Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Três sofridos pontos

Mesmo considerando que para nós, Torcedores, seja muito difícil acompanhar jogos como tem sido sob o comando do Felipão, volto pra casa aliviado com a vitória e a pontuação dela decorrente. Estou me acostumando, ainda que com dificuldade, ao pragmatismo do treinador. Naquela situação de um olho para o gramado e o outro no cronômetro do telão do estádio. Duro é que nos acréscimos, que sempre duram uma eternidade, o relógio é congelado.

De qualquer maneira, gostei do time ontem, entrou em campo e tomou conta do jogo. Não diria que abusou em perder gols, pois o goleiro e travessão foram impiedosos com as nossas finalizações. Na primeira etapa tivemos quatro chances claras de gols, apenas a última entrou. Já no segundo tempo, pelo menos duas boas oportunidades. O goleiro apareceu bem em cabeçada de Paulinho e depois de Zaracho. E o poste beijado em chute do mesmo Paulinho e num corte defensivo de zagueiro cuiabano contra sua própria meta. Perder gol deixa a Massa aflita por causa daquela máxima do quem não faz, leva.

E foi na quarta grande chance que outra máxima aliviou a agonia que estampava no rosto do Atleticano nas arquibancadas e – imagino – entre quem acompanhava o jogo no rádio e na televisão. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. E foi com esse placar mínimo que fomos para o intervalo. As prosas, por onde estava, davam conta de que o adversário iria se abrir e o Galo chegaria a mais gols no tempo final.

Que nada! Ainda que sem alteração, o time voltou – ao estilo Felipão – para segurar o placar. Aí o coração dispara, os nervos ficam a flor da pele e o goleiro nosso teve de trabalhar. Éverson fez duas grandes defesas (no mesmo lance) que garantiram o resultado. Abrimos sete pontos para o próximo da tabela – chegando a 37 -, no caso o Corinthians (30), ampliando ainda mais a diferença aos que seguem abaixo. A mim parece que temos dois pelotões, os de cima brigando por classificação e os de baixo contra o rebaixamento. Ainda faltam 14 jogos, ou seja, 42 pontos em disputa. Tudo pode acontecer.

Na parte de cima, que é nossa disputa, ainda na nona colocação, estamos a um ponto do Fortaleza (38) logo acima. Antes desse estão Flamidia e Paranaense (40), FluminenC (41), Bragantino (42), Grêmio (43), Palmeiras (44) e o líder Botafogo (51). Temos sim, amplas possibilidades de ultrapassar alguns que seguem o líder, com isso habilitando para a Copa Libertadores. Entre eles, entretanto, existem outros com possibilidade de alcançar o Botafogo e até chegar na primeira colocação ao final. Nossa disputa é outra e temos de focar nisso.

Para atingir esse objetivo, fundamental é continuar vencendo – até porque nossos concorrentes não estão vacilando – e algumas situações merecem ser corrigidas pelo comando técnico. Sem a intenção de interferir na sua opção por três pontos – ainda que sofridos -, ele precisa reparar o excesso de erros de passe por pura displicência. Quase sempre ocasionam contra ataques perigosos. Aquela saída de bola no sistema defensivo e a insistência na demora de reposição de bola do Éverson – nesse caso sobretudo quando Jemerson está em campo -, poderão nos custar dissabores. Goleiro e zagueiro escaparam de tomar amarelo. No mais um bom domingo e ótima semana. Amanhã voltamos a falar de Galo e dessa vitória. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

27 thoughts to “Três sofridos pontos”

  1. Parabéns, Rafael! Goleiraço. Preterido por Sampaoli em função de Everson, deu o troco em cima desse péssimo treinador, deixando o flalixo mais uma vez no cheirinho.

  2. Ô povo cego. O treineiro do outro time no segundo tempo colocou 5 jogadores em forma fisica, e o Felipão ficou com o mesmo time.
    Prevaleceu a força do cuiba sobre a tecnica do Galo.
    Trocar meio time num calor desses, muda muita coisa.
    Quase levamos o empate.
    Felipão, acorda seu burrão.

  3. SDS, O GALO APRESENTOU ONTEM O FUTEBOL QUE CONSEGUE APRESENTAR, SE NÃO MARCA LOGO, SEGUNDO TEMPO JA ERA, JOGADORES SEM TECNICA E ALGUNS CANSADOS, VEJO ESTE TIME MEDIANO APESAR DA VITORIA, MELHORES EM CAMPO BATAGLIA E OTÁVIO. E SERA ASSIM STE O FINAL DA TEMPORADA. FELIPÃO JOGANDO POR RESULTADO, SEM QUERER MUITA COISA.

  4. No X tem um perfil atleticano , com muitos seguidores , que recomenda à DIRETORIA da SAF uma intervenção para UNIFICAR os cantos da torcida .

    Diz lá o “influencer” que a tal organizada canta músicas próprias e que não são ouvidas no resto do estádio , e com isso não se consegue apoiar o time , bem quando se quer fazer uma “ola” .

    Gente , para tudo : o povo enlouqueceu !

  5. Ah , MASSA , quão distante ficou a sua HISTÓRIA !

    Ver/ouvir hoje em dia essa torcida cantar “vai pra cima deles Galô” com a disposição de alguém deitado numa rede depois de uma feijoada… É PRACABÁ !

    Não adianta :
    o time é outro, a empatia não existe ,
    a festa na arquibancada é insossa , a alegria natural / espontânea já era , e o que resta é “torcedor fazer a sua parte” , essa excrescência que virou mantra repetida à exaustão por narradores , comentaristas , youtubers e torcedor elitizado .

  6. Bom dia, Eduardo e Massa.
    Realmente, só pelos 3 pontos. Fica a dúvida se é o Felipão que determina puxar o freio de mão ou os próprios jogadores. No segundo tempo voltou o mesmo time, e ao invés de aproveitar que o Cuiabá abriu para o ataque, o time se retraiu. E, segundo alguns relatos nesta postagem o Felipão estava mandando ir para o ataque.
    Não sei o motivo da torcida estar pegando no pé do Otávio. Não é a primeira vez que ele joga muito. Preciso nos desarmes e nos passos para o ataque. Quase o mesmo nível do Batáglia. Deve ser os viúvos do Allan.
    Hulk está se preservando??? Pouca participação na partida, andou algumas vezes perseguindo um volante, mas não brilhou. E nem chegou perto da bola para bater falta…
    O Everson é milagreiro, mas muito lento para repor a bola.
    Com esse quadro, voltamos aos tempos de sofrer nas vitórias… Já chega, né?!
    Espero que nossos atletas façam as pazes com as atuações que deixam a Massa sem sofrer.
    Que venha o Inter para melhorarmos o rendimento como visitante.
    Abraço a todos.
    Gaaaaaaaloooooo!

  7. ATÉ QUE ENFIM ESSE GOLEIRO RESOLVEU VESTIR UM UNIFORME ATLETICANO , OS OUTROS SÃO PURA INVENÇÃO DESSES VENDEDORES DE CAMISA.
    RESERVAR UM LOCAL DE 10.000 LUGARES PARA A TORCIDA ADVERSÁRIA E SÓ COMPARECEM 300 PESSOAS , É UM DESPERDÍCIO , FICA AQUELE ENORME ESPAÇO DESOCUPADO NAS ARQUIBANCADAS…..
    ISSO CAUSA UM GRANDE PREJUÍZO AO ATLÉTICO…….
    ESSA SITUAÇÃO PRECISA SER RESOLVIDA , NÃO PODE CONTINUAR ASSIM…………
    A AUSÊNCIA DE BANDEIRAS ALVINEGRAS NO ESTÁDIO , NÃO CONDIZ COM A NOSSA TRADIÇÃO……..CADÊ AS BANDEIRAS ALVINEGRAS TREMULANDO NAS ARQUIBANCADAS????????
    ISSO DESCARACTERIZA A TORCIDA E A IDENTIDADE ATLETICANA……….
    VAMOS LÁ NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , FAZER UMA CAMPANHA PARA A VOLTA DAS BANDEIRAS ALVINEGRAS NO ESTÁDIO……
    COM UM MAR DE BANDEIRAS , O ESPETÁCULO FICA REALMENTE DIGNO DO GALO FORTE VINGADOR , É A MARCA DO GALO………
    O ESPETÁCULO FICA FRIO E DIMINUI A PRESSÃO E A FORÇA DA TORCIDA EM CIMA DOS ADVERSÁRIOS……
    ARENA DO GALO É UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS , VAMOS LÁ NOBRE BLOGUEIRO………..

  8. Caros,

    O BOM MESMO é aquela faixa central com as garrafais TRICAMPEÃO BRASILEIRO!!!

    Vamos ao jogo:

    Melhor q a atual defesa do NOSSO GALO é esta feita pelo de VERA JORNALISTA, Atleticano nas hrs vagas…pq vale a pena?..é pq é muito melhor prestigiar os NOSSOS do q ficar mantegando uma Renca de RiPerrones ‘n’ Bettings e outras verbosa zebras por aí !

    https://www.youtube.com/watch?v=Bk2lHEE6yms

    SÉRIO?: O TRICAMPEÃO BRASILEIRO disputar meio de tabela e vaga em “LIBERTA”?…LIGADOS na metade dos clubes q disputam o Br vão pra tal LIBERTA, não há GLÓRIA nenhuma nessa hj em dia! Antigamente, não, o papo era outro@!

    Libertadores é uma COPA DO BRASIL aberta aos outros americanos do sul e eventualmente aos mexicanos…

    Sério é ñ Lavar esse PLANTEL aí para o Ano q Vem.. PIADA séria, considerada…um PLANTEL DERROTADO, perdeu tudo q disputou na temporada…futebol são FATOS e A VERDADE ñ deve ser camuflada pq Paulim Pulim virou ídolo da torcida da Arena!!

    Impressionar os DONOS DA EMPRESA!!!…como?, se o pessoal da NOVA MASSA no estádio da Empresa é só na SELFIE de preocupação com a fila do tropeiro e com o cheirinho higienizado do vazo no banheiro, enxergado no ponto cego e VOCIFERANDO no cangote um dos zonzotros “SENTAÍ q eu paguei caro prá ver o espetáculo!”.

    Goleiro: ñ deixano chutar em direção ao gol do MEQUETREFE AMARELÃO, tudo certo! Inconfiável, viu, sô!!! …vai ficar por aí FAZENDO CERA enquanto o NOSSO GALO for UMA empresa, etc…!

    Jemerson AQUI NO NOSSO GALO esqueceu seu bom futebol em 2014!

    Precisamos ver nossa CABEÇA DE ÁREA jogando bem fora do Campo dos Menininhos, assim como NOSSO ARTILHEIRO Paulim Pulim, O cara da hr (o verdadeiro ATLETICANO e os gols decisivos em jgs decisivos, comé q fila? …êta Ano Q vem!)

    Pavón, peço liçença ao dono do friso .>>>. Pavón é da nossa raça, mais um pouco e vira GALO…para o momento é um NETO BEROLA às pampas!!! N tem noção de jg coletivo mas é mestre no barbantinho…Perdão Berolinha!!!

    COM O pro lixo Sr. SEVENONE aumenta demais a sensação de EQUÍVOCO, fica tudo mais CONFUSO, mas levando NOSSA EMPRESA à LIBERTA ali pelo meio da tabela no vamu q vamu no lenga lenga e já podemos inaugurar A FANFARRA do Fanfarrão…!!

    Teve UM SÓ SENDO do meu lado no BOTECO dizendo q dá prá faturar o BR ainda esse Ano! Saudoso PLANGLOSS mandou lembranças e agradeceu pelo PENSAMENTO POSITIVO!

    RIP WALEWSKA! Grande central olímpica!

    EU ACREDITO tb E ABRAÇOS@!

  9. Claro que gostei dos três pontos. MAS, convenhamos, JOGO FEIO! E eu que apoiei o Felipão (porque ninguém duvida aqui que o cara é um dos maiores vencedores no futebol como técnico, não obstante o 7×1 inexplicável…), acho que já era tempo suficiente para ele armar um time para fazer melhor. Daí, assim como apoiei, penitencio-me por ter errado. PORÉM, continuo achando que, com qualquer técnico, sem exagero até com o Guardiola, o que falta no Galo, há anos, é uma direção competente para SABER COBRAR. Afinal, ontem por exemplo, o que justifica um time que três jogadores paga a folha toda do outro, ganhe apenas de 1×0. Quanto ao gramado (que não se justifica quanto ao placar porque são 11 contra 11 jogando no mesmo lugar…) tá feio de ver até pela TV como vi ontem. Sabem o que é isso não é? O que eu sempre disse aqui: casa de shows, prá arrecadar grana, porque não existe almoço de graça!

  10. Bom dia!
    A tônica da crônica de hoje é o Felipão.
    Treinador extremamente, conservador, pragmático, que não ousa nada , não lança um menino promissor,durante as partidas nem durante seus trabalhos em quaisquer times por onde passou.
    Quando a gente vê 1 a 0 no placar,ele vê 3 ou 4 a zero e se dá por satisfeito. Acontece que tem sempre alguém ( um Jemersom, um Everson ) que entrega a paçoca ou o próprio adversário tem suas qualidades, e pode empatar a qualquer momento
    Espero que os donos repensem o técnico para o ano que vem e abram mão dos MUITOS BOIS CANSADOS desse elenco mediano, que infelizmente eles vêem com olhos irreais, totalmente contrário ao que a torcida vê.( exceto alguns Youtubers caçadores de likes).

  11. Com Hulk entre os titulares o GALÃO entra em campo com 10 jogadores!
    Já passou da hora de Hulk sentar no banco de reservas! E não é ingratidão, futebol é momento presente!
    Quem vive da passado é Maria!

  12. Bom dia!
    O time do Galo jogou bem na primeira etapa. Destaco Otávio, na minha opinião (que tem menos importância que a dos que comentam por aqui), o melhor em campo. Além dele, destaco Bataglia, o monstro, Pedrinho e Paulinho, o rei da Arena.
    Hulk péssimo dos péssimos, mesmo dando assistência pra Paulinho marcar. Precisa de um banco. Ele tem atrapalhado o time.
    Everson fez milagres, mas é irritante na cera e na reposição de bola. Sabe jogar com os pés? Ah…isso só pode ser coisa de Sampaoli, o doido varrido e péssimo, e dos comentaristas da globolixo.
    Torcida e Arena, caldeirão? Longe disso.
    Pavon, está mais pra construir linhas que quebrá las.

  13. Como dizia o padre lá em Araxá enquanto fazia a Dona Beija confessar: “O importante é vencer e colocar mais três pontos na caçapa. Macuco no embornal”.

    1. Rindo até 2050 da confissao de Dona Beija para Padre Torga. Macuco no embornal. Oh Teobaldo ironia fina! Agora eu sei porque o Avila admira tanto o seu oráculo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Três pontos a mais na tabela e é quase como se comer torresmo e sair arrotando caviar, visto que , quanto mais distante da zona da confusão melhor. Mas, foi sofrível e sofrido, o momento mais crucial por volta dos 30 min segunda etapa, quando Everson manteve a castidade da meta MRVeana bloqueando dois perigosos arremates cuiabanos. Por falar nele, trajando uniforme preto, acho que pela primeira vez, tomara que tenha tacado fogo na roupa amarelona. Pavon errou tudo. Hulk errou quase tudo, à exceção (felizmente ) do passe para Paulinho concluir com categoria.

  15. Bom dia, todos! Bom, bom, não foi! Mas foi ótimo! Vitória sofrida, três pontos garantidos, vivos na busca pela liberta 24 e bem afastados do Z4. Me preocupa o rendimento do Hulk, abaixo do nível dele. Arana voltou a jogar bem, a defesa é essa que está aí, assim como o meio e ataque. Vamos encarar os reservas do Inter no sábado e depois o Coxa. Dá para subir mais na tabela. Ótimo domingo a todos!

  16. Goleada a lá Felipão, 1 X 0, valeu pelos 3 pontos, mas dá muita raiva e pouco prazer em assistir o galo jogar, fez bom primeiro tempo e depois deu espaço ao poderoso Cuiabá. Felipão é como um vegano na churrascaria, trazer um retranqueiro para um time conhecido por atacar sempre, é dureza. Vamos seguindo nesse sufoco, que consolidem os 1×0 até o final do ano e depois precisa repensar tudo, técnico, elenco, etc

    Otávio fez uma partida excelente ontem, preciso em roubadas de bola e até em passes. Hulk, apesar da assistência, foi mal ontem, errou tudo que tentou fazer

  17. Salve Massa e Guru

    Eu me dou por vencido. Esperar que o time de Felipão jogue um futebol de encher os olhos é utopia.
    Mas os resultados, mesmo magros, estão vindo e para quem passou 10 jogos sem vitória é de se comemorar.
    Se Felipão, ao que parece, conseguiu recuperar Pedrinho e Paulinho, o mesmo não se pode dizer de Hulk, que mesmo não fazendo uma partida ruim, está há quilômetros daquele que conhecemos.
    E só para não deixar de cornetar, ontem no segundo tempo, voltou aquela troca de bolas infrutíferas e caranguejeiras (jogando pra trás).
    Vamos minha gente, futebol é bola na rede, como diziam antigamente!

  18. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ontem fui pela primeira vez no Terreirao do Galo e o que me chamou a atenção foi o publico de 36 mil pessoas. Eu esperava lotacao total. Ao final do jogo e após ouvir a entrevista do Felipao, ” mandando recados” para a torcida eu entendí a razão de lugares vagos no Terreirao: este galo do Felipao, apesar de louvavel esforço da Galoucura, não empolga. Um desrespeito a torcida, retranca contra o Cuiabá. O Galo tem elenco para jogar para frente. Esse treim de fazer um gol e ir para a retranca desanima qualquer um. Ontem eu compreendi a ” birra” do Barros com este tecnico. E o pior depois do jogo, em sua entrevista ainda, tem a ousadia de mandar ” recado para a torcida do Galo. Espero que, mesmo que se classifique para a Libertadores, no final do ano, a Diretoria do Galo, aplique a doutrina do saudoso Padre JoseTorga do Couto e diga a este desaforado e retranqueiro Felipao: PRA FORA DA SALA! Sinceramente, ir ao jogo, no sábado a noite, assistir retranca e o Everson fazendo cera, contra o poderoso Cuiabá e o pior o técnico depois do jogo, mandando recado para a torcida? Me desculpem, mas enquanto este retranqueiro estiver no Comando tecnico do Galo, EU, não irei ao Terreirao do Galo, passar raiva, com retranca. Aquilo ali é um desrespeito a torcida. Fora Felipao, retranqueiro e ranzinza e vá mandar recados para a ……! Respeito a torcida que paga e caro para ver jogo e um time retrancado e covarde em campo, contra o poderoso Cuiabá!

  19. Bom dia Ávila e amigalos, eu já tinha ido á arena no jogo das lendas, já tinha ido ao estádio no tour que é oferecido pela própria arena e ontem foi meu primeiro jogo valendo 3 pontos. Alguns pontos a destacar. Facilidade em entrar na esplanada ( até procurei para ver se via você por lá Ávila) uma tranquilidade na esplanada todos tirando fotos, comprando seus lanches e bebidas. Fui para o portão 5 que seria atrás do gol contrário a via expressa, fiquei posicionado próximo ao escanteio segunda carreira de assentos atrás da área de cadeirantes e vi muitos fiscais que não deixaram ninguém ficar em pé próximo aos vidros, consegui assistir ao jogo quase todo tempo assentado nem ninguém a atrapalhar, o tal ponto cego só na hora do escanteio bastava eu retirar as costas da cadeira e arredar um pouco pra frente ainda assentado via o batedor. Achei o som do estádio e do locutor muito alto com isso antes do jogo torcida não gritou muito, mas na entrada do time com os balões a festa ficou bonita. Percebi que o que a Galoucura cantava de um lado não se ouve do outro. Fiquei próximo a uma bateria de uma torcida menor que animou o lado onde eu estava. Mas quando pediram várias vezes para fazerem a OLA o outro lado não ouvia e a OLA se quebrava no meio do caminho. PONTO NEGATIVO: o único que teve para mim. No estádio que se diz o mais tecnológico INTERNET zero, nem wi-fi e nem dados móveis. Até pra comprar pipoca e chopp com os ambulantes foi quase impossível porque as maquininhas de cartão usam internet e também não pegavam, pix sem internet não existe. Quando ao jogo, achei que tive ficou tocando demais a bola com poucas finalizaçoes, das cadeiras por diversas vezes vi o Felipão gesticular com jogadores para irem para o ataque mas para a festa ser mais tranquila jogadores estavam com frio de mão puxado, Hulk ontem nem entrou em campo totalmente desconectado com o time. Destaco ontem Aranha, Otávio, Pedrinho e Paulinho.
    Bom domingo a todos.

    1. Cheguei lá bem cedo e, como sempre um passeio na esplanada, mas aquelas gotas de chuva me espantaram. E foram rápidas. Entrei. Quanto às suas observações, assino todas. No segundo tempo fui para o setor oeste superior e achei o “ponto cego”. Um infeliz, com mulher e filhos, ficou o tempo todo de pé na minha frente. Aí fica difícil. Bom diGalo!

  20. Bom dia Eduardo e massa .importante foi 3 pontos porque o futebol no segundo tempo foi a cara do péssimo 7×1 ultrapassado e burro. A lata deste ex treinador com a burrice de retrancar e fazer péssima substituição e com a volta do seu afilhado jermeson péssimo no segundo tempo e fraco Edenilson é de arrepiar de tanta burrice.aff. aliás Everson murcegando a segurar o resultado. Hulk voltou o mesmo chorão e cai e cai pegou a doença do neimazerte.rsrs. ok ele fez o passe para Paulinho e mais nada. O melhor do jogo batagllia. Repito falta 10 pontos para objetivo do Galo em 2023. Ok vier a mais é lucro. Vá Galooooo.

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos comemorar! Mais uma vitória sofrida! Haja coração…
    Paulinho, o rei da arena !
    Hoje e sempre, galo!!!

  22. Ótimo resultado pelos três pontos que põem o CAM vivo na luta pela classificação da LA24.

    Beleza!!!

    Jogo por jogo e o futebol apresentado pelo time atleticano deixa preocupações…

    Se o Alvinegro teve mais posse de bola, no quesito chutes a gol o Auriverde foi melhor. O DOURADO finalizou mais (9 contra 7) e empatou em chutes no alvo (3 a 3).

    O problema está na falta de vontade e convicção do time de matar a partida e nesse comportamento relapso e displicente por pouco a vaca atleticana não iria pro brejo com a corda e tudo…

    Não fosse EVERSON e o CUIABÁ poderia ter empatado a partida aos 36 da 2ª etapa quando o time atleticano babava, andava em campo e orava aos Céus pro árbitro terminar a partida…

    Dirá o padre Torga: DEUS não entra em campo nem usa chuteiras. Isso significa que no futebol não adianta rezar aos Céus pedindo a vitória que se ganha dentro de campo com garra, luta, raça e determinação.

    Vamoooo, GALOOOOOOO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *