Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Carlos Alberto Silva e Galo 2017

IMG-20170120-WA0042

O treinador Carlos Alberto Silva, falecido ontem (20), merece a homenagem do Torcedor Atleticano. Entre suas passagens pelo Galo, não fosse aquele escândalo do Serra Dourada, teria obtido certamente sua maior conquista. Era ele, Carlos Alberto Silva, o treinador naquela partida com o Flamengo, em que o árbitro carioca José Roberto Wright provocou a nossa eliminação em benefício do time do seu Rio de Janeiro.

carlos alberto silva - UAI-EM Beto Magalhães
Imagem: Divulgação / foto: UAI/EM – Beto Magalhães

Numa de suas muitas entrevistas, talvez das últimas, o próprio ex-treinador deixou claro, de forma contundente, que o ex-árbitro foi decisivo naquela noite em Goiânia. E mais, segundo suas palavras, Wright,num encontro posterior com ele próprio, disse que sabia que o vencedor daquela partida seria o campeão da Libertadores. Em outras palavras, estaria apitando a decisão antecipada. Não foi sem motivo que, em 2013, o presidente Kalil exigiu juiz de fora para apitar um mata-mata com o São Paulo.

Carlos Alberto trabalhou no Galo em 1982 e 1998 (como treinador) e em 2005 (na condição de supervisor, na triste passagem de Tite por aqui), tendo conquistado o Campeonato Mineiro e o Torneio de Paris. Fora do Galo, entre seus principais títulos destacam-se o Brasileiro de 1978 (Guarani de Campinas), Paulista de 1980 (São Paulo) e Campeonato Português (duas vezes – 1992 e 1993 – pelo Porto. Passou também pela Seleção Brasileira entre os anos de 1987 e 1989. Que fique registrado o reconhecimento do blog e do Atleticano ao treinador Carlos Alberto Silva.

Pois bem, hoje à tarde o time esboçado pelo treinador Roger Machado fará um jogo-treino frente ao Guarani de Divinópolis. É evidente que, embora seja o que ele tem de melhor, ainda faltam as peças que o Torcedor tanto espera e deseja. Seja qual for o resultado da partida, que será transmitida pela TV Galo e poderá ser vista pelo Atleticano, o resultado em nada irá sinalizar para a temporada. Será daqueles jogos que um time atua o primeiro tempo, depois muda todo mundo. Serve para a comissão técnica, nunca para o Torcedor. Só mesmo pra matar a saudade.

O dado mais relevante para aguçar a nossa expectativa, são as presenças do novo treinador, do retorno de Carlinhos Neves ao seu lugar de origem (preparação física) e do diretor de futebol Eduardo Maluf. Esse trio é um alento a tudo que vivemos na temporada passada. Dois treinadores que não deram liga, uma preparação física que colocou jogador no estaleiro o ano todo e a falta de um gerentão para mediar direção e gramado. Tomara que, aliado a isso, venha os três ou quatro nomes que tanto sonhamos.

Por fim, quero renovar o convite feito no meio da semana para a tarde de autógrafos de hoje à tarde. Reinaldo Lima, seu filho Philipe – autor da biografia –, Felipe (ilustrador) e eu estaremos, a partir das 14h, no BH Shopping, com os dois livros sobre o eterno Rei. Além da biografia, o livro infantil que tive a honra de ser o autor.

 

5 thoughts to “Carlos Alberto Silva e Galo 2017”

  1. Boa tarde e saudações,
    Gostaria muito de uma resposta a duas coisas que vem me incomodando a muito tempo no Galo:
    1. Porque, até hoje, o clube não tem uma equipe de psicólogos de peso??? Tenho certeza absoluta que nos últimos 17 anos poderíamos ter ganho pelo menos 5 títulos de expressão não fosse a instabilidade emocional da equipe, “oba-oba” e espírito do “já ganhou” em momentos chave das competições, emanados da torcida apaixonada!!!
    2. O que aconteceu com as jogadas de bola parada que até 1 dois anos atrás era quase garantia de gol, principalmente dos zagueiros (Rever, Leo Silva)???
    Desde já agradeço! Abraço!

  2. Valeu amigo José Roberto, mas custava a imprensa perguntar ao Maluf ou ele falar em uma das coletivas sobre esse Cáceres? Ansioso por natureza, esperava uma contratação de um grande zagueiro, que poderia ser ele né. Agora é buscar outras opções.

  3. …segundo o jornal Record, o Galo está fechando com o Elias:”ELIAS PERTO DO ATLÉTICO MINEIRO
    Negociações avançadas com o clube brasileiro
    Elias perto do Atlético Mineiro
    Foto: Miguel Barreira
    Depois de muita especulação sobre um possível regresso de Elias ao Brasil, Record sabe que o médio do Sporting está perto de rubricar contrato com o Atlético Mineiro, abandonando pela segunda vez Alvalade, agora com 679 minutos disputados em 16 jogos (os verdes e brancos somam 30 oficiais na época).

    O Galo corria com o Cruzeiro pela aquisição do internacional canarinho, de 31 anos, mas, segundo conseguimos apurar, apresentou melhores argumentos financeiros, numa altura em que o Sporting procura efetuar o emagrecimento do plantel revelado por Bruno de Carvalho.

    Elias não seguiu para a Madeira, onde o Sporting defronta este sábado o Marítimo, algo que a imprensa brasileira associou à possibilidade de o jogador já estar no país a ultimar a transferência.”
    Ps:…segundo o site Globo.com, o Nepomuceno está na Argentina fechando com Fernando Gago do Boca…..tomara…vamos ver o que vai dar…..

  4. Que esta iniciativa da @TVGALO vire uma constante, e que daqui à pouco esteja transmitindo ao vivo os jogos do CAM em todos os torneios . Imaginou caro Dudu ,uma TV GALO premiere transmitindo ao vivo ? Rolaria uma grana altíssima para o CLUBE , alavancaria o sócio-torcedor,seríamos mais uma vez pioneiros aqui no País -na Europa isto é comum com canais abertos ,fica o registro – e o que mais me agradaria,seria darmos um chute nos fundilhos da vênus platinada com toda nossa raça prá vencer … Youtube hj cai com toda a certeza e o F5 será frenético … ‘adispois’ tu me falas !
    _ O parabéns de hoje vai para o Victor , que Deus o abençoe e o proteja .
    PS : esta é para o amigo Ricardo que a dois posts atrás vem pedindo informações sobre o Cáceres ex-zagueiro da juventus-turim : …http://www.mundodeportivo.com/futbol/fichajes/20170120/413525837990/martin-caceres-trabzonspor-fichaje-cancelan-frustrado.html … ( só clicar no endereço do link) …pelo jeito caro Ricardo ,o jogador está bichado e deve ser por este motivo que o assunto esfriou .
    Deixe ir ali no sitio da @TVGALO garantir o meu acesso ,a tarde a grande rede irá balançar e como bom mineiro que sou, não vou perder o trem de modo algum … Bom fim de semana à todos … Abençoado seja o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO ,time de preto e favelado ,com o mesmo nome, escudo e cores desde sempre …SAN

    1. Achei o time bem confuso e e com poucas variações de jogadas. Senti a mesma preguiça do ano passado rondando a equipe. Mas como voce diz, o primeiro jogo não quer dizer nada. E confio muio na gente este ano. Vamos jogar bola , vamos pressionar este elenco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *