Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A Massa vai e o time?

A venda de ingressos, diferente daquilo que apostavam os pessimistas, foi acima dessa propagação. Não teremos estádio com a capacidade máxima, até porque o espaço aos visitantes – via de regra – nunca é totalmente preenchido. O que o Atleticano quer e espera é um time comprometido e em busca da vitória. Sem passar pano, como acreditam alguns poucos, mantenho minha fé no elenco e trabalho do Felipão. Como disse o amigo Ricardo Galuppo em sua obra Atleticana, e aqui reproduzo, “não é sobre o Atlético, é a favor do Atlético”.

Meus tempos de arquibancada, aliada a idade, me credenciam e autorizam a sugerir apoio ao nosso time do coração. Críticas, quando merecidas, devem sempre ser levadas em consideração e até mesmo servem de reflexão aos dirigentes. Sei disso, mas só ver defeitos em tudo e todos, é algo que mostra muito mais nosso perfil que a realidade Atleticana. Ninguém, em sã consciência, gostou do jogo e resultado do meio de semana. Daí a propagar que tudo tá errado, é um caminho que não me arrisco, pois sou – como esses que sempre caminham nessa direção – incompetente. O que seria do Galo fosse eu diretor, treinador ou jogador? Não me arrisco nessa aventura.

Dito isso, vamos ao que nos interessa nesse domingo e segunda rodada do estadual. O Torcedor, em sua maioria, não embarcou nessa onda pessimista. E vai no estádio do Galo levar seu apoio em busca dos três pontos. Quero crer que, diferente do que assistimos no meio da semana, os jogadores tenham raça e amor às cores Atleticanas. A rodada começou ontem, pelo jogo de abertura, mostra duas coisas. Que os times do interior, embora distantes do elenco que temos, estão na competição em busca de bons resultados. Vale vaga em competições nacionais, além de – evidentemente – uma classificação às fases finais acrescentar receita ao combalido orçamento dessas equipes.

Pois bem, o Democrata de Valadares – adversário de hoje – depois de ser derrotado de virada em casa pelo estreante Itabirito não pode pensar em perder mais pontos. Fase classificatória com apenas oito confrontos, se tiver nova derrota, fica credenciado a lutar contra o rebaixamento. Isso é muito perigoso. E o Galo com esse espírito de Robin Hood, que se cuide, respeitando aqueles que irão ver o jogo ao vivo e a toda Massa de dez milhões de Atleticanos. Eu estou confiante.

Na nossa chave, desse esdrúxulo regulamento, uma vitória hoje pode colocar o Galo na liderança. Depende evidentemente de o Uberlândia não vencer e os outros dois – Vila Nova e Pouso Alegre – ainda que vitoriosos não superem nosso time no saldo de gols. O verdão recebe a Patrocinense, já o leão do Bonfim pega o Itabirito (aqui em BH) e o Pousão recebe a boa equipe da Tombense. Pelo que soube da partida isolada de ontem, o Athetic tem boas condições de repetir a história do ano passado, quando entrou nas semifinais com os três de Belo Horizonte. E no dia 8 de fevereiro, já pela quarta rodada, vamos enfrentar essa equipe em São João del Rey.

Existe a possibilidade de o time entrar completo. Vale dizer, com a vota de Hulk e estreia do Scarpa. Seria saudável e demonstração de respeito com o Atleticano, desde que se não fossem lançados, fundamentado por problemas que não seja opção do treinador. Condicionamento e liberação pelos médicos, nesse caso, seria a única justificativa aceitável. Queremos ver o que temos de melhor e encaminhar a classificação em busca do penta. O gramado da nossa casa, diferente do pasto que vimos em Patrocínio, deverá ser algo favorável ao nosso time. Aquilo lá da terra do café foi demonstração de desrespeito, não ao Galo, mas ao futebol e a própria FMF. Coisa de quem pensa pequeno e a cidade do Alto Paranaíba tem gente boa e séria, diferente dos responsáveis por aquela bagaça.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “A Massa vai e o time?”

  1. Boa tarde Eduardo e massa. Se o Galo não vencer o poderoso Democrata Gv. Podem fechar a porta e demitir todos começar com o Gaga 7×1 e seus afilhados protegidos. Aff. Logo mais veremos Edenilson. Pavon sem asas. Jemerson. Pedrinho e vargas. Nos Galo não tem sussego. Rsrs. Va Galooooo.

  2. Bom dia, prezados Atleticanos

    Perdemos a estreia na grama alta, num “pasto” como foi ironizado. É verdade. Só que a derrota veio pelo alto.

    Lemos faz um golaço de falta. Logo depois não “gira o pescoço” e usa o “rabo de olho” pra interceptar o cruzamento na suas costas. Arana repetiu a mesma ingenuidade. Sofremos 02 gols em cima de 02 selecionáveis, que possivelmente já perderam pontos. Gols tomados são vistos e analisados pelos comandos de seleções.

    Com a volta de Hulk, vai melhorar. Isso não é bom pro quarteto: Igor Gomes, Pedrinho, Alan Kardec e Paulinho, que não renderam o quanto se esperam deles. Dá a impressão, que eles só funcionam se tem um super herói no comando da criação.

    A esperança é que Scarpa reduza essa dependência daqui em diante. Vamos aguardar.

    E quanto aos defensores, que sejam melhor treinados para neutralizarem as famigeradas “bolas nas costas”.
    Ganhar na nossa casa, Gaaalôôôô.

  3. Bom dia xará e amigalos! O que dá medo em nós torcedores apaixonados é a bipolaridade desse elenco do GALO. E essa síndrome acontece há bastante tempo. O GALO não pode ver uma equipe da série B, C, D que o apagão toma conta de toda a equipe e o improvável acaba acontecendo. Vamos ver hoje se estarão com espírito de equipe aguerrida e em busca da vitória ou entregando a rapadura. Com 10 minutos de partida já dá pra saber.

  4. Hulk , nosso amado super heroi , ao ver o pasto do jogo de estreia , foi acometido por um providencial e conveniente desarranjo estomacal e pensou : sou atleta exemplar , sou fazedor de gols, sou carregador deste time nas costas , sou fazedor de filhos , sou forte . Sou tudo isto, mas bobo não sou. Hoje não vai dar. Scarpa, o prodigio de Xerém , depois do batevolta na Europa , olhando o pasto da estréia, tambem pensou : pratico skate , dou mortal carpado em escadarias, corrimões de escadas , piruetas e acho mais seguro do que encarar este pasto. Hoje nao vai dar

  5. Meu time pra hoje seria:
    Everson
    Saravia
    Fuchs
    Igor Rabelo
    Arana
    Otávio
    Bataglia (se estiver em condições) ou Alan Franco
    Zaracho
    Hulk
    Paulinho
    Rubens
    Pra o segundo tempo poderia acionar Pavon e a estreia de Scarpa.
    Edenilson, Patrick, Vargas, Pedrinho e Kardec, NEM PENSAR!!!

  6. Qual atleticano nào ficou indignado e revoltado com a escalação que o sete-a-um colocou no jogo da estreia , naquele fofo, verdejante campo de confinamento e engorda de boi cansado ? Isto sim ,é desrespeito à torcida : jemerson, mauricio lesma ,edenilson ,este inacreditavel kardec , o tambem inexplicavel pedrinho , e a cereja do bolo , o famigerado vargas. Juntos, de uma vez só , numa mesma partida . Fosse o gramado sintetico , de saibro , de cimento , de grama aparada , de terrão
    , que o resultado seria o mesmo : este amontoado de refugos não ganha de ninguem. Quanto ao bom publico de hoje , é normal , nossa torcida nunca abandona o clube , porém , sem perder jamás a capacidade de se indignar e de cobrar . Nào repetem este time de horrores hoje, porque seria vaia do inicio ao fim , e com razão , como estào acabando os times “bobos” no futebol , a safra de torcedores bobos e otarios tambem , que pagam ingresso pra ver vargas , kardec , jemerson , e etc , jogar.

  7. Bom dia!
    Eu só gostaria que o senhor Scolari fosse justo e coerente. O que o Rubens fez pra merecer a reserva e em contrapartida, o que esse inútil Edenilson fez pra merecer a titularidade? E ainda dar chances aos péssimos Pedrinhos, Kardec e Vargas? Isso desanima a gente como torcedor. Será que tem empresários forçando escalação de jogador? Eu só quero que hoje à tarde sejam escalados os melhores.

    1. As justificativas pipocam e recaem sobre o gramado em Patrocínio a causa maior do fiasco , do vexame , da falta de respeito daquele amontoado que entrou em campo na quarta-feira

      Alegam falta de profissionalismo entregar um PASTO como aquele para a prática do futebol , é o que ouvimos desde então

      Pois eu TRUCO e atribuo aos dirigentes do alvi-negro a total INCAPACIDADE de gerir um departamento de futebol

      Não tiveram a menor atitude no que seria o básico :
      enviar a Patrocínio um delegado com a incumbência de vistoriar o local de jogo , em especial vestiário e gramado , e EXIGIR O MÍNIMO de condições para a partida

      Aí , no dia seguinte , a gente se depara com gramado aparado nas redes sociais e indiretas suposições sobre teoria de conspiração contra
      o Atlético

      É PRACABÁ !

      Pra hoje , é aquela festa :
      tudo do bom e do melhor , inclusive um adversário pronto pra ser goleado

      1. Concordo c o amigalo. Um amadorismo daqueles. Até nas peladas do interior a gente já sabia que o campo era ruim.
        Concordo tb que o hulk saltou fora. E fez muito bem. A nossa “sorte” e que ainda temos p entrar no time o zaracho, fulks, bataglia, hulk e scarpa. Da p fazer um bom time. Mas desde que joguem com raça.

    2. Bom dia,

      Escalação do jogo anterior só tem uma explicação:
      Não se tratava de um time e sim de uma vitrine para venda, empréstimo e até doação.
      Todo mundo 80% OFF.

  8. Bom dia amigalos. Eu vou pela primeira vez na nossa arena para assistir uma partida de futebol. Fui lá pela primeira vez no show do Paul McCartney. E vou confiante. A pergunta que deixo: os jogadores tb estão com esse espírito de confiança?
    Saravia, Pedrinho, edenilson estarão confiantes?
    Aguardemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *