Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mistão no BR e titulares de olho na CB

Com apenas sete jogadores que atuaram domingo no Rio frente ao flamídia, o Galo viajou para Goiânia, buscando somar pontos para ainda brigar por algum G classificatório no campeonato nacional. Entre os quais Arana, Rubens, Otávio entraram jogando e Zaracho, Alan Kardec, Saravia e Alisson foram utilizados parte do segundo tempo.  A meu juízo, levava outras opções ou mesmo nenhuma, já que a prioridade está no sonho da virada do próximo final de semana.

Porém, buscando ser coerente comigo mesmo, quem está lá dentro e trabalhando no dia a dia é que sabe e define quem pode e deve jogar cada partida. Evidente que a disputa pelo título da Copa do Brasil nesse contexto, situação e momento tem muito mais relevância que pontuar no Brasileirão. Neste campeonato, caso o Galo não conquiste um dos títulos em aberto, vale vaga para a Libertadores. Precisamos três olhos nesta reta final.

Talvez a maior novidade, em função de o jovem Matheus Mendes passar por momento de perda familiar – mãe – é levar apenas os dois jovens que assinam Gabriel para o gol. Átila e Delfim viajaram, sendo que Éverson está sendo poupado junto aos demais principais jogadores do elenco. Meus tempos de arquibancada revelam que João Leite e Diego Alves eram terceira opção e entraram em situações emergenciais. Ambos assumiram titularidade depois.

Seja como for é importante o Galo pontuar hoje, por razões da grandeza do nosso time, camisa e elenco em relação ao adversário. O Goianiense está com um pé e quase todo o outro na segundona do próximo ano. Só não está matematicamente, mas próximo disso rebaixado. Entretanto, lembremos, no primeiro turno veio aqui e levou um ponto, tirando dois já contabilizados na nossa conta e casa. Foi também usando time misto que vacilamos. Agora é reagir.

Paralelo ao jogo de hoje, que tem gente que nem está se lembrando ou lixando, preparamo-nos para o domingo decisivo. Já se vão três dias do resultado indigesto da primeira partida. Merecemos a derrota, talvez nem tanto pela diferença de dois gols (melhor que três), que sugere acreditar ser nossa senha de grandes viradas. Será difícil, mas o Galo costuma reagir bem aos grandes desafios. Então vale à pena agarrar nessa mística.

Focados na decisão, sem perder o contato com a realidade do Brasileirão, aproveito para resenhar sobre domingo passado. Evitei, propositalmente, em ir fundo na questão da arbitragem. Gosto do Rafael Klein, que foi o juiz dessa primeira partida, desconfio do Raphael Claus, dono do apito decisivo. Porém, não passou despercebido – só me contive – a penalidade clara não marcada pelo primeiro que estava em cima do lance. Tampouco o var, que veio para referendar a maracutaia, não ter sido preciso no lance. Dias atrás essa corja legitimou penalidade inexistente para o flamídia contra o Juventude. Agora, nesse lance escandaloso, deixa seguir. Desconfio, como ao longo de décadas, piamente da intenção dessa corja que envolve juízes e stjd e da própria cbf e essa promíscua rede de televisão. Canalhas! Canalhas! Canalhas!

*imagens: arquivo do blog

21 thoughts to “Mistão no BR e titulares de olho na CB”

  1. Olá amigos da bola!

    Estratégia errada essa de jogar o brasileiro com reservas…. Galo tem duas finais, em que pode perder, ou vencer….. Se vencer, ótimo! E se perder???? Estaremos fora da Libertadores no próximo ano.

    Eu gostaria de ver o meu Galo jogando dentro e fora de casa, como o Botafogo faz. Em alta velocidade, marcação alta, pressão tempo todo etc. APENAS UM TREINADOR, FEZ NOSSO GALÃO DA MASSA JOGAR ASSIM: FOI O SAMPAOLI

    GALO do Milito principalmente fora de casa, é um time lento d+++++, Outra coisa, a meu ver, Milito tem cometido muitos erros! O cara é um INVENTOR…. Ele utilizou Scarpa de lateral esquerdo e continua escalando Scarpa fora de posição. Scarpa joga muita bola na frente, atacando e armando, é um dos nossos melhores jogadores. E o quê faz o Milito??? Coloca Scarpa praticamente de lateral direito, ele usa o Lyanco como falso lateral, e coloca nosso craque para fazer a função de ala que pouco ataca e pouco arma. Está inutilizando uma de nossas melhores armas ofensivas, e pior! Deixa no banco o excelente lateral Sarávia, que vinha jogando muitíssimo bem….Sarávia ataca bem e defende bem…

    Por último, o cara quer colocar/fazer com que o melhor lateral esquerdo do Galo e do Brasil, se transforme em um armador, coisa que o Scarpa faz muito melhor e até o Rubens que é de origem camisa 10.

    Sabe por que o Alisson não joga bem com Milito? Porque o Milito é como o Coudet, não gosta de pontas, tanto é que o Alisson com Milito, joga também como assistente de lateral, raramente vai a linha de fundo, quando ataca, ele entra pelo meio de campo e por isso seu futebol caiu muito.
    Vi o Alisson jogar na base, caia sempre pelas pontas, ia sempre a linha de fundo, repito, hoje com Milito atua como ala direita, assistente de lateral, e quando ataca sempre entra pelo meio de campo e geralmente se perde. Eu penso que bom treinador, quando assume um clube, conversa com os atletas, passa a saber as principais características de cada um, onde eles gostam de jogar, e onde eles rendem mais, a partir daí, faz o simples amigo! Faz o fácil e o correto meu fi….

    ACORDA MILITO INVENTOR/RETRANCA. TIMES OFENSIVOS, SÃO O BOTAFOGO E O FLAMENGO, PARA VENCER ESSES DOIS, É PRECISO JOGAR COMO ELES….

    Outra coisa! Hulk parece estar mal fisicamente, não corre, não dribla, não marca. Só reclama, precisa se dedicar novamente……. Foi assim que ele nos conquistou! Acorda Hulk….

    Eu gostaria de saber, por que o Galo joga de forma tão lenta, principalmente fora de casa. Na minha visão, jogar assim contra Botafogo e Flamengo, é pedir para ser goleado!

    REPITO!

    Para vencer esses dois times, é preciso jogar em velocidade, marcar pressão tempo todo, time ligado…..

  2. Bom dia Mestre Eduardo e ami GALOs
    Hoje mesmo com time reserva estarei no estádio para prestigiar o nosso time e espero junto como todos Atleticanos que possamos vencer e convencer mesmo com time reserva que é bem melhor que o genérico

  3. Nem lembrava mais do Brasileirão mas, lá vamos nós jogar contra o futuro rebaixado que nos tirou pontos em casa… eita GALO que gosta de ajudar os fraquinhos, com todo o respeito pelo chará goianiense… hoje não interessa quem vai jogar, pode ser os reservas dos reservas e a obrigação de vitória é toda nossa contra o lanterna.

    OBS.: contar com a decência de juizes e nos dias de hoje do VAR em jogo que o urubu é mandante e numa final, é pedir muito… bando de fdp´s e ponto!!!

  4. Bom dia xará e amigalos.

    Em se tratando de GALO isso é que dá medo quando o adversário está nessa situação: “O Goianiense está com um pé e quase todo o outro na segundona do próximo ano”. Sigamos….

  5. Esses jogadores (somente eles) tem que ver esse video do Mauro cesar, com todos os comentários, se armarem de brio e lutarem para ganhar a Copa do Brasil e Libertadores.

  6. Bom dia!! Ontem vi o jogo do Botafogo, podem entregar a faixa de campeão Brasileiro ao Botafogo e o Galo para ser campeão da Libertadores vai ter que jogar demais.
    O time da encaixado, bem treinado e rápido demais, toda hora fazem uma transição rápida com 6 jogadores em bloco no ataque, passou o trator no Vasco sem dó.
    Estamos a 2 jogos da glória eterna e temos chance, MAS A NOSSA CHANCE É SE CONSEGUIR JOGAR COMO JOGAMOS QUANDO ELIMINAMOS O FLUMINENSE ESSA É NOSSA ÚNICA CHANCE PARA PASSAR DE Flamengo e Botafogo.
    Deem uma olhada no time do Botafogo: https://www.youtube.com/watch?v=9Yq_-cRVrc4

    1. Meu caro amigo de espaço
      “Jogo é jogado lambari é pescado”
      “Quem morre de véspera é peru”
      “Enquanto tiver bambu tem flecha”

      Como assim o botafogo já é campeão? Escolhe ai um dos ditados

      1. Meu caro amiGalo de espaço, você não entendeu direito, disse que o Botafogo já é campeão Brasileiro e na minha opinião já é mesmo, a Libertadores é outro papo mas para o Galo ganhar tem que jogar igual jogou contra Fluminense e River Plate pois o time deles é muito bom.
        Acredito no Galo mas qual Galo vai entrar em campo???????
        São duas pedreiras que vai depender demais de qual Galo vai entrar em campo, tomara que dê tudo certo estarei na torcida saudações

  7. Não acho que devemos poupar todo mundo, ainda não ganhamos nada e a vaga do eventual G8 seria um prêmio de consolação, além de tomar a vaga do cruzerim que está na oitava posição há várias rodadas e nosso time reserva insiste em não ultrapassar. Se fizer o resultado usa as cinco substituições para poupar, mas não antes disso.

  8. Bom dia.

    Hoje é dia de colocar o Zaracho.
    Com ele em boa forma, mais o Deyverson e o Veras, o GALO fica bem encorpado para enfrentar o foguinho.

    Quanto ao lance do pênalti no Hulk, você nota que o tal Michel vai direto no corpo do Hulk, deslocando o mesmo, que já tinha subido para cabecear.

    Abraço.

  9. Bom dia,

    A escalação do Rubens para a viagem demonstra sua substituição para o próximo jogo, teremos o Zaracho como meia, espero que isso deixe nosso time mais agudo.
    Vimos também que o Saravia é uma boa opção para melhorar o ataque.
    Esse jogo contra o Atlético-GO tem uma importância muito grande, uma vitória pode nos recolocar na 9ª colocação, temos que chegarmos pelo menos na 7ª para garantir a vaga na Libertadores, não dá para contar com favas ainda não apanhadas.
    Lembrando que nesse momento o G8 já está garantido para Libertadores 2025.
    Para hoje o provável time pode ser um time forte e que represente muito bem o nosso Galo.
    sendo para mim o seguinte, Gabriel Delfin, Saravia, Fucks, Igor Gomes, Rubens, Fausto Vera, Paulo Vitor, Igor Gomes, Bernard, Alisson e Deyverson.
    Podendo revezar entre Bernard e Zaracho para condicionamento físico ou colocar o Zaracho no lugar do Paulo Vítor.
    Vamos torcer sem esquecer de domingo.
    Boa quarta feira a todos!

    1. Bom dia, com a devida vênia, um time que tem Paulo Vitor, Igor Gomes e Bernard jogando juntos, não é um time forte. Minha opinião. Abraço

  10. O ATLÉTICO GOIANIENSE:

    O Dragão é o lanterna do BR24 com 22 pontos (5V 7E 19d), 23% de aproveitamento e 99% de chances de ser rebaixado…

    Como bons atleticanos que são a Torcida deve se fazer presente no Estádio Antônio Accioly, o Castelo do Dragão, para 12 mil espectadores, e entoar o “Eu Acredito” para levantar o moral da rapaziada que anda de crista baixa…

    O Goianiense é o pior mandante, o terceiro pior visitante, a segunda pior defesa (- 50) e o pior ataque (+ 23)…

    O Time vai ser dirigido pelo interino Anderson Gomes que assumiu depois da queda de Umberto Louzer, aquele mesmo que dirigiu o csa/bh…

    O provável 4-3-3 do interino pode ser:

    Ronaldo;

    Maguinho, Luiz Felipe, Alix Vinícius e Guilherme Romão;

    Gonzalo Freitas, Baralhas e Shaylon;

    Alejo Cruz, Derek e Luiz Fernando…

    O Estádio Antônio Accioly, o Castelo do Dragão, está com o gramado em excelentes condições, embora possa ocorrer chuvas e aí é que tá…

    De resto, observar que o Goianiense se transformou em SAF própria em junho do corrente ano e sem dívidas o Clube aguarda investidores para assumir de fato e de direito a nova Sociedade Anônima do Futebol do Dragão…

    1. Padre Torga tinha razão: De ilusão também se vive. Copa do Brasil já foi pras cucuias. É focar na final da Liberdade que pode ser o nosso livramento!

      1. Segundo o Pablo de Oliveira (comentário logo acima) o Botafogo já é o Campeão da Libertadores. Então, deem as mãos e comemorem! Eu os felicito!

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 31/38 – Atlético-GO (fora) – É o lanterna e já rebaixado.
    Mas, perdemos 02 pontos pro Dragão em casa. Verdade que o Galo estava lascado pelos desfalques da Copa América, suspensões e contusões. Mas, quem entrou, jogou mal e o resultado foi péssimo.

    Após a triste derrota de 3×1 pela Copa do Brasil e com o Botafogo “voando”, fica a desconfiança e o medo.

    Será que ficaremos fora da Liberta/25? Seria trágico e frustrante.

    Uma vitória hoje pode dar esperança aos apreensivos corações atleticanos.

    Nossos pontos perdidos: 24(casa) e 25 (fora), num total de 90 /114 pontos disputados. Só 10 vitórias, em 30 jogos, é pouco demais, Gaaloôô!

  12. Bom dia, Atleticanos. Diego era o segundo goleiro e o Bruno era o terceiro do Galo em 2005. Danrlei era o titular e foi suspenso após briga com Tevez, jogador do Corinthians, em jogo no Mineirão. Diego estava jogando o mundial sub 20 com a seleção da cbf e Bruno entrou num jogo contra o Inter em Porto Alegre e foi muito bem. O resto é história. Mas o que importa é hj (e domingo). Boa oportunidade pra galera que não vem jogando, mostrar serviço. Apostaria num time ofensivo, com Delfim, Saravia, Rabello e Fuchs; Paulo Vitor e Vera; Alisson, Zaracho (precisa de ritmo) e Palacios; Vargas e Deyverson. Vamos q vamos! SAN

    1. Pelo amor de Deus, parei no Paulo Vítor. Essa cara é horroroso, deve ser fruto do famoso Q.I (quem indica) dominante na base! Lento, afobado, distraido, já tomamos mais de um gol na conta dele. Entra com o Otávio mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *