Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Último confronto do ano entre mineiros

Considerando que apenas o Galo, entre os mineiros, está em três frentes na temporada este jogo de hoje será o derradeiro enfrentamento entre clubes de Minas Gerais no ano de 2024. Frente ao mesmo adversário, em quatro jogos anteriores – será a quinta partida – vencemos duas vezes (3 a 1 e 3 a 0) no Mineirão e na nossa casa, um empate (2 a 2) e uma derrota (0 a 2), ambas na nossa Arena. Sem a presença da Massa, vencemos lá. Afinal o Mineirão é nosso!

A grande e maior motivação do Galo hoje, sem dúvida, é a possibilidade de dar continuidade à recuperação na tabela. A boa vitória do meio de semana, em cima do CRB pela Copa do Brasil, animou o Torcedor e deve ter devolvido a confiança ao elenco. Até nas entrevistas pós jogos e dias seguintes à classificação para as quartas de finais da CB, demonstram a nova atmosfera na Cidade do Galo. Jogadores mais leves e relaxados. Só não pode relaxar nos jogos. Hoje e nos próximos!

O fato de ser um clássico mineiro, sugere – diferente do que pregam alguns tendenciosos – que não existe favoritismo de qualquer lado. Já fui nesses jogos, com time muito melhor, voltando derrotado. Igualmente, noutras oportunidades, sai de casa já prevendo o fracasso e retornei em festa por vitórias inesperadas e improváveis. E foram várias vezes tanto favoráveis quanto na contra mão do meu desejo. Portanto, não tem vencedor de véspera.

Qual, entre nós, não se lembra da recente decisão do mineiro? Foi uma semana de zoação na cabeça do Atleticano. As faixas estavam guardadas e o chopp da comemoração no melhor grau. E ainda saímos em desvantagem, virando para 3 a 1. Jogo é jogado e lambari é pescado. Pra cima deles, Galo. Um bom resultado na noite de hoje ainda será importante para embalar a viagem para a Argentina em busca de avançar na terceira competição que buscamos. Passar pelo San Lorenzo, embora mais desejado que hoje e avançar para as quartas da Libertadores, é o desejo de todo Atleticano. Assim como ganhar hoje.

Sem a presença da Massa, vamos ficar em casa ou nos bares da vida, acompanhando a partida. Possivelmente com a estreia do Deyverson. Que seja assim e ele corresponda a essa euforia entre os Torcedores. São cinco novos reforços que já estão integrados ao elenco. Entre eles, Lyanco e Fausto Vera, ainda devendo. Alonso aprovadíssimo e Bernard bem, porém ainda pode render muito mais que tem mostrado. E o centroavante, irreverente e folclórico, que se marcar nesse jogo de hoje se habilita a ser xodó da Massa. Marcar e vencer!

Apenas sem Hulk, que ainda está em tratamento, todos os demais jogadores – inclusive Alisson – estão à disposição do Milito. Sem convocados ou suspensos, fato que não vinha ocorrendo. Quero crer que vamos de Éverson; Saravia, Bataglia (preferia o Fuchs), Alonso e Arana; Otávio, Alan Franco, Scarpa e Bernard; Paulinho e Deyverson. E que banco vamos ter. Notem: Matheus Mendes, Lyanco, Fuchs (ou Bataglia), Rabello, Rubens, Fausto Vera, Zaracho, Palacios (barbantinho bom de bola), Alisson, Cadu e Vargas. Esses onze reservas, naquele período de instabilidade e desajuste, teriam rendido – acredito – muito mais que com aquele elenco enxuto. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Último confronto do ano entre mineiros”

  1. Comecei a ver este ranca aos 35′ do primeiro tempo; a partir daí, deu pra perceber que 11 MARIOTAS x 11 FRANGOTES daria nisso mesmo, administraram o joguinho de compadres, tipo, vc não vem que eu tbm não vou!!!! Bando de BOSTAS, retrato do liiiiiiixo que é o futebol brasileiro. Pior para os mais de 60 mil trouxas que saíram das suas casas pra ir presenciar esta MERDA!!!! VSF bando de FROUXOS!!!!!

  2. Bom dia! Que clássico sem tempero viu! Pra gente só vale o gosto da vitória sobre o rival, estamos mais perto do Z-4 que do G-4; excluindo poucos, todos têm sua parcela de culpa, principalmente o treinador e os atletas, inadmissível aquela covardia contra o Criciúma sábado passado, nos tirou a possibilidade de ainda sonhar com alguma coisa no Brasileirão; não aposto um tostão no CAM hoje! Joguinho meia boca contra 14⁰ da segunda divisão não me ilude jamais!! Lamentável!!!

  3. Boa tarde xará e amigalos! Sem invenções mirabolantes e jogando o futebol do último jogo com empenho e dedicação não tem pra MARIADA! EU SEI QUE VC TREME!!!! AQUI É GALO P……!!!!!

  4. Pois é, tô aqui de novo. Temos um dos melhores elencos do país. Mas elenco só não ganha jogo. O que ganha jogo é time composto pelos melhores jogadores do elenco. E isso o Galo ainda não tem. Time organizado com jogadores tendo funções bem definidas, o que leva a formação de um conjunto sólido e harmônico onde o talento de cada jogador se destaca e o jogo flui naturalmente. É só isso o que o Galo precisa para se tornar um dos melhores times que poderemos ver. Para isso é preciso simplicidade. Compreender que o futebol é o esporte mais simples que existe no mundo, onde não cabe ideias ruins de quem pensa que pode inventar jeito de jogar. No futebol, que é jogo coletivo, alguns se sobressaem pelo talento individual, mas é quando esse talento se une aos demais jogadores é que se formam times. O Galo já poderia estar muito melhor se não fossem as más ideias que por tanto tempo tolheram o time. Ideias ruins, impraticáveis em campo e que só serviram para deixar os jogadores nervosos, ansiosos, falhando continuamente. Espero que tais ideias tenham sido abolidas definitivamente. Quero ver o meu Galo livre, leve e solto dentro do campo fazendo o que cada jogador sabe fazer de melhor. Poucos clubes têm o privilégio de ter um elenco tão bom quanto o nosso. Não estraguem isso com ideias ruins.

  5. Olá amigos da bola!

    Se o Galo jogar focado, mesmo esquema/proposta de jogo, mesma pegada/postura, como foi contra o CRB, Cruzeiro não tem chances. Espero que o Milito e jogadores entendam!!!.

    GALLLLLOOOOO!!!!

  6. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 20/38 – Cruzeiro (fora) – Eles estão jogando um futebol melhor que o nosso.

    Que bom, pois o “pior” costuma aprontar. Não há o que temer quanto à torcida única deles. Vide o penta do Mineiro.

    Repito o que escrevi antes da extraordinária vitória contra o CRB: “Não permitam que a gente lamente a ausência do Hulk”. Sejam protagonistas, ocupem este espaço. Em clássico, quem se destaca fica na história.

    Nossos pontos perdidos: 14 (casa) e 15 (fora), num total de 57/114 pontos disputados. Ganhar o clássico e pegar o elevador, Gaaloôô!

  7. Que bom que a raposinha magricela (apelido dado por Dadá Maravilha) esteja pensando que é a favorita para o jogo de hoje. Pra mim, que acompanho os clássicos há décadas, já vi esse filme por inúmeras vezes, ou seja, quando alardeiam vitória antes, acabam perdendo de um ou mais gols. Hoje, não poderia ser diferente, EU ACREDITO, sem alardear, mas porque, convenhamos, elenco nós temos, sem dúvida alguma! Aqui é Galo até morrer!

  8. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Hoje não é só hoje. Hoje é dia de GALO. E não é só dia de GALO é dia de pegar e esfolar Maria.
    Seja que time for que o Galo colocar em campo eu sou mais Galo desde que acompanhado de boas ideias. Fiquei feliz, embora não tenha visto o jogo todo, apenas uns momentos, com a vitória de quarta-feira e mais feliz ainda em ver um time bem escalado, sem ideias ruins e jogadores livres para fazer em campo o que eles sabem muito bem. Hoje vou me espaldar em minha poltrona como de costume e torcer como bom atleticano por mais uma vitória do meu Galo. Desde que o Galo jogue com uma boa formação e livre de más ideias.

  9. Três aspectos , um deles ou somados, podem influenciar no desenho da partida de logo mais. 01) Galo tem jogo na terça pela Liberta, fora de casa, com viagem e tudo. Entre um jogo contra o inimigo number one e um jogo pela libertadores, onde fincar a espora com mais vontade?2) O lado de lá tem jogo também pela Sula, mas só na quinta-feira. 03) Hulk, cuja ausência escancara o sorriso de qualquer equipe que nos enfrente. Ripa na chulipa do jeito que der.

  10. Bom dia.

    A grande vantagem hoje para o GALO, será atuar em um gramado, que como está sendo muito pouco utilizado, por falta de jogos, deve estar em excelente condição. Se assim estiver, faremos la pelota rolar e espero ninguém (do GALO) se machucar.

    Creio que o departamento médico do GALO, merece ser parabenizado pela rapidez na recuperação dos jogadores e eu espero o HULK no jogo de volta contra o SL.

    Abraço.

  11. Salve Massa e Guru

    Nossa esperança está em Milito manter a coerência e não inventar e principalmente jogar uma partida inteligente sem se expor demasiada e irresponsavelmente.
    Mas este jogo, foi ofuscado pelo episódio do torcedor expulso. Aliada ao episódio da criança e o da porta do banheiro no clássico são idiotices de quem não tem competência para ser gestor no clube.
    E vou dar nomes aos bois: fora Muzzi

    1. Este , junto com os 5000 funcionarios do clube, todos atentos em porcarias de detalhes que não interessam , como balões , catolinas, mosaicos , o que realmente importa , gramado e acústica , que num estadio de um bi , daquele jeito e dando entrevista de manhã, à noite , à tarde , de madrugada , chega na hora do jogo contra o flamerda, coloca fumaça rubronegra na arena. Certo é Paulo silva : Não tem quem cuida do galo

    2. Esse Bruno Muzzi já deveria ter sido expulso do nosso Galo. Admi istrou a construção de um estádio de um bilhão e esqueceu do gramado. Saudações atleticanas.

  12. Bom dia!
    Queria o Bataglia no meio, junto com o monstro Otávio. Na segunda etapa, Rubens e Palácios, além, é claro, de Zaracho, que pra mim é craque.
    Vamu Galoooo!

    JOAQUIM PORTUGAL, CÂMBIO. Por onde andas?

  13. O TIME DO CRUZEIRO

    O CEC é o 5′ colocado do BR24 com 35 pontos e 58% de aproveitamento…

    É o 2′ melhor mandante com oito vitórias, nenhum empate e apenas uma derrota em casa para o Fortaleza na rodada passada por 1 a 2 em Cariacica no Espírito Santo…

    É a 6′ melhor defesa com 22 gols sofridos e o 3′ melhor ataque com 29 gols feitos. O saldo é positivo, 7 gols.

    A provável equipe do técnico Seabra (4-4-2) pode ser:

    Cássio;

    William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon;

    Lucas Romero, Matheus Henrique, Barreal e Matheus Pereira;

    Lautaro Díaz e Kaio Jorge…

    O Cruzeiro, praticamente sem desfalques, teve a semana longa, sem jogos, para treinar e recuperar lesionados, como o bom lateral Willian que está relacionado…

    No histórico do confronto no Mineirão já foram realizados 249 jogos com retrospecto favorável ao CEC que venceu 90 partidas contra 80 do CAM e 79 empates. A Raposa marcou 292 gols e o Galo 271…

    O maior artilheiro do Clássico no Mineirão é Reinaldo, o Rei, que marcou 14 gols. O segundo da lista é Dirceu Lopes, o Príncipe, com 12 gols…

    Para a partida o Cruzeiro é favorito e o Atlético zebra, tudo pelo retrospecto dos dois times no Brasileirão e o momento atual das duas equipes mais favorável ao Time Azul…

    A Torcida Celeste está confiante e o público pode ultrapassar a 60 mil torcedores azuis que acreditam na vitória…

    Ao Atlético resta lutar-lutar-lutar para reverter o momento ruim na temporada, virar a chave e mirar coisa grande nas três competições ainda em curso (LA, CB e BR24)…

    Bom dizer que coisa grande para efeito de BR24 será chegar ao final da competição e garantir ao menos o G6 para evitar a não disputa da LA25 no ano que vem…

    Pensar em título do Brasileirão é delírio e desvario, convenhamos…

    Vamo que vamo!!!

    1. Atletico zebra contra o Cruzeiro? Miora Ernest Soares! Respeito sua opinião, mas basta marcar esse camisa 10 e o Cruzeiro trava. O Fortaleza deu a dica… Tem caixa para no mínimo dois…

  14. Bom dia massa! Jogo perigoso que pode ser um divisor de águas neste restante de temporada! Vou de galo 1 x 0 gol do “menino” Bernard!

    1. Pra isto, seria bom que ele estreiasse , entrando em campo , e principalmente, no jogo , tá treinando a tres meses e até agora, nada. Muito bom jogador , somente precisa começar a jogar

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha opinião Zaracho nao pode ser reserva nesse time. Paulinho deveria ser banco. O meio com Otávio, Alan Franco, Zaracho. O ataque Scarpa, Deyverson e Bernard. Com a opção de Rubens na lateral e fazendo uma dobradinha com Arana pela esquerda , saindo Bernard ( que nao está jogando bulhufas). O que tem ” taiado ” o sangue da gente é a falta de concentracao e comprometimento em algumas partidas. Falhas individuais bisonhas e falta de raça. Que esse time hoje nos recompense pelas derrotas injustificaveis, com uma vitória no Mineirao. Meu placar 2×0 ( Scarpa e Deyverson).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *