Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A difícil missão na beira da praia

Será, como historicamente, um jogo muito complicado para o Galo. Além de um tabu, que existe para ser quebrado, de 13 anos sem vitória na cidade santista temos a obrigação de pontuar em busca de consolidar a recuperação. A última vez que vencemos o time de Pelé, na casa deles, foi em 2009 e Neimar jogava do lado de lá e Tardelli em sua primeira passagem pelo Galo.

São exatos 12 jogos, como 13 é Galo, para os místicos isso pode ser altamente significativo. Nesses confrontos, tirando um único empate em 2012 (2 a 2), o Galo sofreu 11 derrotas. É uma estatística muito preocupante, já que entre as equipes neste período, jamais poderia se admitir uma supremacia dos paulistas dessa ordem.

Vejamos: Se em 2012, quando fizemos uma bela campanha, ficamos apenas no empate nem mesmo nas boas temporadas superamos os santistas na sua Vila Belmiro. Em 2013, ano da Libertadores, fomos derrotados por um gol. Já no ano seguinte, temporada da conquista da Copa do Brasil, vencemos de virada por 2 a 1, porém a partida foi na Arena do Pantanal.

Ano passado, das conquistas do BR e CB, ainda no início do campeonato – sétima rodada – fomos derrotados por dois gols a zero. Depois o time se encontrou, encantou, e chegamos aos títulos. Faço essa digressão para alertar a todos – desde jogadores, comissão, diretoria e a Massa – que em caso de uma vitória, além de acabar com o tabu será determinante à sequência da temporada.

O time viajou ontem com desfalques importantes como Keno – punido infantilmente com o terceiro cartão amarelo – o lateral Mariano e o polivalente Rubens, ambos com problemas médicos. Pelos nomes relacionados, entendo que o setor defensivo, além de Éverson, contará com Guga, Jemerson, Alonso e Dodô.

Dai pra frente, ao que estamos acompanhando, Otávio deve ser mantido, com Allan e Zaracho compondo o setor. Lá na frente, com essa ausência do Keno, além de Pavón e Hulk, o treinador deverá escolher entre Ademir ou Vargas. Se o primeiro, Pavón do lado direito, já com o chileno, o argentino atuaria pela esquerda do ataque.

Não vejo como fugir disso, até porque seria a base disponível da última partida. E, embora como a meu juízo até já registrei, embora não o Galo não tenha sido brilhante, acredito que – finalmente – Cuca encontrou a formação ideal para o restante do Brasileiro. Se vencer, ainda seguiremos na sétima posição em busca de superar os concorrentes.

Qualquer resultado diferente de um triunfo, colocará em risco até essa colocação, uma vez que América amanhã recebe o combalido São Paulo. Em caso de derrota ou empate do Galo, uma vitória americana nos tira mais uma posição na tabela de classificação. Temos 43 pontos e o coelho 42 pontos, lembrando que Fortaleza, Botafogo, Santos, Goiás e São Paulo – todos – estão com 37 e o tricolor do Morumbi tem um jogo a menos.

É esse o saldo e resultado dos vacilos que o Galo cometeu na competição. Desde a chegada do Cuca, foi uma descente de terceiro até chegar a já ameaçada sétima colocação. Abre o olho e pra cima deles, Gaaalooo!!!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

7 thoughts to “A difícil missão na beira da praia”

  1. Boa tarde xará e amigalos!
    Só há um jeito do GALO conseguir os 3 pontos na Vila Belmiro: DEIXAR DE SER FREGUÊS! Tanto em fase boa como em fase ruim somos presa fácil ali dentro.
    Se começar o jogo com aquele futebol ridículo do primeiro tempo contra o FluminenC vai levar sacolada do Santos.

  2. Caros,

    Partida imprevisível, ñ em razão do histórico e das favas contadas, mas em razão do futebol do NOSSO GALO…

    O q falta ao NOSSO GALO, além do futebol q sumiu misteriosamente e tudo mais, é um CENTROAVANTE matador, um ARTILHEIRO nato, atacantes pra dividir RESPONSABILIDADES…

    Atualmente só temos o SUPERHERÓI pra resolver nossos POBREMAS ali na frente…ALAN KARDEC tá esperando o q?…O torcedor RAIZ quadrado dizer q ele ñ teve chances ou q a adaptação ao retorno pro Brasil é complicado ou q a bola ñ chega, q caiu granizo na capital mineira, etc…A q veio o ESPÍRITA?

    No NOSSO GALO tem disso: O Pior Lateral Direito de Todos os Tempos ficou por aqui de bons contratos GORDUCHOS por uns 10 anos e até hj tá em observação, aprimorando a adaptação e toda a atleticana dizendo q o cara era RAÇUDO…Vade retro!!

    O SUPERHERÓI: é injusta qq CRÍTICA ao verdão de carteirinha, q já deu a senha q Ñ tá satisfeito e qq hr estoura de vez…FORA esse FATO (como regula mal contra o palmeiras, hein?), o cara ultimamente tá cobrando escanteio e correndo prá área pra cabecear…ABSURDO o q ocorre no ATAQUE atleticano…

    KENO: o pessoal da AVERIGUAÇÃO tem q chamar na RESPONSA é esse e Ñ Zaracho, p.ex., PQP!

    …de cara, gosto do futebol e tenho GRATIDÃO ETERNA pela INCRÍVEL performance do bom baiano, desde 2020…mas as atuações dele tem sido no mínimo DISPLICENTES, para ñ falar de PIPOCA y otras iguarias…

    Os sardinhas são favoritos, mas a única CERTEZA hj na Vila: O FUMACINHA vai jogar!!! Prá disfarçar, na verdade o nome é LITTLE SMOKE, assim abrasileirado: Liru Ismoqui!!!

    Q jogador HORROROSO o Mr. Liru Ismoqui!!! …TAMO JUNTO, juro por Deus no Céu e na Terra!!!…

    …assim, antigamente tinha aquele jogador adorado pq regulava bem demais contra o TRIBBB e depois sumia no cenário…Pequeno Fumaça lembra isso…mas tem q lembrar tb, q queiram quer não, o PATAMÁ do NOSSO GALO é outro, ñ dá prá ficar esperando PERFORMANCE contra times de SEGUNDA…FATO!!!

    Vem aí, O CACHIMBO!: …

    …dizer, no futebol moderno cabe CRAQUE, de trás prá frente o jogador q toma conta do time e do clube ((Mário de Castro, Guaracy Januzzi (O DIABO LOIRO, O Maior atacante alvinegro de todos os tempos), Dario (O Maravilha), O Rei ou o Vice-Rei R10, o Super Herói, etc))…

    Vem aí, O FUMO!::

    …FUMACINHA tem 27 anos, é limitado técnica e fisicamente, ñ será O Jogador, alguém diz a ele?…FUMACINHA tem q jogar COLETIVAMENTE, procurar o jg mais TÁTICO…ele ñ é A PEÇA, mas apenas mais um na engrenagem…ou volte para o coelhinho-que-queria-ser-grande!!!

    É o tipo do jogador, tal Mr. Liru Ismuqui, q fica brincando 5 – 10 anos no NOSSO GALO, mamando de coelhinho, engordando e fazendo raiva!!!

    PAVÓN: parece q tá tomando lições com o GRANDE ZARACHO sobre como jogar no CAM…tomara q aprenda algo…ficar na reserva de um time em péssima fase q precisa de ATACANTE decisivo ñ é uma boa…ficar de troca-troca com FUMACINHA é péssimo negócio…

    Obs POLÍTICA ATLETICANA.:

    RICARDO GUIMARÃES é o novo Presidente do CONSELHO ATLETICANO…Vem aí Fortes e Vastas Emoções!!!…Se segura malandro, se segura LABAREDA!!! Se segura VILA OLÍMPICA!!!…De olho na carteira e na bolsa, cumpadi!!!…

    Y QUE DEUS, ñ esquecendo ninguém, OLHE POR NÓS!!!

    Ei, MECENAS!, e O PrOJETO?? vai até 2026 é???

    Obs.: (E a filosofia do toma lá da cá, hein??? Tem TORCEDOR ceguinho, colocam uma IDEIA contra NÓS e acha, o gritador!, q as coisas Ñ se misturam no conchavo!…Adios, sábio Mineirinho!!!)

    De Novo y de Renovo (nada mais ultrapassado, AMÉM!):

    DEUS ENTRE NÓS E GALO NA TERRA!!!

  3. Bom dia Massa e Guru

    Não, o tabu do Galo não se restringe somente às derrotas na Vila Belmiro, pois usualmente o time toma três gols nos jogos contra os sardinhas. Portanto, olho vivo Cuca e nossa defesa.
    O time precisa jogar com inteligência, pois o desespero pela vitória é mais do adversário do que nosso.
    Mas confesso minha desconfiança em alguns jogadores e ainda vejo alguns cheios de marra. Ontem por exemplo na chegada do time em Santos, somente Guga, Jemerson e o sempre presente Hulk pararam para dar uma palavrinha ao Breno Galante.
    O que vemos é que com raras exceções e sempre os mesmos são os que dão a cara a tapa e têm coragem para dar entrevistas, os demais continuam covardes e fujões. Não é Dodô?

  4. Bom dia!
    Com Allan e Ademir ou Vargas em campo é pedir pra continuar o tabu
    Entra no ataque com Hulk, Kardec e Pavon na ESQUERDAAAAAAA.

  5. bom dia Eduardo e massa. pedreira pela frente o galo é freguês do peixe jogando na Vila Belmiro. se sonhamos com G7 precisamos vencer. temos várias equipes na cola do galo. mequinnha. Fortaleza. foguinho. bambis. que acaba este tabu hoje. vai galooo.

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Tabus existem para serem quebrados! Quem sabe não será hoje?
    Com certeza o time titular não deve ser diferente do escalado por você. Entraria com Vargas no lugar do Keno.
    Vamos em busca das libertadores!
    Hoje e sempre, galo!!!

  7. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 30/38 – Santos (fora) – Este é o gramado onde Pelé assombrou o mundo com sua genialidade. Ali “os fracos não têm vez”.

    O Galo há anos não se impõe na Vila Belmiro. Os laterais são facilmente envolvidos. Os zagueiros batem cabeça e não acham a bola. Goleiros se atrapalham. Volantes ficam perdidos com as trocas rápidas de passes. Atacantes falham na hora “h”.

    É torcer e rezar com força por uma vitória neste palco divino.

    Nossos pontos perdidos: 23 (casa) e 21 (fora), num total de 87/114 pontos disputados. Ganhar fora, Gaalôô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *