Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tristeza e vergonha

Relutei, mas ontem durante todo o dia o noticiário dominante do Galo era Zaracho e a patrulha “Disk balada”, em abordar esse assunto no blog. Vivemos tempos estranhos, noutras áreas que resultam nesse policiamento que alguns se julgam autorizados e credenciados para tomar atitudes e medidas que deveriam ser do foro competente.

Sem entrar noutras celeumas, que debato fora deste espaço, vou me ater ao caso Zaracho. O jogador, uma das principais e mais valorosas peças das conquistas recentes – denunciado anonimamente -, foi abordado num momento de lazer com pessoas de seu relacionamento. Se eram ou não parentes, a vida pessoal não carece desse tipo de explicação.

Se o local era bar de balada ou restaurante, da mesma maneira, também não interessa a mim na condição de Torcedor. Quero dele e de seus companheiros apenas comprometimento em campo, assim como fizeram no ano passado e nos brindaram com as conquistas do Brasileiro e da Copa do Brasil. Fosse ele um atleta descompromissado, visto sistematicamente em noitadas pelas madrugadas de Belo Horizonte, seria passível de medidas internas pela diretoria.

Jogadores que já passaram pelo Galo, em todos os tempos, eram vistos em grandes farras e em campo davam resultado. Outros, discretamente, sabemos que promoviam grandes festas particulares em suas residências – sem perturbar a vizinhança – e nos renderam títulos na nossa história. E Zaracho, bem como a maioria desse elenco – em que pese a péssima campanha do Galo na atual temporada -, foram ovacionados por nós em 2021. Tríplice ou triplete, cada um tem aquela que merece. Uns em comemoração, outros de espera.

A situação preocupante da atualidade requer atenção e merece ser debatida, internamente, como ocorreu ontem na Cidade do Galo. Não posso, eu na condição de Atleticano – sou GNV, consumidor de produtos licenciados e  comprador à vista duas cadeiras cativas – me qualificar em abordar qualquer dirigente, membro da comissão técnica ou do elenco e fazer cobranças que em nada irão contribuir ao meu desejo. O meu é de um Galo vitorioso. Nunca me beneficiei de qualquer cortesia oficial do clube, desde ingresso até mesmo ser badalado em reuniões e festividades.

Cabe a mim, na condição de Torcedor, cobrar – e o faço aqui neste blog de maneira civilizada e dando espaço a todos que queiram manifestar (até sendo atacado) – por comprometimento e resultados de vitórias e títulos. Nem mesmo o baixo astral que me acomete desde que sinalizou que não ganharíamos mais nada neste 2022, me autoriza a cercar diretor, treinador ou jogador e exigir explicações. Menos ainda questionar a razão de alguns deles estar em ambientes que não são os mesmos que costumo frequentar.

Do elenco atual, embora saiba os nomes de cor e salteado dos jogadores – posição por posição – nunca troquei meia palavra com qualquer deles. Tampouco abordei para tirar fotos. Ainda farei e vou publicar nas redes sociais e aqui no blog. Nem com a comissão técnica. Tenho uma tímida aproximação com o atual presidente, que gentilmente – diferente de outros que passaram pelo cargo – reconhecem o valor deste espaço para o nosso time do coração. Com ele sim, tirei foto e até com o Ricardo Guimarães – num evento – mas este nem sabe que é o blogueiro.

Dito isso, invocando a minha condição de Atleticano de mais de meio século, registro aqui meu espanto com o fato ocorrido. Como fica a cabeça do jogador e de seus companheiros depois dessa desnecessária exposição do nosso Galo. Lá atrás, quando eu era bem mais jovem, me lembro de tomar uma cervejinha na Savassi (o bar era Arroz com Feijão) com o zagueiro Osmar Guarnelli. Era comum, em dias de folga, como mostra a foto com Reinaldo, Oliveira, Nelinho e Eder, que os jogadores pudessem espairecer e curtir a vida como nós. Todos eles, como quero acreditar agora, não deixaram de produzir em campo por uma noite num bar com amigos.

Fora isso, é pura busca de visibilidade, o mais importante para nós Atleticanos é o rendimento no campo de jogo. Tá debilitado? Tá sim, senhor! Mas a cobrança é de responsabilidade da direção e não do Torcedor. Ainda que, como eu, seja um consumidor de tudo que o Galo promova para arrecadar fundos aos investimentos com a equipe. Foi assim que ganhamos os títulos recentes e espero que volte a ser no próximo ano. Esse 2022, já era!

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) GaloTV; 3) redes sociais

30 thoughts to “Tristeza e vergonha”

  1. Bom dia à todos! Infelizmente, alguns que ajudaram no passado hoje nos atrapalham, essa torcida organizada tem que se ater a seu papel de apoiar ou cobrar dentro do estádio assim como fazem os torcedores “comuns” e outras organizadas, a atual direção do Galo se reuniu com essa torcida para socializar e manter um ambiente harmônico, porém, acho que eles entenderam tudo errado.

  2. Tá melhorando muito, hein?
    Os enchedores de saco de plantão estavam certos .
    Bastava tirar o Turco e a coisa andava……
    Tem que tomar ferro pra aprender a ficar calado.
    Vem ne mim cinco pontos!

  3. Lendo , ouvindo, as noticias do futebol mineiro , o atleticano , se recusando a acreditar no presente momento , fica estarrecido : do nosso lado, disk balada , enchendo o saco de um jogador dedicado, batalhador, profissional ao extremo, Zaracho, disse que disse de cuca, o manso, hulk , nacho , cuca fica , cuca vai, jorge jesus , do outro lado apoteotica ascensao do cru cru, saindo apos tres inacreditaveis anos da profundeza da B , fogos, passeatas, ronalducho heroi , etc. O mais surreal deste momento O diretor rodrigo caetano , responsavel por tudo isto, com contrato ate 2026. Acreditam?

  4. boa tarde Eduardo e massa. tristeza e vergonha tenho eu desta pífia diretoria em geral. treinador e jogadores. a então a torcida organizada acordou tarde em cobrar aos jogadores, eles deveria é ter cobrado a demissão do EL turco naquele vexame contra o Tolima aí que a casa caiu.aliás acordaram tarde demais, a pífia diretoria então foi conhecer o ct do galo é fazer reunião com jogadores .etc. reformulação urgente em 2023 começar com esta fraca diretoria. treinador e jogadores. chega de ser chacotas pelos rivais. etc.a Itatiaia é mesmo de um atleticano.esta taiazeiro só fala neste time que subiu para série A depois de mais 1000 anos na B. piadas. aff.a galo sempre nos ilundindo. vai galooo.

    1. Prezados, essa diretoria atreticana não tem nada de profissional. Contratar jogadores que estão parados aguardando término de contrato é a maior furada. Não tem o custo do passe, mas jogador vem pra ganhar 1 milhão/mes e ficar no banco. Quando entra, sem ritmo de jogo, aparece contusão e perde a temporada. Jogadores da base nem se fala, nunca são escalados e podem arrumar outro time logo e sair de graça. E quando o time tá ganhando e bem no campeonato, se aparecer boa proposta tem que vender logo, pois o jogador some depois. Pedrinho, Alonso, o quebrador de vestiario, Otávio, será que não tem na base jogador parecido com esses ? Absurdo.

      1. Prezado Doriva
        Assino embaixo. Lembra de Elias e Pastor? Só jogavam em véspera de renovação. Trouxeram Godin e Diego Costa enquanto o Corinthians trouxe o Roger Guedes. Ainda procuro entender o que acontece no Galo. Na época do Sette Câmara achava que tinha alguém ganhando por fuera para trazer tanta porcaria e com contrato em dólar – vide Michael Bolt. Agora acho que o problema tá na base , que revela Bruninhos e Castilhos como craques que nunca foram e que só têm máscara. Tá complicado.
        Um abraço

  5. Quero comentar sobre outro assunto:
    Ontem vendo o jogo do Vasco vi que o Fábio Gomes, ainda atleta do Galo, já está no banco e mesmo assim não é nem a 1a opção para o ataque do Vasco.
    Como pode um diretor de futebol de um time que foi campeão de quase tudo o 1 ano passado trazer um atleta de um nível técnico tão baixo assim.
    Quem explica como foi o processo de contratação deste atleta?

    1. MARCOS BELUCO ,

      façanhas do mais preparado diretor de futebol do Brasil , com contrato renovado até 26 .

      O fundo do poço da orgia financeira no Atlético e da incompetência parece que não tem limite .

  6. Bom dia a todos!
    Vale ressaltar que a Galoucura não representa a totalidade da torcida Alvinegra, ao menos não me representa. Sou extremamente contrário a esse tipo de cobrança. Extremamente infeliz e desnecessária, ainda mais cobrar de um jogador que deixa a vida em campo, como é o Zaracho. Espero que isso não o afete e não faça com que tenha vontade de sair do Galo, pois ele quando joga corresponde a metade do time.
    Sobre os babacas que fizeram isso, pergunto, vocês aproveitam suas vidas nas folgas (os que trabalham), ou estão sempre trabalhando e sem tempo para aproveitar a vida?
    Finalizando, a Galoucura não representa a totalidade da Massa, e tenho certeza que a maioria dos TORCEDORES estão do lado do Zaracho nessa.

  7. O que cada jogador faz fora das quatro linhas, em seu momento de lazer, não me diz respeito. Quero saber, vou exigir, como torcedor, que cada um sue a camisa, e me brinde com vitórias e mais vitórias.

  8. Penso que existem várias formas dos ORGANIZADOS se manifestarem, e é importante eles se manisfestarem, principalmente em momentos de grande turbulência, essa foi infeliz. Tô achando muito estranho, aí não é somente as ORGANIZADAS, que estão direcionando a artilharia para alguns jogadores específicos, em momentos diversos: SAVARINO, DYLAN, VARGAS, ALONSO, e agora, ZARACHO. Coincidência ou não, todos estrangeiros. Seria fogo amigo? Divisão entre BRASILEIROS x ESTRANGEIROS? Perseguição aos estrangeiros por parte dos come e dorme, setoristas, imprensa…? Estranho esse entrevero de SAVARINO, nosso melhor PONTA e MEIA ATACANTE com o CUCA e logo depois sua venda/doação. E o PAVON? Até agora só minutos. Estranha a colocação de NACHO na reserva de uma hora para outra e JAIR como eterno titular. E o ALONSO, nosso melhor zagueiro e líder teve a faixa de CAPITÃO arrancada, e ainda uma de suas entrevistas, normal, viraram um terremoto. Por fim, MATIAS ZARACHO, nossa melhor futura venda sendo excrachado. É, tem muito fogo amigo? divisão? distração? panelinha? O tempo dirá? Só acho que o CUCA não tem mais condições de estar no comando técnico do GALO. O CICLO acabou.

  9. Caros,

    ZARACHO, ÍDOLO!!!…jogador exemplar, MOTOR do time na temporada passada. No presente convive com lesões musculares inexplicáveis…EXCELENTE, tem q ser preservado do olho vesgo do torcedor CUIA.

    O acontecido tá com A cara dura de ação vinda da mentalidade CUIA!!! FATO!!! A casa aposta q um dos PROTESTANTES ali no Bar já chegou chegando q é PRÁ COMEÇÁ gritando FORA ZARACHO!!! Ou Avanti raposeiro, …vai saber?!!!

    Sem NECESSIDADE da comoção, todos saindo em DEFESA do CRAQUE, principalmente certos JOGADORES…

    (Tem uns CALEBRES aí ( esse JR do Paraguai mesmo…)…querem usar o FATO do ataque ERRADO para se defenderem FUTURAMENTE de qq COBRANÇA mais veemente…ME ENGANA Q EU GOSTO!

    CADA CASO UM CASO!!!…

    Agora, há aí no ELENCO outros jogadores q merecem a chinfra de MAMADORES come quieto q mais parecem ser…

    …sem citar nomes de exemplo:

    Um da BASE na zaga, dos maiores ENTREGADORES DE RAPADURA q já presenciado em ação… Jg após jg ele se especializa na ENTREGAÇÃO…N deve tera ENSAIO, pq nos treinos ele é REI!! …É aquele negócio, time azeitado GANHA TUDO, passa o trator em tudo qnt é adversário (quem ñ foi DERROTADO pelo NOSSO GALO na temporada q passou?)..natural a CARTA BRANCA…

    Sem citar, vamos a mais um experto: tem um, elementar, o cara mal consegue dominar uma bola, ñ tem a mínima noção de JOGO COLETIVO (parece um COELHINHO assustado perdido em campo, FRACO física e mental!!!)…foi LOUCURA da DIRETORIA aquela DISPENSA COLETIVA, acabar com um time TODO, para depender de FUMACINHA!!! …

    Há outros FUMACINHAS no plantel….

    NOSSO GALO se transformou num time de FUMACINHAS??? Fumacinhas de Paia?

    Outro é o…E OS MENINS??? São FUMACINHAS DE PAIA também???

    É preciso FALAR SÉRIO sobre os MENINS e sobre OS MECENAS…!…

    O PROJETO TEM FIM EM 2026, segundo nos informa o SUPER, com promessas dos 4rs de mais alegrias aos atleticanos…Bem, não se sabe ao certo se de PROMESSAS, mas de boas intenções o inferno tá cheio, como diria nosso amigo CARLOS MÁXIMO!!

    Enquanto isso, A Pérola de Lourdes e o Conselho do NOSSO GALO na mãos dos mesmos GUIMARÃES do verão de 2005 e da primavera de 2021…

    JAMAIS esquecer de AGRADECER, A GRATIDÃO é tudo e mais um pouco…O q mais podemos ENTREGAR em troca do QUÊ? Aliás, q PROJETO É???

    O ANO ACABOU MAS O NOSSO GALO PERMANECE AÍ…GALO SEMPRE!!!

    DEUS ENTRE NÓS E GALO NA TERRA!!!

  10. Pois estamos aí , no meio de uma tempestade perfeita , no pior sentido do que possa significar uma hecatombe .

    Dirigentes financistas que usaram a escassez de recursos do Clube para venderem ilusão e promessas de uma redenção que confrontam o sonho dos meninos do parque .

    Reduziram o acolhimento da torcida em um palco elitista e higienizado , num paradoxo sem precedentes : ao mesmo tempo em que pregam o “crescimento” do Clube afastam os torcedores do TIME , pois oferecem um espaço gourmet a poucos espectadores .

    Imaginem : há 30 / 40 anos , com uma população bem menor , tínhamos espaço para 100 mil torcedores .
    Hoje , fomos reduzidos a 25 mil privilegiados naquele monumento à soberba , à auto-exaltação .

    Em nome de quê ?

    Por fim , preparemo-nos para ver nossa MARCA , nosso ESCUDO , pensado , criado e bordado por mãos anônimas , delirantes de prazer por verem o sonho de uma criançada tornar-se realidade , repito, preparemo-nos para ver TODA NOSSA HISTÓRIA ser usada para atingir objetivos inconfessáveis de um grupo de pessoas sem um mínimo de pudor .

      1. FLÁVIO ,

        sempre tivemos time pra torcer !

        Nem a falta de campo para treinar, nem a falta de local pra concentrar, nem salários que não eram pagos , nada disso conseguiu abalar a torcida que trouxe o Clube até aqui.

        Eu não devo nada a esse grupo mercenário que detonou a nossa história , nossa tradição .

        “Se no meio de uma tempestade houver uma camisa preta e branca pendurada no varal o atleticano torce contra o vento” .
        R. DRUMOND

        E se um dia onze guerreiros estiverem envergando o MANTO em um campo de várzea lá estarei .

        Tô me lixando pra 4Rs .
        Eles não me representam .

  11. BOM DIA A TODOS…
    EM MESA QUE FALTA PÃO , TODO MUNDO GRITA E NINGUÉM TEM RAZÃO…..
    O GALO HOJE ESTÁ EXATAMENTE NESSA SITUAÇÃO…..
    TODOS ESTÃO ERRADOS E DEVENDO , JOGADORES , COMISSÃO TÉCNICA E DIRETORIA…..
    OU ACONTECE , JÁ A PARTIR DO PRÓXIMO JOGO , UMA VIRADA E UMA REAÇÃO IMEDIATA , OU A COISA PODE PIORAR AINDA MAIS , DE VEZ.
    É UMA VERGONHA UM TIME QUE TEM A SEGUNDA MAIOR FOLHA SALARIAL DO BRASIL ESTAR NESSA VEXAMINOSA SITUAÇÃO……..
    TANTO A TORCIDA ORGANIZADA , QUANTO O ZARACHO ESTÃO ERRADOS…
    O JOGADOR DEVERIA SABER QUE SE ESTÁ DANDO VEXAMES DENTRO DE CAMPO , NÃO PODE SE DAR AO LUXOVDE RELAXAR EM MESAS DE BAR , E A TORCIDA ORGANIZADA NÃO PODE SAIR POR AÍ DANDO VEXAMES…….
    CARTÃO VERMELHO PARA OS DOIS.

    1. Amigo você está errado. O jogador tem direito em sua folga de ir aonde quiser. Ou ele é condenado e esra preso? Acorda. Gente com este tipo de pensamento é que estraga a sociedade

  12. Bom dia Atleticanos e Atleticanas.
    Também assino embaixo o que disse Eduardo Ávila. Cobrar dos jogadores de forma civilizada empenho e raça dentro do campo.
    Fora das 4 linhas ninguém tem o direito de importunar e questionar jogador, exceto a diretoria e comissão técnica dentro do CT.

  13. Bom dia Massa e Guru

    Concordo com vc Guru, mas deixo aqui uma pergunta: porque o “disk balada” entrou em ação?
    Existem duas resposta para esta pergunta: a primeira é a culpa da diretoria e dos 4R´s em não tomar as rédeas do clube e fazer as devidas cobranças. Daí, a organizada se sentiu no direito de assumir (erroneamente) esta incumbência.
    A segunda é devido ao mau momento do clube. Estivéssemos disputando tudo e jogando um futebol convincente, qualquer jogador poderia ir até em cabarés que não seria perseguido.
    O que estamos vendo é um triste fim de uma temporada que todos imaginavam, promissora.
    Nau sem rumo, é assim que vejo nosso clube hoje.

    1. Amigo faz parte do futebol. Se ganha se perde. Os jogadores não conseguiram entregar o que fizeram ano passado. Pronto. Simples. Não é falta de tentar onde vontade. Simplesmente não deu. Então na sua filga os jogadores podem fazer o qie quiserem. Esse tipo de abordagem está errado. Não defenda isso!

      1. Caro amigalo Flávio

        Não fiz defesa de que os jogadores podem fazer o que quiserem se estiverem jogando bem e o time ganhando. Só chamei a atenção de que o fato de estarem num momento ruim, qualquer deslize (se bem que sair em sua folga é um direito de todos) por menor que seja, acende um estopim desnecessário.
        De qualquer maneira, vale lembrar que ano passado não houve acomodação e falta de foco, como mencionado por aquele jogador chileno. Perder faz parte do futebol, mas depende de como se perde. Não lutar, no caso de nosso clube é inegociável!

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Comungo com o seu pensamento a respeito da vida particular dos jogadores de futebol. O jogador, a exemplo de todos nós, também necessita de lazer, encontros ou seja lá o que for, desde que não interfira no rendimento em campo. O Zaracho é um dos poucos jogadores do galo que honra a camisa. O meu mais veemente repúdio à caça às bruxas. Vamos cobrar entrega no campo de jogo. Vamos vaiar, aplaudir, xingar mas no limite das quatro linhas. O jogador de folga tem o direito de fazer o que bem lhe entender, desde que haja entrega nos treinamentos e no dia do jogo.
    Não podemos tolerar patrulhamento de jogadores de futebol.
    Vamos exigir comprometimento no campo de jogo, nada mais que isso!
    Cada qual com o seu cada qual. Respeito as opiniões divergentes mas não compactuo com policiamento a atletas.
    Hoje e sempre, galo!!!

  15. Bom dia. Sigo o relator. A questão maior é a situação do clube e jogadores demonstrando desinteresse em campo. Acaba que sobra p alguém.
    Cada dia que passa, ando mais preocupado. O lado de cá da lagoa anda muito ruim e precisamos focar em ao menos a vaga na libertadores 23.

  16. Bom dia !
    Infelizmente, essa torcida organizada ganhou um protagonismo no seio da Massa e abafou o que foi o nosso coração, que dava o ritmo para o grito da aguerrida torcida Atleticana, que era charanga do Júlio . Pode ser saudosismo, mas a charanga do Júlio fazia pulsar o Mineirão de uma forma pura e bela, pelo amor ao Galo. Essa torcida organizada se alimenta de ódio aos adversários, que resulta sempre em atos que vão às páginas policiais, inclusive com integrantes condenados a prisão. São covardes que se juntam para aterrorizar adversários e até o próprio clube. Contudo, a partir do momento que dirigentes recebem membros dessa organização, acabam alimentando esse monstro .

    1. PAULO SOARES ,

      como não exaltar a Sinfônica do Júlio, não é mesmo ?

      Uma das nossas alegrias era chegar cedo nas arquibancadas para ver o majestoso espetáculo da entrada das bandeiras ao som do hino do CLUBE .

      Tudo era festa , o Atlético era da MASSA , não havia DONOS , e “torcida organizada” era formada por amigos e vizinhos que se identificavam como Dragões da FAO ou GALO PRATES , em faixas estendidas no parapeito da arquibancada .

      1. Verdade.
        Tinha a Força Viva também. Daqueles espetáculos da torcida restaram poucas imagens.
        A principal organizada devia inspirar-se naqueles que faziam uma festa genuína, na felicidade de gritar Galo ou cantar o hino.

    2. Prezado Paulo Soares, você é muito polido e educado no trato com esses VAGABUNDOS ditos “torcidas organizadas”. Na verdade não passam de bandos de arruaceiros que só ameaçam as pessoas quando reunido em grupos. Individualmente não passam de cordeirinhos mansos. E essa escória, infelizmente, sempre encontrou guarida de alguns participantes desse blog., sob a pretensa “liberdade de expressão”. Torcidas Organizadas = Bando de Vagabundos! E nada mais! Em relação à Charanga do Júlio, nada a declarar. Ficou apenas o saudosismos para nos, velhinhos privilegiados, que puderam acompanhar aquela sinfônica. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *