Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A primeira da série de quatro

Com três dos dez jogos da rodada realizados – sexta e ontem – hoje teremos seis confrontos que valem o destino das equipes para a próxima temporada. Amanhã, fechando essa rodada, ainda uma partida isolada com interesse de duas torcidas no desespero na parte de baixo da tabela. Será entre o 17º e 18º colocados na tabela de classificação. Na casa do segundo, Goiás, o confronto com o csa/mg, com qualquer vencedor que seja, colocará o outro na zona da aflição. Em caso de empate, então, ambos.

No nosso caso, a vaga praticamente assegurada, notadamente pelo empate sem gols de ontem, entre Paranaense e Vasco, que deixou o time do Paraná ainda mais distante do Galo. Em caso de uma vitória nossa hoje, além de aumentar a diferença para oito pontos sobre o único a ameaçar a nossa vaga, daremos passo importante e decisivo para uma eventual classificação direta na fase de grupos da Libertadores. O FluminenC – que venceu o Coritiba – passou o time rubro negro, mas já tem vaga assegurada pelo título recente dessa competição. Lembrando que daqui exatos dez dias (6 de dezembro), vamos ter cumpridos todos os jogos que restam do Brasileirão 2023.

Tempo de decidir a sorte do próximo ano. Evidente, vamos refletir, muito melhor brigar pelo G4 com o G6 praticamente assegurado que o sufoco da parte de baixo. Lá dois já foram. O coxa branca que tinha 0,00001% de chance, bateu o último prego na tampa da alça da sua degola. E pensar que perdemos três pontos, de virada, para esse time. E quatro para o lanterna América. Mais cinco para os outros dois dessa zona da baderna e que se enfrentam amanhã. São 12 pontos, lembrando que apenas cinco nos separam da liderança. Oh! Céus!

Sei que estou sendo repetitivo nesse lamento e continuarei sendo até o fim do campeonato. Só há uma maneira de acabar com essa minha choradeira, vencer todos os jogos restantes, conquistando o limite de pontos possíveis. Aliado, claro, a tropeços dos que estão na nossa frente. Vale dizer, quase improvável, mas ainda não impossível. Considerando aquela máxima de quem pariu Mateus que o embale, o elenco que deu essas derrapadas que resolva essa situação. Só tem um pequeno detalhe. Não depende mais exclusivamente de nós.

Hoje, com casa cheia, os ingressos da Massa esgotaram. O perfil do Atleticano na nossa nova casa, ao que sinto, vem ganhando uma nova e boa feição. Se depender da força das arquibancadas, quero crer, que o caminho para a vitória estará nas mãos – digo, nos pés – dos nossos jogadores. Não vai faltar apoio. À propósito, aquele passarinho da minha janela, cantou aqui hoje bem cedinho. Para o próximo ano, conforme já trouxemos aqui e foi debatido pelos nossos amiGalos, a diretoria deverá lançar um plano com determinado número de ingressos por jogo para torcedores comprovadamente carentes e valores acessíveis. Lembram? Foi uma dica de um Atleticano ao blogueiro, na primeira partida da Arena do Galo, que será levada a efeito em 2024. Boa notícia.

Por fim, ao que imagino, Felipão não deverá inventar muito para o jogo de hoje. Éverson; Saravia, Lemos, Jemerson (em função da suspensão automática de Rabello) e Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho e Rubens; Paulinho e Hulk. Qualquer surpresa a isso, seria invencionice, o que não cabe nesta reta final de campeonato. Além dessa nossa partida, olho vivo nos jogos do Botafogo (Santos), Bragantino (Internacional), Palmeiras (Fortaleza) e Flamídia (América). Qualquer resultado adverso aos que estão na briga com o Galo, será bem recebido pela Massa. Pra cima deles peixe, saci, leão e coelho. E aqui que o Galo passe a espora no mosqueteiro. Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “A primeira da série de quatro”

  1. Boa noite!
    Quando vi a escalação com Edenilson, já me preparei pra vir aqui e xingar até a última geração do Felipão. Porém, o que eu posso falar? Em relação ao Galo prefiro não ter razão.
    Que partidaça fizeram Lemos e Jemerson!
    E que jogadoraço é esse tal de Rubens!
    Feliz demais da conta com meu Galo!

  2. Vou torcer, mas não acredito em vitória.
    Escalar o Jemerson contra o melhor ataque é suicidio.
    Felipão, seu jurássico; Jemerson é uma porcaria.
    VC é burro? não consegue se lembrar desta porcaria entregando os jogos.
    A chance de vencer com o Jemerson na defesa é ZERO.

    veremos…..

  3. Tarde. Ansioso pra ver o galão, que como todos teve tempo pra treinar( embora Felipão não goste), tem de ser sufocante e muito pra fazer um gol logo. Fico vendo as lamentações e pensar que a poucos anos atrás tínhamos aprendido que pra ganhar brasileirão YEM de trucidar times fotos pequenos. SDS, sem lamentações, VAMO GALÃO

  4. Eles tentam porque tentam apagar a memória os grandes feitos do Gigante Clube Atlético Mineiro antes de 2020,mas “nóis tamú” aqui p não deixá-los criar falácia e fatos Históricos cairem no esquecimento . Onde vc estava no dia 26/11/2014? Pergunto pq o GALO estava no Mineirão e levantava o Caneco da Copa do Brasil daquele ano. E foi assim que a História foi escrita,se liga vivente!
    https://youtu.be/Z-QHI0ksBPQ?si=IlRRQvDdEHtgmzoy
    VAMÚ GALO! VAMÚ Sempre por mais.
    Ninguém morre nos devendo.

  5. Bom dia xará e amigalos esperançosos com a classificação ao G6 ou G4! É isso mesmo Gurú! O GALO jogou fora 12 preciosos pontos contra equipes degoladas e semidegoladas como o CSA-MG. A história seria outra!!! Agora o que importa é vencer esses quatro jogos e garantir COISA BOA. O time de Renato Falastrão Gaúcho estará fechadinho como boca de bode. Então que nosso GALO jogue pelos lados e use e abuse do talento de Hulk e Paulinho. Bora vencer e aproximar do G4!!! Nós torcedores faremos nossa parte!!! Vamo meu GALÃO QUERIDO!!!

  6. Bom dia!
    Uma coisa é certa, coxa, vasxxco, csa-mg e coelho, não podem reclamar do Galo, que foi extremamente bondoso com eles. Se dependesse do Galo eles não seriam rebaixados. Que o Coelho seja agradecido e retribua o favor. E que o Galo continue tirando dos “ricos”.
    Senhor Felipão, eu suplico, ESQUEÇA ESSE TAL DE EDENILSON! Acredite, ele não vai se soltar!

  7. Salve Massa e Guru

    Como não lamentar resultados ruins contra a turma da zona do descenso?
    Mas virado a chave uma vitória hoje praticamente sela nossa participação na liberta ano que vem e ao mesmo tempo, pode no permitir fazer um “jogaço” contra o Baêa e afundar as Marias de vez.
    Como tenho sonhado com isso!

  8. Estava tentando esquecer os tropeços inaceitáveis do nosso time , li o texto e a indignação voltou. Nào é pra esquecer mesmo, nem passar pano pros responsaveis , este treinador, os bois cansados e esta diretoria. Sonhar com tropeço desta magnitude dos concorrentes, beira a sandice , mesmo no futebol onde tudo acontece , diria que é quase impossível , pois os concorrentes, ao contrario dos jogadores do nosso time , nào dão sopa pro azar ,eles são cobrados e muito, o que não acontece por aqui , com esta diretoria frouxa e sem comando que somente dão as caras nas fases boas do time. SIGAMOS , com a desagradável sensação de que poderíamos estar , com os pés nas costas, folgados na liderança. Façamos como a torcida dos gambás , torcer como nunca na bola rolando nestas partidas que faltam e, ao final, se concretizar o que está com certeza pra acontecer, vaiar, cobrar muito , protestar. Pois senào farão como fizeram em 2022 2023 , lambanças e incompetencia e se sentirão autorizados a continuar com estes desmandos em 2024 , com esta conversa fiada de saf safadeza pura.

  9. Bom dia, prezados Atleticanos,

    Brasileirão – jogo 35/38 – Grêmio (casa) – Time chato pra gente e cabem os clichês: “não pode dar mole”, “sangue nos olhos”, “coração na ponta da chuteira”, etc.

    No 1º turno, perdemos de 1×0 lá e demos sufoco neles. Kannemann marcou e provocou Hulk o jogo todo. É dar o troco. No mano a mano, Hulk poderá “amarelar” o lento zagueiro só nas gingas, sem revidar catimbas.

    Suárez é perigo constante. Além de finalizar com maestria, costuma dar assistências dignas de camisa 10, ou seja, com inteligência acima da média. Caberá ao Otávio o 1º combate e, na cobertura, confio em Lemos pra anular seu compatriota.

    Galo não pode perder esta chance de G4 no último jogo do ano na nossa casa.
    Alô Paulinho, Hulk e Cia. se liguem neste fato: “O Grêmio sofreu gol em todos os seus 17 jogos quando visitante”.

    Nossos pontos perdidos: 21(casa) e 24(fora), num total de 102/114 pontos disputados. Rumo ao G4, Gaaloôô!

  10. Bom dia Eduardo e massa. Ontem o resultado foi bom para o Galo pena que o Vasco não ganhou para por as gazelas no desespero.. Hoje jogo de 6 pontos espero eu e milhões que 7×1 não entrega o jogo para sua equipa do sul. O grémio tem um atacante que faz gol um atrás dos outros o uruguaio. Que Hulk e Paulinho resolvem ea defesa não entrega. 1 zero é goleada. Vai Galoooooooo.

  11. O GRÊMIO:

    O Tricolor Gaúcho é o 4º colocado do Brasileirão com 59 pontos, dois a mais que o Alvinegro que tem 57…

    Quem vencer ainda mantém chances mínimas de disputa ao título. Enquanto as chances do GRÊMIO são de 6% a do ATLÉTICO é de 1%…

    EU ACREDITO!!!

    Para efeito de G4 quem perder vai complicar muito o alcance dessa meta que só será decidida na última rodada…

    O empate, para efeito de G4, não é de todo ruim para o GRÊMIO que deverá fazer uma partida pragmática, ou seja, deve jogar para não perder. Se vencer, entra de vez na luta pelo título. Se empatar, o resultado ainda serve bem na luta pelo G4…

    O GRÊMIO, em caso de vitória, pode terminar a rodada em 1º lugar, dependendo da combinação de resultados…

    O Palmeiras joga com o Fortaleza no Nordeste; o Botafogo contra o Santos no Rio; o Flamengo contra o América em Uberlândia; e o Bragantino contra o Inter em Porto Alegre…

    PAL 62, BOT 61, FLA 60, GRE 59, RBB 59 e CAM 57…

    O CAP 52, com o empate ontem contra o Vasco, não mais disputa o G4, só o G6…

    Voltando ao GRÊMIO, é o time que tem o melhor ataque (+ 57), porém a quarta pior defesa (- 50). É um time instável e desequilibrado entre setores, nada diferente do Atlético…

    É o 8º visitante (6v 3e e 8d). Jogando fora de casa o GRÊMIO não joga para empatar. Busca a vitória e o resultado mais prevalente fora é perder…

    Os três últimos resultados do Grêmio foram: venceu o Bahia fora (0 a 1), venceu o Botafogo fora (3 a 4) e tropeçou em casa para o Corinthians na última rodada (0 a 1)…

    Mesmo com o curintia em mau momento, com um jogador a menos desde os oito minutos do primeiro tempo, e o Grêmio não conseguiu bater o gambá em casa e perdeu de 0 a 1…

    Ótimo resultado para o ATLÉTICO. Se vencesse e o GRÊMIO poderia ser Campeão Brasileiro 2023…

    Provável escalação 3-5-2 de Renato Gaúcho:

    Gabriel Grando;

    Fábio, Gustavo Martins (Rodrigo Ely), Uvini, Kannemann e Reinaldo;

    Ronald, Carballo e Cristaldo;

    Everton Galdino (Besozzi) e Luis Suárez.

    A Torcida Gremista anda uma arara com o time e Renato Gaúcho pela derrota contra o curintia em casa…

    A Torcida deseja uma barca e reformulação da equipe, a começar por Renato considerado um falastrão…

    Alguns comentários da Torcida na internet:

    “… Renato , vc viu o que o Bahia fez com o Corinthians em Itaquera ontem ?? Foi 1 X 5 Bahia. Isso mesmo. E o Grêmio perde em casa para o Corinthians com 1 jogador a mais…”…

    “…Duas avenidas abertas nas laterais e nenhum jogador de criatividade no meio. E o Suarez, coitado, se desdobrando em 10…”…

    “… Inacreditável três zagueiros rebatedores e dois laterais insuficientes fisicamente…”…

    “… Vai ser um feito esse time se classificar pra liberta, pq o time é ruim; as exceções são Suares, Villasanti, Pepe; Carballo, joão pedro e ferreira (intermitentes); o resto é ruimmmmmm…”…

    “…é com essa escalação que vamos enfrentar o Atlético?…”…

    “…éh, nesse jogo vamos levar uma paulada do atlético e só tentar depois ficar classificado pra liberta mesmo…”…

    É isso. A Torcida Gremista anda desconfiada do Time e pouco acredita em vitória hoje contra o GALO a quem consideram favorito…

    Ao GALO só resta a vitória!!!

    Vamoooo, GALOOOOOOO!!!

  12. Bom dia. Amigalos. 4 decisões. Ontem ouvi que jogadores estão já na concentração pós treino. Que não fiquem do no vídeo game. Que troquem ideia e se unam em busca de coisas melhores no campeonato. Não quero de forma alguma ouvir após os jogos aquelas entrevistas repetidas de que não faltou empenho mas que o resultado não veio. 2 clássicos difíceis grêmio e flamengo, que recuperem os pontos dos “ricos” G4 os pontos perdidos para os “pobres” Z4.
    Vamos galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *