Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reminiscências e memória seletiva

Queria hoje me ater, exclusivamente, no ambiente do dia seguinte e as ruas da Cidade do Galo. Mas a cretinice me sugere uma variável, embora seja de domínio público, só ignorado pelos mesmos falsos moralistas que – em função desse desvio de caráter – tem assento em programas de rede e vomitam seu ódio e inveja para todo o Brasil. Antes de seguir, reafirmando que não assisto na tv a promiscuidade desses torcedores dissimulados de comentaristas, acabo contaminado pela pilha que alguns amiGalos entram na provocação desses caça cliques.

Minha primeira consideração é que, diferente desses canalhas, aqui eu brigo e defendo o meu time do coração. Nunca posei de isentão, o que sequer existe no nosso meio e até nos caras que apitam jogos, por isso o futebol nacional não tem freio nessa decadência. E essa situação não terá fim enquanto essa corja, hoje liderada por ednaldo e seu seu meme amestrado, sucedâneo de Caboclo, que substituiu Del Nero, que completou o reinado de Marin – conhecido também por Zé das Medalhas -, indicado pelo seu antecessor Teixeira.  Todos os cinco afastados – o atual se sustenta e convive com efeito de liminar – são responsáveis pela situação humilhante por que passa o futebol no Brasil. Reféns da televisão e agora das BETs, que entrou no país pelas mãos de um ex-jogador do time mais beneficiado com tanta maracutaia.

Dito isso, o que me estimulou a voltar a esse assunto – conhecido e reconhecido – é que nossa classificação em cima do São Paulo incomodou demais o eixo, notadamente o braço paulista. Sim, o tricolor que já em 1977 superou ao Galo sabemos muito bem como. Penalidade não assinalada na decisão, pelo juiz em campo; partida que não contamos com o Reinaldo, suspenso – convenientemente – pelos juízes de toga. Lembrando que esse time paulista tem sido um cordeirinho freguês do nosso Galo. Ah! Também que pelo Brasileiro, aqui na nossa casa, o pitizento treinador quase quebra o painel de entrevista ao final da partida. Mal perdedor. Nem entro na entrevista desse sujeito depois do jogo. Babaca!

No empate, que assegurou a vaga, já que vencemos o adversário no seu Morumbi – que de tanto sacode do Galo agora assina bis – houve um lance antes da primeira metade do primeiro tempo que gerou cartão amarelo ao Alonso. Cartão bem aplicado, mas os mansos e acostumados com as benesses oficiais, queriam a expulsão. Vi e revi o lance, que como querem os cretinos, totalmente diferente da partida recente entre Galo e Grêmio. Tanto que até entre eles, a reclamação não foi unanime, servindo tão e somente para justificar o choro de quem sempre se beneficiou com a ajuda da mãozinha amiga dos interesses escusos à paridade entre os concorrentes.

Se fosse estender ainda sobre o mesmo jogo, como já registrei ontem, não gostei da arbitragem. Afinou em expulsar o Rato, fez vista grossa em lances iguais e com interpretação divergente, como em laterais e faltas. Também em momentos de reiniciar com bola ao chão e paralisação da partida por suposta contusão ou dissimulação. Impediu a cobrança de falta, terminando o primeiro tempo. Covardes! Covardes! Covardes! Quem chamo de covarde? Desde juízes, no campo e no stjd; comentaristas/torcedores; rede esgoto de televisão, direção da cbf e toda essa gente que deveria zelar pela moralidade do esporte, que um dia o Brasil já foi o melhor do mundo. Perdeu essa posição por culpa e responsabilidade desses atores que comandam e dirigem nossas competições.

Para fechar, sem mencionar nomes, pergunto sobre alguns fatos históricos que esses cínicos malandros fingem ignorar. O que pensam sobre a final de 1977, mencionada acima frente ao mesmo São Paulo? E da arbitragem do Aragão e seu bandeira Rosa Martins na decisão que presenteou o flamídia com sua primeira conquista? E o jogo do Serra Dourada, pela Libertadores, decidido pelo Wright? E em 1999, por um juiz mineiro que agora se arvora em comentarista de arbitragem a favor do Corinthians? E aquela decisão de vaga na Copa do Brasil com o Botafogo, onde outro agora comentarista acovardou e não marcou penalidade no minuto final do confronto? E no Brasileiro de 2012, quando lances idênticos – jogo a jogo – tinham interpretações diferentes a favor do fluminenC e contra o Galo? Tem muito mais ao longo dos tempos que nos dias de hoje vem se repetindo no apito de Daronco, Claus – que parece querer se redimir -, Sampaios, Lima, Zé Pereira de PE, Abade que tentou abater o Galo mas não conseguiu. O que esses caras isentões disseram ou dizem sobre esses fatos? Nada! Nada! Nada! Imparciais coisa nenhuma.  Então, sem qualquer respeito a esses indigentes de opinião e que se valem do espaço e interesse dos poderosos, vão todos se phu…!

*fotos:  1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) UAI/EM

17 thoughts to “Reminiscências e memória seletiva”

  1. Boa tarde!
    Assino embaixo,cada vírgula,cada ponto, tudo, tudo, tudo.
    CANALHAS!!! Isso é o que esses caras do eixo são.
    Não ouço nadica de nada que esses BOÇAIS falam.
    Saudações Alvinegras!

  2. Bom dia Eduardo! Como sou seu contemporâneo vamos lembrar de mais dois casos. O gol do Reinaldo na semifinal contra o Coritiba que entrou mais de um metro e o Arnaldo César Coelho não validou, e é claro o segundo gol do Flalixo marcado pelo irmão Sampaio, o mais velho da quadrilha. Por isso não ganhamos e não ganharemos mais nada a nível mundial. Desde que o Havelange tomou posse na CBF, aquilo virou um antro, patrocinado pelo interesse da rede Lixo, defendendo em primeiro lugar o interesse do queridinho e depois do eixo Rio-SP. E acham que estão fazendo algum bem só futebol. E faço coro com o Galo Roberto. O que esse ex-juiz mais venal que há existiu, fã, de comentarista na Rádio dele? Toma vergonha Menin….

  3. Passando aqui apenas pra dar minha versão do que vi e interpretei do jogo de quinta contra o SPFC; fomos sim ligeiramente superiores ao adversário, tudo graças ao Hulk, e só não vencemos também graças ao responsável de quase sempre, Paulinho. Quando digo ligeiramente superiores quero citar duas peças que foram muito mal no jogo, Scarpa e Paulinho, de alguma forma contribuem pra decidir jogos hora ou outra. Bernard e Arana, é muito nome e pouquíssima produtividade, ou nenhuma! Tenho convicção que a contusão do Otávio foi benéfica pro time, ganhamos em tudo, qualidade e força na cabeça de área e vigor na zaga com o Fuchs. Everson monstro!!!

  4. Bom dia!
    E tem youtuber do Galo que gosta de repercutir o que o “crack neto diz” ah, vão se fu…
    Não me interessa nem um pouco o que esses pseudo comentaristas pensam ou falam. Bandidos! Lixos! Espero estar vivo pra ver o fechamento da globolixo.
    Ô Menin! O que é que esse juiz ladrão ainda faz comentando na sua “rádia”?

  5. Assino com vc caro temporão. Se me permite,faltou um dos responsáveis por nos parar no apito. O Luís Carlos Felix _ finado _ num 28/07/85 fez vista turva_ooopsss…grossa_ na bola em q o Gomes mandou contra a sua meta e q entrou foi muito. Detalhe: se ela passa, o REInaldo estava livre para encaçapa-la nos colocando na final. Mais um ESQUADRÃO ALVINEGRO q foi parado por essa gente;nenhum desses beiço bambo lembra,mas o Atleticano jamais esquece . Já os aficionados da bola viva, nem perco meu tempo, que falem para as paredes,penso q até elas em algum momento lhes dão as costas…
    Sigamos!
    Praaaaaaaaaá ciiiimmmmmaaa…
    Vaammmoooss! GALO
    Saudações Atleticanas

  6. Tem um coisa que detesto é ser tratado como idiota. Vem o Hulck defender o Bernard afirmando que ” ele está dando o seu melhor”. O melhor é isto: 13 jogos: ZERO ASSISTÊNCIA, ZERO GOLS. E o número de passes errados? E as disputas de bola, que ele perde TODAS. Me ajuda aí né Hulck. E este Anemia nas pernas custa mais de um milhão por mês. Tem de ser cobrado sim. Bernard HOJE é um peso morto no time do Galo. Tem de ir para o banco, ou para a galeria do time Campeão da Libertadores há quatorze anos. Se o Bernard é atleticano mesmo faz um rescisão amigável do contrato e venha para a torcida junto com Tarderlli, Patrick, Jô e tantos ex-jogadores que passaram pelo Galo.

    1. Boa tarde! Espero/aguardo,o dia que o treinador Pardal, coloque o Scarpa na sua verdadeira posição (Meia), assim que sabe o Bernard, apresente futebol que nos conversa. Com a ressalva, que para jogarem como Meias, temos que ter 2 volantes marcadores.

  7. Bom dia Prezado Eduardo e Massa Atleticana.

    Como sempre você foi cirúrgico. Assino em baixo em tudo.

    Naquela decisão de 1977 com o jogo em fevereiro de 1978 eu estava aí em BH. A decisão de 1980 foi no dia do nascimento do meu filho primogênito. No primeiro jogo numa quarta feira eu estava aí em BH e fui assistir o 1° jogo e ganhamos de 1 a 0 gol do Cerezzo. Foi sensacional, emocionante.

    Nós éramos para ser o maior ganhador de títulos mas o sistema não deixa. Hoje quando assisto jogo coloco a TV em modo MUDO, não aguento a turma de torcedores. Ótimo fim de semana para todos.

    É isso, aqui é Galooo Mineiro em Volta Redonda-RJ.

  8. Salve Massa e Guru

    Ávila meu caro! Existem dois ditados para esta ocasião:
    “Não adianta rezar pra defunto que não presta”
    “Antes ouvir merda do que ser surdo”
    Deixa disto, gastar energia com este pessoal? Vamos falar do que realmente importa que é a recuperação da torcida no time, o que pode ser comprovado na suas andanças na cidade.
    Sabemos como as coisas funcionam e como o Galo é usado pela mídia e infelizmente até alguns yuotubers nossos, em busca de holofotes.
    Nesta semana foi noticiado que o Flamerda está com problemas financeiros e os Gambás bateram a casa de 2, 3 bilhões de dívida. VC acha que estes vagabundos vão divulgar e explorar estas notícias?
    Vamos ganhar o campeonato carioca e passar o carro nesta turma.
    Então meu caro. Relaxa!!!!!

    1. Bom dia xará e amigalos! E o Márcio Resende de Freitas que antes do apito final contra o São Paulo dizia que o jogo não tinha acabado e parecia que o VAR estava revisando uma falta do Everson no jogador do São Paulo. Esse juizeco torceu pra ser marcada uma penalidade no apagar das luzes mas não deu. Deu GALO.

      1. Caro, nem soube disso, mas me divirto. Quem fez isso? Ah! Tendi, aquele de 1999, que insiste em dizer que não errou. Realmente, não errou. Missão ….

  9. Bom dia.

    Não vou me stressar falando dessa gente.

    Eu tive uma semana bem complicada e não vou me irritar, vou é comemorar.

    Vi pela TV, os melhores momentos do jogo e não posso deixar de elogiar o Everson, pela segurança que passou a equipe durante o jogo e da comemoração junto a torcida no apito final.

    Eu temi muito pelos jogadores que estavam em seleções, e coincidentemente TODOS eles foram titulares nos respectivos jogos, atuando praticamente o tempo todo e, em menos de 48 horas, estavam disputando mais uma decisão importantíssima para o nosso GALO.
    Menos um, é claro, que é o nosso NPC,(Não Podemos Contar), que não entendo muito o porquê, ainda desperta simpatia em vários torcedores.

    Grande abraço.

  10. Bom dia, Atleticanos! Deixe que chorem, meu caro! Qto mais choram, mais rio! Em 1991, semi final do brasileiro, eu tava no Mineirão qdo Mário Tilico fez gol impedido e qdo o juiz não deu pênalti claro do Ricardo Rocha no Edu Lima. Nesse dia, nenhum desses chorou. Deixe que chorem hj, eqto rimos. GALO SEMPRE! SAN

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Caro Ávila, não se apoquente, enquanto os cães ladram a caravana passa. Deixem que digam, que pensem e que falem, deixa isto prá lá Aqui é galo que incomoda muita gente!
    Bora ser campeão das copas brasil e libertadores.
    Hoje e sempre, galo!!!

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Eu vejo a atual situação como alvissareira e desafiadora. Para a mídia o Galo é o azarao. Querem uma final entre Flamengo X Vasco, ou Flamengo X Corinthians. Então cabe ao Galo preparar o lombo. Vai ter de vencer arbitragem e a probabilidade de que vai decidir os jogos na casa do adversário. A conferir! Então é JOGAR BOLA e superar os elementos adversos. Além dos títulos tem muita grana em jogo. Quem passar das semifinais da Copa do Brasil já garante 31 milhões na conta. Pode chegar a 71 milhões em caso de título. Foco nas copas, sem se descuidar do Brasileiro. Contra o Bahia é hora de usar o.jogo como preparação para o jogo com o Fluminense. Testar o Scarpa no meio e o Palácios na direita. Escalar Fausto Vera. Agora, Deyverson e Kadu e o Anemia nas pernas não, mil vezes não! Melhor dar chance para Kardec, Igor Gomes ou qualquer um!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *