Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Para manter a liderança

Em busca da quinta vitória consecutiva e da manutenção do aproveitamento de 100% no Campeonato Mineiro, o Galo seguiu para Governador Valadares com duas alterações no time principal.  Após o retorno à equipe e calar a boca de muito “corneteiro” com atuações impecáveis, o capitão Leonardo Silva será preservado em função dos próximos jogos e da estreia na Copa Liberadores da América. O equatoriano Cazares foi escolhido para dar lugar a Robinho, totalmente recuperado da lesão sofrida na Seleção Brasileira. As demais peças da equipe serão as mesmas que venceram e convenceram frente à Tombense e superaram — com folga — o Uberlândia e o Coelho. Contra o América de Teófilo Otoni, reitero, o Galo fez sua pior partida na temporada.

Faço tais considerações a fim de mostrar aos Torcedores e, principalmente, à comissão técnica e aos jogadores sobre a necessidade de uma vitória convincente na tarde de hoje, no interior mineiro. Semana próxima, conforme já anunciado pelo treinador, o time desembarcará em Chapecó com formação alternativa. A intenção é preservar os titulares, para um bom início na competição mais importante da temporada — esta é nossa quinta participação consecutiva na Copa Libertadores. Faltando menos de duas semanas para a primeira partida da fase de grupos, os jogadores que o clube tem à disposição são exatamente os que vêm atuando. Victor e Luan, em fase de transição, dificilmente estarão liberados para esse compromisso. Uma possível contratação (tão aguardada pelo Atleticano) teria em seu desfavor a exiguidade de tempo.

Considerando as formações alternativas contra o Democrata de Valadares e a Chapecoense, o Galo fechará a fase de preparação — com os titulares — em casa, com o Villa Nova. Vencendo os adversários domésticos, asseguraremos, ao que tudo indica, a primeira colocação e a vantagem na fase de mata-mata do torneio mineiro. Avancemos em busca de mais um título regional, pois, apesar da desvalorização por parte do Torcedor, o troféu consolida nossa condição de time mais vezes campeão de Minas Gerais.

Cazares demonstrou confiança na recuperação de seu melhor momento e das conquistas da equipe, apesar de ter sentido perder a posição. O equatoriano pode e vai render ainda muito mais. Nada sei de vida pessoal, mas talvez fosse o caso (como ocorre com outros jogadores que saíram daqui e foram atuar no exterior) de trazer sua família para perto e possibilitar ao atleta apoio e convívio que reflitam no trabalho e na produtividade. Todos reconhecem que ele é um craque, muito novo, sim, e o assédio é sempre prejudicial. Em forma, seria uma deliciosa dor de cabeça para o treinador e agregaria à confiança dos Torcedores.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

A ausência de Leonardo Silva, insisto, tem a intenção de dar descanso ao defensor — no período, irá fazer trabalhos regenerativos. Em seu lugar, Felipe Santana garante a oportunidade de apagar a má impressão deixada nos primeiros jogos, especialmente na partida doméstica pela Primeira Liga. Nossa única derrota na temporada nasceu de sua falha grotesca. Lembremos que ele chegou como solução para os problemas do setor. Se der a volta por cima, de modo a mostrar a qualidade anunciada na contratação, o Torcedor pode até rever a cobrança pela contratação de mais um zagueiro. Caso contrário, entra na lista dos “Conceições” recentes. Cabe ao Felipe Santana, assim, provar à diretoria a validade quanto à sua contratação.

No banco, de opção imediata, estará Jesiel, defendido por muitos como o melhor nome para a posição. Teve, inclusive, o aval do último ídolo que atuou no setor, o zagueiro Jemerson. Antes de se transferir, o ex-jogador anunciou que seria Jesiel, entre os jovens da base, seu substituto.

Pra cima deles, Galo! O Democrata até agora venceu apenas uma partida nas quatro rodadas (a anterior), enquanto nós vencemos todos os jogos. Que seja mantido o aproveitamento 100%!

9 thoughts to “Para manter a liderança”

  1. Os atleticanos vão me desculpar, mas o futebol que o nosso time está hoje é para ficar no meio de tabela do BR17. O treinador vai ter que fazer milagre tático para salvar o ano. E se a política permitir, o Galo já poderia pensar em 2018. Galo +!

  2. Acho que nem o gramado ruim de GV vai impedir o Galo de uma goleada contra o pior time do Mineiro. Mas tenho uma observação a fazer. O Roger vai tirar o Cazares pra por o Robinho de armador, porém o próprio Robinho disse que prefere jogar como atacante. Na última convocação pra Seleção da CBF o Tite elogiou muito o Robinho pelo poder de finalização que ele adquiriu. O Roger esta tirando do ataque o artilheiro da temporada 2016. Será que não seria melhor manter o Robinho na dele e deixar o Cazares mais um tempo? Ou, tirar o Cazares e colocar o Otero como meia?

  3. Espero uma grande vitória em mais um treino de luxo.
    Fomos muito privilegiados com o calendário esse ano, ter escapado dessa guerra da pré Libertadores é tudo que o Roger e o Galo precisavam.
    Temos ainda todo o mês de Março para deixar a equipe preparada para as decisões e maratona do mês de Abril.
    Até lá vamos ter vários treinos de luxo, e a partida importante contra o Godoy Cruz.
    O importante é não perder jogador para o DM e chegar em Abril inteiro, com o time completo, com os jogadores entrosados e condicionados ,preparados para os jogos de alta performance.
    Confio no Roger, Confio no Carlinhos Neves, confio no time Titular e vamo que vamo!!
    Como o Robinho adora fazer gol em time pequeno 5×0 pro Galo hoje 2 gols do Robinho.
    Aqui é Galo.

  4. Errata: zapeei é o certo ( corretor de u’a figa rsrsrs) Bom carnaval à todos, como não sou adepto do reinado momesco vamos rever jogos memoráveis do nosso GALO.

  5. Eduardo como é rara a defesa feita pelo Renato no chute de Gerson hein !? Zapei em todos os arquivos do Canal 10, TV Cultura , postagens antigas do YouTube , sítio dá @galodigital e nada . Quem tiver algum registro dá defesa , tem uma relíquia em mãos . Pensei no Cantini (fotografo oficial do CAM) será que ele não a tem ? Vou continuar a busca mas como disse antes , e uma raridade ímpar . Bacana tbm ele ter dado um feedback em vossa letra do dia 22/2 prova que o alcance e a credibilidade deste vosso espaço é gigante . Parabéns caro ! GALO

  6. Bom dia, Eduardo e atleticanos 100%. Muito boa a idéia de trazer parentes do Cazares para conviverem com ele aqui em BH. Ele é muito jovem e viver numa cidade como BH uma das capitais mundiais de butecos e prostíbulos é realmente tentador. Até os casados daqui sucumbem a tantas tentações imagine um jovem sozinho. Mudando o assunto o Galo deve hoje apresentar mais um pouco de evolução. O que não pode acontecer é se desculpar com o calor e gramado para justificar uma má atuação. A entrada de Robinho, desde que ele se disponha a jogar, pode melhorar o rendimento do ataque e o Felipe Santana jádeve estar com melhor ritmo de jogo e não vai comprometer. No mais é esperar o jogo, torcer e vibrar com a vitória. Liderança invicta e absoluta, melhor defesa e melhor ataque, artilheiro da competição, goleiro menos vazado, melhor média de público e 100% de aproveitamento e véspera de carnaval, haja cerveja para comemorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *