Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Espaço Atleticano no Rio de Janeiro

Além da CarioGalo, uma instituição nossa no litoral carioca, o Torcedor tem à sua disposição no Rio o atendimento “vip” de um carioca da gema assumidamente Atleticano. Tanto quanto nós que vivemos ao lado dessa nossa paixão. André de Oliveira, conhecido internacionalmente como Tijuca, é protagonista de mais uma das muitas histórias – até mesmo estórias – de amor ao Clube Atlético Mineiro.

Seus pais, mineiros de Patrocínio (ali pertinho da Grande Araxá), apesar de morarem na mesma pequena cidade do interior, se conheceram na cidade maravilhosa. Foi um encontro, um tanto casual, num baile em Botafogo (pelo menos as cores eram preta e branca), apesar de o clube do coração dele (pai) ser o Fluminense.

andre2
Fotos: Eduardo de Ávila

Mas, André (ou Tijuca), nascido no Rio de Janeiro, tinha o Vasco como seu time preferido na Cidade Maravilhosa. Até que em 1987, naquela semifinal entre o Galo e Flamengo (quando vencemos os dois turnos e o regulamento previa o segundo colocado classificado, daí aquelas mazelas outra vez nos tiraram da competição), André, como confessa, “descobriu que era Atleticano”. Segundo ele, no momento em que o Galo foi desclassificado, sentiu seu coração sinalizando que ali era o seu lugar.

Depois disso, morou por 12 anos em Juiz de Fora (Xisdifora para os mineiros), oito anos em Búzios e nos dois lugares era um solitário Atleticano. De volta para o Rio de Janeiro, naquele ano de 2012, quando mais uma vez a CBF garantiu o título para um carioca, ele entrou na internet e pesquisou no Google até descobrir um grupo de mineiros que acompanhavam o time mineiro no Rio de Janeiro.

Foi a partir desse encontro entre ele, Todynho e outros abnegados Atleticanos que a CarioGalo ganhou projeção e a dimensão que tem atualmente. Abrigou recentemente o maior Rei da massa Atleticana. Além de se hospedar no hostel do Tijuca, um dos lançamentos do seu livro aconteceu no mesmo local. Até venda de ingressos para jogos do Galo no Rio e animados “tropeiros” em torno do “nosso ideal” acontecem no local.

Para os Atleticanos, possuidores do cartão Galo Na Veia, o “Meiai Hostel” oferece descontos e ainda pontua o associado no plano GNV. Vai aqui a dica para eventuais viagens à capital carioca. Rua Guilhermina Guinle, 127, Botafogo, telefone (21) 3495-4481. As reservas podem ser feitas também no site da pousada.

Ainda sobre a figura simpática do André valem dois registros.

O primeiro, relacionado à sua pousada, que tem acomodações individuais e coletivas. A suíte master, onde o blogueiro ficou, mudou de nome. Passou a se chamar “suite do Rei”, depois que hospedou o mais jogador de toda a história do Galo.

O outro fato interessante é que ele – André Tijuca – como todo bom Atleticano também conversa com Deus. Numa dessas confidencias, pediu ao pai supremo que arranjasse uma boa mulher para se casar, desde que fosse Atleticana. Foi atendido, mas entregaram uma torcedora do Atlético Paranaense, o Furacão.

8 thoughts to “Espaço Atleticano no Rio de Janeiro”

  1. O galo chegando a mais uma final de copa do Brasil. Como atleticano sinto muito não poder ver nosso galo jogar o que pode devido a um treinador medroso, incompetente, burro, teimoso e sem vibração. E claro a olhos vistos que o Carioca ta de sacanagem e não quer jogar. Então porque não coloca-lo no banco? Sera que o contrato dele diz que ele tem que ser titular? Um volante sem alma, sem raça, que não corre e so toca bola de lado ou para traz não pode ser titular do Galo. Além disso estamos vendo que apesar de ainda serem uteis robinho e fred não tem condições fisicas para 90 minutos, Fica claro que o Pratto ta bem melhor que o Fred. Al´me disso robinho tira a velocidade do time. Mas tem coisas que acontecem para o bem Leo silva apesar de ser idolo não aguenta mais e Gabriel vai assumir a posição definitivo. Chega a ser absurda a teimosia do Marcelo em escalar o rafael Carioca. Hoje o ideal para o Galo é Victor, Carlos Cesar, Gabriel, Erazo e Fabio Santos, Donizete, Urso Otero e Cazares, Luan e Pratto.

    1. Opinião que respeito, mas não concordo. Tenho cá minhas críticas, mas reconheço muito o trabalho e o futebol de jogador criticado. No mais, o Galo tá vivo!

    2. Fez a Leitura correta meu caro Wanderson. O time é exatamente esse, só o treinador que não ve. No jogo de ontem, os priemiros 15 minutos do segundo tempo o Brasil todo estava vendo que o meio de campo do atletico não existia, e o treinador impassivo do lado de fora, parece que esperava o time tomar o gol de empate pra poder mexer na equipe. O Lucas candido quando entrou, apareceu muito mais que o Rafael que jogou muito mais tempo. Deixar um Cazares no banco é um insulto ao futebol, basta ver o segundo Gol do Galo. De fato o Marcelo não aprece ter sangue na veia, calma não pode se tornar inoperância, apatia, ganhamos ,mas parece que o treinador fez de tudo pra perder. Outro ponto é a Diretoria que ja deveria ter vetado aquele arbitro a muito tempo, da pra voce ver a má vontade do arbitro com o time, isso vai ficar em segundo plano porque o time ganhou, mas a Diretoria tem que estar mais atenta e não pagar pra ver. Pra Finalizar, ´Luan e Maicosuel para o segundo tempo e nós seremos campeões se o Marcelo não atrapalhar.

    3. Não concordo Wanderson!!! Ontem naum era jogo pra entrar com 2 volantes. No primeiro turno do brasileirão fizemos isso (Carioca e Jr Urso jogaram) e fomos destroçados lá! Naum me venha com ladainha q no primeiro turno o inter tava bem e agora era reserva e talws pq o time reserva do inter tirou o santos titular!!! Sobre o Carioca, concordo… tá precisando comer um banco pra abaixar a bola!!! E finalmente sobre seu time ideal pra HOJE, novamente vou discordar, pois Urso, Otero, Cazares e Robinho naum recompõem, ou falando de forma simplória… naum marcam! Sobrecarregaria o Donizete no meio. Abss

  2. Um grande abraço para o nosso André Tijuca e para a toda a turma da Cariogalo . Será um prazer imenso conhecê-los e asistirmos as partidas do nosso Atlético Mineiro juntos

  3. Estimado Eduardo :
    Os comentários aqui postados dos colegas atleticanos após seus textos,refletem ambos o que se passa no meio da torcida, os humores da mesma, as expectativas desta fase decisiva que se inicia agora nos dois campeonatos. Ando bastante, converso com amigos sõbre nosso momento e o que tenho notado, apesar do time não ter correspondido na escala que queríamos, noto um certo frisson tipo as pessoas acreditando e torcendo de verdade, não da boca prá fora, estão botando fé mesmo (estamos), uma enorme esperança é o que exala. Contra o inter hoje é o chute inicial deste sprint final. Um bom jôgo, seguro, tentando a todo custo assinalar gol, se não for possível a vitória, empate com gol ou gols estará de bom tamanho, trazendo a decisão pro horto. E não se iludam, amigos do galo, com esta pataquada de time reserva, poupando titulares por causa do brasileirão, e que não estão nem aí prá copa do brasil,etc e tal.
    O que veremos logo mais, amigos, é o que sempre vemos : jogarão como se fôsse o último jogo da vida deles,como se não houvesse amanhã, comerão grama , irão com tudo prá cima do galo.
    Todo cuidado é pouco, entrega , inteligência , ousadia, tudo na dose certa; e , principalmente o regulamento debaixo do braço.
    Caro Eduardo, após o final da última rodada, onde a bandidagem mais um vez se fez presente, mesmo com milhões presenciando, tamanha é a cara de pau e a certeza da impunidade desta máfia, eu tenho um pedido a fazer, e acredito, de grande parte dos atleticanos : comentários, que são raros, mas existem, sôbre não protestarmos contra esta pouca vergonha que assola o futebol, para não falarmos das arbitragens, enfim, prá sermos roubados e nos calarmos . ( dizem os mentecaptos ).
    A lixeira, por favor. Você, na sua educação refinada, forjada no Dom Bosco de Araxá, com sua diplomacia, parcimônia e civilidade, acha que deve dar guarida a estes bandos de meia dúzia que se acham no direito de calar nossa justa e indignação, Como se o fato de sermos sistematicamente roubados e sacaneados, nos impede de ver as deficiências de nosso time, os vacilos , etc. Uma coisa não tem nada a ver com a outra : o time estando mal, não exime de culpa a roubalheira que tira pontos e nos prejudica . É duro ouvir de ze ruela qualquer, que tá tudo bem, precisamos conviver pacificamente com isto. Aceite todas as opiniões contrárias, posicionamentos diferentes, tudo bem, você é o moderador responsável; agora, este tipo de comentário não ,isto beira o deboche ,lixeira é pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *