Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pacto pelo Galo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Já que quem deveria propor não se acha nessa obrigação (quem sabe por orgulho), o blog sugere ao Atleticano um ajuste em nossas relações e reações. Inclusive e até especialmente do blogueiro, que aqui se manifesta num misto de Torcedor, cronista e mediador. O nosso desabafo teve repercussão interna, sabemos o quanto e até sobre ponderações e mesmo acusações. Na defesa de diretoria ou quem quer que seja, não atuo, mas pelo Clube Atlético Mineiro, evidente que me curvo.

Diante disso, considerando a difícil partida de daqui a pouco – onde vamos decidir nossa continuidade na Copa do Brasil -, entendo que o momento é de enviar boas energias aos nossos jogadores na Arena Condá, em Chapecó. A vitória é o que nos interessa, no tempo normal. Classificação nas penalidades é obra do acaso e tem nos maltratado ao longo dos tempos. Ganhando ou perdendo!

Antes mesmo de a bola rolar, independente do resultado – tomara que favorável –, com os jogadores se entregando em campo, o Atleticano sabe reconhecer. Foi assim no empate que acabou mudando o foco por responsabilidade de gente nossa, com o San Lorenzo. O time alternativo atuou bem. Assim como o principal, na primeira partida com a própria Chape, embora sem furar a retranca dos catarinenses. O que o Torcedor não admite é a falta de entrega, como ocasionalmente andou ocorrendo e irritando a Massa.

Se gostarmos ou não de dirigente, desde o presidente ou outro membro de sua diretoria, do responsável pelo futebol, do comandante no gramado e até dos jogadores, não impede de querer o sucesso de cada um no seu quadrado. Ao contrário, se o time vencer, a vitória e os títulos serão de todos nós. Por isso, a sugestão de uma espécie de pacto mesmo em busca do mesmo ideal.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A atual diretoria, capitaneada pelo presidente, tem tudo para dar certo. Falta, talvez, saber lidar com a força do Atleticano. Acaba se ajustando, assim espero. Vejamos, se conseguir a classificação hoje, teremos um bom período para definir reforços e continuidade nessa competição. O mesmo, com as considerações da diferença de regulamento, pode ser dito em relação ao Campeonato Brasileiro. Quem sabe beliscar os títulos, ou um deles e – num possibilidade menos otimista – colocação honrosa e vaga na Libertadores de 2019.

Não acho que seria o caso de “ovacionar”, como antecipou o presidente desejar do Atleticano. Reconhecer, sim, claro! A Massa sabe se alinhar a quem anda ao lado do Torcedor. E mais, avaliemos. Disse ontem pela manhã reconhecer a opção pelo reequilíbrio financeiro. Sei razoavelmente bem o que tem sido feito. E reconheço.

Imaginem o seguinte quadro. Contas em dia, sem credores batendo à porta, estádio do Galo pronto e à disposição da Massa, vitórias e títulos para ser comemorado. Pois é o que a diretoria, que tem à frente o atual presidente pode nos proporcionar. É isso que o Atleticano sonha e quer. Ao Torcedor que vai ao campo, que compra produto licenciado, gerando receita aos cofres do Galo, pouco importa se o presidente é Sette ou Ziza, Minhoca, Paulo ou Nelson, Walmir ou Elias. Se for realizado na vida pessoal e profissional, rico (somos na maioria sem patrimônio e de pouca renda, mas de um amor incomensurável pelo nosso time) ou o que quer que seja.

Para cima deles! O Atleticano ama esse clube. Não importa quem administre, escale ou jogue. Somos Galo!

48 thoughts to “Pacto pelo Galo”

  1. Cadê a crônica de hoje!
    alô Eduardo!!!!
    Eduaaardoo!
    Seu coração ta bom?
    To Ligando pro samu!!!!!
    A ambulância já esta chegando na sua casa!!!!
    O time ontem foi demais pra ele…
    Eduaaardooo!!!!!

  2. Triste! Muito triste!
    Bola pra frente, vamos em frente!
    Algumas coisas que para mim foram fundamentais na desclassificação de hoje:
    1)TL não tinha que ter entrado com o peladeiro Otero. Era pra ser Luan ali na direita.
    2)Gustavo Blanco não jogou absolutamente nada. Errou tudo que tentou. TL não tem culpa nisso.
    3)Infelizmente não temos laterais. Eu que sempre reclamei que Fábio Santos não serve nem pra se machucar e ou tomar um cartãozinho amarelo, hoje tomou dois, quando precisávamos dele na disputa de pênaltis.
    4)Precisamos de um outro sistema de jogo sem um centroavantão lá na frente, pois infelizmente não temos jogadas de linha de fundo, por exemplo, pra que a bola chegue em boas condições pra finalizações de RO.
    4)Me lembro de algumas vezes que Berola entrava no segundo tempo e incendiava uma partida.
    Esse Erik não serve nem pra fazer uma fumacinha.

    Os únicos que se salvaram hoje, foram Victor, Bremer, Adílson e Roger Guedes, apesar daquela cobrança de pênalti ridícula.

    Que lavemos nossa alma no sábado!

    1. Fala Galo Roberto de Oliveira, sua análise foi excelente, a melhor que li aqui hoje. Acho que a atuação ruim do Blanco comprometeu muito hoje, infelizmente ele não estava numa boa noite.
      O treinador errou na escalação. Também não entraria com o Otero, que é peladeiro, deita em cima de times muito ruins ou que não sabem marcar. Mas se é bem marcado ele não arruma nada. Ele poderia até ser uma opção no segundo tempo para tentar dar um sufoco.
      O treinador também errou na entrada do Érik. Ao meu ver o Érik é um jogador que só serve quando o time já está ganhando, e quer sair em velocidade nos contra ataques.
      Eu colocaria o Luan no lugar dele. Ou até mesmo o alerrandro.
      Só não concordo quando você menciona o nome daquele jogador horroroso chamado Berola. Aquilo ali foi das piores coisas que vi no galo. Só rendia contra time pequeno. Fazia gols no Mamoré, democrata, etc, e depois tínhamos que aguentar o ano inteiro, sem arrumar nada no brasileiro. O otero também é peladeiro, mas é muito melhor que ele, pelo menos tem algumas qualidades.
      Também acrescentaria o Leo Silva na sua lista de jogadores que foram bem hoje. Não vi ele errando lance nenhum. Achei que foi inclusive melhor que o bremer, que falhou numa jogada no segundo tempo que o tal do Artur Caique saiu livre com o Victor mas finalizou errado. Mas no geral o Bremer foi muito bem.
      Os piores pra mim foram disparados Fabio Santos, Blanco e Otero.
      Saudações alvinegras

  3. Boa Noite Eduardo e amigalos…
    Pacto? Que pacto?
    Antes fazer pacto com o Diabo… Do que com esse time Medíocre do Galo… E essa gestão ridícula dos “causídicos” Sette Câmara furadas e Lázaro Cândido… Não precisa nem falar no Alexandre Tadeu… Que não teve competência nem para treinar time de base… Quanto mais profissional… As projeções deram certo… Não precisava ter bola de cristal para saber que seria um temporada ridícula e jogada no lixo… Com exceção de enxugar a folha e tentar reduzir a folha… Me aponte apenas um dentro desse presidente… Ele é tão covarde e incompetente que foi só o Guru corneta-lo… Ou falar mal da donzela Sette Câmara, solicitar aos seus capachos… Para defede-lo das críticas do blogueiro e da torcida… Infelizmente todas as projeções se confirmam… E não será campeão com esse elenco MEDÍOCRE e REFUGADO… Que o presidente enche a boca para falar que não investiu nada e montou um “Ótimo” time… Só torcedor cego, burro ou otário… Para acreditar nas palavras e decisões desse merda de presidente… Que desdenhou da Sul-americana… E agora acabou eliminado pela fraca equipe da Chapecoense…
    E digo mais esse time não tem brio, não tem raça, garra, vontade… E infelizmente conseguiram acabar com o engma do Eu Acredito!!!
    Pq para acreditar nesse time… Com esse elenco… Tá mais fácil acreditar em Papai Noel, Curupira, Saci Pererê, Gnomos, duendes e mula sem cabeça… Afinal essa última existe e é o BURRO do Sette Câmara.
    E acho que o Galo só não vai ser rebaixado de novo… Pq ainda estamos em Maio… E está eliminado de todas as competições… E só resta o Brasileirão… Que não ficará nem entre os 5 primeiros… Ainda mais com esse elenco HORRÍVEL!!!!
    Pacto com esse time sem vergonha!!! Jamais!!!!

    1. Engraçado, Thiago. Não vi esse seu comentário na semana passada quando o galo fez um bom jogo contra o paraguaiense.
      Essa bipolaridade não faz sentido. Parece que tá tudo errado, e não é bem assim.
      Esse papo de falta de raça também já deu né. Quem dera o problema fosse falta de raça. Não é. O problema é que o time não vem rendendo contra adversários que privilegiam a marcação. O treinador hoje também errou na escalação, e nas substituições. Assim como ele acertou no Paraná.
      E eu não to aqui defendendo ninguém não, também acho que a diretoria( presidente, diretor, etc) errou em algumas coisas, assim como acertam em outras.
      Continuo torcendo para que o fato de estarmos somente numa competição possa nos fortalecer nessa competição.

  4. Se for um pacto para expulsar essa diretoria amadora, incompetente e burra, conte comigo, antes que levem o galo para a segundona, é isso que ta se desenhando… há, a culpa não é do técnico e sim de quem colocou ele lá, quer apostar que vão culpar o coitado e demiti-lo agora?

  5. Mineiro, Sul Americana e Copa do Brasil já era. Enquanto isso, do lado azulado!!!!!!!!!
    Está faltando para esse time de merda somente tomar uma surra para os azulados no classico de domingo e acabar de vez com o sonho da impossível conquista do presidente sonhador e instalar de vez uma crise pro nosso lado. Também um time com defesa com Patrick, Leonardo Silva, e ataque escalado com Otero e Ricardo Oliveira e Erick. Dá para sonhar com algum título? Somente na cabeça desse tal de sette.

    1. Isso aí Diego, concordo com você. o time foi montado esse ano, tem muitos jogadores jovens, um treinador jovem, que também errou hoje. Vai oscilar, mas vejo evolução na equipe. Agora é aprender com a derrota, e buscar soluções para jogos contra times que se defendem bem, que jogam no contra ataque.
      Não da pra achar que tá tudo errado, e que nada presta quando o resultado não vem, ou quando a atuação é medíocre, como realmente foi hoje.

  6. Noite. Perdemos tudo que disputamos ate agora. So não perdemos o brasileiro porque é pontos corridos. E ai? Era Ziza Zica voltou? Diretoria que pensa pequeno não merece dirigir um gigante. Temos que acordar para a realidade, sem laterais, veteranos que com todo respeito, já foram grandes jogadores, complicou. Chapecoense com todo respeito, mas não da para engolir. Estão apequenando o galo.

    1. Caro Roni, sobre os medalhões, há que ser dito que o Leo Silva foi muito bem hoje, e o Victor nos salvou da derrota com pelo menos duas grandes defesas. Acho que o papel do Ricardo Oliveira é colocar a bola pra dentro. Mas é difícil cobrar o cara quando o time não cria situações de gol. Contra o atlético paranaense sim, ele perdeu gols que não se perde nem em pelada.
      Para mim dos ditos “medalhões”, somente o Fábio Santos não fez boa partida. Não comprometeu atrás, mas tecnicamente errou demais.
      Para mim dois jogadores estiveram muito a baixo do que podem render hoje, cazares e blanco. Blanco esteve irreconhecível, errou tudo que tentou. O que não quer dizer que não seja um grande jogador. Estava numa noite ruím.

  7. Enfim acabou a copa do Brasil para galo.enfim este aprendiz de treinador não sabe armar a equipe. Eu disse ontem era cedo para por o Thiago lá nas auturas.enfim presidente fala menos e trabalha mais.e agora presidente ok no restou?????.vai galooooo

  8. Agora sim….
    o brasileiro é obrigação…….

    Que pXXXXXX por que não escalou o Luam?????? Tira logo esse tal de Otero ou saia abraçado com ele…. Não dá para jogar com dez em todos os jogos…Otero nem falta, nem escanteio bate mais…

    Porra!!!! Como pode perder pro um time que tem w paulista????

    Estou bêbado e quero que esse Otero e Eric sejam devolvidos para Venezuela e Palmeiras amanhã mesmo….

    PQP…..

    Ainda morro torcendo para o Galo…..

    1. Só lembrando, o camisa 5 deles é o MASSARAÚJO!!! Só isso!!! E o treinador falou na entrevista que o primeiro semestre do GALO é positivo!!! Tamo fudido.

      1. O que eu não gostei da entrevista do Larghi, foi que ele disse que a desclassificação foi injusta. Um time com o orçamento bem menor que o galo, muito pior tecnicamente, e que criou as melhores chances do jogo. O Galo não teve chances reais de gol, não ofereceu perigo ou sufocou o adversário em 180 minutos.
        Ele tinha que falar que a derrota vai ter que servir de lição para o resto da temporada, que o galo não honrou a camisa nesses dois jogos.
        Dizer que foi injusto parece que é tirar o dele da reta, e não tem necessidade de dar esse tipo de declaração.

        1. Lembrando que gosto do trabalho do Larghi, e vejo evolução no time. Mas nos dois jogos contra a chapecoense o desempenho foi péssimo

  9. Larguei o Atlético Mineiro de novo depois de seis anos acompanhando. Antes eu tinha largado por onze anos. Me xinguem aí, falem que sou torcedor de sofá, vira folha, infiel, vira casaca, etc. Vocês não podem nem imaginar o quanto eu me importo. Boa sorte aos loucos que vão continuar assistindo essa baixaria, esse crime que fizeram com o Galo. Boa sorte aos que vão acompanhar um b*sta de pastor evangélico bater pelada em jogo profissional e um moleque metido a Xuxa dos gramados com aquele cabelo ridículo pintado de loiro. Saudações a quem se lembra da tiara de Gaúcho, do bigode de Valdir e da raça de Marques. Até NUNCA MAIS! QUERIA SER CRUZEIRENSE!

    O ódio tá tanto que proferi essa frase e ainda tomei um tarja preta pra não passar mal. Adeus. Aqui não volto e JOGO DESSE TIME EU NÃO ASSISTO MAIS. QUE M*RDA! Ridículo! Baixaria do c*ralho! Vai se f*der!

    Perdoem meu estado. Até a vista.

    1. queria não, você é maria!!! querendo tirar onda com os atleticanos…
      To puto da vida com essa diretoria incompetente, más não abandono meu time, temos que movimentar para expulsar esse bando de incompententes, isso sim, tão querendo levar os patrocinadores para a segunda divisão da formula 1, isso sim… Um já levaram!!!

      1. Esse Klaus ou é Maria, ou é mais um moleque mimado, que a cada semana muda o discurso de acordo com os resultados e vem aqui fazer birra. Arruma uma chupeta meu caro, pra dormir mais tranquilinho.
        Só espero que você cumpra a promessa e suma daqui.
        Atleticano que entra pra ficar falando esse tipo de m… e instigando os outros torcedores contra os jogadores, tem mesmo é que virar Maria, porque isso é coisa de Maria.
        O time do galo foi formado esse ano, vai oscilar. o treinador, apesar de muito promissor ao meu ver, é inexperiente, e vai errar muitas vezes. Como errou nas substituições hoje.
        Fala mal do Roger Guedes pelo pênalti que errou, mas não lembra que tem vários jogos que ele vem sendo o destaque do time, vem criando as melhores oportunidades do galo.
        Para mim a disputa de pênaltis foi o menor dos problemas. O problema maior é que não criamos oportunidades reais de gol em 180 minutos de jogo com a chapecoense.
        AQUI É SÓ GALO

  10. Gente o maior erro do atletico sao as laterais pelo amór de Deus o fabio santos a muito tempo nao faz nada o patrick nao precisa nem falar nao sai uma bola de linha de fundo feita pelas laterais como que voce faz gol e um time bem postado pelo meio e dificil entao tem de ser pela linha de fundo mas com estes dois laterais que temos so Deus na causa .

    1. Falou uma coisa que ninguém comenta, mas está diretamente ligada ao mal rendimento do time, e a falta de oportunidades reais de gol, contra times que se defendem bem.
      Não acho que o Fabio Santos não faça nada, ele tem muita raça, corre o jogo todo, e acho que como um falso terceiro zagueiro rende bem. Mas no ataque ele é nulo, nas vezes que chega na linha de fundo não acerta um cruzamento, ou que seja um passe pra quem tá vindo na entrada da área. Até queria lembrar da última vez que ele acertou um cruzamento, não falo nem assistência, falo cruzamento pra chance de gol.
      Acho muito importante o galo ter um lateral com características mais ofensivas como opção. Hoje era um jogo que a participação dos laterais era fundamental. O Patric hoje fez uma partida regular, e isso é o melhor que ele pode jogar, não comprometeu, já estou satisfeito. Espero de verdade que esse novo lateral direito seja um jogador de personalidade, que chegue no ataque, de opção de jogada pela linha de fundo. Hoje ficou claro que não temos essa jogada.

  11. Boa noite. Agora sim. Meus parabéns. O Galo é mais importante que todos nós. E, se Deus quiser, seremos um time de profissionais em campo e na administração. Abraço.

  12. Vamos lá endossat este pacto e chacoalhar a Chape.
    Andei vendo compactos dos jogos deles.
    Cheguei à conclusão que o time deles é muito inferior ao nosso.
    Tem caixa para no mínimo 3 ou 4.
    Vai Galaooooooooô.

  13. Boa tarde xará e amigalos. Concordo com o pacto assim como concordo que time que quer ganhar uma Copa do Brasil e dinheiro não pode perder para Chapecoense, time que foi montado no início desse ano!!!!!!!!!! PELO AMOR DE DEUS!!!!!!! BORA GALO!!!!!!!!!!!!!! Galo 2 x time da linguiça 0!!!!!!!!!!

  14. Boa tarde aos Verdadeiros Atleticanos, volto a repetir, se o 7C sanear financeiramente o Clube, começar a construção do Estádio e o time conseguir uma vaga na Liberta, já me dou satisfeito pelo primeiro ano de mandato dele. O que vier acima disso é lucro. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  15. Concordo integralmente e a desejo intensamente que esse pacto seja firmado por nós torcedores: independente das burradas e bolas fora da diretoria, jogadores e outros (pois isso não implica deixar de cobrar/reclamar, mas faze-lo na medida adequada ao caso, sem exageros, sem “perseguição”, sem precipitação…), entendo ser fundamental priorizar mais intensamente o que for bom para o Atlético e focar mais ainda no que estiver ao nosso alcance para conseguirmos melhorar resultados, desempenho, união torcida clube, contagiar com um clima positivo e vitorioso. Da minha parte, estou comprometido com essa proposta Eduardo.

    Hoje vai ser Galo vitorioso (sem salto alto, apenas a segurança de que temos time e disposição para vencer a Chape). Parabéns pelo post, Eduardo. Tamos juntos e fechados com o Galo. Sempre. Saudações atleticanas.

  16. Sou Galo desde o momento que vim a este mundo! Já passei por muitos bons momentos e também péssimos. Já fomos por muitas vezes roubados, administrações calamitosas, outras o destino nos pregou peças. Mas a paixão pelo Galo é intocável. E é com esta paixão que estarei em frente a telinha, torcendo como sempre, e com certeza comemorando a classificação. Dá-lhes Galo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Também me sinto desonerado deste pacto ; fiz a mais de meio século atrás e a cada ano renovo , sempre com esperança , sempre com imenso amor ao meu clube do coração, inigualável e único . As pessoas que por ele passam , são como vapores que se diluem no ar com o passar do tempo, acabam numa galeria de uma fria parede, lembrados com louvor ou com desprezo , transitórios , passageiros , todos coadjuvantes da vida e história deste gigante , deste gigante que pulsa e faz nossa vida melhor , como viver sem nossa atleticanidade.
    Neste ano da graça de 2018 , estou particularmente feliz por sentir o retorno do comprometimento dos jogadores em honrar este manto alvinegro, com respeito á torcida , ao clube.
    Acredito na classificação , um embate dificilimo em Santa Catarina , onde para eles, este jogo será um divisor de águas na temporada , pela parte financeira , pela propria afirmação.
    Para nós, idem , a contestada e pouco inteligente saída da sula , reforça mais ainda o compromisso com a classificação , vamos aguardar , espero duas coisa , logo mais : entrar psicologicamente preparado e não errar gols quando surgirem oportunidades , não errar o chamado “gol feito”. Responsabilidade e determinação, nosso futebol , nosso time é muito superior.

  18. Só entrei aqui pra dar uma sugestão para nossos AmiGalos. Como nosso jogo é às 19:30 e lá por volta de 21:30 já devemos estar classificados, tem um jogo importantíssimo às 21:30 no canal Esporte Interativo, a final da Copa Verde entre Paysandu e Clube Atlético Itapemirim, que deve ser um jogo muito melhor do que deve passar em outros canais. Pena que o clube que usa um uniforme e um escudo idênticos aos do nosso Galo tenha perdido a primeira partida em casa por 2×0, única derrota, mas eu acredito que ele poderá ser campeão. Até os títulos!!!

  19. Desculpe-me, Eduardo, mas eu não vou entrar nessa. Eu já fiz um pacto com o Galão no dia em que nasci. Mesmo assim, parabéns pela iniciativa. Abraços!

  20. “O que o Torcedor não admite é a falta de entrega, como ocasionalmente andou ocorrendo e irritando a Massa.”

    Só falar onde assinamos.

    Não cobro vitórias, não critico contratações, evito ao máximo falar de escalação, já perdi muito tempo da minha vida com isso, apenas coerência no planejamento e raça

    Pode até perder a vaga, a questão será sempre como perdeu. Pq o dia que a instituição fazer valer o nosso hino…

    “Lutar, lutar, lutar, esse é o nosso ideal”

    …deixaremos de ser dos mais assaltados para os mais vencedores da história do Brasil, será inevitável e irremediável.

  21. Boa tarde Eduardo. Concordo plenamente com voce, NOSSO GALO acima de tudo, até da indiferença e da soberba . Entretanto, com sua licença é claro, continuo apoiando a campanha FORA ALEXANDRE TADEU. Abraços a todos e hoje é GALO 3 X 1 CHAPE.

  22. Eu só quero é comemorar a vitória do Galo logo mais. Que o presi e sua turma façam o que propuseram ao assumir o cargo e tenham sucesso porque apoio da massa nunca faltará a quem faz bem ao Clube Atlético Mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *