Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A bolinha do sorteio não convence ao blogüeiro

Ontem, logo após o sorteio, recebi dezenas de mensagens. A maioria, com justa razão, desafiando ao eventual responsável por este espaço com as teses conspiradoras da cbf/tv contra o Galo. Acredito que poucos – como eu – ainda mantém essa opinião sobre as diversas maneiras de manipulação da organização e do interesse nas transmissões dos jogos. Nos últimos cinco anos, Galo e esse flamídia, jogaram o primeiro turno quatro vezes em Belo Horizonte e uma única oportunidade no balneário do RJ. E não é sorteio é tabela feita pela organização.

Evidente que gostei de decidir em casa, por razões nem tanto pelo fato de a segunda partida decisiva ser na nossa nova Arena. Afinal, entre os dois concorrentes, o único que tem estádio próprio é o Galo. Aqui em Minas e BH, o único, já que o Independência é comodato. Se conquistar o título, vai ser a primeira grande festa no território, terreiro, terreno ou o que for de nosso time coração.

Mas, vamos lá, aliando ao fato de decidir em casa. O que me atrai, além de numa eventual comemoração junto da Massa, é sentir que a pressão – oficial e do Atleticano – intimidou eventual manobra que nunca vou descartar. A exemplo de 2021, quando reagimos e a juizada baixou a intensidade das maracutais escandalosas que ensaiavam dar início. Só quem viveu meados da década de 70, intensificada nos anos 80, continuada em 90 e que insistiu no início do novo milênio entende.

Se ontem a bolinha, intencional ou casual, deu mando de campo da segunda partida em BH não vamos nos acomodar. Um leitor aqui comentou até, dai acho exagero, que a mocinha perdeu o controle da colocação delas no pote. Fato é que, Galo escaldado tem medo de bola quente ou fria, temos de ficar atentos aos árbitros que serão escalados para as duas partidas finais. No atual quadro tem muitos que não confio. E, com muita tristeza, a cada novo fato dessa natureza me convenço mais que o interesse comercial sobrepõe ao desempenho das equipes no gramado.

E minha desconfiança não é aleatória. Um deles, em 21, não marcou penalidade clara que anteciparia o título em uma rodada. E foi até chamado pelo var. Tem tentado se redimir, mas ainda tem de passar por muitas provações. Outro, declaradamente contrário ao Galo, ameaçou Hulk em partida no ano de 22, foi a julgamento e o stjd puniu com ridículas cestas básicas. Li que domingo passado até ganhou camisa do rubro negro. Um dos irmãos siameses, num mata mata entre Galo e o mesmo flamídia validou gol espírita que a bola não entrou e sequer foi anotado pelo var ou bandeirinha.

Em épocas já vividas, vou na decisão de 1980. Estava dois a dois, resultado que daria o título ao Galo, quando um bandeirinha em conluio com o árbitro impediu o terceiro gol nosso que consolidaria a conquista. Eu fui ao Maracanã. No ano seguinte, considerado o maior roubo da história do futebol mundial, a vergonha do Serra Dourada. Exemplos não faltam me prendi mais em casos com esse time carioca, o mais beneficiado de todos os tempos por manobras extra campo.

Diante disso, diferente de alguns acomodados que não acreditam na teoria da conspiração, vamos seguir alertar e vigilantes contra essa gente que vem destruindo o futebol brasileiro. Leia-se cbf/tv. O mesmo, no tempo oportuno, se aplica na outra competição da Conmebol. Desse tema, no momento oportuno, falamos aqui no espaço que defende SÓ Galo, não adianta infiltrados entrar aqui para lotar o velho e já cansado S…! Lixeira é o que vos espera. E depois de três vezes, costuma já cair na caixa de spam. Viva a tecnologia!

Em tempo: Amanhã tem mistão do Galo, por rodada do campeonato brasileiro, o que não me segura em casa. Diferente de acomodados e que insistem em acreditar nessa gente do eixo, estarei presente na Arena do Galo. Talvez essa seja outra diferença entre Atleticanos e atleticanos (onde se abrigam muitos não atleticanos). Sigamos! Sai fora Daronco, Claus, Sampaios, Marcelo, Zé Pereira e similares. Sei o que faço e onde incomoda e repercute. Abraços amiGalos!

*imagens: 1) tv cbf; 2) UAI/EM; 3) arquivo do blog

18 thoughts to “A bolinha do sorteio não convence ao blogüeiro”

  1. A bolinha boa finalmente saiu pra nós mas, a mim não ilude quando se trata do “mais querido” da Rede Esgoto.

    Todo cuidado será pouco no primeiro jogo, onde o Urubu vai querer seu juiz favorito, seu VAR favorito, seu delegado do jogo favorito, seu narrador/comentarista favorito e por aí vai.

    Estamos falando de uma decisão com uma das maiores rivalidades do país e nada me convence que essa gente não vai armar uma arapuca pra nós no primeiro jogo.

    Quem apanha na sacanagem nunca esquece, portanto, sempre alertas.

    Eu acredito é no nosso GALO!!!

  2. Parabéns Eduardo! É isso mesmo. Não podemos nos calar ainda que hoje a tv oficial do flamídia esteja novamente fazendo campanha de que somos nós que alimentamos a cizânia, ou que se rivalidade existe esta é só de nossa parte por “causa da dor de quem sempre apanha”. Haja cinismo…
    Já reparou que nunca falam do 1º jogo da final que ganhamos de 1 x 0 e o Reinaldo foi caçado em campo, pênaltis não marcados pelo Romualdo Arpi Filho que segurou o Galo no Mineirão?
    Também estava no Maracanã no 2º jogo, onde, propositalmente, não teve polícia para amparar/proteger nossa torcida, cujos ônibus foram apedrejados nas redondezas do estádio. E mais, dentro do estádio, se não fossem nossos foguetes antes de o jogo começar, seriamos expulsos das arquibancadas pois empurravam-nos à força, reduzindo o espaço onde tradicionalmente a torcida do Vasco ocupava.
    Na Libertadores os jogos foram parelhos, mas a imagem que até hoje divulgam é a de que o Galo perdia as partidas nos confrontos com os urubus.
    Não, há uma narrativa de freguesia naquela época que não corresponde com a verdade.
    Na final do Brasileiro de 1980, as partidas terminaram em 1 x 0 aqui no Mineirão e lá no RJ em 3×2 com o Galo com 3 jogadores expulsos. Na Libertadores, foram 2 partidas que terminaram empatadas, sendo que, aqui no Mineirão, o Junior até hoje está procurando os 2 lençóis do Rei perto do corner do lado das cabines de rádio do gol da cidade.
    Então, é muita leviandade ficarem falando que quem apanhou não esquece a surra. APANHAMOS SIM, MAS NA DESLEALDADE, NO EMBUSTE, NO JOGO SUJO, DE BASTIDORES. E ATÉ HOJE INSISTEM NISSO…
    AS FALTAS QUE REINALDO SOFREU AQUI NO MINEIRÃO NO 1º JOGO DA FINAL DE 1980, QUE SÃO O EXEMPLO CLÁSSICO DESSA DESLEALDADE E QUE NÃO FORAM PUNIDAS EM CAMPO, RECEBERAM COMO PRÊMIO A EXPULSÃO DELE NO SERRA DOURADA POR UM ÁRBITRO CARIOCA. O MAIS GRAVE É QUE ESTE MESMO JUIZ DO JOGO QUE NÃO TERMINOU VIROU COMENTARISTA DE ARBITRAGEM… ISSO SIM É UM TAPA NA CARA DE TODOS. UM VERDADEIRO DEBOCHE, ACINTE A MASSA ATLETICANA E CUJA INSISTÊNCIA PERMANECE ATÉ HOJE PARA NÃO DERRUBAR TAL NARRATIVA.
    Por fim, também não se justifica a cbf não ser criticada por mudar o sorteio, colocando, por exemplo, aquela esfera que fica girando para cair uma bola na hora do sorteio, a exemplo daquelas de bingo ou de loterias.
    Saudações alivinegras!

  3. Olá amigos da bola!

    Bom!

    Eu particularmente prefiro o primeiro jogo dentro de casa, como foi contra o River. Desta forma o Galo sabe que precisa da vitória, com boa margem de gols e parte pra cima. Primeiro jogo diz muito.

    Como o primeiro jogo é fora, o Milito com “certeza” deve armar o Galo cauteloso, atrás etc… Isso, a meu ver, é um erro grave, é um perigo. Times que jogam recuados contra Flamengo e Botafogo, geralmente tomam goleadas, pois a pressão, o sufoco são grandes e não tem como segurar ataques tão bons, leves, velozes apenas se defendendo etc.

    Eu espero que o Milito seja ousado, inteligente e coloque o Galo para marcar alto, pressão, jogar em velocidade contra o Flamengo lá, porque se for jogar como fez no primeiro tempo do jogo contra o Vasco lá no Rio, perde feio….

    SEJA INTELIGENTE SEU MILITO, SEJA OUSADO, CORAJOSO……A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!

  4. Bom dia xará e amigalos. GALO vai comemorar o caneco da Copa do Brasil na sua Arena contra o time sem casa. E em Buenos Aires iremos sacramentar a Glória Eterna contra o “queridinho da hora” do futebol brasileiro. E de sobra também levantar o troféu da Taça Rio 2024 para desespero e decepção de 90% da mídia esportiva nacional.

  5. É fato que fomos roubados/assaltados em diversas ocasiões contra o time da Globo. Mas esse clima de desconfiança e “conspiração” só atrapalha. Espero que os jogadores não entrem nessa ideia, pois acho que faz o time jogar mais tenso e cair de rendimento. Tem que jogar focado e se entregar e atropelar quem vier pela frente. Fazer igual fez com o River e que se dane a conmebol.

    Em 2022 por mais que o soprador de apito interferiu no resultado, o time do Turco deu uma pipocada lá, sem contar a entregada do Alonso no Mineirão.

    Portanto o negócio é chegar e jogar com tudo, temos time para isso para vencer. Essa pressão mais atrapalha que ajuda e ainda dá munição para o adversário e mídia.

  6. E o Vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, sobre o sorteio das bolinhas?!!

    O cara acabou ironizando a situação alegando que as chororô do Galo é antigo
    e “comemorou” a FINALÍSSIMA em BH…

    Ele disse depois do tal sorteio das bolinhas?!!

    “(…)

    ___ Essa pressão do Atlético tem 40 ou 50 anos, desde os anos 80 que tem conversa fiada em relação à arbitragem. Se o segundo jogo fosse aqui, ia falar que a bola era fria, que era ruim e não sei o quê. Então foi até bom o segundo jogo ser lá…”…

    Esse Braz é um fanfarrão…

    A Direção Atleticana precisa se preparar e pedir árbitro da Europa e uma Comissão de Observação Independente da FIFA e da ONU para acompanhar, da cabine do VAR, as duas partidas, lá e cá…

    Se bobear e deixar correr frouxo, babau!!!

    1. Vejo essa atitude com bons olhos, toda soberba será castigada, igual ao canto para o Real Madrid. Bora usar esse vídeo na preleção e arrombar a cloaca desse flamerda nessa final.

  7. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    Vi o sorteio ontem temi tb pela macutaia cbf/fla/mídia. Mas aparentemente transcorreu normal.

    O Atlético, eu acho, deveria solicitar árbitro de fora do Brasil para a CB e tb caso vá para final LA. Não confio nos árbitros brasileiro.

    Já estão querendo mudar as datas dos jogos da CB dos dias 3 e 10 por causa de Enem . Uma coisa não tem nada a ver com a outra. São horários diferentes, é o esquema atuando.

    Ótimo fim de semana para todos.

    Aqui é Galooo Mineiro, de Prados, em Volta Redonda-RJ.

    1. Imagina, os Atleticanos fazendo prova que comeca as 13:00 e vai ate as 19 :00 horas, de suma importancia e começam os foguetorios , o jogo começas as 16:00 , nao tem solução fácil , mas nao é esquema de fla ou de tv , uma prova uma vida, um jogo uma vida …. fácil não é

  8. Bom dia!

    Assistindo ao sorteio ontem a noite no YouTube, percebi que a moça colocava as bolas do GALO a direita e as do flamerdamidia a esquerda. Porém, como foi obrigada a fazer o giro das bolas, ela perdeu a posição das mesmas e na hora de sortear, ato falho, foi direto nas bolas da esquerda. Tem que treinar mais.
    É só conferir o vídeo.

    Acho que a maior vantagem de fazer o segundo jogo em casa, é que vai evitar que esse lixo de time crie os velhos problemas no esgoto (rio de janeiro), ou seja, agressão a torcedores, falta de ingressos e total desrespeito ao GALO.

    O Sérgio Coelho pediu que fosse utilizada, a tal marcação do impedimento automático, mas a resposta dos dirigentes da merda escrotal carioca , foi ironia e sarcasmo, com aquela expressão patibular, que é a única coisa que essa gente (?) conhece.

    Como já foi dito aqui, não podemos ser a virgem da zona e devemos tratar os inimigos, digo, adversários do jeito que eles merecem.

    Quanto aos ingressos para a Copa Brasil , o GALO tem que enfiar a faca mesmo, pois a quantidade de gente que só vai na boa não se preocupa com dinheiro.
    Haja visto a quantidade de ônibus estacionados no bairro Califórnia, no jogo contra o River.

    Amanhã tem GALO, e como o grande público não vai, eu vou.

    A partir de amanhã, eu foco na libertadores e me des

    Abraço.

  9. Qual o maior RIVAL do GALÃO?!!

    O Cruzeiro?!!

    O Flamengo?!!!

    O csa/bh?!!

    O VARmengo?!!

    O VARcurintia?!!

    A cbf?!!

    A tv?!!

    O eixo?!!

    Se alguém respondeu um desses aí, errou…

    O maior rival do GALÃO é o José Roberto Wright….

    Quem viu, sabe…

    Que não viu, não tem noção…

  10. Bom dia Avila . Bom dia a todos. Padre Torga sempre dizia: Cuidado com o que você quer, você pode conseguir! Na minha visão deram ao Galo o que ele queria: decidir em casa. Agora ficou mais fácil armar a arapuca ( no primeiro jogo) e tornar essa partida em BH jogo de entrega de taça ( pra eles). Na verdade o Galo deve pedir Juiz de outro país, como o Kalil fez no jogo com o São Paulo pela Libertadores..se tivesse um Juiz brasileiro no primeiro jogo das oitavas da Libertadores, o jogador do São Paulo não teria sido expulso.
    Juiz estrangeiro é imprescindível. Quando a esmola é muita o Santo desconfia. Armaram uma emboscada para o Galo. Ganhamos o direito de decidir em casa. Porém a decisão será no Rio ( na primeira partida) NO APITO/vAr. Acorda Galo: Não repita o erro do Elias Kalil de aceitar Juiz Brasileiro! ARBITRAGEM ESTRANGEIRA INCLUSIVE PARA O VAR! Padre Torga dizia: Melhor prevenir do que remediar!

  11. Bom dia, Atleticanos! Penso que é hora de deixarmos algumas coisas pra trás. Com relação à arbitragem, atenção redobrada, sabemos como as coisas funcionam na cbf (tem quem torça pro time/seleção da cbf e tem quem ache que eles representam o brasil. Eu, não acho e torço contra). Já passou da hora de deixarmos a decisão do brasileiro de 80 e a roubalheira da libertadores de 81 pra trás, no que se refere à memória do confronto. Toda vez que o Galo joga contra esse time sujo, voltam as matérias recordando esses confrontos. Ora bolas, por que não recordar 2014, 2021 (eles foram vice), 2022 e a goleada histórica de 2004? Temos confrontos mais recentes e de melhor lembrança pra nós, então foda-se os anos 80. Que o wright coma o pão que o diabo amassou e vida que segue! Pronto! Agora só falo do jogo contra os mulambos depois do jogo contra o River (a libertadores é o mais importante). GALO SEMPRE. SAN

  12. Salve Massa e Guru

    Com todo respeito nobre escriba, desta vez não vou pactuar totalmente com o seu comentário. A bolinha determinou o segundo jogo aqui e pronto, desta vez falhou o esquema CBF/Emissora Lixo.
    A questão da arbitragem vc tem razão, pois sempre fomos vítimas desta maracutaia, lembrando que a Copa BR é a última oportunidade para os cheirinhos ganhar títulos este ano, pra desespero do esquema.
    Mas quero lembrar de que temos um jogo de volta na liberta e este deveria ser nosso foco atual, sob o risco de perdermos a concentração.
    Copa BR? Só depois do jog de terça feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *