Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Aumenta a lista de especulações

Gabriel treino 16-01-17

Antes de entrar no tema pretendido para nosso debate de hoje, permitam-me comentar sobre a repercussão do que discutimos ontem aqui no blog. Ficou evidente que o Atleticano quer e até exige alterações na base do Galo. Até diria que, necessariamente, nem seria a troca de comando e/ou de nomes para dirigir a categoria. Mais do que isso, a mudança de postura. Se assim não for o entendimento das pessoas que estão lá, aí, sim, é compreensível que o Torcedor exija uma ampla reformulação no setor.

Posso afirmar isso por tudo que li em comentários e em conversas com Atleticanos. Alguns abordaram uma situação que merece reflexão. O Torcedor deve também fazer a sua parte. Nomes como Mancini, Lincoln, Rafael Moura (que está de volta), entre outros menos citados, foram lembrados pelas vaias que receberam da Torcida. Só foram ter sucesso depois que deixaram o Galo. Marcos Rocha é outro, que só depois de duas temporadas fora do Galo, passou a ser respeitado pela massa.

Mas, considerando que a Torcida já mandou o recado à direção e cabe agora ao comando do Galo decidir sobre essa situação, vamos à nossa resenha de hoje. Faltando menos de duas semanas para a estreia oficial da temporada, ainda carecemos de duas ou três contratações. Talvez até quatro. Ontem, vários nomes pipocaram nos noticiários e nas redes sociais, embora a diretoria não confirme nada. Sete nomes de volantes foram mencionados nas especulações.

Rafael Moura - apresentação
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

A meu critério, entre eles, escolheria dois entre três. Elias, Fernando Gago e Lucas Leiva. O primeiro já mostrou qualidades por onde passou, seja no Flamengo, Corinthians e até na Seleção Brasileira. O segundo é o meu preferido, pois tem o sangue de luta do jogador argentino. Gosto de jogador daquele país no Galo, aliando-se a isso o fato de “los hermanos” terem sido nossos hóspedes na Cidade do Galo. Por isso, Sérgio Monteiro sempre garantiu que somos a mais argentina entre as torcidas brasileiras. E Lucas Leiva, que saiu do Brasil faz tempos, ainda me trás boas lembranças de quando surgiu.

Os demais, com todo respeito, não entrariam na minha lista. Contudo, caso um ou mais deles sejam contratados, terão e merecerão todo apoio. Arouca vem comendo banco no seu atual time. Adilson, além de pouco me motivar, só seria liberado no meio do ano. Cuéllar é reserva de Márcio Araujo. Ponto! Nada mais a dizer. E finalmente Lucas Silva, que teve um bom início de carreira, acabou sendo transferido e esqueceu seu futebol. Este último talvez merecesse uma oportunidade, mas depois de esgotadas as tentativas com os três que elenquei acima. Confio no Maluf. Sua volta será comemorada com títulos. Tenhamos paciência.

Além dos volantes, embora não tenha havido nenhuma especulação, ainda entendo que falta outro zagueiro. E que seja para disputar posição e não para compor grupo. Lembro, ainda, que nos últimos tempos vários leitores defenderam uma possibilidade interna para solucionar o caso de volantes. Seria a tentativa de escalar Gabriel naquela posição, situação que acho até interessante, mas que reforça a necessidade de outro defensor de qualidade. A propósito, o Galo liberou ontem Ronaldo Conceição. De coração, desejo que ele tenha melhor sorte em sua volta ao Uruguai. Aqui, a exemplo de outros, não deu liga. Sem condenar o jogador, mas desejo sucesso ao pai de família.

Outra especulação que rolou ontem foi em relação a Jadson. O jogador, tempos atrás, foi sondado pelo Galo. Me lembro bem disso, mas foi só demonstrar interesse que o São Paulo atravessou a negociação. Como recentemente com Calleri, com quem o Galo estava para fechar, os paulistas se ferraram. Nenhum deles rendeu lá o que certamente aconteceria aqui. No Galo esse tipo de jogador vinga – vejam o caso Ronaldinho Gaúcho e outros como Marques, Guilherme e Valdir Bigode. É aqui e só. Pois bem, Jadson saiu do São Paulo e acabou vingando no Corinthians. Acho que seria muito útil, desde que o Galo não entre em leilão pela sua contratação.

35 thoughts to “Aumenta a lista de especulações”

  1. “O mantra do “Eu acredito” já passou da hora de ser esquecido, já virou chacota nacional. Que coisa chata viver somente do passado. ”
    ps: não estou falando que tá cheio de simpatia chorona aqui….tem como não pensar que isso é simpatia?….

  2. Bom dia! Essa de não ter pressa pra contratar, é puro papo furado. O tá acontecendo é falta de dinheiro mesmo. Gastaram o que tinham e mais um monte no ano passado visando ganhar o brasileiro e a libertadores. Não ganhou, a conta chega meus caros. Estão todos contratando, inclusive times de muito menos expressão. Em relação a base, já cansei, basta querer enxergar. Nada mais a declarar! Detalhe: O mantra do “Eu acredito” já passou da hora de ser esquecido, já virou chacota nacional. Que coisa chata viver somente do passado. Será que não é possível criar algo diferente. 2013 já se foi a muito tempo! Eh galo faz essa massa sofrer. (Será que vamos escutar isso de novo) . Abraços,

  3. … simpatia infiltrado aqui é MATO… e pior, tem alguns atleticanos que embarcam e acabam caindo na onda dos caras…..meu Deus,qta choradeira…..eu quero ver é se esse time do Galo engrenar aonde irão parar os chorões….serão os primeiros a elogiar o time e a diretoria….Daniel Nepomuceno e Maluf, não deem ouvidos a bipolaridade de alguns……a maioria está com vcs…..mesmo que demore um pouco, queremos reforços de qualidade……campeonato Mineiro que se exploda, queremos Libertadores e o brasileiro…….esse blog aqui é muito bom, mas parece que aqui se encontra a “Confraria dos Corneteiros”…….ou a “Confraria da simpatia disfarçada”…..
    Ps: pra não dizer que só defendo e não enxergo as mazelas, se eu fosse o Nepomuceno dispensaria o André Figueiredo e os treinador do sub-15 …..os caras disputaram 3 jogos na Copa do Brasil e foram atropelados em todos….eu dispensaria também todos os jogadores do sub-15 sem exceção…….

  4. Pablo perez e Fernando Gago pode buscar os dois la no Boca que a massa vair adorar.E quanto a Base nunca vi tanta coisa ruim jogar no mesmo clube.

  5. A torcida é muito imediatista, títulos se conquista com tempo e trabalho, esta diretoria esta de parabéns pois brigamos para sermos campeão e não para cair, hoje os melhores jogadores querem jogar no Galo, essa diretoria contratou na frente dos principais clubes brasileiros o técnico mais promissor do momento, o momento agora é para torcer e ter confiança nesta diretoria, vamos cobrar quando os resultados acontecerem.

  6. Gostaria de elogiar os comentários postados por Soares e Souza. Estão bem de acordo com o que penso disso tudo. Nosso elenco do jeito que está é o segundo melhor do país e vão chegar volantes, que são extremamente necessários. Se não chegar volante algum, acho as criticas mais justas. Agora, é muito facil falar que está tudo ruim e que vai ser difícil ganhar algo esse ano. Nosso Galo ganhou titulo com um time muito pior em 2014. Ou não lembram que nosso banco para mudar as partidas era Marion, Alex Silva, Eduardo e Dodô? Só que o time era bem treinado e tinha a massa apoiando acima de tudo. Com a chegada de volantes, todos que ja temos aqui, com um bom treinador que é o Roger, e com o apoio da torcida, seremos sim campeões em 2017. Aqui é Galo!

  7. Para aqueles que acham que só reclamar resolve, onde vcs estavam quando o Galo foi para a segunda divisão e ficou duas décadas brigando para não cair

  8. Infelizmente a maioria não entende que nosso elenco já é muito bom, faltam apenas alguns poucos e pontuais reforços. Nosso grande problema em 2016 foi que tivemos o pior treinador de nossos últimos 10, 15 anos. O horroroso marcelo oliveira. A Diretoria está trabalhando com competência, Maluf é profissional antenado a sagaz, daqui a pouco pintam os reforços que estamos precisando. Paciência e sabedoria. Ambos em falta. SAN.

  9. Eta Presidente Omisso!!! Onde estão os reforços? É preciso fechar o grupo para entrosá-lo o mais rápido possível. Contratar em março, até entrar em forma, entrosar, aí o ano acaba… O fracasso de 2016 ainda nos assombra. Não aprendem com os erros? A torcida não tem paciência, é fato; e tem toda a razão do mundo para isso. Acordem, vamos agir!!! Não tem jeito, tem que investir mesmo em bons nomes, o Elias seria uma ótima contratação. Vamos trabalhar Diretoria e menos este papo de tranquilidade, sem pressa… As mesmas desculpas são inaceitáveis. Revolta de um torcedor que espera ainda nesta vida ver o Galo campeão brasileiro.

  10. O que mais impressiona é aparecer alguns torcedores com esse discurso de que o time já teve Mexerica e que hoje tem Pratto, Robinho e Fred, e que por isso a gente não pode reclamar!
    Meu amigo, quem anda pra trás e caranguejo (aliás, ele anda de lado).
    Eu quero meu Galo andando sempre pra frente!
    Essa Diretoria pegou uma equipe e um clube estruturado e campeão!
    Passaram 2 anos e não ganhou nada!
    Na temporada passada, já fracassamos por que não tinha defesa, principalmente zagueiros.
    Ou você acha que Leo Silva, Erazo, Gabriel, Edcarlos e Ronaldo Conceição, seguram alguma coisa. Basta o Leo Silva machucar que é um Deus nos acuda.
    2017 já começou e a situação está pior. Continuamos sem uma zaga forte e agora pra piorar, o meio de volantes que não era grandes coisas, faltam jogadores!
    E vocês vem me falar de torcida?
    Que a torcida é chata?
    Que a gente deveria era estar comemorando o fato de não ter mais Mexerica no time?
    Acorda pra vida, gente!
    Essa Diretoria, de 2015 pra cá, ano a ano está piorando o time.
    2015 foi pior que 2014
    2016 foi pior que 2015
    e agora, o que esperar de 2017 que já começa sem zagueiros e volantes?

    Vamos parar de se iludir! Vamos começar a cobrar de verdade!

    Vamos continuar apoiando, claro! tem que ir a campo, cantar sim, independente se vamos cantar pro Lucas Pratto ou pro Mexerica!

    Uma coisa é uma coisa! Outra coisa é outra coisa!

    Quem anda pra trás é caranguejo!

    Eu quero meu Galo campeão de tudo de 2013 e 2014 de volta.
    Aliás, eu quero um time melhor ainda do que o de 2013 e 2014!

    Simples assim!

  11. Acompanho noticiários esportivos na TV, e é quase unanimidade entre os comentaristas que o elenco do Galo continua forte e entre os favoritos aos títulos que irá disputar, eles creditam que a melhor contratação do Galo foi o técnico Roger que teoricamente, conseguirá corrigir as falhas do ano passado, e para melhorar o time precisa de poucas peças ( 02 Volantes, 01 Zagueiro). O problema que vejo é que o torcedor está entrando em 2017 com a má impressão deixada em 2016, esquecendo que o elenco inicia este ano praticamente completo, sendo que o ano passado a maior parte tivemos muitos desfalques, e que a parte tática tão criticada dá sinais de melhora nos treinamentos até aqui. Então conclusões só poderão ser tiradas após iniciarem os jogos com o time principal.

    1. Praticamente completo?
      Faltam 2 volantes, pq a gente só tem 1 bom (Carioca).
      Falta 1 zagueiro bom, pq a gente só tem 1 bom (Leo Silva), e talvez 2 (com o tal do Felipe).
      Falta 1 camisa 10, pq a gente só tem 1 e que não pode confiar (Cazares)

      E você acha que isso é um time quase completo?

      É cada comédia que aparece!

      1. Comédia seria se eu desse continuidade ao desrespeito e em meu comentário lhe respondesse em tom pejorativo como você fez. Respeito a sua e as outrasuas opiniões, portanto termino por aqui sem lhe ofender.

  12. Todos os comentários dos amigos atleticanos devem ser levados em conta e merecedores de atenção e consideração , para o bom debate . Excluídos os comentários de torcedores de outros times , travestidos de atleticanos , cujo objetivo é disseminar a contenda entre nós, os verdadeiros torcedores do Galo. O que os move é a inveja e o ódio de não fazer parte desta verdadeira irmandade movida única e exclusivamente por amor ao nosso clube , amor de verdade , não simpatia e modismo .
    Quando o atleticano fala da base , as frases são ásperas e azedas , com toda razão , pois a base, exala incompetencia e marasmo. Se assemelha a uma repartição pública , insuflada pelo corporativismo solidário , que nada produz e altamente lesiva ao clube . Este setor do Atlético , de vital importãncia para o clube , que teria , pela estrutura oferecida , ser um celeiro de bons jogadores para o clube , que teria de proporcionar lucro para o clube , com venda de jogadores ali formados , nada mais é do que um cabide de emprego , onde reina o comodismo e a incompetencia , blindados pela eterna omissão da diretoria . Quando o caro blogueiro elogia Maluf , eu tenho minhas ressalvas , não no sentido de contestar sua sabida competencia , mas sim de achar que o cargo de diretor do clube , muitíssimo bem remunerado , inclue participar e olhar a base , e não relegar este importantíssimo departamento para um incompetente que deveria ter sido sumariamente demitido quando disse que a base não era para revelar valores , revelar jogadores . A mudança , como disse o blogueiro , é radical , é de postura. Não custa lembrar a este presidente , que a guinada do Galo se deveu, principalmente ao fato de colocar pessoas certas e competentes no cargo certo . A jornada de 2016 , não foi suficiente para este presidente aprender , o prejuízo que ele causou ao Atlético em 2016 ; não foi suficiente , ele aprenderá da forma mais drástica possível , acredito que se não mudar a postura , ele não emplaca 2017. Como pode um presidente não ter visão do que acontece nas categorias de base do Galo ? O departamento que tem obrigação de ser a força tarefa do time principal . Mudança total , a começar pelo afastamento desta praga, deste cancer , que é empresário de jogador , esta erva daninha que suga o clube e que somente sobrevive se tiver apoio dentro do clube , estes malditos que agem nas sombras e são blindados por escusos interesses , geralmente prejudiciais ao clube.

    1. Muito bem, Wagner Gomes. Temos alguns companheiros que ainda não prenderam a respeitar opiniões alheias. A página é para todos os atleticanos e todos têm direito de se expressar e expor seus sentimentos como bem intenderem. Discutirmos uns com os outros depõe contra o propósito do blog. Aqui é lugar de confraternização, harmonia e atleticanidade. Wagner, a base do Galo é uma das maiores tristezas do futebol. É claro que quem está dirigindo esse setor só está buscando defender seus próprios interesses. Infelizmente estamos sujeitos a ver esse setor sendo desmantelado sem que a diretoria tome qualquer providência.

  13. Ah… tá na cara! Tem gente que tá aqui, mas não é daqui, não!
    Entrem na pilha não. Quem se anima com a manutenção de um time que brigou o tempo todo para não ser rebaixado, que não disputou sequer uma finalzinha ano passado (desculpa… foi campeão com as mãos, Rafael Moura nos lembrou!) que contratou na rapidez para disputar a primeira fase da copa do Brasil, deve tá com dificuldades em se convencer de que o time que brigou por títulos em 2016, que não os ganhou devido aos treinadores que teve, que contratou treinador em ascensão, que ano passado foi a equipe com maior número de jogadores convocados por seleções nacionais (no plural mesmo) é pior que o dele. Nesse mesmo site tem um blog dedicado a cada time. Aliás, com bons textos, diga-se. Pena que não acessam os locais a eles dedicados. Aprenderiam, com certeza.

  14. Para aqueles que estão reclamando antes do time jogar, vamos volta ao tempo de Mexirica, Vanderley e Marcelo Nicácio, Hoje temos Pratto, Fred, Robinho, Cazares , Otero etc.Deve ser muito difícil ser presidente do Galo, essa torcida é chata.

  15. Bom dia Eduardo. Gostei do 3 primeiros nomes de volantes, se vierem dois deles ótimo. Quanto ao Jadson, bom jogador que daria certo aqui, mas 600 mil de salário acho muito, é uma posição que já temos Cazares que deve mudar completamente a sua atitude com o Roger e Otero. Acho que devemos nos preocupar com os volantes, investir dinheiro neles e depois em um zagueiro bem experiente. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  16. Todos temos pressa; é da natureza nossa de atleticanos querermos as coisas para ontem. A meu ver, as contratações necessárias de volantes ainda não aconteceram porque dependem de o Galo fazer dinhiro grande com a venda de algum jogador de nome, possivelmente o Pratto. Até onde sei, a situação financeira está equilibrada, mas não é possivel fazer contratações sem a venda de alguém. Esse alguém é o Pratto. Acho que a Diretoria sabe o que está fazendo; administrar é usar a razão. Presidente não pode pensar com a cabeça de torcedor. Nos próximos dias, acredito que entrará dinheiro em caixa para viabilizar as contratações. Vamos ter paciência…

  17. “Alguns abordaram uma situação que merece reflexão. O Torcedor deve também fazer a sua parte. Nomes como Mancini, Lincoln, Rafael Moura (que está de volta), entre outros menos citados, foram lembrados pelas vaias que receberam da Torcida.”
    Cadê a Torcida? Quando estivemos na B fomos recordistas de público. E apoio. Isto com o time com Marcio Mexirica, e outros afins. Desde o início desta década o Galo entrou nos eixos, e a torcida passou a decepcionar. Não é apoio incondicional, temos também que criticar o que precisa melhorar. Mas só de pensar onde estivemos, o plantel que havia, temos que apoiar o conseguido. Porque em qualquer competição que entraremos, com este time e eventuais melhoras, seremos favoritos. Curto e grosso.

  18. Queria sinceramente uma notícia sobre o tal zagueiro Cáceres, que já jogou na Juventus e no Barcelona. Jogador experiente, ideal para a libertadores. Disseram q foi oferecido, que seria analisada sua contratação e não disseram mais nada. Já quanto aos volantes, pelo q vi na Flórida Cup, depender de Lucas Cândido… Com o atual elenco, escalaria assim: Giovani (já q o São Victor está machucado), Marcos Rocha, Léo Silva, Felipe Santana, Fábio Santos. Rafael Carioca, Luan e Danilo ( fazendo a função de volantes) e Cazares. Robinho e Pratto. Luan e o Danilo ajudariam na marcação e sairiam pro jogo pelas beiradas auxiliando os laterais.

  19. Dia 01/02/2017 vamos enfrentar o outro time com Rafael Carioca e Lucas Candido na marcaçao…….que beleza…..Que Deus esteja conosco porque tomar um chocolate logo no inicio do ano seria terrivel. Ate o Vasco recém série B está reforçando seu meio campo. Enquanto isso o Galo contrata jogador pra estrear em agosto ou setembro. Esta é a versao 2017 do Sr. Nepomuceno.

    1. Se levar outro 6 x 1, será que a Diretoria vai colocar a culpa no Roger Machado, no inicio da temporada (falta de ritmo de jogo) ou, a um pedido do BMG? Chega de blá, blá, blá! Partem para AÇÃO. Quanto aos nomes mencionados pelo Eduardo, realmente, os 3 mencionados que são os mais qualificados.

  20. Bom Dia a Todos!
    Estou decepcionada. O grande e sério problema no GALO é de cima pra baixo. Falta profissional competente para trabalhar mente e físico dos jogadores. Além do quê, temos também os empresários que ficam pressionando e dando o famoso jeitinho com $$$$ (de cima pra baixo) claro…….Aí não tem jeito mesmo do time dar alegria para a torcida. Em 2017 o GALO não vai ganhar NADA…..não se iludam… caiam na real….

      1. Calma, José Luiz, calma. É uma atleticana expondo a sua opinião. Como você ela merece respeito e tem o direito de dizer o que sente. Ademais, atleticano ofendendo atleticana? Isso aqui virou almoço italiano?

    1. Pra que Jadson? temos Cazares, Otero, Maicossuel, precisamos é de no minimo mais 2 volantes e zagueiro de qualidade. Chega de especulação e vamos fechar logo esse elenco. Se conseguir jogadores de qualidade para as posições acima com certeza brigaremos por titulos em 2017. E o André Figueiredo ainda continua no Galo? Saudações Alvinegras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *