Anteontem, o manjadíssimo Luiz Flávio deveria marcar uma penalidade reclamada ou acertou no lance? Nesse, confesso, não tenho leitura conclusiva eu estava no estádio e só percebi as reclamações;

Porém, o que quero trazer não é se foi ou foram penalidades, mas a maneira que a mídia do eixo trata diferente e cinicamente pretende se passar por imparcial. Fossem os mesmos lances na mão contrária, debateriam e iam deitar falação com imagens que lhes interessasse sobre as duas jogadas. E o que fazem? No caso do flamídia só falaram da imbecilidade de alguns poucos Atleticanos ao final da partida, o que ocasionou a imediata, açodada e afobada punição ao clube. Lá já teve coisa pior, mas esses caras esqueceram do homicídio culposo do Ninho do Urubu.

Na partida do empate em zero, sem público já que o stjd através de seu procurador e presidente atendeu à visibilidade que tanto gostam, o adversário – além de contar com uma arbitragem que fez de tudo (não vou descrever o que vi in loco) -, igualmente trata nosso time com a sua própria régua. O Botafogo, seguramente desesperado com a vitória do Palmeiras, bateu e ainda quis posar de vítima. LFO foi desigual na interpretação da regra e ninguém desses falsos imparciais enxergou isso. E agora querem jogar o Brasil de novo contra o Galo. Vão se ph….! Cada qual com a sua pressão!

*imagens: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) arquivo do blog

12 thoughts to “A quem interessa a pilhagem”

  1. Bom dia….sobre meu comentário de ontem, teve uma manifestação do Gilberto Diniz que não entendi, além de ser totalmente contraditória. Eu não falo sempre de coisas ruins. O momento é que exige a minha opinião. O time não está merecendo ganhar nada e está agindo errado e parte da torcida (comentaristas daqui) estão tendo uma visão míope. Opinião quase unanime aqui foi de que o Atletico conseguiu “pilhar” ou “desestabilizar” os jogadores do Botafogo, mas quem ficou pilhado mesmo, por exemplo, foi o Herói que nem 24 horas depois ficou postando foto de troféu!! Ora, ora caro Herói…troféu de copa das confederações???? Faça me o favor! Torneio caça-níqueis e teste para a copa do mundo onde a Espanha finalista estava passando férias aqui e na noite anterior da final estava numa big festa. Na tal copa o Herói jogou 5 partidas e nenhum gol. Então minha gente….vamos com calma….e focar nos 45 pontos….

  2. No meu modesto entendimento, acho que, no desespero por um título, o Botafogo vai partir para a PROVOCAÇÃO no dia 30, a fim de buscar uma expulsão e descontrole do Galo. Fiquem atentos: direção, Milito e jogadores! PROÍBAM UMA RÉPLICA DE UM RUBENS…No mais, vamos torcer bastante para trazer este caneco!!! Aqui é Galo até morrer!!!!!!!!

  3. Verdade seja dita, na cidade onde a milícia do futebol brasileiro se instalou, é tipo assim… os nossos aqui a gente protege e os de fora, vamos sacanear o máximo… e se for o CAM então, vamos ferrar de tudo quanto é jeito.

    Isso já vêm de décadas e os mais novos que não viveram isso, ficam por aí chamando os mais velhos de chorões blá blá blá… quem apanha nunca esquece.

    O Botafogo veio aqui, aprontou das suas, fez baderna no final, teve jogador expulso já dentro do vestiário e o que o STJD vai fazer???

    Claro que nada, afinal, é um time da cidade miliciana onde fica a sede do STJD e como disse no começo, os times de lá são protegidos… bando de canalhas.

  4. SP x CAM

    Amanhã tem SP x CAM às 21h30 no Morumbi num horário cruel e duro de assistir, convenhamos…

    O SP, com 58 pontos e já garantido no G6 e na Pré LA25, ainda vai lutar pelo G4 possível…

    O SP está a quatro pontos do FLA (62), o quarto colocado que já está na LA25 porque o Campeão da CB24…

    O SP disputa o G4 com o INT, o quinto colocado que tem a mesma pontuação do FLA, 62 pontos…

    Olhando a Tabela do BR24, o CAM está no G11 (43 pontos), na luta tanto pelo G12 que dá classificação para participar da Sulamiranda 25 quanto para G “xxx” para disputar a Pré LA25 caso não venha a ser o CAMPEÃO DA LIBERTA 24 e EU ACREDITO…

    Mas…

    Em resumo, para amanhã contra o SP a partida “tá valendo” e o CAM precisa lutar-lutar e buscar ao menos um empate que já estará de bom tamanho…

    Como derrota atrai derrota e joga o mental pra baixo, evitar perder a partida de amanhã é mais que um objetivo, é estratégico para efeito da BATAGLIA DO RIO DA PRATA…

    Como dizia o Padre Torga quando ia jogar na Perdizinha com o Time do Salesiano de Araxá, “quando tá valendo, tá valendo”…

    Vamuuuu, GALOOOOOOO!!!

  5. Salve Massa e Guru

    Ninguém, por mais passional que seja, não passa pano para o momento atual do time, pois o futebol que jogamos atualmente é pior do que muitos clubes da série B.
    De quem é a culpa? Esta pergunta de 1 milhão, aponta o dedo na direção de diretoria, outros da comissão técnica (principalmente Milito) e outros dos jogadores.
    Minha opinião “que não tem nenhuma importância” como diz um amigalo aqui, aponta meu dedo totalmente para os investidores.
    Sei que alguns virão aqui lembrar que se não fossem eles, estaríamos na série B ou até fechados, o que não discordo, mas será que eles entraram de graça nesta?
    Não, puseram dinheiro no clube e com certeza terão o seu dinheiro de volta com lucros e correções.
    O problema é que, compramos gato por lebre quando nos venderam o tal elenco qualificado e hoje estamos pagando o pato.
    Não entendem p@## nenhuma de futebol e até a Leila Pinheiro dá um banho neles neste quesito e em administração de clube.
    Prova disto é que ao perguntarem a ela sobre Gabigol e Neimar ela, simplesmente respondeu, que não O Palmeiras não serviria de trampolim para o primeiro e que o Palmeiras não é centro de recuperação para o segundo.
    E não fica só nisso, lá tem comando, lá tem resultado na categoria de base e lá não tem jogador acomodado.
    É o pessoal da SAf tem muito a aprender com ela.

  6. O que eu não entendo é tirar os jogos da ARENA MRV. Se a entrada dos “criminosos” (o público, todo ele, todos nós) foi proibidas por aquela gente provida de sanha tão moralizadora, que mal teria feito a estrutura para ter privada a sua utilização? Penso, o que não tem a menor importância, que clube foi punido duas vezes por um crime que não cometeu.

    1. Puniram indiretamente o Clube, por causa do provincianismo e idiotice de alguns da direção do mesmo. Numa pequenez tamanha, SEMPRE dificultaram a vida de torcedores de clubes rivais (banheiros, papeis higienicos, ÁGUA, etc.), e também confrontaram a ENTIDADE máxima de futebol, que entregava medalhas e títulos ao campeão da Copa do Brasil na Arena, tornando a cerimônia inaudível, com som altíssimo na hora da cerimônia. Eles pensavam que esse provincianismo seria perdoado? .

  7. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Respeitosamente permita-me discordar parcialmente em relação aos seguintes fatos: no último jogo, o Deverson deu uma cotovelada no Barbosa que , na minha visão, o árbitro aliviou ao não expulsar. O Hulck ontem continuou com o processo de pilhar o Luis Henrique, postando em suas redes sociais uma foto dele com a camisa da seleção e a taça da Copa das Confederações.Outro fato foi o Everson chutando a bola no jogador do Botafogo depois que o Juiz apitou o fim do primeiro tempo. Então, só temos que tomar cuidado para isto não passar do ponto, pois além da ” milonga” precisaremos jogar muita bola. O Luis Henrique, o Savarino, o Almada, o Igor Jesus são bons jogadores e isto irão motiva-los também. A arbitragem vai estar atenta a carimba e provocação. É como alertava Padre Torga: água demais também mata a planta! Menos carimba, mais futebol!

    1. Correto. O Sr. Hulk em vez de ficar com este showzinho, reclamações e explicação para tudo, que ficou 7 anos na seleção, que tem que ter humildade, e mais um tanto de blablabla, deveria em concentrar em jogar futebol, coisa que não faz a muito tempo. Sr. Hulk esta falando de mais e jogando muito pouco.

  8. Teve programa esportivo da TV carioca que cobrou expulsão de Deyverson por cotovelada em Barboza, que desde o primeiro minuto de jogo praticou antijogo.
    “Esqueceram-se”, propositada e solenemente, da cotovelada desleal do outro zagueiro botafoguense no Hulk no 2⁰ tempo, que o juiz, o irmão do comentarista de arbitragem da emissora do RJ, fez questão de ignorar.
    Manipulação da informação, no que tal tv é mestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *