
A mais que previsível queda do Cuca foi anunciada ainda ao final da manhã de ontem, via redes sociais. A situação se tornou insustentável e qualquer tentativa de adiamento seria ainda mais danosa ao ex-treinador e, ao que nos interessa, o Galo. Existiram lá razões de ordem administrativa em protelar por um dia e duas noites o distrato contratual. Se foi amigável, se existe multa, se outras alternativas que a cornetagem das redes sugerem, não vou me ocupar. Reafirmo meu pensar sobre o Alexi Stival. O treinador das maiores conquistas e glórias do Galo de todos os tempos, pena que nas duas oportunidades abandonou o projeto e foi atrás de outros desafios. Concomitante, depois disso, em duas oportunidades, o treinador não conseguiu repetir esse sucesso e acumulou passagens melancólicas à frente da equipe. Venceu!
Entramos agora na fase das especulações sobre seu sucessor. Imaginava eu, um jornalistazinho – na visão de tudólogos (sujeito que é chato, frustrado que se acha iluminado) – que a solução já estivesse embrulhada para ser revelada em ato contínuo. Afinal, Galo escaldado – referência em sentido amplo, desde gestão até a Massa – não admite reviver essas transições como em tempos recentes. Que nada! Daí, em função desse jeito novo safista de empoderamento, cabe ao Torcedor socar os rabos entre as pernas até que o tudólogo defina. Surgem então especulações, falsas ou verdadeiras, de que fulano recusou o Galo que já vai atrás do beltrano para lá na frente anunciar o sicrano. Nessas condições, nestes tempos que refiro, já experimentamos muito limão azedo e com pouco caldo. Fazer o que? Pergunte, se tem coragem, qual a formação dentro do futebol de quem decide. A mesma minha, só que não tenho grana. E converso e digito como todo bom corneteiro, mas tenho diploma de jornalista profissional.
Esse papelote e outro na área jurídica em nada contribuem à minha cornetagem. Minha credencial vem de outras cadeiras. Digo, nem existiam cadeiras, do cimentão mesmo e do sol na cara do lado contrário aos vestiários do saudoso Mineirão. Dos tempos que mataram com a gourmetização do futebol, fazendo do melhor do mundo – Braziiiil – virar pequenininho. Igual time emergente e decadente. Acabaram com o futebol brasileiro e, no nosso caso, mataram a verdadeira Massa que lotava Mineirão. Hoje é self, Arena, acústica, grama sintética, salários exorbitantes (chegou a atrasar e cobranças pipocam ontem foi relacionada do Deyverson) e o futebolzinho deprimente. E, alguns saudosistas – onde me incluo – ainda acreditam em mudança de rumos. Como? Se se anuncia uma novela para a nomeação, digo contratação, de um novo treinador. Entre os disponíveis no mercado interno ou até mesmo do velho mundo. Sampaoli não me seduz, mas admitiria. Outro argentino não. Nem Sul-Americano.

Ontem desenterraram uma sugestão que fiz tem mais de seis anos, Beccacece, como se fosse atual. Para depois mandar informação que ele teria recusado. Fonte interessada, por política interna de outra corrente, em tumultuar ainda mais o ambiente. Deve ter pensado que hoje eu daria essa bomba. Tenho quase 68 anos de vida, 43 de OAB e 35 de jornalismo. Ah! Dessas todas e somando com a condição de torcedor passam de 200 anos, cumulativamente, claro. Não sou tão juvenil quanto pensaram. Fato é que, esse caso foi direcionado e intencional, outros igualmente seguem contaminando as redes sociais e grupos Atleticanos. Quem perde é o Galo e, por via de consequência, todos nós Atleticanos. Desde os gestores, comissão técnica remanescente, jogadores e o maior patrimônio que vem sendo vilipendiado pelos demais, o Torcedor do Galo. Tomara que hoje, logo na primeira hora, ocorra o anúncio e desminta o texto diário que o blogueiro preparou enquanto o dia clareava. Assim, como eventualmente brinco sobre alguns jogadores, vai lá arrebenta em campo e queima a minha língua. Nada disso ainda aconteceu, mas confesso que agradaria a bolha na boca.
Enquanto isso, sob o comando do Lucas Gonçalves – que sempre assume nas geladas transições – vamos amanhã a Salvador tentar iniciar a reação no Brasileirão. Em suas interinidades, deixou boa impressão numa que sequer entrou nos registros da história, ao iniciar o estadual de 2021 com garotos da base. Depois em jogos isolados não foi feliz numa ocasião e na última afastou o fantasma do rebaixamento. Se tivesse eu diploma de tudólgo Atleticano – sorte da Massa minha desqualificação – deixaria ele e isso que temos priorizando fugir do risco ameaçador do grupo de baixo. E promover, gradualmente, o aproveitamento de jovens que querem mostrar serviço lentamente nos jogos restantes. Inviável, uma vez que o Torcedor é imediatista. E não é para menos, foi o prometido na transição do modelo de gestão. Ontonce, como se diz pelo longo território mineiro e Atleticano, quem pariu mateus que o embale. Ou seja, quem criou expectativa e não entregou que resolva. Começando pelo anúncio do treinador.
Sobre o elenco, onde parece que vai virar a janela com o buraco claro e explícito da falta de um defensor e um volante, é o que temos e vamos ter de enfrentar até a virada da temporada. Planejamento nas coxas, no meio da temporada – tipo trocar pneu com carro andando ou hélice de avião em pleno voo – dá nisso. Podem gostar ou não gostar do que pensa o Torcedor, que tem toda liberdade de vir aqui e – concordando ou discordando – expor seu pensar e seu sentir. Sempre foi assim, eventualmente aparecem alguns que contestam o texto do blogueiro. Acho saudável, só evito e atiro na lixeira agressões e grosserias. Teve até quem mudou o nick e tenta ajustar seu texto diferente do anterior, mas tá comportadinho. Deixa. Coitado, ler todo dia e tentar se manter no sonhado anonimato não é mole. Es not mole não!
Enfim, pelo urro e pelo berro, queremos definição. Já!
*fotos: flickr/Atlético

Eu e meu companheiro estamos muito sorumbáticos e depauperados com tudo o que vem acontecendo com nosso Galo. Essa história de mais vitórias deles em nossa casa me fez pesquisar e descobrir que também no Mineirão a vantagem é deles, de 90 a 80. Chocado!!!
Caro blogueiro, a “fumaça” precisa ser “branca”, que significa decisão (temos técnico), a preta significa indefinição. Você não é Católico?!
Minha religião expressa e explícita sempre foi o Galicismo.
Boa tarde!
Qualquer treineiro que vier ( seja ele o arrogante cabeça de ovo ou não)
irá querer conhecer o elenco “qualificado” do Atlético.
O cara vai dar um milhão de oportunidades a Júnior Santos, Bernard,Rony,Dudu9a2, Fausto Vera e tantos outros do “qualificadissimo” elenco dessa SAFada direção.
Até o sujeito chegar às conclusões, o ano do Galo já foi pro brejo.
Parabéns aos safados,ops… digo safistas.
se depender da imprensa ja tem uns 10 contratados e mais uns 20 sendo sondados, afinal , o cuca nem tinha saido e o bolavip (cruz credo) dava sampaoli em BH, pavor de imprensa no geral (salvo raras exceções) , mas a esportiva é inigualável, pavoroza. De todos os nomes citados, sampaoli é minha preferência, pedro martins tem importância nenhuma no futebol, zubeldia (fala serio) quem é esse? , pedro caixinha (favorito) ultimo trabalho ruim, não confio. Deixa aí o interino mesmo, ja contrataram tanto jogador mer…a este ano, pra quê contratar aprendiz? Aprendiz no galo já tem. Ohhh diretoria medonha, torcer para o galo é para os fortes e insistentes.
Bom dia,
Como disse a dois dias atrás, Cuca pedindo para sair e confrontando diretoria já a algum tempo antes me deixou transparecer essa intenção, a SAF na sua inércia perdeu a oportunidade de contratação do Vojvoda.
Agora seguindo a mesma linha acredito que esse tempo existente entre ontem e o dia 11 será perdido também por essa inércia.
Só lembrando que em 2024 após saída do Cuca do Paranaense foi ladeira abaixo até a série B, sai zica…
Lucas Gonçalves para mim é um excelente profissional, mais não é por isso que se deve ter “Tranquilidade” pelo técnico definitivo.
Veremos amanhã se jogadores que não estavam jogando nada muda de aproveitamento.
Um ótimo técnico foi-se e outro, talvez não tão competente, virá e o GALO continuará sua jornada rumo à mediocridade. O elenco é fraco e tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.
O momento interno atleticano é muito delicado em todos os níveis possíveis e para piorar, nós aqui fora, que não temos moral alguma para ajudar a decidir nada de nada, ficamos a mercê da capacidade dos executivos em fazer as escolhas certas.
Como sonhar não custa nada, o que nos resta é acreditar que vão fazer as escolhas certas e a paz e normalidade vai voltar a reinar dentro do Clube o quanto antes.
Vamos ver quantos NÃOS serão ditos por treinadores até um aceitar essa bronca e detalhe, o próximo têm que ser do tipo 220v, enérgico e muito bom de vestiário pois o do GALO claramente têm rachas e uma união de forças entre os jogadores se faz necessário com muita urgência.
Com todo este cenário triste e, até, previsto, ouso, aqui neste espaço democrático, dar um pitaco de um velho torcedor ( com idade bem maior que os 68 do blogueiro democrático), mas que não pode chegar aos pés do caro advogado e jornalista. Meu pitaco sobre o que já ocorreu por diversas vezes ao longo da história do futebol é que, imaginem, se o Lucas Gonçalves (que, claro, deve sempre estar à espera de uma boa oportunidade para se firmar como técnico definitivo, ainda que não seja no Galo) passar pelo Vitória no domingo e, se até lá os DONOS não façam uma borrada, consegue fazer o quase que impossível de abater o CSA? Alguém aqui duvida que os DONOS o tornem definitivo? Eu, na minha santa ignorância, não duvido. Em suma, é só um pitaco com mistura de um sonho de um velho torcedor, que, enquanto viver será uma voz gritando: Gaaalllloooo!!!!
Bom dia xará e amigalos decepcionados como eu. Grande Guru Eduardo de Ávila! Não fique ansioso porque o “competentíssimo” Paulo Bracks disse ontem que não tem pressa nenhuma para anunciar o nome do novo técnico. Afinal a situação do GALO é muito tranquila. Praticamente eliminado da Copa do Brasil, a cinco pontinhos do Z4 no Brasileirão, prestes a enfrentar o Bolívar na altitude e por fim prestes a ressuscitar o Vitória no Barradão amanhã. Então está tudo lindo e maravilhoso no GALO. Planejamento 2025 100%!!!!
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Na minha opinião, o técnico que for contratado deve ser maior do que qualquer jogador do elenco, tipo Ancelotti com Neymar. Aí vai ter condições de fazer as mudanças que precisamos. Tem muito jogador vivendo do que fizeram no passado. O decano Ângelo nos ensinou: futebol é momento!
Infelizmente essa diretoria tem o dedinho podre tanto pra contratar técnico quanto para contratar jogador.
E também adora contrarariar o torcedor, sendo assim esquecem o Sampaoli pois é a minha preferência e da maioria da torcida