Estou entre aqueles que vinham desdenhando os campeonatos regionais. E já tem um bom tempo, afinal – acredito – a longa abstinência de títulos importantes contribuiu para essa situação. Confesso que era um sentimento de frustração, porém as conquistas da Libertadores, Brasileirão, Copas do Brasil, Recopa e Super Copa me tiraram esse peso e fui percebendo lentamente o livramento.
Some-se a isso, evidentemente, a sequência de finais e de títulos estaduais que o Galo vem enfileirando nesse novo século e milênio. Não pesquisei, mas desafio em qualquer outra unidade da federação se tenha ocorrido de um mesmo clube disputar 19 (ano que vem será o vigésimo) decisões consecutivas. Dessa, são 11 títulos e sete vices, considerando que ainda não fechamos a atual. Se confirmar serão 12 vezes campeão mineiro em menos de 20 anos.
E temos muito mais a desfilar e mostrar ao Brasil e ao mundo, apesar da resistência dos incautos fregueses adversários. Nestes 19 anos de finalista do estadual, foram cinco adversários diferentes. Os dois da capital com 11 finais para um deles e cinco vezes o atual concorrente, enquanto Ipatinga, Caldense e Tombense completam a relação com uma participação cada. Algo realmente extraordinário, onde a única reação que a concorrência tem à disposição é tachar a competição de “campeonato rural”.
Interessante, enquanto estávamos convivendo com uma confessa angústia nas quatro primeiras rodadas (só empates) e o risco de sequer entrar na fase decisiva, parecia que era a Champions League Mineira. A euforia de ver o Galo disputando o troféu Inconfidência, animou a torcida do Real Madrid da Pampulha, que já até esteve nessa competição (2020) mas entregou por WO ao Uberlândia. Que bobagem, quando fomos para a série B, longe de abdicar do título conquistamos essa competição no ano imediatamente seguinte à queda. Vergonha seria se agarrasse lá e demorasse a voltar e mesmo perder um troféu por receio de colocar essa taça na galeria das conquistas.
E mais, vou além, afinal este será o segundo hexa – reitero, a se confirmar no próximo sábado – na minha vida Atleticana. A diferença daquela primeira conquista é visível a quem tem o olhar atento. É o caso deste cidadão Atleticano que está blogueiro aqui neste Canto do Galo. De 1978 até 1983, fomos interrompidos em 1977 (bandeirinha Santiago) e 1984 (regulamento mal elaborado), que seriam acima de seis e talvez até dez ou mais conquistas em sequência. Santiago anulou gol legitimo do título, por pressão do banco de reservas capitaneados pelo conhecido Benecy. Vida que segue.
Outro diferencial daquele final de anos 70 e início da década de 80, são os vices. Enquanto naquela ocasião tivemos um hexa vice, agora sequer um único bi vice. Em 2020, Tombense; 21, América; 22, CSA/MG, 23, de novo América; 24, novamente CSA/MG e agora de volta o América. Esperando a confirmação do título e consequentemente hexa e 50º conquista do estadual, vou na sequência pensar no hepta. Confesso que essa sequência, aliada ao bom momento da equipe – apesar do final de 2024, onde fomos vice na CB e CL -, me animam muito nessa vida Atleticana. Podem chamar o estadual do que quiserem, ruralito ou qualquer adjetivo que comprove ainda mais essa dor de cotovelo, mas a hegemonia é muito nossa. Do Atleticano! Do Galão! Da Massa! Eu sei que dói, mas num tô nem ai. Aqui é Gaaalooo, po##@!
*fotos: Daniela Veiga/Atlético
Bom dia xará e amigalos. O campeonato regional vai continuar sendo rural porque nem a falida Federação Mineira de Futebol valoriza essa disputa. Ninguém discute a hegemonia do GALÃO que vai abocanhar mais um HEXA. PARABÉNS AO GALO mas esse campeonato serviu exclusivamente pra Cuca encaixar no time os reforços até o momento contratados com exceção do lesionado Júnior Santos que pouco jogou. Então como diz nosso ídolo Dadá Maravilha está ficando chato o GALO ganhar sempre esse torneio…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E o SUB-20 ontem na estreia do Brasileiro heim!!!!!!!!!!! Que vergonha essa “base” do GALO. Entra ano e sai ano e ninguém dá jeito nisso. Precisa mandar todo o staff da base do GALO estagiar no Palmeiras….
Hoje em dia os regionais são usados como parte da pré temporada dos grandes clubes e isso de certa forma é bem vindo na preparação para os torneios importantes do ano.
No nosso caso vejo que esse Mineiro 2025 está sendo de ótimo agrado pois o time titular mostra um encaixe que grande parte duvidava, inclusive eu, que podia dar certo já no começo da temporada.
Cuca que é mestre nisso, conseguiu montar muito bem o time e os jogos mesmo sendo contra equipes bem mais fracas, mostra que temos condições de evoluir e enfrentar bem a maratona que vai chegar em breve.
O que não pode acontecer de forma alguma é a venda de jogadores considerados titulares que estão se destacando… vamos precisar de todos ao longo do ano.
Obs.: e o Sub??? Socorro papai!!!
Salve Massa e Guru
Dezembro de 2024, barca com a saída de vários jogadores, nenhuma contratação, indefinição do técnico, rival contratando e gastando os tubos, declarações polêmicas dos donos da SAF, Vitor sendo excomungado pela torcida.
Foram inúmeras declarações de abandono, queimar camisa, cancelar GNV, público zero, faixa nas sede e nas empresas dos donos da SAF.
2 meses depois, ninguém em sã consciência iria imaginar que a confiança e a satisfação do torcedor atleticano, apareceriam novamente por aqui.
O termômetro desta mudança de humor se reflete nas lives, nos comentários e na presença do público no último jogo.
O que mudou? Tudo, principalmente a postura daqueles que comandam o clube.
Que continuem assim…
Enfim, prevaleceu o bom senso e o jogo da final foi para o mineirão , local conhecido como salão de festas do galão da massa. Dinheiro , somente dinheiro , o que importa. Como sugere o amigalo João Carlos , a torcida deveria ficar no entorno do mineirão e não adentrar no estadio , seria uma bela lição ao microbio verde , clube que sempre dificultou vendas de jogadores para o galo e que sempre que pode, nos dificulta a nossa vida. E que faz o galo? Manda o goleiro Mateus Mendes para ajudá – los. Não acontecerá isto , porém seria uma boa idéia , não deixar o ameriquinha , pequeno por natureza , lucrar com nossa torcida. Sigamos
Amigalo Evandro, alguns dias atras expus essa ideia tbm.
A torcida não entra, fica na esplanada com telões instalados.
Ao fim da partida os jogadores iriam ao encontro da torcida para comemorar.
Seria um tapa de luva no micróbio verde kkkkkkkkkkkk.
Imagina eles arcarem com um prejuízo maior que o caixa deles kkkkkkkkkkkkk
Os mais velhos vão se lembrar: desde a década de 1950 Coelhinho Pompom e CSA-MG já formavam a “Coligação” contra o Atlético. São notórias as facilidades criadas pelo Micróbio Verde para repassar ao aliado os melhores jogadores revelados por eles. Portanto, a esses dois, todas as sacanagens produzidas pelo Atlético e pelos Atleticanos, será pouca. É o que penso!
Cara, na boa… micróbio verde incomoda ninguém, exceto o Bruzeiro. É o que resta a eles, ficar dificultando negociações, falando asneiras por aí. Não precisamos nos apequenar com essas mesquinharias de torcida fora. Torcida do Galo é dentro do estádio jogando junto com o time e comemorando o título. Poxa, imagina uma criança, pra ela se é mineiro ou mundial tanto faz, desde que seja o Galão levantado o troféu. Deixa essas ideias pro Real Madrid da Pampulha, eles que gostam de torcida longe. A gente tem que mirar nos grandes, deixa os pequenos espernear.
Este micróbio verde nunca facilitou as coisas pro lado do Galo, aliás só dificultou. Quem não se lembra do caso Gilberto Silva? E o mais recente do Ademir fumacinha? E o caso do aumento de capacidade do Indepa?Chegam ao cúmulo de facilitar a venda de jogadores para outros clubes só para não vender pro Galo.
Na realidade desde caída e permanência do nosso ex rival pra série B, o micróbio vem tentando assumir o cargo de nosso adversário no estado.
Quero que eles se explodam!!!!
O Estadual pode nos iludir, ou fazer com que entendamos a necessidade de uma melhora. Cada qual com seu ponto de vista, mas três coisas são preocupantes.
1 arbitragem que mancha a competição. Muito fraca.
2 falta de premiação p motivar o CAMpeao.
3 desgaste dos jogadores p disputar o que realmente interessa no ano e que dá além da premiação milionária, visibilidade.
São quase 80 jogos no ano.
Sigamos.
hexa
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
A respeito do Estadual, nobre ÁVILA, também estou entre aqueles que gostam e valorizam a competição. Que venha o HEXA e quiçá o DECA em 2029…
EU ACREDITO!!!
Sobre o Elenco começam a pipocar especulações sobre saídas de jogadores na janela doméstica que se abriu (10mar a 11abr). O GRE terá interesse em LYANCO e o FOR interesse em DEYVERSON.
Propostas oficiais na mesa ainda não foram apresentadas e as especulações podem ou não se confirmar.
A ver…
Penso que o LYANCO seja inegociável, já DEYVERSON, sei lá…
DEYVERSON, 33 anos, tem 34 jogos e oito gols com a camisa alvinegra. Na temporada atual esteve em campo onze vezes e fez dois gols. No Cuiabá fez 33 gols em 83 partidas, numa média lá de 1 gol a cada 2,5 partidas, o que será muito boa, convenhamos…
Certamente no Atlético DEYVERSON ainda não rendeu o que pode render pela condição de reserva dele no Time…
Na minha opinião, que não vale nada, DEYVERSON não deveria ser repassado ao FOR pela condição dele de necessária ao Elenco numa posição chave, um fazedor de gols, de difícil reposição…
De mais a mais, DEYVERSON está bem adaptado no CAM, é adorado pela MASSA, é agregador, dá o sangue e veste o Manto com honra e orgulho…
Por fim dizer que encontrar centroavante no mercado é difícil e a saída dele decerto enfraquece o Elenco e ele pode fazer falta…
Basta ver que no Palmeiras ele entrou na Final e fez o gol do título da Libertadores quando o Porco mais precisou dele…
#FicaDeyverson!!!
Falso malandro o tal Coelhinho Pompom ao levar o jogo para o Mineirão. A Torcida do Atlético (não a diretoria) deveria fazer uma intensa campanha pelas redes sociais para que todos fossem para o entorno do Mineirão, mas não adentrassem ao estádio. Seria uma bela lição no tal Micróbio Verde.
Estimado JOÃO CARLOS,
Sobre o fato de o América ter mudado o jogo do INDEPA para o MINEIRÃO (a TOCA 3, segundo o Domingos Sávio) a razão disso poderá ter sido decorrente da avaliação do clube de que o lucro com a bilheteria será interessante para o cofre americano em momento de pindaíba e agonia financeira do KUEI que anda vendendo o almoço para garantir a janta…
Na cabeça da diretoria americana a renda do jogo será excelente, o que irá encher o cofre do Clube que anda furado e vazio…
Já falamos aqui dias atrás sobre jogar no Mineirão e podemos relembrar parte do diálogo que se seguiu…
Eu disse que na Band-Os Donos da Bola MG, em 27 Fev, o PEDRINHO BH foi o entrevistado do Programa e reclamou barbaridade…
“(…) as despesas do Mineirão são insuportáveis; que numa renda de 2 milhões contra o América o Cruzeiro ficou com 300 mil; que o Mineirão é bom só pra ele…” e dá-lhe choradeira azul que o Domingos Sávio garante que é migué do Pedrinho BH para engalobar todo mundo e tomar o Mineirão para o Cruzeiro mandar seus jogos lá e blá-blá-blá…
Agora imagina se a renda de América e Atlético no próximo sábado der 2 milhões de reais. Quanto vai sobrar para o América?!!
Segundo o Pedrinho BH, 300 mil reais, o que será uma merreca ante a agonia financeira americana…
Então, eu penso, o que não tem valor algum, que a decisão do América de mudar a partida do INDEPA para o Mineirão foi uma varada n’água danada da Diretoria Americana, mais especificamente do Alencarzinho que é outro que gosta, como o Domingos Sávio, de falar asneiras toda vez que abre a boca…
Bastava abrir os portões do INDEPA para a Massa no sábado que a arrecadação líquida ao final seria muito mais interessante financeiramente para o América do que jogar no Mineirão…
Quem deve lucrar absurdamente com a partida no próximo sábado certamente vai ser a Minas Arena. Para o América, o cachorrinho da vez, restarão as migalhas do pão que caírem no chão…
A ver…
Parece que a carraspana que o João Carlos passou recentemente no Ernest ainda não fez efeito.
Vamos aos fatos:
No jogo Galo x América: renda bruta: R$ 4.139.803,03________RENDA LIQUIDA: R$ 2.74.790,35
o América recusou proposta do Grupo Metrópole para vender os direitos do jogo do próximo sábado por DOIS MILHOES LIQUIDOS !
Então Ernest , siga os ensinamentos do João Carlos e não embarque nas lorotas do Dono do Supermercado. Esse negocio de renda de dois milhoes o Clube ficar com 300 mil é parolagem. Vou te perguntar só uma coisa: qual o impacto dos benefícios dos programas de sócio-torcedor na bilheteria dos jogos.
E não adianta ficar adulando o João Carlos com adjetivos, pois ele não vai aliviar nas carraspanas, caso voce insista em falar asneiras; kkkkkkk
Sacanagem, Domingos Sávio! Não entra nessa não, Ernest. Kkkkkkkk!!!! Abraços!
DOMINGOS SÁVIO,
No seu comentário aí você surrupiou quase 1 milhão: o CAM ficou com 1 milhão e 900 mil da renda. Estou esperando sua ERRATA…
Sobre o Mineirão: O Pedrinho (ou o Cruzeiro) NÃO QUER FICAR COM O MINEIRÃO. Ele quer que o Estado retome o Mineirão da Minas Arena para que eles joguem lá praticamente de graça, como era antigamente, e que a despesa de manutenção do estádio (aproximadamente R$ 2 milhões por mês) fique com o Estado (nós os contribuintes). Essa é a malandragem da Raposa. Aproveito a oportunidade para te pedir desculpas, pois da última vez que o interpelei fui extremamente grosseiro. Abraços!
Estimado JOÃO CARLOS,
Tudo tranquilo e boa a nossa interação…
Controvérsias e discordâncias fazem parte, interessam ao debate e fazem bem ao Blog a bem da melhor informação…
Quanto ao ponto da controvérsia, o MINEIRÃO, minha tese é outra e diz mais sobre a AMRV…
Lá atrás, quando o assunto venda do Shopping Diamond esquentou, sob a justificativa de construção pelo Atlético de uma CASA PRÓPRIA, eu fui a favor e o Domingos Sávio também…
Aliás, a maioria da Torcida foi a favor da venda do Diamond e construção da AMRV e todas as enquetes feitas à época comprovam isso, mesmo com alguma parte da Torcida contra esse movimento…
Pois bem, na minha opinião, que não tem valor algum, financeiramente para o Atlético, melhor jogar na AMRV do que no MINEIRÃO, hoje…
O Domingos Sávio agora mudou a opinião sobre a venda do Shopping; lá atrás era a favor. O bom foi a justificativa do DS: “ah, o Rubens Menin me enganou!”…
Rsrsrsrsr….
E voltando ainda mais atrás, em 2011, o ideal teria sido entregar a administração do Mineirão para o Atlético e Cruzeiro, conjuntamente. Quis a história que o Estado entregasse a concessão do Mineirão para a Minas Arena, infelizmente…
Agora a Inês é morta…
Foi nada! MERECIDO! Não alivia para esse Safista João Carlos.
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Que indolencia desse sub20 do Galo heim? Será que ninguém vai mandar esse Della Dea e o Leo Silva irem fazer companhia ao Milito lá na Argentina? Que os caras são ruins de bola está claro, pois o Galo está buscando revelacoes de jogadores no Chile , em Canpinas, etc… Agora aquela preguiça, falta de esforço em campo, traduzindo de RAÇA, deveria ser inaceitavel. A limpa que fizeram no time principal do Galo, precisa chegar nesse sub20, vez que essa categoría há 04 anos não consegue vencer sequer o campeonato Mineiro. Uma lástima esse sub20 do Galo. Do time que perdeu ontem de 2×0 para o Fluminense salva o goleiro Pedro Cobra. O resto podem ser enxotados do Galo….
Bom dia, caro Domingos, de acordo, nosso time sub-20 é ruim com muita força! A zaga é grotesca! Como pode esse Dudu ser aprovado numa peneira e chegar ao sub-20 dum Clube como o Atlético?! O Vitão, zagueiro que não jogou ontem pois foi convocado (pasmem!) pra seleção da cbf sub-17 é tão horroroso como os que jogaram ontem! Parecia que o time do fluminense era formado por adultos e o do Galo por crianças tamanha a diferença técnica e física. O lateral Vitor Gabriel (alguns chamam de Vitinho) é outro que nunca vi fazer uma partida sequer razoável. Horroroso! Só salva o goleiro, que por sinal é muito melhor que o Robert, que jogou o sulamericano da categoria e já treina com os profissionais. Esse Robert é do nível do Edson 6 dedos. Nossa base vai mal, muito mal! SAN
Barros eu assisti todos os jogos da Seleção Brasileira no sulamericano. No primeiro jogo este Robert levou seis gols. Na partida contra o equador o Brasil vencia por 3×0, ele levou dois gols, um deles BIZARRO, pois foi tentar jogar com os pés e entregou a rapadura. Foi para o banco e o reserva Felipe Longo assumiu o posto. O Wallissom foi do mesmo naipe, começou como titular, a mesma lerdeza em campo e quando o Natan do Grêmio tomou a posição dele o time deslanchou. Na minha opinião a venda desse Wallisson foi o maior negocio da china que o Galo fez. Quanto a este Robert endosso totalmente sua opinião, bem como em relação aos beques. Sinceramente EU jogava mais na zaga que esse DUDU,E pensar que o Lianco não conseguiu ser aprovado em teste nas categorias de base. Como esse Dudu foi aprovado e joga no Sub20 É ASSOMBROSO!!!
Exatamente, além de muito ruins, um time sonolento, sem brilho, sem garra, andam em campo, correm errado, parecem que estão jogando pelada de fim de ano. Já passou da hora de fazer uma limpa.
Bom dia Sávio. Sem retoques em seu preciso comentário. De doer! Comecei assistir, quando o Fluminense fez um, e estava na cara que ia fazer mais, fiz assistir o jogo do campeonato Paulista.