Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vivos e atentos na sequência das competições

Como, entre os principais clubes brasileiros, apenas três estão nas principais frentes em disputa, nós Atleticanos seguimos orientados pela fé e esperança de conquistas. Além do Galo, São Paulo e flamídia seguem no BR e também na CB e LA. No Brasileirão e Copa do Brasil ainda Bahia, Paranaense, Vasco, Corinthians e Juventude. Por outro lado Grêmio que pega o Fluminense e Botafogo que enfrenta o Palmeiras seguem na Libertadores e campeonato nacional.

Disso podemos tirar que a missão do nosso time – elenco, comissão técnica e diretoria – é árdua. Não podemos, ainda, priorizar essa ou aquela competição. Se no Brasileirão, em função de resultados inesperados, caímos do G4 ao G6 e agora ocupamos a nona colocação, temos de vencer e vencer em busca dessa zona de classificação. Título é improvável, pois além dos oito à nossa frente, a distância para o líder chegou a 14 assustadores pontos. Embora tenhamos dois jogos a menos que o eventual líder Botafogo.

Ao que acredito e sinto nas ruas, o Atleticano renovou sua confiança e agora procura sua auto estima de volta, depois de duas boas partidas na semana. A vitória convincente sobre o CRB e a vaga nas quartas de finais da Copa do Brasil, aliado ao bom futebol apresentado no empate como visitante nesse clássico mineiro, motivou o desfile de camisas do Galo desde quinta-feira passada. E, espero, que seja assim até o mês de dezembro aliado a conquistas nesta temporada.

A rodada do final de semana, com exceção da partida entre Juventude e Botafogo, não teve nenhum resultado inesperado. Na verdade o alvinegro carioca, dá sinais de repetição do ano passado. A gordura de 2023, nessa altura, chegou a ser até maior. Com isso, todos que seguem atrás – inclusive o Galo – estão atentos rodada a rodada. Quem dá mostras explícitas de estar perdendo o fôlego é o Palmeiras que – caprichosamente – disputa as oitavas com o mesmo Botafogo. Vamos para a Argentina pegar, amanhã, o San Lorenzo na briga por avançar até as quartas de finais da Libertadores. E, caso classificados, pegar o vencedor do confronto Fluminense e Grêmio.

Ao que vi nesses dois jogos recentes, fico mais tranquilo para o confronto de amanhã em Buenos Aires. O modesto estádio é um caldeirão para apenas 15 mil torcedores. O Galo já jogou, pela mesma Libertadores, em edições anteriores – frente ao Racing (2016) e Arsenal (2013) – nessa mesma situação. Estádios similares. Se com o primeiro foi empate, com o segundo vencemos. Isso me conforta e sustenta minha confiança no enfrentamento de amanhã na Argentina. Sigamos!

Para fechar a resenha de hoje, dois fatos lamentáveis da rodada do final de semana, foram – mais uma vez – protagonizados pela arbitragem. E novamente pelos Daronco e Wilton Sampaio. Isso não me chama a atenção, são péssimos e tendenciosos, mas salta ao meu olhar a repercussão no eixo. Daronco, embora tenha sido favorável ao Vasco, foi em prejuízo do fluC, que abriu as comportas da reclamação. Interessante, esse mesmo incauto soprador de apito, é aquele que ameaçou o Hulk durante partida com o São Paulo. Foi punido com ridículas cestas básicas, pelo conivente stjd – outra peça dessa engrenagem cbf – sem qualquer repercussão entre os “cornetaristas” do RJ e SP. Ah! E o time prejudicado, o fluC, é o mesmo que ganhou o BR de 2012 contando com uma enormidade de benefícios da arbitragem a seu favor. E o Galo, naquela temporada, prejudicado – jogo a jogo – pelos mesmos caras do apito.

Já o Sampaio, que numa Copa do Brasil aprontou com o Galo, “não viu” jogador do flamídia agredir palmeirense. Quando nos prejudicou duas vezes na mesma partida, frente ao mesmo rubro negro carioca, nenhuma manifestação desses fdp das redes televisivas. No primeiro gol “fingiu” não ter percebido uma falta no jogador do Galo – um tal Allan que mandamos pra Gávea a preço de ouro – beneficiando o time do Rio.  Pra fechar a maracutaia, deu gol inexistente, 13 segundos depois do lance (a bola não entrou) sem var ou bandeirinha assinalar sua má intenção. Vozes do além. Ambos e mais alguns deveriam ser banidos da arbitragem. Mas seu meme rodrigues parece gostar.

Vão todos te phu…!

Em tempo: Sou apoiador das causas sociais, encampadas pelo Instituto Galo, e sempre que possível participo com minha doação e/ou colaboração. Diante disso, rogo pela atenção, torcedor Atleticano!

Compre uma camisa do Galo que foi preparada para o clássico de sábado e autografada por seu jogador. Basta participar do leilão pelo site: playforacause.com.br.

As camisas têm o patch em homenagem ao centenário de Dom Serafim, e a arrecadação será destinada aos projetos sociais do Instituto Galo.

O leilão vai até hoje, dia 12 de agosto, às 19h. Participe!

*imagens: 1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) divulgação

9 thoughts to “Vivos e atentos na sequência das competições”

  1. Boa tarde!
    O sistema defensivo parece ter melhorado, embora eu não confie nem um pouco no goleiro, principalmente quando os chutes contra ele são cruzados. No último jogo mesmo, a pontaria do ataque maria não esteve calibrada. Vi uns dois ou três chutes cruzados em que Everson pulou ridiculamente só por pular. Os cantos estavam desguarnecidos e os chutes não foram certeiros.
    Já o nosso ataque é muito sem vergonha. Dificilmente faz mais de três gols numa partida. Quando está muito inspirado faz três. Isso precisa mudar. Não estou dizendo que está tudo ruim. Nossa defesa (exceto o goleiro) e o meio campo estão nota 10.

  2. Rogo aos amigos atleticanos nunca pararem de pressionar comissão técnica e jogadores , responsáveis pelo ridiculo campeonato brasileiro que estão fazendo , nos apequenando , reduzindo nosso protagonismo dos ultimos anos. Uma diretoria de verdade , que não é nosso caso , não deixaria a situação chegar nesta situação , nesta posição ridicula na tabela, atrás de times muito , muito inferiores ao nosso. Esta situação tem como responsável maior este treinador , que arrebentou com nosso time em junho/julho , já com as desculpas esfarrapadas de sempre. Nunca pedi a sua queda , mas jamais concordei em como conduziu nosso time neste período , com goleadas e perdendo pra times que disputam pra não cair. Amigos , não vamos dar trégua , elogiar quando merecerem , protestar quando preciso for. De uma forma ou de outra , vimos que nossos protestos e a revolta da torcida foi ouvida , este rapaz que saca saravia , pra continuar com este esquema ,sabidamente , comprovadamente , que não funciona , fique bem alerta , as cotas de erros matingiu sua cota , não vamos aceitar mais.

  3. Salve Massa e Guru

    No alto da minha bipolaridade, lá vou eu acreditar de novo no trabalho de Milito, nesta gangorra de críticas e elogios.
    Mas, que culpa tenho eu se, em campo o time também foi uma gangorra de boas e más atuações?
    A favor de Milito pesa o fato de que perdeu um monte de jogadores e teve que apelar pros reservas e a base. Ai, deu no que deu.
    Foi só encorpar de novo o elenco e os resultados, ou mais que isto, apareceu.
    Então: vamos confiante pra Argentina. # VAI PRA CIMA DELES GALO!

  4. Nunca vi um campeonato tão maluco quanto esse BR-24. Disputada mais da metade do torneio, nenhum dos times com melhores qualificações e estruturas parece querer, de fato, ficar com o título. Se continuar assim, logo, logo, aparece um gaiato qualquer e, sorrateiramente e de maneira despropositada, leva a taça. E candidatos com essa característica, que tinham pouca pretensão no início do campeonato, que conviviam apenas com perspectiva de lutarem para continuar na Série A, já aparecem por aí, se arrotando de possuírem planteis qualificados para ficar com o título. Diferente de muitos por aqui, não sei, de fato, quais são as soluções para os nossos problemas (treinador questionado por muitos, goleiros que não transmitem confiança, defesa vacilante, meio de campo pouco criativo e sem combatividade, ataque sem efetividade, etc), mas também não vejo ninguém com qualidades muito acima de nós, portanto, a despeito da diferença de pontos para o líder, o Atlético ainda está na briga. Talvez sejamos, nós, os sorrateiros a dar o bote, mas é preciso mudar a mentalidade e demonstrar vontade de vencer. Penso que ajudaria muito se os torcedores do Atlético diminuíssem as críticas por um período de tempo para ver se as coisas engrenam, mas acho que isso é querer demais. Enfim, sigamos!

  5. O adversário de amanhã vive um momento ruim, mas em se tratando de Libertadores, todo cuidado será pouco ao nosso CAM.

    Estádio acanhado, torcida colada no campo, pressão pesada no juíz e por aí vai.

    Que o Milito faça bem seu trabalho já na escalação do time e nada de inventar demais, sabemos quem é confiável para jogar de titular uma partida desse nível.

    Vai ser um típico jogo com time argentino… jogadas violentas, pressão no juíz, provocação, enfim, sabemos como funciona.

    É entrar focado no plano de jogo, jogar bola e sair de lá com um bom resultado… uma vitória praticamente sela nossa classificação.

    Eu acredito!!!

  6. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Sem bons motivos para confiar que o Galo fará um grande jogo na Argentina, o único país europeu da América Latina, eu finco pé na esperança.

    Espero que o apaixonado otimismo do nosso Guru se concretize e tenhamos um bom resultado.

    No mais é torcer para que o Galo supere as suas próprias e bem conhecidas limitações.

  7. AINDA O BRASILEIRÃO:

    Até aqui, na Rodada 22, com dois jogos a menos (20), a posição na Tabela do Alvinegro ainda é muito desfavorável…

    O Time está em nono e todos os times que estão na frente (BOT, FOR, FLA, PAL, SP, csa, BAH e CAP) têm números bem melhores que os do ATLÉTICO…

    Somos a pior defesa com 28 gols tomados…

    No quesito gols feitos o CAM foi quem menos fez (28)…

    O saldo de gols atleticano está zerado e é disparado o pior entre os demais…

    O número de vitórias (7) é o menor entre os que brigam em cima…

    Até aqui o ATLÉTICO é o Rei do Empate (8)…

    É bom que tenha ficado claro para o MILITO e os caras que não há mais espaços para erros e tantas partidas ruins…

    Terá chegado a hora de o MILITO e a rapaziada, no Brasileirão, engatar uma sequência de seis/sete vitórias seguidas para pontuar com força, pegar o elevador, encostar no G6 e G4 e chegar brigando nas cabeças…

    Se na temporada passada assim aconteceu com o Felipão, é plenamente possível acontecer novamente, eis que o Time de agora é bem melhor do que o do ano passado pelo Elenco mais recheado de opções, convenhamos…

    Então é possível reverter a fase ruim e corresponder e brigar mais em campo…

    Chega de tantos pontos jogados pelo ralo!!!

    Vamu, GALOOOOOO!!!

  8. Meu Guru, bom dia!
    Hoje é para iniciarmos a nova fase. Tomara que o nosso distribuidor de camisas pare de inventar e comece a estabelecer o nosso time titular. Sem uma equipe definida, nem os jogadores sabem o que fazer em campo. Cada qual no seu quadrado e repetição de escalação. Resultado: equipe competitiva. A tarefa é árdua, mas temos plantel qualificado e querendo jogar. Basta coerência e sem invenções do professo pardal.
    VAMOS GALO, PRÁ CIMA DELES. COM FÉ EU VOU!
    Abraços.

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Jogo na Argentina para o Galo é como se fosse em casa, pois no time titular teremos Saravia Bataglia Fausto Vera, além de toda a comissao técnica e o Zaracho no banco. Então é esperar uma vitória amanhã, pois o São Lourenço está caíndo pelas tabelas nessa temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *