Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vitória para engatar melhor sequência

O bom resultado e a boa apresentação da equipe, tem tudo para sinalizar uma mudança no roteiro da temporada. Não que esteja sendo de todo mal, mas a situação no Brasileiro vem obrigando o time à conquista de uma das Copas para assegurar vaga na Libertadores do próximo ano. Isso não é o objetivo maior, pois melhor mesmo seria ganhar essa competição e garantir vaga nos dois próximos mundiais de clubes.

Fato é que, a derrota para o Bahia – ainda que com time alternativo -, seguida daquele um a zero pra o fluC, deixou alguns torcedores aflitos e contaminou boa parcela dos Atleticanos. No campeonato nacional, depois de 25 jogos, restando apenas 13 para o encerramento, temos tão e somente 48% de aproveitamento. São nove vitórias e o mesmo número de empates, mas já chagamos a sete derrotas. Nosso saldo de gols de momento é um negativo. Em 2021, nos 38 confrontos, foram seis derrotas e seis empates, com expressivas 26 vitórias. Aproveitamento acima de 73% (84 pontos), saldo de 33 gols, tendo sofrido 34 tentos. Atualmente já tomamos 36 até o momento.

São números que assustam ao Torcedor, mesmo estando o Galo nas semifinais da Copa do Brasil e a uma vitória por dois gols para a mesma fase da Libertadores. O melhor da vitória de ontem, sem dúvida, é devolver ao Atleticano a confiança e auto estima com o time. Em consonância com isso, internamente estimular os jogadores do que são capazes. Atuamos com um time alternativo, jogamos bem – com comprometimento e vontade – o que deve promover a simbiose necessária do gramado com a arquibancada para avançar no Brasileiro e nas duas Copas.

Ganhamos, é verdade, uma única possível posição na tabela. Da décima colocação para a nona, entretanto, distanciamos oito pontos da zona perigosa (Z4) e passamos a ter nove a menos que o quarto colocado e seis do sexto (G4 e G6). Dos oito que estão à nossa frente, seis deles tem dois jogos a mais que o Galo, um tem uma partida apenas e o outro igual número que o nosso Galo. São aquelas rodadas adiadas em função das chuvas no Rio Grande do Sul e compromisso pelas Copas. Grêmio aqui e Paranaense lá, são os jogos atrasados do Galo.

Ontem o Milito, para preocupação de muitos entre nós e me incluo, optou novamente por time alternativo, onde tinham apenas Éverson, Alonso e Alan Franco dos considerados titulares. O Bragantino, que faz uma de suas piores campanhas no BR, não ofereceu qualquer resistência a estratégia escolhida pelo nosso treinador. Apesar de uma penalidade perdida, o Galo seguiu em busca do resultado. Logo depois desse pênalti, cobrado com certa displicência pelo Deyverson, coube ao Éverson fazer uma grande defesa que poderia mudar os rumos da partida.

Se redimindo do lance da penalidade, o mesmo Deyverson, tirou o zero do placar numa bela assistência do Rubens. No início do segundo tempo, numa jogada quase perdida – Rubens evitou uma bola sair pela lateral e rolou para Igor Gomes – que num cruzamento precioso encontrou Cadu que fez o segundo. Dois a zero, com gols de jogadores que vinham sendo questionados, não eram suficientes para relaxar o Torcedor. Daí, em jogada treinada, o goleiro encontra a cabeça desse mesmo Deyverson que deixa Hulk na cara do gol para fechar o placar. Foi uma vitória providencial, num momento decisivo, que deverá mudar a atmosfera até então de pessimismo. Tomara que reflita na sequência das três competições que estamos envolvidos. Até o momento, além do Galo, só o flamídia está nas três frentes. Que venham as Copas e os Gs classificatórios do Brasileirão. A chave tá virando e já na quarta-feira tem Libertadores.

*fotos: Pedro Souza\Atlético

11 thoughts to “Vitória para engatar melhor sequência”

  1. Ganhamos e é isso que importa; aliás é só isso que importa, mas é inadmissível, pelo menos para mim, o que não tem a mínima importância, que tenham deixado Deyverson pegar a bola, colocá-la debaixo do braço e decidir que ele mesmo bateria o pênalti.

  2. Quando o juiz foi ao var pra ver um lance contra o Galo, pensei que ele fosse dar pênalti, mas teve a hombridade de reconhecer que nem falta foi. Arbitragem isenta.

  3. Braga é um time draga, convenhamos. E nosso pão caindo com a manteiga pra baixo n o desperdício de Palácios na primeira chance e Deyverson não convertendo o pênalti. Depois o pão consertou a queda, amanteigando 03 bonitos gols, incluindo o batismo de Dayverson que, de lambuja, conectou Hulk no terceiro tento. Categoria do Homem Verde. Fácil? Muitos não fariam. Paulinho, por exemplo, não por considerá-lo ruim, mas, a tosa da lã que ele não conclui. Já Hulk, sincronizadamente apanhou no peito, conduziu e com frieza polar guardou certeiramente. O “Ruque” aqui assim desdenhado (incompreensívelmente) num passado recente . Trunfo com o empenho dos reservas. E melhoramos a stamina para superar o fluminenCe.

  4. Salve Massa e Guru

    Finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, conseguimos ver um time menos reativo em campo, aliás, vimos um time bem ativo.
    E para surpresa geral jogadores até então execrados, finalmente estrearam. Deiverson, Lyanco e até Falso Vera finalmente deram o ar da graça.
    Cadu apesar do gol e Palácios, ainda continuam devendo e não são opção para o time.
    Pra quem sentiu ressaca como o escriba na segunda feira passada, parece que ontem a bebida foi original e hoje acorda com a cabeça e boca boa.
    Dor de cabeça mesmo que deve estar é o Pardalito, pois a cada dia que passa fica mais difícil ele justificar o Rubens fora do time titular.
    Segura esta Pardal!!!!!

  5. Apesar do Bragantino está mal, foi uma das melhores partida se não a melhor que eu vi o Galo jogar em casa, até o Mariano,(embora tenha entrado inocente em um lance) e o zagueiro lá de futebol americano, até eles foram bem. O árbitro que dessa vez o nobre blogueiro não mencionou fez ótima arbitragem e cá entre nós nem todos dariam aquele pênalti, que foi falta sem querer mas sem querer também é falta, embora nem todos dariam. Oxalá contra o Flu o time tenha essa organização e vontade e que Paulinho não desperdice as chances que vão aparecer .

  6. Eduardo, bom dia.
    Acho que temos que comemorar bastante a vitória contra o Bragantino, afinal perdemos pontos para Atlético GO, Cuiabá, Criciuma na Arena. Pau que dá em Chico dá em Francisco, ótimo jogo e grande resultado.
    Quarta feira vamos APOIAR O GALO.
    Ore a padre Torga.

  7. Bom dia!
    O Galo bateu em cachorro morto? Sim, mas cansou de se complicar com cachorro morto nessa temporada. Ontem o time todo jogou bem. Houve até estréia de Fausto Vera e de Dayverson. Mas sem dúvidas o grande jogador na tarde de ontem foi RUBENS!! Esse não pode ficar de fora.

  8. Admito que cornetei a escalacao ontem. Também pudera ne. Mariano, deyverson, igor Gomes é de arrepiar. Se o time mostrou garra e os reservas pedem passagem, que o time encontre o futebol p avançarmos nas copas. O brasileiro se chegar no G6 tá ótimo. Na quarta feira só nos resta jogar com garra e determinação. O time do Rio virá fechadinho e jogando por uma bola.
    Espero que jogadores e técnico ( principalmente ele) tenham entendido a relação torcidatime. Colocar no placar, como se fosse um recado p a torcida , de que o time não joga sozinho, e a mesma coisa que ensinar padre a rezar missa.
    Nos sabemos e estamos com o Galo a todo momento, nosso passado que o diga, não precisa nos avisar, mas fiquem vcs sabendo que estamos juntos, mas vamos cobrar garra e raça. Vitor, presidente, SAFados, nao esquecemos da lambança de planejamento que fizeram não. Vcs tem.uma conta a pagar, que seja , com títulos.

  9. Além do Rubens, destaco a ótima partida dos volantes Fausto Vera e Alan Franco. Fausto Vera encontra alguma resistência por ter sido indicado pelo treinador (que tolice!), mas vem fazendo bons jogos. Apesar de não ter o mesmo poder de marcação do Franco, tem ótimo passe e faz o jogo mais dinâmico. É bom jogador e vai contribuir, não necessariamente como titular. Sigamos! SAN

  10. Bom dia Avila. Bom dia,a todos. Fausto Vera, Deyverson e Rubens jogaram bem ontem. Então, na minha opinião, pelo menos o Rubens deveria ser titular do Galo na quarta-feira, fazendo uma dobradinha com Arana pela esquerda. Mas parece que Bernard tem cadeira cativa no time titular. Então, resta torcer para ele, Paulinho, desencantarem e seguirem o exemplo do Fausto Vera e do Deyverson ontem. Vai que o Galo vence de 2×0 gols de Paulinho e Bernard. Isto é futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *