Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vai pra cima deles, Galo!

E hoje, pela Libertadores, será dia de clássico doméstico. O Galo tem jogo no final e no meio de semana, seja por este torneio continental ou pelos dois nacionais. Estamos envolvidos em três frentes – Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil – com sede, fome e vontade de ganhar todas elas. Ano passado, vencemos duas e chegamos às semifinais da outra, condição que nos credencia a sonhar e ter esse apetite Atleticano de grandes conquistas.

O elenco é praticamente o mesmo, saíram poucos e aquele que vinha sendo chorado como o maior desfalque voltou. Junior Alonso, o xerife da defesa e do time, capitão que levantou as taças do ano passado, já mostrou a que veio. Eficiente no sistema defensivo, foi decisivo nas estreias da Libertadores e do Brasileiro. Foram dele as assistências para os gols de Tchê Tchê e Hulk, frente ao Tolima e Internacional. Bendita e santa essa cabeça do paraguaio, que tanto defende quanto coloca companheiro na cara do gol.

E os números, caríssimas e caríssimos, neste ano da graça de 2022. Última temporada de espetáculo no nosso salão de festas, afinal ano que vem, na nossa casa própria vamos fazer adversário tremer. Se um time menor de Minas se notabilizava pela tremedeira, a nova Arena promete fazer todos sentirem o peso da Massa. Aguardem!

Sob o comando do Mohamed, já levantamos dois troféus na temporada. A Supercopa, aquela que a tv e a cbf armaram o circo, mas esqueceram do palco. O picadeiro, ao invés dos palhaços, foi dominado por guerreiros que mataram o urubu e desmontaram a armação. Neste ano já foram 17 partidas, sendo 14 pelo mineiro e uma para cada outra competição. Supercopa, Libertadores e Brasileiro. Vencemos 14 delas, apenas dois empates e uma derrota. Aproveitamento geral de 86%. Números espetaculares.

E é nessa onda, surfando nas estatísticas dos dois anos – 21/22 – que embalo o meu e o nosso sonho. Mohamed, nascido na Argentina e com ascendência sírio-libanesa, mineiramente vem conquistando a confiança do Atleticano. Ontem, ao longo do dia, ouvi de dois parceiros se rendendo ao El Turco. Ambos, até então, ferrenhos do nosso comandante não pouparam elogios ao treinador. Eu mesmo, recentemente, fiz considerações e cobranças, porém revi e comemoro o aproveitamento e campanha do Galo. Sei que, em caso de resultados indesejados, vamos todos desabafar. Essa é a magia do futebol.

Hoje, no Mineirão, mais uma vez lotado e contando com a força da Massa, é dia de vai pra cima deles, Galo. Tenho, coluna a coluna, arriscado a escalação do Galo. Nunca acerto, nas duas últimas então errei metade das opções do treinador. Vou dar aqui meu chute e aguardar as manifestações dos amiGalos que frequentam esse espaço. Acho que ninguém vai acertar, nem blogueiro.

Vamos lá. Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Keno e Hulk. Acredito em quatro erros, sem arriscar onde. El Turco é surpreendente, mas segue tendo meu apoio e minha confiança. Que venha o kuei!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Vai pra cima deles, Galo!”

  1. Empate com gosto amargo e vergonhoso com gol impedido. El Turco foi muto mal hoje. E podem sumir com esse Godin. O cara é horroroso.
    Nacho jogou bem no segundo tempo. Mas dá até desânimo quando ele vai cobrar um escanteio. A gente sabe que não vai dar em nada.
    Mais uma vez Zaracho sai pra ficar o Nacho.

  2. Aí El Burro tira o Nathan, jogador mais novo e deixa o péssimo, horroroso Godin. Ah, se fosse o Réver a tomar um come daquele que levou Godin…a propósito Réver é muito mais jogador que qualquer um da defesa.

  3. Fim de primeiro tempo. Jogo horrível. Todos os jogadores péssimos. Nacho, a ameba de sempre. Hulk, muito displicente. Bota ponta, Telê!

  4. boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. hoje é 13 e 13 é galooo. raça e vontade de ganhar. não será um jogo fácil aliás não a jogos fácil na libertadores. que nosso melhor jogador Hulk e companhia brilha no salão de festas. galo 2×0.vai galoooooooo.

  5. Boa tarde.
    O jogo é jogado,lambada é pescado….
    Seguindo o raciocínio do Turco,ele vai de :
    Everson;Mariano,Godin,Alonso e Arana;
    Alan,Jair e Nacho;Sava,Hulk e Vargas.
    Vai Galo.

  6. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    SIGO O RELATOR E CONCORDO COM ESSA ESCALAÇÃO.
    É O QUE TEMOS DE MELHOR.
    ESTAMOS NO BRASIL E NÃO NA EUROPA , O PREÇO DOS INGRESSOS PRECISAM SER BRASILEIROS E NÃO EUROPEUS.
    “”ESSE TAL DE ANDRÉ CURY PARECE SER O VERDADEIRO DONO DO FUTEBOL MINEIRO””.
    OS TIMES ESTÃO FALIDOS , MAS O TAL DO ANDRÉ CURY , FICA CADA DIA MAIS MILIONÁRIO E CREDOR DOS CLUBES.
    MUITO ESTRANHO ISSO.

  7. Bom dia a todos. P mim o que importa são os 3 pontos. Pra cima deles galo. Concordo c o amigalo, que disse que ele deve aproveitar usar o máximo de gringo na libertadores, pois não há limites e fazer o time rodar descansando alguns titulares brazucas.

  8. Bom dia! A partida de hoje tem tudo para ser fácil, porque o América vive uma fase ruim e o Time Atleticano tem se mostrado muito eficiente. Mas, futebol não é uma “ciência exata”, então, não será surpresa se o combalido time americano tentar esboçar uma reação e resistência, jogando por uma bola e “estacionando um ônibus” em frente a sua área. Não acredito em “trocação”, porque se assim for, a melhor condição técnica do Atlético ficará ainda mais evidente e o placar poderá ser bem dilatado. Diante disso, cabe ao Galo jogar com paciência para desmanchar a provável retranca, marcando alto, pressionando a saída de bola para forçar o erro do adversário e, ainda, transformar em gols as oportunidades criadas. Particularmente, na Libertadores não gosto dos confrontos regionais (Brasil x Brasil) porque são confrontos mais parelhos, mas, qualquer um que entenda minimamente de futebol apostará suas fichas em uma vitória do Galo, portanto, caberá ao Time escalado por “El Turco”, seja qual for, demonstrar a sua superioridade dentro de campo com uma vitória (não importando o placar!).

  9. “Não há problema em mudar de opinião; desde que seja para melhor” (Winston Churchill). O jogo de hoje serve apenas para cumprir o protocolo e qualquer resultado que não seja a vitória do Galão da Massa será, para mim, uma enorme surpresa. Aliás, quando o adversário é o Coelhinho Pompom, o tal Micróbio Verde (pode ser o Rato que Ruge, também) eu nem me preocupo. São favas contadas!

  10. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Hoje é dia de somar mais 3 pontos no lombo do Kuei
    Cada um com seus problemas. E hoje eles tem um problemão para resolver.
    Hulk e cia vão pra cima deles
    Bica Bicudo
    Aqui é Galo porra.

  11. Bom dia!
    Acho que El Turco vai encher o time de estrangeiros.
    Deve entrar com:
    Everson
    Mariano
    Godin
    Alonso
    Arana
    Alan
    Zaracho
    Nacho
    Savarino
    Hulk
    Keno
    Galo 5×0 kuei

  12. Bom dia a todos!

    Que o Galo jogue o que sabe hoje, pois a consequência disso será mais uma grande vitória! Temos que seguir com a mesma humildade do ano passado, sem qualquer arrogância ou vaidade.

    Acredito que o Turco vai entrar com uma quantidade maior de gringos hoje: Imagino que Alonso, Godin, Zaracho, Nacho e talvez Vargas ou Savarino. Esse “rodízio” entre os jogadores estrangeiros na Libertadores que não tem limitação me parece bem interessante e acho que deveria ser aproveitado ao máximo.

    Eduardo, gostaria de sugerir, se me permite, que trate a Supercopa com menos peso. Se foi criado um circo ou não, o que importa é que quem ganhou foi o Galo e já é parte da história, ninguém tira mais. Temos que valorizá-la, assim como qualquer título. Os outros é que corram atrás. Daqui em diante, os nossos rivais só vão poder comemorar o troféu “Jogou de igual pra igual com o Galo!”

    Ps: não gosto muito de acompanhar esses campeonatos europeus, pra mim o que importa é só o Galo. Mas ontem fiquei de olho no jogo da Champions, pois dali sairá nosso possível adversário no Mundial. Tava torcendo pro Chelsea, por ser mais acessível do que o Real. Mas ganhar em cima do Real será melhor ainda.

  13. Bom dia a todos!
    Hoje será mais um jogo difícil neste início de caminhada do Galo rumo a Glória Eterna em 2022. O time do América, embora tenha mudado de treinador, tem bons jogadores e costuma dificultar as coisas para o Galo.
    Meu palpite para a escalação do time passará por Éverson, Mariano, Natan, Alonso e Arana, Allan e Jair, Zaracho, Nacho, Vargas e Hulk.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  14. Bom dia, prezados Atleticanos

    O Coelho tem sido nosso freguês, mesmo quando estava com o time certinho.

    Agora desandou. Derrotas pro Del Valle na Libertadores e pro Avaí no Brasileirão derrubaram o técnico. Ruim com ele, pior sem ele. Vai faltar confiança aos jogadores deles.

    O Galo, que tá “voando” em campo, não tem nada a ver com isso. Cada um com seus problemas.

    Esperamos uma boa vitória destes jogadores espetaculares comandados por um super-herói craque de bola, carismático, decisivo, humilde, inteligente, goleador e ídolo: “O Incrível Hulk”. Vencer em casa, Gaaloôôô!

  15. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Time do América:

    Na estreia na Libertadores, pelo mesmo Grupo D do Atlético, o América perdeu em casa na semana passada por 0 a 2 para o Independiente del Valle, do Equador, em jogo que fez um 1ºT até razoável e um 2ºT ruim.

    Na estreia do Brasileirão, no domingo, o Coelho perdeu (1 a 0) para o Avaí em Santa Catarina em partida fraca da equipe que teve dois jogadores expulsos por cabeça quente.

    Os resultados ruins levaram o treinador Marquinhos Santos, após a partida de domingo, a acertar a rescisão contratual para deixar o América.

    Para o jogo contra o Atlético o time será dirigido pelo auxiliar técnico fixo do Clube, Diogo Giacomini; ontem houve acerto contratual com Wagner Mancini, o novo treinador, que não irá dirigir a equipe contra o Atlético.

    Para logo mais o Coelho terá desfalques (Wellington Paulista, Berrío, Eduardo e Jorie) e dúvidas (Éder e Lucas Kal).

    O provável América (4-3-3):

    Jailson;

    Patric, Conti (Éder), Maidana e Marlon;

    Juninho, Lucas Kal (???) e Alê;

    Everaldo, Pedrinho e Paulinho Bóia (Juninho Valoura).

    O América atual apresenta dois problemas recorrentes: um ataque que marca poucos gols e um meio-campo pouco criativo.

    No confronto, o Atlético é o favorito da partida. Nas duas temporadas anteriores o Coelho até chegou a fazer bons jogos contra o Galo, ao contrário da temporada atual na qual o time não foi páreo para o Atlético na fase classificatória do Mineiro (2 a 0 Galo).

    Aliás, o América sequer avançou às semifinais do Mineiro e do Torneio Inconfidência, tendo participação muito aquém em ambas as campanhas do Regional.

    Em suma, o Atlético tem tudo para vencer o América e buscar a melhor campanha na Fase de Grupos e com isso complicar de vez o Coelho na sua primeira participação na Libertadores.

    A ver no jogo jogado…

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não vou apostar no resultado, quero os 3 pontos. Sigo o relator!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *