Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vitória para engatar melhor sequência

O bom resultado e a boa apresentação da equipe, tem tudo para sinalizar uma mudança no roteiro da temporada. Não que esteja sendo de todo mal, mas a situação no Brasileiro vem obrigando o time à conquista de uma das Copas para assegurar vaga na Libertadores do próximo ano. Isso não é o objetivo maior, pois melhor mesmo seria ganhar essa competição e garantir vaga nos dois próximos mundiais de clubes.

Fato é que, a derrota para o Bahia – ainda que com time alternativo -, seguida daquele um a zero pra o fluC, deixou alguns torcedores aflitos e contaminou boa parcela dos Atleticanos. No campeonato nacional, depois de 25 jogos, restando apenas 13 para o encerramento, temos tão e somente 48% de aproveitamento. São nove vitórias e o mesmo número de empates, mas já chagamos a sete derrotas. Nosso saldo de gols de momento é um negativo. Em 2021, nos 38 confrontos, foram seis derrotas e seis empates, com expressivas 26 vitórias. Aproveitamento acima de 73% (84 pontos), saldo de 33 gols, tendo sofrido 34 tentos. Atualmente já tomamos 36 até o momento.

São números que assustam ao Torcedor, mesmo estando o Galo nas semifinais da Copa do Brasil e a uma vitória por dois gols para a mesma fase da Libertadores. O melhor da vitória de ontem, sem dúvida, é devolver ao Atleticano a confiança e auto estima com o time. Em consonância com isso, internamente estimular os jogadores do que são capazes. Atuamos com um time alternativo, jogamos bem – com comprometimento e vontade – o que deve promover a simbiose necessária do gramado com a arquibancada para avançar no Brasileiro e nas duas Copas.

Ganhamos, é verdade, uma única possível posição na tabela. Da décima colocação para a nona, entretanto, distanciamos oito pontos da zona perigosa (Z4) e passamos a ter nove a menos que o quarto colocado e seis do sexto (G4 e G6). Dos oito que estão à nossa frente, seis deles tem dois jogos a mais que o Galo, um tem uma partida apenas e o outro igual número que o nosso Galo. São aquelas rodadas adiadas em função das chuvas no Rio Grande do Sul e compromisso pelas Copas. Grêmio aqui e Paranaense lá, são os jogos atrasados do Galo.

Ontem o Milito, para preocupação de muitos entre nós e me incluo, optou novamente por time alternativo, onde tinham apenas Éverson, Alonso e Alan Franco dos considerados titulares. O Bragantino, que faz uma de suas piores campanhas no BR, não ofereceu qualquer resistência a estratégia escolhida pelo nosso treinador. Apesar de uma penalidade perdida, o Galo seguiu em busca do resultado. Logo depois desse pênalti, cobrado com certa displicência pelo Deyverson, coube ao Éverson fazer uma grande defesa que poderia mudar os rumos da partida.

Se redimindo do lance da penalidade, o mesmo Deyverson, tirou o zero do placar numa bela assistência do Rubens. No início do segundo tempo, numa jogada quase perdida – Rubens evitou uma bola sair pela lateral e rolou para Igor Gomes – que num cruzamento precioso encontrou Cadu que fez o segundo. Dois a zero, com gols de jogadores que vinham sendo questionados, não eram suficientes para relaxar o Torcedor. Daí, em jogada treinada, o goleiro encontra a cabeça desse mesmo Deyverson que deixa Hulk na cara do gol para fechar o placar. Foi uma vitória providencial, num momento decisivo, que deverá mudar a atmosfera até então de pessimismo. Tomara que reflita na sequência das três competições que estamos envolvidos. Até o momento, além do Galo, só o flamídia está nas três frentes. Que venham as Copas e os Gs classificatórios do Brasileirão. A chave tá virando e já na quarta-feira tem Libertadores.

*fotos: Pedro Souza\Atlético

31 thoughts to “Vitória para engatar melhor sequência”

  1. Saudações alvinegras! Galo ontem segurou a onda do Braga. 3 pontos fundamentais. Ótima partida do Rubens. E deu um grau na confiança pra geral! Até o Deivim se redimiu. Quarta será uma batalha (Bataglia), literalmente! Bernard pra mim é banco. Que o time esteja em uma noite iluminada. Estarei lá torcendo contra o vento!

  2. Bom dia xará e amigalos. E não é que o time reserva do GALO rasgou a cartilha de Milito para não atacar o adversário!!!!! Surreal!!!! Gols surgiram de cruzamentos e aproximação dos atacantes!!!! Será que serviu de lição para o jogo com o FluminenC????? Tomara que sim!!!!

  3. Vitória do alívio que veio em ótima hora até para mostrar ao Sr. Milito, que o Rubens pede passagem pela ala esquerda e já merece uma chance de titular no lugar do Bernard.

    No mais é começar essa semana com pensamento positivo de que na Quarta vamos reverter o quadro e eliminar o tricolor carioca.

    Eu acredito!!!

  4. Pois é, Ávila e demais amigalos! Fui um dos que desanimei, principalmente pelo desempenho do time nas últimas partidas, mais preocupante do que os resultados negativos. Mas ontem, diferentemente, o time teve outra postura, demonstrou mais disposição, mais entrega e principalmente mais eficiência, fazendo o dever de casa que faltou ter feito contra Cuiabá, Criciúma, Bahia, Atlético Goiainiense e Fortaleza, pra ficar só nesses jogos que fizemos em nossa Arena! E levantou a moral para enfrentar o FlorC na quarta. Acredito que raça e vontade não voltarão pq vale muito mais do que o jogo de ontem, mas é preciso que a eficiência seja semelhante e dois gols bastam, não precisa golear, para classificarmos no tempo normal, sem drama ou sofrimento na marca da cal! O time ontem passou por cima até do campo, de novo contestado pelos visíveis tufos de grama que saíram em alguns chutes. Gostei demais do Rubens, é inacreditável o cara não ter chances e ser preterido por Igor Gomes (que até também foi bem ontem) e outros mais fracos. Tb acho que ontem finalmente, mesmo com o pênalti perdido, Deiverson fez mais do que vinha fazendo! Não se abalou, fez um gol, deu assistência pra outro, o do Hulk e ainda teve outras chances perigosas. Se credenciou a ser mais uma opção na quarta, já que precisamos de gols e não vamos contar com Vargas, por exemplo. Enfim, se o Galo repetir o desempenho de ontem, estará com a faca e o queijo na mão pra ir à semifinal da Liberta e de quebra ainda ficar mais animado ainda pra crescer no Brasileiro e dar o troco no Palmeiras por conta daquela goleada dolorosa e com o dedo sujo do Zé Pereira no turno….

  5. Bom dia!
    Ótima vitória. Uma derrota ontem afetaria muito de forma negativa para o confronto da quarta.
    Rubens pede passagem, Bernard pede pra ficar no banco.
    E aí sr. Milito?

  6. Saudações Alvinegras, faço questão sempre de vir aqui nas vitórias porque estranhamente o quórum é menor. Preferem reclamar do que exaltar e comemorar sempre, essa é a nova faceta humana.
    Eu tô fora, gosto é de ser otimista, ver o copo meio cheio e ver a magia e alegria até nos momentos difíceis.
    Galão vai forte quarta feira, e Eu acredito demais na classificação
    Aqui é Galo porra.

  7. Estou com o mesmo otimismo do blogueiro democrático, embora sem deixar de lado algumas realidades que ainda atingem o nosso Galo. Enfim, EU ACREDITO!!! QUANDO NADA TORÇO, E MUITO!

  8. Confesso que estava macambúzio e sorumbático com o Atlético, iracundo com o MILITO e com o GALITO e já prestes a perder a fé no CAM…

    Eis que a ótima vitória de 3 a 0 do sobre o RBB fez ressuscitar minha esperança no ALVINEGRO…

    EU ACREDITO!!!

    Ps: como o Time vai ter que propor o jogo contra o FLU e buscar gols para vencer, notei uma diferença na postura da Equipe que foi mais vertical e mais rápida na transição sem aquela inútil tocação da bola de lado a lado com aquela lentidão na troca de passes, sem aquela posse da bola pouco objetiva e e sem bolas longas a esmo esticadas em vão para os atacantes…

    O desempenho do Time foi outro, a despeito do Bragantino vir na condição de sparring. Também vi vontade, garra e comprometimento dos caras, sinal que o ambiente no vestiário estará bom, o que não parecia pela situação de treta entre os caras, principalmente Hulk, Scarpa e Lyanco…

    O jogo de ontem em alguma maneira serviu para poupar a cavalaria, o que eu não gosto mas compreendo, e treinar a equipe para a partida mais importante do ano…

    A ver contra o FLU se foi isso mesmo…

    Vamuuuu, GALOOOOOOO!!!

    1. Caro ERNEST!
      Também me surpreendi com a boa apresentação do Galito, ontem! O time jogou como time e não como amontoado. Cada qual, no seu quadrado. Mas…. na quarta-feira os atores serão outros, tanto do lado do galo quanto do adversário. Vai ser um jogo pegado, diferentemente do de ontem. O Flu tem time cascudo e atletas diferenciados como o Jhon Árias. Todo cuidado será pouco e vamos conquistar a classificação se houver comprometimento e empenho e não entrar na catimba, que com certeza, será a tônica do “pó de arroz”. Vamos mostrar quem é o rei do terreiro: Galão ou Galito, desde que venha a classificação.
      Abraço.

    2. Quando o Galo ganha, a gente comemora tanto, que até esquecemos que a mesma mão que bate, deve ser a mesma que afaga, deixando de deixar um comentário elogioso…

  9. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Para minha surpresa e de inúmeros Atleticanos, o time alternativo fez uma boa partida, até parecendo que não temos um pseudo técnico no comando. Embora a vitória traga um refresco aos olhos de preocupação com as colocações do Galo no final de 2024 e a grande probabilidade de não estar na próxima libertadores, é preciso que o time engrena uma sequencia de bons resultados para trazer a confiança de volta e reverter a tendência de nem conquistar a vaga na libertadores em 2025. Sigo não acreditando na capacidade do pseudo técnico e minha única esperança é que os jogadores superem a má fase e joguem com inteligência e dentro de suas capacidades. Saudações Atleticanas,

  10. Bom dia.

    Excelente resultado. Quando o Deyverson perdeu o pênalti, temi pelo pior.

    Ingressos praticamente esgotados para quarta feira. Pelo que eu vi no site do GALO, só tem ingresso para os setores lounge leste e lounge oeste, com open bar.
    O interessante é que no lounge oeste não pode entrar menores de 18 anos.

    Abraço.

  11. Não vou mentir, quando vi a escalação, me desanimei, ja contava como derrota certa mesmo estando o bragantino tão mal, tambem pudera né, quem não se assustaria? mariano, falso vera, deivinho, lyanco, palacios, cadu, putz , pensei logo, a gente não tem reservas mesmo. Grata foi a surpresa em campo, importante os 3 pontos e uma vitoria que levanta um pouco o moral de jogadores e torcedores. Continuo não gostando de milito, más eu não torço contra o galo jamais. Que na quarta haja empenho, não acho fluC grande coisa.

  12. Ganhamos e é isso que importa; aliás é só isso que importa, mas é inadmissível, pelo menos para mim, o que não tem a mínima importância, que tenham deixado Deyverson pegar a bola, colocá-la debaixo do braço e decidir que ele mesmo bateria o pênalti.

    1. Concordo, em partes. De fato, é preciso estabelecer os batedores oficiais de pênalti também no time reserva, na ausência do Vargas, já que no titular são Hulk e Scarpa. Contra o Cuiabá quem bateu e converteu foi o Igor Gomes. Ontem, pela lógica, deveria ser ele de novo, mas explica-se o animador ter pegado a bola. Era visível a ansiedade do Deivinho pelo primeiro gol, que não tinha saído até ontem. Bateu mal, mas ao menos, se redimiu com o gol que fez minutos depois.

      1. Explica, MAS NÃO JUSTIFICA. No meu time bate o pênalti quem o treinador mandar. Esse é um risco que o treinador não pode se dar ao luxo de correr. Se ele determina o cobrador e o cara erra, ele vai lá e justifica porque escolheu o batedor. Mas se qualquer um pega a bola para bater, erra (como foi o caso) e o time não vence, o que o treinador vai dizer? Que ele mandou o Zé bater, mas o Joaquim pegou a bola e bateu? Piada! Hierarquia, disciplina, pragmatismo. Ponto! E mais: ele não se redimiu. Ele perdeu um pênalti, o que não tem recuperação. É um gol a menos no saldo de gols, e saldo de gols é critério de desempate lá na frente. Sigamos, mas que está errado, SIM, ESTÁ ERRADO!

        1. CARO TEOBALDO!
          Já dizia Neném Prancha, que ganhou a alcunha de “O Filósofo do Futebol” de Armando Nogueira, que penalty é coisa tão importante que deveria ser batido pelo Presidente do Clube. Estou contigo! A hierarquia é importante!
          Abraço.

        2. Perder pênalti é do jogo. Até Messi, Cristiano Ronaldo e o próprio Hulk perderam, sendo que no último caso, na Libertadores de 2021, o pênalti perdido por ele em SP fez falta e acabamos sendo eliminados naquele empate brochante com a falha do Nathan Silva. No caso de ontem, não fez falta pra vitória, mas poderia de fato melhorar nosso saldo. E sim, concordo que deve haver uma hierarquia baseada na meritocracia, ou seja, deve bater pênaltis os jogadores quem tem melhor desempenho no quesito. Como disse, pela lógica ontem, o Igor Gomes seria o cobrador. Não é como o amigo diz aí abaixo quem quem sofre o pênalti, pode bater. Se o Mariano sofresse ou o Igor Rabelo, eles bateriam então? Não, em time organizado, há uma escala de batedores de acordo com a meritocracia e definida pelo técnico.

  13. Quando o juiz foi ao var pra ver um lance contra o Galo, pensei que ele fosse dar pênalti, mas teve a hombridade de reconhecer que nem falta foi. Arbitragem isenta.

  14. Braga é um time draga, convenhamos. E nosso pão caindo com a manteiga pra baixo n o desperdício de Palácios na primeira chance e Deyverson não convertendo o pênalti. Depois o pão consertou a queda, amanteigando 03 bonitos gols, incluindo o batismo de Dayverson que, de lambuja, conectou Hulk no terceiro tento. Categoria do Homem Verde. Fácil? Muitos não fariam. Paulinho, por exemplo, não por considerá-lo ruim, mas, a tosa da lã que ele não conclui. Já Hulk, sincronizadamente apanhou no peito, conduziu e com frieza polar guardou certeiramente. O “Ruque” aqui assim desdenhado (incompreensívelmente) num passado recente . Trunfo com o empenho dos reservas. E melhoramos a stamina para superar o fluminenCe.

    1. Têm partidas que o Givanildo se apresenta como HULK, a maioria, outras vezes como “ruq”…

      Têm partidas que o Paulo Henrique Sampaio se apresenta como PAULINHO e tem outras como “pulinho”…

      Fazer o quê?!!

      Resta torcer contra o FLU para que entrem em campo o HULK e o PAULINHO…

      Mas se entrar em campo o “ruq” e o “pulinho”, mamãe me acode…

      EU ACREDITO!!!

  15. Salve Massa e Guru

    Finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, conseguimos ver um time menos reativo em campo, aliás, vimos um time bem ativo.
    E para surpresa geral jogadores até então execrados, finalmente estrearam. Deiverson, Lyanco e até Falso Vera finalmente deram o ar da graça.
    Cadu apesar do gol e Palácios, ainda continuam devendo e não são opção para o time.
    Pra quem sentiu ressaca como o escriba na segunda feira passada, parece que ontem a bebida foi original e hoje acorda com a cabeça e boca boa.
    Dor de cabeça mesmo que deve estar é o Pardalito, pois a cada dia que passa fica mais difícil ele justificar o Rubens fora do time titular.
    Segura esta Pardal!!!!!

  16. Apesar do Bragantino está mal, foi uma das melhores partida se não a melhor que eu vi o Galo jogar em casa, até o Mariano,(embora tenha entrado inocente em um lance) e o zagueiro lá de futebol americano, até eles foram bem. O árbitro que dessa vez o nobre blogueiro não mencionou fez ótima arbitragem e cá entre nós nem todos dariam aquele pênalti, que foi falta sem querer mas sem querer também é falta, embora nem todos dariam. Oxalá contra o Flu o time tenha essa organização e vontade e que Paulinho não desperdice as chances que vão aparecer .

  17. Eduardo, bom dia.
    Acho que temos que comemorar bastante a vitória contra o Bragantino, afinal perdemos pontos para Atlético GO, Cuiabá, Criciuma na Arena. Pau que dá em Chico dá em Francisco, ótimo jogo e grande resultado.
    Quarta feira vamos APOIAR O GALO.
    Ore a padre Torga.

  18. Bom dia!
    O Galo bateu em cachorro morto? Sim, mas cansou de se complicar com cachorro morto nessa temporada. Ontem o time todo jogou bem. Houve até estréia de Fausto Vera e de Dayverson. Mas sem dúvidas o grande jogador na tarde de ontem foi RUBENS!! Esse não pode ficar de fora.

  19. Admito que cornetei a escalacao ontem. Também pudera ne. Mariano, deyverson, igor Gomes é de arrepiar. Se o time mostrou garra e os reservas pedem passagem, que o time encontre o futebol p avançarmos nas copas. O brasileiro se chegar no G6 tá ótimo. Na quarta feira só nos resta jogar com garra e determinação. O time do Rio virá fechadinho e jogando por uma bola.
    Espero que jogadores e técnico ( principalmente ele) tenham entendido a relação torcidatime. Colocar no placar, como se fosse um recado p a torcida , de que o time não joga sozinho, e a mesma coisa que ensinar padre a rezar missa.
    Nos sabemos e estamos com o Galo a todo momento, nosso passado que o diga, não precisa nos avisar, mas fiquem vcs sabendo que estamos juntos, mas vamos cobrar garra e raça. Vitor, presidente, SAFados, nao esquecemos da lambança de planejamento que fizeram não. Vcs tem.uma conta a pagar, que seja , com títulos.

  20. Além do Rubens, destaco a ótima partida dos volantes Fausto Vera e Alan Franco. Fausto Vera encontra alguma resistência por ter sido indicado pelo treinador (que tolice!), mas vem fazendo bons jogos. Apesar de não ter o mesmo poder de marcação do Franco, tem ótimo passe e faz o jogo mais dinâmico. É bom jogador e vai contribuir, não necessariamente como titular. Sigamos! SAN

  21. Bom dia Avila. Bom dia,a todos. Fausto Vera, Deyverson e Rubens jogaram bem ontem. Então, na minha opinião, pelo menos o Rubens deveria ser titular do Galo na quarta-feira, fazendo uma dobradinha com Arana pela esquerda. Mas parece que Bernard tem cadeira cativa no time titular. Então, resta torcer para ele, Paulinho, desencantarem e seguirem o exemplo do Fausto Vera e do Deyverson ontem. Vai que o Galo vence de 2×0 gols de Paulinho e Bernard. Isto é futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *