Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Chegou a hora de mesclar raça com experiência

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Chegou o momento de os “experientes” mostrarem serviço. Como bem disse Richarlyson, naquele vídeo que postei na página do Blog no Facebook, ninguém desaprende a jogar futebol. É igual a andar de bicicleta, comparou o campeão da Copa Libertadores de 2013. Então, que Fábio Santos, Rafael Carioca, Elias, Fred e Robinho, todos com passagem pela Seleção Brasileira e alguns até tendo disputado Copa do Mundo, mostrem o que já foram capazes no passado.

Poderia e deveria mencionar outros nomes, mas os que estão acima vêm sendo os mais cobrados pela Torcida, tanto aqui no nosso espaço quanto em conversas pelas ruas de nossa Belo Horizonte. Os demais, também,  tiveram uma considerável folga no final de semana, sob a justificativa – até plausível – de preservação para esta partida de hoje à noite no Independência.

O Botafogo, num curto espaço de tempo, foi uma pedrinha no sapato do Galo. Coisa rápida e transitória, onde contaram, inclusive, com aqueles manjadíssimos “erros” da arbitragem brasileira. Foi em cima deles que ganhamos o primeiro título da história do Campeonato Brasileiro de clubes. Sim, afinal, os outros “reconhecidos” posteriormente pela CBF foram por acordos que cheiram maracutaias. Somos e continuaremos sendo os primeiros campeões brasileiros.

Convém lembrar de alguns fatos. Naquela Copa do Brasil, quando o Simon fez aquela lambança, o primeiro jogo em Belo Horizonte foi apitado por um paranaense de nome Evandro Rogério Roman. Ele segurou o jogo e garantiu o bom empate para os cariocas. O árbitro de hoje será o paraense Dewson Freitas (como me lembra o amiGalo Zé Roberto GalodaMata), que apitou a primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro, igualmente empatada por zero a zero. De olho no apito!

O Atleticano irá lotar a Catedral do Horto, como sempre, levando seu apoio e incentivo incondicional ao time em campo. Caberá aos jogadores responder com uma atuação que dignifique vestir a camisa Atleticana. Raça sempre foi o outro nome do time do Galo. O Torcedor nunca pediu nada, além disso, do “time todo”, até para jogadores nem tão qualificados quanto os atuais em épocas passadas. Comprometimento!

Como a Massa vem reiterando, a partida de hoje será fundamental às pretensões da temporada. Vencer e sem tomar gols em casa, fazendo saldo para o segundo confronto que a “bolinha” da CBF – como sempre – cai em desfavor do Galo. Sinto que o Torcedor está apostando em um bom resultado, com todos que conversei o sentimento é uníssono. Basta apenas que os experientes e rodados jogadores titulares, com bagagens de grandes conquistas no currículo, tenham a mesma determinação dos jovens da base sub-20 na recente conquista. Unindo isso, seguramente o Galo tem tudo para conquistar a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e reagir no Campeonato Brasileiro. A resposta tem que vir de dentro do campo.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Paralelo a tudo isso, ontem três assuntos pipocaram nas redes sociais Atleticanas. A reviravolta no caso da contratação do jovem volante Gustavo Blanco. Se concretizar, que seja bem vindo, mas a exemplo do Elias, que o seu pai converse menos e o jogador – como vem acontecendo com o outro – jogue muito. Os pais de ambos descartaram a possibilidade do Galo, depois as coisas mudaram. Elias tem justificado o investimento, apesar de alguns altos e baixos. E se Blanco for confirmado, que siga o exemplo do experiente meio campista com passagens pelo Rio, São Paulo e Europa.

Outro que virou notícia ontem foi Erazo. Sinceramente, confesso que tive muita expectativa com o equatoriano, enxergando nele até a possibilidade de se tornar uma opção para a contestada lateral esquerda. Ocorre que, os recentes acontecimentos (falhas em lances cruciais, penalidade desnecessária, abandono de treinamento, questão familiar e doméstica – nem entraria nessa – , mas soma-se ao histórico de lesões) me sugerem que seja descartado. Quantos pontos jogados no ralo, por responsabilidade dele, irrecuperáveis.

Por fim, o último pitaco. Novamente para favorecer ao River Plate, a Conmebol, além de aumentar a troca de três para seis jogadores na lista para a próxima fase da Libertadores, estendeu o prazo até 48 horas antes do jogo de volta das oitavas. Evidente que isso vem acontecendo para ajudar aos argentinos. Então, que o Galo saiba se valer da situação, corrigindo eventuais equívocos no planejamento. Queria goleiro, zagueiros, lateral direito, volante e velocista quando terminamos a fase de grupos.

Com a possível ascensão do Cleiton, vejo grande potencial, desde que corrigidos pequenos problemas pela inexperiência; com Roger Bernardo e Adilson podendo assumir a titularidade; acreditando que Luan vá estabilizar e Valdívia pegar ritmo; quero e espero que a diretoria resolva a situação da lateral direita (até o retorno de Rocha) e ainda de zagueiros que não deixem o Atleticano perder o sono antes e depois das partidas. A Massa pede e espera deferimento!

56 thoughts to “Chegou a hora de mesclar raça com experiência”

  1. Vitória sofrida como sempre. Mas valeu pelas circunstâncias do jogo. Péssima arbitragem; faltou critérios, sempre prejudicando o Galo.
    Gostei de ver a vontade dos jogadores; esse é o espírito que a Torcida gosta.
    Ganhamos com um resultado magro, mas o importante foi não levar gols.
    Mais uma vez, o Fred pisou na bola. Levou dois cartões infantis e por pouco complica a vitória.

  2. Ufa! Acabou. É duro assistir um jogo em que o narrador, os comentaristas e o juiz estão torcendo para o inimigo. O Galo não foi o Galo que eu queria, mas, foi um bom Galo. Como eu pedi anularam o meio campo do Botafogo e com isso jogaram contra a metade do time deles por isso deviam ter pressionado aquela defesa horrorosa e tenho certeza que fariam mais gols. Mas, com o Fred em campo está ficando cada vez mais difícil ver gols. Não entendi foi o centro avante ser expulso e o meio campo e a defesa se desarticularem. Se recompuseram a tempo e valeu pelo esforço. Parabéns Galo! estamos vivos e ativos na CB.

  3. Estamos no intervalo. Até aqui tá indo. Não é aquele Galo que eu gostaria de estar vendo. Excesso de passes errados. Ansiedade e pouca objetividade. Está salvando o fato de não estarem deixando espaço para o meio campo do Botafogo. Camilo e Pimpão não jogaram. Roger anulado. Vamos ver o resto do jogo. Começou.

  4. Hoje os comentários foram poucos. A galera está concentrada desde cedo, alguns já estão bêbados e ninguém consegue raciocinar direito a não ser em função do jogo. Como eu tenho que selecionar com muito cuidado os jogos que posso assistir no campo e este evidentemente não é um deles, cheguei cedo, programei a TV na Fox e fiquei ouvindo aqueles babacas do Expediente Futebol dizendo que o Botafogo é favorito porque cresce nos grandes jogos, e blá, blá blá. Por isso é que tenho nojo desses caras. Hoje não terá cerveja. Está muito frio. Vou fazer um quentão maneiro pegar meu terço e desligar do mundo. A partir de agora sou só Galo. Saudações e um forte abraço a todos os amiblogs e que venha a vitória.

  5. Hoje é o Galo usar da mesma tática que usou contra o Cruzeiro do Mano, porque este time do Botafogo é caricatura exata do time do Mano. Se apertar entrega!

  6. Acabei de ler o discurso de Fred Paiva na entrega do galo de prata a Adelia Prado. Lindo e emocionante. É de arrepiar. Hoje vamos ganhar galo do botafogo – vencer, vencer, vencer

  7. Obrigado, Claudio Castro, pelas palavras… É o Galo comandando a gente…
    Somos todos movidos por este amor incondicional. Saudações, AmiGalo!

  8. Eduardo,
    o Galo só não pode pecar em dar o contra ataque para o Botafogo, cujo time sabidamente não propõe o jogo.
    No ano passado e na Libertadores deste ano os cariocas jogaram no erro dos seus adversários, dando campo para contra atacar.
    Quando vai jogar no seu campo com a iniciativa de criação, se embaraça todo, como aconteceu com o Avaí.
    Sobre arbitragem vale lembrar: no returno do Brasileirão de 2016, o Galo foi vítima. No 1º tempo de 2 x 0 (o 1º gol foi irregular, eis que, após a batida de escanteio, o jogador deles a ajeitou com a mão). O 2º gol foi de contra ataque. No 2º tempo o nosso time empatou (2 x 2). Mas, no final, em cobrança de escanteio inexistente em lance que o atacante deles fez falta em nosso defensor, o Dudu Cearense marcou no final do jogo.

  9. Boa tarde atleticanos de plantão! Vamos torcer hoje e sempre para o nosso Galo. Mas concordo que com esse meio de campo vulnerável escalado pra hoje, teremos que apelar para o ansiolítico na hora do jogo. Uma pena a mentalidade do nosso treinador estagiário. Reage Galo!

  10. Da minha parte, acho que não temos “coletivo” para ganhar nem aqui, nem lá. Como o “individual” não tem correspondido, torço fervorosamente para que no final o Victor nos classifique. Não será a primeira vez, e se deus quiser, nem a última.
    1 a 1 aqui e 1 a 1 lá. Pênaltis e Victor brilhando.
    Para mim tá bom assim e que deus nos ajude.

  11. Boa tarde! Como escrevem bem o Colunista Eduardo e esses nossos comentaristas de plantão; merece menção especial o Rubem Bispo! Tenho sido leitor assíduo dessa coluna e dos comentários, em razão do alto nível das discussões. Como é bom compartilhar com os nossos pares, alegrias, anseios e esperanças. Se tem jogo do Galo, estamos cheios de esperanças! Sobretudo, esperança de que, enfim, os jogadores experientes demonstrem fome, sede, gana de conquistas. E para isso, penso que a Diretoria, sobretudo o Presidente do Clube, tem um papel muito importante! Não basta cobrar, é preciso fazer os jogadores acreditarem no sonho, a fim de que se concentrem e dediquem tempo e energia aos objetivos traçados. Saudações!

    1. ObriGalo, caro Cláudio. Não me julgo merecedor de tanto crédito. Sinto, na verdade, que aqui aprendemos a debater de maneira suave nossos anseios, agonias e glórias. Respeitando as diferenças e sempre querendo o bem, tanto ao Galo quanto aos AmiGalos.
      Procuro reproduzir, em palavras, o nosso sentimento Atleticano. Somos diferentes!

  12. Precisamos de um bom zagueiro e um atacante de velocidade. Zagueiro, de preferência, Argentino. Quanto ao atacante, Nilmar anda por aí. Acho temerária a escalação de hoje, só com Carioca e Elias na marcação. O Botafogo gosta de jogar no erro dos outros.

    1. Boa tarde Genival. Também acho temerário. Luan desde o início é desperdiçar uma substituição. Infelizmente o Roger estuda, mas, não aprende. O Botafogo só joga certo porque treina e joga sempre do mesmo jeito sem inventar nada assim como o Corínthians e o Grêmio. O Roger não aprendeu isso ainda. É confuso e confunde o time que em cada jogo joga diferente. Um abraço preto e branco.

      1. Boa Tarde, Paulo e Genival!
        Genival na minha opinião precisamos de um atacante velocista e o Nilmar é mais lento.
        Quanto a escalação do time hoje, concordo com vocês dá até aquele frio na barriga Carioca e Elias de volante e o Luan desde do inicio.
        O problema não é a qualidade dos jogadores e sim o esquema dar certo e o Luan não machucar.
        Tomara que dê tudo certo o Galo ganhe e o Luanzinho saia vendendo saúde!
        Saudações!!

  13. Bom dia, Eduardo! Com raça e amor à camisa, não tem erro! GALO 2 X 0 foguinho! não tem desculpa! Time descansado! Algéum tem notícia do Gustavo Blanco? SAUDAÇÕES ATLETICAMAS!!!!

  14. O Galo precisa entrar hoje em campo com sangue nos olhos e pondo fogo pelas ventas. O Botafogo, eu ouso dizer e digo, não vale nada. Mas contra nós é um Deus nos acuda, aliás todo mundo reserva para as partidas contra ó Galo o momento maior deles no ano. Muito boa na minha opinião a entrada do Luan desde o princípio, quando ele se cansar sai, já terá dado o seu melhor e em tempo equivalente com os demais. Primeiro o elogio: comungo com a decisão do Roger de entrar logo com o Maluquinho que na verdade é um dois-em-um, ao mesmo tempo atuando aberto pela direita, assessorando e puxando contra ataques, e quando preciso se postando como terceiro volante… Mas agora eu preciso dizer, embora esteja envergonhado de confessá-lo: estou com medo. E o medo não se deve necessariamente a anemia contida em meu organismo: ele se deve primeiro que tudo ao que o Roger tem apresentado ao longo do tempo. Sou convicto defensor da permanência dele por ele próprio e principalmente por considerar que as equipes que zeram a estas alturas tudo o que fizeram até então ficam a apenas alguns passos de decretar falência na temporada atual e até mesmo na vindoura… Mas, convenhamos, ninguém é cego, este time pra jogar alguma coisa é preciso novena e terço rezado sobre os bagos de milho… E eu só vejo time na ponta dos cascos, excetuando o Santos, por motivos óbvios, né? Até mesmo o Atlético Paraguaio me mostrou coisas que o time do Roger não tem mostrado. Vencendo, empatando ou perdendo é sempre uma consumada agonia… Desculpem, AmiGalos, mas isto aqui é um muro, de lamentações ou de desabafo… Vamos, Galo! Pelo Amor de Deus!
    Dois pitacos para terminar: gostei do desfecho da questão Gustavo Blanco e tenho comigo que não houve retomada dos entendimentos: desde o princípio todos os envolvidos já sabiam que o rapaz seria do Atlético… Aquela fala dele foi programada… Para despiste.
    Erazo. Tenho opinião diferenciada da maioria dos Atleticanos. Mentalizo com energia uma recuperação dele. Não é o momento de a gente virar-lhe as costas. Precisamos recuperá-lo e torná-lo altamente devedor às hostes do nosso Clube. Um homem grato é capaz de se superar.
    “Despeça logo e vá curtir este medo seu a sós com seus botões que Aqui é Galo!!!”
    Eu sei. Saudações Atleticanas

  15. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Hoje teremos uma partida difícil, mas pro GALO nunca teve nada fácil a não ser a conquista da Copa do Brasil. Mas acredito em uma boa vitória hoje e tenho certeza que o nosso amiGALO Paulo Silva não vai ficar acordado a madrugada toda com insônia, ele vai dormi bem tranquilo como todos nós ATLETICANOS, agora Paulo Silva semana que vem pela liberta o jogo vai ser as 22:45 hs ai vais er difícil dormir mesmo,rsrs. Um grande abraço a todos AMIGALOS. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  16. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Hoje, o primeiro elemento a entrar em campo é RAÇA.
    Principalmente que os nossos Medalhões tirem proveito de experiências já adquiridas e que desequilibrem o jogo. Mas, que tenham em mente também que nome por si só não ganha jogo.
    Ao assistir os jogos de ontem, saltou-me aos olhos a INTENSIDADE adotada pelos times. Cada lance era disputado como se fosse um “prato de comida”.
    É duelo para gigantes.
    Espero que o Roger e sua Comissão, tenham também visto esses jogos e tirado suas conclusões.
    É bom saber também, que em suas coletivas, o nosso Treinador já admitiu que é no primeiro jogo que se deve fazer o resultado.
    O duelo de hoje será decidido a favor daquele Time que mais se DESDOBRAR em campo, SUAR a camisa… é o coração na ponta da chuteira.
    Vamos lá GALÃO. É marcar em cima, sem dar espaços e sair rápido nos contra ataques. Outra coisa que não vejo há algum tempo, são as jogadas de linha de fundo; tomara que hoje elas aconteçam.
    Confio em nossa VITÓRIA, mas por favor GALÃO, sem SOFRIMENTOS.
    Bica Bicudo… Canta Alto e faça a MASSA feliz.

  17. Chegou o dia! Por favor Roger, muita atenção para não dar contra-ataque ao foguinho. É certo que farão a famosa retranca, por isso é preciso obediência tática para não desorganizar ou desesperar no afã de fazer o gol. Todos precisam jogar em intensidade 100%. É hora dos experientes chamarem a responsa e decidir. Na página rival a todo momento nos chamam de freguês pelas recentes eliminações . Vamos calar a boca deles. Galooooo

  18. Bom dia Eduardo e a todos!!

    Lendo a bela explanação do amigalo Paulo Silva, fiquei com uma ponta de inveja, desejando que o Botafogo dissecado no comentário, fosse o galo, por uma frase: “time de operários bem treinados e com muita disposição em campo”, simples assim. Aos que como eu, atleticanos calejados por anos a fio, neste amor irracional pelo CAM, sabemos que o que precisa é isto: raça, amor e respeito pra vestir este manto sagrado. Espero que no jogo de hoje tenhamos 11 Luans em campo, quem melhor representa este modelo de operário padrão Clube Atlético Mineiro. Bica eles Galo!!!!

  19. Caríssimo Eduardo, me preocupa o início dos jogos do Galo, exageradamente despreocupado, levamos muitos gols no início, tanto no primeiro tempo como no segundo, espero que hoje entremos atentos, não podemos tomar gols poe desatenção, isto tem acontecido repetidas vezes com o nosso time, me preocupa Robinho, atuações pífias, preferível um jogador com mais garra, principalmente em jogos mata-mata, precisamos de cautela na defesa pois não podemos tomar gols, e atacar com vontade e a garra mostrada pelo He-Man. O apoio da torcida é indispensável. Com esses ingredientes sairemos vitoriosos. Saudações atleticanas.

  20. Bom dia a todos!!! Que hoje o GALÃO mostre quem manda no Horto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Com os jogadores “descansados” espero empenho acima de qualquer coisa. Que entrem pilhados, atentos e determinados a buscar 1, 2 ou mais gols e justificar o salário que ganham. Sigam o exemplo do Luan, que apesar da falta de ritmo de jogo é incansável e se desdobra em campo. Quanto ao jogo de ontem……assim que o treinador dançarino esboçou a “dancinha” o caldo azedou….rsrsrsrsrsrsrs. DA-LHE DA-LHE DA-LHE DA-LHE GALÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Bom dia Eduardo e Ami9alos, Me perdoem pela pergunta, mas é que não tenho e não vi nenhuma notícia à respeito deste assunto, então gostaria de saber: Porque a alteração na lista de inscritos na Libertadores estaria privilegiando o River Plate? Se realmente estiver algo por traz disto, lembre-se que o presidente da CBF não está podendo nem viajar, então não é de hoje que o Brasil está sem força na entidade maior da América so Sul. Quanto ao jogo de de logo mais, estou confiante e estarei presente. Abraços,

    1. 7 pegos por doping ,só q vão se reforçando muito melhor. Já são 5 contratados , inclusive um q é velho conhecido nosso ,Scocco ex NOB. E pensar q a chapecoense foi punida e descredenciada da competição por escalar apenas UM atleta irregular. Mudam- se os dedos ficam os anéis! cúpula da conmebol – minúsculo proposital- é da mesma farinha da cbf ,talvez até pior,caso seja possível haver pior…! ?GALO

  22. ObriGALO pela menção em vosso texto , saudações cordiais! Em q pese estarmos com a pulga atrás da orelha, havia uma faixa q nos acompanhava nas arquibancadas q dizia : ATLÉTICO uma filosofia de vida, sendo assim… prá cima deles meu GALO querido! ???GALO

    1. Dr. Fábio Fonseca q me perdoe,Dudu por obséquio corrija essa infame q postei aí ,o certo e ATLÉTICO filosofia máxima de um povo. É a ansiedade já batendo logo cedo….putsss! Onde eu estava com a cabeça,no GALO lógico! Abraço ? GALO

  23. Bom dia! O Galão tem que abafar desde o início, com sabedoria e responsabilidade. Se ficar naquele toca pro lado e pra trás irritante, vai ser complicado. Se eu fosse o Roger deixaria o Robinho pro segundo tempo e jamais atuando junto ao Fred. Os dois juntos deixam o Galo muito lerdo em campo. Também entraria com Valdívia em vez de Luan. Deixaria o menino maluquinho pra segunda etapa. Estou “traumatizado” com suas constantes contusões. Na verdade, meu time seria pra hoje, Victor, Yago, Leo Silva, Gabriel e Fabio Santos, Roger Bernardo, Rafael Carioca, Elias e Cazares, Valdívia e Fred. E da-lhe Galoooo!

  24. Caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, a vocação do atleticano sempre foi acreditar pois até contra o vento a gente torce… E hoje não será diferente…. Em que pese “interesses extra campo” sempre contra nós, vamos pra cima com a força e, espero, vontade que nos caracterizam. Que o Botafogo sinta o que falou um jogador do FluminenC, “no Independência, quando a gente ataca parece que o campo inclina tamanha a pressão”…. Não posso deixar de parabenizar a diretoria do Galo pela homenagem à grande Adélia Prado, mais que merecido. A aliança da poesia dela com nosso mantra ficou demais: “Aqui é dor, aqui é amor, aqui é amor e dor. Aqui é Galo”. Adélia é de Divinópolis, cidade que tem forte influencia da ferrovia. Eu como ferroviário que fui por quase trinta anos e apaixonado pela empresa sempre me lembro de uma frase dela que sempre me emocionou e traduziu tudo o que sinto pela ferrovia: “O trem-de-ferro é uma coisa metálica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou a minha vida, virou só sentimento”. Grande poetisa e grande atleticana…….

  25. Saudações AmiGalos!!
    Certeza de um grande jogo hoje e que o Galo vença de preferência sem levar gols.
    O Botafogo joga igual as marias, gosta de jogar fechado e sair rápido no contra ataque.
    Não pode dar espaço querer sair com tudo para o ataque, tem que ter paciência, não pode ter afobação temos Fred e Robinho lá na frente que em uma bola pode decidir.
    A tática hoje deve ser a mesma que na final contra as marias e serve para domingo também, não pode dar o contra ataque para eles pois pode ser fatal.
    Como eu disse ontem, a última vez que esse time foi contestado e cobrado a resposta foi muito boa, fomos campeões mineiro e primeiro na Libertadores, por isso acredito em uma resposta positiva hoje inclusive com gols de Robinho e Fred afinal “Quando tá valendo Tá valendo!!

  26. Além de raça, espero que o time evolua tecnicamente e taticamente, que a liderança do RM no grupo se consolide diante das declarações do presidente e que o Galo faça uma boa partida e consiga um bom resultado. Se for só por raça o Galo já teria uns 7 a 8 títulos brasileiros. O time tem que começar a jogar bola, time bagunçado não ganha campeonato. Eduardo, a turma voltou com aquele assunto “uns torcem mais que os outros” “é mais torcedor” nos comentários passados, desmerecendo alguns torcedores, isso já foi bem discutido aqui, mas…Como já falei em posts anteriores, paixão eu tenho a minha e sei o que sinto, não preciso ficar aqui explicando (como alguns ficam e desmerecem a paixão de outros) eu comento aqui com os colegas é a questão técnica do time, futebol, o comportamento em campo nas partidas…E nisso o time tem que evoluir muito…espero que comece hoje.

  27. Bom dia, Eduardo e Amigalos! Vendo o jogo ontem do Palmeiras contra aquele pessoal. Ficou bem claro que temos de jogar no domingo. Quando o time do Cuca partiu pra cima, tomou 3 gols de contra ataque, e quando deu a bola para o outro time jogar e compactou a marcação fez 3, ou seja, se o Galo quiser ganhar domingo tem de jogar fechadinho como fez na final. O jogo de ontem nos mostrou o caminho. Bom, em relação ao jogo de hoje, gostei da escalação do Luan. É briga de “cachorro grande” e o “maluquinho” tem tudo pra incendiar o time e a torcida. Fazendo um paralelo com o jogo citado acima, o time tem de ter muito cuidado com os passes errados para não acontecer o mesmo. Vamos que vamos, Gaaaalooooo!

  28. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Hoje é faca nos dentes e 3×1 no embornal. Não acho que o Galo irá ficar sem tomar gols. Mas acho que iremos ganhar. Até porque no engenhão faremos gols, tenho certeza. Então nada de desespero se tomarmos gol, é manter o foco e sair com a vitória. Bica Bicudo.

  29. Após o jogo de ontem , marias e porcos, fiquei refletindo , tentando responder à seguinte pergunta:
    Porque, nunca, em tempo algum, um time que joga contra nós, se apresenta daquela forma como o parmera no primeiro tempo do jogo de ontem? Acompanho futebol há 40 anos e nunca vi um time sem marcação no meio e na zaga, com o ontem. Aquela baba assustou até o mano meneses , sabido retranqueiro , que mandou o time atacar e se tivessem forçado, sairia mais dois ou tres facilmente , eu pensei que era pegadinha, e o grande cuca só corrigiu depois do terceiro gol. Não adianta , contra nós
    não tem moleza . Ainda falam da avenida marcos rocha, aquilo de ontem, não é avenida, é esplanada ; deram de mão beijada , a vaga para as marias.

    1. Pois é fiquei p*to quando o crugayro fez 3×0 me fez lembrar o Roger que precisou perder 3x pra elas até aprender anular o esqueminha manjado do Mano “dançarino”.

  30. Bom dia Eduardo e ami9alos,
    Estou na expectativa de um 2×0 hoje com raça e vontade de jogar futebol!
    Eduardo , vc tem notícias do Marcos Rocha? Não gosto dessa falta de informação sobre os jogadores machucados! Os médicos deveriam nos posicionar com mais frequência.

  31. Parabéns à diretoria atleticana por outorgar o Galo de Prata à grande poetisa Adélia Prado de Divinópolis , pessoa que honra nossa condição de mineiro , parabéns também pela escolha do nosso Fred Melo Paiva , atleticano que nos brinda com suas crônicas sensacionais semanalmente.

  32. No país do futebol ,sujeito a manipulações de toda ordem , atendendo aos “gostos do freguês”, via fax , não no campo , tentam e não conseguem conviver com o título conquistado em campo :
    CLUBE ATLÉTICO MINEIRO __ PRIMEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO.

  33. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos cujo amor pelo Galo excede todo entendimento. Ufa! Finalmente o hoje chegou. Pensei que chegaria sexta-feira e esta quinta não chegaria. O galo tem que jogar uma partida sem defeito. Não precisa golear, embora não seja proibido, mas, tem que conseguir um resultado que tranquilize para o jogo de volta. Tranquilize é só modo de dizer, pois, lá o Galo terá que jogar muito mais para garantir o que conseguir aqui. Hoje tem que utilizar uma tática de anulação do adversário, sem correr riscos. Aliás, isso é o que o Galo deveria fazer em todos os jogos porque é jogando assim que se consegue vitórias. Não será fácil. O Botafogo é um time operário e isso é extremamente complicado. Seu meio de campo e o ataque jogam com uma regularidade tática muito boa e se entendem bem em campo. Além disso, são conscientes na marcação alta e não deixam o adversário sair jogando com facilidade. Assim que perdem uma bola atacando eles se recompõe e partem para defender e evitar que a bola chegue a sua defesa. Por que é aí quem mora o perigo para eles. São fracos defensivamente e sua defesa não aguenta pressão. Jogam num 4-3-3 rígido e não inventam. Treinam e jogam do mesmo jeito o ano inteiro o que facilita o entrosamento e a organização em campo, porém é onde o adversário pode se dar bem por que conhecendo o “modus operandi” deles é mais fácil controla-los e dominá-los. Não costumam propor o jogo preferindo deixar a bola com o adversário e aproveitar as chances de contra atacar. E é aí que se dão bem. Se abrirem o placar todos passam a ser defensores sem nenhum constrangimento explorando mais ainda os contra ataques. Por isso é essencial que a defesa do Galo esteja bem armada e não permita que eles marquem gol primeiro. A anulação da tática deles começa por aí e em não deixar o meio de campo deles jogar com liberdade. Camilo é o armador do time e Pimpão e Rogério completam o ataque. Dos três volantes Bruno Silva e Lindoso se destacam por serem bons auxiliares do ataque. João Paulo quando joga é o guardião do meio campo, mas, é meia-boca. O que importa mesmo é não deixar espaço para o Camilo, Lindoso, Pimpão e Rogério. Como disse não tem craque no time, só operários bem treinados e com muita disposição em campo, portanto não cabe vacilação em momento algum da partida. Jogo duro e bem disputado é o que veremos logo mais. Vamos Galo. Mostre a sua cara, a sua força e a sua garra. Não bobeie, jogue muito e com muita vontade e disposição, anule o adversário e conquiste a vitória. Se bobear vai para a JBS, pois lá é que é lugar de frango vacilão.

  34. Bom dia Eduardo. Acredito que Adilson e Roger Bernardo trarão mais segurança a nossa defesa, entretanto as laterais ainda preocupam muito. O Fábio Santos não está bem, apoia e não volta a tempo de marcar, e o Alex Silva marca muito a distancia, dá espaço para o adversário evoluir e chegar na nossa área, precisa de orientação do treinador, que deve conhecer da função. Abraços, vencer, vencer, vencer…..

    1. É isto Ricardo , é vencer vencer ou vencer.
      Eduardo: adorei aquele vídeo com o Richarlyson.
      Acho que este vídeo tem que ser passado em todas as preleções.
      Acho até que ele deve ser contratado como motivador da equipe e fazer estas palestras.
      Ele vai cuidar do lado emocional dos jogadores.
      Este lado as vezes tão obscuro e que na verdade é o que decide a maioria das partidas.
      Vamos abraçar esta idéia , vamos fazer uma campanha, para ter o Richarlyson como este elemento tão necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *