Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vai valer a pena essa tentativa

O bem informado Lucas Tanaka antecipou ontem, em sua rede social, que haverá presença de torcida adversária no antigo clássico mineiro dia 22 próximo. Foi tema da nossa resenha aqui no blog anteontem (12 de outubro), e pelos comentários não é unanimidade. Reitero que respeito as opiniões divergentes, mas mantenho o princípio da reciprocidade para essa temporada. No primeiro turno, lá em Uberlândia, aconteceu venda aos Atleticanos.

É assunto que merece ser amplamente debatido entre os clubes, autoridades e todos os envolvidos, acreditando que o comportamento dos torcedores – mandante e visitante – servirão para abalizar sobre essa polêmica. Segundo Tanaka, que ainda acrescenta que a diretoria do Galo jamais se posicionou contra essa possibilidade, nossa Arena poderá estar liberada para a capacidade máxima (44.892) pagantes pela primeira vez desde a inauguração.

Outra informação preciosa, que coincide com o post do Canto do Galo, é que se houver depredação por parte da torcida adversária, tudo será pago pelo clube visitante. Um relatório será feito antes e depois do confronto (check-in e check-out). Seguramente, vamos conhecer o comportamento do público no melhor evento teste da casa do Galo. Creio na aprovação, confiando no bom comportamento das duas torcidas.

Paralelo a isso, o time segue em preparação para o próximo compromisso no Brasileirão – em São Paulo contra o Palmeiras – na próxima quinta-feira (19 de outubro). Quatro jogadores estão em tratamento ou transição. Dois deles desfalcaram o time e suas ausências foram determinantes naquela derrota de virada para o então lanterna Coritiba. Bataglia e Pedrinho, ao que tenho ouvido e até lido, deverão estar a disposição do treinador Felipão.

Já Mariano, que se contundiu naquela partida com uma lesão muscular, dificilmente consegue se recuperar a tempo. Nesse caso a opção é Saravia, que junto a outros quatro companheiros (Zaracho, Fuchs, Lemos e Arana), também falhou no lance do gol da virada paranaense. O último é Vargas, que pelo sentimento no seio da Massa, não provoca qualquer preocupação no Torcedor. Vamos confiar em recuperação na tabela, afinal só nós mesmos – fiéis – para fazer esse time reagir.

Pra fechar nossa prosa de hoje, ontem tive o privilégio – como gosto num bate papo com cafezinho – conhecer o amiGalo Marílio, que aqui assina Teobaldo. Nossa resenha, pelo horário, não pode se estender por mais tempo. Faltou o Zé Eustáquio, por compromisso familiar, e outros como o Domingos Sávio em viagem. Se tem algo que esse espaço me deixa realizado são as amizades que me proporcionou. Domingos foi um presente que a vida me deu, assim como os outros dois e tantos que em breve – sob a coordenação dele – vamos marcar numa tarde de grande resenha. A aguardar!

*fotos: Daniela Veiga/Atlético

18 thoughts to “Vai valer a pena essa tentativa”

  1. Boa tarde, Ávila e Massa,
    Reciprocidade, esta é a palavra, se nós tivemos direito de ir em Uberlândia nada mais justos do que os azuis possam acompanhar a peleia. Só espero que o Galo não ressuscite mais um, já chega aquele entregada em 2011. Se tiver que preservar Batalha contra os porcos que assim o seja.
    Tentei ver a entrevista tão comentada pela Leila da Crefisa, mas não consegui pelo fato de gostar só do Galão, mas nos poucos minutos que ouvi ela falou para o Atlético: “não trago ex jogador em atividade”.
    Que esse esquema de oportunidade de mercado acabe Sr. Rodrigo Caetano, chega de bois cançado com salários pançudos.
    Bora rejuvenescer, Galo!

  2. Boa tarde, a título de pesquisa e / ou constatação, poderíamos pensar neste espaço ( sugestão) , qual seria ( e tá difícil) o jogador que mais se destacou neste 2023. Creio, olhando friamente, nomes como BATAGLIA, Everson, Hulk e Paulinho, estariam numa possível constatação,mas qual o mais importante NESTA temporada?. Grato SDS.

  3. Bom dia,

    Dados e fatos, nossa Arena ainda não emplacou.
    No Independência conseguimos a maior sequencia de invencibilidade nacional, 34 partidas que foram quebradas por exatamente um paranaense que naquele jogo abriu mão do futebol e só ficou de contra ataque, agora essa tal invencibilidade foi quebrada novamente por um paranaense, que devido a fragilidade atual do nosso time não podemos falar que jogaram mal e muito menos que não mereceram.
    Dados e fatos, o time atual não ofende ninguém, o atleticano não merecia isso exatamente no ano de inauguração de sua casa.
    Espero que esse clássico que se aproxima não seja igualmente triste ao atleticano.
    O manto da Massa reflete a decepção do atleticano com o time:
    Vendas insignificantes perto dos anos anteriores, a desculpar apenas pelo momento do brasileiro está passando apertado com os aumentos alucinantes dos impostos e a redução drástica no salário dos aposentados, 4% em apenas um ano, no mais a culpa creio também seja da má gestão nas entregas no último ano.
    Neste ano quiseram ser “espertos” em marcar prazos alongados para não correr em descumprimento e nisso o tiro saiu pela culatra, também desmotivou o torcedor.
    Acredito que temos que esfregar na cara do Cruzeirense nossa casa nova, que engulam o choro, principalmente com um futebol a altura.

  4. Bom dia Eduardo e amiGALOs.
    Realmente foi uma pena não poder comparecer, seria muito interessante prosear sobre o GALO.
    Espero ter a oportunidade de conhece-lo em breve

    Grande abraço.

  5. Caros,

    Boa semana aOS VERDADEIROS ATLETICANOS e aos outros! ELES existem!!

    O FUNDAMETALISMO ATLETICANO, tá no SANGUE, tá no NOME, tá na TRADIÇÃO!!!Sempre a mesma camisa, as mesmas cores e escudo, desde MENINIM até o tumbão!!!

    O que ki N tá acontecendo PRÁ sair da cilada do PAPO FURADO?

    O NOSSO grande Clube Atlético Mineiro virou o clube…NADA, ñ caiam em CILADAS. sempre foi ASSIM, a ESSÊNCIA cativa, A CRISE!!!!.. (Ei, Lulu & Cia, cadê vc na boleia do buzão, meu BOM?)…SERÁ q lulu é RAIZ ou é NOME ou é cognome? Q bom carácter, hein Lu?…RAIZ a gente vê é no name do SWEET COCK (tradução literal GALO DOCE!)

    ME DIGA O SEU NOME E TE DIREI QUEM É!!!…Chupa essa aí Mr. GROSSELHA!!!

    O NOME É CAM!!! Sem CAMfusão! NADA de ingresso pras MARIAS é as FAVAS contadas (ingresso no NOSSO CLUBE, Ñ!… agora, pq regular ingresso para torcida VISITANTE, seja azul, verde ou vermelha, etc.?, ISSO é q é algo ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO, cabeça pequena, se é q me faço entender!)

    CABE SIMPATIZANTE no selfie?:

    NOSSO GALO entregou PAÇOCA e RAPADURA para os time da RABEIRA do Br23, essa a verdade e pQ time CHINFRIM O NOSSO é, viu, sô?…dos piores q já se teve o DESPRAZER de ver jogar com NOSSO MANTO SAGRADO!)…n quer dizer q tenha feito algo VALIOSO contra os outros times….não temos É um time NOSSO, FATO! N tem representação! FALSO GALO@$@@uÿrtwer!

    O destino dO AMONTOADO, para o NOSSO BEM é ser desmontado (quem) contra isso NÃO ATLETICANO, pensa ser …não tem precizão de SER Atleticano RAIZ, daquele tipo com Galo na traseira e na dianteira do nome, cheio de FRIOLICES e soberbas mil, VALENTOSO…Q seja ao apenas SÓ sendo UM Atleticano sem MARIA na RAIZ do CONCEITO, se é q vc q me lê, MEQUETREFE como sôis, me entende!)…

    TEM MARIA no ALTO COMANDO do NOSSO CAM, URUBU tem? POR FAVOR, falar em nome da VERDADE:

    O tal SEVENONE deu liga, ESSA A VERDADE, e deu pq não tem nada a ver com O FUNDAMETALISMO ALVINEGRO…e pensar q o ataque é a melhor defesa hein?!)…o VELHACO tá ai de capa e proteção dos PERDIDOS MECENAS, e nas mãos do RÔ KAÊ KAÊ nos leva ao fundo do poço NOVAMENTE…só pq agora SOMOS SÓCIOS vamos pagar prá ver?

    Nosso treinador é ALEXI STIVAL (O GRANDE CUCA)…humildade e readmitir O CARA q é a cara do NOSSO GALO VENCEDOR!!!…o resto é FIRÚLA dos LÍNGUA de TRAPO amante de vestiário!!!

    VAMOS NOSSO GALO!!!

  6. Existe o FATO e existe a OPINIÃO .

    Há aqueles que expõem os FATOS e há aqueles que emitem OPINIÕES .

    Quando contrapostos , FATOS x OPINIÕES , os que expressam o acontecido (fato) são , via de regra , contestados pela subjetividade de quem emite sua própria idéia (opinião) sobre o assunto em pauta .

    Porém , por respeito à máxima que diz que contra fatos não há argumentos , os que defendem suas OPINIÕES contra FATOS apresentados geralmente se perdem no debate , e passam a não juntar lé com cré .

    Mas , tudo isso é a representação maior do famoso “cada qual com seu cada qual” .

    Eu não me afasto DOS FATOS .
    Eu “não acho que …” , ou , como se diz hoje em dia , “eu não passo pano” .

    1. Deixa dor onda e marca logo esse café! Já abracei o blogueiro é agora é a sua vez! E eu vou levar algumas laranjas, já descascadas por aquelas maquininhas que ficavam ao lado dos campos de várzea, pra podermos “tirar as tampas” e ruminarmos sobre o velho futebol que, infelizmente, ACABOU. Abraços!

      1. TEOBALDO ,

        vou marcar um dia , aqui no blog mesmo , para estar em um café à sua espera .

        Se você aparecer , ótimo .
        Prepare-se , pois não sou de lero-lero : “se sei , digo que sei ; se não sei , digo que não sei” .

  7. Ta difícil de torcer. Futebol feio ainda. Apostei no Felipão e já me penitenciei aqui por ter apoiado o seu nome. Errei feio. Não mudou nada. Também não sei se a culpa é só dele. Elenco caro e presumo que o que está faltando mesmo é DIREÇÃO COMPETENTE. Nunca vi nenhum deles falando publicamente, como já visto no Palmeiras (a Leila até viaja no mesmo voo dos jogadores), Botafogo e Flamídia. Neste último, aliás, a direção até fala demais… No Grêmio até diretor falou no lugar do técnico que deve ter ido pra uma farrinha no RJ… Enfim: tá difícil de ver a luz no fundo do túnel no Galo, pra este ano e para o próximo! Vamos rezar para ver se conserta!

  8. Amigalo Marilio , que aqui no canto do galo, assina Teobaldo. Explicado porque os comentarios do nome fantasia Teobaldo , nome de professor de ciencias biologicas , são tão pertinentes e mostram ser de uma pessoa que viveu e vive o galo , sabe das coisas. Mas não entendo porque, não é o mesmo de assinar anonimo , que causa asco e furor no paciente blogueiro? Quando ler, de agora em diante , Teobaldo , não vou pensar naquele nutella filhinho de papai , entediado, que está nos camarotes, vou pensar em Marilio , que remete aos geraldinos , no calor e bafo da massa , melhorou bastante. RsRs , bricadeira

    1. Grato ele deferência, Evandro, mas meus tempos de professor já vão longe e os tempos de todos os geraldinos também estão encerrados. Definitivamente! Vendo o comportamento dos jovens (sem limites) e, pior ainda, dos pais dos jovens (sempre permissivos), sinto pavor de imaginar-me lecionando. A sala de aula era um templo sagrado, e o professor, um mestre sempre respeitado. Tudo isso acabou! Resta-nos viver esses tempos estranhos, no qual os filhos mandam nos pais e os mestres temem os alunos. Isso também faz-nos, bons cidadãos, escondermo-nos atrás de pseudônimos apenas para emitirmos nossas opiniões, por mais simples e ingênuas que elas sejam. Lamentável, não?!? Abraços!

  9. Salve Massa e Guru

    Pois é, clássico em nossa casa, ARENA MRV, para a decepção de alguns cuja tentativa inócua de dar outro nome, foi por água abaixo.
    Sei da atleticaniedade de nosso escriba, mas confesso minha decepção ao ler no comentário de ontem:
    ” O Estádio do Galo. Por maior que seja o orgulho do Torcedor, é algo que ainda não está totalmente comprovada sua eficácia.”
    Pergunto: há quanto tempo foi inaugurado o estádio ? Não seria prematuro exigir esta comprovação em tão curto tempo?
    Se a eficácia que o nobre escriba quer for financeira, só comparar o que vem sobrando em nossos cofres com jogos no Mineirão. Mas se a eficácia for esportiva, vai demorar muito até termos um time decente, condizente com o estádio que construímos, ou seja, não depende do estádio e sim de quem joga lá.
    Vejo muitos aqui dizendo ” ah o terreno doado, foi um armação” “ah o valor do estádio foi muito acima do orçado” “ah o estádio é o culpado pela falta de efeito caldeirão.
    Oh dor! Oh vida! É muita chororô! Shift! Shift!
    O estádio dos Gambás foi feito com nosso dinheiro e dado de presente aos caras. O Palmeiras é dono, mas não manda no seu estádio. O Grêmio até hoje tem imbróglio com a construtora.
    Nossa arena tem uma estrutura fantástica e só de ter um espaço pros cadeirantes a torna a mais acessível do América do sul.
    Mas talvez os críticos e os descontentes queiram de volta jogos no indepa ou no Mineirão, claro, neste caso, se não houver um um showzinho, para atrapalhar e em um gramado que beira pasto.
    Ou para os saudosos, talvez queiram ressuscitar o estadinho de Lourdes!
    A Arena tem problemas, sim e isto o clube assumiu, coisa rara hoje em dia.
    Mas ter um equipamento desta magnitude é para poucos e com certeza com nossa colaboração sempre fazendo críticas construtivas, teremos um estádio com a nossa cara e nosso jeito.
    Ai sim, poderemos cobrar a propalada eficácia querida pelo escriba e por nós torcedores.
    E para não dizer que não li todo o comentário, termino com uma frase dita pelo próprio escriba:

    “Tomara que dê certo. Ganhamos todos!

      1. Guru, por estas e outras estou aqui há 6 anos. Assim com vc sou passivo de divergência, mas continuamos do mesmo lado. E detalhe, sabendo absorver quando alguém difere de nossos pensamentos.

  10. Bom dia!
    Imagino que a conversa com Teobaldo, pelas sacadas e humor nos comentários aqui, tenha produzido muitas gargalhadas.
    O que não me tem feito rir é a expectativa negativa com Felipão, Rodrigo Caetano (até quando…) e esses Menins (nos) no futebol.
    Também já vimos, infelizmente, que “nossa casa” cheia já não faz tremer o adversário, ainda que ele seja lanterna da competição e tenha a defesa arrombada.

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Padre Torga, responsável pelo seu saber e livramento, sempre alertava para os perigos da ganancia. Carga máxima na Arena, justamente em um clássico Cruzeiro X Atlético, com presença das duas torcidas? Esse povo brinca com a sorte! Se bem que a depender só resultado Atlético X Palmeiras e dos preços dos ingressos, o público na Arena poderá ser apenas dos interessados em conhecer o local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *