
Esclarecendo que essa expressão, que anda na boca de muita gente que nem sabe o que significa, é mais utilizada na farmacologia. É um sistema utilizado para preparar medicamentos e a dosagem do princípio ativo. Na aplicação do Direito, dá ao julgador a dosagem da pena a ser estabelecida ao condenado, colocando na balança (agravantes, atenuantes) pelo histórico e o crime em julgamento. Enfim, o que quero deixar claro é que se trata de uma balança pelo sentimento ou feeling que determinam nossas ações e decisões para o futuro.
E é isso nesse momento que o Atleticano está vivendo que tem me preocupado. Falo por mim e pelo que ouço nas ruas. Já vivemos situações seguramente muito mais preocupantes que os últimos tempos. Conheço muitos sobreviventes, como meu caso, que tolerou times horríveis. Não só aquele rebaixamento, mas me lembro que no início dos anos 90, amargamos uma lanterna. Salvos por não haver rebaixamento na ocasião. Fora isso, formações com elencos terríveis, lutando sempre na parte de baixo. Em nenhuma dessas temporadas, vi o Torcedor tão cabisbaixo como vem ocorrendo.
A verdadeira Massa, de gente humilde e determinada, foi expulsa das arquibancadas. Vou sempre e me entristece tantas selfies sendo feitas durante um ataque perigoso em direção a área adversária ou mesmo na tensão de uma falha do nosso sistema defensivo. O que importa para esses “atleticanos” é a postagem nas redes sociais. Somos vitimas desse momento de incríveis e detestáveis avanços tecnológicos. No caso do nosso time, some-se a isso, elenco que vem sendo desmantelado – ano a ano – desde as conquistas de 2021. Daqueles na temporada mágica, restam tão e somente cinco. Éverson, Alonso, Arana, Franco e Hulk. Ainda assim, alguns deles sendo contestados.

Se naquele Brasileiro, quando levantamos o título, foram 26 vitórias, seis empates e igual número de derrotas; neste 2025 foram 12 vitórias, 12 empates e 14 derrotas. O time iniciou a temporada como um dos três favoritos ao título. Terminamos na ridícula 11ª colocação, lutando contra a parte de baixo e só na penúltima rodada respiramos (ainda que não matematicamente). Situação pior foi no ano anterior, só escapamos no último jogo. Com saldo negativo de um gol, sendo que marcamos 43 e sofremos 44 tentos. Aproveitamento pífio de 42%. Nosso aproveitamento de returno foi de apenas 35%, indigno de uma 17ª colocação.
E sobre jogos mandante e visitante. Em casa na oitava colocação, sendo tão e somente 58% de pontos conquistados. Lá na casa dos outros, com apenas três vitórias (em cima dos rebaixados Juventude, Ceará e Sport), somamos 12 derrotas e apenas quatro empates (23%). Foram os piores anos da minha vida Atleticana. Agravado com o desdém por parte dos dois Rs que mandam e desmandam nessa nossa paixão Atleticana. Declarações vazias e que se transformaram – depois desse tempo – em total descrédito por parte do Torcedor. Nos posts do patriarca, todos os domingos, conselhos sutis de como lhe convém nosso pensar.
Mas, o reativo Atleticano tolerou até agora, doravante não tenho tanta certeza do que virá. Só falta o bom velhinho, estamos pertos do Natal, repetir a ladainha do lado de lá da lagoa. “Torcedores, calma”! Ambos, papaizin & mininin perderam a confiança do Atleticano. Sobre eles, pouco me importa. Se são economicamente realizados, afirmo sem medo de errar, somos muito mais felizes e transitamos sem medo pelas ruas da cidade. E é nesse ponto que me preocupa. Sinto em muitos amiGalos, como em minha própria pessoa, a dosimetria conspirando contra quanto a continuidade dessa declaração de amor e paixão com o time do nosso coração. Se esses dois Rs, donos da saf e nunca da nossa devoção não reagirem ouvindo a Massa, estarão dosando nossa dedicação com pouquíssima dose desse princípio ativo. Acorda!
Em tempo: conto com a compreensão do caro leitor, durante esses dias de reta final de ano, vou postar devezemquandamente.
*imagens: arquivo do blog

Bom dia xará e amigalos. A conversa dos cabelinhos de gel que “gerenciam” o futebol do GALO hoje não é rejuvenescer o elenco para a próxima temporada? Não sei se procede mas está sendo divulgado que irão incluir o Patrick(volante 21 anos) na aquisição do lateral Juninho Capixaba(28 anos). Patrick joga numa posição carente do nosso elenco e mostrou bom futebol quando jogou antes de sua contusão. Aí eu pergunto: liberar um jogador de 21 anos e adquirir outro de 28 é rejuvenescer o elenco? Não sou contra a contratação de Juninho Capixaba mas liberar o Patrick(posição escassa no elenco do GALO) para o Bragantino seria uma boa???
#2026 já começou
Confesso que não vou mais olhar pelo retrovisor, até porque ficaria amargurado e p#@$ de raiva com nossa campanha em 2025.
Minha cabeça já está em 2026 e o que poderemos esperar. Confiar na SAF e diretoria? Nunca, estes caras não têm palavra.
O Termômetro para medir o nosso 2026 será a barca de 2025. Barca esta onde já entraram: Caio Paulista e Saravia. Muito pouco para meus anseios e só ficarei mais animado quando embarcarem: Renier, Fausto Vera, Gabriel menino, Arana, Scarpa e Biel. pelo menos.
Mas algumas noticias que saíram, começam a me preocupar como a negativa do clube à primeira proposta do River e pasmem a negativa do clube em vender Jr. Santos, segundo Tanaka. Nem acreditei!!!
Minha esperança está justamente em Sampaoli e sua inquietude.
Sei que o trabalho dele não foi lá estas coisas, mas precisamos lembrar que ele herdou um time medíocre e sem comando.
No nosso caso caro Ávila, não há dosimetria. Precisamos maisdo que nunca extirpar os genéricos do futebol no Galo
Não é por nada não, mas esse Jardim que zombou do Galo, mereceu esse final no CSA. Na vida, aprendi a não guardar mágoa, menos ainda por causa de futebol, mas, quando alguém – que muito menos deveria fazê-lo -, zomba do nosso Galo, “só anoto”! O comentário do amiGalo DS foi cirúrgico: pênalti batido sem força necessária e o cara ainda sai caminhando sem olhar para os lados, bem naturalmente, com cara de “que não aconteceu nada”… Ou melhor: com o pensamento óbvio no Santos ou outro destino qualquer. Lado outro, o que nos interessa mesmo é REZAR para que o nosso Galo passe pela REFORMA necessária!
AINDA SOBRE AS ENTREVISTAS INDIVIDUALIZADAS DE RUBENS MENIN
No último sábado mencionamos aqui no Blog sobre as entrevistas individualizadas de RUBENS MENIN com vários youtubers atleticanos (Frossard, Fael, Breno Galante e segue relação)…
Especificamos em síntese os principais assuntos abordados entre o Youtuber ANDRÉ REPSHOW com RUBENS MENIN. Ao final mencionamos uma informação relevante trazida por Breno Galante, outro que entrevistou de forma individualizada Rubens Menin, de que o “…aporte será na ordem de R$ 500 milhões”…
Pois bem, onde quero chegar?!!
No DOMINGOS SÁVIO e explico…
O DS andou esbravejando sobre esse tipo de entrevista individualizada ao entendimento de que “… esses caras estão sendo induzidos a condição de porta-vozes das mensagens do Menin… o cara fala e eles replicam… na verdade, só de serem recebidos pelo Doutor Rubens essa turma já se satisfaz…”…
O DS, que ainda prossegue fazendo várias perguntas que deveriam ser feitas ao “Doutor Rubens”, finaliza indagando de o “…por que o Ávila não foi convidado???” …
Esta pergunta o DS deveria fazê-la para o DOMÊNICO, o competente diretor de comunicação do Atlético, ou não será?!! Se o competente Diretor de Comunicações não convidar o ÁVILA ele que se explique para este dos porquês do não-convite…
Sobre uma possível participação do ÁVILA para responder a um potencial convite, entendo que ele devesse comparecer e levar perguntas sua e outras formuladas por AMIGALOS aqui do CANTO DO GALO, exatamente como fez o BRENO GALANTE que reuniu perguntas feitas pela audiência dele para repasse ao “Doutor Menin” que as terá respondido…
A meu modo de ver, o que não tem a menor importância, “esses caras”, os setoristas Youtubers do Atlético, fazem, regra geral, um excelente trabalho de comunicação para levar notícias diárias, de forma paralela à mídia tradicional, para o Torcedor Atleticano….
Exatamente isso se pode dizer do ÁVILA, embora o CANTO DO GALO esteja inserido numa mídia tradicional, o que poderá explicar a situação de um não-convite, principalmente se o conceito das entrevistas individualizadas foi estabelecido somente para Youtubers …
Por derradeiro, vejo a crítica do DS, de condenar as entrevistas individuais do “Doutor Menin”, com “esses caras”, mais na lógica de tentar matar os mensageiros do que valorizar o esforço deles de levar informações do Galo para a Torcida que será sempre muito sedenta de Atlético…
Como dirá o padre Torga, “ne nuntium necare” ou “não mate o mensageiro”…
Vamos seguir aqui, com essa resenha tradicional. Apreço tenho pela Massa.
Bom dia Ávila. Duas situações me chamaram a atenção: a Forma de o Gabigol cobrou o pênalti que se convertido colocaria o rival na final e a expressão do jogador após perder o pênalti. EU acho que cavou a ida para o Santos e se vingou do técnico que o colocou no banco. Tipo Thiago Neves, Edmundo, etc.. E a outra, o São Paulo torcia para Fluminense e Cruzeiro faturarem a Copa do Brasil para se classificar para a prelibertadores. Ficou com na frustração. A respeito dos bastidores do Galo, já ficamos livres do Caio Paulista e Robert Santos. Juninho Capixaba, se vier será ótimo. A Notícia mais alvissareira poder ser o Tite no rival.kkkkk
Boa tarde, Domingos! Saraiva tá bem tá partindo, acho ótima se for confirmada, a vinda do Juninho Capixaba e a volta do Sasha, que se não é o centroavante que esperamos, ao menos faz mais gols do que Rony e Júnior Santos. Isso pode não ser grandes coisas. mas talvez dê pra prever dias menos piores pra gente, ao menos na parte ofensiva…..