Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A hora da virada é agora

Usando todos os titulares disponíveis, ainda aguardando a chegada de no mínimo mais três contratações descentes, o Torcedor espera os três pontos na partida frente ao América. Qualquer resultado diferente desse será como ocorreu com Afogados da Ingazeira. A diferença é que naquela época o Atleticano absorvia com mais leveza que nos tempos atuais.

E não é porque ficou mais chato e exigente, foi que prometeram algo que não entregaram. Naquela derrota em disputa de penalidades, por incrível que pareça, foi divisor e provocou uma ação imediata da então direção do Galo. E foi a partir dali que entraram os empresários e começaram a investir na equipe, como consequência disso, o inesquecível ano de 2021. Três títulos. Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiro. Ainda semifinalista da Libertadores.

Mas não foram as conquistas que deixaram o Torcedor exigente, condição que sempre ostentamos, porém sempre com resignação e resiliência. Antes de se tornarem investidores, esses poderosos da economia mineira e nacional (até internacional), aturam como benfeitores. Depois, gradativamente, foram se transformando em donos da saf que administra esse clube de futebol que tem em nós uma legião de apaixonados.

Antes disso, as derrotas e fracassos eram facilmente assimilados pela Massa. Mas acostumaram – com palavras e gestos – ao Torcedor que o patamar era outro e agora estamos todos à mingua sonhando com uma remota chance de classificação no estadual. Se não iniciar a virada de chave hoje, não sei qual a reação do Atleticano. A venda de ingressos tem sido um fracasso. Semana passada sete mil e poucos. Até ontem, para o jogo de hoje, pouco mais de 10 mil ingressos. E, corre a boca pequena, que houve e deve acontecer nessa partida a distribuição de entradas. Que já estão ao valor partindo de 20 mérreis. Que tempos!

Fato é que ninguém admite perder a chance do hexa. Tá nas mãos, ou melhor, nos pés dos nossos jogadores. Nas mãos sim, mas só do Éverson, que vem fazendo milagres. Para a sequência, ainda até mesmo para o mineiro, em caso de concretizar avanço para a fase decisiva, ainda são aguardados novos nomes para recompor o elenco. Zagueiro, meio campista e atacante. E que venham para brigar por vaga no time principal. Nada de Robert e PV, adquiridos sem mostrar qualidade. Queria saber com que argumento o empresário do primeiro conseguiu convencer sua contratação definitiva.

Ao final dessa rodada, a quarta, vamos virar a primeira metade da fase de grupos, onde só se classificam o primeiro de cada chave e mais um único melhor segundo colocado. Estamos em quarto entre os quatro da chave A. Dependendo dos resultados, desde que o Galo vencendo por um ou mais gols de diferença, podemos alcançar a segunda colocação do grupo, mas ainda nem a geral da competição. Será, sem dúvida, um passo importante para resgatar o desastre que o time dirigido por Dalla Déa deixou como legado. Depois é seguir lutando em busca da recuperação. Quem diria!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “A hora da virada é agora”

  1. Vamos ganhar os próximos 3 jogos e assim acalmar a irritação da torcida. Tenho confiança no Hexa.

    Sobre a Copa Mickey, desastre. Não há nenhuma justificativa plausível. Apenas interesse dos donos, que colocaram o nome em mais um estádio e fazem negócios nos EUA.

    Sobre o time do estadual, assumiram uma responsabilidade que talvez não deveriam, mas a vida é assim, as oportunidades surgem a qualquer momento. A maioria daqueles jovens não irá se destacar no meio do futebol, mas notei que o zagueiro Renan (canhoto), o meia David Kauã (canhoto), o goleiro Gabriel Delfim e o meia Índio podem ainda evoluir e, quem sabe, serem úteis. Talvez mais um ou outro ali consiga jogar profissionalmente, mas precisam melhorar bastante…
    Abro um parêntese para o Paulo Vitor. Ele precisa de apoio emocional, ser acolhido. Não é perna de pau. Mas já vem cometendo os mesmo erros desde o ano passado. Ele exagera na força e toma cartões infantis.

    Hoje vai ser 2 a 0 contra o coelho.
    Saudações!

  2. Bom dia a todos.
    Acontece que, em caso de novo tropeço, o Galo poderá se despedir da disputa na competição mineira ainda hoje.
    Vejamos, caso o Galo perca para o Coelho, ficaremos com 3 pontos e o Betim poderá abrir 7 pontos na nossa frente caso vença o Democrata.
    O segundo lugar geral ficará entre América ou Athletic. O Coelho em caso de triunfo hoje chegará aos 10 pontos, enquanto o Athletic chegará a 9 pontos se vencer o Vila Nova.
    Traduzindo, Vencer, Vencer, Vencer, este é o nosso ideal.
    Iniciamos o ano querendo o hexa e podemos terminar sem a vaga entre os 4 melhores.
    Os pseudos atleticanos que mandam no Nosso Clube, devem estar se deliciando com isso.
    Incompetência total.
    Finalizando, FORA MENIN’S, GUIMARÃES, COELHO E CUCA.

  3. Bom dia, jogo as 22hs é puro deboche, esculhambam ainda mais esse grotesco campeonato estadual, que deveria ser extinto. Pra mim, a solução pro calendário é acabar com os estaduais e com jogos entre seleções. Só os clubes interessam. Quanto ao jogo (não é clássico, chamar jogo contra o América de clássico é se apequenar), espero que o time mostre alguma evolução. Sigo esperando o zagueiro pra ser titular ao lado do Alonso, mais um meia e outro atacante, pelo menos! Ao mesmo tempo que aguardo ansiosamente a saída de Otávio, Igor Gomes e Rabello e Palacios. Tbm sigo aguardando as explicações para as contratações em definitivo de Fuchs e Robert, que são fracos. Por fim, não importa se adidas ou nike, pagar 400 reais em peças de qualidade duvidosa, é um assalto, me sinto roubado. Sigamos. SAN

  4. O torcedor Atleticano, desgostoso que está, precisa de um incentivo dos marmanjos para voltar a dar um sorriso.

    Como o começo de ano foi muito mal planejado, agora estamos numa vergonhosa e decepcionante posição num torneio regional onde somos maiorais.

    Só uma vitória logo mais para aliviar o desânimo geral que tomou conta da MASSA.

    Nesse momento não espero e nem faço questão por um futebol bonito e vistoso, eu quero é comemorar uma vitória para aliviar a tensão, só isso.

    OBS.: faz o seguinte Presidente, libera as catracas e chama a MASSA para o jogo!!!

  5. Salve Massa e Guru

    Se coloquem no lugar de Cuca hoje.
    Pegou um time esfacelado e destroçado pelo seu antecessor, jogadores saindo (se bem que uns nem deveriam ter vindo), time sem moral, torcida pegando no pé e pior, tb foi iludido pelas promessas dos 4 ratos, principalmente o rato mor, de contratações e um time competitivo.
    Cara te prometerem um Ferrari e te entregarem um clio (nada contra).
    E nem vou falar que jogadores do elenco qualificado, com o futebol que estão praticando hoje, não teriam lugar nem no Velo Clube e para não vou ficar encima do muro ai vai: Bernard (meu Deus!), Arana, Vera e Scarpa.
    Pior é olhar pro banco e ver Palacios, Deivid, Otávio, Fucks e as joias da base ou melhor as bijuterias da base.
    A Cuca a minha solidariedade. Vá que ele a partir de hoje consiga mexer o doce!

    1. JBHGALO!
      Da decepção à euforia, bastam 2 resultados positivos, com atuações convincentes contra o Ameriquinha e as Marias, para que, o “eu acredito”, volte a ser cantado em prosa e verso pelos atleticanos. Criticar é mais fácil do que elogiar, mas, convenhamos, as atuações atuais não merecem elogios…
      Abraço.

      1. Amigalo Angelo

        A vida do atleticano tá nada fácil.
        Time em frangalhos, categoria de base de dar vergonha, diretoria omissa, mentirosa e tratando o torcedor como vagabundo, jogos às 7 e às 10 da noite.
        Mas fomos forjados na dor e vamos passar por cima de tudo.
        Tá osso, mas…
        “eu acredito”

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Tempos difíceis para um futebol pobre. Mas vamos acreditar na virada, desde que não seja apenas virada no campo de jogo aos 45 minutos de cada tempo. Haja paciência…
    Hoje e sempre, galo!!!

  7. A escolha deste famigerado, horroroso sub 20 para as tres primeiras partidas do mineiro , serviu somente pra uma coisa : calar a torcida que , na grande maioria , pedia o sub 20 pra disputar o mineiro. Que tortura , assistir aqueles tres jogos , que time feio , um ajuntamento de individuos em profissão errada , uma lástima. Enquanto isto , os titulares, fazendo turismo às custas do clube, passeando e se divertindo na disney , com vitor , ao invés de estar aqui , providenciando reforços , a posição na tabela , ostentando a lanterna , periga a classificação do mineiro. Sem mais tres ou quatro reforços , a esperança é zero. Tirar do time, fausto vera , bernard , alan franco , deiverson e outros é fundamental se quisermos fazer um time competitivo , nossa esperança é cuca , não nos decepcione

    1. Boa tarde xará e amigalos. Se Junior Santos começar jogando poderemos ter velocidade no ataque. Se ele não jogar teremos o “mais do mesmo”. Bola pra trás, bola pro lado, chutão pra frente e Hulk marcado por 4 ou 5 adversários.

  8. Bom dia, prezados Atleticanos

    A sensação é que 2024 não acabou pelo pobre futebol. É inicio de temporada, tudo bem, mas o que vimos do time principal e do alternativo é mais do que preocupante. É desanimador, triste, causando desconfiança e angústia.

    E ser goleiro do Galo hoje é complicado. É ter que enfrentar frequentes chutes e cruzamentos, sem muita ajuda dos defensores. Tal qual ano passado, Everson continua sendo destaque.

    E Gabriel Delfin foi o melhor do time alternativo, prova que o sistema defensivo continua o mesmo: vacilante e nada confiável.

    Já do meio prá frente impera a pobreza na criação de jogadas e chutes sem pontaria.

    Como se não bastasse, o time tem que dar uma resposta logo num clássico. Caso contrário, pode ficar fora das finais.

    Preparem-se para uma montanha russa de aflições. Só a vitória pode começar diluir esta onda de pessimismo. Acorda pra Jesus, Gaalôo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *