Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mudança: ampla, geral e irrestrita. Já!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A ressaca é nossa, a causa é de gente totalmente sem compromisso. Como bem disse o amiGalo Caio Ducca: “ratos, que são os primeiros a abandonar o navio”. A citação, conhecida popularmente, foi em referência exclusiva a jogador (es).

Definitivamente, foi uma quinta-feira amarga. Aliado a isso, o blog bate recorde de acessos, tanto por Atleticanos quanto por não Atleticanos. Aquela gente, coitada, que se preocupa muito mais com o Galo que com o time do lado de lá da lagoa, acreditando que vai ganhar notoriedade e visibilidade no espaço Atleticano. Muitos deles, contumazes frequentadores do nosso espaço, já enfiaram a “viola no saco” (ou até outros instrumentos onde preferem) e sumiram. Ontem, alguns dessa espécie, “coincidentemente” postaram em sequência. São e-mails e nicks diferentes, mas pela coincidência sugere absoluta suspeição.

Mas, mesmo entre nós, curiosamente, até o número de comentários sobe vertiginosa e assustadoramente nos momentos ruins. São mais que nos dias de comemoração. Vai entender! Tudo bem, minha função e missão é propor o debate (tentando o melhor possível, independente da situação), mediando aquilo que em meu modesto entendimento possa ser o melhor ao nosso time do coração.

Ainda que o custo pessoal seja penoso, ser titular e responsável pelo espaço Atleticano é algo que honra a um Torcedor que veio lá do interior para estudar na capital. Pelo Galo aqui permaneceu e fez vida profissional, sendo na “melhor idade” contemplado pelo UAI para a função proposta. Faço essas considerações para entrar no mérito do que pretendo.

Em mais de 50 anos, sendo 40 deles morando em Belo Horizonte, considerando que tem mais de dez anos que não perco um único jogo mandante, nunca vi, senti ou percebi um amontoado de jogadores tão descomprometidos com a camisa, a raça, a energia e a vibração que caracteriza o Clube Atlético Mineiro em seus quase 110 anos de história.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Com um grande orçamento, recursos disponíveis para contratação e pagamento de salários astronômicos, como atualmente sabemos (a folha se aproxima de dez milhões de reais mensais), é inadmissível o que esse amontoado de atletas descompromissados vêm fazendo com a Massa. Entre os três treinadores, no desesperado ano de 2017, Rogério Micale foi o grande mico da temporada. Basta ver o aproveitamento da equipe sob o seu comando. Entretanto, não pode ser o maior culpado, pois essa responsabilidade fica no segundo andar da sede de Lourdes. Na presidência!

Jogadores experientes, com passagens em seleções (brasileira e até de outros países sul-americanos), que já disputaram Copa do Mundo… Enfim, era de se esperar resultado completamente diferente disso. Tem gente no elenco que joga aqui com a cabeça no time do seu coração (seja no Rio ou em São Paulo) e sai mais cedo (expulso, como Elias), talvez para acompanhar no vestiário a partida que tenha maior interesse. Não só ele, mas muitos outros são indignos da nossa tradição. Vergonhoso. Vexame a céu aberto!

Para esse tipo de profissional, se fossem honrados, o melhor caminho seria passar pelo Departamento de Pessoal e colocar sua rescisão amigável em pauta. Mas eles, ao que parece, preferem aguardar e receber volumosa indenização pelo pífio desempenho, longe da expectativa que gerou cada contratação. Trazer jogador em fim de carreira, seguramente pelo sonho e desejo da época em que ficava no meio da torcida, não foi uma cartada certa da atual diretoria.

Pior ainda, como disse aqui na terça-feira, é saber que nas divisões de base – tanto nos times sub quanto no alternativo – nada de promissor existe. Na quarta-feira, em meio a tanta revolta legítima dos Torcedores, um deles assegurava que o atacante Richarlison (que passou pelo América, depois foi para o Fluminense, antes de ir para o Watford da Inglaterra) teria tentado o Galo. Nunca soube disso, se for verdade – a exemplo de outros como Cafu no passado e recentemente o ainda desconhecido Flávio – merece ser mais bem avaliado o trabalho destas categorias.

Relembrando que nos anos 80 eram sete a oito titulares oriundos da base, sendo que hoje apenas Rocha e Gabriel têm origem nesta condição. Pouco, muito pouco! Este é o resultado, afinal, amanhã esses caras, depois do fim do contrato, ou até mesmo antes por meio de rescisão, tomam o rumo de casa e somos nós – Torcedores – que colocamos a cara a tapa na rua, no trabalho e por onde moramos. Triste sina!

71 thoughts to “Mudança: ampla, geral e irrestrita. Já!”

  1. Atendendo a pedidos, e numa visão e sacada espetacular do treinador, Otero deve entrar no lugar de Cazares. Robinho e Fred continuam. Agora vai! sqn

  2. Boa tarde, caro Eduardo.
    A maioria dos jogadores do Galo, hoje, (evidentemente há exceção) é de mercenários. Está ali para auferir polpudos salários, sem compromisso algum com títulos e satisfação de sua fiel e imensa torcida.

  3. Boa tarde a todos…como disse você nobre cronista…” Nada promissor existe” Nada mesmo…
    E tenho dito e já estou ficando até repetitivo , quero 45 pontos e meu Galo doido de volta…
    Revoltante…Vergonha…absurdo…E como disse anteriormente, de que adianta propagandear estádio e avanços administrativos. Sendo que precisaremos começar do 0. Pior time do Galo de todos os tempos. Acabaram com tudo…E tenho certeza que todos começam a enxergar. Mas o que me acalenta é que eles passam e serão esquecidos ou até lembrados como uma de nossas maiores vergonhas e modelo de incompetência. E nós continuaremos pois O nosso Time é imortal
    e seguiremos à entoar Lutar, Lutar, Lutar….Com toda nossa raça pra vencer… Clube Atlético Mineiro …Uma vez até morrer. Eles não sabem o que é isso…

  4. boa tarde Eduardo e massa,mais uma bomba para o nosso galo,o sporting de Portugal que vendeu o mercenário elias para o galo,vai denunciar o galo na fifa por falta de pagamento do passe,esta escrito nas paginas esportivas dos jornais daqui,ok este presidente faz com nos torcedores e so passar vergonha e vexame,eita 46 pontos que nunca mais chega,muito triste com estes peladeiros,diretoria que estão mamando no galo,triste realidade,triste 2017,aonde chegamos,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooo.

  5. Boa tarde, Eduardo e amiGalos. É até difícil tecer algum comentário depois da porrada que tomamos quarta-feira. Tá difícil acompanhar esse time, a cada jogo é uma decepção nova, quando parece que finalmente vamos engrenar numa sequência de bons resultados, o time consegue destruir o bom trabalho construído e derrubar o ânimo do torcedor que sempre apoia. Já não sei nem mais o que escrever, sugerir, pedir ou implorar para esse time.

    Um amiGalo postou outro dia que talvez a eleição para presidência do nosso Galo seria adiantada, hoje ouvi no rádio que a eleição será no dia 4 de dezembro, informações desencontradas que só nos fazem ficar ainda mais aflitos e perdidos nesse momento turbulento que estamos passando. Creio que o mínimo que essa diretoria fraca deveria fazer é realmente adiantar essa eleição para podermos começar o planejamento para 2018 o quanto antes. Quanto a modificações no elenco, nem me dou ao trabalho de ficar sugerindo nomes, sei que não adianta nada e essa diretoria adora um ex-jogador em atividade, espero que a próxima diretoria aposte em nomes que agreguem ao time, a única coisa que peço é que dispensem logo o Robinho falastrão e o Elias que só pensa no Corinthians, que façam um pacote com esses dois e mandem embora o quanto antes do nosso time, chega de gastar rios de dinheiro com dois encostos que só fazem ganhar dinheiro e engordar a aposentadoria. Nas categorias de base, se a nova diretoria não mandar esse projeto de diretor embora, viveremos mais uns bons anos de poucos ou nenhum fruto oriundo de lá. Precisamos de gente experiente, que tenham visão para trazer bons jogadores para a nossa base que possam ser lapidados e utilizados no time titular.

    Enfim, é isso, mais do mesmo. As esperanças agora estão todas na vitória nesse clássico para podermos dar mais uma respirada nesse campeonato. Qualquer coisa menor do isso só vai aumentar ainda mais a crise que atinge nosso time. Domingo é vencer ou vencer!

    Saudações alvinegras a todos.

  6. Eu não quero nem saber quem pintou a zebra, eu quero é o resto da tinta. Domingo tem clássico e o ingresso já está garantido.
    Pra cima deles Galooooo, o resto é mimimi!!
    Ahh e as marias que insistem em frequentar esse espaço, vão chupar um canavial de RO###***%$$#@##*
    Saudações!

  7. Falar o que do Galo num momento desse?
    Esse péssimo time montado pelo Nepomuceno não dá nem vontade mais na gente de querer falar e debater sobre o Galo! A que ponto chegamos!

    E será que precisa piorar pra todo mundo acordar e enxergar como estamos sem comando?

    Chega! Cansei!

    Some Nepomuceno! Seja digno! Pede pra sair!

  8. Pois é, Eduardo. Toda essa tragédia que se abateu sobre o Galo estava anunciada quando o aprendiz de presidente assumiu. Tragédia anunciada é pleonasmo, pois o que caracteriza uma tragédia é que ele foi enunciada e mesmo assim não se consegue evitar o trágico. E porque já havia sido anunciada? Por que o aprendiz de presidente não entende nada de futebol, já mostrou que era omisso e faltoso na câmara dos vereadores, porque haveria de ser diferente no Galo? E ano que vem o mesmo vai ser repetir. O advogado da situação e candidato favorito a vencer, é sócio proprietário do quinto maior escritório de advocacia do Brasil. Ele vai deixar o lucrativo escritório de lado pra cuidar do Galo? Claro que não. Vai fazer com o já vai tarde Nepo. Vai por alguém que também não vai viver, respirar, amar, lutar pelo Galo 100% do tempo, e lá vem mais Emerson Conceição, Ronaldo Conceição, Clayton 13 milhões jogados no lixo, Robinho que só serve pra pedalar bicicleta, Fred que é um bom cone, Elias que já falou que quer voltar para o curincha e por isso entrega a rapadura todo jogo, mas mesmo assim continua sendo escalado, e por aí vai. Estou pessimista? Não, estou sendo realista. Saudações. Se não mudar, tudo via se repetir como todo ano se repete.

  9. Toda revolta será deixada de lado se dermos uma sapatada nas Marias no domingo!
    Aí volta a se falar em Libertadores, Fred é matador, Cazares é craque e etc…
    Foi assim na conquista da Rural e na vitória do turno, íamos mal, ganhamos delas e “todos” achamos que estava a mil maravilhas, ao passo que dps dos 3×1 no turno elas arrumaram o time e conquistaram a Copa Brasil!
    “Somos” iludidos demais!

    1. É assim mesmo. Prefiro essa ilusão a apostar em, por exemplo, loteria. No ponto da sorte ou qualquer outro lugar. Na capital ou no interior.

  10. De todos os comentários que ouvi, sobre o destino dos jogadores do atual “elenco” do Galo, um me chamou a atenção, por chamar o Victor de “acomodado”. Esta foi a melhor definição de nosso “Santo”. Se acomodou. Parece que não quer evoluir. Ir além. É comprometido com o Clube. Se esforça e fica P***** quando o time joga mal. Penso que o Victor deveria ter um preparador de goleiros com mais qualidade. Que cobrasse mais. Há alguns, um amigo meu, do outro lado da lagoa, me mostrou um vídeo de parte do treinamento dos Goleiros Azuis. É algo surpreendente, e demonstra porque, em determinadas ocasiões, estes operam grandes atuações. Tudo bem, ainda falta o treinamento para evitarem os gols de costas, mas… Enfim, na minha opinião, Victor e Gabriel, seriam os únicos, dos Titulares que teriam espaço para a próxima temporada. Luan, nosso “xodó”, parece que resolveu estudar medicina. Não sai do DM. Os outros… já foram bem encaminhados seus destinos por vários Amigalos, em Posts anteriores.

    Vamos lá. Fé quem em 2018, o Galo forte vingador, ressurja. Cantando forte em nosso terreiro e no terreiro do adversário.

  11. LISTA DE DISPENSAS, NA MINHA OPINIÃO:
    Elias, Robinho, Fred, Erazo, Felipe Santana, Rafael Moura.
    EMPRESTARIA:
    Yago, Cazares, Clayton, Otero, Alex Silva.
    APOSTARIA COMO DIRETOR DE FUTEBOL (auxiliar):
    Leo Silva.

    Observações:
    1 – MR é bom lateral, desde que exista cobertura em seu setor.
    2 – Vitor precisa de um novo preparador de goleiros.
    3 – Luan fica, mas como opção de banco.
    4 – Tentaria renovação do Valdívia.
    E aí, o que acham AmiGalos?

    Onde não existe cobrança, há acomodação. Presidente omisso e sem atitude. Nepomuceno é um dos piores da história. A torcida cansou de avisar, alertar, mas a soberba imperou. Todos os times já planejando 2018 e o Galo lento, parado, como sempre… O espelho de seu Presidente. Que grande fracasso esse ano.

    1. Caro amigalo, infelizmente o estatuto do clube ainda continua com as eleições sempre no último mês do ano e isto atrasa qualquer planejamento. Já era tempo para ter sido modificado e antecipado as eleições. Sempre saímos atrás da maioria dos times, seja com eleições ou não. Mesmo tendo um diretor também era uma lentidão para antecipar e ir atrás das revelações dentro do futebol brasileiro e quando acordava já era tarde. Tem muitos jogadores promissores no mercado interno e como sempre chegarão atrasados e ficaremos a ver navios.

  12. Eduardo, não entendo nada de Estatuto. Sou contra eleições de diretoria somente no final do ano. Acho que com isso, se perde muito tempo no planejamento para o ano seguinte.
    Veja o outro lado, a nova diretoria já está agindo, inclusive fortalecendo o time. Bruno Silva está quase com o pé lá. Seria um ótimo reforço para nós, pois honra em campo a camisa que veste.
    Enquanto isso, continuamos amassando o barro, esperando o tempo passar.

      1. Em 2008 houve uma mudança no Estatuto e antecipação das eleições em decorrência da renúncia do Ziza e seu vice por motivo extremo_foi ameaçado de morte_. O normal é que em caso de renuncia/afastamento etc quem assume é o vice e em não sendo, assume o Presidente do Conselho, e, o mesmo pode pedir antecipação das Eleições num prazo de 30 dias,havendo tempo hábil p as inscrições de chapas que é de 15 dias antes do Pleito. O Estatuto atual e vigente é de 2015, na ocasião houveram mudanças tbm, onde houve necessidade devido a adesão ao Profut. Portanto,há sim como atualizar o Estatuto,só q não é tão fácil assim,nesta última de 2015 teve até ação judicial tentando barrar a pequena mudança … Eleições para o próximo triênio deverá acontecer no dia 04/12 impreterivelmente…quer dizer, a próxima diretoria se não já estiver trabalhando,se antecipando para a a próxima temporada,vai pegar um pepino gigante para descascar q vou te falar viu?! Prazo curtíssimo p/ TENTAR colocar a casa em ordem. Próxima temporada será de reconstrução total não podemos esperar nada além disto, RECONSTRUÇÃO…??? GALO

  13. Bom dia Ávila e massa Atleticana,
    Meu amigalo Eduardo e demais amigalas e amigalos dessa nossa blogosfera alvinegra, concordo contigo!.
    Penso que a atitude de mudança deve começar já, principalmente com o Nepomuceno anunciando a antecipação de sua saída, para que o clube sabiamente e prudentemente, com tempo hábil, avalie com calma, rigor e seriedade as reformulações para o ano de 2018.
    Realmente precisamos de mudança na preparação física (nossos atletas novos, como o Clayton em Recife, não conseguem correr por 20min e já abrem o bico), D.M sem comentários, continua a mesma inconha do ano passado (cadê o Blanco!?), definir rapidamente o nome para assumir o cargo de diretor de futebol (pode ser o O.Oliveira), contratar o Cuca e o resto é a reformulação de material humano, dos jogadores que vão sair (a barca de noé do galo) e os que irão chegar (que sejam raçudos e que desde a contratação, estudem o nosso hino, para enraizar o que é representar o Atlético nos gramados).
    O resto deixa conosco, a torcida!, cansamos de carregar o time nas costas e impulsionar a equipe às vitórias épicas, que só quem as presenciou in loco, no Mineirão antigo sabe, pqp!?….como aquela do gol do Eduardo (goleiro), no último lance da partida contra o Juventude.
    No domingo, apesar dos pesares, o time oscilando e jogando mal, sou mais galo, 2×0 pro galo contra as marias purpurinadas. #Aminafaloucomumsorrisonorosto

  14. EDUARDO, VC ESTÁ CORRETO EM SEU COMENTARIO, E O QUE É PIOR, POR ONDE ANDA O NEPOMUCENO? TÁ SUMIDO, HEIN, JÁ PERCEBEU QUE A BARCA TA AFUNDANDO, E ELE VAI PULAR FORA, PRA QUE FICAR NA MIDIA. TEM QUE COMEÇAR UMA MUDANÇA, AMPLA, GERAL E IRRESTRITA, SIM, ALIÁS, JA DEVERIA TER COMEÇADO, PORQUE AINDA NÃO SE FALOU NADA, SOBRE A CONTRATAÇÃO DE UM DIRETOR DE FUTEBOL, EXPERIENTE, DIGA-SE DE PASSAGEM, PARA COMEÇAR O PLANEJAMENTO PRO ANO QUE VEM? PRECISAMOS DE JOGADORES, QUE JOGUEM PELO TIME, SE DOEM EM CAMPO, LEMBRAM DO JOGO CONTRA O LONDRINA, OS CARAS SE MATAVAM EM CAMPO, E OS NOSSOS JOGADORES, DO JEITO QUE ACOSTUMAMOS A VER, APATICOS, SEM RAÇA. LEO SILVA, PELA IDADE, NÃO DA MAIS, HE MAN, MARLONE, CLAYTON, ROBINHO, ELIAS, QUE JA DISSE QUE QUER IR PARA O RIO OU S. PAULO, ERAZO, E O QUE É PIOR, ESTES JOGADORES, NEM COMO MOEDA DE TROCA SERVEM.

  15. Caro Eduardo, São premissas indispensáveis para a próxima diretoria. Renovação e rejuvenescimento do elenco profissional, mudança da diretoria e profissionais da base, pois somos dos times considerados grandes o que menos revela jogadores. Muita politica e interesses escusos, busca de títulos que nada significam e pouco retorno para o time profissional. O time B é um reflexo da nossa diretoria, não consegue uma classificação na série B do mineiro, que tem potências como o Ipatinga, Ponte Nova, Democrata SL e por aí vai. Contratação de profissionais de peso para a Direção e Gerência de futebol. Estamos sem um diretor há 3 anos, e o nosso faz tudo, que não faz nada, Daniel Nepomuceno quase nos joga para o buraco. Não gosto nem de falar nas Marias, mas é um exemplo: Depois que o Alexandre Matos saiu o presidente quis assumir tudo. Resultado quase uma série B. Depois que contratou um diretor de futebol já está colhendo resultados. Se tivéssemos um diretor de futebol de pulso e um presidente atuante, não teríamos contratado Aguirre, Marcelo Oliveira, Rogério Micale, e os jogadores teriam outra postura em campo. Mudanças são necessárias já, e que o Settecâmara vença a eleição, pois senão, corremos o risco de eleger um Fred Couto, como já fizemos com Minhoca, Ziza, Paulo Cury e por aí vai.

  16. Bom dia Massa e Eduardo! Estou sendo repetitivo, mas penso ser a verdade sobre a situação do nosso Glorioso. Tirante uma equipe como a do Barcelona do “tic tac”, que atuava com jogadores extremamente habilidosos e que, portanto, invadia e agredia o adversário quando entendiam ser o momento certo, bem se sabe que a velocidade em atacar ou para contra atacar constitui a diferença entre vencer ou não vencer uma partida. Para ficar em tempo mais próximo, basta recordar o nosso time campeão da Libertadores, que com Tardelli e Bernard, além da genialidade de Ronaldinho, tinha espaço para o Jô. Em tempos idos tínhamos Dario, goleador máximo. Por tais razões escrevi neste espaço o retrocesso advindo com a chegada do Fred, jogador que não permite a jogada em velocidade, porque a acompanha, e quando o faz não possui bom domínio de bola e acaba perdendo a jogada. No caso do último jogo, estávamos ganhando de 1 e por causa de dez centímetros o Fred não conseguiu alcançar a bola e perdeu gol feito num cruzamento do Cazares. Foi a pior contratação que o Galo já fez. Acredito que os demais jogadores, a exceção do Victor que não sabe repor a bola, sabem jogar e poderão, sem o Fred, recuperar um pouco nosso sofrimento; se não temos na base então que se prestigie o Cleiton, pelo menos é jovem, tem velocidade e não vai reduzir a marcha da velocidade.

  17. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Realmente, você conseguiu expressar no texto de hoje, toda ira e revolta que sinto com esses mercenários da bola.
    O momento exige um choque de gestão e pulso forte de alguém lá de dentro. Sinto que a atual diretoria também está perdida igualmente como todo o time.
    Não sei precisar por onde começar toda essa reestruturação, pois sinto que tudo lá dentro reina na mais profunda podridão.
    Pior ainda, estamos no aguardo de uma nova eleição.
    Enquanto isso, tudo vai se levando em banho-maria.
    Mais uma bofetada na cara da Massa.
    Saudações

  18. Bom dia Eduardo e demais AmiGalos! Esse time tá me lembrando sabe o que? A pífia SELEGALO…tá passando tanta vergonha quanto….com a diferença que desse ano ganhamos o Estadual…o que o Elias fez após a entrevista dele na TV falando de seus desejos, a mim já colocaria na pauta de dispensas….obrigado pelo Gol na final do Mineiro mas basta! Chega de passar vergonha!

  19. Por favor, galera! Não peçam ao presidente pra fazer nada! Melhor ele continuar omisso. Tenho medo do que ele possa fazer. Afinal, tudo o que ele fez no futebol do Galo foi desastroso. Talvez você possa dizer, nem tudo, pois ele contratou o Pratto. É verdade! Mas…e depois? Socorro!

  20. Na minha opinião, o grande problema é o torcedor encontrar motivação para acompanhar os jogos do Galo no restante da temporada. Sabemos que com estes jogadores pouca coisa ou nada vai mudar até o final do ano. Para não cair para a Série B basta manter o aproveitamento ridículo atual, então realmente é uma possibilidade bastante remota. E vaga para a Libertadores a possibilidade é mais remota ainda, principalmente sabendo que este time não consegue uma sequência de vitórias. Tendo em vista que este time só consegue pontos fora de casa, será que vale a pena ir ao Independência este ano para passar mais raiva, presenciar mais um show de horrores e gastar nosso suado dinheiro? Nem pela TV ou rádio não vale nosso tempo de acompanhar este time. Já fiz minha parte, que ao meu ver, é a melhor forma de protesto diante da situação atual: só volto a acompanhar jogos do Galo ano que vem. Vou aproveitar o tempo para cuidar mais da saúde, evitar stress e fazer algo mais importante. Jogador de futebol que está milionário não paga minhas contas e nem sabe da minha existência. Tempo perdido não volta. Saudações a todos.

  21. É notório que vamos precisar de uma reformulação geral para 2018.
    Vamos precisar de muitas contratações de preferência o bom e barato.
    Mais um vez deixo aqui a sugestão do Renatinho camisa 10 do Paraná Clube joga muito e ainda viria de graça.
    Gosto também do zagueiro Messias do mequina.
    Essa diretoria passiva INCOMODA MUITO!!

  22. Bom dia Eduardo, estou a passei em BH e vejo povo falando muito em cruzeiro e atlético, gostaria de saber qual dos dois é o maior campeão de minas gerais, que tem mais títulos?

    1. Fácil. Mineiros, pra ficar no doméstico, 44 do Galo e 36 do segundo.
      Nos últimos dez anos o Galo esteve em todas as finais, superando este mesmo secundino e ainda Ipatinga, Caldense e América que se revezaram na disputa pelo título.

        1. Em primeiro lugar, sugiro que aprenda a lidar com a língua pátria. Vale dizer, aprender a redigir o que pretende. Vossa senhoria perguntou expressamente Minas Gerais, prontamente respondida.
          Depois, mostrando a que veio, inadvertidamente ou por cinismo, demonstrou não entender que aqui é SÓ Galo.
          Como sou velho, conforme sua gente adora afirmar, também já bastante vivido pra cair na sua pretensa armadilha.
          Acredito que seu nome e e-mail sejam verdadeiros ou igual à maioria dos que se acham espertos?

          1. Com licença! São 304 títulos oficiais_ contabilizando Internacionais e Nacionais _conqiistados pelo CAM e todos dentro de CAMpo com muito suor e luta. Nenhum via “fax”,ou, por troca de favores ,como por exemplo implodir com o Clube dos Treze. Espero ter colaborado… do outro lado não sei,conheço a História do CAM e somente dele,dos outros pouco importa…
            ???GALO

        2. Esses torcedores Marias acham que só os títulos nacionais que são válidos, devido terem mais que o Galo. Esquecem que em se tratando de Minas Gerais somos muito superior, tanto na quantidade de títulos quanto na quantidade de vitórias a mais. Esquecem também que o cruzeirim é o nosso maior Freguesão de todos os tempos e que há 20 anos não ganham um título internacional. Só falam em títulos nacionais e internacionais nada. Dizem que o rural não vale só porque somos hexa em cima deles, mas para dizerem que tem tríplice coroa o rural é válido. Sai fora sua Maria incoerente.

          1. Esse enrustido desistiu. Assina Ivo, mas o email é João. E o IP então…
            São poucos, que se passam por muitos, nós temos rosto e nomes verdadeiros.
            Pobres, atualmente essa condição de fake vem sendo desmascarada. Idiotas!!!

  23. Bom dia Eduardo nao foi so o Cafu o grande lateral esquerdo Roberto Carlos tb antes de ir para o Palmeiras veio para o Galo e tb nao foi aproveitado, olha o que ele virou depois que foi para o Palmeiras. Infelizmente todos os dirigentes atleticanos entendem muito pouco de futebol, ate mesmo o Kalil que deu sorte de ter aparecido um Ronaldinho Gaucho na sua vida para dar a alegria que todos atleticanos mereciam, pois no inicio do seu mandato o Kalil tb so fez merda e ate hj anda falando merdas pelos cotovelos.

    1. Bruno Henrique hj nas sardinhas praianas tbm passou pela base do GALO e foi DIS°PEN°SSA°DO por deficiência técnica_ deficiência técnica na base é = não ter um “olheiro”[leia-se empresário] com influência na caixa preta do af_ um dos muitos que não serviam p o CAM é arrebentou (a) em outras agremiações…. Saudações.??? GALO

  24. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Ver o RÉVER jogar o fino da bola no Flamengo, fazendo gols decisivos (e que golaço ele marcou ontem de cabeça), demonstra tudo o que o Galo se tornou atualmente. Pois pelo que sei o Réver ainda é patrimônio do Galo e assim que ele saiu do Inter ele quis voltar para o Galo. Mas o Roger Machado não aceitou. Como o time está acéfalo, sem diretor e sem presidente presente e com voz ativa, a vontade de roger prevaleceu e o Réver hoje é simplesmente ídolo da maior torcida do mundo e capitão do time, mas para o Galo não prestava, pois tinhamos, erazo, gabriel e Santanão. Quem precisa de revér com esses craques na zaga. E com isso o Galo só perdeu. Perdeu um jogador infinitamente superior a todos que estão no elenco na posição e perdeu um Jogador de Raça e de muita identificação com o Galo. Mas não. Aqui só temos mercenários hoje em dia. Saudades de você Réver, seja muito feliz no flamengo pois você merece. Quanto a nós, somos o resultado desse time desgovernado tanto em campo quanto administrativamente. Uma triste realidade. E principalmente uma vergonha.

    1. Caro amigalo, quem dispensou o Rever não foi o Roger Machado e sim o DM que tinha detectado uma contusão crônica nele e que só vivia no DM. Aí apareceu o Jemerson jogando um bolão e o nosso presidente não ia ficar com um jogador super caro sem jogar ou no banco de reservas. Saiu e foi jogar no inter e a mesma contusão não o deixou atuar lá. Quem ia imaginar que ele iria voltar a jogar em grande estilo? Foi por isso que ele foi vetado e não vejo culpa alguma do Roger não.

  25. Bom dia.
    Acompanho o blog sempre, mais nen sempre comento. Um dos melhores texto que já li sobre os mercenários, ´Vagabundos´que estão entrando em campo. Mais a torcida acomodou, não cobra, não protesta. A torcida tem que aprender a cobrar. Tem times em segundo, terceiro, quarto lugar e a torcida não parou de cobrar. Se a mentalidade da Massa não mudar, vamos voltar ao `JOGAMOS COMO NUNCA, PERDEMOS COMO SEMPRE`.

    1. Prezado,
      A torcida do Galo está cobrando sim. Inclusive, está mais exigente do que há 10 anos atrás. O que está dando errado no Galo é a falta de um Diretor de Futebol capaz de fazer um planejamento decente no início do Ano. Aliás, há dois anos atrás quando o Eduardo Maluf adoeceu e o nosso Presidente teve a ideia infeliz de fazer as duas funções, de lá para cá só cometeu erros graves… E daí, sabemos o resultado desta infeliz teimosia…Não há como qualquer time do mundo, jogar bem e ter resultados com várias trocas de treinadores e falta de planejamento. Vejam o exemplo da Seleção da Argentina que quase ficou fora da Copa. A única diferença que lá eles tem um gênio chamado ” Messi” .

  26. HOMEM.4-2-4.Time oco,4-2-4.Não tem defesa,nem goleiro que aguentem.Sem meio recheado,impossível.Vide:Hungria de 54,Holanda de 74,Brasil de 82 e outros.Quais são os líderes do CB?Corinthians,Cruzeiro,Grêmio…

    1. Apoiado! Sempre achei a Seleção de 82 um fiasco. Uma constelação que não brilhou. Respeito os que pensam diferente, mas para mim não funcionou. Já a criticada Seleção de 94 goi lá, sem fazer alarde, e fez o dever de casa. Uma bela lição para o mundo do futebol.

  27. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Infelizmente nós torcedores somos os que mais sentem com essa campanha ridícula dentro de casa, onde éramos praticamente imbatíveis há pouco tempo. Não estou aqui para defender ninguém e sabemos quais são os maiores culpados por essa fase horrorrosa do time. Quando das contratações de todos os medalhões aqui citados como ex jogadores, eu, você Eduardo e a maioria de nossa torcida através de enquetes foi a favor. Nunca imaginávamos que com estes jogadores, o time ia ser vexatório nas competições de expressão e dado por toda a imprensa nacional com um dos favoritos a conquistas. É com.os erros é que se aprende e espero que a nova diretoria não cometa os mesmos erros, onde na nossa concepção as contratações foram certas e foi comprovado que nem sempre trazer medalhões vai dar liga. Acho que o erro maior do nosso estagiário presidente, foi ter contratado dois técnicos estagiários e ter ido na conivência do Roger Machado e não ter contratado algumas peças fundamentais, nas posições carentes que todos aqui cobramos, logo após o término do mineiro. Isto vai servir de aprendizagem ao novo presidente, para que ele não cometa os mesmos erros. Tem torcedores muitos pessimistas e ainda falam em queda. Na minha opinião isto aí tá descartável, pois estamos na frente de muitos times e faltam poucos pontos para confirmar a nossa permanência na elite do nosso futebol. Vamos apoiar para que alcançamos rápido estes 8 a 9 pontos e daí pra frente o que vier será lucro. Saudações atleticanas!

  28. Saudações Dudu e ao Canto do GALO.
    ✓ CAM deveria agir com aqueles que estão cansados_ leia-se descompromissados_ da mesma forma,se querem vitrine,dê a eles a vitrine q merecem.Ao q se sabe a maioria destes caboclos têm contratos longos,poucos são os q terão contratos extintos por agora,para não onerar o CLUBE_ temos exemplo do Ramon_q sejam utilizados no time b,onde terão a vitrine q merecem e sem prejuízo maior ao CAM a não ser o q já tem em campo. De resto sigo o relator e assino embaixo

    1. José Roberto, bom dia.
      Concordo plenamente com você. Inclusive sugeri isto no post de ontem.
      E começaria pelo Elias. Já que foi expulso, escalaria ele no time B já neste final de semana.
      Saudações.

      1. Olá Pedro saudações!
        ✓tem de pirraçar com estes caras mesmo!Jogar ao lado do Leleu num campo do interior e/ou diante de um time amador,deve uma experiência e vitrines incríveis,sem onerar o CLUBE diga-se. ???GALO

  29. Bom dia!!!
    Nós precisando de zagueiro e o Réver dando show no Flamengo!!
    Há como eu queria saber a situação do Réver cadê os 60% dos direitos econômicos que o Nepomuceno diz que tem????
    Sendo que o Inter renovou o empréstimo ao Flamengo até 2019, mas como assim renovar um empréstimo de um jogador valorizado e com 32 anos???
    E o Atlético passivo nisso tudo com 60% do passe??? que história mais mal contada viu….

    1. Pablo, escrevi sobre isso sem ler seu comentário. Réver sendo idolatrado pela torcida do flamengo, capitão, jogador decisivo e nos aqui com santanas e erazos e gabriel. Triste sina. Eu também gostaria de saber da situação. Pelo que ouvir falar em uma rádio aqui de bh é que o mestre roger machado não aceitou a volta dele ao Galo. Prejudicou o Galo mas como não temos presidente tivemos que engolir mais essa. Estou indignado.

  30. Vamos começar a nossa reação no domingo, espero uma boa vitória e o acerto do time para o resto da competição. Aqui é GALO.

  31. Acompanho o relator. No entanto, algum trabalho está sendo feito. Vamos ver como o time reage no domingo para ver se o trabalho de OO está dando frutos ou se há mesmo alguma liderança negativa dentro do elenco. Se for, tem que ser eliminada. Se alguém aqui já trabalhou em gerenciamento empresarial, sabe o que é isso. Há certos funcionários que têm potencial produtivo muito acima da média, mas não podem ser postos para trabalhar em grupo porque são liderança negativa. Esses tem que ser isolados do grupo, viajando ou em postos distantes. Isso é certo. O cruzeirinho está todo saltitante por que quer ver crise no Galo. Sou favorável a segurarmos um pouco a coisa até mais alguns jogos para ver. As marias ficaram assutadas com a reação do Galo com a chegada de OO e agora estão todas excitadas querendo ver a sopa derramar. Opino por esperarmos um pouco mais.

  32. Bom dia a todos. Concordo com tudo que o xará escreveu como também o Paulo, Anderson e Afrânio. Agora o Elias e o Casares são jogadores do Galo e se não conseguir vendê-los poderia sim tentar algumas trocas, por ex. O Elias p/Everton do Flamengo que não é o Ribeiro, o Casares sabemos qual é o seu problema acho mais difícil mas vale a pena tentar uma troca. o Felipe Gedoz talvez fosse uma boa, enfim temos que começar a pensar o planejamento p/2018. Por isso penso que o Osvaldo de Oliveira poderia ser o Diretor de Futebol e quem sabe o Cuca como treinador, quem sabe….. Por fim ganhando domingo a crise não se instala e teremos mais tranquilidade até o final do campeonato. Saudações atleticanas.

  33. Bom dia!
    Parece que não há muito o que fazer, além de sofrer, pressionar, xingar…e esperar o vento mudar.
    O nada saudoso Micale até tentou barrar Robinho e Fred, mas uma boa parte gritou: “Isso não é possível! Como deixar Robinho no banco?’ Por outro lado, aquela de trazer Pablo lá dos quintos pra ser titular foi uma sacada horrorosa!
    Eu sinceramente, esperava que esses treinadores tentassem alguma coisa diferente, como por exemplo, tirar esses centro avantes pesadões (cone&He man) e entrar com um ataque mais veloz, com o Clayton…pelo menos era uma tentativa de mudança.
    O que não dá é pra ter um ataque tão inoperante, que não chuta a gol, que não agride defesa nenhuma.
    Enquanto Robinho e Fred estiverem nesse time, “Eu não acredito!”

  34. Bom dia Eduardo! Que a mudança comece logo com a contratação de um diretor de futebol e um técnico renomado (Abel ou Cuca). Que a barca saia com nomes de peso e promessas que não vingaram. Que poucos sejam poupados! Na minha opinião não podem ficar no Galo:
    Victor – acomodado, se esconde atrás de uma idolatria da torcida que apesar de merecida já passou. Parou no tempo! Obrigado por tudo e tchau!
    Léo Silva – aposentado desde o ano passado ainda ganha salário. Outro que tenho uma gratidão enorme, mas já deu o que tinha que dar!
    Marcos Rocha – joga muito, mas além de acomodado é burro. Não vai aprender nunca, continua tomando bola nas costas e não tem vontade de evoluir. Outro que está acomodado!
    Cazares, Clayton e Felipe Santana – todos tem qualidade, mas foram apostas que não deram certo e servem de moeda de troca. Já estão queimados com a torcida, mas ambos tem mercado!
    Giovanni – não serve pra ser titular, temos que dar espaço pra Uilson e Cleiton da base.
    Marlone – devolve logo!
    Elias – maior decepção que tive no Galo. Assisto futebol desde 1993, não me lembro de uma decepção assim.
    Robinho – não renova.
    Fred – salário não compensa pelo futebol apresentado e é má influência.
    Enfim, eu cansei de todos esses, tem outros que estão mal também mas com um grupo compromissado podem render mais.
    E aí é começar do zero pro ano que vem ser melhor!

  35. Bom dia caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, sua fala inicial me lembrou a música do saudoso Belchior: ” Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior…..” parece que é a história de muitos de nós…. Bem falando do Galo, torço para que fiquemos na primeira divisão e que esse ano de horrores acabe logo, que o Galo faça uma limpa nesse elenco e que entremos em 2018 de forma totalmente diferente, com o início das obras do nosso estádio e com um time à altura da torcida que tem.

  36. Bom dia!

    É a mais pura verdade, um amontoado de jogadores famosos e caros, ganhando muito dinheiro para não fazer nada… a mudança tem que começar de imediato, a diretoria ao não fazer nada mostra desinteresse e falta de comprometimento com o clube, com a torcida. que o futuro presidente assuma no lugar do atual, que ele comece essas mudanças, já que o atual não o faz!!!
    Estava vendo os cálculos do matemático sobre as possibilidades dos clubes no atual campeonato, triste a realidade do nosso Galo, nenhuma chance de titulo, 6% de chance de rebaixamento, e os mesmos 6% de chance de classificação para a libertadores de 2018.
    Como pode uma diretoria ser tão omissa, assistir a isso tudo sem fazer nada, nem sequer vem a publico se manifestar, fosse o Kalliu já tinha ido ao CT e quebrado o pau com esse time de ordinários…tinha mandado uns 10 embora!!!

  37. Bom dia..porque amanhã sempre será um outro dia. O homem tá bravo hoje. Em que pese não está jogando nada a muito tempo, eu achei os dois cartões para o Elias, principalmente o primeiro, muita rigidez do árbitro coisa comum contra o Galo. É ontem assistindo a Sport x santos, este até então o segundo colocado do campeonato, vc ver que comparando os jogos o Galo não deve nada a estes times…o grande problema tem sido em casa, perdemos nossa identidade, talvez pelo fato de ter que se impõe e isso não estamos conseguindo fazer salvo o jogo contra o São Paulo. Eu já fiz uma lista aqui que do plantel, em minha opinião, salvam-se 11, sendo benevolente ainda com o Luan, mas até o final do ano vamos nessa barca, uma vitória aqui, um empate ali é uma derrota lá ou vice versa, não adianta ficar dando murro em ponta de faca, é da nova diretoria que temos que estar atentos….outra curiosidade que fiquei sabendo ontem é que o time do Flamengo do ano passado sem nenhuma estrela, estava melhor classificado que o atual é olha que hoje até o Everton Ribeiro estava na reserva e é bom lembrar também que o meio de campo deles no ano passado tinha …Márcio Araújo, Alan Patrick e Arão…sinal que 30 por cento de bola e 70 por cento de vontade tem válido mais.

  38. Bom dia caros amigos. Que 2017 acabe logo e vá embora levando com ele um bando de mercenários e come dormes que estão no clube. Vejo aqui algumas pessoas falando na necessidade de sermos criteriosos nas dispensas, e pergunto: o que é preciso ver mais nestes caras que lá estão, que não foi visto até agora? Na minha opinião de todo o elenco somente uns três ou quatro poderão ficar, os demais ou dispensar, emprestar ou negociar. Principalmente os figurões que mandam no time, Robinho, Fred e Elias. Também alguns jogadores que estão no clube há alguns anos, deverão respirar novos ares, como: Victor, Marcos Rocha e Leo Silva. Sei que muitos vão dizer que começar do zero é impossível, mas começar do zero pelo menos nos trará a esperança e expectativa de melhora, sentimentos que hoje não temos. O melhor seria nosso presidente se antecipar e ser o protagonista das dispensas, deixando quem realmente quer trabalhar no lugar. E para completar, espero que a barca também passe nos deptos médicos, preparação física e fisioterapia, e principalmente na direção da base.

  39. Prezados Atleticanos, o sentimento atual é bem retratado pelo nosso escriba, Eduardo. Infelizmente, não outra conclusão que não seja reformular tudo. ainda temos um mês e meio de aflições pela frente com esse bando incapacitado que virou o time do Galo. mesmo que surja um milagre de vencer as maiorias das partidas que faltam, não mudarei de opinião sobre a necessidade de haver uma reformulação e radical. Os vexames que esse bando nos causou este ano, marcaram profundamente a índole do clube e da torcida. Não dá para aliviar com a grande maioria desse caras que estão abusando de enviar o Galo nas estatísticas ridículas de um campeonato de tão baixo nível técnico, o qual esperávamos estar literalmente na frente, rumo à conquista do brasileirão.
    enfim como ano perdido e uma campanha deprimente a única coisa que vale a pena é torcer para não cair e que essa Diretoria tenha o mínimo de consciência e compromisso em iniciar, se já não o está fazendo, um planejamento sério para reformular tudo em termos de futebol no Galo. Saudações Atleticanas

  40. Ontem definitivamente foi um dia de ressaca! Ao ver os lances do jogo (fiz um acordo comigo: nos jogos em que o Robinho for titular não assisto) fiquei paralisado com a gracinha incluindo a careta do APOSENTADO jogador do Real Madrid, muito triste a falta de respeito, ética e profissionalismo, pior ainda foi a fala para com o Moises! O diretoria do Galo tem a obrigação de reagir a essa atitude desse VAGABUNDO, que além de não jogar nada ainda humilha aqueles que estão na batalha por algo melhor na profissão. Tem que rescindir o contrato dele JÁ, pagando todos os direitos inclusive os valores do restante da temporada. Caso a diretoria não faça isso, a torcida tem que reagir com VAI EMBORA ROBINHO nos estádios!!!

    1. Boto fé no seu comentário. CONVOCO A TORCIDA INTEIRA DO GALO, PROTESTAR CONTRA ESSE ROBINHO A PARTIR DO PROXIMO JOGO. PQ TODOS SABEMOS QUE ELE NAO FICA PRA PROXIMA TEMPORADA. VAI SAIR DAQUI LEVANDO OS MILHOES QUE GANHOU E TENHO CERTEZA QUE EM ALGUMA OPORTUNIDADE VAI FALAR MAL, OU VAI INVENTAR ALGUMA MERD… PRA JUSTIFICAR A ATUAÇÃO RIDICULA. ENTAO NAO VAMOS DEIXAR SAIR BARATO PRA ESSE APOSENTADO. ELE NAO VAI DEIXAR, ENTAO A PARTIR DO CLASSICO ATE O FINAL DO CAMPEONATO, PRA ELE SAIR DESVALORIZADO DEVEMOS PROTESTAR.

    2. Caro amiGalo Anderson, concordo plenamente contigo, no jogo contra a Chape, o que efetivamente me deu raiva foi essa atitude ridícula do Robinho. O resultado do jogo não me deu raiva, apenas mais decepção com esse time, agora, essa molecagem de um jogador velho e rodado como ele, ah, isso me tirou do sério. Um cara que foi eterna promessa de melhor do mundo e jogou um ano bem no Real Madrid para depois sair de lá queimado, da mesma forma que também saiu queimado do Manchester City, do Milan e até do Santos, quando voltou, tirar onda com um jogador que atuou muito melhor do que ele na partida? Tudo bem, querer desestabilizar o emocional do adversário para tentar um cartão é, até certo ponto, tolerável, mas é inadmissível fazer o que o Robinho fez, atitude de moleque, de criança, muita babaquice para dizer o mínimo. A torcida realmente deveria fazer protestos até o fim do campeonato contra esse projeto de jogador, eterna promessa do futebol que nunca vingou e vive de um salário astronômico pelo falso futebol de “alto nível” que pratica. Espero que esse encosto, junto ao companheiro dele que vive com a cabeça no Corinthians, sejam os primeiros da barca de dispensas do próximo ano.

  41. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Infelizmente o seu comentário está irretocável. No meu ponto de vista, claro. Preferia quando dava margem às críticas dos AmiGalos quanto ao excesso de otimismo. Afundamos abraçados, pois também demorei a admitir a realidade. Aquele fio de esperança acabou. A temporada é a mais deprimente que já vi, ao contrário do que conversamos há algumas rodadas atrás. Tivemos em outros tempos jogadores medíocres que passaram sem deixar saudades e talvez por isso, a decepção com as “estrelas atuais” seja bem maior. A torcida do Galo nunca vai acabar. O comentário que sugeriu isso aqui ontem, certamente foi enviado por uma maria, daquelas que dedicam a vida ao nosso time. De uma maneira bem mais “delicada” que a nossa. Vamos passar por isso de cabeça erguida, pois a culpa é dos vagabundos que estão vestindo nossa camisa e não honram nem o compromisso profissional. Pra eles é apenas uma camisa. Para nós é algo sagrado. Um manto. A maior das paixões. Nosso presidente é um dos nossos, com certeza, mas a sua falta de culhão, o seu despreparo em certos momentos e o seu destempero em algumas atitudes, o coloca como o principal responsável pelo momento. Sem dúvida. Eles se vão. A Massa é eterna… Vai Galooooo! ?

    1. Este pesadelo vivido pelo Atlético estava previsto desde o início deste ano quando um jornal de SP colocou que o clube seria eliminado da copa do Brasil, da Libertadores, perderia inclusive a primeira liga e terminaria o ano na zona de rebaixamento. E veja que tudo isto vem acontecendo de forma vexatória onde a causa está na contratação de jogadores totalmente divergentes do interesse do clube, interessados apenas pelo dinheiro de seus contratos milionários. E o pior que irão para outros clubes e deixarão o Atletico na segunda divisão em mais um vexame nacional. Nesta situação é preferível que o presidente do clube tenha coragem e feche o departamento de futebol profissional e fique apenas com as categorias de base por cinco anos e comece do zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *